You are on page 1of 8

Locais de trabalho seguros: utopia ou obrigaes?

Antonio Fernando Navarro1

Introduo

Para os aficionados com a questo de Segurana do Trabalho, Meio Ambiente e Sade- SMS, os locais ou ambientes de trabalho devem ser seguros. Quando isto se d a probabilidade de ocorrncia de acidentes passa a ser menor, assim, passam a existir menos acidentes. Essa viso passou a existir depois que foram divulgados trabalhos de empresas multinacionais onde a participao dos trabalhadores na ocorrncia dos acidentes eram muito maiores do que as condies ambientes que poderiam influenciar na ocorrncia de acidentes. Essa questo nos conduz aos conceitos de Perigos e Riscos, que apesar de associados so distintos em seus significados. Os perigos antecedem os riscos. Quando a primeira barreira de conteno ultrapassada, por vrias razes, inclusive pela no compreenso ou percepo dos riscos existentes, seja pela ausncia de aplicao de metodologias de avaliao de riscos e dos ambientes de trabalho, h uma sucesso de situaes que terminam por conduzir a eventos que poderiam ter sido evitadas. Aqueles com maior potencial de perdas ou danos so denominados eventos topo, por se encontrarem posicionados no topo uma pirmide de associaes onde so agregados os eventos assemelhados, como por exemplo, os desvios, quase acidentes, acidentes sem e com afastamento e acidentes letais. Nessas pirmides o topo representa as perdas irreparveis. Na construo dessas pirmides de ocorrncias as barreiras so as medidas de preveno adotadas para evitar a ocorrncia caractersticas principais dos eventos. Um dos aspectos polmicos dessa questo a definio do que seja um ambiente ou local de trabalho seguro. Pode-se depreender pelas citaes legais que, por seguro, pode ser percebida a condio geral que no amplie os riscos das atividades, ou que no transformem o prprio ambiente em um local perigoso, insalubre ou doente. Assim, o perigo est vinculado ao ambiente em s. A atividade ou servios dependem dessa segurana para no representarem riscos adicionais. O que tratamos aqui hoje no so essas barreiras ou os processos de gesto, mas sim o fato dos Locais de Trabalho ser algo utpico ou obrigatrio.
Antonio Fernando Navarro Fsico, Matemtico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurana do Trabalho e Mestre em Sade e Meio Ambiente, tendo atuado como Gerente de Riscos em atividades industriais por mais de 30 anos. Tambm professor da Universidade Federal Fluminense UFF.
1

1 de 8

Discusso da situao

Entendendo-se o meio ambiente do trabalho como um conjunto de fatores fsicos, climticos ou quaisquer outros que interligados, ou no, esto presentes e envolvem o local de trabalho do indivduo, seria natural admitir que o homem passasse a integrar plenamente o meio ambiente no caminho para o desenvolvimento sustentvel preconizado pela nova ordem ambiental mundial. Tambm, pode-se afirmar que o meio ambiente do trabalho faz parte do conceito mais amplo de ambiente, de forma que deve ser considerado como bem a ser protegido pelas legislaes para que o trabalhador possa usufruir de uma melhor qualidade de vida2. A defesa do meio ambiente incorporou-se definitivamente como uma das principais reivindicaes dos movimentos sociais no Brasil e no mundo. Tradicionalmente classificado em quatro espcies distintas, quais sejam, meio ambiente natural, artificial, cultural e laboral, cabe ao Ministrio Pblico do Trabalho zelar pela defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis referentes ltima. Segundo Celso Antnio Pacheco Fiorillo, in Curso de Direito Ambiental Brasileiro- (4 edio, So Paulo, Ed. Saraiva, 2003, p. 22/23), o meio ambiente do trabalho o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, remuneradas ou no, cujo equilbrio est baseado na salubridade do meio e na ausncia de agentes que comprometam a incolumidade fsico-psquica dos trabalhadores, independente da condio que ostentem (homens ou mulheres, maiores ou menores de idade, celetistas, servidores pblicos, autnomos etc.).3 [...] A Constituio Federal em seu artigo 225 buscou tutelar todos os aspectos do meio ambiente (natural, artificial, cultural e do trabalho), afirmando que "todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida". Para entendermos o que meio ambiente do trabalho, primeiramente ser necessrio definir meio ambiente, tarefa um tanto difcil, j que se trata de conceito jurdico aberto. No entanto, conforme dispe o inciso I do artigo 3 da Lei 6.938/81, meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a VIDA em todas as suas formas.

