You are on page 1of 25

1 CAPTULO 08 - TURBINAS A GAS (JATO)

0. SUMRIO a. Introduo Generalidades b. Tipos de Turbinas Quanto ao Fluxo do Ar (Centrfugo/Axial/Misto) Quanto Produo da Trao (Turbo Jato/Turbo Hlice/Turbofan/Turbo Eixo) c. Turbo Jato/Turbo Hlice/TurboFan/Turbo Eixo Caractersticas d. Comparao de Performances e. Parmetros e Instrumentos da Turbina Razo de Presso do Motor (EPR) Temperatura dos Gases de Exausto (EGT) TIT/TOT/TGT Torque (Turbo Hlice/Turbo Eixo) N1 N2 f. Consideraes Operacionais Limites de Temperatura do Motor Variaes de Trao Ingesto de Objetos Partida Quente Stall de Compressor Apagamento do Motor g.

Alguns Conhecimentos Complementares Desenvolvimento do Empuxo/Reverso de Empuxo

Fatores que Afetam o Empuxo/Nveis de Empuxo

Rendimento/ Operao do Motor de Turbina a Gs

Controle de combustvel/Sistemas de Ignio

INTRODUO A turbina a gs produz trao pela elevao da energia cintica do fluxo de ar que admitido. O motor constitudo de uma entrada de ar, compressor, cmaras de combusto, turbina e escapamento (exausto), conforme pode ser visto na figura 1. Estes motores apresentam como principais vantagens relativamente aos motores alternativos, menor vibrao, melhor performance do conjunto motoravio, confiabilidade e fcil operao. Nota: Neste captulo a abordagem do assunto ser em carter introdutrio, uma vez que o tema ser estudado em profundidade e especificidade na disciplina de Motores Aeronuticos, onde o motor a reao da General Electric modelo CFM-56, instalado em aeronaves comercias, ser estudado.

2. TIPOS DE TURBINA A GS Os motores a reao so classificados segundo o tipo de compressores que usam, que recaem em trs categorias bsicas que so, fluxo centrfugo, fluxo axial e fluxo misto (axial centrifugo). Em uma turbina de fluxo centrifugo, a compresso do ar de entrada feita mediante a acelerao do ar externo perpendicularmente ao eixo longitudinal do motor. O motor de fluxo axial comprime o ar atravs de uma srie de aerfilos estacionrios e rotativos movendo o ar paralelamente ao eixo longitudinal do motor. O motor mixto, centrifugo-axial usa os dois tipos de compresso. O caminho que o ar faz no interior do motor e a forma que a energia, trao produzida determinam o tipo da turbina, sendo estas, em geral, turbo jatos, turbo hlice, turbofan ou turbo-eixo. . Turbo Jato (jato puro) Esta turbina composta de quatro seces compressor, cmara de combusto, turbina e exaustor. O compressor passa para a cmara de combusto ar de entrada com alta razo de velocidade. A cmara de combusto possui os injetores e os ignitores para a combusto. O ar queimado e altamente expandido movimenta a turbina que est conectada por um eixo concntrico ao compressor, sustentando a operao do motor. Os gases acelerados da exausto do motor produzem a trao (thrust) ou propulso. Estas turbinas tm uso limitado do ponto de vista alcance e durabilidade e so de resposta lenta aos comandos feitos nos manetes, quando em baixas velocidades do compressor.

. Turbo Hlice - uma turbina que movimenta uma hlice atravs de uma caixa de reduo. Os gases de exausto acionam uma turbina de potncia que comanda um eixo que movimenta a caixa de reduo. Nestes motores a caixa de reduo indispensvel porque a hlice apresenta seu melhor rendimento sob rotaes muito menores do que as tipicamente geradas pela turbina. As turbinas deste tipo atendem um compromisso funcional e de performance, intermedirio entre a um motor alternativo e o turbo jato.

