You are on page 1of 145

NDICE

anbal coutinho 6 ano um 8 justia cega 9 declarao 11 vinho & contas 12 os trs zonamentos de portugal vinhateiro 13 como consultar este guia 17 atlntico de portugal 18 minho 20 beiras bairradinas 40 lisboa 52 vales de portugal 72 terras do douro 74 do beiro 126 sul de portugal 150 ficha tcnica ttulo autor copyright capa e paginao copo & alma os melhores 365 vinhos de 2011 anbal coutinho by anbal coutinho e aqui beira, 2011 ideias com pernas, lda. tejo 152 pennsula de setbal 170 alentejo 188 algarve 246 ndice 24 melhores 258 ndice classificao 259 s portas do guia 272 ndice remissivo 274

ANBAL COUTINHO

Anbal Coutinho, nascido em 1968, licenciado em Engenharia Civil (IST), ps-graduaes em Gesto (MBA, ISCTE), Qualidade (ISQ) e Viticultura e Enologia (ISA). Fundador da IDOM Engenharia em Portugal. Foi colaborador do Laboratrio Ferreira Lapa, Instituto Superior de Agronomia e scio da Associao Portuguesa de Enologia. Como jornalista especializado, membro da Federao Internacional dos Jornalistas e Escritores de Vinho e escreve, actualmente, no semanrio SOL. Publica, desde 2005, o guia Copo & Alma, melhores vinhos portugueses, agora alojado no seu site www.w-anibal.com. A coleco Copo & Alma inclui ainda o Guia Popular de Vinhos, editado pela Presena. autor do guia sobre Portugal da coleco internacional Top 10 Vinhos editada por Dorling Kindersley (Penguin Group). Como enlogo, elabora as marcas prprias Escondido e Astronauta e assina a marca Contemporal, no mbito de uma ampla consultoria com a Sonae Modelo-Continente. ainda consultor dos grupos Tivoli e Portuglia. Educador de vinho convidado por vrias entidades e director tcnico da Vinipax, membro do jri de vrios concursos internacionais de vinho e membro efectivo do Coro Gulbenkian.

ANO UM
O guia Copo & Alma de melhores vinhos celebra o primeiro ano em verso digital, com a nova edio para 2011. Num ano de nuvens cinzentas decidi apostar por um futuro ambicioso e, posso agora confirmar, ensolarado. O site www.w-anibal.com passou a ser uma referncia para os enfilos dos pases de lngua oficial portuguesa. Sado todos os amigos brasileiros, quase tantos quantos os portugueses, que espreitam as novidades do vinho luso atravs do novo portal, j bem dinmico apesar de registar apenas os primeiros meses de vida Tenho a certeza que a fileira do vinho continuar a olhar para este projecto com o carinho e o apoio que sempre obtive, desde a primeira hora. Continuarei a tentar ser merecedor da confiana com mais trabalho e aperfeioamento na arte da prova. Afinal, num ano em que o consumo de vinho na restaurao continua a contrair, todos os profissionais da fileira, independentemente das suas funes, so chamados a provas de dedicao, resistncia e criatividade suplementares. Portanto, em 2011, prepare-se para rever em alta a sua impresso de Portugal e dos nossos vinhos, com a ajuda deste guia que, com menos tradio mas com grande entusiasmo, comemora uma nova era de contacto consigo. Dedico este trabalho ngela Reis, colega de boas provas.

JUSTIA CEGA
Uma seleco de vinhos pode obedecer a critrios to diversos como a focalizao nas marcas mais prestigiadas, a representao proporcional dos produtores de um pas ou de uma regio, a relao qualidadepreo ou a melhor roupagem das garrafas. A nossa seleco seguiu a metodologia usada em todos os concursos internacionais homologados pela OIV - Organizao Internacional da Vinha e do Vinho: a prova cega. Esta metodologia baseia-se na prova organolptica de um painel de provadores que classifica, numa escala pr-determinada e convenientemente aferida por todos os membros do painel, a qualidade dos estmulos que um determinado vinho provoca nos seus orgos dos sentidos. A cegueira limita-se ao desconhecimento absoluto da roupagem dos vinhos que se provam, todos eles vestidos com o mesmo pijama, normalmente uma manga opaca, e com uma codificao que associa essa amostra respectiva marca e produtor, para efeitos de escalonamento das classificaes, aps a concluso da prova. Para melhor comparao entre as amostras, o ano de colheita e a regio eram dados conhecidos. A prova cega que originou a seleco dos vinhos tranquilos (brancos, rosados e tintos) deste livro foi preparada, codificada, servida e controlada pelo corpo tcnico da Comisso Vitivincola Regional da Pennsula de Setbal. As sesses de prova dos mais de 600 vinhos representativos da gama alta de todos os produtores nacionais, contactados directamente ou atravs das respectivas Comisses Vitivincolas, realizaram-se em Outubro e Novembro passados, na sala de provas da CVRPS,

Anbal Coutinho

em Palmela. As classificaes que o leitor encontrar neste livro so, exclusivamente, o reflexo de uma nica apreciao, num determinado momento, de um nico provador, que agradece todo o apoio empenhado do Presidente, da Direco e da equipa tcnica da CVR da P. SETBAL, que organizou, serviu e monitorizou todas as sesses de prova.

Destaque: O autor do livro e nico provador usou a classificao de 0 a 100, com mximos de 15 pontos para a avaliao da Viso, 30 pontos para a bondade do Aroma, 44 pontos para as sensaes do Gosto e uma apreciao global do vinho com baliza de 11 pontos.

10

11

VINHO & CONTAS


A edio simplificada deste Ano Um justifica o intervalo momentneo no contacto com as seleces de dois enlogos,a gastronomia de dois chefs e com o brinde dos nossos melhores vinhos efervescentes. Devido necessria simplificao desta edio, comprometo-me a lanar, em breve, um novo guia dedicado aos vinhos fortificados. A parte central do livro expressa os resultados de uma prova cega com mais de 600 vinhos brancos, rosados e tintos, superiores representantes de todas as regies de Portugal, efectuada em Outubro e Novembro de 2010. Foram seleccionados os 365 vinhos mais pontuados, com notas que variam entre 86 e 97 pontos, de acordo com a classificao 0-100 e respectiva ficha de prova, homologadas pela OIV - Organizao Internacional da Vinha e do Vinho. Os vinhos tintos contam com 208 referncias, deixando um tero dos lugares aos 13rosados, que continuam em crescendo, e aos 144 brancos. Estes ltimos beneficiam da hegemonia dos 25 vinhos verdes brancos minhotos, liderados por 15 nobres Alvarinhos. Pela primeira vez desde 2005, o Alentejo a regio que mais contribui para esta seleco, com 104 vinhos; em conjunto com as Terras do Douro, com 94 vinhos, as duas regies cimeiras pintam mais de metade do quadro de honra. Segue-se o promissor Do Beiro (36) mantendo a representao na qualidade superior. Os representantes do vinho Atlntico Minho e Lisboa sobem o contributo para uma igualdade a 28, tantos quantos os nctares da Pennsula de Setbal. Seguem-se o Tejo (24), as Beiras Bairradinas (16) e o renascido Algarve (7). No que respeita cor, cumpre-se o destino atlntico que, como poder perceber no texto sobre os terrunhos de Portugal, favorece a elaborao de grande brancos e ross; dos 72 vinhos seleccionados entre Lisboa, Beiras Bairradinas e Minho, 50 so brancos e rosados. Nos terrunhos do Sul e das Terras Altas domina a concentrao e estrutura do vinho tinto. Notas iguais ou superiores a 90 pontos foram outorgadas a 119 vinhos, com a cor sangunea a imperar por 68 vezes.

OS TRS ZONAMENTOS DE PORTUGAL VINHATEIRO


A leitura de um livro sinnimo de mais tempo para ns prprios e para a nossa educao. tambm uma oportunidade para reflectir sobre temas que a intensidade da vida activa nos probe de sequer pensar. J pensou se as regies de vinho em Portugal so as adequadas? A verdade que as nossas regies so histricas e intocveis. Pois eu acho que alguns ajustes so necessrios para que as regies reflictam, de modo claro e justificado, o tipo de vinho que produzem.

atlntico de portugal minho beiras bairradinas lisboa vales de portugal terras do douro do beiro sul de portugal tejo pennsula de setbal alentejo algarve

12

13

As regies devem expressar, aos olhos do consumidor, o seu terroir principal. Esta palavra francesa deriva do latim Territorium mas encerra um conjunto de interaces climticas, humanas, culturais e legais que se expressam, no caso do vinho, num atributo identificador da sua origem. Os vinhos de Portugal esto sob a influncia de trs grandes terrunhos ou terroirs que dividem o pas em outras tantas zonas. Atlntico de Portugal Esta zona regida pelo clima atlntico. As maiores humidade e precipitao, as menores amplitudes trmicas influenciam decisivamente o ano vitcola. Os solos tm a maior percentagem de areia devido aos esturios dos rios e aos sistemas dunares. Estamos na zona de maior fertilidade dos solos, das hortas e da produtividade. uma regio com grande heterogeneidade de variedades (castas) de uva mas todas elas amadurecem com maior dificuldade. Basta lembrarmo-nos de um vinho minhoto ou da beira litoral: excelentes na acidez natural, difceis na boca enquanto jovens. A evoluo em garrafa destes vinhos excelente, sendo o garrafeira Bairrada Clssico um dos exemplos tpicos. Os vinhos do Atlntico tm um enorme espectro de combinao com a nossa gastronomia tradicional devido, justamente, sua acidez elevada e juventude dos seus taninos que se combinam com facilidade com as protenas da comida. Pessoalmente acho que a zona de eleio para a elaborao de vinhos brancos e rosados, pela sua frescura, longevidade e vocao gastronmica. A regio atlntica tem uma barreira montanhosa que delimita o anfiteatro voltado para o oceano. No Minho so as serras da Peneda, Cabreira, Maro; nas Beiras, que so, erradamente, uma nica regio de vinho, a influncia atlntica, presente na Beira Litoral, esbarra com o Caramulo, o Buaco e a serra da Lous; a Estremadura, agora designada para o vinho como a Indicao Geogrfica Lisboa, limitada pelo conjunto Aires-Candeeiros e Montejunto. As regies de vinho do terrunho Atlntico so o Minho, a Beira Litoral (eu designo por Beiras Bairradinas devido presena estruturante da Denominao de Origem Bairrada) e Lisboa.

Vales de Portugal Sob influncia continental extrema, aqui se registam as maiores amplitudes trmicas do pas. Sobre Trs-os-Montes escreveu Miguel Torga: Terra-Quente e Terra-Fria. Lguas e lguas de cho raivoso, contorcido, queimado por um sol de fogo ou por um frio de neve. Englobada no zonamento dos Vales, designo esta regio de vinho por Terras do Douro devido incluso da denominao de origem Douro, a mais afamada da nossa terra. Estamos no domnio dos vales profundos com a presena fluvial, do Cvado, do Douro e mais abaixo, do Do, do Mondego e do Zzere, porque se inclui toda a Beira Interior (que designo por Do Beiro, devido titularidade da prestigiada Denominao de Origem Do e da nova e inspiradora Indicao Geogrfica Terras do Do, que assume a primeira ciso da amlgama ainda designada por Beiras). Aqui o Homem submete-se s penas da viticultura de encosta, tendo sublimado a sua arte nos socalcos do Douro, patrimnio mundial desde 2001. Esta a regio da Touriga Nacional e da Tinta Roriz (que no Sul se denomina Aragonez). As castas brancas Gouveio e Malvasia tambm so comuns. A encosta d origem a trabalhos totalmente manuais e a menores produtividades que geram vinhos naturalmente concentrados, de grande profundidade e elegncia. Diz-se, com acerto, deste vinhos dos Vales que primeiro se estranha e depois se entranha. So vinhos originados nos solos pobres de granito e xisto e destinados s mesas nacionais e internacionais mais exigentes. Simplificadamente, neste guia as regies de vinho do terrunho dos Vales so as Terras do Douro e o Do Beiro. Sul de Portugal No grande Sul est a preferncia de um em cada dois consumidores portugueses quando seleccionam uma garrafa de vinho. De facto, o Alentejo (ltima das grandes regies portuguesas a despertar para o vinho) o lder incontestado do mercado interno. Para alm do grande Mar Interior, como lhe chama Jos Saramago, sob a influncia deste

14

15

terrunho mediterrnico, seco e solarengo, que amadurece facilmente a uva, com planuras que facilitam a mecanizao e a irrigao dos solos argilo-calcrios, granticos ou arenosos pobres, encontram-se tambm o Ribatejo, o Algarve e a Pennsula de Setbal, regio protegida da brisa atlntica pelo macio da Arrbida. O grande Sul tem homogeneidade de castas, com o domnio de Castelo, Aragonez e Trincadeira, nas castas tintas, e Roupeiro (designada por Sria) e Ferno Pires (designada por Maria Gomes) nas brancas. Tambm comum a boa adaptao das castas internacionais, sobretudo Cabernet Sauvignon, Syrah e a branca Chardonnay. Aqui se faz o grande volume frutado e gostoso, os vinhos fceis e redondos e aromaticamente expressivos, to ao estilo do novo mundo e do consumidor internacional. O Sul pode e deve competir l fora com os pases do novo-mundo nesse segmento de vinhos que j lhe deram a liderana do consumo interno, tendo como vantagem competitiva o facto de ser uma regio europeia.

