You are on page 1of 50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Apoio Tcnico-Administrativo Administrao Padro de Resposta


Conceituao: (4,0 pontos) Reengenharia o repensar fundamental, radical e drstico de uma organizao Por definio, na reengenharia, os antigos processos organizacionais podem ser inteiramente substitudos por processos inteiramente novos e revolucionrios. Seu foco so as mudanas nos processos organizacionais.

Metodologia: (4,0 pontos) A metodologia de implementao da reengenharia (a qual no pode ser confundida com seus objetivos ou sua prpria definio) envolve, fundamentalmente, quatro etapas: 1) mapeamento dos processos organizacionais da empresa; 2) planejamento das mudanas a serem realizadas; 3) implementao das mudanas, ou seja, substituio dos processos organizacionais; e 4) avaliao de resultados, isto , o monitoramento dos impactos ocasionados pela reengenharia na organizao.

Objetivos: (2,0 pontos) Os objetivos da reengenharia so basicamente dois. Em primeiro lugar, a ferramenta objetiva melhorar os processos organizacionais. Em segundo lugar, em um carter mais amplo, a reengenharia visa melhorias de competitividade-eficincia-eficcia de uma organizao.

Histrico de surgimento: (2,0 pontos) A ferramenta surgiu na dcada de 1990 em um contexto de mudanas substanciais nos modelos de negcios ento vigentes. Nesse sentido, mudanas nos padres de consumo, no perfil dos clientes e no ambiente externo criaram o ambiente para o surgimento da ferramenta como uma resposta de adequao a essas questes.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 Definio e conceituao de reengenharia Mudanas drsticas Foco nos processos Fase I: preparao - listagem de processos da organizao e mobilizao de recurso Fase II: planejamento - garantia dos recursos e estruturao de equipe Fase III: implementao - anlise dos processos selecionados, avaliao de impacto de mudanas Fase IV: avaliao - medio e comunicao dos resultados, controle do processo 0

PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 2,50 0,50 1,00 3,00 1,00 1,50 3,50 1,50 2,00 4,00 2,00

1.2

Metodologia

0 2,50 3,00 3,50 4,00

1.3

Objetivos

Melhoria nos processos organizacionais Melhoria de competitividade-eficincia-eficcia Identificao correta no tempo (anos 90) Contextualizao do problema: mudanas, competitividade, paradigmas, padres de consumo

0,50 1,50 0,50

1,00 2,00 1,00 2,00

1.4

Histrico de surgimento

1,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Instalaes, Equipamentos, Ocupao e Ambientao de Espao Fsico Arquitetura

Padro de Resposta

Considerando-se a circunstncia em que se encontra o planeta, sob a ameaa iminente das alteraes climticas, do esgotamento dos recursos naturais, dos elevados nveis de poluio e, consequentemente, da degradao ambiental, torna-se premente que os diferentes campos disciplinares se solidarizem no sentido no somente de promoverem pesquisas como tambm de adotarem inciativas voltadas para a questo da sustentabilidade.

Na medida em que a arquitetura contempornea, desvinculando-se do paradigma moderno dos objetos nicos, autnomos e definitivos, passou a ser entendida como estratgia e processo, num sistema de relaes em que o tempo e o usurio intervm, questes como energia, ambincia e simbiose da arquitetura com a natureza se sobressaem. Dessa forma, a arquitetura do sculo XXI se prope busca constante por sistemas arquitetnicos versteis, capazes de se adequar aos distintos meios, de atingir uma dimenso ambiental e de encarar a diversidade que se impe.

Nesse sentido, a complexidade desses sistemas arquitetnicos exigiu o desenvolvimento de programas computacionais - softwares - e de mtodos e sistemas sofisticados como, por exemplo, o parametricismo, que permite a formulao precisa e execuo de correlaes complexas entre elementos e subsistemas, nos quais conceitos compartilhados, tcnicas computacionais, repertrios formais e lgicas tectnicas esto se cristalizando num novo paradigma para a arquitetura contempornea, que visa a construir, assim, a lgica dos campos, que se preparam para organizar e articular o novo nvel de dinamismo e complexidade da sociedade contempornea.

Com relao sustentabilidade h, igualmente, muitos softwares que vm sendo desenvolvidos, como Arquitrop, que consiste num sistema integrado de rotinas e bancos de dados para apoio s atividades de projeto em arquitetura e engenharia, visando obter conforto trmico e economia de energia. De grande valia, tais ferramentas so indispensveis como recursos mais completos e eficientes para fornecer diretrizes para o projeto tanto na escala urbana como na das edificaes de elevada complexidade.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

No mbito do conforto ambiental, estratgias para o projeto bioclimtico que abrangem a gesto efetiva dos recursos naturais, a incidncia de radiao solar nas edificaes, nveis de iluminao natural em fachadas, coberturas e ambientes internos, anlise das condies ambientais do terreno no contexto urbano so to relevantes quanto critrios para a acstica arquitetnica, que envolvem anlise das fontes de rudo urbano, nveis acsticos, isolamento sonoro e barreiras acsticas, bem como absoro e reverberao do som em estruturas espaciais.

O estudo destes procedimentos permite a observao e a avaliao das possibilidades de aproveitamento das diretrizes de conforto ambiental no projeto de arquitetura, que devem ser traadas durante a elaborao do partido arquitetnico em sua fase preliminar e acompanhar o desenvolvimento do projeto at a execuo da obra.

A busca por solues energticas renovveis por meio da implementao de equipamentos de captao de energia solar e elica assim como de aproveitamento da gua da chuva so iniciativas que integram as possibilidades tecnolgicas que se tornam determinantes para atender aos requisitos de eficincia energtica, numa forma de minimizar o impacto da arquitetura sobre o meio ambiente, integrando adequadamente o homem ao seu habitat natural e s imposies da sociedade contempornea.

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 1.2 Possibilidades tecnolgicas da elaborao do projeto execuo da obra Possibilidades tecnolgicas funcionamento do espao artificial 0 0

PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 0,50 0,50 1,00 1,00 1,00 3,00 1,00 3,00 1,50 1,50 1,50 3,50 1,50 3,50 2,00 2,00 2,00 4,00 2,00 4,00

1.3

Modificao do espao natural e Arquitetura

0 2,50 0,50

1.4

Integrao homem e ambiente

0 2,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Apoio Tcnico-Administrativo - Arquivologia

Padro de Resposta

1) Propriedades dos Documentos Arquivsticos (6,0 pontos)

Considerando o monoplio quase exclusivo do Estado sobre o conjunto de atividades polticas, econmicas e sociais, e das normalizaes de convivncia social, de se esperar que os seus atos burocrticos (documentos) sejam revestidos de F Pblica. A perda dessa propriedade, que na Arquivologia melhor representada pela propriedades de Veracidade, Autenticidade e Imparcialidade, implica diretamente na perda de legitimidade do prprio Estado no exerccio de tais funes. Por esta razo as atenes especiais para os arquivos pblicos.

2) Funo dos Arquivistas (6,0 pontos) Destas obrigaes decorrem partes das funes dos arquivistas que, sobre o ponto de vista tico-profissional, precisam ter conscincia de que suas atividades tcnicas possuem desdobramentos polticos, econmicos e sociais que exigem ateno especial e constante.

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 Propriedades dos documentos arquivsticos o candidato deve identificar quatro propriedades, obrigatoriamente entre elas autenticidade e imparcialidade

PONTUAO DO CANDIDATO 0 1,50 0 3,00 2,00 4,50 4,00 6,00 6,00

1.2 Abordar a responsabilizao e as consequncias para o arquivista

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Sade e Assistncia Social - Assistncia Social

Padro de Resposta
O candidato dever abordar os seguintes pontos: A crise do capitalismo ou a chamada crise do capital no uma crise conjuntural ou espordica. Esto em questo dois elementos: a fonte de valor, que o trabalho humano e a explorao da natureza que na linguagem meditica assume o discurso de crise ecolgica ou ambiental esto chegando ao limite de explorao, de esgotamento. Neste contexto cabe destacar a crise americana que ganha contorno mais visvel a partir de 2008; o que demonstra, no a vulnerabilidade dos Estados Unidos ou que o capital chegou ao seu limite possibilitando a emergncia de um novo modo de produo, mas a interdependncia do capital financeiro global (basta vermos a crise na Europa). Uma das formas de se lidar com os limites do capital o investimento em gastos de guerra, a criao de um inimigo oculto mesmo que isto custe milhares de vidas. No Brasil, apesar do discurso do aumento do emprego formal, observamos a precarizao do trabalho e o aumento do trabalho temporrio. Se nos dados oficiais das empresas governamentais aparece o aumento da renda por famlia, isto est longe de configurar uma melhora nas condies de vida. A implantao de programas sociais (e temos como exemplo o Bolsa-Famlia) importante como forma de diminuir os riscos sociais, possibilitar que a chamada Classe D e E possam consumir. Cria-se uma sociabilidade capitalista, uma forma de gerenciamento da barbrie. O Servio Social se depara com este quadro tendo como um dos seus desafios que consolidar a implantao das Polticas de Seguridade Social, num quadro adverso em que a questo social criminalizada.

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Abordagem atualizada: trabalho humano e meio ambiente Cenrio Internacional (EUA 2008 OU Europa crise atual) Precarizao de trabalho Implantao de programas sociais Impacto no Servio Social Criminalizao de movimentos

0 0

PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 2,00 0 0,50 1,00 1,50 2,00 0 0,50 1,00 1,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Apoio Tcnico ao Processo Legislativo Biblioteconomia

Padro de Resposta

Modelo de resposta: resumo com 147 palavras, antecedido pela referncia e complementado por trs palavras-chave.

MELO, Alice. Os guardies dos livros: o primeiro curso de Biblioteconomia surgiu na BN h 100 anos: hoje, so 39 espalhados pelo pas. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ano 6, n. 70, p. 90, jul. 2011. Disponvel em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/por-dentro-da-biblioteca/os-guardioes-dos-livros>. Acesso em: 1 mar. 2012.