GROTT, Joo Manoel. Meio Ambiente do Trabalho, Preveno e Salvaguarda do Trabalhador, Joo Manoel Grott, pg. 81 3 MIRANDA, Alessandro Santos de. CODEMAT. Disponvel para consulta, im: <http://www.pgt.mpt.gov.br/pgtgc/> Ministrio Pblico do Trabalho. Pesquisa realizada em: 10-02.2008.

2 de 8

Assim, com o intuito de abarcar todo trabalhador que desempenhe alguma atividade, remunerada ou no, porque todos receberam a proteo constitucional de um ambiente de trabalho adequado e seguro, necessrio sadia qualidade de vida, podemos conceituar meio ambiente do trabalho como o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, sejam remuneradas ou no, cujo equilbrio est baseado na salubridade do meio e na ausncia de agentes que comprometam a incolumidade fsica e mental do trabalhador, independentemente da condio que ostente (homem ou mulher, maior ou menor de idade, celetista, servidor pblico ou autnomo).4 [...] Uma anlise dos textos legais, como o da Lei 8.213, associada a Planos de Benefcios, e a Constituio da Repblica Federativa do Brasil tratam explicitamente dessa questo como:
O artigo19, 1, da Lei 8.213/91, com relao ao trabalho seguro se pronuncia: Art. 19. Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. 1 A empresa responsvel pela adoo e uso das medidas coletivas e individuais de proteo e segurana da sade do trabalhador. 2 Constitui contraveno penal, punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho. 3 dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular.

Mister se faz destacar que a Lei no s responsabiliza como determina punio pela infringncia legal.
O artigo 7, XXII, da Constituio da Repblica dispe: Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana;

A Constituio esclarece que se tratam de direitos do trabalhador, e portanto, inquestionveis, a reduo dos riscos. Porm, no deixa claro a questo da eliminao dos focos de riscos (perigos) e nem do critrio de punio, por existir Lei especfica a CLT, que em seu artigo 200 trata das Normas Regulamentadoras.
4

Kelli Aquotti Ruy, Qual o conceito de meio ambiente do trabalho?, http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080825113305487, acesso em 15/08/2012

3 de 8

[...] A noo de trabalho seguro est no centro da Agenda do Trabalho Digno da OIT. A Agenda representa a estratgia da OIT que consiste em gerir a globalizao, promover o desenvolvimento sustentvel, erradicar a pobreza e garantir que todos possam trabalhar com dignidade e segurana. A existncia de trabalho seguro e saudvel uma condio essencial para a concretizao dos quatro objetivos estratgicos que constituem a Agenda do Trabalho Digno: 1. Normas internacionais do trabalho e princpios e direitos fundamentais no trabalho 2. Emprego digno 3. Proteo social para todos 4. Tripartidarismo e dilogo social Muitas das normas internacionais adotadas desde que a OIT foi fundada em 1919 abordam questes relacionadas com a segurana e sade no trabalho. O trabalho s pode ser digno se for seguro e saudvel. A segurana e sade no trabalho correspondem exatamente categoria da proteo social. E a existncia de um dilogo social bem sucedido uma das principais ferramentas para tornar o trabalho seguro e saudvel. No presente relatrio iremos abordar mais detalhadamente o contributo da segurana e sade no trabalho para a realizao da Agenda do Trabalho Digno, em relao a cada um destes quatro objetivos. Em 2005 estimava-se que, a nvel mundial, cerca de 2,2 milhes de pessoas morriam por ano em consequncia de acidentes e doenas de trabalho, o que representava um aumento de cerca de dez por cento em relao s estimativas anteriores. Cerca de 270 milhes de trabalhadores so afetados por leses graves no mortais e 160 milhes de trabalhadores sofrem de doenas de curta ou de longa durao em virtude de fatores relacionados com a vida laboral. O custo total desses acidentes e doenas representa, segundo estimativas da OIT, cerca de quatro por cento do produto interno bruto mundial, um valor mais de 20 vezes superior ao valor da ajuda oficial ao desenvolvimento. Entretanto, registam-se progressos em certas reas. Na Tailndia, por exemplo, a percentagem de acidentes desceu de 40 em cada 1 000 trabalhadores, em 1997, para 29 acidentes por 1 000 trabalhadores em 2004. [...]5 [...] Contudo, na sua maioria, os acidentes podem ser evitados. Em nvel nacional e empresarial devem ser sistematicamente adotadas iniciativas rigorosas de preveno, apoiadas por prticas adequadas de informao e inspeo e orientadas pelas Convenes, Recomendaes e Cdigos de Prticas da OIT sobre segurana e sade no trabalho. Foi esta abordagem sistemtica que a OIT desenvolveu numa nova Conveno adotada pela Conferncia Internacional do Trabalho em Junho
5

