You are on page 1of 20

A paisagem cultural como novo paradigma para a proteo: a experincia do Vale do Ribeira-SP

Flvia Brito do Nascimento* Simone Scifoni**

Resumo Fruto das experincias desenvolvidas pela Unesco desde 1992 e das proposies estabelecidas na Conveno Europeia da Paisagem, o tema das paisagens culturais coloca-se na atualidade como uma forma inovadora de conceber a proteo e a gesto do patrimnio cultural. Em primeiro lugar porque permite superar a dicotomia at hoje presente na atuao dos rgos pblicos de preservao, no que diz respeito ao tratamento entre o patrimnio material e imaterial, entre o natural e o cultural, entendendo-os como um conjunto no qual os seus diferentes significados se articulam num todo vivo e dinmico. Por outro lado, a forma como tm sido desenvolvidas as primeiras experincias na esfera pblica patrimonial em territrio nacional mostra outra faceta igualmente interessante na atuao em paisagem cultural: a compreenso de que a proteo e a gesto deste patrimnio devem ser feitas com a participao das populaes moradoras, por meio do envolvimento e da valorizao dos saberes locais. Este artigo procura refletir sobre a aplicao deste novo modelo de proteo do patrimnio cultural que vem sendo desenvolvida no estado de So Paulo pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan), na regio do Vale do Ribeira de Iguape, buscando mostrar o caminho terico-metodolgico adotado no estudo e de que forma foram sendo construdas a pesquisa cientfica e nova forma de atuao e insero local.

Palavras-chave: Paisagem cultural. Patrimnio cultural. Vale do Ribeira, SP, Brasil.

Cultural landscapes as a new preservation paradigma: the Ribeira Valley (SP) experience

Abstract

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

29

As argued by Unesco since 1992 and by the Europeean Convention, cultural landscapes is, nowadays, a new way of dealing with cultural heritage and its management. First of all, because it aims overcoming the false dichotomy between material and immaterial heritage frequently existent in public policies, and by understanding natural and cultural as unites, vividly articulated. In other hand, to protect and manage the areas with cultural landscapes concepts is necessary evolves considering local knowledge. This paper aims discussing the application of cultural heritage concepts in the State of So Paulo, particularly in the Ribeira Valley, presenting theoretical and methodological concepts paths.

Key-words: Cultural landscapes. Cultural heritage. Ribeira Valley, SP, Brazil.

1 Paisagem cultural: conceituao e mtodo H uma longa discusso sobre o conceito de paisagem cultural, oriunda, de um lado, da produo acadmica, sobretudo na cincia geogrfica, e, por outro lado, da experincia internacional a partir dos trabalhos da Unesco e da Conveno Europeia da Paisagem (RIBEIRO, 2007). Estes trabalhos somam-se a iniciativas mais recentes levadas a termo pelo Iphan, de elaborao de normatizaes visando traar uma linha de atuao no interior das polticas pblicas para o patrimnio. Para explicitar os caminhos tericos adotados no estudo sobre a paisagem cultural do Vale do Ribeira alguns elementos essenciais desta discusso sero aqui apresentados.

Apesar da proteo da paisagem no Brasil estar prevista, desde a edio do decreto-lei federal no 25, de 1937, no mbito do Iphan (1) a renovao das prticas possibilitou colocar a paisagem cultural como novo mecanismo de proteo do patrimnio, a partir da regulamentao estabelecida pela recente Portaria no 127, de 30/04/2009 (2).

Ao optarmos pelo Vale do Ribeira como uma rea de pesquisa e atuao profissional no mbito do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional o enfoque da paisagem cultural mostrou-se o mais pertinente para tratar as questes do patrimnio cultural na regio, j que possibilitou um olhar a partir do territrio
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 30

pressupondo o reconhecimento das relaes singulares entre os grupos sociais e a natureza.

Os documentos produzidos pelo Iphan que regulamentam e orientam as aes no que diz respeito Paisagem Cultural (3), conceituam-na como uma poro do territrio com caractersticas peculiares, produto de relaes que os grupos sociais estabelecem com a natureza, relaes essas que podem aparecer fisicamente, sob a forma de marcas, e/ou por meio de valores que lhe so atribudos socialmente. O carter peculiar ou especial, prprio de algum lugar, o elemento essencial que faz com que uma determinada paisagem possa ser reconhecida como de importncia cultural e, portanto, passvel de mecanismos pblicos de proteo. O peculiar , assim, o que d uma identidade, capaz de diferenci-la num contexto espacial mais amplo. O que lhe confere uma dada identidade pode ser, em um primeiro plano, resultado de marcas inscritas no espao ou de formas reconhecveis e delimitveis, as quais compem uma unidade orgnica (RIBEIRO, 2007).

No que diz respeito a essa morfologia da paisagem, as marcas inscritas aparecem como produto de diferentes momentos histricos que se cristalizam no espao geogrfico, so formas-objeto ou rugosidades (SANTOS, 1978, 2004). Para esse autor, as rugosidades nos permitem entender combinaes particulares do trabalho, da tcnica e do capital. So testemunhos de um momento do modo de produo e de um momento do mundo, pois a paisagem o resultado de uma acumulao de tempos (SANTOS, 2004, p. 54). Estas formas-objeto so, segundo o autor, tempo passado cristalizado no espao, mas so, tambm, tempo presente, pois abrigam uma nova essncia ao participar da vida atual como formas indispensveis reproduo social.

