You are on page 1of 2

Vcios de Linguagem So desvios do padro culto da lngua que ocorrem por desconhecimento da gramtica normativa ou por descuido do falante.

Eles so de vrios tipos. Pleonasmo vicioso: consiste na repetio desnecessria de uma informao. Ex: Na ltima pea ele fez um monlogo falando sozinho. / O principal protagonista do filme menino. Cacfato: consiste no som desagradvel provocado pela juno de duas ou mais palavras. Ex: Na boca dela estava a marca da agresso / Vou-me j porque a aula vai comear / Paguei dez reais por cada caderno. Eco: consiste numa dissonncia provocada pela sequncia de palavras com terminaes iguais ou semelhantes. Exemplos: Essa uma questo que requer uma soluo do Ministro da Educao / Estvamos conscientes de que, impacientes, no conseguiramos ser convincentes. Hiato: consiste numa dissonncia provocada por uma sequncia de vogais: Eu o ouvirei amanh / Eu ouo o amigo. Coliso: consiste num som desagradvel provocado pela repetio de consoantes iguais ou semelhantes, ou seja, numa aliterao mal elaborada. Ex: Minha me me mandou mudar a malha. / Sua saia saiu suja da mquina. / O pio parou prximo porta. Ambigidade ou anfibologia: consiste na duplicidade de sentido da frase por falta de clareza. Ex: O cachorro do seu irmo avanou sobre o amigo. / Quero meias para senhoras claras. Solecismo: consiste em desvios da sintaxe quanto concordncia, regncia ou colocao. Ex: Faltou muitos alunos no dia do jogo / Eu assisti o programa / Trabalha tanto que no lembra-se de si mesmo. Barbarismo: consiste em desvios do padro culto da lngua, podendo ocorrer: - na pronncia: assisti ao pograma educativo. - na grafia: ele pesquisou a etmologia da palavra. - na morfologia: quando eu pr o vestido, vou saber se engordei. - na semntica: chegando metrpole, absolveram a poluio. - no uso de estrangeirismos. Exerccios 1. Identifique e classifique os vcios de linguagem nas frases a seguir. a) b) c) d) Vamos deletar nossas brigas e comear uma nova vida juntos. Eu tentava dizer o que estava no interior do meu lado intrnseco. O professor costumava dizer que quem tinha um pobrema, tinha, no mnimo dois. O que o personagem tem de mais marcante a sua lentido, sua mansido, sua dissimulao.

e) O adolescente foi sesso de terapia e confessou que no podia conter o seu extinto aventureiro. f) Ningum assistiu o filme que o diretor recomendou. g) Enquanto estiver convalescendo, voc precisar de uma mo para concluir o servio domstico. h) Ele achava que no tinha que vim aqui de novo, ao menos por um tempo. i) A perua da minha me est estacionada em lugar proibido. j) Ou o ogro vencia a batalha, ou seria, pra sempre, expulso da histria. k) Se os homens contessem seus impulsos e sua ambio, o planeta no estaria desse jeito. l) Meu adevogado providenciar os documentos necessrios. m) Geralmente as pessoas falam erradamente e deselegantemente. n) Pedro um sujeito muito metdico, organiza tudo por cada lugar que passa. o) O escritor e o revisor se desentenderam por causa de sua letra ilegvel. p) O tdio tinha tantos tentculos que j era impossvel sair da cama.

You might also like