3 Os motores turbo-hlices so mais eficientes em velocidades entre 250 e 400 kts e altitudes entre 18.000 e 30.000 ps, sendo muito econmicos em baixas velocidades, como decolagens, subidas, descidas e pouso. O consumo especfico mnimo, normalmente apresentado na altitude aproximada de 25.000 ps. . Turbofan - Esta turbina foi desenvolvida para combinar as melhores caractersticas de um turbo jato e de um turbo hlice. Os motores turbofan foram projetados para gerar trao adicional a partir de um fluxo de ar secundrio que passa no contorno das cmaras de combusto. No turbofan o ar lateral, externo combusto (bypass) gera trao muito maior, refrigera o motor e reduz o nvel de rudo geral do motor, em especial no escapamento. Este motor prove a velocidade de cruzeiro turbo jato com um consumo baixo, um pouco superior do que o do turbo hlice. O ar admitido e separado para constituir os fluxos, um passa pelo interior do motor e o segundo contorna o motor. Este fluxo de ar de contorno que d origem ao termo bypass engine. A razo de bypass de um turbofan se refere razo entre o volume do ar que constitui o fluxo de contorno e o volume do fluxo de ar que passa pelo interior do motor. . Turbo eixo a turbina que libera sua potncia para um eixo que aciona qualquer mecanismo que no seja uma hlice. A grande diferena de um motor turbo eixo para um motor turbo jato est no fato que o turbo jato produz trao enquanto que um turbo eixo produz potncia, aciona uma turbina. Estas turbinas so usadas para equipar helicpteros e como unidades auxiliares de potncia (APU).

3. COMPARAO DE PERFORMANCES possvel fazer a comparao entre a performance de um motor alternativo e diferentes turbinas a gs, todavia para a comparao ser correta, devemos usar THP (HP de trao) do motor alternativo e no sua potncia de freio (BHP) (brake horse power) e, a trao lquida deve ser usada para a turbina, bem como o projeto dos avies equipados com os dois tipos de motores , devem ser semelhantes. A figura 2 mostra como quatro tipos de motores se comportam em termos de trao lquida na medida em que a velocidade aumentada. Visto que as curvas de performance so genricas, no so para um determinado tipo de motor, as ordenadas e abscissas no foram quantificadas tanto para as velocidades, trao lquida ou arrasto. Note-se que para velocidades esquerda da linha A, o motor alternativo apresenta melhor performance do que os outros trs. O motor turbofan

apresenta melhor performance do que o motor alternativo para velocidades localizadas a direita do ponto B. Os pontos nos quais o arrasto do avio cruza com a curva de trao lquida definem a velocidade mxima do avio. Fica visvel que o avio equipado com o motor turbo jato aquele que pode atingir a maior velocidade, visto que esta caracterstica indicada pela intercesso das curvas de trao liquida com a curva de arrasto.

4. INSTRUMENTOS E PARMENTROS DA TURBINA O funcionamento de uma turbina pode ser monitorado pela verificao de certos parmetros como: presso de leo, temperatura de leo, velocidade do motor, temperatura dos gases de exausto e fluxo de combustvel, instrumentos estes comuns aos motores alternativos, mas existem outros parmetros a serem medidos e indicados como: Razo de presso do motor, presso de descarga do motor e torque, podendo ainda ter indicadores de temperatura do mdulo da turbina. . Razo de presso do motor (EPR) um manmetro usado para esta indicao. EPR a razo de descarga da presso de descarga da turbina pra a presso do ar de entrada. Os sensores de presso esto instalados junto entrada do ar e exausto. Os sinais so enviados para transdutores diferenciais de presso de onde a presso diferencial medida levada para um indicador de EPR localizado no painel de instrumentos, indicadores de parmetros dos motores. O projeto do sistema de indicao de EPR j prov compensaes de efeitos de velocidade e altitude, todavia mudanas na temperatura necessitam ser consideradas para se fazer setagem correta de potncia. . Temperatura dos gases de exausto (EGT) um fator funcional limitante na operao de uma turbina a temperatura mxima que pode ocorrer na seo da turbina. Este parmetro vigiado seriamente atravs de indicador prprio de EGT, visto que ele indica o estado de vida da turbina, e o principal parmetro que define servios de manuteno do motor. Dependendo da localizao dos sensores de temperatura, os indicadores recebem diferentes designaes como: TIT turbine inlet temperature, TOT turbine outlet temperature TGT turbine gas temperature. . Torquemeter este parmetro medido e indicado nas turbinas tipo turbohlice e turbo eixo. Torque uma fora de toro aplicada a um eixo. O torqumetro mede a potncia aplicada ao eixo, sendo sua escala em percentual de ps por libra ou libras por polegada. . Indicador de N 1 representa a velocidade de rotao do compensador de baixa presso e apresentada como percentual da rotao de projeto (%RPM). Aps a partida a velocidade N 1 definida pela turbina de N