Considerando os aspectos relativos morfologia da paisagem, cabe destacar que as marcas traduzem diferentes temporalidades, no somente o tempo da histria humana, mas tambm, o tempo da natureza. A paisagem sempre uma herana, de um lado de processos naturais milenares e, de outro, herana do trabalho humano que produziu diferentes formas de apropriao social da natureza (ABSBER, 2003). Herana de processos naturais que apresentam uma outra temporalidade, pois so fruto de dinmicas de longa durao que modelaram o relevo, definiram os
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 31

caminhos preferenciais para as guas dos rios, formaram camadas de solo e determinaram a evoluo dos quadros biolgicos, constituindo uma base material, a matria-prima para a ao cultural. [...] um patrimnio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como territrio de atuao de suas comunidades (op.cit., p.9).

A paisagem traz, portanto, a marca das diferentes temporalidades desta relao sociedade-natureza, aparecendo, assim, como produto de uma construo que social e histrica e que se d a partir de um suporte material, a natureza. A natureza matria-prima a partir da qual as sociedades produzem a sua realidade imediata, atravs de acrscimos e transformaes a essa base material. A paisagem como produto do trabalho humano no significa a eliminao dos traos da natureza, os quais se encontram sempre ali presentes, embora, algumas vezes, imperceptveis.

Nesse sentido, a perspectiva da paisagem cultural implica em que se identifique as relaes estabelecidas, nos vrios momentos histricos, entre as comunidades locais e a natureza, considerada matria-prima para a apropriao social. Estas relaes entre comunidade-natureza explicam como se deu a produo dos objetos materiais (cidades, edificaes, campos de cultivo) e da vida imaterial (festividades, lendas, tradies, crenas, elementos simblicos, memria coletiva).

Em um segundo plano de anlise, possvel afirmar que a identidade da paisagem pode ser dada no somente pela forma, mas tambm pela maneira como as populaes a apreendem, ou seja, pela ideia de pertencimento, conforme estabelece a Conveno Europeia de Paisagem (4). Outra vertente de discusso no pensamento acadmico entende que a paisagem no somente o visvel, ela incorpora valores humanos e pode ser interpretada a partir de seu contedo simblico ou da relao ntima e afetiva que os grupos sociais estabelecem com os lugares onde a vida humana se reproduz (RIBEIRO, 2007). Neste plano, o que d identificao a uma determinada paisagem pode no corresponder somente unidade orgnica das formas, mas tambm o significado de fazer parte daquele lugar.

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

32

importante lembrar, ainda, que a paisagem no simples adio ou somatria de elementos ou formas, ela antes, resultado de uma combinao dinmica, um sistema de relaes que so naturais ou ecolgicas e humanas (sociais, polticas e econmicas), que mantm articulados vrios pontos e lugares em um territrio (BERTRAND, 1972, 1978).

Segundo esse autor, estudar a paisagem , antes de tudo, um problema de mtodo que envolve pensar de forma integrada as seguintes questes: - noo de escala: como definir o recorte territorial da paisagem a partir da sua unidade orgnica? Isso implica em fenmenos de escala local ou regional? Como definir a escala do processo? - a cartografia da paisagem deve partir da compreenso de que toda delimitao arbitrria se considerarmos o carter fluido e descontnuo dos fenmenos. A cartografia da paisagem coloca a necessidade de generalizaes e de busca dos processos dominantes e/ou hegemnicos e de suas rupturas; - questes que envolvem a classificao ou a taxonomia da paisagem: implica em pensar o processo-chave que define uma dinmica em comum, que d a unidade orgnica, uma combinao local e nica de fatores. No entanto preciso considerar que h especificidades internas que definem subunidades menores, porm articuladas ao todo por relaes espaciais e temporais.

Segundo critrios da Unesco (5), a delimitao da paisagem cultural deve levar em conta, ainda, o fato de que a extenso e o limite devem garantir a sua funcionalidade e inteligibilidade. Nesse sentido, a delimitao da paisagem no precisaria necessariamente abarcar a totalidade, podendo constituir-se a partir de um recorte do todo que seja ilustrativo e representativo das qualidades e carter do conjunto.

2 O Vale do Ribeira e a Paisagem Cultural O Vale do Ribeira corresponde a um conjunto de terras banhadas por rios da bacia hidrogrfica do Rio Ribeira de Iguape, que compreende 23 municpios localizados no estado de So Paulo, alm de outros no Paran. (6) Trata-se de uma paisagem singular que rene a um mesmo tempo e, de maneira articulada, vrias dimenses do chamado patrimnio cultural: edificaes, bens naturais, manifestaes culturais imateriais e stios arqueolgicos.
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 33

Por entre os ltimos remanescentes de florestas nativas biodiversas que recobrem a topografia acidentada da Serra do Mar e a maior plancie sedimentar litornea paulista (a baixada do Ribeira), nasceram e floresceram ncleos urbanos ligados aos primrdios da explorao colonial do ouro ou monocultura comercial de arroz do Brasil Imprio, como as cidades de Iguape, Iporanga e Cananeia. Formaram-se ali, tambm, ncleos de colonizao estrangeira que testemunham as primeiras experincias de imigrao japonesa no Brasil, cujos vestgios materiais encontramse, ainda hoje, dispersos em rea rural dos municpios de Iguape e Registro.

