You are on page 1of 13

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE AULA 7: SESSES DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

Prosseguindo o nosso curso, vamos para a nossa 7 aula. Hoje, trataremos das sesses do Tribunal de Contas da Unio. Verificaremos como ocorrem as sesses de Plenrio e de Cmara. Abordaremos de forma rpida os passos que o processo percorre desde a sua chegada ao Tribunal at a sua sada. Antes de iniciar, gostaria que fosse feita uma pequena correo no que foi colocado na introduo da aula passada. Por um erro de digitao, apontei que a Lei Orgnica do Tribunal de Contas da Unio a Lei 8.449, quando na verdade a Lei 8.443.

1 TRMITE PROCESSUAL NO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO Antes de iniciarmos, considero interessante fazer uma pequena colocao do que seja o processo. No nosso dia-a-dia, mesmo sem saber, nos deparamos com situaes que nos do exemplos do que seja um processo. Quando queremos fazer uma vitamina de banana, colocamos a fruta no liquidificador juntamente com leite e acar, batemos por um tempo e temos a nossa vitamina. Nesse simples ato presenciamos um processo, pois transformamos os insumos e uma vitamina. Processo, ento, a transformao de alguma coisa. Logo, quando na sada temos algo diferente do que tnhamos na entrada, temos um processo. Em uma definio jurdica, processo um conjunto de atos e procedimentos destinados a obter um provimento jurisdicional. As deliberaes do Tribunal de Contas da Unio ocorrem por meio de processos. Como exemplo, cito a situao de uma denncia. apresentado ao Tribunal um fato qualquer. Nesse momento, temos apenas alguns papis e documentos. Depois de alguns atos e procedimentos internos, o Tribunal adota uma deliberao sobre a procedncia ou no daquela denncia. Nesse exemplo, tivemos na entrada alguns documentos e papis e na sada uma deliberao do Tribunal, logo tivemos um processo. De uma forma bastante genrica, o trmite processual no mbito do TCU ocorre da seguinte forma:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE

Entrada do processo

Anlise pela unidade tcnica

Ministrio Pblico

Sada do processo

Apreciao pelo colegiado

Gabinete do Relator

Para melhor compreenso da matria, algumas observaes so necessrias. A entrada do processo no Tribunal de Contas da Unio pode ocorrer tanto na sede do Tribunal como em qualquer de suas secretarias localizadas nos 26 estados da federao. Em alguns processos so verificados certos requisitos antes de serem analisados. So os chamados exames de admissibilidade que so feitos no Gabinete do Relator. Assim, antes da anlise pela unidade tcnica, esses processos passam pelo Gabinete do Relator para fins de exame de admissibilidade. Como exemplo de processos que necessitam do exame admissibilidade, posso citar os recursos, as denncias, as representaes e as consultas. Em momento futuro, estudaremos cada um desses processos. Como j estudado, nem todos os processo precisam passar pelo Ministrio Pblico. Para saber quais os processos que possuem audincia obrigatria do MPjTCU, veja o que foi dito no item 3 da aula 6 e consulte, tambm, os arts. 81, inciso II, da LOTCU e 62, inciso III, do RITCU. A unidade tcnica o local onde o processo ser cuidadosamente analisado. L, o analista de controle externo, aps detido exame da matria, ir externar o seu entendimento acerca da matria sobre apreciao e emitir um parecer conclusivo, apontando de que maneira ele entende que a matria deve ser decidida.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Em seguida, os autos (autos do processo, expresso que ser didaticamente utilizada como sinnimo de processo) so encaminhados, quando for o caso, para manifestao do Ministrio Pblico. Aps, o processo encaminhado ao Gabinete do Relator, que ir prepar-lo para incluso em pauta de julgamento, a fim de que seja apreciado por um dos colegiados do Tribunal. Visto como ocorre o trmite processual no Tribunal de Contas da Unio, vamos verificar agora como so as sesses do TCU.