COMO CONSULTAR ESTE GUIA


imagem da garrafa pontuao marca do vinho, com atributos

89

Quinta do Monte DOiro, Reserva


regional lisboa, tinto, 2005
Syrah e Viognier. Granada mdio a intenso. Leve volatilidade, cereja e frutos vermelhos em confit, madeira fresca de mentas e cedro. Leve achocolatado. Elegante, fresco, com domnio de taninos jovens e selectos de uvas e madeira. Longo.

16

17

texto descritivo do vinho

A 14% vol. E Graa Gonalves e Grgory Viennois P Jos Bento dos Santos
produtor enlogo (s) teor alcolico

indicao geogrfica e de qualidade igp e doc, cor do vinho, ano de colheita

historial da marca nos guias anteriores

ATLNTICO DE PORTUGAL

19

MINHO BEIRAS BAIRRADINAS LISBOA

minho

21

FELICIANO GUIMARES

MINHO
Solo Os solos do Minho, cidos e de natureza grantica, registam fraca presena de elementos como o fsforo e o potssio. Contudo, em zonas de vrzea apresentam-se mais argilosos, permitindo uma concentrao superior de gua essencial durante o perodo de maturao da uva. Clima A forte influncia do Atlntico na regio do Minho justifica a ausncia de temperaturas extremas, quer no Inverno quer no Vero, ilustrando Invernos com pluviosidade elevada mas com temperaturas no muito baixas e Veres simultaneamente secos e frescos. Vinha Se Arinto (ou Pedern), Trajadura, Loureiro, Azal e Avesso predominam nas castas brancas, Vinho, Amaral, Alvarelho, Borraal e Espadeiro dominam as castas tintas. Em pleno Alto-Minho, na sub-regio de Mono, a casta branca Alvarinho carto-de-visita da produo regional e estandarte entre as castas brancas portuguesas. Actualmente, o recurso a modernos sistemas de plantao e de conduo asseguram uma maior segurana e qualidade na exposio e arejamento da vinha. Tal acontece com o sistema de conduo em Cordo cada vez mais disseminado -, no qual a videira conduzida entre 1,50m e 1,80m acima do solo, local onde est situada a zona vegetativa e produtiva. Salienta-se a presena de postes em granito (regionalmente apelidados de esteios) como nota tpica da regio. Homem A presena forte de vinhedos nos campos minhotos, que actualmente conta com uma rea de cerca de 7.000 km2 correspondentes a A DOC Vinho Verde consagra-se mundialmente pelo seu perfil de vinho leve, fresco e de aromas intensos, com um teor alcolico de mdia intensidade em consonncia com os ndices carbnicos. Todavia, estes vinhos no devem ser equiparados a outras colheitas de qualidade que se produzem na mesma regio. aproximadamente 35.000 hectares de vinha, remonta Idade Mdia e inclui um patrimnio nico no mundo bem exemplificado pelas tradicionais vinhas de enforcado.

22

23

minho atlntico de portugal

atlntico de portugal minho

97

Soalheiro, Primeiras Vinhas


do vinho verde, branco, 2009

Quinta de Simaens
do vinho verde, branco, 2009

93

Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Ceras, limonados, pomar maduro, mentas presentes, profundamente mineral e tropical. Cativante. Sucroso, glicerinado, texturas elegantes e de longa presena. Vinho mundial.

Blend Pedern. Amarelo claro e citrino. Cera de plen, limonado, mineral, leve tropical e verbena. Boca grande, arqueada, de frescura irreverente. Longo, superior e de ampla mesa.

a 13.0% e Antnio Lus Cerdeira p Vinusoalleirus

a 13.5% e Jos Maria Machado p Sociedade dos Vinhos Borges

24

25

94

Muros de Melgao, Alvarinho


do vinho verde, branco, 2009

Muros Antigos, Alvarinho


do vinho verde, branco, 2009

93

Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Madeira doce e fresca, pomar maduro, leve ctrico, mineralidade forte. Boca ampla, de arco perfeito e interminvel, frescura atrevida e vincante no final longo. Vinho de grande sentido gastronmico.

Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Ceras de plen, pastelaria doce, mentas, toranja, pomar branco e leve tropical. Terroso. Glicerinado mas elegante. Frescura liderante, final longo e apto para boa mesa.

a 13.0% e Anselmo Mendes p Anselmo Mendes Vinhos

a 12.5% e Anselmo Mendes p Anselmo Mendes Vinhos

minho atlntico de portugal

atlntico de portugal minho

91

Rolan, Alvarinho
regional minho, branco, 2009

Quinta de Carapeos, Espadeiro


do vinho verde, ros, 2009

91

Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Mineral, limonado, pomar e pastelaria doce. Cremoso, frescura irreverente mas compensadora, longo.

Espadeiro. Granada aguado com nota carmim. Frutos vermelhos de mdia intensidade, pastelaria doce, mineral. Adocicado, arco perfeito e bem texturado. Rei nas comidas agridoces.

a 12.5% e Jos Maria Martinez Juste p Rolan - Exploraes Vitivinicolas

a 12.0% e Jorge Sousa Pinto p Quinta de Carapeos -Sociedade Vitivinicola

26

27

91

Morgadio da Torre, Alvarinho


do vinho verde, branco ,2009

Contacto, Alvarinho
do vinho verde, branco, 2009

91

Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Ceras, limonados, pomar maduro, mentas presentes, profundamente mineral e tropical. Cativante. Sucroso, glicerinado, texturas elegantes e de longa presena. Vinho mundial.

Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Profundos aromas minerais, ctrico, muito austero, leve nota de fruta e pastelaria doce. Mastigvel, muito novo no tacto, arqueamento pensado para guarda. Grande na mesa.

a 13.0% e Manuel Vieira p Sogrape Vinhos

a 12.5% e Anselmo Mendes p Anselmo Mendes Vinhos

minho atlntico de portugal

atlntico de portugal minho

90

Tormes
do vinho verde, branco, 2009

Casa da Tojeira
do vinho verde, tinto, 2009

90

Blend Avesso. Amarelo mdio e citrino. Ceras, limonados, pomar maduro, mentas presentes. Cativante. Fresco, adocicado, vibrante, texturas elegantes. Final de mesa.

Blend Vinho. Rubi mdio e violceo. Lcteo antes de frutos vermelhos e ameixa. Pastelaria doce em nariz cativante. Boca arqueada, espuma amigvel, tudo acertado e rico nas boas mesas.

a 13.0% e Jos Ferro p Fundao Ea de Queiroz

a 12.0% e Mrio Magalhes e Sousa p Mrio Bernardo de Magalhes e Sousa

28

29

90

Solar de Serrade, Alvarinho


do vinho verde, branco, 2009

Quinta de Gomariz, Loureiro


do vinho verde, branco, 2009

90

Alvarinho. Amarelo mdio com dourados. Tropical, mentas de infuso, notas de pastelaria doce e boa mineralidade. Elegante, frescura atrevida, corpo mdio com texturas que entranham. Longo e gastronmico.

Loureiro. Amarelo claro e citrino. Fruta tropical, plen, louro, fino e exuberante. Fresco, bem arqueado, muito comercial.

a 13.0% e Carlos Blanco p Sociedade Agrcola

a 11.5% e Antnio Sousa p Quinta de Gomariz

Vinho Alvarinho de Mono

minho atlntico de portugal

atlntico de portugal minho

90

Soalheiro, Alvarinho
do vinho verde, branco, 2009

Rolan, Colheita Seleccionada, Alvarinho


ig minho, branco, 2009

89

Alvarinho. Amarelo claro e citrino. Fruta tropical, rico, mineral, pera. Cativante, boca elegante, cremosa, com longa vida.

Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Ceras, limonados, pomar maduro, mentas presentes. Cativante. Fresco, vibrante, texturas elegantes. Final de mesa.

a 12.5% e Antnio Lus Cerdeira p Antnio Esteves Ferreira

a 12.5% e Jos Maria Martinez Juste p Rolan - Exploraes Vitivinicolas

30

31

89

Quinta de Carapeos, Alvarinho & Trajadurai


minho, branco, 2009

Quinta de Soalheiro, Reserva, Alvarinho


do vinho verde, branco, 2008

89

Alvarinho e Trajadura. Amarelo mdio e citrino. Pera, plen,infuses de verbena e mentas. Mac. Cativante. Boca fresca e vibrante, arqueada, cremosa, sucrosa, de final longo e prazeroso.

Alvarinho. Amarelo mdio com dourados. Profundamente mineral, madeira doce e espaciada, melado. Fruto de pomar maduros, alguns de caroo. Frescura liderante, corpo mdio com texturas densas. Leve complexidade oxidativa.

a 12.5% e Jorge Sousa Pinto p Quinta de Carapeos - Sociedade Vitivinicola

a 13.0% e Antnio Lus Cerdeira p Vinusoalleirus

minho atlntico de portugal

atlntico de portugal minho

89

Vinha Antiga, Escolha


do vinho verde, branco, 2009

Follies, Alvarinho
ig minho, branco, 2009

89

Alvarinho. Amarelo mdio com dourados. Madeira doce e fresca, todas as mentas, pera madura, especiado. Fresco, arco guloso, final mdio e agridoce.

Alvarinho. Amarelo claro e citrino. Toranja, fruta tropical, pera, tlia. Expressivo. Boca grande, espacial, arqueada. Vinho superior.

a 12.5% e Jos Domingues p Provam - Produtores de Vinhos Alvarinho de

a 12.5% e Manuel Soares p Quinta da Aveleda

Mono 32 33

89

Quinta de Alderiz, Alvarinho, Colheita Seleccionada


do vinho verde, branco, 2009

Quinta de Carapeos, Reserva


ig minho, branco, 2008

88

Alvarinho. Amarelo claro e citrino. Fruta tropical, citrico, plen, pera, expressivo e mineral. Boca densa, espacial, longa, bom de mesa.

Blend Avesso. Amarelo mdio e citrino. Plen, louro, infuses de verbena e mentas. Mac. Cativante. Boca arqueada, cremosa, sucrosa, de final atempado e prazeroso.

a 13.5% e Joo Garrido p Soc. Agr. Casa de Pinheiro

a 14.5% e Jorge Sousa p Quinta de Carapeos - Sociedade Vitivinicola

minho atlntico de portugal

atlntico de portugal minho

88

Tapada dos Monges, Alvarinho


do vinho verde, branco, 2009

Clemen, Reserva
do vinho verde, branco, 2009

87

Alvarinho. Amarelo intenso e citrino. Ctrico de toranja. Tambm ma. Mineral, leve pastelaria doce. Cremoso, espacial, bem arqueado, frescura irreverente mas grata.

Alvarinho e Trajadura. Amarelo claro e citrino. Cera, pomar branco, toranja, mineral e leve tropical. Boca plena, frescura agridoce para boa mesa, sem desmaios.

a 12.5% e Guilherme Pereira p Manuel da Costa Carvalho Lima & Filhos

a 11.5% e Anselmo Mendes p Touquinheiras Soc. Agro Turstica

34

35

88

Muros Antigos, Escolha, Loureiro


do vinho verde, branco, 2009

Quinta de Santa Cristina


do vinho verde, branco, 2009

87

Loureiro. Amarelo claro e citrino. Loureiro tpico nas infuses de verbena e flores, no louro e na fruta tropical. Expressivo. Fresco, boca vibrante de tamanho mdio, final agridoce.

Blend de Loureiro. Amarelo claro e citrino. Ceras, mentas e verbena, pomar branco e leve tropical. Espuma bem integrada, acerto agridoce, final atempado sem desmaios.

a 12.0% e Anselmo Mendes p Anselmo Mendes Vinhos

a 12.5% e Jorge Sousa Pinto p Garantia das Quintas - Sociedade Agrcola

e comercial

minho atlntico de portugal

atlntico de portugal minho

87

Muros Antigos, Escolha


do vinho verde, branco, 2009

Touquinheiras, Alvarinho
do vinho verde, branco, 2009

86

Alvarinho e Trajadura. Amarelo claro e citrino. Cera, limonados fortes, leve pastelaria doce e menta. Cremoso, arco agridoce bem desenhado. Firme e vibrante.

Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Hortelanado, pleno de infuses, ctrico com fruta tropical e pastelaria doce. Cativante. Adocicado estreme, corpo mdio de tacto leve e sem desmaios.

a 12.0% e Anselmo Mendes p Anselmo Mendes Vinhos

a 12.5% e Anselmo Mendes p Touquinheiras Soc. Agro Turstica

36

37

86

Quinta do Minho
do vinho verde, branco, 2009

Tapada dos Monges, Escolha, Vinho


do vinho verde, tinto, 2009

86

Loureiro. Amarelo claro e citrino. Cera de plen, limonado, mineral, leve tropical e verbena. Boca de espuma mordente, arco adocicado, leve, de frescura para o melhor marisco.

Vinho. Rubi intenso e violceo. Frutos vermelhos vivos, pastelaria doce, nota de seiva. Boca fresca, capitosa, com taninos bem domados mas de boa presena e acerto enogastronmico.

a 11.5% e Jorge Moura p Quinta do Minho, Agricultura e Turismo

a 12.0% e Guilherme Pereira p Manuel da Costa Carvalho Lima & Filhos

39

beiras bairradinas

41

LUS RODRIGUES

BEIRAS BAIRRADINAS
Solo
Com as cidades de Aveiro e de Coimbra e os rios Vouga e Mondego a pontuar a faixa atlntica do Centro-Norte portugus, a regio regista areias abundantes e, na zona em que o barro predomina, sobressaem os afloramentos de margas, os calcrios margosos e as argilas. As montanhas que estabelecem a fronteira entre a zona atlntica e o interior, so xisto-grauvquicas e de solos extremamente frteis em funo do impacto aluvionar e orgnico da foz dos vrios rios.

Clima
Na Beira Litoral, a influncia atlntica sublinha a elevada humidade do ar e atenua as variaes de temperatura.

42

Vinha
Nesta regio, a casta tinta Baga soberana, apesar da crescente receptividade Touriga Nacional e a outras castas internacionais enquanto que, no caso dos vinhos brancos, dominam as castas Ferno Pires (Maria Gomes), Bical, Arinto e Cercial. Impera o sistema de conduo de vinha ao alto e verifica-se um desaparecimento gradual da execuo da Empa a dobragem manual das varas da videira.

43

Homem
A mais importante demarcao DOC Bairrada da regio representa 25% da produo total de vinhos. Nos tintos, o novo estatuto DOC a vigorar desde 2003 permitiu uma consagrao da criatividade vnica graas introduo de novas castas, em consonncia com uma prevalncia da tradio de manter 50% de baga apenas no caso do DOC Bairrada Clssico, vinho no qual a referida casta impera.

beiras bairradinas atlntico de portugal

atlntico de portugal beiras bairradinas

94

CC Campolargo
do bairrada, tinto, 2008

Campolargo, Cercial
do bairrada, branco, 2009

92

Camarate e Cabernet Sauvignon. Granada intenso e violceo. Resinados, madeira fresca, lctea e especiada, bagos silvestres e framboesa. Arqueado, sedoso, glicerinado, muito conversador. Taninos cultos no arranque da boa educao.

Cercial. Amarelo dourado. Pastelaria doce lembrando Champagne, pomar maduro e compotado, menta fresca. Cremoso, texturas sedosas e longamente presentes. Guloso e viciante.

a 15.0% e Carlos Campolargo p Manuel dos Santos Campolargo

a 13.0% e Carlos Campolargo p Manuel dos Santos Campolargo

44

45

92

Lus Pato, Vinha Formal


ig beiras, branco, 2009

Grande Follies
do bairrada, branco, 2009

92

Bical. Amarelo claro e citrino. Madeira doce e especiada, nota terrosa intensa, pomar maduro, suavemente compotado, aroma expressivo e complexo. Boca plena de densidade, revelao espacial muito persistente, nota oxidativa nobre.

Blend Chardonnay. Amarelo claro e citrino. A melhor madeira com doura, cedro fresco e leve especiaria, pomar branco e de caroo, leve flor, plen e tropicais. Viciante. Boca elegante, fresca, agridoce, mais longa do que larga. Vinho superior.

a 13.0% e Lus Pato p Lus Pato

a 13.0% e Manuel Soares p Sociedade Agrcola e Comercial

Quinta da Aveleda

beiras bairradinas atlntico de portugal

atlntico de portugal beiras bairradinas

91

Encontro 1
do bairrada, branco, 2009

Triunvirato n. 2
mesa, tinto, n.d.

90

Bical e Arinto. Amarelo mdio e citrino. Pomar maduro e suavemente compotado. Madeira doce e fresca de cedro, expressivo e cativante. Cremoso, texturas firmes e vivas, final fresco de grande prolongamento.

Touriga Nacional e Syrah. Granada intenso e violceo. Lcteo e pleno de madeira doce e especiada, com moka. Ameixa preta, resinados, mato, complexo. Cremoso, denso, arco longo e perfeito, taninos desenhados com atrevimento e garantindo a boa guarda. Bom de mesa.
a 13.5% e Joo Soares p Soc. Agrcola e Comercial de Vinhos Messias

a 14.0% e Carlos Lucas p Quinta do Encontro Soc. Vitivinicola

46

47

90

Quinta dos Abibes, Sublime


do bairrada, branco, 2009

Quinta do Ortigo, Sauvignon e Bical


ig beiras, branco, 2009

89

Sauvignon Blan e Bical. Amarelo claro e citrino. Madeira fresca de cedro, tostados, ceras, limonados, leve tropical. Arqueado, sedoso, frescura liderante, superior na mesa.

Sauvignon Blanc e Bical. Amarelo claro e citrino. Nariz profundo e cativante, madeira notada e fresca, leve especiaria, fruta amarela e ctrica. Sucroso, elegante, boa presena conversadora. Vinho superior.

a 13.3% e Osvaldo Amado p Quinta dos Abibes

a 13.0% e Osvaldo Amado p Quinta do Ortigo

beiras bairradinas atlntico de portugal

atlntico de portugal beiras bairradinas

89

So Domingos, Garrafeira
do bairrada, tinto, 2005

Quinta do Valdoeiro
do bairrada, branco, 2009

88

Blend Baga. Granada mdio ainda carmim. Cereja, ameixa, tostados frescos, terroso, profundamente mentolado. Cremoso, sucroso, espacial, de grande arco. Taninos maduros e muito firmes. Corpo elegante com sada austera.

Blend Arinto. Amarelo mdio com leve dourado. Plen, pastelaria doce, mineral, pomar bem maduro. Fresco, sucroso, densidade elegante, tacto espacial e conversador.

a 13.5% e Susana Pinho e Nuno Bastos p Caves do Solar de So Domingos S.A

a 13.0% e Joo Soares p Soc. Agrcola e Comercial de Vinhos Messias

48

49

89

Calda Bordaleza
do bairrada, tinto, 2007

Follies, Touriga Nacional


do bairrada, tinto, 2007

88

Blend Cabernet Sauvignon. Granada intenso. Tostados fortes, ameixa e cereja compotadas, mineralidade, licor e anisado. Grande arco com textura firmes mas elegantes. Taninos de longa vida, j muito bem educados. Acidez atrevida.

Touriga Nacional. Granada mdio e violceo. Aromas de bacon, laranja confitada, tostados frescos, especiaria e ameixa preta. Sedoso, de corpo pleno, taninos com corao de maratonista.

a 14.0% e Carlos Campolargo p Manuel dos Santos Campolargo

a 13.0% e Manuel Soares p Sociedade Agrcola e Comercial

Quinta da Aveleda

beiras bairradinas atlntico de portugal

atlntico de portugal beiras bairradinas

87

Follies, Maria Gomes & Chardonnay


do bairrada, branco, 2009

Marqus de Marialva, Maria Gomes


do bairrada, branco, 2009

86

Maria Gomes e Chardonnay. Amarelo claro e citrino. Flores, polen e infuso de Ferno Pires (Maria Gomes), nota tropical e ctrica. Expressivo. Fresco, sucroso, com fibra e final atempado.

Maria Gomes. Amarelo mdio e citrino. Flores de Ferno Pires (Maria Gomes) , polen, ma, pastelaria doce. Expressivo. Arqueado, elegante, sucroso, densidade natural e persistente.

a 13.0% e Manuel Soares p Sociedade Agrcola e Comercial

a 12.5% e Tiago Bellegarde Machado p Adega Cooperativa Cantanhede

Quinta da Aveleda 50 51

87

Quinta de Baixo, Private Collection


do bairrada, tinto, 2007

Follies, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon


do bairrada, tinto, 2008

86

Blend Baga. Granada intenso e violceo. Resinado estreme, madeira fresca e tostada, bagos silvestres e framboesa. Arqueado, tamanho mdio e vibrante e muito conversador.

Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Rubi mdio e violceo. Domnio de Touriga Nacional fresca, de resina, caruma e bergamota ctrica. Fundo de ameixa fresca. Boca amvel, fresca, lctea, com final agridoce.

a 14.0% e Srgio Silva p Quinta de Baixo - Vinhos da Bairrada Lda

a 13.0% e Manuel Soares p SSociedade Agrcola e Comercial

Quinta da Aveleda

lisboa

53

LUS PAIS - CORTES DE CIMA

LISBOA
Solo
Ao longo de 150 Km e acompanhada em toda a sua extenso pelo Oceano Atlntico, a regio estende-se para Norte de Lisboa e , j no interior, circunscrita pelos macios calcrios (ricos em formas crsicas) da cadeia montanhosa de Montejunto Candeeiros. Contudo, a Sul, alguns estratos de basalto e de granito pontuam uma regio assente em formaes secundrias de argilo-calcrios e argilo-arenosos. suaves das colinas da regio onde se produzem os vinhos DOC Alenquer, DOC bidos, entre outros.

Clima
O clima temperado, marcado pela influncia atlntica que lhe confere uma humidade relativa mdia elevada (75-80%), no regista grandes amplitudes trmicas.

54 Vinha
Nos vinhos de Lisboa dominam as castas tintas Aragons (Tinta Roriz), Castelo (popularmente designada como Periquita e Joo de Santarm) e Tinta Mida. Por seu turno, os vinhos brancos baseiam-se nas castas Arinto (Pedern), Ferno Pires (Maria Gomes) e Vital. Apesar da forte mecanizao da vinha em zonas de menor declive, o sistema de conduo de vinha ao alto mantm-se em maior escala.

55

Homem
A evoluo da notoriedade e o aumento do consumo vnico na regio foram beneficiadas pela influente presena de vrias Ordens Religiosas, entre as quais se destaca a Ordem de Cister, instalada em Alcobaa. Paralelamente, a autenticao de Denominaes de Origem como DOC Colares e DOC Bucelas, com terroirs ao estilo francs, atestou a mestria de produtores de vinhos com caractersticas totalmente distintas e superiores. Um pouco mais a Norte, a vinha alonga-se pelas encostas

lisboa atlntico de portugal

atlntico de portugal lisboa

94

Chocapalha, Reserva
ig lisboa, branco, 2009

Morgado de Santa Catherina


do bucelas, branco, 2009

92

Chardonnay e Arinto. Amarelo mdio e citrino. Madeiras doces e frescas, flores brancas e mentas, leve tropical, muito cativante. Elegante, fresco, espacial, longo e de qualidade superior.

Arinto. Amarelo mdio dourado. Madeira doce e fresca, especiaria sobre frutos amarelos de caroo e fruta tropical. Mineralidade presente. Fresco, espacial, cremoso, grande amplitude gastronmica de um vinho muito conversador.

a 13.0% e Sandra Tavares da Silva e Diogo Seplveda p Casa Agricola das Mimosas

a 13.0% e Joo Corra e Nuno do p Companhia das Quintas

56

57

92

Quinta do Boio, Reserva, Arinto


do bucelas, branco, 2009

Quinta do Monte dOiro, Reserva


ig lisboa, tinto, 2006

92

Arinto. Amarelo claro e citrino. Alperce e outras frutas de caroo, madeira fina e tostada, cativante. Frescura natural no estado ptimo, grande na mesa, presena persistente.

Syrah e Viognier. Granada intenso. Madeira fina, mentol presente, cereja e ameixa preta, tambm bagos, nota suave de frutos amarelos. Especiado. Boca espacial, texturas elegantes e duradouras. De grande amplitude mesa.

a 13.0% e Osvaldo Amado p Enoport Produes de Bebidas

a 14.0% e Graa Gonalves e Grgory Viennois p Jos Bento dos Santos

lisboa atlntico de portugal

atlntico de portugal lisboa

92

Ex quo
ig lisboa, tinto, 2007

Quinta do Monte dOiro, Madrigal


ig lisboa, branco, 2008

90

Syrah e Touriga Nacional. Granada mdio. Madeira tostada, especiada e fina, ameixa e pssego. Nota floral. Cativante. Elegante, volumoso, frescura ptima. Final guloso e sentido. Grande na mesa.

