You are on page 1of 17

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE AULA 8: COMPETNCIA DO TCU O nosso curso est se aproximando

o do seu final. Hoje, vamos tratar de algumas competncias legais e regimentais do Tribunal de Contas da Unio, bem como das pessoas que esto sob a sua jurisdio. Nessa aula vamos utilizar tanto a LOTCU como o RITCU. Por questo didtica, mais uma vez, no vou seguir a ordem apresentada por esses normativos. Nada obstante, vou sempre procurar fazer referncia a eles enquanto trato da matria. Para melhor acompanharmos a aula tenha sempre em mos esses normativos. Antes de iniciar a aula, gostaria de fazer uma correo acerca do que falei em nossa segunda aula sobre os Tribunais de Contas dos Municpios. Naquela oportunidade, mencionei que Bahia, Cear, Amazonas e Gois possuem Tribunais de Contas dos Municpios. Na realidade, o Estado da regio Norte que possui tal Tribunal o estado do Par.

1 COMPETNCIAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO ESTATUDAS EM SUA LEI ORGNICA E EM SEU REGIIMENTO INTERNO A competncia do Tribunal de Contas da Unio tratada no art. 1 da LOTCU e do RITCU. Considerando que algumas competncias j foram abordadas nesse curso, por ocasio do estudo do Tribunal de Contas da Unio na Constituio Federal, e que outras so de fcil entendimento, no necessitando de maiores esclarecimentos para a sua compreenso, vamos tratar apenas de alguns incisos da LOTCU e do RITCU nessa aula. Antes de comearmos o nosso estudo, importante deixar claro que todas as competncias tratadas nos incisos que passaremos a estudar decorrem diretamente do que prev os artigos 70 e 71 da CF. A LOTCU e o RITCU somente aprofundaram a competncia estabelecida na Constituio.

1.1 Acompanhamento da arrecadao da receita Iniciaremos o nosso estudo pelo inciso IV do art. 1 da LOTCU, que apresenta a seguinte redao: IV - acompanhar a arrecadao da receita a cargo da Unio e das entidades referidas no inciso I deste artigo, mediante inspees e auditorias, ou por meio de demonstrativos prprios, na forma estabelecida no regimento interno;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE A primeira observao que deve ser feita com relao a esse inciso que a competncia ora apresentada no se confunde com a competncia dos rgos arrecadadores da receita. Dessa forma, o Tribunal de Contas da Unio no tem competncia para cobrar o imposto de renda de ningum, o competente para isso a receita federal. O papel do Tribunal de Contas da Unio acompanhar como esses rgos responsveis pela arrecadao esto se comportando. A competncia ora em estudo advm do pargrafo nico do art. 70 da CF, quando prev que prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que
arrecade dinheiros, bens e valores pblicos.

Assim, compete ao Tribunal de Contas da Unio verificar, dentre outras coisas, se no est havendo desvios por ocasio da arrecadao da receita. Com relao ao assunto, as seguintes questes j foram cobradas em concursos anteriores: (AFCE/TCU/1999. ESAF)Em tema de competncia e jurisdio do Tribunal de Contas da Unio, incorreto afirmar que lhe cabe acompanhar a arrecadao de receita a cargo da Unio.

(PFN/97- modificado) A Constituio Federal de 1988, ao cuidar do controle externo das contas pblicas, determina que o mesmo no dever ter por objeto a fiscalizao de renncia de receitas, pois esta matria afeta unicamente ao Poder Executivo Pelo que vimos ambas as assertivas esto incorretas.

1.2 Fiscalizao das transferncias constitucionais e legais Passaremos agora para assunto que costuma freqentar as nossas provas. Tratase da competncia do Tribunal de Contas da Unio para fiscalizar as transferncias constitucionais e legais. Para melhor estudo do tema, apresento a seguinte tabela:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE

Tipo de recurso transferido

Tipo de atuao do TCU

Previso legal

Convnio, acordo e ajuste

Fiscaliza a aplicao dos recursos

CF, Art. 71, VI RI, Arts. 1, XIX, e 254

FPE e FPM

Clculo das quotas e fiscalizao da entrega

CF, Art. 161, u RI, Arts. 1, IX, 253, I, e 290

IPI

Clculo das quotas e fiscalizao da entrega

CF, Art. 161, u RI, Arts. 1, XI, 291

Royalties do petrleo

STF declarou inconstitucional (MS 34.312/TCERJ) TCU acompanhou Ac 349/2003/P

RI, Art. 1, X.

Determinao legal

Clculo, entrega e aplicao

RI, Art. 1, XX.

