You are on page 1of 3

Mestrado em Cincia, Gesto e Tecnologia da Informao

Metodologia da Pesquisa

T1: Pesquisa de artigos com temtica semelhante ao do projeto Professora Leilah Santiago Bufrem

CURITIBA 2011 Marcos Levi Biscaia

Pesquisa de artigos com temtica semelhante ao do projeto Meu projeto tem como tema: Uso das informaes processadas e armazenadas nos sistemas de informaes empresariais no processo de tomada deciso e construo do conhecimento organizacional. E a gesto da informao em projetos relacionados aos processos de gesto de escopo, tempo, custo, qualidade e riscos. Ttulo: Sistemas de informao empresarial: tecnologia para burocracia ou para tomada de decises? Referncia da dissertao selecionada: CANUTO, K. Anlise da relao entre investimentos em tecnologia da informao e desempenho de organizaes brasileiras com capital aberto. Dissertao (Mestrado em Administrao) Universidade Federal do Paran, Setor de Cincias Sociais Aplicadas, Paran Resumo da anlise: A dissertao analisada descreveu com bastante propriedade e desmestificou que o uso da tecnologia esteja relacionado ao desempenho e produtividade das empresas de capital aberto na BOVESPA. O resultado deste trabalho chamou muito a ateno pelo fato que o resultado esperado era justamente o contrrio o que ao mesmo tempo ponto de motivao para estudar pontos que demonstrem situao contrria e ao mesmo tempo de dvida, pois este trabalho possui fundamentao coerente e talvez o ideal seja refer o ponto de partida para minha dissertao. Na logo no incio do seu trabalho (pgina 1) correlaciona a questo da produtividade e a informatizao, porm no decorrer do seu estudo esta correlao desmitificada.
Desempenho e Produtividade, partindo do pressuposto que esta relao moderada pelo nvel de informatizao das organizaes. Portanto, o estudo pode vir a auxiliar pesquisadores e executivos a analisar o impacto destes investimentos sobre o desempenho e produtividade das empresas que estudam e administram, respectivamente.

Referncia do artigo selecionado: Guimares, Eliane; vora, Yolanda. Sistema de informao: instrumento para tomada de deciso no exerccio da gerncia. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010019652004000100009&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 10 Jun 2011. Este artigo demostra a importncia das informaes para suportar a tomada da deciso. Porm enfatiza-se a necessidade da informao estar organizada. Acrescentaria que no meio correto, com acesso seguro e no momento adequado.
As empresas transformaram-se em organizaes cada vez mais complexas, hierarquizadas, especializadas e que demandavam superviso e gerncia. Por conseguinte, a preocupao passou a ser com a autoridade, responsabilidade, planejamento, controle, coordenao e relaes no trabalho (Motta, 1986). As transformaes apontam para um redirecionamento dos objetivos da organizao, antes voltados para o controle da produo de bens e servios, para outra baseada na informao, na tecnologia e no consumo. Em conseqncia, a gerncia praticada nas organizaes se volta para a valorizao da descentralizao administrativa, da comunicao informal, da flexibilidade nos processos de produo, assim como para o estmulo iniciativa e criatividade dos indivduos e grupos. Nos ambientes empresariais, a automao tem ocupado papel fundamental, utilizando-se de seus recursos para o tratamento da informao necessria tomada de deciso. A maneira como a informao obtida, organizada, gravada, recuperada e posteriormente utilizada permite ao gerente atuar com mais segurana, aumentando a possibilidade de acerto na tomada de deciso. (pgina 2)

You might also like