A natureza forneceu os recursos necessrios produo da vida material: seja o ouro de lavagem somente encontrado serra acima, em terrenos cristalinos e junto s nascentes do Rio Ribeira de Iguape; as terras planas e encharcadas, ambiente propcio para a monocultura do arroz; e o prprio Rio Ribeira de Iguape, principal avenida fluvial por onde circulava toda a vida material e social da regio. Sendo assim, a construo das cidades e o seu patrimnio edificado testemunham a relao histrica de apropriao humana das condies naturais presentes.

A formao da diversidade cultural existente na regio guarda, tambm, uma ligao estreita com a natureza. Os modos de vida e as manifestaes culturais dos diferentes grupos sejam eles ribeirinhos, quilombolas, caiaras, colonos

estrangeiros, comunidades rurais ou urbanas, aparecem como o resultado da forma como eles aprenderam a se relacionar com os recursos naturais existentes, provedores da vida: da cermica e cestaria tpica, s celebraes que tm no rio o principal protagonista como o Tooro Nagashi, em Registro, quando so jogados no Rio Ribeira rplicas de barcos iluminados em memria das almas dos afogados, ou a Festa de Nossa Senhora do Livramento, em Iporanga, uma procisso aqutica que segue o rio. A natureza marca, ainda, o cotidiano das comunidades ribeirinhas e caiaras que tem nas guas o seu principal meio de vida e circulao: o tempo da lua, das chuvas, das mars.

A paisagem cultural do Vale do Ribeira representa, assim, a ntima relao estabelecida entre os vrios grupos sociais ali presentes com a natureza, relao que explica como se deu a produo dos objetos materiais e da vida imaterial. O fio
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 34

condutor para a compreenso das relaes entre comunidades e natureza o prprio Rio Ribeira do Iguape por seu importante papel na construo da identidade e da histria regional: vincula-se trajetria da ocupao do territrio paulista, tendo servido de elemento aglutinador das cidades, eixo de ligao entre o litoral e o planalto, principal via de comunicao e fonte de recursos para a economia regional.

Seja com a explorao aurfera no perodo colonial ou a agricultura comercial do arroz no Brasil Imprio, o Rio Ribeira viabilizou no somente a exportao de produtos e a circulao de mercadorias, como tambm transportou pessoas, sonhos, esperanas de uma vida melhor, difundiu notcias, hbitos e manifestaes culturais. Uma vida social estreitamente ligada ao rio e s possibilidades conferidas pela navegao fluvial, que marcaram festividades, celebraes, imprimiram significados simblicos para determinados pontos que se tornaram referncias: a barra de alguns rios, os encontros das guas, os portos fluviais, os lugares de naufrgio de antigos vapores ou a cachoeira temida pelos canoeiros.

O estudo parte, assim, da ideia do Rio Ribeira de Iguape como elemento de mediao na construo da identidade, da cultura e da histria regional. Uma relao que (re)significada no tempo, ultrapassando o sentido inicial de meio de vida, de transporte e comunicao para tornar-se, contemporaneamente, o elemento entorno do qual se funda a memria coletiva regional. O Ribeira de Iguape constitui uma espcie de corredor cultural, onde transitaram e intercambiaram-se

mercadorias, objetos e valores materiais, mas tambm, modos de vida, tradies, tcnicas, conhecimentos, informaes. Um corredor que conectou fluxos imateriais e materiais indispensveis produo social.

3 A paisagem como acumulao desigual de tempos Muito antes da chegada do colonizador europeu vivia na regio uma populao de canoeiros, cuja base da alimentao era a pesca e coleta de mariscos, sendo o rio a ligao entre os grupos do planalto e do litoral. Trata-se, assim, de um primeiro momento na compreenso histrica da paisagem que tem seu registro marcado na grande quantidade de stios arqueolgicos encontrados na regio e que testemunham a sequncia de ocupaes pr-histricas, estudadas desde o incio do sculo passado em trabalhos pioneiros (KRONE, 1914).
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 35

Os stios arqueolgicos revelam uma complexidade de situaes ainda no totalmente desvendadas e com lacunas do ponto de vista cronolgico: sambaquis costeiros com uma grande quantidade de sepultamentos que sugerem uma densidade demogrfica considervel e uma complexidade social muito superior ao anteriormente imaginado; sambaquis fluviais mais antigos que os costeiros e com semelhante indstria ltica, predominantemente polida e que problematizam questes sobre a relao entre os povos da costa e do interior; stios arqueolgicos da Tradio Umbu, relativo a grupos de caadores-coletores com prticas incipientes de agricultura e com material ltico de grande apuro tcnico como a ponta de flecha; stios cermicos da Tradio Itarar, grupo que j praticava a agricultura.