Com relao s transferncias constitucionais e legais, a LOTCU somente menciona o assunto no inciso VI do art. 1. Como o RITCU trata a matria com maior profundidade, utilizei o Regimento como fundamento legal no quadro acima. Considerando que a atuao do TCU nos convnios, ajuste e outros instrumentos congneres j foi estudada, passaremos para o estudo do FPE e FPM. O art. 161 da Constituio Federal apresenta a seguinte redao: ,Art. 161. Cabe lei complementar: I - definir valor adicionado para fins do disposto no art. 158, pargrafo nico, I; II - estabelecer normas sobre a entrega dos recursos de que trata o art. 159, especialmente sobre os critrios de rateio dos fundos previstos em seu inciso I, objetivando promover o equilbrio scio-econmico entre Estados e entre Municpios; III - dispor sobre o acompanhamento, pelos beneficirios, do clculo das quotas e da liberao das participaes previstas nos arts. 157, 158 e 159. Pargrafo nico. O Tribunal de Contas da Unio efetuar o clculo das quotas referentes aos fundos de participao a que alude o inciso II.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Como o inciso II faz referncia ao art. 159, vamos ver o que disciplina esse artigo: Art. 159. A Unio entregar: I - do produto da arrecadao dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados, quarenta e sete por cento na seguinte forma: a) vinte e um inteiros e cinco dcimos por cento ao Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal; b) vinte e dois inteiros e cinco dcimos por cento ao Fundo de Participao dos Municpios; c) trs por cento, para aplicao em programas de financiamento ao setor produtivo das Regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, atravs de suas instituies financeiras de carter regional, de acordo com os planos regionais de desenvolvimento, ficando assegurada ao semi-rido do Nordeste a metade dos recursos destinados Regio, na forma que a lei estabelecer; (...) Algumas observaes so necessrias. Podemos verificar que os recursos destinados ao FPE e ao FPM so oriundos do imposto de renda e do imposto sobre produtos industrializados. Interessante notar que o pargrafo nico da CF quem estipula que ao Tribunal de Contas da Unio compete efetuar o clculo das quotas referentes ao FPE e ao FPM. Diferentemente do que ocorre com os convnios, o Tribunal de Contas da Unio no fiscaliza a aplicao desses recursos. Esse fato tem uma explicao simples. Os recursos dos convnios s so repassados para outro ente, porque a Unio tem interesse que o ente realize uma determinada ao. Dessa forma, a Unio tem todo o direito de verificar se os seus recursos foram gastos naquilo que ela queria que fosse. J com relao aos recursos do FPE e FPM, a prpria Constituio, no caput do art. 159, estipula que a Unio entregar (...). Assim, os recursos no pertencem a Unio, uma vez que a Constituio determina que eles sero entregues queles fundos. Dessa forma, NO cabe ao TCU fiscalizar a aplicao dos referidos recursos. Por essa razo, o RITCU estipulou que a competncia do TCU de apenas efetuar o clculo da quota que ser destinado a cada Estado e Municpio, a fim de atender o comando constitucional, bem como fiscalizar a entrega dos recursos a seus destinatrios.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Em 1996, na prova para o cargo de Tcnico de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio, o Cespe explorou o assunto das seguintes formas: O TCU efetua o clculo das quotas do produto da arrecadao do Imposto sobre a Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados destinadas aos fundos de participao dos estados e dos municpios. A competncia constitucional do Tribunal de Contas da Unio, para fiscalizar a aplicao de recursos financeiros da Unio repassados aos Estados e Municpios, compreende os dos chamados Fundos de Participao (ACE Cespe 1996. Pelo que foi exposto, podemos concluir que a primeira assertiva correta e a segunda est falsa. Importante notar que para responder a primeira questo devemos saber o que integra o FPE e o FPM. Prosseguindo no estudo de nosso quadro, passemos para a atuao do Tribunal de Contas da Unio com relao ao Imposto de Produto Industrializado. Para o IPI, valem as mesmas observaes feitas para o FPE e FPM. Interessante transcrever a redao do art. 159, inciso II, da CF.
II - do produto da arrecadao do imposto sobre produtos industrializados, dez por cento aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportaes de produtos industrializados;

Importante notar que para a distribuio, o que se leva em considerao o valor da exportao dos produtos industrializados. Ainda com relao ao art. 159 da CF, considero pertinente acrescentar que a Emenda Constitucional 42 incluiu o inciso III ao artigo. Pela semelhana que a matria guarda com os outros dois incisos do referido art. 159, compete, tambm, ao TCU efetuar o clculo das quotas referente distribuio da contribuio de interveno no domnio econmico CIDE. A matria ainda no se encontra disciplinada no Regimento Interno, porque esse normativo anterior referida Emenda Constitucional. Acredito que na prxima reviso do RITCU a matria deva ser includa. A fiscalizao dos recursos dos Royalties do petrleo pelo Tribunal de Contas da Unio foi recentemente questionada, por meio de mandado de segurana n. 34.312, no STF. Na oportunidade, o Pretrio Excelso entendeu que os recursos dos Royalties do petrleo no eram federais, razo pela qual considerou inconstitucional o inciso X do art. 1 do RITCU. Como a inconstitucionalidade do dispositivo foi apontada em sede de mandado de segurana, a deciso do Supremo s valeria para o caso concreto. Acontece que, por meio do Acrdo 349-2003-Plenrio, o TCU reconheceu a incompetncia para

