You are on page 1of 2

ENTROPIA Com a evoluo da termodinmica, os fsicos introduziram uma varivel macroscpica que descrevia uma propriedade fenomenolgica da matria,

a qual, foi chamada de entropia . A entropia uma medida quantitativa da desorganizao de um sistema fsico. O conceito de entropia bastante importante para a compreenso da relao do micromundo das partculas, com o mundo de nossas experincias macroscpicas.
Um fato percebido por todos ns, a dificuldade que encontramos em manter as coisas limpas e organizadas. A nossa frustrao no acidental, mas sim conseqncia de uma das leis fundamentais da termodinmica, que assegura que a entropia, ou a desordem de um sistema fechado, sempre aumenta. necessrio que se entenda o significado de desordem, no como comumente a percebemos no nosso dia-a-dia, mas no sentido termodinmico que o utilizado neste texto. Para melhor compreenso do leitor, imaginemos um baralho de cartas, e o consideremos um sistema termodinmico. Em um baralho, as cartas esto ordenadas em naipes, e, em um naipe as cartas esto seqenciadas do s at o rei. Este estado o ordenado do baralho. fato que h somente uma situao na qual as cartas esto dispostas, que corresponde seqncia ordenada de cartas. Entretanto h muitas situaes que no correspondem seqncia ordenada de cartas, isto , so seqncias aleatrias. Quando embaralhamos as cartas, a probabilidade das cartas ficarem ordenadas do s ao rei, e pertencerem ao mesmo naipe, praticamente impossvel de ocorrer. As seqncias nas quais as cartas se encontram desordenadas muito mais freqente ocorrer.

A idia de relacionar a entropia com a desordem de um sistema, devida a Ludwig Boltzmann. Entenda que desordem neste contexto, o nmero de configuraes diferentes e possveis das partculas de um sistema, tendo cada configurao a mesma energia. Com esse argumento fica claro que o baralho de cartas caminha de um estado macroscpico ordenado para um estado desordenado, medida que as cartas so embaralhadas. Percebe-se claramente um aumento de entropia. notrio que existe uma tendncia predominante nos sistemas de caminharem em direo de um estado de caos entrpico. Qual a razo dessa tendncia? Se imaginarmos que um sistema tem vrios estados microscpicos disponveis, o mais sensato que podemos fazer imaginar que ele est em alguns deles a qualquer instante. Em havendo poucos estados microscpicos possveis, seria fcil imaginar em qual deles o sistema estaria, e em seguida seramos capazes de fazer uma suposio precisa, no sentido de saber de forma detalhada quais as posies e velocidades das partculas constituintes dos sistemas. Mas infelizmente, sabemos que o nmero de estados microscpicos desordenados infinitamente maior que o ordenado, razo pela qual mais provvel encontrar um sistema no estado desordenado que no ordenado, dificultando as nossas suposies com um certo grau de preciso sobre o estado das partculas constituintes do sistema. Um sistema passar sempre de uma configurao menos provvel, mais organizada, para uma outra mais provvel, mais desorganizada. A lei do aumento de entropia manifesta-se em tudo aquilo que nos rodeia. O fenmeno da deteriorao de um material um bom exemplo; tudo mais tarde ou mais cedo, se desagrega; os edifcios desgastam-se, ns envelhecemos e as frutas apodrecem. A lei do aumento de entropia pode aplicar-se ao universo como um todo, porque o universo pode ser considerado um sistema fechado. Tambm o universo pode vir a morrer, uma morte trmica, em que as estrelas esgotam o seu combustvel e a matria dispersa por todo o espao; a desordem total que ningum poder organizar de

novo. Seria um inspito e gelado final dos tempos. A lei de entropia muito interessante, porque uma lei fundamental, e no entanto tem carter estatstico. A lei tem significado apenas para um grande nmero de partculas, isto , em circunstncias em que se possa falar de uma distribuio de probabilidade, de mdias em relao aos movimentos de um grande nmero de partculas. Para um nmero pequeno de partculas a lei de fato inaplicvel. portanto uma aposta segura e quase certa, que a entropia nunca diminui em sistema fechado contendo um grande nmero de partculas. A descrio microscpica de um sistema fsico, em termos do movimento individual das partculas, dado pelas leis de Newton para o movimento. Essas leis no distinguem passado e futuro, do ponto de vista microscpico. Um tomo no sabe o que envelhecer, o modo como os tomos se organizam que determina a idade. A irreversibilidade do tempo e o envelhecimento, so apenas iluses do ponto de vista da microfsica. Mas a lei do aumento da entropia com o tempo, d ao tempo uma orientao, um sentido que permite distinguir entre o passado e o futuro. Se uma fruta podre se torna verde, em contradio com lei do aumento da entropia, seria como se o tempo andasse para trs. As leis do movimento aplicadas ao micromundo so invariantes relativamente inverso do tempo, enquanto que as leis macroscpicas, como a lei do aumento da entropia, no so.Se ns pudssemos filmar as molculas de um gs contidas em um recipiente, ser que distinguiremos se o gs estaria se expandindo ou se contraindo? Ou veramos apenas molculas do gs em movimentos aleatrios? importante perceber que a entropia uma propriedade macroscpica. Este artigo procura de forma simples, sem uso de nenhuma frmula matemtica, contribuir para que voc leitor possa entender mais um pouco o que a entropia, e complementar o contedo de termodinmica qumica dado em sala .

You might also like