Trata das comemoraes do centenrio do primeiro curso de Biblioteconomia do pas, fundado na Biblioteca Nacional (BN) e, desde 1970, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Destaca a mostra sobre Biblioteconomia na Diviso de Obras Raras da BN, o catlogo digital correspondente, um seminrio e visitas guiadas instituio, a partir de 11 de julho de 2011; alm da publicao da histria do curso em nmero especial dos Anais da BN, em 2012. Informa que o curso formava funcionrios para lidar com o acervo da BN; e que, como ensino superior, foi reformulado para atender a outras reas de conhecimento e demanda por profissionais aptos a lidar com usurios com necessidades especficas, enfatizando a organizao, anlise e gesto da informao. Conclui, afirmando que existem 39 cursos no pas, formando profissionais para atuar, tambm, com publicao e informao de qualquer natureza, inclusive a digital. Palavras-chave: Biblioteconomia. Fundao Biblioteca Nacional. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1 1.2 Aplicao das NBR 6023 da ABNT Aplicao das NBR 6028 da ABNT (nmero de palavras, descrio do contedo, metodologia, concluso)

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0 1,50 3,00 0 0 0,50 1,00 4,50 1,00 1,50 4,00 6,00 2,00 2,00

1.3 Correo do segmento palavras-chave, aps o resumo 2 Apresentao, legibilidade, margens e pargrafos

3 Estrutura textual. Construo pertinente de introduo (explicao do tema na primeira frase). Desenvolvimento (uso do verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; frases afirmativas e no enumerao de tpicos). Concluso (referncia aos 39 cursos e reas de atuao). 4 Objetividade, ordenao e clareza das ideias 0 0,50 1,00

0 1,50

1,00 2,00

2,00 2,50

3,00 3,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Cardiologia Padro de Resposta


Descreva a terapia farmacolgica, incluindo seus riscos e benefcios, na sndrome de insuficincia cardaca decorrente de disfuno sistlica do ventrculo esquerdo em pacientes sem doena arterial coronariana. Na questo discursiva, sero avaliados 3 aspectos, conforme o enunciado da questo. Ento na avaliao da resposta foram analisados de forma separada a citao de cada uma das terapias farmacolgicas que podem ser usadas na sndrome de insuficincia cardaca decorrente de disfuno sistlica do ventrculo esquerdo em pacientes sem doena arterial coronariana, seus riscos e seus benefcios. 1) Em relao terapia farmacolgica deveriam estar includos os seguintes itens, sem ter a necessidade de citar as drogas de forma especfica: Inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA); Bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA); Betabloqueadores; Furosemida; diurticos tiazdicos; Digoxina; Antagonistas da aldosterona; Hidralazina associada ao nitrato. Ao descrever de forma completa cada ten que faz parte da terapiafarmacolgica o candidato receber 0,5 pontos (total de 0,5 x 8= 4 pontos). Se descrio for de forma incompleta, receber 0,25 pontos. Caso no inclua algumas das terapias farmacolgicas, no receber pontos (0) relacionado terapia farmacolgica no mencionada na questo. 2) A segunda avaliao foi relacionada descrio dos riscos potenciais de cada uma destas terapias farmacolgicas, como por exemplo, hipotenso arterial, intoxicao digitlica com uso de digoxina, insuficincia renal relacionada ao uso de IECA em pacientes com estenose bilateral de artrias renais, distrbios eletrolticos relacionados furosemida, diurticos tiazdicos ou antagonistas da aldosterona, efeitos adversos de cada medicao, entre vrios outros riscos do uso de cada terapia farmacolgica nestes pacientes com disfuno sistlica do ventrculo esquerdo. A pontuao foi de 0,5 ponto para a descrio dos riscos relacionados a cada terapia farmacgica descrita, ou seja , para cada tem da terapia medicamentosa devero ser escritos os seus potenciais ou principais riscos (incluindo efeitos adversos). Como so 8 itens de terapia farmacolgica, ento a pontuao mxima ser de 4 pontos (no mximo 0,5 pontos para cada 1 dos 8 itens). 3) Na terceira e ltima avaliao da questo, ser levado em conta a descrio dos principais benefcios de cada uma das oito terapias farmacolgicas e/ou suas indicaes de uso de acordo com a classe funcional da "New York Heart Association" (NYHA) em que se encontra um paciente com insuficincia cardaca decorrente de disfuno sistlica do ventrculo esquerdo. Entre eles destacam-se os benefcios na reduo da mortalidade, aumento da sobrevida, melhora dos sintomas, ao na melhora da classe funcional da New York Heart Association em que o paciente se encontra, reduo nas internaes hospitalares, ao nos sistema cardiovascular (como por exempo, as aes na pr-carga, ps-carga, contratilidade miocrdica e reduo da ativao do sistema nervoso simptico) e atuao no remodelamento do ventrculo esquerdo A pontuao mxima foi de 0,5 pontos para descrio dos principais

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

benefcios relaciondados a cada terapia farmacgica descrita, ou seja , para cada tem da terapia medicamentosa dever ser escrito os seus principais benefcios ou em que classe funcional (NYHA) determinada terapia farmacolgica teraia maior indicao. Como so 8 itens de terapia farmacolgica, ento a pontuao mxima ser de 4 pontos (no mximo 0,5 pontos para cada 1 dos 8 itens).

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 1.2 1.3 Terapia descrio Riscos Benefcios 0 0 0

PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 2,50 0,50 2,50 0,50 2,50 1,00 3,00 1,00 3,00 1,00 3,00 1,50 3,50 1,50 3,50 1,50 3,50 2,00 4,00 2,00 4,00 2,00 4,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Comunicao Social Comunicao Social

Padro de Resposta

A questo pede para que sejam discriminadas diferenas na redao e edio de TEXTOS com finalidade jornalstica para quatro plataformas miditicas: 1. O impresso. 2. A digital (internet / mdias sociais). 3. O rdio. 4. A televiso. Com relao ao conhecimento tcnico requerido no enunciado, ser reconhecida como certa a resposta que especificar pelo menos duas das principais caractersticas do texto jornalstico (e/ou da edio) como produzido em cada plataforma acima citada. Sero consideradas citaes de caractersticas bsicas, j que o enunciado foi abrangente ao pedir que fossem apontadas diferenas na produo de texto jornalstico, e/ou da edio em texto jornalstico, de cada uma das plataformas citadas. Seguem alguns exemplos de caractersticas peculiares das plataformas mencionadas na questo: Impresso O deadline definido, e o espao de texto limitado. H consenso na exigncia de clareza, conciso, simplicidade, objetividade e adequao ao pblico para o qual o veculo est direcionado. Os impressos utilizam boxes de informaes, fotos e infogrficos. As informaes mais importantes devem estar no alto do texto (lide) e h a prevalncia do padro pirmide invertida, que estabelece uma hierarquia de importncia decrescente do incio para o final do texto, de forma que, se houver necessidade de cortes no tamanho da matria, o contedo principal no se perca. A relao da mdia impressa com a produo digital tem se estreitado, tanto nos padres grficos de diagramao quanto no cross over de mdias (o jornal e a revista remetem o leitor internet e vice-versa). TV- Na Reportagem: o deadline rigidamente definido, e o tempo para o texto do reprter limitado. Deve-se escrever como se fala, em linguagem precisa, clara, simples e direta. Evitar estrangeirismos e siglas, exceo das que so muito populares (INSS etc.). Deve-se trabalhar fundamentalmente com frases curtas. Devem ser utilizados poucos nmeros, e de forma contextualizada. adequada a repetio de palavras, para maior clareza de compreenso do telespectador. Na Edio: utilizam-se recursos grficos e documentais na edio de material atual (hard news). Evita-se o uso de sonoplastia, e valoriza-se o som ambiente (Background), quando adequado. Texto e imagem tm relao de complementaridade. O texto no script deve ser escrito em caixa alta.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Radio Possibilidade de informao em tempo real. Clareza, conciso e coloquialidade. Linearidade. Ritmo e sonoridade preciso cuidado com cacfatos e com repeties que rimam. adequada a utilizao constante de som ambiente. O texto deve ter frases curtas, em ordem direta sujeito, verbo e predicado. inadequado que o redator utilize aspas e parnteses, j que dificultam o trabalho do locutor. Os nmeros devem ser escritos por extenso. Medidas estrangeiras devem sempre ser convertidas. A edio de sonoras (entrevistas, registros de falas) deve sempre ater-se correta e verdadeira condio dos acontecimentos. Uma sonora gira em torno de 30 segundos. Valem risos, gritos e mesmo o silncio, se forem informaes contextualizantes. Internet/mdias sociais H uma clara ruptura em relao aos modelos de produo das demais plataformas. A produo textual e a edio so praticamente simultneas. Os internautas tambm produzem contedo. Como a cultura jornalstica digital est em fase inicial de construo, no h regras consolidadas, mas um conhecimento emprico que vem estabelecendo referenciais prticos bem sucedidos. No h dead line (a produo ininterrupta), nem limite de tamanho para os textos. O texto na internet precisa ser curto na manchete, mas graas hipertextualidade, o corpo da matria pode ser mais extenso. A escrita e a edio devem beneficiar-se da multimidialidade fotos, vdeos e textos de outros sites que complementem a informao jornalstica, atravs de hiperlinks . A hierarquizao das informaes torna-se fundamental na estrutura de montagem do texto para ser postado na internet. As mdias sociais pedem um direcionamento estilstico e uma formatao especfica para cada tipo de ferramenta. O Twitter s admite 140 toques, por exemplo

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Mdia impressa: diferena 1 Mdia impressa: diferena 2 Internet: diferena 1 Internet: diferena 2 Rdio: diferena 1 Rdio: diferena 2 TV: diferena 1 TV: diferena 2

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo - Controle Interno - Contabilidade

Padro de Resposta

Para atender ao que foi solicitado, o candidato poder dividir sua resposta em trs partes:

Parte I: (3,0 pontos) Sim. A Resoluo supra esclarece que o Princpio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional.

Parte II: (6,0 pontos)

Nos registros dos atos e fatos contbeis ser considerado o valor original dos componentes patrimoniais. O valor original, que ao longo do tempo no se confunde com o custo histrico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensurao com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada a exemplo de (1) custo histrico, (2) custo histrico corrigido e (3) custo corrente; ou valores de sada a exemplo de (4) valor de realizao, (5) valor presente do fluxo de benefcio do ativo e (6) valor justo. Os conceitos supra podem ser definidos da seguinte forma: Custo histrico. Os ativos so registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que so entregues para adquiri-los na data da aquisio. Os passivos so registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigao ou, em algumas circunstncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais sero necessrios para liquidar o passivo no curso normal das operaes; Custo corrente. Os ativos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no perodo das demonstraes contbeis. Os passivos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, no descontados, que seriam necessrios para liquidar a obrigao na data ou no perodo das demonstraes contbeis; Valor realizvel. Os ativos so mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos so mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, no descontados, que se espera seriam

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

pagos para liquidar as correspondentes obrigaes no curso normal das operaes da Entidade; Valor presente. Os ativos so mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada lquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operaes da Entidade. Os passivos so mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de sada lquida de caixa que se espera seja necessrio para liquidar o passivo no curso normal das operaes da Entidade; Valor Justo. o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transao sem favorecimento; Custo Histrico Corrigido (atualizao monetria). Os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis mediante o ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais.

Parte III: (3,0 pontos)

Sim. O Princpio da Competncia determina que os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Pressupe, ainda, a simultaneidade da confrontao de receitas e de despesas correlatas, aplicando-se integralmente ao Setor Pblico. Isso no significa que h violao do disposto na Lei n. 4.320/64, quando prev que as receitas oramentrias sero consideradas realizadas quando da arrecadao.