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE fiscalizar os recursos oriundos dos Royalties do petrleo. Nessa deliberao, o Tribunal de Contas da Unio encaminhou todos os processos que tratavam do assunto para os respectivos Tribunais de Contas Estaduais, rgo competente, segundo o STF, para realizar a fiscalizao desses recursos. Prosseguindo no estudo de nosso quadro, temos que o inciso XX do art. 1 do RITCU prev que o TCU ter competncia para acompanhar e fiscalizar, conforme o caso, o clculo, a entrega e a aplicao de recursos repassados pela Unio, por determinao legal a estado, ao Distrito Federal ou a municpio, conforme dispuser a legislao especfica e os respectivos normativos internos, de conformidade com o inciso IV do art. 253. Assim, o que vai determinar qual ser a competncia do TCU ser a lei que versar sobre a transferncia. Como exemplo, a Lei 9.424\96, a Lei do Fundef, prev que o Tribunal de Contas da Unio criar mecanismo adequado para a fiscalizao do cumprimento pleno do disposto no art. 212 da Constituio. Com relao s transferncias de recursos, a Esaf, para o concurso de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio, nos anos de 1999 e 2002, respectivamente, apresentou as seguintes questes: Em tema de competncia e jurisdio do Tribunal de Contas da Unio, incorreto afirmar-se que lhe cabe efetuar o clculo das cotas dos Fundos de Participao dos Estados, fiscalizando a correta aplicao dos respectivos recursos que lhes so entregues.

A competncia constitucional do Tribunal de Contas da Unio, para fiscalizar a aplicao de recursos financeiros da Unio repassados aos Estados e Municpios, compreende a) os dos chamados Fundos de Participao. b) os provenientes da arrecadao do Imposto de Renda retido na fonte pagadora. c) os provenientes da arrecadao do Imposto sobre Produtos Industrializados, na proporo dos valores das exportaes. d) os decorrentes de convnios ou instrumentos congneres. e) os de qualquer natureza, origem ou destinao.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Pelo que estudamos, a assertiva da primeira questo est correta, pois est incorreto dizer que o Tribunal de Contas da Unio pode fiscalizar a correta aplicao dos recursos do FPE. A resposta correta da segunda questo a letra d, pois a fiscalizao da aplicao, das opes que foram dadas, s pode ser feita em recursos decorrentes de convnios ou instrumentos congneres.