2 SESSES DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO 2.1 O recesso do Tribunal O art. 92 do RITCU dispe que O Tribunal se rene, anualmente, no Distrito Federal, no perodo de 17 de janeiro a 16 de dezembro. Quando o dispositivo fala que o Tribunal se reunir, devemos entender que os ministros se reuniro. Como, conforme j visto, os ministros se renem por meio das sesses de Plenrio e de Cmara, podemos inferir que o melhor entendimento para o dispositivo que somente haver sesses de Cmara e de Plenrio no perodo de 17 de janeiro a 16 de dezembro. Logo o perodo compreendido entre 17 de dezembro e 16 de janeiro ser destinado ao recesso das sesses do Tribunal. Para corroborar o pensamento de que o recesso compreende apenas as reunies dos ministros, vejamos o que dispe o pargrafo nico do art. 92 do RITCU. Art. 92. (...) Pargrafo nico. O recesso previsto no art. 68 da Lei n 8.443, de 1992, compreendido no perodo de 17 de dezembro a 16 de janeiro, no ocasionar a paralisao dos trabalhos do Tribunal, nem a suspenso ou interrupo dos prazos processuais. Logo, temos que o Tribunal no pra no perodo de recesso. Assim, caso algum seja condenado, por exemplo, em 12 de dezembro e tiver um prazo de 15 dias para entrar com o recurso, no pode deixar para faz-lo aps o dia 17 de janeiro, sob o pretexto de que o Tribunal estava de recesso. Em 2004, o Cespe, no concurso para o cargo de Tcnico de Controle Externo para o Tribunal de Contas da Unio, abordou o assunto da seguinte forma:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE O recesso que ocorre no perodo de 17 de dezembro a 16 de janeiro no causa a interrupo dos prazos para a interposio de recurso contra decises em processos de tomada de contas. Pelo que vimos, a assertiva est correta.

2.2 Sesses ordinrias e extraordinrias Anteriormente, j mencionamos que as sesses ordinrias do Tribunal ocorrem nos seguintes dias e horrios: 1 Cmara Plenrio 2 Cmara 3 feira, s 15h 4 feira, s 14h 30min 5 feira, s 15h

Todas as sesses que ocorrem fora dessas dias e horrio so extraordinrias. Vamos lembrar que o 6 do art. 94 estipula que a ltima sesso ordinria do Plenrio ocorre na ltima 4 feira de dezembro. Dessa forma, todas as reunies a partir dessa data, tambm, so consideradas sesses extraordinrias. Para se iniciar uma sesso ordinria do Plenrio necessria, segundo o art. 93 do RITCU, a presena de, no mnimo, cinco ministros ou auditores convocados, EXCLUINDO, para esse cmputo, o ministro que estiver presidindo a sesso. A pretenso do RITCU que se tenham, ao menos, cinco votos em cada deliberao do Plenrio. J para as sesses de Cmara, conforme o preconizado no art. 134 do RITCU, o quorum mnimo de trs ministros ou auditores convocados, INCLUINDO, para esse cmputo, o ministro que estiver presidindo a sesso, pois, como j vimos o presidente da Cmara tem, normalmente, direito a voto. Com relao presena de representante do Ministrio Pblico nas sesses, vamos adotar a seguinte regra: em todas as sesses ORDINRIAS, sua presena obrigatria. J nas sesses extraordinrias, somente em duas situaes a presena do Ministrio Pblico pode ser dispensada, sendo que ambas as situaes ocorrem no Plenrio. Dessa forma, podemos chegar a concluso que todas as sesses de Cmara, sejam ordinrias ou extraordinrias, necessitam da presena do representante do Ministrio Pblico. Vejamos o que diz o art. 93, 2, combinado como art. 96 do RITCU. Art. 93. (...)

