You are on page 1of 10

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ARITMTICA NAS SRIES INICIAIS Autores: Luciane de Fatima Bertini Crmen Lcia Brancaglion Passos (Orientadora)

Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de So Carlos e-mail: lubertini@terra.com.br Introduo O presente trabalho trata das dificuldades de aprendizagem em Matemtica. A idia de desenvolver uma pesquisa sobre essas dificuldades surgiu atravs de minhas experincias como professora. Sou professora de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Porto Ferreira, estado de So Paulo. Trata-se de uma escola de periferia cujos alunos so economicamente carentes e com srios problemas familiares. O enfoque do trabalho est nas dificuldades apresentadas pelos alunos, de terceira srie do Ensino Fundamental, na aprendizagem da adio e da subtrao com nmeros naturais. O trabalho tem como objetivo detectar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos ao aprender Matemtica, a origem dessas dificuldades e as possveis formas de interveno para minimiz-las e, de certo modo, contribuir para a minha prtica pedaggica e de outros professores preocupados com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Matemtica. Para isso foi desenvolvido um estudo terico a respeito das dificuldades na aprendizagem de Matemtica nas sries iniciais e um estudo prtico, no qual investigou-se os principais erros cometidos pelos alunos. Ao todo contamos com 64 alunos, na faixa etria de 9 a 13 anos. Os erros observados e as estratgias propostas neste trabalho no permitem uma generalizao a respeito dos erros encontrados no dia-a-dia de uma sala de aula e das possveis estratgias a serem utilizadas para superao de tais dificuldades. Captulo 1: O erro no processo de ensino-aprendizagem At bem pouco tempo atrs, o erro era visto como algo negativo, que dificultava o processo de ensino-aprendizagem. Era considerado como uma falta cometida pelo aluno por sua incapacidade ou por insuficincia de conhecimentos. E ainda hoje, assim encarado por muitos professores, em muitas escolas. Mas atualmente, vrias pesquisas vm contribuindo para a mudana dessa concepo de erro. Uma das contribuies do construtivismo de Piaget deu-se na mudana da concepo do erro na aprendizagem.

Para ele, a aprendizagem se d atravs da inveno e da descoberta. As estruturas, os esquemas, os conceitos, as idias, so criados, construdos por um processo de auto-regulao, ou seja, alguns aspectos sero mantidos e outros corrigidos de acordo com o objetivo que se pretende alcanar. Nesse processo, erros e acertos so inevitveis, fazem parte do processo e, portanto no devem ser negados e nem evitados com punies, mas sim problematizados e transformados em situaes de aprendizagem (Piaget, 1978). Fontes de dificuldade ou erro na aprendizagem de Matemtica As fontes de dificuldades apresentadas pelos alunos no podem ser atribudas a um nico fator. possvel que muitos obstculos geradores dos erros em Matemtica nem mesmo estejam localizados no campo matemtico. A leitura de diferentes pesquisas que tratam dessa problemtica e a prtica pedaggica em sala de aula permitem que reflexes sobre os diferentes fatores que podem contribuir para a dificuldade dos alunos sejam aqui discutidas. Diferena entre o saber vivenciado e o escolar: A criana, quando entra na escola, traz consigo noes e conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia atravs de conversas, brincadeiras, situaes da vida cotidiana. No entanto, na escola, depara com um conhecimento sistematizado, repleto de smbolos e isso pode provocar um conflito, gerando dificuldades na adaptao desses conhecimentos. Escola: A falta de um projeto bem definido e de materiais adequados pode gerar uma certa desorganizao no ambiente escolar e provocar dificuldades de aprendizagem em seus alunos. Alunos: Geralmente, as dificuldades que podem ter como fonte o aluno, so geradas por falta de interesse destes nos estudos, dificuldades de leitura e interpretao, autoimagem debilitada quanto ao seu potencial de aprendizagem. Concepes negativas de Matemtica: A concepo de matemtica como uma matria difcil, que s aprendida por alunos inteligentes, como uma matria exata, pronta e acabada, que precisa apenas ser transmitida, cabendo ao aluno apenas receb-la e reproduzi-la, acaba fazendo com que algumas pessoas passem a considerar as dificuldades apresentadas pelos alunos como normais. Essa concepo transmitida aos alunos, tornando-se um dificultador da aprendizagem e, portanto gerando algumas dificuldades. Obstculos epistemolgicos: O processo de evoluo da Matemtica apresentou vrios momentos de conflitos aos matemticos e s pessoas em geral. Esses obstculos epistemolgicos, muitas vezes so reproduzidos na escola. Programas/Contedos: Contedos mal estruturados, ou que se apresentam de maneira desorganizada, exigindo dos alunos saltos mentais e a utilizao de conceitos que ainda no assimilou, podem gerar muitas dificuldades.