1.3 Fiscalizao e avaliao dos processos de desestatizao O inciso XV do art. 1 do RITCU possui a seguinte redao: XV acompanhar, fiscalizar e avaliar os processos de desestatizao realizados pela administrao pblica federal, compreendendo as privatizaes de empresas, incluindo instituies financeiras, e as concesses, permisses e autorizaes de servio pblico, nos termos do art. 175 da Constituio Federal e das normas legais pertinentes, consoante o inciso II do art. 258; Considero esse tpico bastante importante para a nossa prova. No me surpreenderia se a questo subjetiva abordasse esse tema. A competncia para exercer a fiscalizao dos processos de desestatizao advm do caput do art. 70, combinado como art. 71, inciso IV, da Constituio Federal. Como vimos em nossas primeiras aulas, compete ao Tribunal de Contas da Unio realizar, por iniciativa prpria ou por solicitao do Congresso Nacional, fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial nos rgos e entidades da Administrao Pblica. A fiscalizao do patrimnio engloba todos os bens do Poder Pblico federal. A sada do bem do patrimnio deve ser fiscalizada para saber se o valor que est sendo cobrado por ele, corresponde ao preo de mercado. Atento ao grande nmero de desestatizaes ocorridas no pas ao longo dos ltimos 10 anos, o Tribunal de Contas da Unio criou uma secretaria especializada para acompanhar os processos de desestatizao. Esses processos, no mbito do TCU, foram regulamentados pela Instruo Normativa n. 27, de 2 de dezembro de 1998. Para melhor compreenso da matria, considero interessante transcreve todo art. 1 da referida Instruo Normativa: Art. 1 Ao Tribunal de Contas da Unio compete acompanhar, fiscalizar e avaliar os processos de desestatizao realizados pela Administrao Pblica Federal, compreendendo as privatizaes de empresas, inclusive instituies financeiras, e as www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE concesses, permisses e autorizaes de servio pblico, nos termos do art. 175 da Constituio Federal e das normas legais pertinentes. 1 Para os fins do disposto nesta Instruo Normativa, considera-se: I desestatizao: a transferncia para a iniciativa privada, de participaes societrias e da execuo dos servios pblicos explorados pela Unio por intermdio das entidades da Administrao Pblica Federal; II privatizao: a alienao pela Unio de direitos que lhe assegurem, diretamente ou por meio de outras controladas, preponderncia nas deliberaes sociais e poder de eleger a maioria dos administradores da sociedade; III concesso de servio pblico: a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado; IV - concesso de servio pblico precedida da execuo de obra pblica: a construo, total ou parcial, conservao, reforma, ampliao ou melhoramento de quaisquer obras de interesse pblico, delegada pelo poder concedente, mediante licitao, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para a sua realizao, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionria seja remunerado e amortizado mediante a explorao do servio ou da obra por prazo determinado; V permisso de servio pblico: a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. VI autorizao: ato administrativo discricionrio e precrio pelo qual o poder concedente torna possvel ao postulante a realizao de certa atividade, servio, ou a utilizao de determinados bens particulares ou pblicos, de seu exclusivo ou predominante interesse, condicionada aquiescncia prvia da Administrao. 2 Aplicam-se os dispositivos desta Instruo Normativa, no que couber, aos processos de desestatizao a serem realizados com procedimentos simplificados nos termos do art. 33 do Decreto n 2.594, de 15 de maio de 1998, bem como dos processos de concesso de uso de bem pblico associados a servios pblicos. A desestatizao no Brasil foi alavancada pelo Plano Nacional de Desestatizao. Com incio das transferncias do servios pblicos para o setor privado, o pas sentiu a necessidade de criar um organismo que regulasse o setor, uma vez que o www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Estado no mais executava diretamente esses servios, surgiram, assim, as agncias reguladoras. Atualmente o controle do Tribunal de Contas da Unio feito diretamente sobre as agncias reguladoras. Nada obstante, o Tribunal pode por vezes exercer a fiscalizao diretamente sobre as concessionrias e permissionrias de servio pblico. Vejamos o pensamento do ministro do Tribunal de Contas da Unio Benjamin Zymler, ao tratar do tema in Direito Administrativo e Controle. 1 ed. Belo Horizonte: Frum, 2005, p. 304305: Em que pese a competncia original das agncias reguladoras, no est afastada a possibilidade de o Tribunal executar um controle direto sobre as concessionrias e permissionria de servios pblicos. Antes de passarmos para o prximo tpico, esclareo que as competncias previstas nos incisos IX, XVI e XVII do art. 1 da LOTCU sero vistas com detalhes na prxima aula.

2 PODER REGULAMENTADOR DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO O art. 3 da LOTCU estabelece que: Art. 3 Ao Tribunal de Contas da Unio, no mbito de sua competncia e jurisdio, assiste o poder regulamentar, podendo, em conseqncia, expedir atos e instrues normativas sobre matria de suas atribuies e sobre a organizao dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade. A Lei Orgnica concedeu ao Tribunal de Contas da Unio o poder de regulamentar as matrias que estejam no mbito de sua competncia. Logo acima, quando estvamos falando da competncia do Tribunal para fiscalizar os processos de desestatizao, transcrevemos parte da Instruo Normativa n. 27. A expedio dessa IN pelo TCU constitui exemplo do poder regulamentador do Tribunal. Com relao ao assunto, interessante notar que esse poder limitado ao mbito de sua competncia e jurisdio. O Tribunal tambm utiliza o seu poder regulamentador para informar aos seus jurisdicionados a maneira como as contas devem ser por eles prestadas. A constituio concede ao TCU a competncia para julgar as contas dos administradores, mas em

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE nenhum momento menciona a forma como essas contas devem ser encaminhadas para o Tribunal. Essa normatizao cabe ao TCU, por meio de seu poder regulamentador. Importante notar que a parte final do art. 3 da LOTCU, estabelece que o poder regulamentador do TCU deve ser respeitado, sob pena de responsabilidade. Assim, o gestor que no prestar suas contas na forma disciplinada pelo Tribunal pode vir a ser punido por conta desse fato. Em 1999, a Esaf abordou o tema da seguinte forma na prova para o cargo de Analista de Controle Externo para o Tribunal de Contas da Unio. Ao Tribunal de Contas da Unio, no mbito de sua competncia e jurisdio, como rgo de controle externo, assiste o poder regulamentar, podendo expedir atos e instrues normativas. a) Correta a assertiva, entendido esse poder regulamentar restrito a matria de suas atribuies e sobre a organizao dos processos que lhe devam ser submetidos. b) Correta a assertiva, entendido ser esse poder regulamentar restrito aos procedimentos a serem adotados no mbito interno da sua Secretaria. c) Correta a assertiva, entendido ser esse poder regulamentar amplo destinado inclusive a interpretar e disciplinar a execuo de leis, que disponham sobre matria sujeita ao seu exame. d) Incorreta a assertiva, porque o poder regulamentar do TCU restrito matria prpria do seu Regimento Interno, quanto ao funcionamento desse rgo. e) Incorreta a assertiva, porque o TCU no dispe de nenhum poder regulamentar. Pelo que foi exposto, podemos notar que a alternativa correta a letra a.