As heranas deixadas por estas populaes resultaram em um potencial arqueolgico extremamente elevado, mas que sofreu grandes perdas desde o incio da colonizao por servirem de fonte de explorao de cal para as construes. So evidncias de uma ocupao pretrita que deixou traos tnues na paisagem que o europeu conheceu a sua chegada.

O segundo momento na histria da paisagem do Vale aparece com a minerao ocupando, desde o incio do sculo 16, o papel de principal atividade econmica. A descoberta de ouro nas Serras de Paranapiacaba e do Cadeado (Cananeia), incentivou um intenso processo de ocupao do interior, determinando posio de destaque regio na economia colonial. As incurses para o serto aumentaram, tendo como principal via o rio Ribeira, que estabeleceu uma ponte entre as cidades do alto da serra, onde se encontrava o ouro de aluvio, e os portos no litoral, por onde este era exportado. Surgiram, deste modo, sob a influncia do chamado ciclo paulista do ouro, os povoados de Iporanga, Apia, Registro e Eldorado, formados a partir de antigos arraiais de garimpo. Ao longo do percurso pelo Rio Ribeira de Iguape, por onde canoas transportavam o ouro de aluvio, instalaram-se portos fluviais, como os de Registro e Porto da Ribeira, em Iguape, que escoavam a produo que vinha serra acima, recolhendo os impostos Coroa Portuguesa. Ligados estrategicamente ao rio Ribeira, via de ligao natural, encontravam-se

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

36

estradas de terra de carter complementar, que respondiam pelo trnsito de tropas de muares.

Fatores como a condio abrigada das intempries costeiras e a presena de guas calmas no Mar Pequeno incentivaram a instalao dos portos martimos de Cananeia e Iguape e, consequentemente, o crescimento destas vilas. Heranas deste momento encontram-se materializadas na paisagem dessas cidades, seja no traado das ruas, quarteires e praas que remetem ao urbanismo colonial portugus, nos antigos portos que reaparecem aps as escavaes arqueolgicas, ou no casario que permanece.

O esgotamento das jazidas aurferas na regio proporcionou uma fase de decadncia, superada, no incio do sculo 19, pela monocultura comercial do arroz que tomou grandes propores e reascendeu a importncia das terras cortadas pelo Ribeira, constituindo terceiro momento da constituio da paisagem.

A febre do arroz deu-se ao longo do sculo 19 quando a produo para exportao atingiu seus valores mximos, colocando Iguape na liderana da economia regional. Exigiu a modernizao do sistema de navegao martimo e fluvial: novos cais de pedra nos portos, embarcaes a vapor e a grande obra que acabou por selar o futuro de Iguape: a abertura de um canal artificial ligando o antigo Porto Fluvial da Ribeira ao Mar Pequeno, o chamado Valo Grande. O objetivo era reduzir o tempo gasto no transporte do arroz at o porto martimo, no entanto, o solapamento constante das margens foi responsvel pelo assoreamento do Mar Pequeno, interferindo nas condies porturias de Iguape e gerando a sua decadncia.

No auge da monocultura do arroz, base do trabalho escravo, demandou-se na regio crescente ampliao da mo-de-obra e, mais tarde, a formao de quilombos, a partir da decadncia do cultivo, em fins deste mesmo sculo. As runas das fazendas distribudas na extensa zona rural desta vasta regio, o casario urbano dos ncleos de Iguape, Iporanga e Cananeia, o Canal do Valo Grande, a populao quilombola e seu modo de vida so alguns dos testemunhos presentes na paisagem deste momento de riqueza e auge, mas tambm do papel da regio na economia do Brasil Imprio.
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 37

No incio do sculo 20, polticas oficiais de ocupao do territrio promoveram no Vale do Ribeira as primeiras iniciativas de implantao de ncleos de colonizao japonesa no pas. As reas drenadas do Rio Ribeira de Iguape foram fundamentais aos empreendimentos de colonizao imigrante, como os da empresa KKKK que cultivou produtos com estreita ligao cultural como o arroz, ch e junco, tambm escoados pelo Porto ao longo do Ribeira, configurando, desta maneira, mais um momento na histria desta paisagem cultural. Ainda hoje esto presentes, dispersos na zona rural de Registro e Iguape, vrios remanescentes da arquitetura destes colonos. So casas de moradia, fbricas de ch, igrejas e armazns para processamento de arroz que evidenciam o contato do imigrante com as condies da nova terra e o processo de (re)significao dos universos. Estas construes associam a tcnica e a esttica prprias da cultura oriental com as adaptaes necessrias ao ambiente tropical.

