You are on page 1of 4

Anlise cinemtica do movimento humano Cinemtica Estudo da forma ou do seqenciamento do movimento em relao ao tempo e ao espao.

Formas de movimento Translao ou movimento linear; Rotao ou movimento angular; Movimentos combinados ou generalizados.

Translao ou movimento linear Se realiza quando todas as partes do corpo percorrem exatamente a mesma distncia na mesma direo e ao mesmo tempo.

So dois movimentos: Movimento retilneo e movimento curvilneo Rotao ou movimento angular Quando um corpo se move ao longo de um ponto circular sobre alguma linha no espao; deste modo, todas as partes do corpo se deslocam atravs do mesmo ngulo, na mesma direo e ao mesmo tempo. H necessidade de um eixo de rotao.

Movimento combinado ou generalizado Forma de combinao de movimento de translao com movimento de rotao. Muito comum s atividades da vida diria (AVDs) e tcnicas esportivas.

Relao entre Movimento Linear e Angular Distncia e Deslocamento. Rapidez. Velocidade. Acelerao.

Distncia e Deslocamento Linear: Distncia linear: medida ao longo da trajetria de movimento. No considera o sentido da trajetria, somente o comprimento da mesma. Deslocamento linear: medido em uma linha reta da posio inicial para posio final. Considera o sentido e o comprimento da trajetria. Distncia angular: a soma de todas as alteraes angulares sofridas por um corpo que roda. No considera o sentido da trajetria, somente o comprimento da mesma.

Deslocamento angular: determinado como a diferena entre as posies inicial e final do corpo em movimento. Considera o sentido e o comprimento da trajetria Rapidez: Rapidez linear: distncia percorrida dividida pelo tempo gasto para percorr-la. Rapidez angular: distncia angular percorrida dividida pelo intervalo de tempo durante o qual o movimento ocorreu.

Velocidade: Velocidade linear: mudana na posio ou o deslocamento que ocorre durante um determinado perodo de tempo. Velocidade angular: mudana na posio angular ou o deslocamento angular que ocorre durante um determinado perodo de tempo. Acelerao: Acelerao linear: ritmo de mudana na velocidade linear em funo do tempo. Acelerao angular: ritmo de mudana na velocidade angular em funo do tempo.

Ao das Articulaes Relacionadas com Planos e Eixos Usa como referncia posio anatmica. Os 3 planos cardinais correspondem s 3 dimenses do espao (sagital, frontal e transverso), sendo cada plano perpendicular aos outros dois.

Posio Anatmica de Referncia Posio Anatmica e Posio Fundamental Planos Anatmicos de Referncia Planos Cardinais Plano Sagital ou ntero-posterior, Plano Transversal ou Horizontal e Plano Frontal ou Coronal, Eixo Frontal ou Transversal, Eixo Longitudinal ou Vertical, Eixo sagital ou ntero-posterior Movimentos no Plano Sagital e eixo Ltero-lateral: Flexo Ocorre a diminuio no ngulo articular. Extenso Ocorre o aumento no ngulo articular. Hiperextenso Movimento que vai alm da posio anatmica.

Movimentos no Plano Frontal e eixo ntero-posterior: Abduo movimento que tem incio para fora da linha central (mdia) do corpo. Aduo movimento em direo da linha central do corpo a partir da abduo.

Movimentos no Plano Transverso e eixo Longitudinal: Rotao interna (medial) superfcie anterior volta-se para dentro. Rotao externa (lateral) superfcie anterior volta-se para fora. Movimento Multiplanar e Multiaxial: Circunduo: movimento em que o segmento corporal descreve um cone, com o vrtice na articulao e a base no extremo distal. Cadeias de Movimento Conjunto de segmentos (ossos) unidos por articulaes, tendo como base o posicionamento do segmento distal. Pode ser: Cadeia aberta Cadeia Fechada Cadeia Mista

Cadeia aberta e fechada Cadeia Aberta: segmento distal ou ltimo segmento esta livre no espao. Cadeia Fechada: o segmento distal ou ltimo segmento est fixo ou encontra resistncia que impea sua livre movimentao. Cadeia Mista: Cadeia Mista: No momento da anlise so identificadas as cadeias abertas e fechadas ao longo do movimento.

You might also like