Espelho de Correo
(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 1.1 Aplicabilidade do princpio do registro pelo valor original ao setor pblico 0 2,00 0,60 1.2 Cinco exemplos (citar e explicar) 0 3,60 4,20 4,80 0,50 1.3 Aplicabilidade do princpio da competncia 0 2,00 2,50 3,00 5,40 1,00 6,00 1,50 1,20 1,80 2,50 2,40 3,00 3,00 1,00 1,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Engenharia - Civil Padro de Resposta


Aditivo 1 Os plastificantes ou redutores de ar so tensoativos. So molculas com extremidades laterais com cargas negativas. Um dos lados adere aos gros de cimento (superfcie positiva), e outro lado com carga negativa fica exposto. A repulso eltrica entre as cargas negativas afasta os gros de cimento cobertos pelo aditivo facilitando a trabalhabilidade. ( caractersticas:1,0 ponto). Deve ser misturado ao concreto fresco para aplicao. (aplicao:1,0 ponto). Nas concretagens de grandes volumes, seus retardadores minimizam as juntas frias. (finalidades: 1,0 ponto) Sua principal vantagem a de facilitar o lanamento e o adensamento do concreto. (vantagens: 0,5 ponto). Por outro lado, apresenta maior custo como desvantagem. (desvantagens: 0,5 ponto) Aditivo 2 Os aceleradores de pega (nome genrico) facilitam a dissoluo do cimento, (caractersticas: 1,0 ponto) quando misturado ao concreto fresco (aplicao: 1,0 ponto). Provocam uma pega mais rpida e desenvolvimento mais rpido de resistncia. Permitem a moldagem do concreto em temperaturas mais baixas, reduzindo o tempo de acabamento dos projetos. (finalidade:(1,0 ponto). As suas vantagens so a concluso e liberao da obra em prazos menores(vantagens: 0,5 ponto). No entanto, apresenta maior custo como desvantagem. (desvantagens:0,5 pontos) Aditivo 3 Os retardadores de pega dificultam a dissoluo do cimento (caractersticas:1,0 ponto), quando misturado ao concreto fresco.(aplicao:1,0 ponto). Tem como finalidade trazer flexibilidade no tempo de pega do concreto, aumentando o tempo de trabalhabilidade e acabamento do concreto, sendo adequados para aplicaes mais complexas em condies de climas quentes.(finalidades:1,0 ponto). So vantajosos em concretagens de grandes volumes porque os retardadores minimizam as juntas frias (vantagens: 0,5 ponto), mas por outro lado apresentam maior custo. (desvantagens: 0,5 ponto)

Espelho de Correo
(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 1.2 1.3 Material 1: Caractersticas (1,0), aplicao (1,0), finalidade (1,0), suas vantagens (0,5) e desvantagens (0,5) Material 2: Caractersticas (1,0), aplicao (1,0), finalidade (1,0), suas vantagens (0,5) e desvantagens (0,5) Material 3: Caractersticas (1,0), aplicao (1,0), finalidade (1,0), suas vantagens (0,5) e desvantagens (0,5) 0 0 0 PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 2,50 0,50 2,50 0,50 1,00 3,00 1,00 3,00 1,00 1,50 3,50 1,50 3,50 1,50 2,00 4,00 2,00 4,00 2,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Engenharia - Telecomunicaes

Padro de Resposta:
A) O modo DCF utiliza um protocolo denominado CSMA/CA (CSMA com absteno de coliso), este protocolo utiliza a deteco do canal fsico e virtual. Na deteco do canal fsico quando a estao quiser transmitir ela escuta o canal. Se o canal estiver ocioso a estao inicia a sua transmisso. Se o canal estiver ocupado, a transmisso adiada at o canal ficar livre. Na deteco do canal virtual, o CSMA se baseia no MACAW. Utiliza-se de pacote de dados para solicitao de reserva de canal (RTS- Request to Send), confirmao de aceite (CTS Clear to Send) e de recebimento do quadro (ACK - acknowledged). Neste caso, outra estao percebe a ocupao do canal no apenas pelos dados mais tambm pelos quadros de reserva de canal encaminhados pela estao que transmite ou pela estao que recebe os quadros de dados. Ao escutar um quadro RTS, a estao sabe que algum ir transmitir dados em breve. O RTS traz informaes que permitem que a estao avalie quanto tempo esta transmisso ir durar at o ACK final, assim ela carrega um vetor de alocao de rede (NAV) interno que funciona como um canal virtual ocupado. Caso a estao no escute o RTS, por no estar na rea de cobertura da estao que envia, a mesma pode escutar o CTS, enviado pela estao que recebe a solicitao inicial. Neste caso ela segue procedimento anlogo de reserva de canal atravs do NAV.

B) SIFS (Short InterFrame Spacing espaamento curto entre quadros) o menor intervalo definido. Ele permite que os integrantes de uma transmisso, que j se iniciou, tenham a maior prioridade, de forma a dar continuidade a mesma. Sempre existir uma nica estao habilitada a transmitir aps um intervalo SIFS. Por exemplo a estao que recebeu um RTS, para transmitir um CTS. Ou uma estao que recebeu um CTS, para transmitir o quadro de dados. PIFS (PCF InterFrame Spacing espaamento entre quadros PCF) o intervalo definido para ser utilizado pela estao-base. Caso a estao, que tinha prioridade durante o intervalo anterior, no utilize o mesmo, a estao-base poder enviar um quadro de baliza(polling) aps este intervalo de tempo. Este intervalo permite que aps ocorrer o encerramento completo de uma transmisso, a estao base tenha prioridade na ocupao do canal. DIFS (DCF InterFrame Spacing espaamento entre quadros DCF) o intervalo definido para ser utilizado pela transmisso de dados sem controle central. Qualquer estao pode tentar adquirir o canal para enviar dados aps este intervalo, caso a estao base no utilize a sua prioridade no intervalo anterior. EIFS (Extended InterFrame Spacing espaamento estendido entre quadros). S aps transcorrer este intervalo e caso nenhuma estao tomou posse do canal que uma estao, que acabou de receber um quadro defeituoso ou desconhecido, pode utilizar o canal para informar sobre a presena deste dado com erro. Para este tipo de evento dada a prioridade mais baixa.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

C) Como j se iniciou a transmisso da estao A, isso , ela j adquiriu a posse do canal, esta transmisso ter prioridade de se encerrar. Aps o fim do RTS, a estao B ter a prioridade dada pelo intervalo SIFS para responder com um CTS. Posteriormente, dentro de cada intervalo SIFS, a estao A ter a prioridade de transmitir o primeiro fragmento de dados e posteriormente o ACK da estao B. Aps cada ACK da estao B, a estao A sempre ter prioridade para transmitir o prximo pacote de dados. Em outras palavras, atravs da prioridade dada pelo intervalo SIFS aumenta-se a probabilidade da transmisso ir at o fim sem interferncia. Como j se iniciou a transmisso da estao A, isso , ela j adquiriu a posse do canal, esta transmisso ter prioridade de se encerrar. A estao C no escuta a estao A porm escuta a estao B. Desta forma ela no ir receber o RTS de A, mas ao fim do RTS, a estao B ter a prioridade do canal para transmitir CTS, intervalo SIFS, antes da estao C puder enviar sua solicitao, pois a mesma deve esperar um tempo DIFS. Desta forma a estao C ir captar o CTS e ir verificar que esta ocorrendo uma transmisso. Ela ir armazenar uma reserva de canal atravs do mecanismo do NAV at o fim do primeiro ACK da estao B. A transmisso dos demais pacotes da rajada de dados garantida pelo uso sempre do intervalo prioritrio SIFS pela estao B(transmitindo ACK de recebimento de pacotes fragmentados que ainda no se encerraram) e pelo armazenamento do NAV pela C ao capar o ACK da estao B.

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 Funcionamento Mecanismos Intervalos Finalidades Processo A Processo B 0 0 0,50 0,50 0 0

PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 0 0,50 0 1,00 1,00 1,00 0,50 1,00 0,50 1,50 1,50 1,50 1,00 1,50 1,00 2,00 2,00 2,00 1,50 2,00 1,50 2,50 2,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Engenharia - Eltrica

Padro de Resposta:

A) Componentes Simtricos so mecanismos feitos para facilitar algumas resolues analticas de circuitos eltricos no equilibrados, como as mquinas eltricas polifsicas, e alguns tipos de problemas de transformadores polifsicos. Semelhante ao teorema de Fourier relativo a ondas complexas, os componentes simtricos, que o teorema de Fortescue, consiste em decompor um sistema trifsico no equilibrado em trs sistemas equilibrados, ou seja, qualquer sistema de vetores trifsicos no equilibrados pode ser resolvido com a adio de trs sistemas equilibrados, que so: 1. Sistema de sequncia positiva: Sistema trifsico equilibrado com a mesma sequncia de fase do sistema desequilibrado; 2. Sistema de sequncia negativa: Sistema trifsico equilibrado com a sequncia de fase inversa quele do sistema desequilibrado; 3. Sistema de sequncia zero: Sistema de trs vetores monofsicos que so iguais em mdulo e em fase no tempo.

B)

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

C)

Espelho de Correo
(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 1.1 Descrio das trs sequncias 0 2,50 1.2 1.3 Definio do operador alfa e demonstrao da relao Matriz transformao 0 0 1,00 1,00 3,00 2,00 2,00 3,50 3,00 3,00 4,00 4,00 4,00 1,00 1,50 2,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Engenharia - Mecnica

Padro de Resposta

O estudo da vida til da mola por fadiga depende da anlise dos esforos cclicos a que ela vai estar submetida ao longo de sua vida. Para uma simulao dos esforos a que ela vai estar submetida, pode-se montar um modelo matemtico na forma de equao de estados, com a entrada sendo o deslocamento que imposto pela estrada e com sada sendo a fora a que a mola vai estar submetida. Para obter-se este modelo, deve-se:

Aplicar a Lei de Newton nas massas:

Utilizar as relaes constitutivas dos elementos massa, mola e amortecedor:

Por fim, considerando-se como variveis de estado os deslocamentos e velocidades das massas, obtm-se o modelo da forma de equaes de estado, que deve ser completada com a equao de sada da fora. 0 0 1 0 0 0 0 1 0

0 0

1 0 1

Com este modelo, tendo-se os valores dos diversos elementos do veculo, podem ser utilizados mtodos de simulao digital para se obter o esforo sobre a mola.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 Aplicar equao de Newton em cada massa Relaes constitutivas entre as massas, as molas e o amortecedor Montar as equaes de estado Equao de sada fora da mola Demonstrao/anlise de fadiga da mola / vida til da mola 0 0 0 0 0

PONTUAO DO CANDIDATO 0,50 0,50 1,00 0,50 0,50 1,00 1,00 2,00 1,00 1,00 1,50 1,50 3,00 1,50 1,50 2,00 2,00 4,00 2,00 2,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Sade e Assistncia Social - Farmcia Padro de Resposta


