You are on page 1of 3

ETE Curso Tcnico em Regncia (Ourinhos SP) Seleo de textos - Histria da Msica

http://www.marcelomelloweb.cjb.net

ORIGENS DA MSICA e MSICA PRIMITIVA


Ao contrrio da pintura e da escultura primitivas, que podem ser estudadas a partir de dados concretos, nada da msica realmente primitiva chegou at ns. Nenhum canto, pouqussimos instrumentos, nada onde se basear. A arte rupestre encontrada em cavernas d uma vaga idia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar, danar ou tocar instrumentos. Fragmentos do que parecem ser instrumentos musicais oferecem novas pistas para completar esse cenrio. No entanto, toda a cronologia do desenvolvimento musical no pode ser definida com preciso. impossvel, por exemplo, precisar se a msica vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastes ou percusses corporais. Mas podemos especular, a partir dos desenvolvimentos cognitivos ou da habilidade de manipular materiais, sobre algumas das possveis evolues na msica. Uma base muito usada para tal tipo de pesquisa a observao de alguns povos primitivos que ainda habitam (ou habitavam, at a algumas dcadas atrs) a Terra. Esse procedimento s vezes chegou a resultados completamente equivocados, porque esses povos ditos "primitivos" podem no ter chegado a um estgio de progresso to grande como o nosso, mas tm atrs de si um passado que remonta a um perodo to longnquo quanto o da nossa civilizao. Ou seja, esses povos, por mais atrasados que sejam, nunca chegam a ser propriamente "primitivos" como o eram nossos antepassados. Alm disso, entre esses povos h nveis de gradao em termos de desenvolvimento, nveis que foram muitas vezes ignorados durante pesquisas e que levaram a resultados esdrxulos.

Dana de mulheres em torno de um homem nu, desenho pr-histrico do interior de caverna na Espanha (Gokul)

Geralmente se considera a origem das artes como comum a todos os gneros, e associaes entre pinturas, poesia e msica tambm so por isso consideradas teis para a elaboraes de teorias a respeito. Surgiram nos ltimos duzentos anos (quando o interesse pelo tema se formou) vrias teorias sobre a origem da msica, a maioria desprovida de validade ou desmentida posteriormente pelos fatos. DARWIN defendeu a idia de que a arte seria derivada de uma noo primitiva de beleza semelhante ornamentao sexual nos animais. Assim como a fmea escolhe o macho de cauda mais desenvolvida, ou que voa melhor, ou de porte mais vistoso, tambm a beleza serviria de incio para atrair a ateno do sexo oposto, e depois, por um processo de associao afetiva, se refletiria em outros nveis. Mas essa teoria pode ser facilmente refutada. Para comear, os animais no tm essa noo de gosto atribuda a eles. A escolha muito menos baseada em beleza do que em outros fatores, como fora, status dentro do grupo etc. No lado da arte primitiva propriamente dita, ela quase no usa como tema o amor, ou o sexo. Quase todo o interesse artstico primitivo concentrado para a guerra ou a religio, no para o amor.

ETE Curso Tcnico em Regncia (Ourinhos SP) Seleo de textos - Histria da Msica Origens da msica e msica primitiva

http://www.marcelomelloweb.cjb.net

Outra hiptese descartada, de autoria de BUCHER, foi a de que a msica teria como funo a criao de um ritmo comum para as atividades de trabalho. O trabalho em conjunto, seguido num ritmo ordenado, renderia mais e seria mais prazeiroso. Com o tempo a noo de ritmo se desprenderia do trabalho e acabaria por formar a poesia, a msica e a dana. O que considerado a maior falha desta teoria o fato de s explicar a origem das artes "fonticas", por assim dizer, deixando em aberto a origem de artes como a pintura. Geralmente tomada como ponto de partida a acepo de que as vrias artes se originaram de uma mesma necessidade esttica. As vrias teorias tentam achar qual seria este ponto; essa teoria em especial no consegue chegar a este fim. Alm disso, a maioria dos cantos de trabalho encontrados em povos primitivos ligada a atividades que no tm ritmo marcado, como a tecelagem. Finalmente, a acepo de que no princpio o ritmo por si s seria o principal elemento da msica primitiva vai contra o que visto nas idias estticas primitivas, que colocam a melodia como pea chave.

