You are on page 1of 9

Filosofia 6 Ano

1) Observe a imagem e em seguida responda:

a) O que voc observou na imagem?

b) Qual a relao dessa pessoa com o filsofo?

2) Explique qual a diferena entre o filsofo e o sbio?

3) O primeiro homem a fazer uso da palavra filosofia e que considerado o pai da Filosofia foi: a) b) c) d) Pitgoras Plato Aristteles Tales

6) Leia o trecho da msica e responda:

Filosofia 9 Ano

1) Observe a charge e responda:

a) Como voc descreveu a charge?

b) Qual a critica apresentada na charge?

c) A culpa desta situao somente dos governantes? Por que?

2) Leia o texto e responda as questes:

a) Em geral, a quem as pessoas atribuem a responsabilidade poltica na sociedade?

b) O que pode gerar a inconscincia poltica e consequncia indiferena dos indivduos pelas questes polticas?

c) Qual a importncia da participao poltica?

3) Cidadania implica direitos e deveres dos indivduos para com a coletividade o exerccio da cidadania muitas vezes dificultado por situaes como: falta de acesso aos bens materiais e culturais: discriminao de sexo, cor, idade; desconhecimentos dos direitos e deveres do cidado.

a) O direito dos jovens de votar aos dezesseis anos os transforma em cidados? Argumente.

4) Em geral, a forma de governo dos Estados modernos a democracia representativa. a) Explique o que uma democracia representativa.

b) Como esses representantes so escolhidos?

5) Observe a charge e responda:

a) Explique o que aconteceu na primeira e na segunda parte.

b) Por que s o assunto da segunda parte atraiu a pessoa indagada?

6) Analise as afirmativas e indique V ou F. (verdadeira ou falsa). ( ) Segundo Rousseau o verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acredit-lo. ( ) A poltica apresenta-se hoje como a arte de governar, de atuar na vida pblica e gerir os assuntos de interesse comum. No se restringe as atividades desenvolvidas no mbito do Estado, mas permeia todas as formas de relacionamento social. ( ) As relaes de poder no tem nenhuma ligaes com as relaes sociais como: famlia, escola, igreja, ruas e trabalho. ( ) Para o exerccio da cidadania no existe nenhum obstculos, uma vez que somos livres e vivemos em uma democracia plena. 7) Indique o item que no correspondem os exemplos de decises polticas que podem afetar de modo direto ou indireto a nossa sociedade. ( ( ( ( ( ) criao de leis trabalhistas. ) acesso a sade como benefcio social. ) direito a educao de qualidade. ) represso policial durante uma greve. ) criaes de regras ou princpios familiares.

8) Analise a charge e marque a alternativa correta.

a) b) c) d)

A charge est se referindo aos escndalos na poltica brasileira. Trata-se de atitudes polticas ocorrida nos EUA. A charge se refere a economia brasileira pois est mencionando a riqueza de nossa nao. A charge est se referindo aos conflitos familiares.

9) Qual a critica apresentada na charge?

a) Os polticos no esto respeitando os profissionais da sade. b) A corrupo e a desonestidade na administrao pblica. c) Um milionrio que acertou os nmeros da mega sena com medo de ser sequestrado. d) Uma conversa comum entre um mdico e um paciente. 10) O contedo apresentado na charge est explicitamente em qual das alternativas abaixo.

a) O Brasil um pas desigual, pois existe muita pobreza. b) Que o Brasil um pas que no cumpre com seu papel democrtico uma vez que no permite o voto universal. c) As penitencirias brasileiras no tem segurana. d) O sistema judicirio brasileiro e falho principalmente no tocante as questes de segurana. e) O desgaste da imagem do STF (Super Tribunal Federal) frente a sociedade em virtude de aes consideradas muito rpida em favor da liberao de pessoas de alto por aquisitivo detidas em virtude de envolvimento em ocorrncia criminosas.

Histria 9 Ano

1) Observe as imagens e responda:

a) Qual a relao entre os objetos representados e o desenvolvimento econmico dos EUA no perodo entre guerras?

b) O que aconteceu com a produo econmica norte-americana ao longo das dcadas de 19 e 20?

c) O perodo entre guerras conhecido como perodo de ascenso dos EUA. Aponte o motivo para essa ascenso.

2) Vimos que no inicio da dcada de 1920 a produo industrial e agrcola dos Estados Unidos ampliava progressivamente. Contudo no existiam condies para manter os altos nveis de consumo gerando assim uma crise. Aponte um motivo para essa crise os seguintes planos: a) No plano interno.

b) No plano externo. 3) O perodo compreendido entre 1919 e 1930 caracteriza pela crise da Repblica Oligrquica. Na dcada de 20, porem, mudanas significativas abriram espaos para o fortalecimento de novos grupos militares. a) Aponte dois dos grupos sociais que emergiram no contexto.

b) Indique a sua reivindicao principal.

4) Observe a imagem e responda:

a) Que obra esta?

b) O que o autor retratou nesta obra?

c) Em qual pas deflagrou esse acontecimento?

5) Analise as afirmativas e indique verdadeira ou falsa.

( ) O movimento tenentista foi marcado por levantes militares contra a ordem poltica imperial. Eram liderados por jovens de alta patente do exrcito. ( ) A revolta de Copacabana foi o primeiro dos movimentos militares tenentistas que ocorreu. ( ) A coluna Paulista foi liderada por Luis Carlos Prestes. ( ) A semana de Arte Moderna que tinha como objetivo divulgar a arte inovadora da vanguarda que visava com a influncia e o predomnio dos estados artsticos europeus, no teve sucesso pois a populao s criticou chegaram at mesmo a variar e a atirar objetos nos artistas. ( ) Os principais artistas modernistas que participaram da Semana de Arte Moderna foram: Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, Tarsila do Amaral e Di Cavalcante entre outros. 8) Dos itens citados qual no corresponde as caractersticas do governo Vargas. a) b) c) d) e) Paternalismo Populista Incentivo a industrializao Nacionalista Democracia

9) A respeito do governo provisrio de Getulio Vargas indique o item correto. a) Demitiu os governadores e colocou interventores. b) Governou seguindo a constituio elaborada por ele em 1934. c) Criou a Ao Integralista Brasileira, organizao de inspirao fascista. d) Houve o movimento liderado por Luis Carlos Prestes que foi chamado de Intentona Comunista. 10) O perodo governado por Getulio Vargas que houve a divulgao do Plano Cohen suposto plano comunista assinado pelo judeus chamado de Cohen foi: a) b) c) d) O Estado Novo. O Perodo Constitucional O Governo Provisrio O Perodo Democrtico

You might also like