Antagonismo fisiolgico: ocorre quando duas substncias produzem efeitos opostos sobre a mesma funo fisiolgica atravs da interao com diferentes tipos de receptores ou de aes fisiolgicas que se anulam. O candidato deve especificar que este antagonismo ocorre em locais diferentes. Um exemplo prtico, em adio ao que descrito na questo, o uso de epinefrina como broncodilatador para neutralizar a broncoconstrio que ocorre quando o sistema.nervoso parassimptico libera ACh ou quando administramos betanecol ou um inibidor da acetilcolinesterase para um paciente com asma. ACh contrai o msculo liso das vias areas, agindo como um agonista muscarnico em receptores. A epinefrina relaxa a musculatura lisa das vias areas e dilata os brnquios, atravs da sua atividade agonista sobre receptores 2adrenrgicos. Antagonismo Farmacolgico: um antagonismo de mesmo receptor. um dos dois tipos principais de antagonismo. O candidato deve indicar os dois tipos de antagonismo farmacolgico e seus subtipos. Antagonismo competitivo reversvel: o candidato deve descrever que o antagonista se liga no mesmo stio ativo do agonista impedindo a ligao do agonista. As duas drogas, tanto agonistas como antagonistas competem pelo stio ativo do receptor. Uma caracterstica importante deste antagonismo competitivo reversvel que ao aumentar a concentrao de agonista ocorre reverso da atividade antes abolida pelo antagonista. Desta forma o antagonista diminui a potncia do agonista mas no interfere na eficcia dele. Assim, atropina (o prottipo antagonista de receptores muscarnicos) antagoniza os efeitos da ACh no ndulo SA por competir pela mesma populao de receptores. Propranolol faz o mesmo ao antagonizar os efeitos 1-estimulatrios da adrenalina, noradrenalina e outros -agonistas que atuam no corao. Antagonismo competitivo irreversvel: o candidato deve descrever que o antagonista se liga no memso stio ativo do agonista impedindo a ligao do agonista, mas neste caso quando o antagonista tem uma ligao irreversvel no permitindo mais que o agonista se ligue naquele receptor ou que demore muito para conseguir se ligar pela diminuio da taxa de dissociao. Uma caracterstica importante deste antagonismo competitivo irreversvel que, ao aumentar a concentrao de agonista, no ocorre reverso total da atividade abolida pelo antagonista. O antagonista interfere na potncia e na eficcia do agonista. Um exemplo deste antagonismo o bloqueio produzido por fenoxibenzamina sobre receptores -adrenrgicos, resultando em uma reduo duradoura na capacidade de noradrenalina, adrenalina, ou outros simpaticomimticos para activar receptores -adrenrgicos. Antagonismo no competitivo ou alostrico: o candidato deve descrever que o antagonista no competitivo atua impedindo a ativao do receptor, mesmo quando o agonista est ligado no stio ativo. Este tipo de antagonismo atua no atravs da competio com o agonista pela ligao ao stio ativo mas sim por impedir a ativao do receptor. Isto acontece em pontos diferentes do receptor. Exemplos de antagonismos no competitivos so a nifedipina e verapamil, dois bloqueadores dos canais de Ca++. Antagonismo qumico: o candidato dever descrever que este tipo de antagonismo ocorre quando duas drogas se combinam quimicamente uma outra e a atividade de uma ou de ambas reduzida ou abolida. Este antagonismo acontece antes do agonista ter a oprtunidade de produzir seu efeito no receptor. exemplo, dimercaprol forma quelatos com chumbo e reduz a toxicidade do metal pesado; clcio, em certos alimentos ou bebidas (por exemplo, leite) interage com antibiticos de tetraciclina e reduz a sua biodisponibilidade.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 Antagonismo fisiolgico caracterizao exemplo 1.2 Antagonismo competitivo caracterizao exemplo 1.3 Antagonismo irreversvel caracterizao exemplo 1.4 Antagonismo qumico caracterizao exemplo

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0 0 0 0,50 2,00 0,50 2,00 0,50 2,00 0,50 2,00 1,00 2,50 1,00 2,50 1,00 2,50 1,00 2,50 1,50 3,00 1,50 3,00 1,50 3,00 1,50 3,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Sade e Assistncia Social - Fisioterapia

Padro de Resposta

O candidato dever, em sua resposta, apontar os seguintes tpicos: a) Princpios fsicos da gua (2,0 pontos) flutuao, viscosidade, temperatura e presso hidrosttica.

b) Efeitos fisiolgicos da submerso em gua aquecida (2,0 pontos) aumento da frequncia cardaca, diminuio da presso arterial sistmica, aumento da frequncia respiratria, aumento do metabolismo e discreto aumento da temperatura corporal.

c) Benefcios dos efeitos teraputicos (4,0 pontos) alvio ou eliminao do quadro lgico, relaxamento muscular, manuteno ou aumento da amplitude de movimento, aumento da fora e/ou resistncia musculares, o calor da gua auxilia na diminuio ou eliminao da dor e do espasmo muscular, aquecimento sistmico durante todo a durao do tratamento, abrange variadas articulaes do corpo do paciente, diminuio do impacto sobre as articulaes em geral, diminuio do peso corporal pelo efeito da flutuao - , e o programa de tratamento pode ser realizado sem mudar muito o paciente de posio.

d) Contra-indicaes e/ ou cuidados (4,0 pontos) incontinncia fecal e/ou urinria, cardiopatas descompensados, medo da submerso na piscina, quedas dentro e fora da piscina, pacientes que no sabem nadar e/ou flutuar e excesso de atividades pela facilidade de realizao das mesmas, levando a fadiga.

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Natureza da Hidroginstica Adequao a idosos Benefcios (pelo menos 4) 0 0,50 1,00 Riscos ou contraindicaes (pelo menos 4) 0 0,50 1,00

1,50 1,50

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,50 1,00 1,50 2,00 0 0,50 1,00 1,50 2,00 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Gastroenterologia

Padro de Resposta
Paciente de 62 anos sabidamente portador de cirrose heptica apresenta hemorragia digestiva alta caracterizada por melena e dor abdominal hipogstrica tipo clica por possvel estmulo peristltico relacionado presena de sangue no intestino delgado. A possvel origem desta hemorragia deve relacionar-se hipertenso porta varizes esofagogstricas e gastropatia congestiva ou menos comum lcera gastroduodenal. A resposta a esta indagao s poder ser alcanada com a Endoscopia Digestiva Alta e para tal deve-se manter o paciente em dieta zero, hidratao venosa adequada e em casos mais graves, deve-se realizar a entubao oro traqueal antes da Endoscopia Digestiva Alta ( EDA ), evitando-se broncoaspirao e facilitando o exame e a possvel teraputica endoscpica. rotina na maioria dos servios a administrao, antes da EDA, de anlogos da vassopressina somatostatina ou terlipressina que diminuiriam a presso porta e, por conseguinte, o sangramento. Num paciente cirrtico qualquer desequilbrio pode agravar e descompensar a funo heptica e neste caso isto se mostra atravs da Encefalopatia heptica, Grau 3, caracterizada por confuso mental, agitao, sonolncia e asterix. Neste caso devemos diminuir a oferta de nutrientes j feita, esterilizar a flora bacteriana intestinal com antimicrobianos e administrar lactulose que acidifica o clon e impedem a maior formao de amnia que, absorvida, agravaria a encefalopatia. Em caso de agitao extrema, baixas doses de halopenidol ou de oxazepan, benzodiozepnico no metabolizado pelo fgado, pode ser necessrio.

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Intercorrncias: hemorragia digestiva alta Causas: varizes esofagogstricas Causas: gastropatia congestiva Causas:lcera gastroduodenal ou outras causas Encefalopatia heptica Encefalopatia grau 3 Abordagem na emergncia: dieta zero e hidratao endovenosa Drogas anlogas da vasopressina terlipressina ou somatostatina endoscopia digestiva alta entubao orotraqueal pr-endoscopia digestiva antibitico profiltico lactulose ou lactilol oral ou por via retal sob forma de enema controle da agitao - haloperidol ou benzodiazepnico

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,50 1,00 1,50 2,00 0 0,50 1,00 0 0,50 0 0,50 0 0,50 1,00 1,50 2,00 0 0,50 1,00 0 0 0 0,50 0,50 1,00 0 0 0 0 1,00 1,00 2,00 0,25 0,25 0,25 0,25

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Ginecologia Padro de Resposta


O cncer de colo uterino uma questo de sade pblica em nosso pas por sua alta prevalncia, apesar de tratar-se de uma neoplasia que possui preveno, rastreamento de leses precursoras e tratamento precoce eficaz. O rastreamento realizado atravs da colpocitologia onctica. Segundo o Ministrio da Sade no Brasil, este exame deve ser iniciado aos 25 anos para quem j iniciou a vida sexual (evidncia A). Deve ser realizado de 3 em 3 anos somente aps dois exames anuais consecutivos negativos (A). Seguir at 64 anos e cessar rastreamento se tiver dois exames normais (A). Ateno: as pacientes com imunossupresso devero ter no incio dois exames semestrais seguindo com coletas anuais e no recomendado a realizao de rastreamento para mulheres com histerectomia total por causa benigna (A). A coleta realizada ambulatorialmente e o resultado do exame colpocitolgico descrito pelo patologista utilizando a classificao de Bethesda. Essa classificao apresenta como possveis resultados e respectivas condutas: 1) alteraes celulares benignas (reativas ou repararias) - rotina acima.

2) alteraes nas clulas escamosas: - atpicas de significado indeterminado possivelmente no neoplasia (Ascus) / repetir em 6 meses. - atpicas de significado indeterminado quando no se pode excluir leso de alto grau (asc-h) colposcopia - leso intra-epitelial de baixo grau - repetir em 6 meses - leso intraepitelial de alto grau - colposcopia - leso que no pode excluir carcinoma de clulas epidermide / colposcopia

3) nas clulas glandulares: - atpicas de significado indeterminado possivelmente neoplasia e quando no pode se excluir leso de alto grau (AGC) / colposcopia e USG. - adenocarcinoma in situ e invasor / colposcopia e USG

4) atpicas de origem indefinida / colposcopia e USG A conduta no resultado do colpocitolgico selecionar mulheres que precisam de colposcopia e bipsia. Na repetio de Ascus e leso intraepitelial de baixo grau no colpocitolgico devemos encaminhar para colposcopia.

Na repetio de Ascus ou leso de baixo grau, na leso de alto grau, de asgus, carcinoma epidemide e adenocarcinoma dever sempre ser encaminhado para colposcopia e bipsia para realizao do diagnstico. A conduta do tratamento s ser realizada aps bipsia, guiada pela colposcopia. Se for diagnosticado cncer na bipsia ser necessrio o estadiamento para definio da conduta para o tratamento.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Espelho de Correo
(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 Rastreamento 1.2 Exames 1.3 Classificao dos resultados 1.4 Conduta recomendvel PONTUAO DO CANDIDATO 0 0 0 0 0,50 2,00 0,50 2,00 0,50 2,00 0,50 2,00 1,00 2,50 1,00 2,50 1,00 2,50 1,00 2,50 1,50 3,00 1,50 3,00 1,50 3,00 1,50 3,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Comunicao Social Jornalista Padro de Resposta


