You are on page 1of 3

Os 4 Ps de Marketing

O composto de marketing, mais conhecido como 4 Ps o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para conseguir seus objetivos. Esse composto mercadolgico foi formulado por Jerome McCarthy em 1960 e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizaes devem estar atentas se desejam atingir seus objetivos de marketing. Produto: O produto define o que o cliente quer. A palavra produto atinge no s bens tangveis (concretos) como os intangveis (servios). oferecido para satisfazer as necessidades e desejos do mercado. Para se definir produto, necessrio buscar esclarecer do que consiste o produto, a quem se destina, para que serve, qual o desempenho, o que pode influenciar o cliente a optar por este produto frente aos concorrentes, e tambm definir o momento certo de ser usado. O Marketing define uma viso importante, que a percepo de que os clientes no compram produtos por suas caractersticas fsicas, mas sim pelos benefcios ou a utilidade para o cliente. Preo: O preo uma das mais complexas decises no momento de implementao da estratgia, pois no marketing, quando abordado o conceito de preo utiliza-se um conceito diferente do normal das empresas, pois define as caractersticas do produto a partir das informaes do mercado. O Preo deve ser definido a partir do nvel de renda dos consumidores, alm do quanto, estes devem estar dispostos a pagar pelo produto ou servio. A organizao deve considerar seus custos para produo, distribuio e divulgao do produto, mas o que determinar um preo competitivo ser um que equilibra o valor percebido pelo cliente, com o preo que cobrado. O

custo no um determinante, mas sim um componente da formao do preo final do produto.

Praa (Distribuio) A praa ou distribuio de um produto no mercado tem um papel importante no mix de marketing, pois a partir da distribuio que o consumidor ter acesso a oferta do produto. O aspecto praa ou canal de distribuio, diz respeito ao caminho que o produto percorre desde sua produo at o consumo. A configurao do canal de distribuio no sempre a mesma, para diferentes tipos de mercados e produtos.

Promoo A promoo a comunicao das informaes entre quem vende algo e quem compra algo. normalmente confundida com o prprio conceito de marketing, mas um dos componentes que formam o composto de marketing na organizao. Compreende as atividades que envolvem a divulgao da marca, da empresa ou dos produtos e servios. Existem vrios tipo de promoo: Propaganda, publicidade, lobby, promoo de vendas, assessoria de imprensa, relaes pblicas, entre outros. O esforo promocional, desempenha um importante papel para qualquer tipo de organizao, desde que as que fabricam bens de consumo, at as que trabalham com utilidade pblica, sendo importante a transmisso de informao da empresa para os consumidores.

Referncias bibliogrficas: www.administracaoegestao.com.br/.../os-4-ps-de-marketing-praca/, acesso em 28 de maio de 2012. pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_mix, acesso em 28 de maio de 2012. www.portaldomarketing.com.br/Artigos/4_Ps_do_Marketing, acesso em 28 de maio de 2012.

You might also like