You are on page 1of 3

A IMPORTNCIA DO ESTUDO DA LOCALIDADE PARA O ENSINO DE HISTRIA

Ricardo Morais SCATENA Jos Faustino de Almeida SANTOS

Entre as diversas abordagens da Histria h olhares antagnicos que no se excluem, mas se completam. Ao invs de hierarquizar as diferentes linhas historiogrficas, aspiramos um continuo dilogo capaz de apontar limites ainda vigentes, bem como novas possibilidades ao destacar a ao de indivduos que vivem margem dos centros das explicaes, sem uniformizar os integrantes de grupos tnicos, sociais ou econmicos. Epistemologicamente h a necessidade de abertura ao imprevisvel para a interpretao da realidade e sua complexidade advinda das mudanas sucessivas, contnuas e ininterruptas, seja pela ao do homem ou da prpria natureza, de difcil compreenso a partir de um escopo pr-determinado. O estudo da localidade profcuo ao possibilitar o entendimento das relaes dialticas, contraditrias e imbricadas no espao e no tempo, no local e no global, no macro e no micro, de forma efetiva, em sua realidade complexa. O cotidiano ou o real-concreto tem pautado no s novas propostas no mbito acadmico, mas tambm no pedaggico como se pode notar, nos Parmetros Curriculares Nacionais de Histria e Geografia, entre outros documentos do Ministrio da Educao que valorizam o cotidiano, o que s alcanara as prticas pedaggicas mediante iniciativas como a do Grupo de Estudo da Localidade - ELO, coordenado pela Professora Andrea Coelho Lastria, que se prope a fomentar professores capazes de refletir a eficcia, os acertos e limites de suas prticas em sala de aula, a partir de um marco terico que considera as peculiaridades de Ribeiro Preto no estado de So Paulo.

Docente do Centro Universitrio Baro de Mau. Doutorando em Histria Econmica pela USP Membro do Grupo de Estudos da Localidade ELO/USP/Ribeiro Preto. Graduado em Histria Licenciatura Plena, pelo Centro Universitrio Baro de Mau.

um grupo de pesquisa cujo diferencial a construo de conhecimentos que consideram as necessidades e os saberes atrelados ao cotidiano escolar, o que no pode ser confundido com produo resumida e simplificada dos saberes cientficos de natureza acadmica, mas, que atende as necessidades especificas da escola a ponto de influenciar o chamado saber acadmico ou cientifico. Produziu o Atlas Escolar, Histrico, Geogrfico e Ambiental do Municpio com a concepo de se centrar no aprendizado do aluno, que passa a protagonista no processo de construo de conceitos e de saber-fazer que so as habilidades e competncias que repercutem na ao cotidiana poltica e cidad. o rompimento entre as dicotomias fazer e planejar, educador e educando, os que propem e os que executam. Projeto de construo de Atlas Municipais executado por professores no se reduz a produo de um novo material didtico com foco no lugar, mas, est relacionado a um tipo de aprendizagem no contnuo processo de formao docente. No so professores prontos que tm todas as respostas, mas profissionais capacitados para individual e/ou coletivamente selecionar contedos e organiz-los segundo as realidades encontradas nas diferentes escolas. O dilogo entre diferentes reas do saber imprescindvel para a realizao da chamada pesquisa colaborativa, ou seja, no uma investigao para professores, mas sim com os professores. Entendemos que o grupo ELO oferece duas importantes contribuies. A primeira diz respeito consolidao, inclusive acadmica da idia de que a totalidade multifacetada, constituda pela interao de manifestaes particulares de forma, de funo, de valor e de relao, no como algo abstrato, mas, concreto, passvel de ser identificada nos pequenos detalhes do cotidiano. A segunda contribuio est relacionada ao educativa que no pretende transmitir conhecimentos ou solues culturais acumuladas, mas, conduzir para fora o ser humano e no levar para dentro conhecimentos externos. A pesquisa e o ensino com base no lugar e no cotidiano propiciam no s um maior interesse pelas disciplinas e conseqentemente um melhor aprendizado, mas uma conscincia social, histrica e cultural capaz de fazer agentes de

transformaes que se concretizam com atitudes simples, mas cheias de intencionalidade, desde que repetidas com insistncia.

BIBLIOGRAFIA

LASTRIA, A. C. A construo coletiva do atlas escolar do municpio de Ribeiro Preto. Dilogus, Ribeiro Preto, v. 4, n. 1, 2008. p. 125-140. SANTOS, Milton. A natureza do espao: tcnica e tempo, razo e emoo. 3 ed. So Paulo: Hucitec, 1999. Meio Eletrnico: NIKITIUK, S. M. L. A histria local como instrumento de formao. In: X Encontro Regional de Histria, 2002, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Regional de Histria: histria e biografias. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. Disponvel em: <http://www.rj.anpuh.org/Anais/2002/Comunicacoes/Nikitiuk%20Sonia%20M%20L.d oc>. Acesso em: 22 jul. 2008.

You might also like