You are on page 1of 7

Blog do Juca Kfouri

http://blogdojuca.uol.com.br/

Notcias Buscar

Blog do Juca Kfouri (http://click.uol.com.br/?rf=blogosfera-header&u=http://blogdojuca.uol.com.br)

(http://click.uol.com.br/?rf=blogosfera-selo-blogosfera&u=http://blog.uol.com.br)

05.07.2012 - 12:00

O maior dos campees (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/o-maiordos-campeoes/)


465 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/o-maior-dos-campeoes/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

(http://blogdojuca.uol.com.br/?attachment_id=33790) CAMPEO INVICTO, o Corinthians se iguala ao Santos de 1963, embora Pel & cia tenham jogado apenas quatro jogos -uma vitria e um empate com o Botafogo, sem Man Garrincha, e duas vitrias sobre o Boca Juniors. Agora, s sete clubes ganharam sem derrota -e desde 1978 que a faanha no era atingida. O Corinthians, como se sabe, disputou e no perdeu nenhum dos 14 jogos. E deixou pelo caminho o Vasco campeo de 1998, o Santos tri e o Boca hexa. Certamente este time corintiano no o melhor dos campees brasileiros na Libertadores, mas se tornou o maior deles. Porque o Santos de Pel, o Cruzeiro de 1976, o Flamengo de Zico, o So Paulo de Tel Santana e Ra, o Palmeiras de Felipo e Alex, o So Paulo de Paulo Autuori e Rogrio Ceni de 2005 e o Santos de Neymar no ano passado tinham times melhores, assim como o bicampeo Inter era do mesmo nvel e por a afora. Verdade que o Grmio, em 1983, tambm superou trs campees: Flamengo, Estudiantes e Pearol. Que o Vasco, em 1998, passou por Grmio, Cruzeiro e River Plate. Que o Palmeiras, em 1999, derrotou Olimpia, Vasco e River Plate. E que o Santos, no ano passado, eliminou Colo-Colo, Once Caldas e Pearol. Mas o Corinthians venceu campees maiores, que somam dez ttulos -e invicto o dobro de jogos dos maiores invictos. Sim, o prprio Corinthians, com times superiores, no conseguiu ganhar no comeo do sculo, o que apenas aumenta a faanha deste time que Tite conduziu com serenidade. Oswaldo Brando e Baslio, em 1977; Nelsinho Baptista e Neto, em 1990; Osvaldo de Oliveira e um timao em 2000 tm agora companhia ilustre e cada um escolher o seu heri. Ralf que fez o gol do empate no ltimo minuto na estreia e evitou uma crise. Paulinho que fez no Vasco e roubou de Riquelme. Emerson e Danilo que despacharam o Santos. Romarinho! Cssio, Chico e Leandro Cstan, todos que permitiram ao Corinthians sofrer to poucos gols. E a Fiel, claro, que mais uma vez transbordou num Pacaembu que est se despedindo da vida do Timo, mas que entrou em sua histria no IV Centenrio de So Paulo, em 1954, sob a batuta de Cludio, Luizinho e Baltazar para sair em grande estilo quase 60 anos depois. Ontem fez sete meses da morte do Doutor Scrates. E ele apareceu no calcanhar de Danilo que valeu o passe do primeiro gol.

05.07.2012 - 8:36

As sete estatsticas do ttulo corintiano (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/as-sete-

1 de 7

05/07/2012 19:15

Blog do Juca Kfouri

http://blogdojuca.uol.com.br/

estatisticas-do-titulo-corintiano/)
378 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/as-sete-estatisticas-do-titulo-corintiano/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

(http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/as-sete-estatisticas-do-titulo-corintiano/jogadoresdo-corinthians-recebem-a-taca-libertadores-e-comemoram-apos-a-vitoria-por-2-a-0-sobreo-boca-juniors-no-pacaembu-1341459544306_615x300/)
Foto: Joel Silva/Folhapress

1. O Corinthians jamais perdeu uma deciso de Libertadores; 2. S o Sheik das Amricas marcou dois gols numa final da taa no Pacaembu; 3. Nunca o goleiro Cssio foi vazado na finalssima da Copa; 4. Romarinho tem a melhor mdia de gols por tempo jogado na competio em 53 edies; 5. Sempre que o Corinthians empatou na Bombonera, venceu no Sanatrio do Pacaembu; 6. E ainda no aconteceu de ser derrotado pelo Santos de Neymar no torneio; 7. Do Trio de Ferro, s o Corinthians tem os ttulos mais importantes do futebol brasileiro e mundial, pois ao So Paulo falta a Copa do Brasil e, ao Palmeiras, o Mundial.