3 JURISDIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO Antes de vermos como a matria est disciplinada na LOTCU e no RITCU, acredito interessante trazer uma rpida definio do que seja jurisdio. O termo jurisdio vem do latim e a aglutinao de JURIS + DIO. O termo JURIS significa Direito e o termo DIO significa dizer, logo jurisdio significa dizer o direito. Dessa forma, quando dizemos que a jurisdio do Tribunal de Contas da Unio abrange as sociedades de economia mista, estamos dizendo que o TCU pode dizer o direito para aquelas sociedades. Alguns doutrinadores entendem que inapropriado dizer que o Tribunal de Contas da Unio possui jurisdio, pois, segundo eles, somente o Poder Judicirio pode www.pontodosconcursos.com.br 10

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE dizer o direito. Entendo que a posio desses doutrinadores muito radical. Ademais, considero que a discusso acerca da impropriedade ou no do termo refoge ao escopo desse nosso curso. A jurisdio do Tribunal de Contas da Unio tratada tanto na LOTCU como no RITCU por intermdio dos mesmos artigos: 4 e 5. Como o tema abordado de forma mais completa no RITCU, vamos direcionar o nosso estudo para o que est disciplinado nesse normativo. O art. 4 do RITCU apresenta a seguinte redao: Art. 4 O Tribunal de Contas da Unio tem jurisdio prpria e privativa, em todo o territrio nacional, sobre as pessoas e matrias sujeitas sua competncia. Desse dispositivo, chamo ateno para as expresses prpria e privativa e sobre as pessoas e matrias sujeitas sua competncia. Essas expresses analisadas de forma conjunta indicam que somente o Tribunal pode dizer o direito, em matrias de sua competncia, para as pessoas mencionadas no artigo anterior. Esse artigo ratifica o nosso posicionamento sobre a impossibilidade de o Poder Judicirio adentrar no mrito de questes afetas ao Tribunal de Contas da Unio. Outra informao decorrente desse dispositivo que a jurisdio do TCU s abrange as matrias sujeitas a sua competncia. Vejamos o seguinte exemplo: Determinado servidor pblico subtraiu de sua recepo R$ 50.000,00 em valetransportes. Por esse ato, o Tribunal de Contas da Unio poderia condenar o servidor ao ressarcimento do valor subtrado, juntamente com alguma sano prevista na LOTCU. Jamais o Tribunal poderia condenar o servidor pelo crime de peculato. Apesar de o ato do servidor poder ser tipificado como crime de peculato, somente o Poder Judicirio possui competncia para conden-lo pelo crime. A jurisdio, como j dissemos, a possibilidade de o Tribunal dizer o direito para determinadas pessoas, desde que esse direito se refira matria de sua competncia. Vamos ver, ento, quem so essas pessoas. A constituio, por meio do pargrafo nico do art. 70, estabelece o dever de prestar contas. O art. 71, inciso II, concedeu competncia para o Tribunal de Contas da Unio julgar as contas dos responsveis por recursos federais. Assim, para essas pessoas, o TCU poder dizer o direito que se refere ao julgamento das contas. Vejamos o que diz o inciso I do art. 5 do RITCU: Art. 5 A jurisdio do Tribunal abrange: www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE I qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria; O inciso II do art. 5 refere-se parte final do inciso II do art. 71 da CF, vejamos: Art. 71. (...) II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; Como o Tribunal tem competncia para julgar as contas das pessoas destacadas no inciso II do art. 71 da CF, sobre essas pessoas o TCU tambm possui jurisdio, ou seja, tambm pode dizer o direito. Vejamos o que dispe o inciso II do art. 5 do RITCU: II aqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao errio; O inciso III do art. 5 do RITCU apresenta a seguinte redao: III os dirigentes de empresas pblicas e sociedades de economia mista constitudas com recursos da Unio; O art. 71, inciso II, disciplina que o TCU vai julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta. Por isso, os dirigentes das empresas pblicas e sociedades de economia mista devem estar na jurisdio do TCU. Quanto s sociedades de economia mista, uma questo recorrente na sala de aula: pode ser instaurada tomada de contas especial contra o Banco do Brasil e demais sociedades de economia mista? Pelo disposto no inciso III do art. 5 do RITCU, no restam dvidas de que o Banco do Brasil, bem como as demais sociedades de economia mista esto sob a jurisdio do Tribunal de Contas da Unio e que devem prestar contas para o Tribunal. Com relao possibilidade de instaurao de tomada de contas especial, enxergo a questo da seguinte forma:

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Quando a sociedade de economia mista ou a empresa pblica est exercendo atividades comerciais da mesma forma que as demais empresas privadas, entendo que, nesse caso, no h que se falar em instaurao de tomada de contas especial. Como exemplo, vale a seguinte situao hipottica: Um gerente do Banco do Brasil, aps verificar todos os requisitos exigidos pelo Banco, concedeu emprstimo determinada pessoa que no veio a honrar o emprstimo concedido. Nesse caso, mesmo que haja prejuzo para o Banco, entendo que no o caso de instaurao de tomada de contas especial, uma vez que a concesso de emprstimo faz parte da atividade de qualquer banco. Agora, caso o gerente do Banco se apropriasse indevidamente de recursos do Banco, a sim seria o caso de instaurao de tomada de contas especial, pois, nesse caso, a atitude do gerente em nada se diferencia da atitude de um servidor pblico que se apropria da folha de pagamento de determinado ministrio. Recentemente, o tema foi objeto de deliberao no Supremo Tribunal Federal. No julgamento do MS 25092\DF, o Pretrio Excelso entendeu que o Tribunal de Contas da Unio, por fora do disposto no art. 71, II, da CF, tem competncia para proceder tomada de contas especial de administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos das entidades integrantes da administrao indireta, no importando se prestadoras de servio pblico ou exploradoras de atividade econmica. Passemos, agora, ao inciso IV do art. 5 do RITCU, o qual possui a seguinte redao: IV os dirigentes ou liqidantes das empresas encampadas ou sob interveno ou que, de qualquer modo, venham a integrar, provisria ou permanentemente, o patrimnio da Unio ou de outra entidade federal; Importante nesse inciso definir o que seja empresas encampadas ou que estejam sob interveno. A encampao instituto do Direito Administrativo e consiste na retomada pelo Poder Pblico de servio pblico que havia sido concedido, permitido ou autorizado a particular. Dessa forma, caso o poder pblico reverta a concesso de determinada empresa de nibus, vindo a prestar diretamente o servio de transporte com a utilizao dos nibus da empresa, estar havendo a encampao da referida empresa. A interveno ocorre quando o poder pblico, por qualquer motivo, assume a direo de determinada empresa privada. www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Os incisos V e VIII vm atender ao preconizado nos incisos V e VI do art. 71 da CF. O inciso VI do art. 5 se refere aos Servios Sociais autnomos. Dessa forma, esto sob a jurisdio do TCU: Sesi, Sesc, Senai, Senat, Senac etc. Como exemplo do inciso VII, podemos citar que o Comit Olmpico Brasileiro e o Comit Paraolmpico Brasileiro esto sujeitos fiscalizao do Tribunal de Contas da Unio por fora da Lei 9.615\1998. O inciso IX apresenta uma garantia aos herdeiros. Por esse dispositivo, os sucessores s precisam responder por eventuais dvidas herdadas at o limite do patrimnio transferido. O exemplo hipottico a seguir pode elucidar melhor o dispositivo: Joo foi condenado a devolver aos cofres da Unio a quantia de cem mil reais. Aps a condenao, Joo faleceu, deixando uma herana de 50 mil reais. Nesse caso, os herdeiros de Joo s vo precisar pagar a dvida at o valor do patrimnio transferido, ou seja, 50 mil reais. O Cespe, no ltimo concurso para o cargo de Analista de Controle Externo, apresentou a seguinte questo relacionada ao tema: Considere a seguinte situao hipottica. Assegurada a ampla defesa, o TCU julgou irregulares as contas de Bento, imputou-lhe dbito no valor de R$ 100 mil e aplicou-lhe multa proporcional ao dbito no valor de R$ 10 mil. Pouco tempo depois, Bento, nico responsvel, faleceu. Nessa situao, os valores correspondentes multa no mais devero ser cobrados, embora a quantia relativa ao dbito ainda possa ser cobrada, de modo a se promover o ressarcimento integral do dano. A banca considerou a assertiva correta. O entendimento da banca foi no sentido de que a multa consiste em penalidade, no podendo, por isso, passar da pessoa do condenado, consoante prev o inciso XLV do art. 5 da Constituio Federal. Passemos para o inciso X do art. 5 do RITCU. Esse dispositivo coloca sob a jurisdio do Tribunal de Contas da Unio os representantes da Unio ou do Poder Pblico Federal na assemblia geral das empresas estatais e sociedades annimas. Esses representantes, que tm o dever de defender os interesses da Unio, no caso de praticarem atos que possam vir a prejudicar o patrimnio das referidas sociedades, devem responder pelos danos causados, solidariamente com os membros dos conselho fiscal e de administrao. www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Antes de encerrarmos o tema, considero interessante tecer breves comentrios sobre os conselhos de profisses, com especial ateno para a Ordem dos Advogados do Brasil, e sobre as Organizaes Sociais. Com relao aos conselhos de profisso, com a declarao de