1 atravs de seu eixo concntrico. . Indicador de N 2 representa a velocidade de rotao do compressor de alta presso e apresentada como percentual da rotao de projeto (%RPM). Este compressor acionado pela turbina de N 2 atravs de seu eixo concntrico, vejase a figura 3.

5 5. CONSIDERAES OPERACIONAIS Pela variedade construtiva das turbinas, impraticvel cobrir procedimentos operacionais especficos, todavia existem algumas consideraes que so comuns para qualquer turbina, como: limites de temperatura , danos por objetos sugados, partida quente , stall de compressor e apagamento. . Limites de temperatura do motor a temperatura mais elevada em um motor a reao ocorre na entrada da seco das turbinas, por este motivo este um parmetro limitante do funcionamento do motor. . Variaes de trao a trao varia diretamente com a densidade do ar. Estes motores diferentemente do motor alternativo, no sofre perda significante de trao em decorrncia da alta umidade relativa do ar. . Admisso de objetos (FOD forign object damage) estes motores so bastante suscetveis ingesto de corpos estranhos e estes causam srios danos, principalmente nos compressores e turbinas. Preventivamente alguns motores dispem de um sistema de vrtice instalados na entrada de ar para impedir a sua suco. . Partida quente partida quente quando a EGT ultrapassa seu limite, causada pela injeo excessiva de combustvel ou por baixa rotao da turbina. Uma partida falsa tambm pode ocorrer caso a velocidade de partida foi muito baixa ou a alimentao de combustvel falhou. O motor no atinge a velocidade de marcha lenta e apaga. . Stall de compressor ocorre quando o ngulo de ataque das aletas do compressor for maior do que o ngulo de ataque crtico, condio em que deixa de haver fluxo laminar de ar no compressor e a turbulncia se faz presente pela flutuao da presso. Veja a figura 4 . O stall do compressor causa a parada de entrada de ar para o compressor at a estagnao, algumas vezes revertendo o fluxo. Um stall de compressor caracterizado pelo rudo como se fosse um tiro e pode ter conseqncias severas, como vibraes do motor e danos maiores. O stall acompanhado de oscilaes nas indicaes de RPM e na temperatura EGT. A maioria dos motores dispem de um sistema que inibe a ocorrncia de stall, este sistema VIGV (variable inlet guide vane) e VSV (variable stator vanes), tm a funo de jogar o ar admitido no motor de forma a iniciar com as aletas do motor em ngulo apropriado. A melhor forma de evitar a ocorrncia de stall de compressor operar o avio segundo os parmetros estabelecidos pelo fabricante. . Apagamento do motor uma condio na operao de uma turbina a gs em que o fogo no motor se extingue espontaneamente. A chama pode apagar se

a mistura combustvel-ar ficar muito rica, o que constitui um rich flameout. Esta condio pode ocorrer quando de uma acelerao acentuada e rpida em que o volume de combustvel grande o suficiente para baixar a temperatura na cmara de combusto, de forma que esta temperatura insuficiente para queimar a mistura, ou ainda, se a velocidade to baixa que o volume de ar

6 comprimido insuficiente para manter a chama, ou outros motivos como falhas dos sistemas de injeo ou eltrico.