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE 2 Nenhuma sesso poder ser realizada sem a presena do representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, exceto nas hipteses a que se referem os incisos III e VII do art. 96. Art. 96. As sesses extraordinrias sero convocadas para os seguintes fins: I posse do Presidente e do Vice-Presidente; II apreciao das Contas do Governo da Repblica; III posse de ministro, de auditor e do Procurador-Geral; IV eleio do Presidente ou do Vice-Presidente, na hiptese prevista no 4 do art. 24; V deliberao acerca da lista trplice dos auditores e dos membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, para preenchimento de cargo de ministro, na forma prevista no art. 36; VI julgamento e apreciao dos processos restantes da pauta de sesso ordinria ou extraordinria, ou que, pela sua urgncia, sejam includos em pauta extraordinria, observado o disposto no art. 141; VII outros eventos, a critrio do Plenrio. Para melhor compreendermos o assunto, adotemos a seguinte regra: ser necessria a presena do representante do Ministrio Pblico em todas as sesses deliberativas. Somente nas sesses destinadas a homenagens pode ser dispensada a presena. Exceo a essa regra temos no inciso I, quando h a posse do Presidente e do Vice-Presidente do Tribunal. Na prova para Tcnico de Controle Externo, em 1994, o Cespe abordou a questo da seguinte forma. Julgue os itens seguintes, em relao s sesses do plenrio do TCU. I - Nenhuma sesso ordinria do plenrio do TCU poder ser realizada sem a presena de um membro do Ministrio Pblico junto ao Tribunal. II - As contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica sero apreciadas em sesses extraordinrias do Plenrio. III - As sesses ordinrias do plenrio do TCU no podem ser abertas sem a presena de, no mnimo, cinco ministros. Pelo que vimos, as assertivas I e II esto corretas. A assertiva III est incorreta que as sesses podem ser abertas com, no mnimo, cinco ministros OU AUDITORES CONVOCADOS.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Prosseguindo com as sesses extraordinrias, o RITCU prev, em seu art. 97, que o PLENRIO do Tribunal pode se reunir em sesso extraordinria de carter reservado. Vejamos a redao do dispositivo. Art. 97. O Plenrio poder realizar sesses extraordinrias de carter reservado para tratar de assuntos de natureza administrativa interna ou quando a preservao de direitos individuais e o interesse pblico o exigirem, bem como para julgar ou apreciar os processos que derem entrada ou se formarem no Tribunal com chancela de sigiloso. Agora vejamos o que dispe o art. 93, inciso X, da Constituio Federal: Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: (...) X as decises administrativas dos tribunais sero motivadas e em sesso pblica, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Apesar de o Tribunal de Contas da Unio no fazer parte do Poder Judicirio e o art. 93 da CF est includo na parte que regula aquele Poder, o Tribunal de Contas da Unio, por deciso prpria, entendeu que a vontade do constituinte derivado era de dar publicidade s decises administrativas, razo pela qual aplicou aos seus processos a mesma determinao contida no inciso ora em apreo. Assim, hoje temos que os assuntos de natureza administrativa NO so tratados em sesses extraordinrias de carter reservado.