Famlia : Atualmente, o papel da famlia e da escola, na educao das crianas, no est claramente definido. A omisso ou a interferncia excessiva, por parte da famlia, pode prejudicar o processo de ensino-aprendizagem, gerando dificuldades. Muitas vezes a participao consciente da famlia pode ser fundamental para o sucesso dos filhos. Avaliao: A avaliao , muitas vezes, considerada como instrumento apenas para verificar o que o aluno no aprendeu, como instrumento de punio, como instrumento de quantificao do resultado final, no considerando a evoluo do aluno. So essas concepes distorcidas da avaliao que a tornam uma fonte de dificuldade. Metodologia: A metodologia pode resultar em dificuldades por vrias causas. o caso da exposio de contedos de maneira no estruturada, pouco clara e no levando em considerao as possveis lacunas em determinados conhecimentos; da falta de exemplos simples para ilustrar as explicaes; da ausncia de uma avaliao apropriada; da no utilizao de uma linguagem acessvel aos alunos; de um ritmo de trabalho que no leva em considerao as necessidades e as capacidades dos alunos; da m utilizao e da no variao dos recursos didticos. Professor: Embora o papel do professor seja facilitar a aprendizagem, algumas vezes, ele pode ser um fator que gera dificuldades. Professores que possuem uma m formao no que diz respeito aos conceitos matemticos ou a formao didticopedaggica podem causar prejuzo, na medida, que podem apresentar os contedos de maneira confusa. Captulo 2: Anlise de erros na resoluo de algoritmos Para que pudessem ser observados os erros na mecnica das operaes formulou-se uma folha de atividades contendo vinte e quatro contas - doze adies e doze subtraes - envolvendo diferentes nveis de dificuldade. Buscou-se apresentar os diferentes nveis de dificuldade para que a anlise fosse o mais abrangente possvel. Observou-se que na adio e na subtrao de nmeros pequenos (envolvendo apenas unidade e dezena) e que no apresentavam necessidade de reagrupamentos, praticamente no houve erros. Atravs da anlise dos erros cometidos, foi possvel estabelecer algumas categorias de acordo com o tipo de erro apresentado.

Categorias de erro Reproduo errada da proposta: O aluno reproduz o nmero ou a operao apresentada de maneira errada. Alguns alunos, ao "armar" a conta copiam os nmeros errados. Outras "armam" as contas corretamente, mas confundem a operao a ser realizada. No entanto, os erros acima descritos no indicam confuso na idia das