Viognier. Amarelo mdio e citrino. Hortelanado, notas de alperce, abacate, madeira fina. Cremoso, com volume e grande persistncia. Vinho superior.

a 14.0% e Jos Bento dos Santos e Michel Chapoutier p Jos Bento dos Santos

a 14.0% e Graa Gonalves e Grgory Viennois p Jos Bento dos Santos

58

59

91

Viva Gomes
do colares, branco, 2008

Marco Velho, Escolha


do torres vedras, tinto, 2008

90

Malvasia de Colares. Amarelo mdio e citrino. Tostado, ceroso, pomar branco, leve tropical e limonado. Cremoso, espacial, salgado, fresco e muito persistente. Tpico e de grande sentido gastronmico.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso e violceo. Melhores madeiras especiadas e frescas, nota de ameixa e frutos vermelhos. Aromas envolventes e gulosos. Boca grande, espacial, sucrosa, longa, com texturas por amaciar e guarda segura.

a 12.5% e Francisco Figueiredo p Jacinto Lopes Baeta, Filhos

a 14.0% e Joo Melcias e Alexandra Mendes p Adega Cooperativa de Dois Portos

lisboa atlntico de portugal

atlntico de portugal lisboa

88

Quinta do Pinto
ig lisboa, branco, 2008

Quinta do Monte dOiro, Syrah


ig lisboa, tinto, 2007

88

Blend Viognier. Amarelo dourado com nota ctrica. Alperce presente, mentas, madeira leve e melhoradora. Fresco, volumoso, de boa mesa.

Syrah. Granada intenso. Aroma tpico de Syrah, ameixa, canela e outras especiarias, leve erva doce. Volumoso, elegante nas texturas vivas. Final mdio.

a 13.5% e Rui Reguinga p Quinta do Pinto

a 14.0% e Graa Gonalves e Grgory Viennois p Jos Bento dos Santos

60

61

88

Quinta do Gradil, Reserva


ig lisboa, branco, 2009

DFJ, Caladoc & Alicante Bouschet


ig lisboa, tinto, 2008

88

Arinto e Sauvignon Blanc. Amarelo claro e citrino. Sauvignon Blanc puro no domnio do espargo e da groselha verde, pastelaria doce e plen, notas tropicais de Arinto. Cativante. Boca fresca, mais longa do que larga, a pedir comida de mar.

Caladoc e Alicante Bouschet. Granada opaco e violceo. Achocolatado, notas de framboesa, leve baunilha. Guloso. Grande, texturas vivas, muito jovens e refrescantes. De boa guarda e melhor mesa.

a 12.5% e Antnio Ventura p Quinta do Gradil, Soc. Vitivincola

a 13.5% e Jos Neiva Correia p DFJ - Vinhos

lisboa atlntico de portugal

atlntico de portugal lisboa

87

Quinta do Boio, Special Selection, Old Vineyards


do bucelas, branco, 2008

DFJ, Alvarinho & Chardonnay


ig lisboa, branco, 2009

87

Arinto. Amarelo mdio e citrino. Apetrolado, ctrico, leve tropical, tosta presente de madeira fresca. Acidez liderante, boca mdia com longa guarda assegurada.

Alvarinho e Chardonnay. Amarelo mdio e citrino. Amanteigado, pera, leve tropical e amendoado, baunilha e tosta fresca. Grande, espacial, frescura vibrante.

a 13.5% e Osvaldo Amado p Enoport Produes de Bebidas

a 13.0% e Jos Neiva Correia p DFJ - Vinhos

62

63

87

Senhor dAdraga
ig lisboa, branco, 2009

Quinta do Pinto, Sauvignon Blanc


ig lisboa, branco, 2009

87

Blend Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Todas as mentas e verbenas, plen, pera e ma maduras, leve tropical. Expressivo. Fresco, dimenso e acabamento mdios. Feliz mesa.

Sauvignon Blanc. Amarelo mdio e citrino. Espargos presentes, notas de limo e fruta tropical. Expressivo. Cremoso, fresco, vivo, final mdio e agridoce.

a 13.0% e Rui Cunha p Adraga Exploraes Vitivinicolas

a 14.0% e Tiago Bellegarde Machado p Quinta do Pinto

lisboa atlntico de portugal

atlntico de portugal lisboa

87

Vale da Mata, Reserva


ig lisboa, tinto, 2007

Quinta de Chocapalha, Cabernet Sauvignon


ig lisboa, tinto, 2008

87

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso. Mentolado extreme, madeira doce de baunilha, ameixa e fruto vermelho. Fresco, elegante, vivo, de boa guarda.

Cabernet Sauvignon. Granada mdio. Tpico pimento de Cabernet Sauvignon. Madeira bem integrada, mentolado, cereja e frutos vermelhos ainda vivos. Boca elegante, sucrosa, com taninos firmes e ainda bem vibrantes. Final mdio.

a 13.5% e Catarina Vieira e Antnio Ventura p Terralis - Agroalimentar

a 14.0% e Sandra Tavares da Silva e Diogo Seplveda p Casa Agricola das Mimosas

64

65

87

Fonte das Moas


ig lisboa, tinto, 2008

Cho do Prado, Colheita Tardia


do bucelas, branco, 2007

86

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Mentolado extreme, bagos negros, profundo, cativante. Amplo, fresco, vibrante, taninos bem domados. Bom de mesa.

Arinto e Sercial. Amarelo dourado. Amendoados e outro fruto seco, ma cozida. Oxidao notada e pouco consensual. Boca fresca, elegante e longamente segura. Doura muito acertada.

a 13.5% e Joo Melcias p Joo Antnio Melcias Duarte

a 14.0% e Paulo Laureano p Antnio Joo Paneiro Pinto

lisboa atlntico de portugal

atlntico de portugal lisboa

86

Prova Rgia, Premium, Arinto


do bucelas, branco, 2009

Quinta do Gradil, Touriga Nacional & Syrah


ig lisboa, ros, 2009

86

Arinto. Amarelo mdio e citrino. Limonado, mineral, leve fruto tropical. Agridoce, boca mdia com vibrao mordente.

Touriga Nacional e Syrah. Granada aberto de mdia intensidade. Frutos vermelhos presentes, leve nota caramelizada. Guloso. Boca arqueada, elegante, com dimenso mdia.

a 13.0% e Joo Corra e Nuno do p Companhia das Quintas

a 12.0% e Antnio Ventura p Quinta do Gradil, Soc. Vitivincola

66

67

86

Quinta de Santana, Ferno Pires


ig lisboa, branco, 2009

Senhor dAdraga
ig lisboa, tinto, 2007

86

Ferno Pires. Amarelo claro e citrino. Goma de frutos brancos e tropicais, leve flor e seiva. Fresco, agridoce, texturas ricas e prolongadas.

Blend Alicante Bouschet. Granada intenso. Madeira tostada e dominante. Ameixa preta e bagos vermelhos. Nota mentolada. Fresco, elegante, ainda jovem mas de muito prazer na mesa.

a 13.5% e Antnio Maanita p Quinta de Santana Gradil

a 13.0% e Rui Cunha p Adraga Exploraes Vitivinicolas

lisboa atlntico de portugal

atlntico de portugal lisboa

86

DFJ, Tinta Roriz & Merlot


ig lisboa, tinto, 2008

Grandarte, Shiraz
ig lisboa, tinto, 2008

86

Aragonez (Tinta Roriz) e Merlot. Granada intenso. Apimentado, fruto vermelho compotado e mentol, leve tostado. Boca elegante, taninos vivos mas domados, grande prolongamento.

Syrah. Granada intenso. Compotado, frutos vermelhos de caroo, madeira adocicada. Nariz mdio. Boa frescura, elegante, com prolongamento mdio e adocicado.

a 13.5% e Jos Neiva Correia p DFJ - Vinhos

a 14.0% e Jos Neiva Correia p DFJ - Vinhos

68

69

86

HB, Reserva, Touriga Nacional


do encostas daire, tinto, 2008

Grandarte, Alicante Bouschet


ig lisboa, tinto, 2008

86

Touriga Nacional. Granada intenso. Achocolatado, frutos vermelhos, mentol e boa profundidade. Grande, texturas vivas e por domar, agridoce e de presena mdia.

Alicante Bouschet. Retinto e violceo. Boa maturao dos frutos, com leve compota. Madeira bem domada. Boca grande, frescamente atrevida, rstica de taninos, a aguardar longos anos em garrafa.

a 14.0% e Rafael Neuparth p Quinta da Sapeira

a 13.5% e Jos Neiva Correia p DFJ - Vinhos

70

71

VALES DE PORTUGAL

73

TERRAS DO DOURO DO BEIRO

terras do douro

75

DAVID MENDES

TERRAS DO DOURO
Solo
A regio duriense, marcada por solos ricos profcuos em materiais grosseiros, regista uma elevada pedregosidade superfcie favorvel penetrao de razes e consequente permeabilidade da gua. As vinhas, plantadas desde a cota dos rios, esten-dem-se at uma altitude de 700 metros. Se, ao longo do dia, a acumulao de calor e a reflexo solar auxiliam a aco xistosa de limitao da eroso e de condicionamento do microclima junto s cepas, durante a noite regista-se uma cedncia gradual consentnea, ao mesmo tempo que a influncia humana se faz sentir (Antrossolos). clives so menos acentuados e aquele sistema est bastante implantado.

Homem
Aquela que uma das mais antigas e representativas regies demarcadas do mundo o Douro -, apresenta uma cultura da vinha que remonta ao perodo de ocupao romana apesar da demarcao ter ocorrido no sculo XVII. As incompatibilidades entre a Inglaterra e a Frana justificaram o boicote de Carlos II importao dos vinhos provenientes de Bordus, motivando a propagao internacional do vinho do Porto. Mais tarde, em 1756, Sebastio Jos de Carvalho e Melo Ministro do Rei D. Jos e posteriormente intitulado Marqus de Pombal - criou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

Clima 76
As precipitaes elevadas e as amplitudes trmicas moderadas reflexo da influncia atlntica fazem-se sentir na SubRegio do Baixo-Corgo enquanto que, tomando a direco do Douro-Superior, o clima se torna mais seco e de maior influncia continental, oscilando entre Invernos rigorosos e Veres secos e quentes. As Sub-Regies registam ndices de pluviosidade anual divergentes: Baixo-Corgo (cerca de 900 mm), Cima-Corgo (aprox.) 700 mm e Douro-Superior (cerca de 400 mm).

77

Vinha
O Douro, regio de vinhas serpenteantes capazes de apaixonar milhes de enfilos em todo o mundo e motivo de visita, apresenta uma paleta de cinco castas tintas predominantes: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinto Co. Ao invs, as tonalidades brancas de Viosinho, Rabigato, Malvasia Fina e Cdega de Larinho matizam os socalcos. Enquanto no Baixo-Corgo predomina uma grande expanso vegetativa, fruto de condies de fertilidade elevadas, o Cima-Corgo desvenda escarpas, vales fundos, patamares e diversos sistemas de implantao de vinhas, sendo que a vinha ao alto tem menor expresso, contracenando com o Douro Superior, onde os de-

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

96

Duas Quintas, Reserva Especial


do douro, tinto, 2007

Quinta da Romaneira, Reserva


do douro, tinto, 2008

96

Vinhas Velhas. Rubi opaco e violceo. Terra e fumo minerais. Bagos silvestres, leve bergamota ctrica, pinhal e estevados. Tosta fresca. Concentrao elegante, frescura sem desmaios, taninos de longa evoluo. Vinho de conversa prazerosa e longa. Para a melhor mesa.

Blend Touriga Nacional.Rubi intenso e violceo. Bergamota e violeta, terroso, madeira de grande desenho e contributo fresco. Arqueado, elegante nas texturas sedosas, final em crescimento explosivo. Vinho superior e perene.

a 14.5% e Joo Nicolau de Almeida p Adriano Ramos Pinto

a 14.0% e Antnio Agrellos p Soc. Agrcola da Romaneira

78

79

96

Quinta do Vallado, Reserva, Field Blend


do douro, tinto, 2008

Batuta
do douro, tinto, 2008

95

Vinhas Velhas. Rubi intenso e carmim. Terroso mineral, profundo, ameixa e bagos silvestres, madeira especiada e fina. Cativante. Cremoso, arqueado, espacial, taninos de contacto perfeito, firme mas maduro, anunciando a melhor das guardas. Superior e interminvel.

Vinhas Velhas. Rubi mdio a intenso e carmim. Ameixa e frutos de bosque, notas de terra, madeira especiada e fresca, bergamota e matos. Profundo. Sedoso, taninos maduros, de longo e prazeroso polimento, frescura vibrante e gastronmica. Vinho mundial.

a 14.5% e Francisco Olazabal p Quinta do Vallado - Soc. Agrcola

a 13.5% e Dirk Niepoort p Niepoort (Vinhos)

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

95

Pintas
do douro, tinto, 2008

Meruge
do douro, branco, 2009

95

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Aromas profundos de xisto, bagos silvestres, matos de esteva, madeira especiada e gulosa. Grande, espacial, taninos de longa durao e presena gastronmica. Conversador e prazeroso.