05.07.2012 - 6:55

Sim, a Amrica preta e branca (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/sim-aamerica-e-preta-e-branca/)


151 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/sim-a-america-e-preta-e-branca/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

2 de 7

05/07/2012 19:15

Blog do Juca Kfouri

http://blogdojuca.uol.com.br/

(http://blogdojuca.uol.com.br/?attachment_id=33774)

O Corinthians simplesmente desconheceu o papo Boca Juniors. E numa noite ferica no Pacaembu, transformado em sanatrio geral, ganhou sua primeira Libertadores e coloriu o continente americano em preto e branco. Nada mais adequado se l em cima tem um negro no comando dos Estados Unidos e, aqui embaixo, duas mulheres, no Brasil e na Argentina. A noite de 4 de julho decretou a independncia corintiana e escancarou as veias abertas da Amrica Latina. Alm de ter nomeado um Sheik das Amricas, algo inusitado, mas merecido para quem infernizou e calou o Boca, alm de ter feito os dois gols corintianos. Campees invictos houve outros da Libertadores, mas, com 14 jogos, como o Timo, nenhum. Alis, no mximo com sete jogos, a metade do que o Corinthians conseguiu. A lua no Pacaembu era lua cheia, de So Jorge e fazia sete meses da morte do Doutor Scrates. Em meio festa, dois objetivos: o bi mundial diante do Chelsea, em dezembro, no Japo e o da Libertadores, no ano que vem, caso o Corinthians resolva permanecer disputando essa taa to pouco civilizada. Agora, ah, agora aguenta! Comentrio para o Jornal da CBN desta quinta-feira, dia 5 de julho de 2012.

05.07.2012 - 4:12

Sheik das Amricas (http://blogdojuca.uol.com.br /2012/07/sheik-das-americas/)


21 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/sheik-das-americas/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

(http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/sheik-das-americas/05eme_m/)FOTO:EFE

04.07.2012 - 23:47

Toma, a taa de vocs! (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/tomaa-taca-e-de-voces/)


618 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/toma-a-taca-e-de-voces/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

3 de 7

05/07/2012 19:15

Blog do Juca Kfouri

http://blogdojuca.uol.com.br/

(http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/toma-a-taca-e-de-voces/sccp_campeon-jk/) Eo

Corinthians ganhou o ltimo grande ttulo que lhe faltava.

A taa Libertadores, claro, antes de mais nada da Fiel, que deu mais um show de fora e paixo no Pacaembu. Mas , tambm, de todos os no-corintianos que exigiam que o Corinthians ganhasse a tal Libertadores. Talvez o Corinthians devesse esmigalhar a taa e distribui-la aos pedacinhos para todos que cobravam sua conquista como se fosse ela que desse a medida da grandeza de um clube. Ou algum acha que o Galo, o Botafogo, o Fluminense, so menores por no t-la conquistado? Bobagem pura! Ainda mais quando se trata de um torneio cada vez mais anacrnico, ultrapassado mesmo, com seus jogos em altitudes desumanas e que convive h anos com a ridicularia de escudos policiais para que se bata um simples escanteio e sempre palco dos mais diversos objetos arremessados nos gramados da Amrica. Quem sabe agora, quando no mais soar como desculpa, o novo campeo possa fazer valer sua voz para modernizar a taa, at abrindo mo de disput-la caso no se d os passos civilizatrios de que a Libertadores, urgentemente, necessita. O jogo, que no tem nada com isso tudo, foi pico como era de se esperar. O primeiro tempo foi tenso ao limite e pouco emocionante no primeiro tempo. Ao contrrio do segundo, que logo aos 8 minutos viu Danilo dar de letra para o

Sheik das

Amricas fazer 1 a 0.
Desnecessrio dizer que o estdio virou o Sanatrio Pacaembu, como diria Washington Olivetto. Para comear uma festa que foi aumentando medida que o tempo passava. Um minuto antes, Cssio fez uma defesaa, a primeira dele, e o Sheik das Amricas fez o segundo gol, espetacular, aos 27, depois de interceptar um passe de Schiavi e partir clere at a rea e fulminar a meta portenha. E no me pergunte mais, porque me perdi no Pacaembu. Que venha o bi, que venha o Chelsea! O Boca? O Boca bico.