inconstitucionalidade de quase todo o artigo 58 da Lei 9.649\1998, o Supremo Tribunal Federal entendeu que os conselhos possuem natureza autrquica. pacfico tambm na jurisprudncia que os recursos cobrados pelos conselhos possuem natureza parafiscal. Assim sendo, fica claro que os conselhos de profisso esto na jurisdio do Tribunal de Contas da Unio. Hoje, por fora da faculdade oferecida pelo art. 6 da LOTCU, utilizando o seu poder regulamentador, o TCU, por meio da Instruo Normativa n. 42, dispensou os conselhos de prestarem contas anuais ao Tribunal. Apesar de estarem dispensados de prestar contas, os conselhos ainda continuam na jurisdio do TCU, razo pela qual podem ser fiscalizados pelo Tribunal.. Ento, caso algum apresente uma denncia versando sobre possveis irregularidades praticadas na administrao de um conselho qualquer, pode o Tribunal apurar a denncia e punir os responsveis. O TCU dispensou os conselhos de prestarem contas anuais baseado no princpio do custo\benefcio do controle, uma vez que quantidade de recursos pblicos geridos por essas autarquias muito pequena. Na prova de 2004, o Cespe apresentou a seguinte questo: Esto sujeitas fiscalizao do TCU as entidades de fiscalizao do exerccio profissional, que so autarquias e que cobram e dispem sobre contribuies parafiscais. A assertiva foi considerada correta pela banca. Quanto possibilidade de o TCU dispensar os seus jurisdicionados de prestarem contas, a matria encontra-se disciplinada no art. 6 do RITCU, o qual possui a seguinte redao: Art. 6 Esto sujeitas tomada de contas e, ressalvado o disposto no inciso XXXV do art. 5 da Constituio Federal, s por deciso do Tribunal de Contas da Unio podem ser liberadas dessa responsabilidade as pessoas indicadas nos incisos I a VI do art. 5 desta lei. Duas observaes com relao a esse dispositivo so necessrias.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE A primeira que somente podem ser dispensadas do dever de prestar contas as pessoas indicadas nos incisos I a VI do art. 5 da LOTCU. Os demais responsveis no podem ser dispensados. A segunda refere-se a quem pode dispensar desse dever. A parte que ressalva o disposto no inciso XXXV do art. 5 da Constituio Federal pode trazer certa confuso ao leitor mais desatento. O mencionado inciso estabelece que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Isso no quer dizer que o Poder Judicirio pode dispensar algum jurisdicionado do TCU do dever de prestar contas. A competncia daquele Poder dizer se a pessoa est ou no na jurisdio do Tribunal de Contas da Unio, mas, uma vez se encontrando na Jurisdio do TCU, somente a Corte de Contas pode dispens-lo do dever de prestar contas, caso a pessoa se encaixe entre os incisos I a VI do art. 5 da LOTCU. Na prova para o cargo de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio realizada pelo Cespe no ano de 2005, a questo foi abordada da seguinte forma: Nos termos da Lei n. 8.443/1992 (Lei Orgnica do TCU), o TCU tem jurisdio prpria e privativa, em todo o territrio nacional, sobre as pessoas e matrias sujeitas sua competncia e, somente por deciso do TCU, as pessoas abrangidas pela jurisdio do Tribunal podem ser liberadas da responsabilidade de prestar-lhe contas. A assertiva foi considerada incorreta, porque o Tribunal de Contas da Unio s pode liberar do dever de prestar contas as pessoas indicadas nos incisos I a VI do art. 5 da LOTCU. A Ordem dos Advogados do Brasil constitui exceo regra acima. Por deciso do Supremo Tribunal Federal, ratificada pelo Tribunal de Contas da Unio, no se encontra na jurisdio do TCU. Assim sendo, no prestam contas dos seus recursos e tambm no podem ser fiscalizadas. Por fim, interessante registrar que as organizaes sociais, ao assinarem contratos de gesto, passam a receber recursos pblicos, razo pela qual esto sujeitas a fiscalizao pelo Tribunal de Contas da Unio. Sobre o tema, trago as seguintes questes que j foram objeto de provas passadas: (ESAF 2000-ACE TCU) O Tribunal de Contas da Unio tem a sua jurisdio: a) restrita a rgos e entidades da Administrao Pblica Federal b) restrita aos responsveis por bens e valores pblicos www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE c) extensiva aos representantes da Unio nas Assemblias Gerais das entidades estatais d) extensiva aos dirigentes das empresas supranacionais de cujo capital a Unio participe e) restrita a agentes pblicos federais A alternativa correta a letra c, uma vez que se coaduna com o disposto no inciso X do art. 5 do RITCU. A alternativa d est incorreta, porque a jurisdio do Tribunal de Contas da Unio, em relao aos dirigentes das empresas supranacionais, se restringe aos responsveis pelas contas nacionais. Dessa forma, a jurisdio do TCU no abrange os dirigentes das empresas supranacionais que no sejam responsveis pelas contas nacionais. (Cespe 2004 - Procuarador do TCU) Os liquidantes de empresas sob interveno do poder pblico federal so nomeados pela autoridade competente para decretar a interveno; nesses casos, a pessoa do liquidante no est sujeita jurisdio do TCU, mas, sim, da autoridade que o nomeou, pois ser dela a responsabilidade pelos atos daquele. Uma vez que a assertiva est em confronto com o inciso IV do art. 5 do RITCU, ela est incorreta. Acabamos assim a nossa oitava aula. Hoje, tivemos a oportunidade de verificar algumas competncias dadas ao Tribunal de Contas da Unio por sua Lei Orgnica e por seu Regimento Interno. Demos especial ateno a questo das transferncias de recursos, oportunidade que vimos como se d a atuao do TCU na fiscalizao desses recursos. Em seguida, estudamos como se d a fiscalizao dos processos de desestatizao no mbito da Corte de Contas. Com relao a esse tema, considero que o assunto se encontra em bastante evidncia no Tribunal de Contas da Unio, razo pela qual no me surpreenderia se a prova subjetiva explorasse o assunto. Por fim, fizemos um breve comentrio acerca da expresso jurisdio e verificamos quais as pessoas esto na jurisdio do Tribunal de Contas da Unio. Na prxima aula, vamos estudar as espcies de processos que existem no TCU. At l e continuem estudando.