7 6. ALGUNS CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES

8 6.1. Desenvolvimento da trao (EMPUXO) Deixando de lado as mincias, aqui desnecessrias, interessando-nos apenas no entendimento geral, pode-se dizer que aceleramos uma massa de ar em direo parte traseira do motor, da resultando uma reao, em direo oposta, denominada empuxo. A massa de um corpo constituda pelo nmero de molculas que existem nele. Naturalmente no podemos contar o nmero de molculas que passam pelo motor, to pouco, podemos interromper o fluxo de ar que flui atravs dele para pes-lo, mas certo que o peso l est. Newton definiu as trs Leis do Movimento conhecidas como Lei da Inrcia (um corpo em repouso permanece em repouso e um corpo em movimento continua a mover-se em velocidade constante, isto , em movimento retilneo uniforme), Lei da Acelerao (a acelerao adquirida por um corpo diretamente proporcional fora F e inversamente proporcional massa M deste corpo a = F/M, de onde tiramos F = M . a) e Lei da Ao e Reao (para cada ao existe sempre uma reao igual de sentido oposto). Sabe-se que a massa uma funo do peso e da acelerao da gravidade e que a acelerao uma medida da variao da velocidade na unidade de tempo, isto : M= W/g, a = V/t de onde V = a.t e F = W/g . V (frmula 1), sendo F = fora, W = peso, g = acelerao da gravidade e V = variao de velocidade por unidade de tempo. Tendo a frmula 1 como referncia, para que um corpo em repouso seja colocado em movimento, necessrio aplicar uma fora, esta deve ter a capacidade de acelerar o corpo para que entre em movimento, saia do repouso. Dando continuidade ao desenvolvimento de nosso raciocnio relativo frmula F = W/g . a, ao multiplicarmos os dois lados da equao pelo tempo (t) e substituindo-se a.t por V, teremos: F . t = W/g . V onde F . t = I (Impulso ou Impulso) e W/g . V = MV (Quantidade de Movimento). Das relaes anteriores conclui-se que: F.t = MV. Para o campo dos motores a jato, j que estamos tratando de variao de velocidade de fluxo de ar, mistura ou gases, devemos ter: F = M (Vj Va) ou seja F = W/g (Vj Va), Sendo Vj a velocidade do ar no tubo de descarga do motor e Va a velocidade inicial do ar admitido, logo a diferena das duas velocidades representa a velocidade do ar adquirida no interior do motor. Veja as figuras 6.1.1 e 6.1.2 que no do uma idia de como definir o peso da massa de ar. FIGURA 6.1.1 MUDANA DE VELOCIDADE ATRAVS DO MOTOR

FIGURA 6.1.2 REA DE ENTRADA E CLCULO DO PESO DO FLUXO DE AR

Note-se que at aqui estamos considerando apenas a fora decorrente da velocidade da massa de ar no interior do motor, quando na verdade outros parmetros se fazem presentes, como, por exemplo, a massa do combustvel que, diga-se de passagem, significativa, bem como tambm importante a variao da presso ocorrida na entrada de ar, pois existe uma suco frente da entrada do motor e igualmente, em sentido contrrio na parte traseira do motor onde ocorre a descarga dos gases queimados. A figura 6.1.3 nos permite uma idia relativa distribuio do fluxo de ar em um motor de turbina a gs turbofan com fan dianteiro e traseiro onde, no segundo conceito apresentado, temos o fluxo de ar do fan reconduzido para constituir uma descarga nica.

FIGURA 6.1.3 FLUXOS DE DESCARGA MISTURADOS E SEPARADOS

10

A figura 6.1.4 mostra trs configuraes bsicas dos motores de turbinas a gs, em especial a seo geradora de gs.

FIGURA 6.1.4 CONFIGURAO BSICA DE MOTORES DE TURBINA A GS Portanto a equao mais adequada para representar o empuxo desenvolvido por um motor a reao ser: F (empuxo) = Wa/g . (Vj Va) + Wf/g . Vj + Aj . (Psj Pam) Onde: Wa = Peso do ar; Wf = peso do combustvel; Psj = Diferena da presso esttica da descarga; Pam = presso ambiente; Aj = rea da descarga. Na parcela referente contribuio do combustvel no existe a multiplicao pela diferena das velocidades (final e inicial) porque a velocidade inicial

You might also like