Mas as marcas desta imigrao ainda esto presentes na paisagem nos campos de cultivo do ch e junco, dois produtos trazidos pelos imigrantes e que foram fundamentais reproduo social do grupo. O ch conforma uma paisagem nica e tpica em Registro (PETRONE, 1966). Os chazais foram plantados nos terrenos das colinas suaves, ficando, deste modo, ao abrigo das cheias dos rios. Em geral o ch plantado seguindo as curvas de nvel, garantindo proteo ao solo, j que com o seu crescimento, as mudas se unem formando uma cobertura arbustiva densa, fechada e homognea. A beleza da paisagem do ch em Registro produto deste conjunto de fatores: de um lado, o stio fsico propcio e, de outro, a forma como as lavouras foram dispostas.

J o junco ocupa os vales de fundo plano que separam as colinas. Sua textura e altura tambm uniformes formam uma espcie de tapete verde nos fundos de vale encharcados. Ambos os produtos foram trazidos por imigrantes japoneses que poderiam ter se tornado os nicos produtores em toda a regio, monopolizando a oferta. No entanto optaram por distribuir mudas entre seus conterrneos, tornando a regio a maior produtora nacional destes tipos de produtos. Ao se disseminar as plantas entre outros agricultores japoneses da regio, as mudas tornaram-se smbolo do esprito de cooperao e do sentido coletivo que envolvia cotidianamente
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 38

a vida daqueles imigrantes japoneses, assentados sob o domnio da tropicalidade no sudeste brasileiro e marcaram definitivamente a paisagem cultural do vale.

O momento mais recente da paisagem se constituiu a partir de meados de 1950, quando a regio passou por um processo de estagnao econmica, no conseguindo competir com as demais regies do Estado pela diferena de suas condies. Em geral pelo seu carter de imensa rea rural, marcada por uma agricultura de pequenos proprietrios, com produo de alimentos para mercado interno, ausente de iniciativas de industrializao, ao contrrio do que ocorria com o restante do estado. Comeou a se configurar a ideia de uma regio margem do imprio do caf, parte do processo de desenvolvimento rural e urbano que estava se dando no estado de So Paulo (PETRONE, 1966). Nem mesmo o cultivo da banana, que se tornou o carro-chefe da economia da regio, foi suficiente para reverter essa condio, a qual, por outro lado, resultou na conservao de grande extenso de vegetao nativa remanescente.

Essa paisagem encantou o escritor Albert Camus, quando esteve em viagem pelo Brasil, em 1949. Convidado para conhecer a festa do Bom Jesus de Iguape, percorreu a regio, juntamente com Oswald de Andrade e uma comitiva, em agosto daquele ano ele, relatando em Dirio de Viagem a seguinte impresso:
Samos finalmente, para o ar livre e chegamos a uma cidadezinha, onde um grande rio nos obriga a parar. Sinais luminosos na outra margem, e vemos chegar uma grande barcaa, do mais antigo sistema possvel, movida por meio de um cabo estendido entre as duas margens do rio e conduzida por mulatos de chapu de palha. Embarcamos, e a barcaa deriva lentamente sobre o rio Ribeira. O rio largo e corre suavemente em direo ao mar e noite. Nas duas margens, uma floresta ainda densa. No cu mido, estrelas brumosas. Calam-se todos a bordo. O silncio absoluto deste momento s perturbado pela batida da gua do rio na barcaa. frente, olho o rio descer, a estranheza, no entanto familiar, deste cenrio. (CAMUS, 2004, p. 102).

A presena desta vegetao remanescente resultou, principalmente a partir dos anos 1980, na criao de inmeras reas naturais protegidas e pela definio de um novo papel da regio no conjunto do estado: o de conservao da biodiversidade, marcando contemporaneamente um momento da paisagem cultural. Neste novo

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

39

cenrio, o Rio Ribeira deixa de ser somente meio de vida e de transporte, para reforar seu papel de esteio da memria coletiva da regio, o que pode ser evidenciado na histrica luta da sociedade civil em torno de sua preservao frente aos projetos de construo de barragens para aproveitamento hidreltrico.

4 A construo da proposta para proteo da Paisagem Cultural Do ponto de vista metodolgico, inicialmente foram realizadas uma srie de levantamentos de campo que permitiram o conhecimento do rico potencial patrimonial do Vale do Ribeira de Iguape acima descrito. Em paralelo foram travados contatos com entidades e instituies locais, de modo a conhecer as expectativas e demandas na rea do patrimnio cultural, bem como os projetos em andamento. Tais aes foram feitas tendo vista as diretrizes da Chancela da Paisagem Cultural, que segundo o artigo 3o da Portaria no 127, parte do reconhecimento do carter dinmico da cultura e de uma realidade que convive com transformaes, no cabendo, portanto, a ideia de congelamento no tempo. Quando se trata da proteo da paisagem, essas transformaes devem compatibilizar-se com formas de desenvolvimento social e econmico sustentveis, de maneira a garantir a preservao e valorizao do patrimnio cultural.

Para proporcionar a eficcia na proteo desse patrimnio cultural, levando-se em conta a sua dimenso como recorte do territrio, a chancela da paisagem cultural demanda o estabelecimento de um pacto a ser firmado entre o poder pblico e a sociedade. O pacto constitui-se a partir de um processo de envolvimento e de interlocuo nas localidades, junto queles parceiros preferenciais interessados em sua concretizao, buscando a formulao de uma proposta de proteo.