operaes apresentadas e por isso quando so questionados sobre o que foi feito percebem rapidamente e sem o auxlio do professor o erro cometido. Erro na contagem: O aluno erra ao efetuar a contagem de uma das colunas. A contagem feita pela maioria dos alunos contando nos dedos da mo. Observou-se que os erros de contagem acontecem com maior freqncia quando os algarismos que compe o nmero so maiores que cinco e, portanto quando o resultado da soma da coluna ultrapassa dez ou no caso da subtrao quando, devido s trocas, o nmero do qual se deve subtrair maior que dez. Em ambos os casos os nmeros no podem ser representados nas mos, que se constituem na "ferramenta" de clculo dos alunos. Os erros acima descritos no envolvem problemas com conceitos matemticos e por isso, quando o resultado questionado, o aluno corrige rapidamente suas contas. Erro na organizao espacial: O aluno no organiza de maneira correta as colunas da unidade, dezena... Os erros apresentados mostram que esses alunos no compreenderam essa idia e por isso, aceitam facilmente que unidades sejam somadas com dezenas, por exemplo. Erro ao somar ou subtrair o zero: O zero se apresenta como um dificultador na realizao do algoritmo tanto da adio quanto da subtrao. Alguns alunos que somam e subtraem nmeros de maneira correta, cometem erros quando essas operaes envolvem o algarismo zero. Observou-se, na anlise das contas do presente trabalho, que na realizao de operaes com nmeros que envolvem o algarismo zero, alguns alunos consideram que a soma ou subtrao de algum nmero com o zero tem como resultado o prprio zero. Alguns alunos conseguem perceber o erro cometido. No entanto, outros alunos no conseguem perceber seu erro. Erro ao utilizar reagrupamentos: Esse o tipo de erro que aparece com maior freqncia, sendo apresentado por grande parte dos alunos, principalmente na subtrao. Os erros envolvendo reagrupamento se apresentaram neste trabalho de diferentes maneiras, mas na grande maioria dos casos, tm sua origem na falta de compreenso do sistema de numerao decimal. Operao invertida: Esse erro especfico da subtrao, pois a adio comutativa e permite que as parcelas sejam invertidas sem causar problemas. Na subtrao, quando o minuendo apresenta nmeros menores que o subtraendo, o aluno efetua "subtraendo menos minuendo". Erro na compensao: Na utilizao desse algoritmo os alunos erram ao "emprestar" e "devolver". Consideraes Atravs da observao e anlise dos erros apresentados percebe-se que alguns tipos de erros so facilmente percebidos pelos alunos e por eles corrigidos quando se pede para que confiram ou expliquem o que fizeram para resolver a conta.

No entanto, outros tipos de erro no conseguem ser percebidos, os alunos explicam o que fizeram acreditando ser aquela a maneira correta de resolver o algoritmo. o caso do erro ao utilizar o zero, ao realizar a operao invertida e no uso de reagrupamentos. Entre os tipos de erro apresentados, o que aparece com maior freqncia aquele que envolve o uso de reagrupamentos. Essa dificuldade tem origem na falta de compreenso do sistema de numerao decimal. Apesar da maioria dos alunos conseguir identificar as unidades, dezenas, centenas, etc, observando nmeros isolados, muitos no relacionam os procedimentos utilizados nos algoritmos, como o vai um e o empresta um, com o valor posicional. No compreendem de maneira clara as trocas que realizam e por isso, no conseguem identificar seus erros e tambm no conseguem explicar o procedimento que utilizaram. Entre os algoritmos envolvendo reagrupamentos, a subtrao se mostrou mais difcil para os alunos gerando um maior nmero de erros e uma maior dificuldade na correo dos erros apresentados. Captulo 3: Anlise de erros na resoluo de problemas Para analisar as principais dificuldades que os alunos apresentam na organizao das diferentes idias que a adio e a subtrao envolvem, foi elaborada uma lista de problemas. A escolha dos problemas para compor a lista foi feita baseada nos estudos de Onuchic e Botta (l998). Estes estudos mostram uma viso recente sobre as quatro operaes, diferente da viso mantida at bem pouco tempo atrs onde a adio era considerada como o processo de juntar coisas de mesma natureza e a subtrao como a operao inversa da adio. Fuson (1992) citado por Onuchic e Botta (1998) apresenta as principais idias envolvidas na adio e na subtrao: a adio pode estar relacionada s idias de mudar adicionando, de combinar fisicamente e de combinar conceitualmente. Os problemas de subtrao podem se apresentar com trs espritos distintos: o mudar subtraindo, o igualare o comparar. Ainda, a adio e subtrao envolvem trs quantidades e qualquer uma delas pode ser desconhecida. Assim, cada idia envolvida na adio e na subtrao possui trs possibilidades de problema: fim oculto, mudana oculta e comeo oculto. Dificuldades na resoluo de diferentes tipos de problemas Mudar adicionando com fim oculto Problema proposto: Joo tinha R$ 15,00. Ganhou R$ 7,00 em uma rifa. Quanto Joo tem agora?

