You are on page 1of 8

Quinhentismo

Quinhentismo a denominao genrica de todas as manifestaes literrias ocorridas no Brasil durante o sculo XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no pas. Note que, nesse perodo, ainda no se trata de literatura genuinamente brasileira, a qual revele viso do homem brasileiro. Trata-se de uma literatura ocorrida no Brasil, ligada ao Brasil, mas que denota a viso, as ambies e as intenes do homem europeu mercantilista em busca de novas terras e riquezas. As manifestaes ocorridas se prenderam, basicamente, descrio da terra e do ndio, ou a textos escritos pelos viajantes, jesutas e missionrios que aqui estiveram. Depois de 1500, o Brasil ficou praticamente isolado da poltica colonialista portuguesa. Nenhuma riqueza se oferecia aqui s necessidades mercantilistas da poca. S depois de 30 anos da descoberta que a explorao comeou a ser feita de forma sistemtica e, assim mesmo, de maneira bastante lenta e gradativa. O primeiro produto que atraiu a ateno dos portugueses para a nova terra foi o pau-brasil, uma madeira da qual se extraia uma tinta vermelha que tinha razovel mercado na Europa. Para sua explorao, no movimentaram grande volume de capital, cuidado que a monarquia lusitana, sempre em estado de falncia, precisava tomar . Nada de vilas ou cidades, apenas algumas fortificaes precrias, para proteo da costa. Esse quadro sofreria modificaes profundas ao longo do sculo XVI. Sem o estabelecimento de uma vida social mais ou menos organizada, a vida cultural sofreria de escassez e descontinuidade. A crtica literria costuma periodiza o incio da histria da literatura brasileira com o Barroso, em 1601. Como se v, j no sculo XVII. Assim, uma pergunta se impe: o que aconteceu no Brasil entre 1500 e 1600, no mbito da arte literria. Esse perodo, denominado de "Quinhentismo, apesar de no ter apresentado nenhum estilo literrio articulado e desenvolvido, mostrou algumas manifestaes que merecem considerao. Podemos destacar duas tendncias literrias dentro do Quinhentismo brasileiro: a Literatura de Informao e a Literatura dos Jesutas. Pero Vaz de Caminha Pero Vaz de Caminha (1450-1500) era o escrivo da esquadra de Pedro lvares Cabral e o autor da "certido de nascimento" do Brasil. Em 1499 Caminha foi nomeado escrivo da feitoria que Cabral fundaria nas ndias. Quando Cabral chegou "acidentalmente" no Brasil, foi Caminha que escreveu ao rei de Portugal relatando a "descoberta". Do Brasil Caminha partiu para a ndia, onde morreu no final do mesmo ano nas lutas entre portugueses e muulmanos. A Carta de Caminha ficou indita por cerca de 300 anos, mas quando foi publicada, em 1817, ajudou a esclarecer vrias questes sobre o descobrimento. "Neste mesmo dia, a horas de vspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra ch, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capito ps o nome de O Monte Pascoal e terra A Terra de Vera Cruz!" Carta Caminha.

BIBLIOGRAFIA

www.spliteratura.com.br 01/08 www.portalliterario.com.br 01/08

INTRODUO

Este trabalho tem como objetivo falar sobre o Quinhentismo e explicar suas caractersticas, e quando que o aconteceu. Quinhentismo a denominao de um estilo de poca que predominou no sculo XVI, anos quinhentos, de 1527 a 1580, em Portugal.

CONCLUSO Este trabalho teve a finalidade de mostrar que o Quinhentismo

E.E.E.M PRESIDENTE KENNEDY 1 ANO DO ENSINO MDIO BRUNA ANKLAM

TRABALHO DE LITERATURA: Quinhentismo

Cachoeirinha 2012

BRUNA ANKLAM

TRABALHO DE LITERATURA: Quinhentismo

Trabalho de Literatura, apresentado como instrumento parcial de avaliao na E.E.E.M Presidente Kennedy, sob orientao do Professora Ananda.

Cachoeirinha 2012

SUMRIO

INTRODUO......................................................................................................04

QUINHENTISMO..................................................................................................05

ANEXOS...............................................................................................................06

CONCLUSO.......................................................................................................07

BIBLIOGRAFIA....................................................................................................08

ANEXOS

Jos de Anchieta foi o maior representante da literatura de formao no Brasil.

You might also like