Visando a construo deste pacto, de 2007 a 2009 foram feitos contatos, conversas e reunies tcnicas com diversas instituies governamentais atuantes no Vale do Ribeira em mbito federal, estadual e municipal, com as organizaes nogovernamentais, movimentos sociais, associaes de moradores, sindicatos, cooperativas, universidades, entre outros setores. Dentre estas aes que buscaram a interlocuo local destacam-se: a realizao de um encontro de trabalho para discusso de um planejamento estratgico conjunto para a proteo do patrimnio, envolvendo as diversas esferas; oficinas de educao patrimonial objetivando a
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 40

participao social na identificao dos patrimnios a serem protegidos com respectiva produo de material a partir deste olhar local; organizao e abertura de uma Casa do Patrimnio em Iguape pela Superintendncia Regional do Iphan em So Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape, como um espao de dilogo constante com as comunidades e de fomento pesquisa e reflexo sobre a temtica; reunies com movimento social para elaborao conjunta de uma proposta de proteo. Destas discusses foi definido um conjunto de critrios para delimitao da paisagem cultural do Vale do Ribeira de Iguape na sua poro paulista e proteo dessa paisagem cultural, os quais so apresentados a seguir. (Figura 1)

Como critrio essencial para a definio dos limites da paisagem adotou-se o princpio de que a parte pode representar o todo, ou seja, de que no necessariamente preciso incluir um vasto territrio entendido como a totalidade dos processos, sendo que um recorte deste espao pode ilustrar as relaes histricas estabelecidas pelos grupos sociais na apropriao da natureza. Tal critrio baseia-se fundamentalmente na preocupao em garantir uma operacionalidade

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

41

para a gesto do territrio protegido, cuja extenso pode, por vezes, comprometer o objetivo maior da proteo do patrimnio.

Alm disso, ressalta-se o fato de que, a regio foi objeto, ao longo dos anos, de instituio de uma diversidade de categorias de reas naturais protegidas, federais, estaduais e inclusive, internacionais, que j garantem atribuio de valor natureza e, portanto, proteo legal. O que ficou fora desta proteo foi justamente o que agora objeto da abordagem da paisagem cultural, ou seja, aquilo tudo que ilustra a relao histrica entre sociedade e natureza. Portanto, h de se observar que a proposta de permetro abrange em parte, algumas reas j protegidas e, em parte, outras que ainda no o so.

Neste caso, o recorte no a somatria de elementos, mas ao contrrio, ele busca ilustrar e representar a riqueza e a diversidade do todo a partir das relaes estabelecidas entre as partes. O recorte buscou garantir, tambm, a funcionalidade, a inteligibilidade e a possibilidade de leitura articulada do todo. Neste sentido, as conexes se fazem a partir do eixo central da abordagem da paisagem cultural, ou seja, pelo Rio Ribeira de Iguape.

Compreende-se a paisagem cultural no como uma somatria de objetos, lugares ou pontos do espao, mas como um sistema de relaes que mantm conectados os lugares do territrio a partir de aspectos que so estticos, histricos, espaciais, simblicos, funcionais e ambientais (RIBEIRO, 2007). As relaes permitem entender a paisagem como um todo orgnico que deve ser gerenciado, portanto, como uma unidade.

Adotando-se o critrio do Rio Ribeira de Iguape como o elemento de conexo, a delimitao do permetro seguiu a ideia de uma paisagem linear ou paisagemcorredor, como expresso de uma rede cultural tecida, historicamente, ao longo de um eixo principal de comunicao e transporte. (Figura 2)

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

42

Neste sentido o limite da paisagem cultural inicia no ponto de entrada do Rio Ribeira em territrio paulista (j que as nascentes so no Estado do Paran) e termina junto a sua foz, no oceano, acompanhando uma faixa de dois quilmetros de cada lado da margem. A definio desta faixa procurou incorporar as cumeadas dos morros e serras que delimitam as vertentes que formam a feio do vale, propriamente dito, que conformam o que se pode dizer de uma paisagem fluvial. Nos seus trechos em que a plancie se abre e forma-se uma vrzea ampla e baixa, no havendo encostas prximas a definir o vale, o limite de dois quilmetros buscou incluir aquelas feies articuladas a sua dinmica milenar e que contam a sua histria, ou seja, as lagoas marginais e antigos meandros do rio. Alm disso, tendo em vista a funcionalidade, inteligibilidade e a possibilidade de leitura articulada da paisagem, sugeriu-se ampliar a faixa de proteo dos dois quilmetros para os trechos de margem do Rio Ribeira de Iguape que se encontram no Estado do Paran, prevendo-se aes de articulao com as duas Superintendncias dos estados.

Buscou-se com a identificao desta rea, preservar a paisagem fluvial de meandros encaixados e suas vertentes limtrofes, alm dos trechos de vrzea com suas lagoas marginais e as barras dos principais afluentes, associado ao rico potencial

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

43

arqueolgico existente. Alm do relevante valor paisagstico, tais reas so suporte fsico necessrio proteo e continuidade de uma diversidade de cultura imaterial e so locais de relevante valor para a memria regional (portos e pontos de ancoradouros, barras de rios, locais de travessia por balsas, entroncamentos, entre outros).