2.3 Apreciao dos processos A apreciao dos processos no TCU pode ser feita de duas maneiras, por pauta ou por relao. Os processos apreciados por pauta so deliberados um a um, o que significa que para cada processo vai haver uma discusso do tema e uma votao do processo. J para os processos que esto includos em relao, no se discute e vota cada processo, ocorre uma votao nica para todos os processos relacionados. Para que um processo seja includo em redao, ele deve atender aos comandos inseridos no art. 143 do RITCU. Em geral, so processos em que os pareceres emitidos tanto pela unidade tcnica como pelo Ministrio Pblico so uniformes. Para melhor entendimento da matria, sugiro que seja lido o referido artigo. Acredito, contudo, que a www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE banca do concurso no deva trazer questes perguntando se determinado processo pode ou no pode ser apreciado por relao. O que considero mais importante acerca do tema foi dito, acrescentando, apenas, que tanto as sesses de Plenrio como as sesses de Cmara podem apreciar processos por relao. A seguir, apresento uma situao hipottica para ilustrar como ocorre a apreciao por relao. O presidente do colegiado anuncia que existem, para aquela sesso, 5 relao de processos para serem apreciadas. Em seguida, o presidente pergunta se algum dos ministros ou auditores convocados pretende destacar algum processo relacionado. Caso nenhum ministro ou auditor convocado se manifeste, o presidente declara que os todos os processos foram aprovados tais quais foram propostos. Visto a apreciao por relao, passemos aos processos includos em pauta. Conforme j dito, cada processo a ser apreciado por pauta ser discutido e votado separadamente. Por questo didtica, vamos separar ento a apreciao por pauta em duas etapas, a etapa de discusso e a etapa de julgamento. A discusso do processo ocorre para que os ministros possam expor as suas opinies acerca do assunto que est sendo apreciado. Nessa fase, de acordo com o art. 110 do RITCU, cada ministro ou auditor poder falar duas vezes sobre o assunto em discusso, e nenhum falar sem que o Presidente lhe conceda a palavra, nem interromper, sem licena, o que dela estiver usando. importante notar que dessa fase pode participar qualquer ministro ou auditor, mesmo que NO esteja convocado. Ao representante do Ministrio Pblico tambm facultado participar da discusso. Para que a discusso ocorra em harmonia, somente pode falar quem o presidente conceder a palavra. Exceo a regra apresentada no pargrafo (pode participar da discusso qualquer ministro ou auditor) encontrada no art. 111 do RITCU. Art. 111. O ministro ou auditor que alegar impedimento, de acordo com o pargrafo nico do art. 151, no participar da discusso e da votao do processo. Assim, o ministro ou auditor que por qualquer motivo declarar seu impedimento no poder nem relatar, nem discutir e nem votar o processo. A matria foi alvo do concurso para o cargo de Tcnico de Controle Externo no ano de 2004. Vejamos como o Cespe abordou o assunto: www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Um ministro do TCU alegou impedimento em relao a um determinado processo. Nessa situao, quando da deliberao acerca do processo, embora seja vedado ao ministro participar da fase de votao, ser permitido que ele se manifeste durante a fase de discusso. Pelo que ns acabamos de verificar a assertiva est incorreta, pois o ministro no poder participar da fase de discusso. O RITCU (art. 112) faculta a ministro, auditor convocado ou ao Representante do Ministrio Pblico pedir vista do processo na fase de discusso, caso considere que seja necessrio se interar melhor acerca da matria que est sendo apreciada. Caso ocorra algum pedido de vista, o autor do pedido vai funcionar como revisor da matria. Nesse caso, teremos um relator e um revisor. Vencida a fase de discusso, o colegiado vai passar para a fase de votao. Nesse caso podemos ter duas situaes: haver apenas uma proposta de deliberao ou haver mais de uma proposta. Teremos apenas uma proposta, quando o relator da matria apresentar uma proposta de deliberao em que todos os outros ministros entendam ser a mais correta. E teremos mais de uma proposta quando qualquer dos ministros ou auditor convocado discordar da proposta de deliberao apresentada pelo relator. Por exemplo, suponhamos que esteja sob apreciao um processo de tomada de contas especial. Caso o relator entenda que as contas do responsvel devam ser julgadas regulares com ressalvas e ningum mais discordar dele, teremos apenas uma proposta. Mas, caso algum ministro ou auditor convocado entenda que as contas devam ser julgadas irregulares, teremos, ento, duas propostas. Quando temos apenas uma proposta, a deliberao do Tribunal unnime, pois todos os ministros votam com o relator. J quando o Tribunal est na presena de mais de uma proposta, no mais vamos ter uma deciso unnime, pois um ministro ou auditor convocado j manifestou a sua inteno de votar em outro sentido. Assim sendo, o presidente do colegiado vai coletar os votos de um a um dos ministros e dos auditores convocados, a fim de verificar qual a proposta ter a preferncia da maioria dos ministros presentes sesso. O Presidente, conforme preconiza o caput do art. 118 do RITCU, tomar os votos, primeiramente, dos auditores convocados e, depois, dos ministros, observando a ordem crescente de antigidade em ambos os casos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Conforme previsto no art. 119 do RITCU, durante a fase de votao, caso algum ministro ou auditor convocado considere que necessita, antes de votar, se interar melhor da matria que est sendo apreciada, pode pedir vista do processo, ocasio que, tambm, ser considerado revisor da matria. Com relao aos pedidos de vista, considero interessante anotar que, na fase de discusso a vista facultada a ministro, auditores convocados e ao representante do Ministrio Pblico. J na fase de votao s a ministros e auditores convocados, ou seja, o representante do Ministrio Pblico no tem direito a vista na fase de discusso. O pedido de vista formulado por auditor convocado, seja na fase de discusso seja na fase de votao garante ao auditor convocado o direito a voto, mesmo que j tenha sido encerrada a convocao. Entendo que esse o nico caso que um auditor pode votar mesmo sem estar convocado. Vejamos o que prev o art. 119, 2, do RITCU. Art. 119. Na fase de votao, o julgamento ser suspenso quando houver pedido de vista solicitado por ministro ou auditor convocado, que passar a funcionar como revisor, sem prejuzo de que os demais ministros e auditores convocados profiram seus votos na mesma sesso, desde que se declarem habilitados. (...) 2 Caso o pedido de vista, com base neste artigo ou no art. 112, haja sido feito por auditor convocado, caber a este votar no lugar do ministro substitudo, mesmo que cessada a convocao. Vamos construir uma situao hipottica para melhor compreenso do assunto. Suponhamos que Jos seja ministro do TCU, mas por motivo de frias no est participando das sesses. Para o lugar do ministro Jos foi convocado o auditor Joo. Dessa forma, caso o auditor Joo pea vista do processo X3Y no perodo em que estava convocado para substituir o ministro Jos, caber ao auditor Joo votar no processo X3Y, independentemente, se o ministro Jos j tenha retornado ou no de suas frias. O RITCU prev, tambm, que, caso alguma votao tenha sido interrompida por motivo de pedido de vista, ao retornar a votao, sero computados os votos j proferidos pelos ministros e auditores convocados, ainda que tenham sado do cargo. Vejamos o que est disciplinado no art. 119, 3, do RITCU: 3 Ao dar prosseguimento votao, sero computados os votos j proferidos pelos ministros ou auditores convocados, ainda que no compaream ou hajam deixado