Nesse problema nenhum aluno mostrou dificuldade em compreender a idia envolvida e em aplicar a adio para resolv-lo. Os erros apresentados dizem respeito somente a resoluo do algoritmo da adio. Foram observados erros na organizao espacial e na contagem. Como j observado, esses erros so facilmente percebidos e corrigidos pelos alunos quando questionados a respeito de sua resposta. Mudar adicionando com comeo oculto Problema proposto: Ricardo ganhou 3 bolachas. Agora tem 8 bolachas. Quantas bolachas ele tinha no incio? De todos os problemas apresentados este foi o que apresentou maior dificuldade para os alunos, aparecem muitos erros devido a no compreenso do problema. Alguns alunos no resolveram e grande parte efetuou uma adio respondendo que Ricardo tinha 11 bolachas. Alm disso, a maioria dos alunos que acertou a resposta do problema resolveu mentalmente ou por desenho e apresentaram algumas dificuldades para relacionar a situao do problema com a operao utilizada. Mudar subtraindo Problema proposto: Marcos tinha 12 bolinhas de gude. Perdeu 6 em uma brincadeira. Quantas bolinhas de gude Marcos tem agora? Apesar da grande maioria dos alunos demonstrar ter compreendido a idia envolvida no problema muitos cometeram erros na resoluo do algoritmo pois como j observado os alunos apresentam, maior dificuldade na resoluo do algoritmo da subtrao. Comparar Problema proposto: Pedro tem 14 anos. Mirian tem 5 anos. Quantos anos Pedro tem a mais do que Mirian? Observaram-se erros envolvendo o algoritmo da subtrao como no uso de reagrupamentos e operao invertida. Tambm foram observados muitos erros referentes no compreenso da idia do problema. Muitos alunos resolveram o problema utilizando uma adio. Combinar fisicamente Problema proposto: Renata colheu 6 rosas, 7 margaridas e 2 cravos. Quantas flores ela colheu? Novamente houve compreenso da idia do problema, os erros dizem respeito ao algoritmo. Esse problema envolve a combinao de trs quantidades diferentes. Isso se apresentou como um dificultador. Igualar Problema proposto: Suzana tem 9 figurinhas. Fabrcio tem 5. Quantas figurinhas Fabrcio tem que ganhar para ficar com a mesma quantidade de Suzana? A grande maioria dos alunos compreendeu a idia do problema. Os erros se justificam dificuldade do algoritmo da subtrao.