Nesta faixa de dois quilmetros, algumas cidades foram includas no permetro da paisagem cultural como assentamentos urbanos singulares e nicos, caso de Ribeira e Iporanga. Outras duas cidades, Eldorado e Registro, situadas margem do rio, tambm fazem parte da paisagem cultural. O objetivo garantir a relao das cidades e de sua gente com seu rio e a proteo do curso e sua faixa marginal.

Como os significados dos pontos dessa rede cultural so dados pelos intercmbios e pela dinmica do movimento ao longo da histria, a este segmento linear ao longo do rio foram conectando-se a outros lugares representativos do processo. Seguindo o rio em direo jusante foram includas as estradas que constituram antigos caminhos de tropa, de carter complementar, que ligavam o Rio Ribeira at as minas de ouro de Apia (estradas de Ribeira, Itaoca e Iporanga).

Em continuidade com as terras cortadas pelas estradas, incluem-se no permetro da paisagem cultural os parques estaduais como Petar, Intervales e Carlos Botelho e o Mosaico de Jacupiranga, assim como o Parque Natural Municipal do Morro do Ouro. Alm das caractersticas naturais, a seleo destes parques leva em conta o fato de que estas unidades abrigam stios arqueolgicos histricos e pr-histricos, runas e vestgios materiais relacionadas quer ao garimpo de ouro dos primrdios da ocupao no Vale do Ribeira ou da minerao de chumbo do incio do sculo 20 .

Aos parques estaduais conectam-se os territrios quilombolas, levando-se em considerao que muitas das terras reconhecidas como tal esto sobrepostas a unidades de conservao. Estas terras testemunham modos de vida e modalidades de uso do solo que so herana de sculos de relao entre estes grupos sociais e a natureza, considerada como base material para a reproduo da vida humana e so o locus onde se desenvolve uma cultura imaterial rica e diversificada. Como o Vale do Ribeira concentra a maior quantidade de territrios quilombolas, muitos
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 44

deles ainda no reconhecidos ou em processo de reconhecimento, o permetro da paisagem inclui parte deste conjunto, o que foi possvel em funo dos estudos j elaborados pelas instituies competentes. A seleo no leva em conta uma diferena de importncia ou uma hierarquia de valores existentes, mas ao contrrio o princpio da conectividade espacial, tendo em vista o critrio central de paisagem linear ou paisagem-corredor.

Nestas reas ocupadas por populaes tradicionais (7) e suas respectivas atividades de subsistncia, as quais so suporte fsico para o desenvolvimento de diversas manifestaes culturais que representam relevante patrimnio imaterial, devem ser garantidas as condies necessrias ao seu exerccio, transformao e continuidade no tempo, e de acordo com os seus padres culturais e suas tradies. Entende-se aqui por tradio o processo histrico pelo qual os elementos da cultura so continuamente reinterpretados e incorporados ao modo de vida, e no como algo que imutvel.

A ltima grande rea a ser conectar ao permetro da paisagem o chamado lagamar, adotando-se como limite a APA (rea de Proteo Ambiental) Federal Cananeia-Iguape-Perube. Inclui-se, assim, toda a fachada atlntica sul, onde se desenvolveu importante navegao de cabotagem at o princpio do sculo 20, e onde se encontram antigas cidades porturias, vilas e bairros caiaras como seus modos de vida peculiares, incontveis stios arqueolgicos histricos e pr-histricos e o prprio ecossistema estuarino-lagunar, um dos mais significativos de todo o planeta.

Como parte da paisagem da imigrao japonesa no Vale do Ribeira foram includos, ainda, no permetro proposto os bens culturais da imigrao japonesa, identificados e propostos para tombamento federal no ano de 2008. Trata-se de 14 bens entre edificaes fabris, moradias, igrejas e as primeiras mudas de ch trazidas ao Brasil e matrizes de toda a produo nacional, que esto em anlise pelo Iphan.

Consideraes finais Vinte anos se passaram desde que a Constituio Federal inaugurou uma noo renovada de patrimnio cultural, imprimindo novos postulados, os quais j se
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010 45

encontravam presentes no debate acadmico sobre o tema: a superao de uma viso exclusivamente centrada nos fatos memorveis da histria oficial nacional; o reconhecimento de uma memria plural, representativa de diversos grupos que compem a sociedade brasileira; a desvinculao do valor cultural ao carter excepcional ou monumental dos bens, valor agora identificado nos portadores de referncia ao, memria e identidade dos diversos grupos sociais; a incluso dos bens intangveis como uma nova categoria de patrimnio a ser protegida e reconhecida; o entendimento do patrimnio natural como uma natureza incorporada memria social e parte da vida humana; e, finalmente, a tutela do patrimnio compartilhada entre os poderes pblicos e a comunidade.

Entretanto, uma questo se apresenta como fundamental reflexo: at que ponto este longo percurso de vinte anos resultou em mudanas efetivas nas prticas e na tutela institucional pblica? De que forma estes novos postulados constitucionais se refletem nas polticas pblicas patrimoniais?