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE o exerccio do cargo, cabendo ao Presidente esclarecer a matria e apresentar o resumo da votao at ento procedida. Vamos a mais uma situao hipottica. O ministro Jos votou em determinada matria. Logo aps o ministro Pedro pediu vista do processo. Quando o processo retornou a pauta, o ministro Jos j havia se aposentado, entrando em seu lugar o ministro Joaquim. Nesse caso, o ministro Joaquim no poderia votar, uma vez que o ministro Jos j havia votado. O art. 118, 3, RITCU prev que no poder, ainda, participar da votao o ministro ou auditor convocado para substitu-lo quando um deles j houver proferido o seu voto. A situao ora apresentada muito se assemelha a questo anterior. De uma forma didtica, podemos dizer que quem vota a cadeira. Vamos, ento, raciocinar da seguinte maneira: quando um auditor convocado para substituir um ministro, ir sentar na cadeira daquele ministro. Assim, caso o auditor que foi convocado para substituir um ministro j tenha votado, a cadeira daquele ministro j votou, no podendo votar de novo. Agora, se o auditor convocado no tenha votado ainda, ou seja, se a sua cadeira no tiver votado, poder o ministro proferir o seu voto. Para que o ministro mencionado no pargrafo anterior possa votar, necessrio que ele se considere esclarecido sobre o assunto, uma vez que perdeu a fase de discusso. Vejamos o que prev o art. 123 do RITCU: Art. 123. No participar da votao o ministro ou auditor convocado que esteve ausente por ocasio da apresentao e discusso do relatrio, salvo se se der por esclarecido. O art. 124 do Regimento Interno disciplina o que ser feito em situaes em que ocorrer empate nas deliberaes do Plenrio. Segundo o caput desse dispositivo caber ao PTCU desempatar a matria. O 2 do art. 124 disciplina situao sui generis. o caso de haver empate na apreciao de determinada matria e o PTCU se declarar impedido. Nesse caso o Regimento Interno prev que ser convocado o auditor mais antigo para desempatar a matria. Vejamos o que est previsto: Art. 124. Caber ao Presidente do Tribunal ou ao ministro que estiver na Presidncia do Plenrio proferir voto de desempate. (...)