Locais de Trabalho Seguros e Saudveis - Tornar o trabalho digno uma realidade, www.ilo.org/safework/safeday, Relatrio do BIT para o Dia Mundial da Segurana e Sade no Trabalho Genebra, 2007

4 de 8

de 2006. A Conveno (n 187) sobre o Quadro Promocional para a Segurana e Sade no Trabalho, de 2006, fixa um quadro favorvel promoo da segurana e sade no trabalho. O objetivo fomentar o desenvolvimento de compromissos polticos a fim de, num contexto tripartido, lanar estratgias nacionais destinadas a: promover a melhoria contnua da segurana e sade no trabalho a fim de prevenir leses, doenas profissionais e mortes relacionadas com o trabalho; adotar medidas concretas a fim de alcanar progressivamente um ambiente de trabalho seguro e saudvel; ponderar periodicamente que medidas podero ser adoptadas tendo em vista a ratificao das convenes fundamentais da OIT em matria de segurana e sade no trabalho. Chama tambm a ateno para a importncia de promover continuamente uma cultura de preveno em matria de segurana e sade, a qual definida na Conveno como uma cultura em que: o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudvel seja respeitado a todos os nveis, em que o governo, os empregadores e trabalhadores colaborem ativamente a fim de assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudvel atravs de um sistema de direitos, responsabilidades e deveres definidos e em que o princpio da preveno tenha a mxima prioridade. Juntamente com a Estratgia Global da OIT para a Segurana e Sade no Trabalho, adoptada pela Conferncia Internacional do Trabalho em 2003, esta nova Conveno constitui um instrumento fundamental para a reduo dos acidentes e doenas relacionados com o trabalho, contribuindo assim para a realizao da Agenda do Trabalho Digno da OIT.6 [...] [...] Exemplos de custos diretos e indiretos de acidentes de trabalho e de doenas profissionais ao nvel das empresas. Custos diretos Instabilidade para a empresa e perdas constantes de produtividade causadas pela ausncia dos trabalhadores.; Perda de salrios dos trabalhadores e possveis custos de reconverso dos trabalhadores; Custos de primeiros socorros, de assistncia mdica e de reabilitao; Despesas de seguro e, possivelmente, prmios de seguro mais elevados no futuro; Despesas de indenizao;

66

Locais de Trabalho Seguros e Saudveis - Tornar o trabalho digno uma realidade, www.ilo.org/safework/safeday, Relatrio do BIT para o Dia Mundial da Segurana e Sade no Trabalho Genebra, 2007

5 de 8

Eventuais multas ou processos judiciais em consequncia do acidente/problema de sade; Substituio ou reparao de equipamento danificado.

Custos indiretos Tempo despendido pela direo em inquritos ps-ocorrncia, por vezes em conjunto com a autoridade responsvel pela aplicao da lei (por exemplo, a inspeo do trabalho) e outras administraes; Reconverso de outros trabalhadores para os lugares vagos e do possvel recrutamento de um trabalhador substituto; Menor empregabilidade do trabalhador, a longo prazo, devido leso; Custos humanos perda de qualidade de vida e do bem-estar em geral; Menor motivao, menos nimo para o trabalho e maior absentismo x Diminuio da reputao da empresa e das suas relaes com os clientes e o pblico x Danos ambientais (por exemplo, em consequncia de acidentes qumicos.7

Locais de Trabalho Seguros

Muitas so as formas de se entender o que um local de trabalho seguro. A expresso trabalho saudvel usada neste documento na acepo definida na Conveno (n. 155) sobre segurana, sade dos trabalhadores e ambiente de trabalho, de 1981: e o termo sade, em relao ao trabalho, no visa apenas ausncia de doena ou de enfermidade; inclui tambm os elementos fsicos e mentais que afetem a sade diretamente relacionados com a segurana e a higiene no trabalho. [...] Proporcionar a oferta de boas medidas de segurana e sade no trabalho parte integrante da proteo social. Uma boa forma de garantir que as medidas no so apenas decididas mas so efetivamente cumpridas, fomentar uma cultura nacional de preveno em matria de segurana e sade, tal como definida na Introduo. Instituir e manter uma cultura nacional de preveno em matria de segurana e sade significa aumentar a sensibilizao, o conhecimento e a compreenso gerais dos conceitos de perigo e de risco, a comear na idade da educao bsica e prosseguindo ao longo de toda a vida laboral. Essa cultura requer o desenvolvimento de prticas que contribuam para a preveno e controlo de riscos a todos os nveis. Deve incluir a promoo de uma conscincia da segurana em geral e uma
7

Dados do documento do Conselho de Administrao da OIT GB. 295/ESP/3, de Maro de 2006: Occupational safety and health: Synergies between security and productivity [Segurana e sade do trabalho. Sinergias entre segurana e produtividade].

