You are on page 1of 3

18 DOS OBJETOS DE AVALIAO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS) 18.1 HABILIDADES 18.1.

1 Os itens das provas objetivas podero avaliar habilidades que vo alm de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreenso, aplicao, anlise, sntese e avaliao, valorizando a capacidade de raciocnio. 18.1.2 Cada item das provas objetivas poder contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos relativos a mais de uma rea de conhecimento. 18.2 CONHECIMENTOS 18.2.1 Nas provas objetivas, sero avaliados, alm das habilidades, conhecimentos, conforme especificao a seguir. 18.2.1.1 CONHECIMENTOS BSICOS (PARA OS CARGOS DE NVEL SUPERIOR) LNGUA PORTUGUESA: Compreenso e interpretao de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuao grfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da orao e do perodo. Pontuao. LNGUA INGLESA: Compreenso de texto escrito em Lngua Inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreenso dos contedos semnticos. LNGUA ESPANHOLA: Compreenso de texto escrito em Lngua Espanhola. Itens gramaticais relevantes para a compreenso dos contedos semnticos. NOES DE INFORMTICA (EXCETO PARA OS CARGOS NA REA DE TECNOLOGIA DA INFORMAO).: 1 Conceitos e modos de utilizao de aplicativos para edio de textos, planilhas e apresentaes: ambiente Microsoft Office.BR Office: Editores de textos (Writer) e planilhas eletrnicas (Calc). 2 Conceitos e modos de utilizao de ferramentas e aplicativos de navegao de correio eletrnico, de grupos de discusso, de busca e pesquisa. 3 Sistemas operacionais: Windows XP e LINUX. 4 Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados Internet e intranet. 5 Conceitos de tecnologia de informao: Sistemas de Informaes e Conceitos bsicos de Segurana da Informao. DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO (EXCETO PARA OS CARGOS NA REA JURDICA): 1 Administrao Pblica. 1.1 Princpios da Administrao Pblica. 1.2 Entidades Componentes. 2 Organizao do Estado e dos Poderes da Unio. 3 Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. 4 Princpios Gerais da Atividade Econmica. 5 Aspectos constitucionais sobre Oramento da Unio. 6 Controle da Administrao Pblica Federal. 7 Servio Pblico no Brasil: espcie, classificaes e estruturas. 8 Regulamentao e Controle do Servio Pblico. 9 Prestao de Servios Pblicos: competncia, forma e modos. 10 Organizao Administrativa da Unio: administrao direta e indireta. 10.1 Autarquias. 10.2 Fundaes Pblicas. 10.3 Empresas Pblicas. 10.4 Sociedades de Economia Mista. 10.5 Agncias Reguladoras: origem e caracterizao. 11 Centralizao e Descentralizao. 12 Relaes Jurdicas da Administrao Pblica com Particulares. 13 Contratos Administrativos. 14 Teoria Geral dos Atos Administrativos. 15 Responsabilidade Civil do Estado. 16 Bens Pblicos. 17 Crimes Contra a Administrao Pblica. 18 Processo Administrativo na Administrao Pblica Federal Lei n. 9.784/99. 19 Lei n. 8.112/90 e suas alteraes, Lei n. 10.871/04, Lei n. 9.986/00 e Lei n. 11.292/06.

20 Regimento Interno da Agncia Nacional de Telecomunicaes. TICA: 1 tica e Moral. 2 Princpios e Valores ticos. 3 tica e Democracia: exerccio da cidadania. 4 tica e Funo Pblica. 5 tica no Setor Pblico. 5.1 Cdigo de tica Profissional do Servio Pblico Decreto n. 1.171/94. 5.2 Cdigo de tica da ANATEL. CARGO 14: ESPECIALISTA EM REGULAO DE SERVIOS PBLICOS DE TELECOM. REA: ENGENHARIA: 1 Legislao Especfica e Fundamentos Bsicos do Setor de Telecomunicaes Brasileiro. Regulao e Agncias Reguladoras. Concesso de Servios Pblicos. Poltica Nacional de Telecomunicaes. Plano Geral de Outorgas. Plano Geral de Universalizao. Plano Geral de Metas da Qualidade. Regulamento de Servios de Telecomunicaes. Noes de Regulao Especfica de Servios. Fundamentos e classificao de sistemas de telecomunicaes. 2 Histria das telecomunicaes importncia das telecomunicaes; mercado; tipo de informao a ser transmitida; elementos de um sistema de comunicaes. 3 Fundamentos de sistemas de telecomunicaes. 3.1 Classificao dos sistemas: Simplex/Duplex, Analgico/Digital, Banda Base/Banda Passante, Via Cabo/Via Rdio. 3.2 Espectro eletromagntico, atribuio de faixas de freqncias no Brasil. 3.3 Tcnicas de modulao analgica e digital, multiplexao e mltiploacesso. 3.4 Antenas e Propagao. 4 Plataformas e servios de comunicaes. 4.1 Telefonia celular: definies, configurao bsica, faixas de operao, tipos de sistemas celulares, planejamento de sistemas celulares. 4.2 Sistemas wireless: WLL, sistemas de telefone sem fio, sistemas de busca ou paging, sistemas troncalizados de despacho ou trunking. 4.3 Comunicaes via satlite: definies e conceitos bsicos, princpios de funcionamento, tipos de rbitas, freqncias utilizadas e largura de faixa, servios tpicos e tecnologias. 4.4 Comunicaes pticas: princpios de funcionamento, evoluo da tecnologia ptica, comparao com outros meios de transmisso. 4.5 TV por assinatura: Tecnologias, sistemas via satlite, digital broadcast system (DBS), direct to the home (DTH), sistema de distribuio multiponto multicanal (MMDS), sistema de distribuio multiponto local (LMDS),

sistema de distribuio de vdeo atravs de microondas (MVDS), sistemas a cabo, arquitetura das redes.

5 Fundamentos de redes de comunicao. Redes LAN, MAN, WAN e Internet. Tecnologias de implantao, aplicaes suportadas, interconexes, topologia de redes/hierarquizao. Protocolos Redes determinsticas. Redes de pacotes X.25, Frame-relay e ATM. Rede digital de servio integrado, RDSI.

You might also like