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE 2 Se o Presidente ou o ministro que estiver na Presidncia do Plenrio declarar impedimento no momento do desempate, a votao ser reiniciada com a convocao de um auditor presente sesso, apenas para esse fim, observada a ordem de antigidade no cargo. E se o empate ocorrer em sesso de Cmara? Caso a matria em apreciao no seja recurso, o desempate se dar no Plenrio, caso a matria seja recurso, ser adotado o mesmo procedimento previsto no art. 124, 2. Relembrando que, conforme visto na aula 6, os recursos devem ser apreciados pelo mesmo colegiado que proferiu a deciso recorrida. Vamos ver o que disciplina o art. 139 do RITCU: Art. 139. Caso ocorra empate nas votaes das cmaras, dever o ministro ou auditor convocado que tenha proferido em primeiro lugar o voto divergente ao do relator formalizar sua declarao de voto. Pargrafo nico. Na hiptese do caput, o processo ser submetido deliberao do Plenrio, salvo se tratar de matria relacionada no inciso VII do art. 17, caso em que se observar a mesma soluo dada nos 2 e 3 do art. 124. Antes de proclamado o resultado, o RITCU, em seu art. 119, 4, faculta a qualquer ministro ou auditor convocado a possibilidade de modificar o seu voto. No ano de 2004, o Cespe abordou a matria da seguinte forma na prova para o cargo de Tcnico de Controle Externo: Adalberto, na condio de ministro do TCU, foi o segundo a proferir seu voto em uma determinada proposta de enunciado. Porm, ao refletir a respeito dos argumentos que estavam sendo apresentados pelo ltimo ministro a votar, ele concluiu que o voto que havia proferido no era o mais adequado. Nessa situao, o ministro Adalberto poderia modificar seu voto, desde que o fizesse antes da proclamao do resultado da votao. Pelo acima verificado, temos que a assertiva correta. Para encerrar esse tpico, importante anotar que o art. 140 do RITCU estabelece que as cmaras obedecero, no que couber, s normas relativas ao Plenrio.

2.4 Pauta das Sesses de Plenrio e de Cmara Com relao a esse tpico, disciplinado nos artigos 141 e seguintes do RITCU, considero interessante comentar apenas alguns aspectos. Os 3 e 4 do art. 141 do RITCU apresentam as seguintes redaes: www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE 3 As pautas das sesses sero divulgadas mediante a afixao em local prprio e acessvel do edifcio-sede do Tribunal, bem como publicadas nos rgos oficiais Boletim do Tribunal de Contas da Unio ou Dirio Oficial da Unio, at quarenta e oito horas antes da sesso, e disponibilizadas na pgina www.tcu.gov.br, com essa mesma antecedncia, em excerto do referido boletim. 4 A divulgao da pauta ou de seu aditamento na pgina www.tcu.gov.br, em excerto do Boletim do Tribunal de Contas da Unio, com a antecedncia de at quarenta e oito horas da Sesso, suprir a ausncia de publicao no Dirio Oficial da Unio. Podemos perceber dos dois dispositivos acima, que no h a necessidade de publicao no Dirio Oficial da Unio da pauta da sesso, caso ocorra a publicao no site do TCU na internet. Outra coisa que devemos atentar a obrigatoriedade da publicao da pauta mediante afixao em local prprio e acessvel do edifcio-sede do Tribunal. Hoje, a ttulo de curiosidade, a pauta fica afixada no saguo de entrada do prdio principal. O 14 do art. 141 traz o rol de alguns processos que dispensam a sua publicao. No acredito que a banca faa questes se determinado processo deve ou no ser publicado. Acredito, contudo, que o aluno deve ter em mente que existem alguns processos que dispensam publicao. Vejamos o que prev o 14: 14 Prescinde de publicao em rgo oficial a incluso em pauta de processos: I em que se esteja propondo a adoo de medida cautelar ou a realizao de audincia da parte antes daquela providncia; II que tratem da aprovao de atos normativos; III administrativos, se assim requerido pelo interessado; e IV que tratem de solicitao de informaes ou de cpia dos autos efetuada pelo Congresso Nacional, na forma do inciso II do art. 159. Por fim, interessante registrar que no h publicao dos processos que sero apreciados por relao. Assim, chegamos ao final de mais um encontro. Na aula de hoje, tivemos a oportunidade de verificar como ocorrem as sesses do Tribunal. Verificamos, tambm, como ocorre o trmite processual no mbito do Tribunal de Contas da Unio.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Especial ateno foi dada a apreciao dos processos do TCU. Tivemos a oportunidade de ver que os processos podem tanto ser apreciados por pauta como por relao. A diferena primordial dessas duas formas de deliberao est que os processos apreciados por pauta so todos eles discutidos e votados em separados. Na seqncia, observamos como so apreciados os processos que so colocados em pauta, oportunidade em que falamos da etapa de discusso e da etapa de votao. Por fim, demos uma rpida passada em algumas formalidades das pautas do Tribunal de Contas da Unio. No prximo encontro, vamos estudar a competncia do TCU na LOTCU e no RITCU, a jurisdio do Tribunal de Contas da Unio e vamos iniciar o estudo dos processos do Tribunal. Continuem estudando!

www.pontodosconcursos.com.br

13

You might also like