6 de 8

abertura que permita utilizar os ensinamentos aprendidos. Este processo pode ser significativamente reforado atravs de uma forte liderana e de compromissos inequvocos quanto a elevados nveis de segurana e sade no trabalho. Essa cultura poder contribuir para a promoo do trabalho digno atravs de um maior respeito pela segurana e dignidade dos trabalhadores. A Recomendao n 197 sobre o Quadro Promocional para a Segurana e Sade no Trabalho sugere que para a promoo de uma cultura nacional de preveno em matria de segurana e sade, os governos e as organizaes de empregadores e trabalhadores devem procurar aumentar a consciencializao a nvel laboral e do pblico sobre a segurana e sade no trabalho atravs de campanhas nacionais, promovendo a educao e formao, facilitando entre si a troca de estatsticas da sade, facilitando a cooperao, promovendo comisses conjuntas para a segurana e sade, designando representantes dos trabalhadores em matria de segurana e sade e, finalmente, ajudando a superar as dificuldades das micro-empresas e das pequenas e mdias empresas na implementao das polticas de segurana e sade. A fim de contribuir para um ambiente de trabalho seguro e saudvel em todas as circunstncias da vida laboral, a OIT desenvolveu as Diretrizes para os Sistemas de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho (ILO-OSH 2001). As diretrizes proporcionam aos empregadores um meio sistemtico destinado a ajudar a proteger os trabalhadores face aos riscos e a eliminar as leses, os problemas de sade, doenas, acidentes e mortes relacionados com o trabalho. Estas orientaes refletem valores da OIT como o tripartismo e as principais normas internacionais em matria de segurana e sade no trabalho. As Diretrizes para os Sistemas de Gesto incluem cinco etapas fundamentais: definio de uma poltica, organizao, planificao e implementao, avaliao e medidas para a melhoria. Na nova Conveno, estas etapas so transpostas para o nvel nacional, para formarem os trs principais recursos da Conveno: poltica nacional, sistema nacional e programa nacional. O quadro que se segue demonstra de que forma os elementos da abordagem de sistemas de gesto so comparados com uma perspectiva nacional na Conveno (n 187) sobre o Quadro Promocional para a Segurana e Sade no Trabalho, de 2006. [...]

Concluso

A questo relativa a locais de trabalho seguros relevante para a segurana do trabalho, na medida em que um acidente no decorre nica e exclusivamente de uma ao intencional ou no do trabalhador. Pode ser devida ao ambiente do trabalho, o qual contempla
7 de 8

tudo o que existe no local, inclusive o prprio local. Se o ambiente no tem a iluminao adequada o trabalhador corre riscos de se acidentar. Se o piso do local do trabalho desnivelado o trabalhador tambm corre risco de se acidentar. So inmeras as situaes que podem provocar acidentes. A empresa tem a obrigao de deixar o ambiente do trabalho seguro para o exerccio das atividades laborais. Para tal, devem estar claras no s as obrigaes como tambm as aes necessrias. Outro aspecto o diz respeito definio de meio ambiente. Na norma regulamentadora n 18, em seu artigo terceiro h a meno de as empresas com vinte ou mais empregados serem obrigadas a elaborao de um Programa de Condies e Meio Ambiente do Trabalho na Indstria da Construo. O que so condies e meio ambiente do trabalho? O que uma indstria da construo? Certo que devero existir formas mais claras de definio dos termos e expresses utilizadas no s em normas e procedimentos. Quando no h clareza passam a existir sutilizas de interpretaes. Se isso ocorre a norma perde em termos de atendimento legal e as empresas passam a se beneficiar dos vcuos existentes entre as linhas dos textos, ou seja, as normas passam a ter interpretaes. Uma norma ou procedimento deve ser, assim como as leis, clara e precisa, sem que haja necessidade de ser interpretada. Se isso ocorre porque h falhas no emprego das palavras. Podem distinto de devem. Proibido diferente de obrigatrio. Se os legisladores no se conscientarem da necessidade de mudanas dos textos no alcanaremos a to almejada eliminao dos acidentes do trabalho, e, por que no, dos acidentes no trabalho.

8 de 8

You might also like