A questo pede para que sejam discriminadas diferenas na redao e edio de TEXTOS com finalidade jornalstica para quatro plataformas miditicas: 1. O impresso. 2. A digital (internet / mdias sociais). 3. O rdio. 4. A televiso. Com relao ao conhecimento tcnico requerido no enunciado, ser reconhecida como certa a resposta que especificar pelo menos duas das principais caractersticas do texto jornalstico (e/ou da edio) como produzido em cada plataforma acima citada. Sero consideradas citaes de caractersticas bsicas, j que o enunciado foi abrangente ao pedir que fossem apontadas diferenas na produo de texto jornalstico, e/ou da edio em texto jornalstico, de cada uma das plataformas citadas. Seguem alguns exemplos de caractersticas peculiares das plataformas mencionadas na questo: Impresso O deadline definido, e o espao de texto limitado. H consenso na exigncia de clareza, conciso, simplicidade, objetividade e adequao ao pblico para o qual o veculo est direcionado. Os impressos utilizam boxes de informaes, fotos e infogrficos. As informaes mais importantes devem estar no alto do texto (lide) e h a prevalncia do padro pirmide invertida, que estabelece uma hierarquia de importncia decrescente do incio para o final do texto, de forma que, se houver necessidade de cortes no tamanho da matria, o contedo principal no se perca. A relao da mdia impressa com a produo digital tem se estreitado, tanto nos padres grficos de diagramao quanto no cross over de mdias (o jornal e a revista remetem o leitor internet e vice-versa). TV- Na Reportagem: o deadline rigidamente definido, e o tempo para o texto do reprter limitado. Deve-se escrever como se fala, em linguagem precisa, clara, simples e direta. Evitar estrangeirismos e siglas, exceo das que so muito populares (INSS etc.). Deve-se trabalhar fundamentalmente com frases curtas. Devem ser utilizados poucos nmeros, e de forma contextualizada. adequada a repetio de palavras, para maior clareza de compreenso do telespectador. Na Edio: utilizam-se recursos grficos e documentais na edio de material atual (hard news). Evita-se o uso de sonoplastia, e valoriza-se o som ambiente (Background), quando adequado. Texto e imagem tm relao de complementaridade. O texto no script deve ser escrito em caixa alta. Radio Possibilidade de informao em tempo real. Clareza, conciso e coloquialidade. Linearidade. Ritmo e sonoridade preciso cuidado com cacfatos e com repeties que rimam. adequada a utilizao constante de som ambiente. O texto deve ter frases curtas, em ordem direta sujeito, verbo e predicado. inadequado que o redator utilize aspas e parnteses, j que dificultam o trabalho do locutor. Os nmeros devem ser escritos por extenso. Medidas estrangeiras devem sempre ser convertidas. A edio de sonoras (entrevistas, registros de falas) deve sempre ater-se correta e verdadeira condio dos acontecimentos. Uma sonora gira em torno de 30 segundos. Valem risos, gritos e mesmo o silncio, se forem informaes contextualizantes.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Internet/mdias sociais H uma clara ruptura em relao aos modelos de produo das demais plataformas. A produo textual e a edio so praticamente simultneas. Os internautas tambm produzem contedo. Como a cultura jornalstica digital est em fase inicial de construo, no h regras consolidadas, mas um conhecimento emprico que vem estabelecendo referenciais prticos bem sucedidos. No h dead line (a produo ininterrupta), nem limite de tamanho para os textos. O texto na internet precisa ser curto na manchete, mas graas hipertextualidade, o corpo da matria pode ser mais extenso. A escrita e a edio devem beneficiar-se da multimidialidade fotos, vdeos e textos de outros sites que complementem a informao jornalstica, atravs de hiperlinks . A hierarquizao das informaes torna-se fundamental na estrutura de montagem do texto para ser postado na internet. As mdias sociais pedem um direcionamento estilstico e uma formatao especfica para cada tipo de ferramenta. O Twitter s admite 140 toques, por exemplo

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Mdia impressa: diferena 1 Mdia impressa: diferena 2 Internet: diferena 1 Internet: diferena 2 Rdio: diferena 1 Rdio: diferena 2 TV: diferena 1 TV: diferena 2

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Medicina do Trabalho Padro de Resposta

O candidato deve contextualizar as polticas do Ministrio da Sade, discorrendo sobre a Poltica Pblica em Sade, o RENAST, seus princpios e infraestrutura. Deve, ainda, contextualizar as polticas do Ministrio do Trabalho, analisando a Poltica Nacional de Segurana, o GEISAT, o FUNDACENTRO, suas competncias e infraestrutura. Deve apresentar uma anlise consistente dos problemas enfrentados ( subnotificao de agravos, falta de recursos humanos, financiamento, entre outros), analisando-os correta e integralmente. Deve apresentar, tambm, uma anlise consistente dos desafios a vencer (por exemplo: capacitao, formao da rede, capilaridade das aes, gesto), analisando-os correta e integralmente.

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Contextualizao das Polticas a) Ministrio da Sade Contextualizao das Polticas a) Ministrio do Trabalho Problema 1 Problema 2 Desafio 1 Desafio 2

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0 0 0 0 0 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,50 1,50 1,50 1,50 1,50 1,50 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Neurologia Padro de Resposta


Em uma paciente de 15 anos com histria de episdios matinais de mioclonias e um episdio de crise tnico-clnica generalizada, sem histria de doena neurolgica e com exame neurolgico normal, deve se considerar o diagnstico de epilepsia mioclnica juvenil. A epilesia mioclnica juvenil a forma de epilepsia generalizada idioptica mais comum em adolescentes e adultos jovens e corresponde de 4% a 10% dos casos de epilepsia. A idade de incio geralmente entre 12 e 18 anos, mas pode se iniciar dos 8 aos 30 anos. A apresentao tpica de abalos mioclnicos dos membros superiores e ombros que geralmente ocorrem aps acordar. Crises convulsivas tnico-clnicas generalizadas ocorrem em 90% dos casos e cerca de um tero dos pacientes tem tambm crises de ausncia. As mioclonias no so comumente reconhecidas como convulses e o paciente frequentemente s procura o mdico aps a crise tnico-clnica generalizada. Privao de sono, ingesta de lcool e cansao podem precipitar as crises. As pessoas acometidas tem inteligncia normal e no h deteriorao cognitiva. A ressonncia magntica de crnio geralmente normal. O eletroencefalograma interictal mostra pontas e pontas-ondas de 3 a 5 Hz, de intensidade mxima na regio frontocentral. A correspondncia eletroencefalogrfica das mioclonias uma descarga de alta voltagem, de polipontas de 10 16 Hz seguidas por ondas lentas de 1 Hz. Um percentual significativo de pacientes tem anormalidades focais no exame. O tratamento de escolha o cido valprico. Opes incluem lamotrigina, topiramato, levetiracetam e zonisamida. H boa resposta ao tratamento, porm pode haver recorrncia em caso de interrupo. O tratamento no medicamentoso consiste em evitar os fatores desencadeantes descritos anteriormente. Pode haver histria familiar de epilepsia, porm com padro de transmisso complexo. A doena est relacionada s mutaes em diversos genes, como o GABRA1 (cromossomo 5q34-q35), o CACNB4 (cromossomo 2q22-q23), o CLCN2 (cromossomo 3q26) e o EFHC1 (cromossomo 6p12-p11). Quanto gravidez, pode-se tentar trocar o cido valprico por medicao com menor potencial teratognico (ex. lamotrigina) ou tentar diminuir a dose do mesmo (ex. no exceder 1g por dia).

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Diagnstico das crises e da epilepsia Descrio do quadro clnico Exames complementares Tratamento Componente hereditrio Gravidez

PONTUAO DO CANDIDATO 0 1,50 3,00 0 1,00 2,00 3,00 0 0,50 1,00 1,50 2,00 0,00 1,00 2,00 0 1,00 0 1,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Sade e Assistncia Social - Nutrio Padro de Resposta


O candidato deve analisar pelo menos 4 (quatro) indicadores de sade e nutrio da populao brasileira, entre os citados a seguir: estado nutricional, outras doenas crnicas, deficincia de micronutrientes, esperana mdia de vida do brasileiro ao nascer, envelhecimento da populao, mortalidade infantil, baixo peso ao nascer, segurana alimentar, acompanhamento das condicionalidades da sade do Programa Bolsa Famlia, consumo alimentar/disponibilidade de alimentos e aleitamento materno. Deve, ainda, avaliar o papel do SISVAN como instrumento de proposio e realizao das polticas pblicas.

Espelho de Correo
(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X PONTUAO DO CANDIDATO Descrio dos Indicadores: Sero pontuados no mximo 4 itens. 6 pontos Estado Nutricional descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Outras doenas crnicas descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Deficincia de micronutrientes descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Esperana mdia de vida do brasileiro ao nascimento descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Envelhecimento da populao descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Mortalidade infantil descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Baixo peso ao nascer descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Segurana Alimentar descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Acompanhamento das condicionalidades da sade do Programa Bolsa Famlia descrio dos 0 1,000 1,50 indicadores Consumo alimentar / disponibilidade de alimentos descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Aleitamento Materno descrio dos indicadores 0 1,00 1,50 Papel do SISVAN como instrumento de proposio e realizao de polticas pblicas. Sero 6 pontos pontuados no mximo 4 itens. Estado Nutricional papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Outras doenas crnicas papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Deficincia de micronutrientes papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Esperana mdia de vida do brasileiro ao nascimento papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Envelhecimento da populao papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Mortalidade infantil papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Baixo peso ao nascer papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Segurana Alimentar papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Acompanhamento das condicionalidades da sade do Programa Bolsa Famlia papel do 0 1,00 1,50 Sisvan Consumo alimentar / disponibilidade de alimentos papel do Sisvan 0 1,00 1,50 Aleitamento Materno papel do Sisvan 0 1,00 1,50

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9 2.10 2.11 2.121

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Otorrinolaringologista Padro de Resposta

1) Qual a principal hiptese diagnstica? (cite: tipo histolgico mais provvel e a classificao do tumor na escala TNM) Hiptese: Cncer de Laringe ou Neoplasia Malgna Tipo histolgico: Carcinoma epidermide ou Carcinoma espinocelular Classificao (conforme informaes fornecidas): T4: tumor imobiliza a prega vocal e no est contido na laringe. N0: no h linfonodos cervicais palpveis. M0: A TC do trax estava normal.

2) Como proceder com a bipsia? Procedimentos aceitos: Laringoscopia Direta sob anestesia geral ou tpica/local com ou sem bloqueio do nervo larngeo superior. Microcirurgia da Laringe sob anestesia geral. Bipsia com pina sacabocado sob laringoscopia indireta ou videolaringoscopia, com anestesia tpica. Bipsia atravs de fibronasolaringoscpio com canal de trabalho, utilizando-se pina sacabocado do equipamento. Descrio do mtodo deve constar: Tipo de anestesia Equipamentos utilizados e tempos do procedimento.

3) Quais os exames de imagem recomendados para a avaliao do tumor e do pescoo? Esclarea suas intenes diagnsticas. Tomografia Computadorizada do Pescoo (TC): Avaliao da infiltrao tumoral para as partes moles do pescoo, porm com melhor preciso na infiltrao do arcabouo cartilaginoso larngeo, principalmente a cartilagem tireide e a articulao cricoaritenoideana direita, no caso em questo. Ressonncia Nuclear Magntica do Pescoo (RNM): Avaliao muito precisa da extenso tumoral e sua infiltrao para as partes moles do pescoo, quando comparada com a TC. Importante para o estudo dos linfonodos cervicais potencialmente acometidos pela doena.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

4) Quais so as possibilidades teraputicas? (descreva vantagens e desvantagens de cada uma). Tratamento oncolgico com preservao do rgo, por associao de Radioterapia e Quimioterapia. Vantagens: Preservao do rgo com manuteno da voz. Em caso de falncia do tratamento, pode-se realizar a laringectomia total. Desvantagens: Tratamento agressivo e prolongado com sofrimento inerente radioterapia, como: Odinofagia severa, sendo indicado gastrostomia em alguns casos. Perda de peso corporal. Infeco oportunista orofarngea por Candida albicans durante o tratamento. Risco alto de fstula faringocutnea, caso seja necessria cirurgia de resgate, na falncia do tratamento oncolgico. Xerostomia como sequela da radioterapia. Sofrimento inerente quimioterapia, como: nuseas, vmitos, desidratao e eventual perda de cabelos. Tratamento por cirurgia: Laringectomia total com ou sem esvaziamento cervical Desvantagem: perda do rgo com consequente perda da voz e prejuzo profissional para o paciente em questo. Vantagens: Tratamento mais rpido. Apresenta menos sofrimento imediato, em comparao RT+QT. A cirurgia pode ser considerada, como mtodo de tratamento oncolgico, mais eficaz no caso em questo.

