You are on page 1of 4

2008

ENCERRAMENTO DE CONTA CORRENTE


O consumidor bancrio freqentemente tem dvidas sobre as regras para a movimentao de contas em geral e, especialmente, como deve agir no momento em que pretende encerr-las. A Fundao Procon-SP apresenta informaes sobre o encerramento de contas, com base no roteiro elaborado pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, em parceria com a Febraban e divulgado em outubro/07. importante lembrar que na abertura de qualquer conta os consumidores assinam um contrato com o banco. Esse documento que deve ter uma via entregue ao consumidor, estabelece todas as condies para movimentao e, inclusive, encerramento da conta.

ENCERRAMENTO POR SOLICITAO DO CORRENTISTA


A qualquer momento o consumidor pode solicitar o encerramento de sua conta, mas deve observar os seguintes procedimentos: 1) formalizar o pedido por escrito, atravs de formulrio fornecido pelo prprio banco ou atravs de redao prpria, lembrando sempre de datar e assinar o documento;

2 Fundao Procon-SP

2008

2) providenciar a assinatura de todos os titulares ou representantes legais no pedido, caso a conta seja conjunta; 3) devolver todas as folhas de cheques e cartes ao banco, no esquecendo de fazer constar no pedido de encerramento, tudo que estiver sendo devolvido. Se preferir, pode inutilizar os cheques e cartes e apresentar ao banco, apenas uma declarao de inutilizao; 4) verificar se todos os dbitos autorizados e cheques emitidos j foram lanados na conta; 5) cancelar as autorizaes para futuros dbitos automticos (contas de gua, telefone, seguro, etc.); 6) manter saldo suficiente para pagamento de compromissos assumidos anteriormente, referentes somente conta que est sendo encerrada, e eventuais despesas com IOF (Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, ou relativas a Ttulos e Valores Mobilirios), juros, tarifas; 7) entregar o pedido de encerramento em qualquer agncia, solicitando e guardando o protocolo de recebimento do pedido.

Diante do pedido de encerramento, o banco dever:


aentregar ao consumidor um termo de encerramento contendo informaes detalhadas sobre os procedimentos; aacatar o pedido mesmo existindo cheques sustados, revogados ou cancelados. A partir desse momento no poder cobrar tarifa de manuteno de conta; afornecer demonstrativo dos compromissos que o consumidor deve cumprir, detalhando os valores a serem

quitados;

aesclarecer ao consumidor que os cheques apresentados dentro do prazo de prescrio sero devolvidos pelos respectivos motivos, mesmo aps o encerramento da conta, no isentando o correntista das obrigaes legais; ainformar que a instituio financeira ter at 30 dias corridos para processar o encerramento. Aps a concluso do processo dever expedir ao correntista um aviso comunicando a data do efetivo encerramento. Entre o pedido e o efetivo encerramento da conta, as transaes efetuadas pelo correntista devero ser pagas normalmente, desde que haja fundos.

2008

Fundao Procon-SP 3

Caso exista saldo credor, aps o encerramento o banco dever colocar o valor disposio do correntista atravs de Ordem de Pagamento. No caso de eventual saldo devedor, verifique com o banco a melhor forma de quitar a dvida e encerrar a conta. Se precisar de orientaes para esse procedimento, procure um rgo de defesa do consumidor mais prximo. A Fundao Procon/SP presta esclarecimentos tambm por e-mail.

ENCERRAMENTO DE CONTA INATIVA


Quando uma conta corrente ficar sem movimentao espontnea o banco deve tomar algumas providncias.

ovimentao espontnea aquela realizada ou comandada pelo correntista para depsitos, saques, dbitos e transferncias, no incluindo as movimentaes automticas efetuadas pelo banco para cobrana de tarifas, encargos de cheque especial e demais linhas de crdito.

1. Ao verificar que uma conta est sem movimentao espontnea por noventa dias, dever emitir um aviso sobre essa situao, informando que, independente desse fato, a cobrana de tarifa de manuteno permanece. 2. No mesmo aviso, dever informar tambm que caso a conta permanea inativa por seis meses, poder ser encerrada. 3. Aps enviar o comunicado, se a cobrana da tarifa de manuteno for gerar saldo devedor, o banco deve suspend-la. 4. As contas sem movimentao espontnea por mais de seis meses podem ser encerradas por opo do banco. 5. Se o banco optar pelo encerramento da conta, dever informar o correntista trinta dias antes de completar o sexto ms de inatividade, solicitando providncias para a reativao ou formalizao do cancelamento. 6. A partir do sexto ms sem movimentao espontnea, ainda que o banco no opte por encerrar a conta, no dever cobrar tarifa de manuteno ou de pacotes de tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

4 Fundao Procon-SP

2008

7. Se, mediante a comunicao acima, o consumidor no se manifestar, o banco dever suspender quaisquer dbitos na conta que possam gerar saldo negativo e poder optar pelo encerramento efetivo da conta. Neste caso, eventual saldo devedor dever ser transferido para crditos em liquidao (cobrana). 8. Qualquer procedimento adotado para o encerramento da conta, deve ser claramente informado ao consumidor correntista, especialmente se o banco pretender inscrever o correntista devedor nos servios de proteo ao crdito. Essa inscrio deve ser sempre comunicada previamente e por escrito.

Site til
FEBRABAN: www.febraban.org.br

ENDEREOS DO PROCON/SP
POSTOS POUPATEMPO 2 a 6, das 7h s 19h - Sbados, das 7h s 13h Itaquera: Av. do Contorno, 60 Metr Itaquera Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176/258 S: Praa do Carmo s/ n ATENDIMENTO ELETRNICO FUNDAO PROCON/SP: www.procon.sp.gov.br SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIA E DA DEFESA DA CIDADANIA: www.justica.sp.gov.br OUTROS ATENDIMENTOS Cartas: Caixa Postal 3050 - Cep: 01061-970 Fax: (11) 3824-0717 - 2 a 6, das 10h s 16h Cadastro de Reclamaes Fundamentadas: (11)3824-0446 - 2 a 6, das 8h s 17h Telefone: 151 - 2 a 6, das 8h s 17h OUVIDORIA DO PROCON-SP R. Barra Funda, 930, 1 and. - Sala 115 - Barra Funda - Cep 01152-000 - So Paulo/SP Telefone/Fax: (11)3826-1457 e-mail: ouvidoria@procon.sp.gov.br OUTROS MUNICPIOS: Consulte a prefeitura de sua cidade ou o site do Procon-SP

You might also like