Viosinho. Amarelo mdio e citrino. Frutos amarelos como a ameixa, perfume estreme, madeira doce e especiada. Mineral. Grande, texturas ricas, sucrosas e aveludadas. Interminvel. Vinho de grande eleio.

a 14.5% e Sandra Tavares da Silva e Jorge Borges p Wine & Soul

a 13.0% e Paulo Ruo p Lavradores de Feitoria

80

81

95

Quinta do Vale Meo


do douro, tinto 2008

Cottas, Reserva
do douro, branco, 2009

94

Blend Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Profundo e terroso, dominado por Touriga Nacional, intensos matos estevados, bergamota e ameixa preta entre bagos. Madeira muito fina e especiada. Elegante, frescura ptima, taninos de grande evoluo e acabamento nobre, Boca espacial e conversadora. Vinho maior.
a 14.5% e Francisco Olazabal p F. Olazabal & Filhos

Blend Viosinho. Amarelo claro e citrino. Terroso, ceras e plen, flores brancas e pomar branco e de caroo. Madeira enriquecedora e bem integrada. Elegante, texturas suaves e de crescente espacialidade. Conversador. Vinho superior e gastronmico.

a 13.0% e Joo Silva e Sousa p Soc. Agrcola do Cima Corgo

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

94

Trs Bagos, Grande Escolha


do douro, tinto, 2007

Chryseia
do douro, tinto, 2008

94

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Ainda vinoso, marcado por tostados frescos, bagos silvestres, bergamota, caruma e esteva. Terroso e mineral. Grande, sucroso, muito bem estruturado, espacial, de longa guarda. Vinho superior.

Blend Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Bergamota entre compotas ctricas, violeta, pastelaria doce, frutos vermelhos e matos. Arqueado, mastigvel, de grande longitude, com taninos durveis e aptos para a mesa mais exigente.

a 14.0% e Paulo Ruo p Lavradores de Feitoria Vinhos de Quinta

a 14.0% e Bruno Prats e Charles Symington p Prats & Symington

82

83

94

Charme
do douro, tinto, 2008

D. Graa, Reserva, Vinhas Antigas


do douro, branco, 2009

93

Vinhas Velhas. Granada mdio a aberto. Pederneira, terroso e seivoso, cereja entre frutos de bosque frescos, estevas e mentas, madeira tostada e especiada. Total cremosidade elegante, frescura natural e protagonista, vinho de grande charme e para mesas gulosas.

Vinhas Velhas. Amarelo mdio e citrino. Ceroso, aromas de terra, frutos brancos e amarelos, fundo floral e especiado. Cremoso, conversador, espacial, grande na mesa.

a 13.5% e Dirk Niepoort p Niepoort (Vinhos)

a 14.0% e Virglio Loureiro p Viniloureno

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

93

Maritvora, Reserva
do douro, branco, 2009

Abandonado
do douro, tinto, 2007

92

Vinhas Velhas. Amarelo claro e citrino. Fumo mineral e de tosta, limonado, pomar branco, perfume profundo de terra. Texturas muito conversadoras, firmes e frescas, com a densidade glicerinada das vinhas velhas. Vinho longo, grande, superior.

Vinhas Velhas. Granada intenso e violceo. Terroso, aroma de fumados e pederneira, bagos negros, nota de bergamota ctrica. Negro. Grande, slido, espacial, ainda de juventude imberbe. Grande na mesa.

a 13.0% e Jorge Borges p Vinihold Comercio Vinhos

a 14.5% e Tiago Alves de Sousa e Anselmo Mendes p Domingos Alves de Sousa

84

85

92

Redoma, Reserva
do douro, branco, 2009

Quinta do Crasto, Reserva, Vinhas Velhas


do douro, tinto, 2008

91

Vinhas Velhas. Amarelo palha mdio. Madeira doce e especiada, leve manteiga, plen, pomar maduro, terroso e profundo. Fresco, texturas espaciais e de vibrao crescente. Muito persistente e sem desmaios.

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Madeira fresca e especiada, ameixa preta, nota de mentol e esteva, violeta e bergamota. Cativante. Grande, sucroso, texturas finas, amveis e preparadas para a melhor das guardas.

a 13.5% e Dirk Niepoort p Niepoort (Vinhos), S.A.

a 14.0% e Manuel Lobo e Dominic Morris p Quinta do Crasto

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

91

Aneto, Reserva
do douro, branco, 2009

Dona Berta, Grande Escolha


do douro, tinto, 2007

91

Blend Smillon. Amarelo mdio e citrino. Seivoso, notas de espargo e tosta fresca. Limonados e pomar branco. Grande, fresco, texturas vivas e sem desmaios. Grande vocao gastronmica.

Vinhas Velhas. Granada intenso e violceo. Profundo e terroso. Ameixa madura e leves frutos vermelhos. Alicorado e pleno de menta e esteva. Madeira discreta e melhoradora. Firme, fresco, taninos de longa vida, conversador e muito bom de mesa.

a 13.5% e Francisco Montenegro p Sobredos - Produo e Comrcio de Vinhos

a 14.0% e Virglio Loureiro p Hernni A. M. Verdelho

86

87

91

D. Graa, Grande Reserva


do douro, tinto, 2007

Quinta do Noval
do douro, tinto, 2008

91

Vinhas Velhas. Granada mdio e violceo. Floral, terroso e resinado, com esteva antes de ameixa preta e leves frutos vermelhos. Nota fresca e doce de madeira. Elegante, arqueado, taninos maduros, firmes e muito vivos, Douro de rara frescura e guarda segura.

Vinhas Velhas. Rubi opaco e violceo. Tpico de Touriga Nacional, com resinados, bergamota, violeta, mineralidade profunda e ptima presena da madeira tostada. Elegante, fresco e firme, corpo longo de panos irreverentes. Grande na mesa.

a 13.0% e Virglio Loureiro p Viniloureno

a 14.5% e Antnio Agrellos p Quinta do Noval - Vinhos

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

91

Vale do Tua
do douro, tinto, 2008

Duorum, Reserva, Vinhas Velhas


do douro, tinto, 2008

91

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Ainda vinoso, madeira fresca e especiada, bagos negros, cacau, bergamota e estevados. Carnudo, espacial, taninos saudveis de longa vida. Final austero mas de promissora guarda.

Vinhas Velhas. Rubi opaco e violceo. Terroso, profundo, notas de violeta e bergamota, matos estevados e ameixa. Cativante. Grande, espacial, de texturas ricas e perenes, momentaneamente dominado por taninos de boa guarda.

a 14.5% e Carlos Agrellos p Casa Agrellos - Soc. Agr M C Agrellos

a 14.0% e Jos Maria Soares Franco p Duorum Vinhos

88

89

91

Margem Antigas, Reserva


do douro, tinto, 2007

Quinta de Ventozelo
do douro, branco, 2009

91

Blend Touriga Franca. Granada intenso e violceo. Terroso, madeira doce e especiada, ameixa preta, tostados de cacau. Arqueado, espacial, texturas ricas, sucrosas e conversadoras. Longo e superior.

Vinhas Velhas. Amarelo mdio e citrino. Madeira fresca e especiada, frutos de caroo, leve tropical, mentas. Expressivo e levemente amanteigado. Grande, sucroso, fresco, texturas jovens e vibrantes. De ampla mesa.

a 14.0% e Anselmo Mendes e Joo Silva e Sousa p Margens Antigas - Soc. Agrcola

a 13.5% e Lus Soares Duarte p Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do

Alto Douro

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

90

Talentvs
do douro, tinto, 2008

Dona Berta, Reserva, Vinha Centenria


do douro, branco, 2009

90

Blend Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Ainda vinoso, marcado por tostados frescos, bagos silvestres, caruma e esteva. Elegnate, muito bem estruturado, sucroso, espacial, de longa guarda.

Vinhas Velhas. Amarelo mdio. Limonado, terroso, pastelaria doce, pomar maduro e nota de especiaria e fumo. Cremoso, firme, espacial, frescura liderante. Grande na mesa.

a 13.5% e Lus Soares Duarte p Soc. Agrcola Quinta Seara dOrdens

a 14.0% e Virglio Loureiro p Hernni A. M. Verdelho

90

91

90

Dona Berta, Reserva, Vinhas Velhas, Rabigato


do douro, branco, 2009

D. Graa, Escolha, Virglio Loureiro


do douro, tinto, 2007

90

Vinhas Velhas. Amarelo mdio e citrino. Terroso, ceras, leve infuso de citrino e prncipe, fruto de pomar fresco. Cremoso, glicerinado, espacial, explosivo, final longo e agridoce.

Blend Tinto Co. Granada intenso e violceo. Terroso, floral, ambiente de pinhal e esteva, leve bergamota, ameixa preta e bago negro. Tosta fresca e especiada. Frescura irreverente, panos ainda imberbes de garantida evoluo. Persistente e de ampla mesa.

a 14.0% e Virglio Loureiro p Hernni A. M. Verdelho

a 13.0% e Virglio Loureiro p Viniloureno

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

90

Quinta do Portal, Grande Reserva


do douro, tinto, 2007,

Borges, Reserva
do douro, tinto, 2008

90

Blend Touriga Nacional. Granada opaco e violceo. Frutos vermelhos doces, violeta e bergamota ctrica, madeira especiada e doce, aromas estevados e terrosos. Cativante. Arqueado, taninos dominadores mas bem seleccionados, texturas de dimenso mdia e fresca. Guloso.
a 14.0% e Paulo Coutinho p Soc. Quinta do Portal

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Rubi retinto e violceo. Cacau, bergamota, violetas, ameixa preta, leve laranja confitada, terroso. Tostados presentes. Grande, espacial, longo na boca e na guarda. Taninos bem educados.

a 14.0% e Jos Maria Machado p Vinhos Borges

92

93

90

Maritvora, Reserva
do douro, tinto 2008

Redoma
do douro, tinto, 2008

90

Blend Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Profundamente dominado por Touriga, estevado e mentolado, pinhal e bergamota ctrica, leve couro e cacau, entre madeira tostada. Arqueado, panos elegantes em corpo slido, firme e muito conversador.

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Terroso, licor de ameixa, laranja confitada, esteva, madeira fresca e especiada, duriense. Grande, textura acetinada e espacial, longo, taninos de guarda. Bom de mesa.

a 14.0% e Jorge Borges p Vinihold Comercio Vinhos

a 13.0% e Dirk Niepoort p Niepoort (Vinhos)

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

90

Baton
do douro, tinto, 2008

Quinta da Fronteira, Grande Escolha


do douro, tinto, 2008

90

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Muito floral, com notas de laranjeira de flor e fruta confitada, resinados de pinhal. Ameixa preta e muitos tostados. Amplo, cremoso, sucroso, de texturas firmes, longas e muito gastronmicas.

Blend Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Aroma fundo de Touriga Nacional, terroso, flor e fruta confitada de laranjeira, matos estevados, madeira escura bem agregada. Amplo, espacial, de texturas amveis mas firmes e conversadoras. Longo.

a 14.5% e Paulo Duarte p Terroir dOrigem

a 14.5% e Joo Corra e Nuno do p Companhia das Quintas

94

95

90

Pintas, Character
do douro, tinto, 2008

Grandes Quintas, Reserva


do douro, tinto, 2008

89

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Seivoso, madeira especiada e tostada, bagos silvestres vivos, nota mentolada. Arqueado, texturas acetinada e carnudas, taninos dominantes e bem proporcionados. De boa mesa.

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Madeira dominante, quer a doce como a tostada, ameixa na liderana da fruta madura, confitura de bergamota e nota terrosa. Grande, arqueado, espacial, longo e conversador.

a 14.5% e Sandra Tavares da Silva e Jorge Borges p Wine & Soul

a 14.5% e Lus Soares Duarte p Soc. Agrcola Casa d Arrochellas

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

89

Terra a Terra, Reserva


do douro, branco, 2009

Quinta da Leda
do douro, tinto, 2008

89

Gouveio e Viosinho. Amarelo mdio e citrino. Infuses ctricas e mentoladas. Pomar branco e de caroo, com leve confitura, expressivo. Vibrante, frescura liderante, um senhor mesa.

Blend Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Ainda vinoso, madeira fresca e especiada, frutos vermelhos e ameixa alicorada, cacau, bergamota e estevados. Atrevidamente fresco, taninos de longa guarda, ainda de comportamento vivo e protagonista, espacialidade notada e durvel.
a 13.5% e Lus Sottomayor p Sogrape Vinhos

a 13.5% e Jorge Alves e Celso Pereira p Quanta Terra - Soc. de Vinhos

96

97

89

Duas Quintas, Reserva


do douro, branco, 2009

Quinta Vale D. Maria


do douro, tinto, 2008

89

Blend Rabigato. Amarelo claro e citrino. Madeira doce e discreta, plen e infuses, ameixa branca e outra fruta de caroo, leve tropical. Terroso. Elegante, texturas sedosas, frescura bem desenhada, final longo.