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 Hiptese (1,0), tipo histolgico (1,0) e classificao (1,0) 1.2 Indicao (1,0) e descrio (2,0) 1.3 Indicao de dois exames (0,75 cada) e suas interaes (0,75 cada) Duas possibilidades teraputicas, suas vantagens e desvantagens (0,5 1.4 cada)

PONTUAO DO CANDIDATO 0 1,00 2,00 3,00 0 1,00 2,00 3,00 0 0,75 1,50 2,25 3,00 0 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Pneumologia

Padro de Resposta
A baixa umidade do ar est associada ao desencadeamento ou agravamento de crises de asma, rinite e infeces das vias areas superiores e/ou inferiores tais como conjuntivite, sinusite, bronquite, pneumonia. Atualmente tem-se descrito mais casos relacionados com a Sindrome do Edificio Doente, cujos pacientes apresentam doenas respiratrias, alrgicas e infecciosas relacionadas com ambiente contaminado e poludo em que respiram. A asma uma doena inflamatria crnica das vias areas acompanhada de hiperreatividade brnquica e limitao varivel ao fluxo areo, que pode se reversvel espontaneamente ou com tratamento especfico. Se caracteriza por episdios recorrentes de sibilncia, dispneia, aperto no peito e tosse, principalmente noite e pela manh ao despertar. O diagnstico deve ser baseado na anamnese, exame clnico e prova de funo pulmonar. Sempre que possvel, incluir a avaliao da alergia. A exposio ambiental a alrgenos e irritantes tais como poeira domiciliar em que predominam os caros, baratas, fumaa de cigarro, viroses respiratrias, mudanas de temperatura ambiental e baixa umidade do ambiente. importante a classificao da doena que ir nortear o seu tratamento que pode ser de manuteno ou o tratamento da crise aguda. De um modo geral o tratamento inclui drogas antiinflamatrias como corticosterides inalatrios e nos casos mais graves corticide oral, broncodilatadores de ao curta ou prolongada, dependendo da gravidade da doena, antileucotrienos, inibidores de IgE e em alguns casos imunoterapia. Na crise aguda deve ser usado broncodilatadores de ao curta na forma inalatria. As medidas preventivas incluem um ambiente livre de alrgenos inalatrios, evitando-se contato com poeira domiciliar, fumaa de cigarro, cheiros fortes, pelos de animais (co, gato, etc), a manuteno adequada das drogas inalatrias garantindo a adeso ao tratamento. A Rinite alrgica um processo inflamatrio da mucosa nasal, decorrente de uma reao aumentada ou exagerada a diversos alrgenos inalatrios ambientais. Os alrgenos mais frequentes desencadeantes de crise so poeira domiciliar, cheiros fortes, fumaa de cigarro, mofo ou fungos ambientais, plen, irritantes. Alimentos e bactrias esto menos frequentemente envolvidos. Os principais sintomas so rinorreia, geralmente hialina, espirros que ocorrem principalmente em salvas, prurido e obstruo nasal. Estes sintomas se manifestam geralmente pela manh e vrias vezes ao dia. O tratamento consiste em controle ambiental, tratamento medicamentoso com anti-histamnicos oral ou nasal, corticide tpico nasal e nos casos mais graves corticide oral, cromonas tpicas, antileucotrienos e vacinas antialrgicas (imunoterapia), estas de acordo com o teste cutneo. A profilaxia semelhante da asma. A infeco respiratria tambm pode ter sua prevalncia aumentada associada ao aumento da umidade do ar especialmente nos pacientes com predisposio gentica alergia, asma ou rinite alrgica. Nas regies onde a umidade do ar baixa, deve-se ter especial ateno em manter o calendrio vacinal regularizado e indicar a vacinao contra patgenos que podem predispor ou agravar quadros de asma, sinusite ou infeces mais graves como pneumonia. As principais

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

so as vacinas antigripal e antipneumoccica que tm contribuido para a reduo de hospitalizao neste grupo de pacientes.

Espelho de Correo
(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Asma: conceito, fatores de risco, diagnstico e classificao Asma: tratamento Asma: preveno Rinite: conceito, fatores de risco, diagnstico e classificao Rinite: tratamento Rinite: preveno Infeco respiratria Vacinao PONTUAO DO CANDIDATO 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00 0 0,50 1,00 0 0,50 1,00 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00 0 0,50 1,00 0 0,50 1,00 0 0,50 1,00 0 0,50 1,00

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8

0,50

0,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Apoio Tcnico ao Processo Legislativo Processo Legislativo Padro de Resposta
Pontos a serem abordados em relao a cada item descrito na pergunta: No so pontuadas observaes genricas a propsito da CPI (qurum para criao, carter temporrio da comisso, prazo certo, fato determinado, instrumento de fiscalizao da minoria etc). As observaes tm que guardar pertinncia com as medidas pretendidas pelo Presidente da CPI.

1) As decises de quebra de sigilo devem ser adequadamente motivadas relativamente a cada investigado, como se pode observar das seguintes decises do Supremo Tribunal Federal: MS 23452; MS 23454; MS 23491 = 1 ponto; 1.1) Se o candidato deixa de fazer referencia motivao, limitando-se a confirmar a possibilidade de a prpria CPI determinar a quebra: - 0,5 2) No se admite a interceptao de comunicao telefnica; o sigilo das comunicaes somente pode ser violado por ordem judicial (CF art. 5, XII). A providncia desejada est submetida reserva de jurisdio = 1 ponto; 2.1) Se o candidato no faz referncia reserva de jurisdio, limitando-se a dizer que a CPI no pode determinar a interceptao telefnica: -0,5 3) Sugestes de adaptaes a serem procedidas nas medidas e maior profundidade na abordagem do tema =1 ponto. 3.1) Se explora outros aspectos e declina expressamente a sugesto: 0,5 por aspecto/sugesto, at o limite mximo de 1 ponto. Exemplos: pertinncia entre as medidas determinadas e os atos sujeitos fiscalizao; exigncia de fundamentao em relao a cada indivduo cujo sigilo violado; formulao de pedido dirigido ao Juzo; viabilidade da interceptao apenas para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; viabilidade da interceptao apenas se o fato investigado constituir crime apenado com pena superior deteno; fundamentao de cada ato de constrio calcada em fato determinado;

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

princpio da colegialidade/qurum de votao para aprovao da medida (maioria absoluta dos membros); invalidao da prova produzida caso no seja respeitado o procedimento/forma pertinentes.

4) A busca e apreenso de documentos tambm se sujeita reserva de jurisdio = 1,0 ponto. 4.1) Se o candidato no faz referncia reserva de jurisdio, limitando-se a dizer que a CPI no pode determinar a busca e apreenso: - 0,5 5) A garantia prevista no art. 5, XI, da CF (inviolabilidade da casa) estendida tambm ao local onde se exerce uma profisso- STF MS 23452; MS 23595; MS 23455 = 1,0 ponto. 5.1) Se o candidato no refere inviolabilidade do domiclio, mas se limita a dizer da inviolabilidade do escritrio, sem esclarecer que esta uma extenso daquela: - 0,5. 6) Sugestes de adaptaes a serem procedidas nas medidas e maior profundidade na abordagem do tema: 1,0 ponto. 6.1) Se explora outros aspectos e declina expressamente a sugesto: 0,5 por aspecto/sugesto, at o limite mximo de 1 ponto. Exemplos: direito privacidade; extenso da inviolabilidade: fruto de construo jurisprudencial; formulao de pedido dirigido ao Juzo; princpio da colegialidade/qurum de votao para aprovao da medida (maioria absoluta dos membros); cautelares esto submetidas reserva de jurisdio; invalidao da prova produzida caso no seja respeitado o procedimento/forma pertinentes.

7) O advogado pode ter participao ativa na sesso, intervindo quando conveniente defesa de seu cliente e mantendo com este contacto pessoal e direto = 1 ponto; 7.1) Se o candidato se limita a dizer que o advogado participa, mas no pode interferir no depoimento, sem esclarecer o que isso significa: - 0,5 8) Sugestes de adaptaes a serem procedidas nas medidas e maior profundidade na abordagem do tema - 1 ponto. 8.1) Se explora outros aspectos e declina expressamente a sugesto: 0,5 por aspecto/sugesto, at o limite mximo de 1 ponto.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Exemplos: direito ampla defesa, ao devido processo legal; o advogado pode ter acesso aos documentos da CPI, inclusive aqueles classificados como de carter reservado e sigiloso STF MS 23.756; MS 30.906 MC; inviolabilidade do exerccio profissional; natureza inquisitiva do procedimento que, ainda assim, permite a participao do advogado; depoimento: ato personalssimo o advogado no pode substituir o cliente nas respostas; funo do advogado: impedir o arbtrio, abuso, violao do direito.

