You are on page 1of 1

Sustentabilidade

Planeta gua Energia Reciclagem Meio Ambiente Sade Cincia Produtos


Seria possvel a uma metrpole com 7 milhes de habitantes, com um trnsito extremamente complexo, no qual circulam diariamente mais de 1 milho de veculos particulares e mais de 20.000 veculos no transporte pblico, pensar em priorizar a bicicleta como um dos principais instrumentos para a soluo de seus problemas de transporte urbano? Sim. Bogot, na Colmbia, se tornou referncia mundial aps ter implementado uma revoluo no transporte pblico, melhorando substancialmente a qualidade de vida da populao urbana. Inspirando-se em Curitiba, Bogot inaugurou um sofisticado sistema de transporte pblico: o Transmilenio integra os nibus e trens da capital em uma vasta e extensa ciclovia, com 60 vias percorrendo 297 km pelas principais ruas da cidade, atravs de projeto de planejamento que incluiu paisagismo urbano e a criao de parques e bibliotecas. Com caractersticas muito parecidas s de So Paulo, Bogot subiu de praticamente 0% a 5 % o nmero de usurios de ciclovias em poucos anos, o que diminuiu a poluio atmosfrica e o consumo de combustveis e provocou melhoria da qualidade de vida com inmeros ganhos econmicos, sociais e ambientais. Mas no s na implantao de ciclovias que Bogot se sobressai quando o assunto trnsito. Segundo o ex-prefeito de Bogot, Enrique Pealosa, as escolhas, mesmo contrariando o senso comum, foram a principal ferramenta para tornar Bogot o que hoje. Implantao de pedgio urbano, rodzio ou uma poltica voltada totalmente aos transportes pblicos. Nada disso convence Enrique Pealosa. Para o economista e ex-prefeito de Bogot entre 1998 e 2001, a melhor alternativa para combater o congestionamento e o excesso de carro nas ruas outra: Para que tenhamos menos carros circulando, necessrio restringir o acesso ao estacionamento nas vias pblicas, afirmou. Em So Paulo, onde realizou uma palestra para alunos da FAU Mackenzie nesta quarta-feira (20), Pealosa defendeu a medida para melhorar a qualidade de vida das pessoas na cidade e criticou o que chama de poltica equivocada de transportes pblicos por parte dos pases em desenvolvimento. O estacionamento livre em vias pblicas no um direito constitucional. Por que no tirar estes locais e fazer ciclovias, alargar as caladas?, indagou. Poltica de transporte reduzir carros e no engarrafamento. Mais vias e mais lugares para estacionar s geram mais trnsito.

Cidades

Presente para o futuro

Empresas Sustentveis

Bogot, um exemplo a ser seguido

Priorizar as caladas

Conhecido por implantar na capital colombiana o Transmilnio, sistema de 84 km de corredores exclusivos de nibus (os chamados BRTs), o ex-prefeito tambm chamou ateno para a humanizao da cidade ou a falta dela. Segundo ele, as caladas das grandes metrpoles, muitas vezes prejudicadas pelos estacionamentos pblicos e pela sua prpria deteriorao, deveriam ser tratadas como

prioridade pelos governantes. Somos pedestres, necessitamos caminhar, mas no podemos ter medo. Medo do carro, medo da cidade. Em uma boa cidade, compramos po e leite a p, disse. Ele lembrou que existem lugares na Europa, como em Barcelona, onde o piso da calada nivelado com a superfcie da rua. Caladas niveladas com as ruas so ideais para deixar claro que quem invade o espao das pessoas so os carros, e no o contrrio, afirmou, ilustrando seu pensamento com imagens de uma via peatonal exclusiva para pedestres de 24 km, a Alameda El Porvenir, que liga o subrbio de Bogot a uma cidade vizinha, e ainda se conecta com o BRT Transmilnio. Em El Porvenir, as vias

principais tm uma ciclovia e um passeio ao centro, e os carros tm que se locomover fora do pavimento, margem dele, explicou. assim, desestimulando o uso do carro, que Bogot tenta at hoje revolucionar seu planejamento urbano, sustenta Pealosa, e se posicionar como um modelo para So Paulo e o Brasil, embora o ex-prefeito rejeite o rtulo. Ao todo, so 500 km de ciclovias e ciclorrotas (ou ciclorutas, em espanhol) na capital da Colmbia. Para o economista, o incentivo a este meio de transporte um dos pilares de uma boa poltica sustentvel de transporte pblico. A rua de todos. Com uma bicicleta de 30 dlares, voc igual ao carro de 30 mil. Isso democracia.

Confiana Mtua

Um exemplo da confiana mtua entre administrao e cidadania a mudana na cultura tributria. Frases como para qu pagar imposto se eles so roubados, isso no serve para nada ou melhor espero a prxima anistia, se transformaram. Hoje, os moradores aceitam de bom grado o pagamento dos tributos como seu primeiro e mais importante dever para com o desenvolvimento da cidade. Antes da reforma tributria de Bogot, um tero dos contribuintes pagavam, quando queriam. Atualmente, mais de 90% dos contribuintes pagam sem atraso, e 112.196 pessoas pagaram voluntariamente 10% a mais! Acredide se quiser.

You might also like