(http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/toma-a-taca-e-de-voces/guedex_20120704e/)

04.07.2012 - 17:47

Fora estranha (para quem pingo letra) (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/forcaestranha-para-quem-pingo-e-letra/)


147 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/forca-estranha-para-quem-pingo-e-letra/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

Por GUI OLIVIERI*

04.07.2012 - 14:45

Filha de peixe (http://blogdojuca.uol.com.br /2012/07/filha-de-peixe/)


4 de 7 05/07/2012 19:15

Blog do Juca Kfouri

http://blogdojuca.uol.com.br/

32 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/filha-de-peixe/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

Tenho uma filha que um pequeno prodgio. Encerrado o semestre letivo, fui convocado na escola para receber sua avaliao, que divido com voc: Sua filha tomou a iniciativa da turma na definio das metas individuais, estabelecendo desafios factveis, contendo apenas pequenas falhas pontuais. Na rea comportamental, mostra-se madura e hbil no trato com todos e na resoluo de conflitos, mas fica passiva quando confrontada pelos colegas. Tem uma curiosa relao de medo desenvolvida por um coleguinha estrangeiro, por ele falar espanhol. O raciocnio lgico diferenciado, para a idade, mas mostra-se dispersa desde a viagem Europa, quando perdeu um pouco do foco. capaz de operaes numa velocidade e agilidade impressionantes; de sua turma, a que tem maior capacidade de solues criativas, se colocada diante de situaes-problema adversas. O raciocnio rpido permite que ela adote outras linhas de pensamento e resolva as questes mais rapidamente. Suas produes de texto so destaque na escola, e sero includas na seleo de redaes para publicao. Nas aulas de ensino religioso, mostrou curioso interesse pelo espiritismo, mas a religio no respondeu algumas perguntas existenciais da criana, que mantm alguns conflitos. Apesar da atuao destacada, no recebeu nenhuma homenagem fora um bilhetinho na agenda -, pois a escola cancelou a premiao por recomendao pedaggica. Resumindo: - precoce na meta, mas com pequenos erros; - madura, mas falha na defesa; - treme frente a um espanhol; - o crebro diferenciado, mas s pensa na Europa; - destaca-se, pontualmente, pela rapidez e agilidade; - dribla adversidades e criativa como ningum; - destaque certo na seleo; - Allan Kardec est na rea, mas no resolve; - apesar de ser a melhor, no levou prmio relevante nenhum no semestre. Ou seja, sou pai do Santos Futebol Clube. *Gui Olivieri marido obediente, pai babo, empresrio empreendedor, quase bem sucedido, muito mal pago, futuro dono de um Opala, baixista iniciante, escritor amador e flamengo

04.07.2012 - 12:11

Tabelinha com Juca e Birner (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/tabelinhacom-juca-e-birner-16/)


13 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/tabelinha-com-juca-e-birner-16/#comentarios) admin (http://blogdojuca.uol.com.br/author/admin/)

Veja na ntegra:

04.07.2012 - 6:55

O jogo hoje (http://blogdojuca.uol.com.br /2012/07/o-jogo-e-hoje-2/)


373 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/o-jogo-e-hoje-2/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

5 de 7

05/07/2012 19:15

Blog do Juca Kfouri

http://blogdojuca.uol.com.br/

(http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/o-jogo-e-hoje-2/corinthians-3/)

(http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/o-jogo-e-hoje-2/o_boca_juniors_trapos-1305298/) O Corinthians joga hoje um dos jogos mais importantes de seus 102 anos de vida. Para os corintianos mais veteranos, j maduros em 1977, por exemplo, o quarto jogo mais importante. Porque depois daquele que em 13 de outubro o tirou da fila de mais de 22 anos sem gritar o grito de campeo, daquele que lhe valeu o primeiro ttulo brasileiro em 1990 e o do 1o. Mundial de Clubes da Fifa, em 2000. Para os corintianos mais jovens, o mais importante. E contra um adversrio mais temvel que a Ponte Preta, em 77, o So Paulo, em 90 e o Vasco, em 2000. Contra um rival seis vezes campeo da Libertadores, quatro delas s nos anos 2000. E que conquistou a metade destes ttulos em gramados brasileiros, duas vezes no Morumbi, contra Palmeiras e Santos e uma vez no Olmpico, contra o Grmio. O Pacaembu viver uma noite histrica seja qual for o resultado final. Se com a vitria corintiana, para abrir ainda mais as portas que podem fazer do clube um dos mais fortes do mundo, porque o mais popular no maior mercado do Brasil e prestes a realizar o sonho da casa prpria. Se, ao contrrio, com nova vitria argentina, mais um trauma na vida corintiana, mas nada que seja insupervel. Comentrio para o Jornal da CBN desta quarta-feira,

4 de julho de 2012.

Joo Saldanha completaria 95 anos hoje.

6 de 7

05/07/2012 19:15

Blog do Juca Kfouri

http://blogdojuca.uol.com.br/

03.07.2012 - 17:56

Joo Saldanha, 95 (http://blogdojuca.uol.com.br /2012/07/joao-saldanha-95/)


50 (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/joao-saldanha-95/#comentarios) Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/author/juca/)

E estar na tela do Canal Brasil, neste sbado, dia 7, s 21 horas.

1996-2011 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados.

7 de 7

05/07/2012 19:15

You might also like