9) O STF j se pronunciou no sentido de que a convocao de testemunhas e de indiciados deve obedecer ao disposto no Cdigo de Processo Penal, a respeito do chamamento de pessoas para participar do processo. Por isso, no se admite a convocao por via postal ou telefnica, somente a convocao pessoal - STF HC 71.421, despacho do Min. Celso de Mello, pub. DJ 03.05.94 = 1 ponto; 9.1) Se o candidato se limita a dizer que a convocao tem que obedecer o CPP, sem esclarecer como deve ser feita: - 0,5 10) H obrigao de comparecer para depor perante a Comisso. O investigado, porm, no est sujeito conduo coercitiva (STF HC 83.703). J a testemunha faltosa pode ser conduzida sob vara - STF HC 71.039 = 1 ponto; 10.1) Se o candidato fala erroneamente em conduo coercitiva do envolvido: -0,5; 10.2) Se o candidato s trata da testemunha: - 0,5. 10.3) Se o candidato distingue as duas situaes (embora o enunciado da questo s fale, no ponto, nas pessoas envolvidas, receber ponto extra v. 12) 11) Pessoa envolvida com os fatos no mera testemunha, no sendo obrigada a prestar termo de compromisso (STF HC 88.015; HC 96.982; HC 83.703). O depoente tambm no est obrigado a responder perguntas em relao a fato que o incrimine, seja ele testemunha ou indiciado, tendo em vista a garantia constitucional de que ningum obrigado a se auto-incriminar (direito constitucional ao silncio - STF MS 23.452; HC 79244; HC 71.421). Admite-se, ainda, que o depoente se recuse a responder perguntas dissociadas do objeto da investigao, razo pela qual h necessidade de bem delimitar tal objeto - STF MS23.576; MS23.466. Por fim, a testemunha pode calar-se quando a matria envolva sigilo profissional (art. 207 do CPP) STF HC 71.231. Feitas essas ressalvas, a testemunha convocada tem obrigao de dizer a verdade sobre os fatos, no podendo se calar sobre fato relevante que lhe esteja sendo indagado, sendo considerado crime, nos termos do art. 4, inciso II, da Lei 1.579/52, fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, tradutor ou intrprete, perante a Comisso Parlamentar de Inqurito = 1,0 ponto;

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

11.1) Para receber a pontuao completa, o candidato deve mencionar que pessoa envolvida no testemunha, tem direito constitucional ao silncio e no pode ser presa se exercer esse direito. 12) Sugestes de adaptaes a serem procedidas nas medidas e maior profundidade na abordagem do tema - 1 ponto. 12.1) Se o candidato explora outros aspectos e declina expressamente a sugesto: 0,5 por aspecto/sugesto, at o limite mximo de 1 ponto. Exemplos: Distino entre testemunha X envolvido para efeitos de conduo coercitiva (testemunha pode ser conduzida coercitivamente, ao passo que o envolvido no); Inexistncia de compromisso para pessoa envolvida; Possibilidade de a prpria testemunha invocar o direito ao silencio caso a resposta conduza autoincriminao; Recusa resposta caso a pergunta seja dissociada do objeto da investigao; Invocao do sigilo profissional como justificativa vlida para a ausncia de resposta; Apenas crime em flagrante d ensejo priso pela CPI; A pessoa envolvida obrigada a comparecer, conforme jurisprudncia do STF, no podendo se valer de HC para furtar-se ao comparecimento; Etc.

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00

Decises de quebra de sigilo devem ser adequadamente motivadas No se admite a interceptao de comunicao telefnica Sugestes A busca e apreenso de documentos tambm se sujeita reserva de jurisdio A garantia prevista no art. 5, XI, da CRFB (inviolabilidade da casa), estendida tambm ao local onde se exerce uma profisso Sugestes O advogado pode ter participao ativa na sesso Sugestes No se admite a convocao por via postal ou telefnica, somente a convocao pessoal H obrigao de comparecer para depor perante a Comisso A testemunha convocada tem obrigao de dizer a verdade sobre os fatos Sugestes

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Comunicao Social - Produtor de Multimdia

Padro de Resposta

A questo pede para que sejam discriminadas diferenas na redao e edio de TEXTOS com finalidade jornalstica para quatro plataformas miditicas: 1. O impresso. 2. A digital (internet / mdias sociais). 3. O rdio. 4. A televiso. Com relao ao conhecimento tcnico requerido no enunciado, ser reconhecida como certa a resposta que especificar pelo menos duas das principais caractersticas do texto jornalstico (e/ou da edio) como produzido em cada plataforma acima citada. Sero consideradas citaes de caractersticas bsicas, j que o enunciado foi abrangente ao pedir que fossem apontadas diferenas na produo de texto jornalstico, e/ou da edio em texto jornalstico, de cada uma das plataformas citadas. Seguem alguns exemplos de caractersticas peculiares das plataformas mencionadas na questo: Impresso O deadline definido, e o espao de texto limitado. H consenso na exigncia de clareza, conciso, simplicidade, objetividade e adequao ao pblico para o qual o veculo est direcionado. Os impressos utilizam boxes de informaes, fotos e infogrficos. As informaes mais importantes devem estar no alto do texto (lide) e h a prevalncia do padro pirmide invertida, que estabelece uma hierarquia de importncia decrescente do incio para o final do texto, de forma que, se houver necessidade de cortes no tamanho da matria, o contedo principal no se perca. A relao da mdia impressa com a produo digital tem se estreitado, tanto nos padres grficos de diagramao quanto no cross over de mdias (o jornal e a revista remetem o leitor internet e vice-versa). TV- Na Reportagem: o deadline rigidamente definido, e o tempo para o texto do reprter limitado. Deve-se escrever como se fala, em linguagem precisa, clara, simples e direta. Evitar estrangeirismos e siglas, exceo das que so muito populares (INSS etc.). Deve-se trabalhar fundamentalmente com frases curtas. Devem ser utilizados poucos nmeros, e de forma contextualizada. adequada a repetio de palavras, para maior clareza de compreenso do telespectador. Na Edio: utilizam-se recursos grficos e documentais na edio de material atual (hard news). Evita-se o uso de sonoplastia, e valoriza-se o som ambiente (Background), quando adequado. Texto e imagem tm relao de complementaridade. O texto no script deve ser escrito em caixa alta.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Radio Possibilidade de informao em tempo real. Clareza, conciso e coloquialidade. Linearidade. Ritmo e sonoridade preciso cuidado com cacfatos e com repeties que rimam. adequada a utilizao constante de som ambiente. O texto deve ter frases curtas, em ordem direta sujeito, verbo e predicado. inadequado que o redator utilize aspas e parnteses, j que dificultam o trabalho do locutor. Os nmeros devem ser escritos por extenso. Medidas estrangeiras devem sempre ser convertidas. A edio de sonoras (entrevistas, registros de falas) deve sempre ater-se correta e verdadeira condio dos acontecimentos. Uma sonora gira em torno de 30 segundos. Valem risos, gritos e mesmo o silncio, se forem informaes contextualizantes. Internet/mdias sociais H uma clara ruptura em relao aos modelos de produo das demais plataformas. A produo textual e a edio so praticamente simultneas. Os internautas tambm produzem contedo. Como a cultura jornalstica digital est em fase inicial de construo, no h regras consolidadas, mas um conhecimento emprico que vem estabelecendo referenciais prticos bem sucedidos. No h dead line (a produo ininterrupta), nem limite de tamanho para os textos. O texto na internet precisa ser curto na manchete, mas graas hipertextualidade, o corpo da matria pode ser mais extenso. A escrita e a edio devem beneficiar-se da multimidialidade fotos, vdeos e textos de outros sites que complementem a informao jornalstica, atravs de hiperlinks . A hierarquizao das informaes torna-se fundamental na estrutura de montagem do texto para ser postado na internet. As mdias sociais pedem um direcionamento estilstico e uma formatao especfica para cada tipo de ferramenta. O Twitter s admite 140 toques, por exemplo

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Mdia impressa: diferena 1 Mdia impressa: diferena 2 Internet: diferena 1 Internet: diferena 2 Rdio: diferena 1 Rdio: diferena 2 TV: diferena 1 TV: diferena 2

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Sade e Assistncia Social - Psicologia

Padro de Resposta
1- Dados do caso: 1.1 - Histrico Algumas informaes sobre o caso, tais como: tratava-se de paciente histrica, encaminhada para tratamento; tratamento se inicia por hipnose e passa para novo mtodo. Referncia importncia do caso para introduo da psicanlise, incluindo referncia a textos que foram gerados a partir do caso. 1.2 - Sintomas Referncia a sintomas conversivos sem causa orgnica. Detalhamento dos sintomas, como meno paralisia sem causa fisiolgica, tosse nervosa, afasia, etc. 1.3 - Sonhos Referncia importncia dos sonhos de Dora para o entendimento do caso. Detalhamento dos sonhos. 1.4 - Encerramento do caso e consequncias Paciente abandona tratamento Abandono do tratamento abre discusso sobre o caso 2 - Questes originadas: Referncia a vrias questes para o desenvolvimento da psicanlise a partir do caso: estrutura histrica/recalque/transferncia/ resistncia/contratransferncia do analista. 3- Autocrtica de Freud: Referncia s consideraes feitas por Freud, relativas falha e abandono do tratamento pela paciente, por ele no ter trabalhado a questo transferencial. 4 - Consequncias para o desenvolvimento da psicanlise: Referncias questo da transferncia/associao livre e da sexualidade como pilares da psicanlise. Referncia importncia da questo da contratransferncia do analista, introduzida no trabalho psicanaltico por algumas escolas.

Espelho de Correo
1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 (A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Dados do caso histrico Dados do caso sintomas Dados do caso sonhos Dados do caso encerramento e consequncias Questes originadas do caso (0,7 cada uma) Autocrticas feitas por Freud Ajuste da psicanlise contemporaneidade PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,50 1,00 0 0,50 1,00 0 0,50 1,00 1,50 2,00 0 0,50 1,00 0,70 1,40 2,10 2,80 3,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,5 1,00 1,50 2,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Psiquiatra

Padro de Resposta
A banca espera que o candidato descreva pelo menos trs sintomas principais na esfera da sensopercepo, i.e. alucinaes, iluses e pelo menos um sintoma sensoperceptivo adicional (e.g. pseudoalucinaes, alucinose ou agnosia, dentre outros possveis). A descrio ou definio geral das alucinaes valer 1,0 ponto. A meno aos principais subtipos de alucinaes, i.e. auditivas, visuais, gustativas, olfatrias, tteis e a pelo menos dois tipos adicionais (e.g. alucinaes cenestsicas, cinestsicas, funcionais, ou reflexas, dentre outras) valer 0,5 ponto cada, totalizando um mximo de 3,5 pontos possveis. A descrio de pelo menos uma etiologia ou doena associada a cada subtipo de alucinao descrito valer 0,5 ponto cada, totalizando tambm 3,5 pontos possveis. Desta forma, o candidato poder alcanar, no mximo, um total de 8,0 pontos, caso atenda a todas as solicitaes referentes s alucinaes. A descrio ou definio geral das iluses valer 1,0 ponto. A meno aos principais subtipos de iluses, i.e. catatmicas, onirides, pareidlicas ou por desateno, valer 0,25 ponto cada, totalizando um mximo possvel de 1,0 ponto. A descrio de pelo menos uma etiologia ou doena associada a cada subtipo de iluso descrito valer 0,25 ponto cada, totalizando tambm um mximo possvel de 1,0 ponto. Desta forma, o candidato poder alcanar um total de 3,0 pontos se atender a todas solicitaes referentes s iluses. A descrio ou definio geral de uma alterao da sensopercepo adicional, ou seja, um sintoma sensoperceptivo diferente das alucinaes ou iluses (e.g. pseudoalucinaes, alucinose ou agnosia, dentre outras) valer 0,5 pontos. A descrio de pelo menos uma etiologia ou doena associada a cada fenmeno sensoperceptivo adicional valer tambm 0,5 ponto. Desta forma, o candidato poder totalizar um total de 1,0 ponto se atender a todas as solicitaes referentes s alteraes sensoperceptivas adicionais.

Espelho de Correo

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Descrio das alucinaes, seus principais subtipos e etiologias ou doenas associadas. 0 4,50 1,00 5,00 1,50 5,50 2,00 6,00 0 2,00

PONTUAO DO CANDIDATO 2,50 6,50 1,00 2,25 3,00 7,00 1,25 2,50 0 3,50 7,50 1,50 2,75 0,50 4,00 8,00 1,75 3,00 1,00

1.1

1.2

Descrio das alucinaes, seus principais subtipos e etiologias ou doenas associadas.