Norteadas por estas duas questes de fundo, o presente artigo procurou apresentar uma experincia de trabalho que vem sendo desenvolvida pelo Iphan, por meio de sua Superintendncia em So Paulo, enfatizando que, sem a articulao local e a possibilidade de se entender o patrimnio cultural a partir das lgicas e atribuies locais, pouco se ter avanado.

Mais do que apresentar um trabalho, o presente artigo objetivou, essencialmente, colocar em debate conhecimentos e reflexes produzidas no por meio das prticas institucionais pblicas, acreditando que por meio da socializao destas

experincias e de sua discusso crtica que se torna possvel construir, coletivamente, as bases slidas para a tutela patrimonial.

O pacto de construo da chancela consubstanciado no Dossi da Paisagem Cultural do Vale do Ribeira, s ter pregnncia se seus conceitos forem exaustivamente apropriados, reapropriados e discutidos quer em variados mbitos de interesse e atuao.

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

46

Notas
(1) Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, criado em 1937.

(2) Dentre os trabalhos que o Iphan vem desenvolvendo em territrio nacional, a partir do conceito de paisagem cultural, deve ser citado o estudo pioneiro intitulado Roteiros Nacionais de Imigrao Santa Catarina. Trata-se de uma ampla pesquisa que mapeou e identificou o patrimnio cultural referenciado em grupos de imigrantes italianos, ucranianos, alemes e poloneses no estado catarinense, os quais contriburam para a formao do que se chama de identidade nacional.
o o o

(3) Carta de Bag, artigo 2 e Portaria IPHAN n 127, art. 1 .


o

(4) Em seu artigo 1 .

(5) Orientaes para inscrio de tipos especficos de bens na Lista do Patrimnio Mundial, Anexo III do documento Orientaes para aplicao da Conveno do patrimnio Mundial, Unesco. Disponvel em: <http://whc.unesco.org/>.

(6) Importante esclarecer que o Iphan atua com superintendncias regionais, correspondendo aos estados da federao. Neste caso, o trabalho foi proposto e realizado pela Superintendncia Regional de So Paulo, circunscrito ao Vale do Ribeira paulista. A expectativa que seja realizada a expanso do estudo com vias proteo pela paisagem cultural no Estado do Paran.
o o

(7) Conforme estabelece o decreto federal n 6.040/2007 e a lei federal n 11.428/2006.

Referncias bibliogrficas
ABSBER, A. N. Os domnios da natureza no Brasil: potencialidades paisagsticas. So Paulo: Ateli Editorial, 2003.

BERTRAND, Georges. Paisagem e geografia fsica global. Caderno Cincias da Terra, n. 13. So Paulo: Universidade de So Paulo/Instituto de Geografia, 1972.

BERTRAND, Georges. Le paysage entre la nature et la societ. Revue Geographique du Pirnes et du Sudoest, Toulouse, tome 49, fasc. 2, p. 239 - 258, 1978.

CAMUS, A. Dirio de viagem. Traduo Valeria Rumjanek. 5. ed. So Paulo: Record, 2004.

CONVENO Europia de Paisagem. Florena, 20/10/2000.

INSTITUTO DO PATRIMNIO HISTRICO E ARTSTICO NACIONAL (IPHAN). Carta de Bag ou Carta da Paisagem Cultural. Rio Grande de Sul, 18/08/2007.
o

INSTITUTO DO PATRIMNIO HISTRICO E ARTSTICO NACIONAL (IPHAN). Portaria n 127 de 30/04/2009. Estabelece a chancela da Paisagem Cultural Brasileira.

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

47

KRONE, R. Informaes ethnographicas do Valle do Rio Ribeira de Iguape. In: COMISSO Geographica e Geolgica do Estado de So Paulo. Explorao do Rio Ribeira de Iguape. So Paulo: Typographia Brazil, 1914.

PETRONE, Pasquale. A Baixada do Ribeira: estudo de geografia humana. So Paulo: FFLCH/USP, 1966. (Boletim n. 283). RIBEIRO, R. W. Paisagem cultural e patrimnio. Braslia: Iphan, 2007.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. So Paulo: Hucitec, 1978.

________. Pensando o espao do homem. So Paulo: Edusp, 2004

UNESCO. Orientaes para inscrio de tipos especficos de bens na Lista do Patrimnio Mundial. In:. ORIENTAES para aplicao da Conveno do Patrimnio Mundial, anexo <http://whc.unesco.org/>. Acesso em: 17 maio 2005 III. Disponvel em:

Crditos
* Graduada em Arquitetura e Histria, mestre pela Escola de Engenharia de So Carlos da Universidade de So Paulo (EESC-USP) e doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAU-USP). Arquiteta e urbanista da Superintendncia do Iphan em So Paulo. e-mail: flaviabn@terra.com.br.

** Graduada em Geografia, mestre e doutora em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (FFLCH-USP). Docente do Departamento de Geografia da FFLCHUSP. e-mail: simone.geo@usp.br

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 29-48, maio/out 2010

48

You might also like