You are on page 1of 4

Foi no centro de conhecimento do perodo Clssico, em IV a.

C, que o grande filsofo grego Plato vislumbrou a concepo do que hoje, milnios depois, apenas sonhamos em alcanar: a sociedade perfeita. Nascido em Atenas, Aristcles (mais conhecido como Plato) desde pequeno teve grande contato com a poltica graas a sua famlia nobre, e logo se interessou no funcionamento da sociedade. Sua personalidade curiosa o levou a vrias reas, inclusive ao encontro do famoso pensador Scrates, e durante oito anos se tornou seu discpulo. Mas sua paixo sempre esteve na filosofia poltica, sonhando em uma humanidade organizada e harmnica, onde o racional e moral forte e sem falhas.

Os administradores da cidade seriam perfeitamente justos e lgicos e no instveis e volteis, e a populao acataria as sbias decises tomadas pelos dirigentes, compreendendo a lei mesmo quando severa. As inconstncias e ganncias humanas sempre foram as causas das guerras e do caos. Segundo Plato, a razo deveria ser posta acima dos sentimentos e para isso, a educao e a justia deveriam ser as bases mais fortes e estveis para que se pudesse alcanar tal sociedade. A educao levaria aos indivduos ao pleno conhecimento de suas qualidades e ao caminho de como desenvolv-las plenamente. Por outro lado, a justia conduziria ao alcance do papel mais adequado para o indivduo segundo suas qualidades.

Todos teriam as mesmas oportunidades e os polticos estudariam filosofia e passariam por duras provaes, passando pela vida que a realidade impe aos menos favorecidos antes de poderem se tornar aptos a governar. Os que passassem poderiam se aprofundar na filosofia e se dedicar em alcanar o mundo das ideias. Para Plato, o mundo das ideias e pensamentos estava em um plano diferente da nossa realidade, uma dimenso onde as ideias so puras e imutveis e no esto sujeitas ao mundo dos sentidos. E para alcanar a dimenso onde as verdades so absolutas, era necessrio grande aprofundamento mental e abstrao do mundo real (dos sentidos).

Em sua principal obra A Repblica Plato descreve como seria a sociedade perfeita, e ele prprio reconhece a dificuldade de implementar a Repblica, dependendo de muitos fatores inconstantes como a natureza humana. Entretanto sua sociedade utpica serviu como modelo e inspirao a incontveis sociedades durante os sculos, e se fosse devidamente implementada, os resultados poderiam ser surpreendentemente produtivos.

Revista - Por que a Grcia Foi no centro de conhecimento do perodo Clssico, em IV a.C, que o grande filsofo grego Plato vislumbrou a concepo do que hoje, milnios depois, apenas sonhamos em alcanar: a sociedade perfeita. Nascido em Atenas, Aristcles (mais conhecido como Plato) desde pequeno teve grande contato com a poltica graas a sua famlia nobre, e logo se interessou no funcionamento da sociedade. Sua personalidade curiosa o levou a vrias reas, inclusive ao encontro do famoso pensador Scrates, e durante oito anos se tornou seu discpulo. Mas sua paixo sempre esteve na filosofia poltica, sonhando em uma humanidade organizada e harmnica, onde o racional e moral forte e sem falhas. Os administradores da cidade seriam perfeitamente justos e lgicos e no instveis e volteis, e a populao acataria as sbias decises tomadas pelos dirigentes, compreendendo a lei mesmo quando severa. As inconstncias e ganncias humanas sempre foram as causas das guerras e do caos. Segundo Plato, a razo deveria ser posta acima dos sentimentos e para isso, a educao e a justia deveriam ser as bases mais fortes e estveis para que se pudesse alcanar tal sociedade. A educao levaria aos indivduos ao pleno conhecimento de suas qualidades e ao caminho de como desenvolv-las plenamente. Por outro lado, a justia conduziria ao alcance do papel mais adequado para o indivduo segundo suas qualidades. Todos teriam as mesmas oportunidades e os polticos estudariam filosofia e passariam por duras provaes, passando pela vida que a realidade impe aos menos favorecidos antes de poderem se tornar aptos a governar. Os que passassem poderiam se aprofundar na filosofia e se dedicar em alcanar o mundo das ideias. Para Plato, o mundo das ideias e pensamentos estava em um plano diferente da nossa realidade, uma dimenso onde as ideias so puras e imutveis e no esto sujeitas ao mundo dos sentidos. E para alcanar a dimenso onde as verdades so absolutas, era necessrio grande aprofundamento mental e abstrao do mundo real (dos sentidos). Em sua principal obra A Repblica Plato descreve como seria a sociedade perfeita, e ele prprio reconhece a dificuldade de implementar a Repblica, dependendo de muitos fatores inconstantes como a natureza humana. Entretanto sua sociedade utpica serviu como modelo e inspirao a incontveis sociedades durante os sculos, e se fosse devidamente implementada, os resultados poderiam ser surpreendentemente produtivos. Revista - Por que a Grcia tomou a deciso de adotar esse formato de governo?

Karolos -A Grcia adotou a ideia de Plato, devido ao crescente aumento da corrupo no pas. Segundo Plato a ideia de separar a populao atravs de caractersticas comportamentais, evitaria que pessoas se projetariam em reas que no desejam ou so capazes de seguir, assim a populao de forma geral teria seus servios prestados teoricamente pelos mais adequados exerce-las. Revista Como a populao reagiu? Karolos - Obviamente, num primeiro momento as revoltas que explodiram pelo pais representavam os temores dos habitantes ao passo que aos poucos suas vidas seriam alteradas de forma significativa.Familias seriam dilaceradas para que os individuos fossem encaminhados para os diversos centros de estudo para serem avaliados, os comerciantes teriam de se adequar as novas dinmicas socioeconmicas. Porm com o passar do choque inicial, a populao tomou conscincia de que tais mudanas tinham como objetivo o melhor da nao Revista Vocs tiveram alguma dificuldade em implantar o sistema? Karolos - Como de se imaginar, a transio de um sistema ja concretizado para um sistema no qual toda a populao deve ser avaliada por um periodo de at 35 anos, demorada e o apoio da populao foi algo que deixou a desejar. Parcelas da populao que so ligadas a suas atividades por motivos financeiros entre outros, se recusam a ser reavalidos com o temor de serem designados a atividades que lhe agradem menos. A populao acima dos 30 anos, tambm apresentou resistencia as mudanas por acreditarem que at serem avaliados ja passariam da idade de trabalhar. Revista Quais foram as principais mudanas? Karolos - As pessoas que aceitaram a ideia trabalham em suas funes de forma mais produtiva, o numero de suicidios pelo pas declina mais a cada dia, assim como os indices de insatisfao popular. A grecia finalmente foi capaz de sair da crise economica devido ao fim da corrupo e aumento da produo agricula e industrial a niveis nunca antes vistos Revista Alguma coisa no deu certo? Karolos - Infelizmente, no fomos capazes de sortear toda a populao, devido a cerca de 5% das pessoas se recusarem a serem avaliados pelo centro de pesquisas.Porm esse problema ser resolvido naturalmente com o passar dos anos,j que foi aprovada uma lei que garante que todos os cidados apartir dos 5 anos sero deslocados para os centros. Revista O que ainda deve ser mudado? Karolos - O governo acredita que o sistema proposto por plato excelnte se

no um pouco lento, estamos agora buscando formas de acelerar o processo de classificao dos habitantes e tentando diversificar um pouco mais as categorias, para poder separar os individuos com um pouco mais de exatido.

You might also like