1.3 Aplicabilidade do princpio da competncia

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Radiologia

Padro de Resposta
Parte 1: Abdome (total 8,0 pontos) 1) Atualizao histrica: incluir aspectos clnicos, evoluo da doena, e mtodos indicados. Colocar mnimo de dois aspectos: 0,4; Colocar trs ou quatro aspectos: 0,8. 2) USG: aspectos e achados 1:colocar no mnimo dois aspectos anatmicos hepticos ou de alteraes concomitantes com descrio correta USG. Cada aspecto: 0,4; Dois ou mais aspectos: 0,,8. 3) USG: aspectos e achados 2: alteraes de textura (0,4) ou caracterizao do ndulos USG (0,4) 4) USG: aspectos e achados 3: alteraes gerais ao doppler: 0,4; alteraes numricas ao doppler: 0,4. 5) TC: aspectos e achados 1: colocar no mnimo dois aspectos anatmicos hepticos ou de alteraes concomitantes com descrio correta TC. Cada aspecto: 0,4; Dois ou mais aspectos: 0,8. 6) TC: aspectos e achados 2: dois aspectos de nodulares do parnquima TC, podendo incluir alteraes vasculares dos ndulos. Cada aspecto: 0,4; Dois ou mais aspectos: 0,8. 7) TC: aspectos e achados 3: dois aspectos de alteraes vasculares TC no incluindo alteraes vasculares dos ndulos, contida no item anterior. Cada aspecto: 0,4; Dois ou mais aspectos: 0,8. 8) RM: aspectos e achados 1: colocar no mnimo dois aspectos anatmicos hepticos ou de alteraes concomitantes com descrio correta RM. Cada aspecto: 0,4; Dois ou mais aspectos: 0,8. 9) RM: aspectos e achados 2: dois aspectos de nodulares do parnquima RM, podendo incluir alteraes vasculares dos ndulos. Cada aspecto: 0,4; Dois ou mais aspectos: 0,8. 10) RM: aspectos e achados 3: dois aspectos de alteraes em sequncias avanadas de RM Cada aspecto: 0,4; Dois ou mais aspectos: 0,8.

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Parte 2: Sistema Nervoso (total 4,0 pontos) 1) Caracterizao anatmica: colocar no mnimo quatro aspectos anatmicos TC ou RM. Cada aspecto: 0,5; Quatro ou mais aspectos: 2,0. 2) Caractersticas de tcnicas avanadas: colocar no mnimo quatro aspectos possveis em sequncias avanadas de RM. Cada aspecto: 0,5; Quatro ou mais aspectos: 2,0.

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X PARTE A - ABDOME Atualizao histrica Ultrassonografia: achados e aspectos 1 Ultrassonografia: achados e aspectos 2 Ultrassonografia: achados e aspectos 3 Tomografia computadorizada: achados e aspectos 1 Tomografia computadorizada: achados e aspectos 2 Tomografia computadorizada: achados e aspectos 3 Ressonncia Magntica: achados e aspectos 1 Ressonncia Magntica: achados e aspectos 2 Ressonncia Magntica: achados e aspectos 3 PARTE B SISTEMA NERVOSO Caractersticas anatmicas Caractersticas tcnicas avanadas

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0,50 0,50 1,00 1,00 0,40 0,40 0,40 0,40 0,40 0,40 0,40 0,40 0,40 0,40 1,50 1,50 0,80 0,80 0,80 0,80 0,80 0,80 0,80 0,80 0,80 0,80 2,00 2,00

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Redao e Reviso de Textos Grficos Redao e Reviso

Padro de Resposta
Esperava-se que o candidato abordasse, com base nos itens acima, (1) a consolidao da democracia aps o perodo de governo militar, com a Constituio de 1988 e suas garantias fundamentais. Da mesma forma, (2) o princpio da publicidade dos atos da Administrao Pblica se construindo num processo desde 1988, com maior acesso do cidado s informaes dos rgos pblicos. Era necessrio articular as noes de eficcia e eficincia da comunicao. mera citao, sem diferenciao, ou tangenciamento ao tema atribuiu-se 0,5 ao item, ao passo que somente a articulao dos conceitos claros aplicados comunicao mereceu o ponto completo. Ao longo do texto-resposta, ou como concluso, o candidato devia apresentar o caminho consolidado de forma coerente para a construo da real democracia, explicitando como ela se daria. Nesse item, mera citao, sem articulao com outros elementos do texto, atribuiu-se 0,5 ponto; com desenvolvimento incompleto, 1,0 ponto. Era necessrio apontar a transparncia da comunicao dos rgos pblicos como articulada publicidade e a outros princpios da Administrao. mera citao atribuiu-se 0,5 ponto, ao passo que o desenvolvimento incompleto mereceu somente 1,0 ponto. O candidato devia apresentar no s exemplos, como articul-los com o contexto democrtico, de como a tecnologia contribui para a construo da real democracia. Igualmente as novas mdias, em articulao com a tecnologia, deviam ser apresentadas como exemplos contextualizados de como se d o caminho para maior eficcia e eficincia da comunicao. mera citao da existncia da Internet atribuiu-se 0,5 ponto; ao exemplo sem articulao com a comunicao eficiente atribuiu-se 1,0 ponto.

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Contextualizao Brasil democrtico Caracterizao do maior acesso do cidado s instituies Eficcia da comunicao Eficincia da comunicao Caminho para a construo de real democracia Construo de transparncia Papel relevante da tecnologia Papel relevante das novas mdias

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,75 1,50 0 0,75 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Apoio Tcnico ao Processo Legislativo Taquigrafia

Padro de Resposta
Esperava-se que o candidato abordasse, com base nos itens acima, (1) a consolidao da democracia aps o perodo de governo militar, com a Constituio de 1988 e suas garantias fundamentais. Da mesma forma, (2) o princpio da publicidade dos atos da Administrao Pblica se construindo num processo desde 1988, com maior acesso do cidado s informaes dos rgos pblicos. Era necessrio articular as noes de eficcia e eficincia da comunicao. mera citao, sem diferenciao, ou tangenciamento ao tema atribuiu-se 0,5 ao item, ao passo que somente a articulao dos conceitos claros aplicados comunicao mereceu o ponto completo. Ao longo do texto-resposta, ou como concluso, o candidato devia apresentar o caminho consolidado de forma coerente para a construo da real democracia, explicitando como ela se daria. Nesse item, mera citao, sem articulao com outros elementos do texto, atribuiu-se 0,5 ponto; com desenvolvimento incompleto, 1,0 ponto. Era necessrio apontar a transparncia da comunicao dos rgos pblicos como articulada publicidade e a outros princpios da Administrao. mera citao atribuiu-se 0,5 ponto, ao passo que o desenvolvimento incompleto mereceu somente 1,0 ponto. O candidato devia apresentar no s exemplos, como articul-los com o contexto democrtico, de como a tecnologia contribui para a construo da real democracia. Igualmente as novas mdias, em articulao com a tecnologia, deviam ser apresentadas como exemplos contextualizados de como se d o caminho para maior eficcia e eficincia da comunicao. mera citao da existncia da Internet atribuiu-se 0,5 ponto; ao exemplo sem articulao com a comunicao eficiente atribuiu-se 1,0 ponto.

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Contextualizao Brasil democrtico Caracterizao do maior acesso do cidado s instituies Eficcia da comunicao Eficincia da comunicao Caminho para a construo de real democracia Construo de transparncia Papel relevante da tecnologia Papel relevante das novas mdias

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,75 1,50 0 0,75 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50 0 0,50 1,00 1,50

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

Cargo: Analista Legislativo Medicina - Urologia Padro de Resposta


1) Tratamento cirrgico : prostatectomia radical (1,5 pontos). 2 ) Tcnicas: A) acesso retro-pbico com inciso mediana infra-umbelical ou transversa de pfainestiel : linfadenectomia ilaca bilateral, Ligadura do plexo venoso da veia dorsal, inciso das fascias endopelvicas, seco da uretra, preservao dos feixes vsculo nervosos, disseco da fascia de Denovelier, ligadura do pedculo arterial, inciso da bexiga, disseco das vesculas seminais e ligadura dos deferentes, remodelao do colo vesical e anastomose com a uretra. (1,5 pontos) B) acesso perineal - inciso semi-circular, disseco at a seco do msculo retro uretralis disseco do pice prosttico, isolamento da uretra, seco da uretra, passagem do extrator de young, preservao dos feixes nervosos, ligadura dos pedculos , seco dos deferentes exerese das vesculas seminais, inciso da bexiga retirada da prstata , remodelao do colo vesical, anastomose com a uretra. (1,5 pontos) C) Acesso por vdeolaparoscopia, linfadenectomia bilateral, ligadura do plexo venoso, seco da uretra, preservao do plexo nervoso, retirada das vesculas seminais, abertura da bexiga, remodelao do colo vesical, retirada da prstata e anastomose vsico-uretral. (1,5 pontos) 3) Classificao TNM (3,0 pontos ) T..... TUMOR PRIMRIO

TX O tumor primrio no pode ser avaliado T0 Sem evidncia de tumor primrio T1 Tumor no palpvel ou visvel por mtodo de imagem T1a Tumor em achado histolgico incidental (5% ou menos do tecido ressecado) T1b Tumor em achado histolgico incidental (> 5% do tecido ressecado) T1c Tumor identificado por bipsia prosttica (ex.: bipsia indicada por aumento do PSA) T2 Tumor Confinado Prstata T2a Tumor envolve metade de um lobo ou menos T2b Tumor envolve mais da metade de um lobo, mas no ambos os lobos T2c Tumor envolve ambos os lobos T3 Tumor que se estende atravs da cpsula prosttica T3a Extenso extracapsular (uni ou bilateral) T3b Tumor invade vescula seminal T4 Tumor fixo

SENADO FEDERAL CONCURSO PBLICO Analista Legislativo Padro de Resposta

N LINFONODOS REGIONAIS NX Linfonodos regionais no podem ser avaliados ... N0 Ausncia de metstases em linfonodos regionais N1 Metstases em linfonodos regionais.

M METSTASES DISTNCIA MX Metstases distncia no podem ser avaliadas M0 Ausncia de metstases distncia M1 Metstases distncia M1a Linfonodos no regionais M1b Ossos M1c Outros stios

4) velocidade de subida do valor do PSA: (1,5 pontos) > 0,75 ng/dl por ano valor da relao abaixo de 15

5) observao do valor do PSA: (1,5 pontos) nos meses de ps-operatrio, se abaixo de 0,001 conduta conservadora radioterapia complementar se o PSA subir no ps-operatrio radioterapia imediata no ps-operatrio

Espelho de Correo

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS marque com um X Tratamento cirrgico: prostatectomia radical Tcnica 1: acesso retro-pbico Tcnica 2: acesso perineal Tcnica 3: acesso por vdeo Classificao TNM PSA como marcador tumoral Conduta a ser adotada

0,5

PONTUAO DO CANDIDATO 0 0,75 1,50 0 0,5 1,00 1,50 0 0,5 1,00 1,50 0 0,5 1,00 1,50 1,0 1,5 2,0 2,5 3,00 0 0,5 1,00 1,50 0 0,5 1,00 1,50

You might also like