Charles Darwin H hoje em dia duas teorias de origem da msica que so aceitas como provavelmente corretas. Uma foi inicialmente defendida pelo socilogo e filsofo SPENCER e reinterpretada pelas pesquisas de MORGAN, e considera a msica como advinda do desenvolvimento da linguagem verbal. Nos estgios mais primitivos do homem, a linguagem no passava do comumente usado por animais comuns, com grunhidos e uivos, mais que suficiente para a comunicao necessria entre os indivduos nesse estgio. MARX afirma que, a partir do momento em que o homem comea a criar ferramentas e a dominar o meio, torna-se necessrio transmitir o conhecimento que permite essa dominao. Ou seja, a linguagem animal comum passa a no ter a mesma eficincia, e torna-se necessrio criar uma nova forma de comunicao. Assim surge a fala, que em seus estgios iniciais teria ainda muito do tipo de linguagem anterior, muito mais ligado forma como so articulados os sons do que prpria articulao. Ou seja, ainda funcionava muito "na base do grito". A msica teria se criado na passagem desse tipo de linguagem para a fala, quando alguns tipos de articulao tivessem sido deixados de lado. Seria assim um legado da linguagem anterior fala; a primeira forma de msica seria o uivo. De acordo com isso, a msica seria em essncia um fenmeno social, comunicativo; teria assim de ter uma funo dentro do grupo. Essa funo ser exercida no uso da msica como prtica mgica. A magia nesse caso tem um significado diferente da religio, anterior a ela. O homem primitivo no acreditava em seres superiores que controlavam as foras da natureza. Os rituais mgicos eram formas de agir diretamente no meio, sem "intermedirios"; eram procedimentos adequados para se chegar a um determinado fim, procedimentos que no tinham nada de incomum. Aqui interessante citar uma outra teoria da origem da linguagem, de autoria de PIERRE JANET. A fala teria nascido a partir da possibilidade do mando, da existncia do chefe que ordena e do grupo que cumpre o que for mandado, que estaria na origem da separao de classes. Se tal hiptese for verdadeira a fala j teria nascido assim com um grande poder mgico, uma vez que ela precisa ser s emitida para que uma srie de coisas aconteam. Assim, a linguagem seria em essncia algo mgico, bem como a msica.

Herbert Spencer

ETE Curso Tcnico em Regncia (Ourinhos SP) Seleo de textos - Histria da Msica Origens da msica e msica primitiva

http://www.marcelomelloweb.cjb.net

A outra teoria vem dos preceitos afirmados por WALLASCHEK, e defendida por LALO. Ela sustentava que o homem teria instintos estticos naturais, advindos do prazer ldico. Ou seja, a beleza serviu antes de tudo para brincar. Esse elemento ldico estaria presente at nos mamferos mais inferiores, e seria parte do carter animal. A arte como jogo teria comeado por acaso, com a apreciao de formas criadas no-intencionalmente, como marcas de mo sujas de barro na parede ou na argila molhada. Os sons do vento passando por um tubo ou de um tronco oco sendo percutido seriam os equivalentes musicais. A partir da esses meios foram gradativamente sendo controlados, e, quando num estgio superior, deixaram de ser simples jogos e passaram a ter uma utilidade social prtica: a magia. A msica teria adquirido podres mgicos quando tivesse passado de puramente instrumental para tambm vocal; j foram citados a magia inerente ao surgimento da fala. Seja como for, as duas hipteses concordam que a msica s teria passado a ter valor social a partir do momento em que tivesse importncia como procedimento mgico. A magia tinha como impulso inicial a idia de criao imitativa, permitida pela arte; o ato de pintar um bfalo nos tornava donos do bfalo, danar a guerra significava venc-la etc. A msica no ritual podia estar associada com a dana, uma arte mgica por excelncia, ou com a fala, na transmisso dos mitos e histrias que formavam o iderio do grupo. Essa a primeira associao da msica com princpios ticos, uma vez que esses mitos tinham entre outros propsitos o de ensinar a todos o comportamento social mais apropriado. Com a passagem do estado selvagem para o de barbrie, nasce o sentimento religioso. A ligao da msica com a magia passa a ser ento a da msica com a religio. Finalmente, ao atingir o estgio civilizado a msica passa a ser encarada como entretenimento, ou seja, para ser a priori ouvida, no criada. Essa funo de entretenimento estaria ligada consolidao do sistema de classes (esse entretenimento era o entretenimento da aristocracia da Antiguidade); paralelo a ela est o uso da msica e das artes em geral como veculos de propaganda e de dominao cultural das classes dominantes sobre as classes dominadas. Uma terceira conseqncia importante do aparecimento de classes sociais seria o surgimento de culturas diferentes para cada classe, distintas; a ento que ocorre a separao entre msica popular e a msica "erudita", das classes dominantes.

REFERNCIAS
SCHINEIDER, Marius. Primitive music. In The new Oxford History of music, vol. I. Oxford Music Press, Oxford, 1979. SCHURMANN, Ernst. A msica como linguagem - uma abordagem histrica. Editora Brasiliense, So Paulo, 1989. Wikipedia (http://www.wikipedia.org)

10

You might also like