Consideraes Entre os problemas apresentados as maiores dificuldades foram na resoluo de problemas cuja resoluo envolve idia de comparar e principalmente na resoluo onde uma das partes oculta, nesse caso a idia de mudar adicionando com comeo oculto. Aqui se torna importante fazer a distino entre a situao problema e a operao usada para resolv-la. Muitas vezes os alunos utilizam diferentes estratgias para resolver os problemas e chegam ao resultado correto, no entanto no conseguem identificar a representao matemtica dessas estratgias. Captulo 4: Propostas de intervenes para minimizar os erros apresentados Para a melhoria do processo de ensino aprendizagem muito importante observar e analisar os tipos de erros cometidos pelos alunos, buscando compreender o processo utilizado por eles para obteno de respostas e as dificuldades encontradas. Mas, no basta que o professor constate o erro, fundamental que a partir da constatao ele busque a melhor forma de intervir para que o erro possa ser superado pelo aluno. Pesquisas e a experincia em sala de aula apontam para algumas estratgias didticas que podem auxiliar o aluno na superao de suas dificuldades. No entanto, as estratgias que aqui sero apresentadas no devem ser vistas como regras, afinal os tipos de erros so variados e nem sempre uma estratgia eficiente para um aluno ou uma sala ser eficiente para outros alunos ou outras salas. importante que o professor esteja atento e disposto a adaptar as idias apresentadas e a procurar a melhor estratgia de acordo com seus alunos. 1. Uso do baco e do Material Dourado Na anlise dos erros cometidos ao efetuar os algoritmos da adio e da subtrao, conclumos que a principal causa dos erros foi a no compreenso do sistema de numerao decimal. O baco e o material dourado so materiais didticos que podem auxiliar o aluno a compreender melhor esse sistema de numerao e relacionar os procedimentos dos algoritmos com o valor posicional, auxiliando na compreenso das trocas realizadas nos algoritmos que exigem reagrupamentos. 2. Utilizao de problemas variados As maiores dificuldades apresentadas pelos alunos ao resolver situaesproblema foram a compreenso do enunciado e a identificao da operao a ser utilizada. Para ajudar o aluno a compreender melhor os problemas apresentados e a buscar estratgias adequadas para resolv-los, o professor deve trabalhar com os diferentes tipos de problema que cada operao envolve e no somente com os problemas padro, afinal estes podem gerar ou agravar ainda mais as dificuldades.

Stancanelli (2001) apresenta alguns tipos de problemas no convencionais que podem auxiliar o trabalho do professor possibilitando no s que este identifique as dificuldades dos alunos, mas tambm evite que elas ocorram. Os tipos de problema por ela citados so: problemas sem soluo, problemas com excesso de dados, problemas com mais de uma soluo e problemas de lgica. 3. Importncia da Interao Ainda buscando sanar as dificuldades na compreenso do enunciado e na busca de estratgias, importante que o professor incentive a busca individual de estratgias bem como a interao e a troca de idias entre os alunos sobre os resultados obtidos. Kamii (1995) afirma: Aprender a descentrar-se, ou seja, a sair do ponto de vista prprio e colocar-se no lugar do outro, muito importante para o desenvolvimento social, moral e intelectual da criana (p. 108). 4. Clculo mental e aproximado Esse tipo de clculo facilita e muito a estimativa de resultados e, portanto a verificao pelo prprio aluno se sua conta ou seu procedimento para resolver um dado problema so coerentes. O clculo mental e aproximado permite que os alunos obtenham a estimativa do resultado e percebam sozinhos se o resultado encontrado adequado. Concluso preciso que o ensino de Matemtica evolua juntamente com a sociedade. No podemos ficar presos aos antigos moldes de ensino e ignorar as inmeras descobertas na rea da educao no que diz respeito maneira como os alunos constroem os conceitos matemticos e s diversas formas de auxiliar nessa construo. Observou-se que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos so geradas pela mecanizao dos contedos, tanto na resoluo de algoritmos como na resoluo de situaes-problema. A valorizao das construes realizadas pelos alunos, estejam elas certas ou erradas, pode contribuir muito para o trabalho do professor, permitindo a ele uma maior compreenso de como se desenvolve o raciocnio de seu aluno e assim facilitando a preparao de aulas e atividades adequadas a esses alunos, de acordo com suas necessidades, tornando mais eficiente o processo de aprendizagem. Para que o ensino de Matemtica possa se tornar mais eficiente fundamental que os professores sejam pesquisadores permanentes. Pesquisadores tanto no que diz respeito permanente observao e anlise das construes e dos erros de seus alunos, como na constante atualizao terica, buscando compreender o processo de construo do conhecimento, e encontrar a melhor maneira de intervir nessa construo.