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Ainda vinoso, seiva, madeira fresca e muito especiada, ameixa preta, estevas e cacau. Boca liderada por taninos de boa escola mas de irrequieta juventude, arco perfeito, final atempado.

a 14.0% e Joo Nicolau de Almeida p Adriano Ramos Pinto

a 14.0% e Sandra Tavares da Silva p Lemos & Van Zeller

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

89

Passadouro, Reserva
do douro, tinto, 2008

Poeira
do douro, tinto, 2008

89

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Ainda vinoso, seiva, madeira fresca, resinada e especiada, bago negro, couro e cacau. Terroso e estevado. Grande, mastigvel, taninos de longa durao, firmeza e conversa longas.

Vinhas Velhas. Rubi mdio e violceo. Mineralidade de terra e xisto, bagos vermelhos e ameixa. Bergamota e aromas de esteva. Madeira tostada discreta e melhoradora. Arco vibrante, taninos jovens de boa educao. Final austero.

a 14.0% e Jorge Borges p Quinta do Passadouro, Soc. Agrcola

a 14.5% e Jorge Moreira p Jorge Nobre Moreira

98

99

89

Quinta Nova de N Senhora do Carmo, Grande Reserva


do douro, tinto, 2008

Quinta Dona Leonor, Grande Reserva


do douro, tinto, 2005

89

Vinhas Velhas. Rubi opaco e violceo. Domnio de Touriga Nacional, com pinhal, bergamota ctrica e nota floral. Bagos compotados. Cremoso, arco longo, taninos maduros e longvos, final austero e conversador.

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Leve couro, alicorados de ameixa e frutos silvestres, pastelaria doce, terroso e tostados. Grande, espacial, frescura bem desenhada, grande na mesa de caa e de ovinos.

a 14.5% e Francisco Montenegro e Pedro Cabral p Quinta Nova de N Senhora do Carmo

a 14.0% e Jorge Nogueira p sociedade Agrcola Quinta Dona Leonor

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

89

Quinta do Sagrado
do douro, tinto, 2007

Cottas, Reserva
do douro, tinto, 2008

89

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Madeira fresca e tostada, frutos silvestres vivos e matos aromticos. Mineral e cativante. Arqueado, espacial, de grande presena refrescada. Longo e gastronmico.

Blend Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Resinado em aromas de matos e pinhal, frutos silvestres, leve violeta, tostados e especiarias presentes. Sucroso, amplo, carnudo, texturas firmes e conversadoras. Final agregado.

a 13.5% e Jos Maria Clem p PV Produo e Comrcio de

a 14.5% e Joo Silva e Sousa p Soc. Agrcola do Cima Corgo

Produtos Vincolas 100 101

89

Quinta do Infantado, Reserva


do douro, tinto, 2008

Quinta de la Rosa
do douro, branco, 2009

89

Vinhas Velhas. Rubi opaco e violceo. Volatilidade positiva, ameixa, madeira agregada de especiaria e blsamos, matos aromticos e tostados. Amplo, espacial, texturas firmes e conversadoras. Muito longo.

Vinhas Velhas. Amarelo claro e citrino. Infuses, leve espargo e bagos verdes, casca ctrica e fruta tropical. Leve baunilha. Fresco, sucroso, texturas aveludadas. Prova longa.

a 14.0% e Lus Soares Duarte e Ftima Ribas p Quinta do Infantado

a 13.5% e Jorge Moreira p Quinta de La Rosa Vinhos

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

89

Castello dAlba, Vinhas Velhas


do douro, branco, 2009

Quinta do Vallado, Reserva


do douro, branco, 2009

88

Vinhas Velhas. Amarelo mdio e citrino. Madeira doce e especiada liderante, frutos de caroo, leve tropical, mentas. Cativante. Amplo, envolvncia de vinha velha, sucroso quase adocicado, espacial, fresco, leve oxidao.

Blend Rabigato. Amarelo mdio e citrino. Expressivo de aromas frescos de madeira e seiva. Pssego e outros frutos de caroo, mentas vrias e notas minerais. Vibrante, de notas elegantes e corpo mais longo que largo.

a 14.0% e Rui Madeira p VDS - Vinhos do Douro Superior

a 13.5% e Francisco Olazabal p Quinta do Vallado - Soc. Agrcola

102

103

89

Quinta da Romaneira
do douro, ros, 2009

Quinta de Roriz, Reserva


do douro, tinto, 2005

88

Aragonez (Tinta Roriz). Cor lavada de granada ainda rosa. Frutos vermelhos, pastelaria doce, profundo. Boca atrevidamente fresca, texturas acetinadas, mais longas do que largas. Bom de mesa.

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e ainda carmim. Terroso, nota de frutos vermelhos confitados, doce de laranja, licor de ameixa e cereja. Fresco, taninos firmes, corpo de dimenso mdia, mais longo do que largo.

a 13.5% e Antnio Agrellos p Soc. Agrcola da Romaneira

a 13.0% e Charles Symington e Pedro Correia p Quinta de Roriz - Vinhos

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

88

Quinta da Gaivosa, Vinha de Lordelo


do douro, tinto, 2007

Quinta de Ventozelo, Grande Reserva


do douro, tinto, 2008

88

Vinhas Velhas. Granada mdio e violceo. Madeira doce, espiriruoso, com licor de cereja e ameixa, terra e todos os matos. Sucroso, quente, longo e viciante.

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Floral, licor de ameixa, terroso, madeira fresca e especiada. Grande, espacial, longo, arco perfeito. Bom de mesa.

a 15.5% e Tiago Alves de Sousa e Anselmo Mendes p Domingos Alves de Sousa

a 14.0% e Jorge Moreira p Companhia Geral de Agricultura das Vinhas

do Alto Douro 104 105

88

CV
do douro, tinto, 2008

Altano, Reserva
do douro, tinto, 2008

88

Vinhas Velhas. Rubi intenso e violceo. Ainda vinoso, madeira fresca e especiada, seiva, couro, bagos negros, cacau, bergamota e estevados. Entrada amvel e crescendo espacial, com taninos jovens e vivos na liderana. Final austero e prolongado.

Touriga Franca e Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Floral, licor de ameixa, laranja confitada, esteva, madeira fresca e especiada, cativante. Grande, espacial, longo, taninos de guarda. Bom de mesa.

a 14.5% e Sandra Tavares da Silva p Lemos & Van Zeller

a 14.0% e Charles Symington e Pedro Correia p Symington Family Estates

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

88

Marka, Reserva
do douro, tinto, 2008

Quinta das Lamelas, Reserva


do douro, branco, 2009

88

Blend Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Violetas, flor e confitura de laranja, ameixa fresca e em passa, madeira tostada doce e especiada. Cativante. Grande, taninos dominantes em corpo equilibrado e de mdia proporo, longo.

Blend Malvasia Fina. Amarelo mdio e citrino. Verbena entre ervas mentoladas de infuso, rosa, fruta tropical. Expressivo e fino. Arqueado, texturas suaves, espaciais, sempre em corpo de mdia dimenso. Sada lenta e firme.

a 14.0% e Carlos Agrellos p Durham-Agrellos-Vinhos

a 13.0% e Lus Rodrigues p Jose Antnio Augusto Guedes

106

107

88

Quinta de S. Jos
do douro, tinto, 2008

Elipse
do douro, branco, 2009

88

Blend Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Leve couro, violeta e flores de citrinos, frutos silvestres levemente confitados, madeira negra e fresca. Espacial, cremoso, sucroso, taninos de grande guarda e corpo em grande forma. Para toda a mesa.

Viosinho e Gouveio. Amarelo claro e citrino. Madeira doce e especiada, muito mineral, pomar maduro e fruta tropical, mentas presentes. Redondo, sucroso, texturas rugosas em evoluo, fresco, gastronmico.

a 14.0% e Joo Brito e Cunha p Joo Brito e Cunha

a 13.0% e Anselmo Mendes e Joo Silva e Sousa p Margens Antigas - Soc. Agrcola

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

88

VZ
do douro, branco, 2009

D. Graa, Viosinho, Reserva


do douro, branco, 2009

88

Blend Viosinho. Amarelo claro e citrino. Madeira fresca e especiada. Terroso, ctrico e pleno de mentas. Elegante, fresco, texturas e corpo de mdia dimenso. Final agregado.

Viosinho. Amarelo claro e citrino. Terroso, ceras e plen, pastelaria doce, frutos de pomar e casca ctrica. Fresco, explosivo, corpo elegante de longa conversa.

a 13.5% e Sandra Tavares da Silva p Lemos & Van Zeller

a 13.5% e Virglio Loureiro p Viniloureno

108

109

88

Quinta de Arcoss, Reserva


do trs-os-montes, branco, 2009

Grandj, Late Harvest


do douro, branco, 2007

87

Blend Arinto. Amarelo mdio. Madeira doce liderante. Frutos de caroo e tropicais. Terroso. Sucroso, mesmo adocicado, amplo e espacial. Gastronmico e guloso, quase viciante.

Smillon. Amarelo mdio e dourado. Aromas nobres de colheita tardia, tnico medicinal, leve cola, pastelaria doce, ma e frutos tropicais. Boca elegante, fresca, com grande acerto da doura, ampla presena e vocao de mesa doce.

a 13.5% e Francisco Montenegro e Amlcar Salgado p Quinta de Arcoss, Soc. Vitivincola

a 12.0% e Jerry Luper p Real Companhia Velha

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

87

Chrestus
do douro, tinto, 2007

Quinta do Couquinho, Reserva, Touriga Nacional


do douro, tinto, 2008

87

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Resinado, fruta fresca encimada por ameixa, tostados de fumo e especiaria, leve flor. Textura densa, muito espacial e duradoura.

Touriga Nacional. Rubi mdio e violceo. Tpica Touriga Nacional, confitura de laranja e bergamota, ameixa madura e fruto vermelho. Madeira especiada e discreta. Elegante, mais longa do que larga, taninos maduros e vivos, frescura forasteira.

a 14.0% e G&R Consultores p Encosta Longa Sociedade Vitivincola

a 14.0% e Joo Brito e Cunha e Vtor Rabaal p Quinta do Couquinho

110

111

87

Ppa, VV
do douro, tinto, 2007

zeo, Reserva
do douro, branco, 2009

87

Vinhas Velhas. Granada mdio. Aromas tradicionais, frutos confitados, leve volatilidade, muito terroso. Elegante, texturas de suavidade e presena vibrante e longa. Final a puxar para a boa mesa.

Viosinho e Rabigato. Amarelo mdio e citrino. Seivoso e de boa profundidade terrosa, limonado e com nota tropical. Infuso de menta. Vibrante, acidez liderante, mais longo do que largo.

a 14.5% e Lus Pato p Quinta do Ppa

a 13.0% e Joo Brito e Cunha p Joo Brito e Cunha

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

87

Quinta do Noval, Touriga Nacional


do douro, tinto, 2008

Mutante
do douro, tinto, 2008

87

Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Tpico de Touriga Nacional, violeta, bergamota, ameixa preta, pinhal, madeira de tosta especiada, leve couro. Arco elegante, corpo mdio, textura slido vibrante. Bom de mesa.

Vinhas Velhas. Granada intenso e violceo. Leve couro, terroso, matos mentolados, frutos silvestres, tostados e especiarias. Arqueado e elegante, espacial, taninos de boa guarda, final mediano.

a 14.5% e Antnio Agrellos p Quinta do Noval - Vinhos

a 13.5% e Jos Maria Clem p PV Produo e Comrcio de

Produtos Vincolas 112 113

87

Labrador, Cabernet Sauvignon


ig duriense, tinto, 2008

Vinha de Mazouco, Reserva


do douro, tinto, 2007

87

Cabernet Sauvignon. Rubi intenso e carmim. Pimentos vermelhos, ameixa passa, couro, seiva, tostados e muita especiaria. Grande, taninos de mdia finura e generosa presena, final longo de um corpo medianamente estruturado.

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Bergamota e flor de laranjeira, madeira doce e especiada, licor de ameixa e compota de bagos. Texturas elegantes, frescura bem agregada, taninos superiores e de guarda. Gastronmico.

a 14.0% e Antnio Agrellos p Quinta do Noval - Vinhos

a 14.5% e Filipe Sevinate Pinto p Unicer Vinhos

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

87

Quinta do Portal, Tinta Roriz


do douro, tinto, 2009

PV, Touriga Nacional


do douro, ros, 2009

87

Aragonez (Tinta Roriz). Rubi intenso e violceo. Ameixa estreme, ainda reduzido e vinoso, madeira doce e especiada, mentolado, expressivo. Elegante, cremoso, bem arqueado, textura mdias dominado por taninos jovens e vivos, de boa educao.