www.pontodosconcursos.com.br

17

You might also like

  • Aula 03
    Aula 03
    Document65 pages
    Aula 03
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 01
    Aula 01
    Document49 pages
    Aula 01
    murillomtoledo
    No ratings yet
  • Aula 05
    Aula 05
    Document183 pages
    Aula 05
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 04
    Aula 04
    Document103 pages
    Aula 04
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 00
    Aula 00
    Document21 pages
    Aula 00
    camone
    No ratings yet
  • Aula 02
    Aula 02
    Document81 pages
    Aula 02
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 06
    Aula 06
    Document56 pages
    Aula 06
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 02
    Aula 02
    Document114 pages
    Aula 02
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 01 PDF
    Aula 01 PDF
    Document72 pages
    Aula 01 PDF
    Leo Leo
    No ratings yet
  • Aula 01
    Aula 01
    Document102 pages
    Aula 01
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 04
    Aula 04
    Document66 pages
    Aula 04
    murillomtoledo
    No ratings yet
  • Aula Extra
    Aula Extra
    Document19 pages
    Aula Extra
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 05
    Aula 05
    Document72 pages
    Aula 05
    murillomtoledo
    No ratings yet
  • Aula 03
    Aula 03
    Document72 pages
    Aula 03
    murillomtoledo
    No ratings yet
  • Aula 00
    Aula 00
    Document35 pages
    Aula 00
    murillomtoledo
    No ratings yet
  • Aula 03
    Aula 03
    Document39 pages
    Aula 03
    alzirraime
    100% (2)
  • Aula 07
    Aula 07
    Document52 pages
    Aula 07
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 02
    Aula 02
    Document44 pages
    Aula 02
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 05
    Aula 05
    Document93 pages
    Aula 05
    murillomtoledo
    No ratings yet
  • Aula 06
    Aula 06
    Document24 pages
    Aula 06
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 09
    Aula 09
    Document25 pages
    Aula 09
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 10
    Aula 10
    Document46 pages
    Aula 10
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 08
    Aula 08
    Document85 pages
    Aula 08
    murillomtoledo
    No ratings yet
  • Aula 04
    Aula 04
    Document62 pages
    Aula 04
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 02
    Aula 02
    Document39 pages
    Aula 02
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 03
    Aula 03
    Document66 pages
    Aula 03
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 01
    Aula 01
    Document82 pages
    Aula 01
    alzirraime
    No ratings yet
  • Controle Aula 10
    Controle Aula 10
    Document16 pages
    Controle Aula 10
    alzirraime
    No ratings yet
  • Aula 00
    Aula 00
    Document23 pages
    Aula 00
    alzirraime
    No ratings yet
  • TCU TCE - Apostila Controle Externo Aula 9
    TCU TCE - Apostila Controle Externo Aula 9
    Document20 pages
    TCU TCE - Apostila Controle Externo Aula 9
    Pedro Paulo Soares Rosa
    No ratings yet