Referncias bibliogrficas BROUSSEAU, G. Les obstacles pistmologiques et les problemes em mathematiques. In Recherches em Didactique de Mathmatiques. Bordeaux, 1983, v. 4, n. 4, pp. 165-198. CARAA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemtica. Livraria S da Costa, Editora Lisboa, 1989, p.6. CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resoluo de problemas. In: PARRA, C. e SAIZ, I. (org.) Didtica da Matemamtica. Porto Alegre, Artmed, 1996, pp. 37-47. D'AMBRSIO, U. Etnomatemtica: Arte ou tcnica de explicar e conhecer. So Paulo: tica, 1990. D'AMBRSIO, U. Educao Matemtica: da teoria prtica. Perspectivas em Educao Matemtica - SBEM. Campinas/SP: Papirus, 1996. DINIZ, M. I. Os problemas convencionais nos livros didticos. In: SMOLE, K. S., DINIZ, M. I. (org.) Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades bsicas para aprender matemtica. Porto Alegre: Artmed, 2001, pp.99-101. GARCA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemtica. Porto Alegre: Artmed, 1998, pp. 210-229. GONZLEZ-PIENDA, J. A. Matemticas. In: BERMEJO,V.S. e LLERA, J. B. (org.) Dificultades de Aprendizaje. Madri: Editorial Sintesis, 1998, pp. 163-199. KAMII, C. Desvendando a Aritmtica - Implicaes da Teoria de Piaget. Campinas, SP: Papirus,1995. KAMII, C. Aritmtica: novas perspectivas Implicaes da teoria de Piaget. Campinas, SP: Papirus, 1993. LERNER, D. e SADOVSKY, P. O sistema de numerao: um problema didtico. In: PARRA, C. e SAIZ, I. (org.) Didtica da Matemamtica. Porto Alegre, Artmed, 1996, pp. 133-135. LOPES, A. J. et al. Resoluo de problemas: Observaes a partir do desempenho dos alunos. In: A educao matemtica em revista SBEM, n.3, 2 sem. 1994, pp. 34-40. LORENZATO, Srgio. Discalculia ou Dificuldade de Aprendizagem em Matemtica. Campinas, SP. (Texto fotocopiado), 1999. LUCKESI, C. C. Avaliao da aprendizagem escolar. So Paulo: Cortez, 1998, pp. 4859. MIGUEL, A. e MIORIM M. A. O ensino de Matemtica no primeiro grau. Projeto Magistrio. So Paulo: Atual, 1986, pp.6-56. ONUCHIC, L. R. e BOTTA, L. S. Reconceitualizando as quatro operaes fundamentais. In: Revista de educao matemtica, ano 6, n.4, 1998, pp. 19-26.

PAIS, L. C. Didtica da Matemtica: Uma anlise da influncia francesa. Coleo Tendncias em Educao Matemtica. Belo Horizonte/MG: Autntica, 2001, p.3949. PASSOS, C. L. B. Erros e dificuldades em Matemtica. Campinas, SP. (Texto fotocopiado), 2000. PINTO, N. B. Erro: uma estratgia para diferenciao do ensino. In: ANDR, M.(org.) Pedagogia das diferenas na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999, pp. 4779. PINTO, N. B. O erro como estratgia didtica. Campinas: Papirus, 2000, pp.139-165. PIAGET, J. A tomada de conscincia. Traduo Christina Larronde de Paula Leite. So Paulo: Melhoramentos/EDUSP, 1978. SANTOS, V. M. T. Avaliao de aprendizagem e raciocnio em Matemtica: Mtodos alternativos. Rio de Janeiro: IM/UFRJ - Projeto Fundo, 1997, pp. 3-28. STANCANELLI, R. Conhecendo diferentes tipos de problema. In: SMOLE, K. S., DINIZ, M. I. L Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades bsicas para aprender matemtica. Porto Alegre: Artmed, 2001. pp.103-120. ZUNINO, D. L. A matemtica na escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. Sites consultados: http://www.mathema.com.br/Abaco.abaco.html Consultado em 09/01/03 http://novaescol.abril.uol.com.br Consultado em 09/01/03

10

You might also like