Touriga Nacional. Cor lavada de granada ainda rosa. Frutos vermelhos, mentas, pastelaria doce. Conjunto fino. Boca sedosa, agregada, longa e agridoce.

a 14.0% e Paulo Coutinho p Soc. Quinta do Portal

a 13.0% e Jos Maria Clem p PV Produo e Comrcio de

Produtos Vincolas 114 115

87

Marka
do douro, branco, 2009

Castelinho, Premium
do douro, tinto, 2007

87

Blend Gouveio. Amarelo claro e citrino. Floral e pleno de fruta tropical, mentas e outras ervas de infuso. Cativante. Redondo, texturas finas, frescas e amveis. Final mdio mas sempre prazeroso.

Blend Touriga Nacional. Granada retinto e violceo. Terroso, bagos silvestres vivos, matos aromticos, bergamota e resinados. Grande, mastigvel, fresco, de longa guarda. Final seco.

a 12.5% e Carlos Agrellos p Durham-Agrellos-Vinhos

a 14.0% e Rui Madeira p Castelinho Vinhos

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

86

Quinta do Alm-Tanha, Grande Reserva


do douro, tinto, 2007

Consensual, Top Premium


do douro, tinto, 2007

86

Vinhas Velhas. Granada mdio. Aromas quentes e confitados de lagar tradicional, confit de laranja e bergamota, flor e ameixa madura. Grande, espacial, pleno de vida e longa presena.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso e violceo. Maduro de ameixa e frutos vermelhos, madeira doce e especiada, chocolate. Guloso. Arqueado, grande, carnudo, taninos por domar.

a 15.5% e Rui Cunha p Quinta dos Avidagos

a 14.5% e Lus Rodrigues p Antnio Caetano Sousa Faria Giro

116

117

86

Consensual, Reserva
do douro, branco, 2009

Labrador, Syrah
ig duriense, tinto, 2008

86

Blend Malvasia Fina. Amarelo mdio e citrino. Com dominncia de Moscatel, pleno de rosa, mel, tropicais e leve feno. Mdio corpo em linha com as texturas frescas e bem proporcionadas.

Syrah. Rubi mdio e violceo. Muito floral, notas de especiaria e madeira doce e tostada, ameixa preta fresca e alicorada. Arqueado, texturas vivas de um corpo de mdia presena. Final atempado e guloso.

a 13.0% e Lus Rodrigues p Antnio Caetano Sousa Faria Giro

a 14.0% e Antnio Agrellos p Quinta do Noval - Vinhos

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

86

Post Scriptum De Chryseia


do douro, tinto, 2008

Passagem, Reserva
do douro, tinto, 2007

86

Blend Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Madeira fresca e doce, floral, frutos vermelhos vivos, simples mas cativante. Redondo, taninos de mdia guarda, alinhados com a dimenso e presena em boca.

Blend Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Madeira tostada com especiaria negra e cacau, frutos silvestres vivos e confitados, tal como a laranja, floral leve couro. Arqueado, sedoso, taninos dominantes.

a 13.5% e Charles Symington e Pedro Correia p Prats & Symington

a 14.0% e Jorge Moreira p Quinta de La Rosa Vinhos

118

119

86

Dados, Reserva
do douro, tinto, 2008

Ppa, TR
do douro, tinto, 2007

86

Blend Touriga Nacional. Rubi retinto e violceo. Cacau, especiarias, ameixa preta, leve laranja confitada, terroso. Grande, mastigvel, Final atempado e caloroso.

Aragonez (Tinta Roriz). Granada mdio e violceo. Madeira doce e especiada, matos aromticos, tostados, ameixa, leve resina. Boca dominada por taninos firmes e de desenho atrevido, cremosidade ideal, final longo e agridoce.

a 14.0% e Joo Soares e Javier Rodriguez p Soc. Agrcola e Comercial de

a 14.5% e Lus Pato p Quinta do Ppa

Vinhos Messias

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

86

Ramos Pinto, Collection


do douro, tinto, 2008

Quinta da Fronteira, Reserva


do douro, tinto, 2008

86

Blend Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Leve couro, notas lcteas antes de frutos silvestres vivos e confitados, leve flor e blsamos frescos. Consensual. Boca ampla, taninos dominantes em corpo de mdia espessura e alongamento.

Blend Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Madeira fresca e doce antes de notas florais e de bergamota ctrica. Ameixa viva e matos aromticos. Texturas sedosas e alongadas, com protagonismo de taninos irreverentes, de boa guarda.

a 14.0% e Joo Nicolau de Almeida p Adriano Ramos Pinto

a 14.5% e Joo Corra e Nuno do p Companhia das Quintas

120

121

86

Poas, Reserva
do douro, tinto, 2008

zeo, Rabigato
do douro, branco, 2009

86

Blend Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Compotado e terroso, madeira doce e especiada, frutos silvestres maduros. Aromas gulosos, achocolatados. Grande, cremoso, glicerinado, taninos protagonistas, de boa mesa.

Vinhas Velhas. Amarelo intenso. Ctrico, terroso, vinoso, tradicional. Boca ampla, fresca, fibrosa, com boa evoluo.

a 14.3% e Jorge Pinto e Lus Rodrigues p Manoel d. Poas Junior

a 13.0% e Joo Brito e Cunha p Joo Brito e Cunha

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

86

Vinha Grande
do douro, branco, 2009

Curva, Reserva
do douro, branco, 2009

86

Blend Gouveio. Amarelo mdio e citrino. Madeira doce e estevada, terroso, ctrico e com fruta amarela. Grande, espacial, fresco, texturas firmes e gastronmicas.

Malvasia Fina e Gouveio. Amarelo mdio e citrino. Madeira muito presente, notas ctrica e de frutos de pomar. Boa expresso. Redono, bem desenhado mas com frescura atrevida.

a 13.5% e Lus Sottomayor p Sogrape Vinhos

a 13.5% e Francisco Gonalves p Sogevinus

122

123

86

Encosta longa, Reserva


do douro, branco, 2009

Vallado, Moscatel Galego


do douro, branco, 2009

86

Blend Ferno Pires (Maria Gomes). Amarelo mdio. Fresco de madeira, ctrico, terroso, matos de mentas e esteva. Elegante, texturas sedosas e espaciais. Longo.

Moscatel Galego. Amarelo claro e citrino. Aromas expressivos de Moscatel, com rosa e lchia. Mentas. Frescura atrevida, corpo alongado, de desenho consensual.

a 13.5% e Teresa Batista p Encosta Longa Sociedade Vitivincola

a 14.0% e Francisco Olazabal p Quinta do Vallado - Soc. Agrcola

terras do douro vales de portugal

vales de portugal terras do douro

86

P de Poeira
do douro, branco, 2009

Gouveio e Alvarinho. Amarelo mdio e citrino. Madeira fresca e especiada, frutos de caroo, leve tropical, mentas. Leve oxidao doce. Amplo e acetinado, sucroso, espacial, fresco.

a 14.0% e Jorge Moreira p Jorge Nobre Moreira

124

125

86

Quinta de Arcoss, Reserva


do trs-os-montes, tinto , 2007

Blend Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Bergamota entre compotas ctricas, violeta, terra, ameixa e cereja frescas. Mastigvel, de grande longitude, com taninos protagonistas de uva e madeira.

a 13.5% e Francisco Montenegro e Amlcar Salgado p Quinta de Arcoss, Soc. Vitivincola

do beiro

127

LUS PAIS - CORTES DE CIMA

DO BEIRO
Solo
A Beira Interior, mais marcada por planaltos, acolhe vinhas que figuram entre as cotas de 400 a 500 metros, atingindo algumas os 800 metros. Os solos, de forte presena grantica e afloramentos xistosos, ilustram a regio de zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves do Centro-Norte de Portugal. Histria marcaram o cunho da sua passagem: depois dos castros deixados pelos Celtas, foi a vez de, em 25 a.C., ser fundada a Lusitnia pelos Romanos e iniciada a produo de vinho. Todavia, apenas no limiar do sculo XII, graas aos Monges de Cister, que a cultura vnica se desenvolveu significativamente.

Clima
Um clima temperado de influncia continental justifica os Invernos muito frios com ocorrncia de neve e os Veres quentes e secos da Beira Interior. As diversas montanhas protegem a Sub-Regio dos agentes climatricos e continentais do Interior e do Atlntico, favorecendo caractersticas particulares para a aptido da vinha. O desenvolvimento da videira e respectiva produo so vulnerveis ocorrncia de geadas nos meses de Maro, Abril e Maio.

128

129

Vinha
Com uma extenso de vinha de cerca de 20.000 hectares, os vinhos Do DOC resultam da produo efectuada em sete sub-regies de solo grantico: brancos feitos a partir das castas Bical, Cercial, Encruzado, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha e Verdelho, e tintos provenientes de Alfrocheiro, Alvarelho, Aragonez (Tinta Roriz), Bastardo, Jaen, Rufete, Tinto Co, Touriga Nacional e Trincadeira (Tinta Amarela). Contudo, a regio contempla ainda outras trs sub-regies Pinhel, Castelo Rodrigo e Cova da Beira , que se propagam em solos granticos ou xistosos influenciados pela presena montanhosa e de grandes altitudes que originam vinhos DOC Beira Interior. A remota cultura de vinha em vaso ocupa ainda um lugar de destaque, justificada pela forte presena de vinha velha, enquanto as novas plantaes usam vinha em espaldar ou ao alto.

Homem
Foi na zona da Beira Interior que simblicas civilizaes da nossa

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

94

Quinta de Lemos
do do, tinto, 2007

Quinta da Fonte do Ouro, Reserva


do do, tinto, 2008

94

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Marcado por Touriga Nacional de bergamota e pinhal. Flores, ameixa preta, cativante. Aqueado, taninos selectos de grande guarda, vinho superior preparado para as mesas mais exigentes.

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Marcado por Touriga Nacional de bergamota e pinhal. Flores, ameixa preta, nota de tosta ainda dominante. Arqueado e muito elegante, taninos maduros com bom present e grande futuro. Vinho longo e superior, de prazer garantido mesa.

a 14.5% e Hugo Chaves Sousa p Quinta de Lemos

a 13.0% e Nuno Cancela de Abreu p Soc. Agrcola Boas Quintas

130

131

94

Quinta de Foz de Arouce


regional beiras, branco, 2009

Quinta da Falorca, Lagar, Reserva


do do, tinto, 2004

93

Blend Gouveio. Amarelo mdio com leve dourado. Hortelanado, terroso, madeira fresca, pomar branco e leve nota tropical. Denso, arqueado, espacial, texturas muito firmes e longevas. Para as melhores mesas.

Touriga Nacional. Granada intenso. Aroma terroso e profundo, com flores, infuses, caruma e doce de laranja. Canela entre especiarias. Grande, espacial, taninos vivos de eleio, frescura e persistncia interminveis.

a 13.0% e Joo Portugal Ramos p Conde Foz de Arouce Vinhos

a 14.5% e Vines e Wines p Sociedade Agrcola de Silgueiros

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

93

Quinta do Perdigo, Touriga Nacional


do do, tinto, 2006

Quinta da Falorca, Touriga Nacional


do do, tinto, 2005

92

Touriga Nacional. Granada intenso ainda carmim. Madeira doce e especiada, ameixa preta e pessego, infuses florais, bergamota, cativante. Elegante, texturas ricas e de longa durao, persistente e de amplitude mesa

Touriga Nacional. Granada intenso ainda carmim. Madeira doce e especiada, nota de cedro e ameixa preta, fruto vermelho maduro, cativante. Elegante, texturas ricas e de longa durao, final agregado.

a 14.0% e Vines e Wines p Jos Joaquim da Silva Perdigo

a 13.5% e Vines e Wines p Sociedade Agrcola de Silgueiros

132

133

92

Condessa de Santar
do do, branco, 2009

Altitude, Quinta de Pinhanos


do do, branco, 2009

91

Blend Encruzado. Amarelo mdio e citrino. Apetrolado, plen, pomar maduro e limonados, pastelaria doce. Elegante, fresco, persistente e muito vivo.

Vinhas Velhas. Amarelo palha claro. Mineral, leve baunilha e pastelaria doce, pomar branco maduro e cera. Assumidamente fresco, muito espacial e conversador. Superior na prova e na mesa.

a 13.5% e Carlos Lucas p Soc. Agrcola de Santar

a 13.0% e lvaro Castro p Quinta da Pellada Unipessoal

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

91

Casa da nsua, Reserva


do do, tinto, 2005

Quinta dos Carvalhais, Encruzado


do do, branco, 2009

90

Blend Touriga Nacional. Granada mdio. Resinados, bagos negros e ameixa, tostados frescos e especiados, leve nota floral. Elegante, sucroso, taninos vivos por domar, garantindo a guarda, persistente.

