You are on page 1of 5

O Perneo Feminino

O objetivo deste material informativo, organizado em perguntas e respostas, esclarecer as dvidas mais comuns que envolvem o perneo feminino. O Perneo uma regio que no pode ser negligenciada, deve ser bem cuidada e valorizada por ns mulheres.

Se fossemos compar-la a uma flor, escolheramos a orqudea por ser delicada, sensvel e diferente.

O que Perneo?
uma regio do corpo humano onde se encontram os genitais e um conjunto de msculos denominados Assoalho Plvico. Como o nome sugere, como se fosse o cho da bacia, que se estende do pbis ao cccix. E este assoalho passagem para o canal da vagina, da uretra (canal que elimina a urina) e do nus.

Quais as funes do Assoalho Plvico?


Sustentar o peso dos rgos abdominais (tero, intestino, reto bexiga e outros); Controlar a sada da urina, das fezes e dos flatos (chamamos de funo de esfncter); Atuar na relao sexual; Compor o canal de parto.

Tanto o homem quanto a mulher possuem essa musculatura, mas a mulher est mais suscetvel s disfues que podem acometer esta estrutura.

Porque o nmero de mulheres com disfunes do Assoalho Plvico so maiores?


Por uma questo anatmica: o perneo do homem possui duas estruturas (uretra e nus), e s uma delas o perfura. J a mulher possui trs estruturas que perfuram o seu perneo (uretra, vagina e nus). Estes trs orifcios, por serem prximos tornam a musculatura da mulher naturalmente mais frgil. Alm das causas citadas acima, a gestao tambm um fator que pode ocasionar fadiga nessa musculatura devido sobrecarga que o perneo suporta durante o perodo gestacional; as mudanas posturais naturais da gestao tambm contribuem para a fraqueza muscular do perneo. Vale ressaltar que independe da via de parto, normal ou cesrea.

Outro aspecto a ser considerado a constipao intestinal (intestino preso). No caso de uma mulher que tem o intestino preso h anos sabemos que a fora necessria para evacuar tambm gera sobrecarga sobre o perneo. As estatsticas mostram que as mulheres so mais acometidas pela constipao intestinal do que os homens, o que contribui para explicar a prevalncia da fraqueza do Assoalho Plvico em mulheres.

Que problemas podem atingir o Perneo, quais as queixas das mulheres?


Os mais comuns so: dificuldade de segurar a urina quando a bexiga est cheia; perda de urina aos pequenos e grandes esforos (espirro, tosse, saltos, risadas, ao pegar um peso, caminhando, ao praticar um esporte); perda de urina na relao sexual; dificuldade de sentir o atrito entre o pnis e a vagina na relao sexual; dificuldades e dor na hora da penetrao.

Em outros casos: cistocele (queda da bexiga); uretrocele (queda da uretra); retocele (queda do reto)

O que pode causar disfunes no Perneo?


O fator central a fraqueza muscular, ou seja, a dificuldade de contrair e/ou manter a contrao dos msculos, diminuindo assim sua capacidade funcional.

E o que pode contribuir com a fraqueza muscular do perneo?


Idade; menopausa (alteraes hormonais) ou retirada ovrios, que provoca menopausa cirrgica; constipao intestinal; trauma psicolgico ou fsico; gestao; nmero de gestaes; exerccios (esportes) de impacto. dos

O que podemos fazer para aumentar e/ou melhorar a fora muscular do perneo?
Exerccios Perineais, como por exemplo, exerccios de kegel. Vale ainda ressaltar que um recurso que tem auxiliado as mulheres a Reeducao Perineal, que engloba um conjunto de tcnicas fisioteraputicas com objetivo de melhorar a percepo e o controle do perneo. A reeducao perineal recente e pouco conhecida no Brasil, mas vem auxiliando as mulheres na preveno e tratamento dessas disfunes. Este tratamento no se limita ao assoalho plvico, mas atua globalmente envolvendo a postura, a respirao, a conscientizao corporal, a contrao e o relaxamento da musculatura em questo, e ajuda na escolha por novos hbitos no dia-a-dia, a fim de potencializar e estimular as funes perineais. O Tratamento de Reeducao Perineal realizado pelo fisioterapeuta e so utilizados aparelhos especficos alm das tcnicas fisioteraputicas, as sesses so individuais e duram cerca de 40 a 50 minutos. O nmero de sesses varivel, pois depende da necessidade e da evoluo de cada mulher. Em nossa cultura no se d muita ateno quando o assunto o perneo, muitas vezes por vergonha ou falta de informao adequada. O sucesso do tratamento depende do conhecimento da mulher acerca do seu corpo, por isso muito importante que a mulher explore seu perneo, se informe sobre seu funcionamento e assim entre em contato mais ntimo com seu corpo. Sem dvida, dessa forma, os resultados do tratamento sero mais satisfatrios.

Reeducao Perineal igual ao pompoar?


No. Reeducao Perineal, um tratamento para aumentar a fora e o controle dos msculos perineais, utilizando aparelhos e tcnicas fisioterpicas. Pompoarismo o ato de praticar o pompoar que so movimentos realizados com a vagina durante a relao sexual. uma tcnica oriental que ajuda a aumentar o prazer sexual. Algumas mulheres orientais por questes culturais treinam essa musculatura para o ato sexual desde a infncia, devido a tal treino elas conseguem realizar as manobras de pompoarismo, mais facilmente. Em nossa cultura comum as mulheres no terem um contato to ntimo com a genitlia por isso que aps o tratamento de Reeducao Perineal, que objetiva aumentar a fora muscular e melhorar o controle dos msculos perineais, orientado e ensinado s mulheres, algumas das tcnicas do pompoar para que elas realizem sozinhas e com seu parceiro a fim de contribuir para manter um bom tnus destes msculos e a sade plvica feminina.

Autoras:

Priscila Valentim (Fisioterapeuta CREFITO 98467- F) e Carolina Oliveira (Fisioterapeuta CREFITO 20741 LTF)

You might also like