Encruzado. Amarelo mdio e citrino. Madeira doce e fresca, alperce e limonados, ceras e apetrolado. Expressivo. Cremoso com texturas elegantes e com complexidade, de suavidade fresca. Persistente.

a 13.0% e Vines e Wines p Empreendimentos Tursticos Montebelo

a 13.5% e Manuel Vieira p Sogrape Vinhos

134

135

91

Quinta do Cerrado, Encruzado


do do, branco, 2009

Pao dos Cunhas de Santar, Vinha do Contador


do do, branco, 2009

90

Encruzado. Amarelo claro e citrino. Frutos brancos, polen, mineral, madeira fresca e doce bem casada. Denso, sucroso, arqueado, espacial, longo. Vinho superior.

Blend Encruzado. Amarelo mdio e citrino. Leve qumico antes de limonados, nota tropical e tostas suaves. Arqueado, sucroso, final sem desmaios.

a 13.5% e Vines e Wines p Unio Comercial da Beira

a 14.0% e Carlos Lucas p Pao de Santar Vinhos do Do

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

90

Quinta de Lemos, Touriga Nacional


do do, tinto, 2007

Pedra Cancela
do do, tinto, 2008

90

Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Touriga Nacional tpica e pungente, bergamota, pinhal, tosta notada, ameixa preta e especiaria. Grande, frescura atrevida, texturas de tanino maduro e bem educado. Final seco e espirituoso.

Blend Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Tostados encimando o aroma de Touriga Nacional, resinosa de pinhal e com bergamota ctrica. Bagos negros e ameixa. Boca ampla, espacial, taninos bem seleccionados para longa guarda.

a 14.5% e Hugo Chaves Sousa p Quinta de Lemos

a 14.5% e Vines e Wines p Joo Coelho Gouveia

136

137

90

Quinta da Fata, Touriga Nacional


do do, tinto, 2008

Quinta do Cardo, Sria


do beira interior, branco, 2009

89

Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Tpica Touriga Nacional muito penetrante, com bergamota, pinhal e violeta bem presente. Ameixa preta e fruto vermelho. Boca elegante, com texturas de taninos vivos e de larga durao, prova mais longa do que larga. Superior.

Sria (Roupeiro). Amarelo claro e citrino. Mineralidade como fundo de um aroma limonado e de pomar branco. Frescura bem assumida, boca vibrante espacial, para boas mesas.

a 14.5% e Antnio Narciso p Quinta da Fata, Agricultura e Turismo

a 12.5% e Joo Corra e Nuno do p Companhia das Quintas

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

89

Borges, Reserva
do do, branco, 2009

Munda, Touriga Nacional


do do, tinto, 2008

89

Encruzado e Arinto. Amarelo palha claro. Tropical, levemente voltil, nota de vegetais canforados, madeira doce. Arqueado, sucroso, agridoce, boa persistncia.

Touriga Nacional. Rubi opaco e violceo. Madeira doce de baunilha e cedro fresco junto de resinas, violeta e a bergamota ctrica de um estreme de Touriga Nacional. Frutos vermelhos e ameixa. Arqueado, de textura elegantes, algo espiriruosase e vibrantes no tacto. Vinho de boa mesa.

a 14.5% e Jos Maria Machado p Sociedade dos Vinhos Borges

a 15.0% e Joana Cunha e Francisco Olazabal p Fontes da Cunha C.E.G

138

139

89

Altitude, Quinta de Pinhanos


do do, tinto, 2007

Cabriz, Encruzado
do do, branco, 2009

88

Blend Touriga Nacional. Granada intenso ainda carmim. Madeira doce e especiada, ameixa preta e pessego, infuses florais, bergamota, cativante. Taninos maduros de guarda, frescura atrevida, vinho para mesa exigente.

Encruzado. Amarelo claro e citrino. Leve qumico antes de terra, pomar maduro e limonados. Grande, texturado, espacial e muito persistente.

a 13.0% e lvaro Castro p Quinta da Pellada Unipessoal

a 13.5% e Carlos Lucas p Do Sul - Soc. Vitivinicola

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

88

Quinta do Perdigo
do do, ros, 2009

Cunha Martins
do do, branco, 2009

88

Blend Touriga Nacional. Granada aguado de mdia intensidade. Frutos vermelhos e notas apimentadas, leve nota floral e seivosa. Cremoso, elegante, vibrante. Perfil enogastronmico.

Blend Encruzado. Amarelo claro e citrino. Madeira doce abaunilhada, frutos brancos e ctricos, mineralidade. Cremoso, sucroso, arredondamento perfeito.

a 13.5% e Vines e Wines p Jos Joaquim da Silva Perdigo

a 13.0% e Clia Costa p Unio Comercial da Beira

140

141

88

Quinta da Fonte do Ouro, Touriga Nacional


do do, tinto, 2008

Quinta do Cerrado, Malvasia Fina


do do, branco, 2009

88

Touriga Nacional. Granada mdio e violceo. Tpica Touriga Nacional com nota enevoada e passageira de qumico e madeira doce e especiada. Ameixa madura, bergamota, flores e pinhal. Boca fresca, elegante, taninos de nobre evoluo.

Malvasia Fina. Amarelo claro e citrino. Madeira doce, ceras, fruta tropical e branca. Mineralidade sentida. Fresco, sucroso, elegante, longo, vinho superior.

a 13.0% e Nuno Cancela de Abreu p Soc. Agrcola Boas Quintas

a 13.5% e Clia Costa p Unio Comercial da Beira

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

88

Picos do Couto, Reserva


do do, tinto, 2007

Munda, Encruzado
do do, branco, 2009

87

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Madeira doce, pinhal, notas de Touriga Nacional, ameixa. Fresco, elegante, longo, vinho superior.

Encruzado. Amarelo palha mdio. Ceras, terra, pomar branco maduro, madeira discreta. Elegante, fresco, sucroso, muito persistente e grande na mesa.

a 14.0% e Frederico Vilar Gomes p FTP Vinhos

a 14.0% e Joana Cunha e Francisco Olazabal p Fontes da Cunha C.E.G

142

143

87

Borges, Colheita Tardia


do do, branco, 2007

Quinta do Mondego
do do, ros, 2009

87

Encruzado e Malvasia Fina. Amarelo dourado, com ambar. Casca ctica confitada, caramelo, tnico, amendoa, uva passa, complexo e rico. Leve cola. Cremoso, fresco, intenso, espacial e longo.

Aragonez (Tinta Roriz) e Touriga Nacional. Granada aguado de mdia intensidade. Frutos vermelhos cativantes, notas de seiva, cenoura e fermento. Fresco atrevido, elegante, vibrante. Bom na mesa.

a 12.0% e Jos Maria Machado p Sociedade dos Vinhos Borges

a 13.0% e Joana Cunha e Francisco Olazabal p Fontes da Cunha C.E.G

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

87

Quinta de Lemos, Jan


do do, tinto, 2007

Quinta do Perdigo, Reserva


do do, branco, 2009

86

Jan. Granada intenso e violceo. Resinado, canela entre especiarias, fruto vermelho, madeira doce e tostada. Boca arqueada, amvel, taninos muito educados, final atempado.

Blend Encruzado. Amarelo mdio com leve ouro. Limonados,leve madeira doce e nota tropical. Cremoso, agridoce, corpo alongado, fresco e vibrante. De boa mesa.

a 14.5% e Hugo Chaves Sousa p Quinta de Lemos

a 13.5% e Vines e Wines p Jos Joaquim da Silva Perdigo

144

145

86

Casa da nsua
do do, branco, 2008

Adega de Penalva, Touriga Nacional


do do, tinto, 2008

86

Blend Smillon. Amarelo claro e citrino. Ma e outros pomares, mineral, leve pastelaria doce, arqueado, muito fresco, elegante, com nota oxidativa que lhe d complexidade.

Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Tpica Touriga Nacional, comeo de pastelaria doce antes de confit de laranja, ameixa e bergamota. Leve volatilidade. Elegante, muito vivo de taninos que lideram o prolongamento.

a 13.0% e Vines e Wines p Empreendimentos Tursticos Montebelo

a 13.0% e Antnio Narciso p Adega Cooperativa de Penalva do Castelo

do beiro vales de portugal

vales de portugal do beiro

86

Lagares do Cerrado, Grande Escolha, Touriga Nacional


do do, tinto, 2008

Quinta do Escudial, Reserva, Vinhas Velhas


do do, tinto, 2007

86

Touriga Nacional., Rubi opaco e violceo. Leve nota crnica antes de flores e bergamota, madeira doce e fresca, bagos negros e ameixa. Texturas ricas, amveis, com taninos de longa durao. Final mais longo do que largo.

Vinhas Velhas. Granada intenso e violceo. Resinados, pinhal, bergamota, notas de Touriga Nacional. Fresco, elegante, vinho de longa durao.

a 13.5% e Clia Costa p Unio Comercial da Beira

a 14.0% e Vines e Wines p Quinta do Escudial Vinhos

146

147

86

Borges, Reserva
do do, tinto, 2008

Adega de Penalva
do do, ros, 2009

86

Blend Touriga Nacional. Granada mdio e carmim. Aromas tostados e resinados, ameixa preta e bagos silvestres, leve bergamota ctrica. Elegante, bem texturado, frescura atrevida.

Touriga Nacional e Aragonez. Granada aguado com alaranjados. Frutos vermelhos. Pastelaria doce, mentas. Muito expressivos. Cremoso, arqueado, doura ideal. Grande compra.

a 13.5% e Jos Maria Machado p Sociedade dos Vinhos Borges

a 12.5% e Antnio Narciso p Adega Coop. de Penalva do Castelo

SUL DE PORTUGAL

151

TEJO P. SETBAL ALENTEJO ALGARVE

tejo

153

DAVID MENDES

TEJO
Solo
O relevo uniforme da regio do Tejo desenha-se em formas baixas e planas, com altitudes inferiores a 200m, que ganham alguma expresso de encosta a Norte da auto-estrada A1 e na regio de Candeeiros Tomar. Vastas plancies aluvionares e extremamente frteis, contguas em especial margem esquerda do Tejo, tomam o nome de Lezria; solos argilo-calcrios pautam as encostas a Norte e os terrenos arenosos ilustram o limite Sul com o Alentejo. tando o interesse, a proteco e o incentivo exportao dos nctares do Ribatejo por parte dos monarcas. Segundo Ferno Lopes e as suas Crnicas, entre 1183-1367, foram exportados 12.000 tonis de vinho do Cartaxo em cerca de 500 navios. Em 1450, a propsito do embarque pelo Rio Tejo, D. Afonso V decretou que fossem escusados de pagar fundagem quaisquer estrangeiros que no termo da vila de Santarm carregassem vinhos em barcos e os levassem para fora.

Clima
Influenciado pela presena do Rio Tejo, o clima do Ribatejo Sul-mediterrnico temperado e apresenta uma temperatura mdia anual de 16 C, sendo a mdia das mximas de 22.4C e das mnimas de 9.9C. A queda pluviomtrica mdia anual de 700mm, sendo a precipitao mais elevada a Norte da regio, designadamente na zona de Tomar e um pouco menos elevada a Sul, na zona de Coruche.

154

155

Vinha
Os novos vinhos regionais Tejo herdam uma rea de vinha cujas castas tradicionais, nos tintos, so Aragonez (ou Tinta Roriz, mas mundialmente conhecida como Tempranilho), Castelo (comummente conhecida por Periquita ou Joo Santarm), e Trincadeira (ou Tinta Amarela); e, nos brancos, Arinto, Ferno Pires (ou Maria Gomes), Rabo de Ovelha, Trincadeira das Pratas, e Vital. Predomina a viticultura de gua e a boa aptido para a mecanizao dos vinhedos, quase todos em espaldar.

Homem
Em 1170, D. Afonso Henriques primeiro rei e fundador de Portugal referiu os vinhos da regio no foral concedido a Santarm, despole-

tejo sul de portugal

sul de portugal tejo

93

Casa Cadaval, Vinhas Velhas, Trincadeira


do do tejo, tinto, 2008

Ikon, Touriga Nacional


do do tejo, tinto, 2008

91

Vinhas Velhas. Granada mdio a intenso. Tostados e resinados sentidos, pastelaria doce, seiva e frutos vermelhos de caroo, terroso e profundo. Fresco, elegante, texturas riicas e de longa vida. Vinho superior.

Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Apimentado, terroso, madeira discreta e fresca, frutos silvestres vivos. Acetinado, espacial, sucroso, longo e conversador.

a 13.5% e Rui Reguinga p Casa Cavadal - Investimentos Agrcola

a 14.5% e Peter Bright e Paolo Nigra. p Fiuza e Bright

156

157

92

Different Red
ig tejo, tinto ,2008

Falcoaria, Alicante Bouschet


do do tejo, tinto, 2008

90

Vinhas Velhas. Granada intenso e violceo. Madeira doce, mentol extreme, frutos silvestres confitados, especiarias intensas. Cativante. Boca grande, mastigvel, taninos ainda irreverentes , de boa guarda.

Alicante Bouschet. Granada opaco. Frutos negros compotados, madeira especiada e de baunilha. Grande concentrao. Boca slida, espacial, final bem desenhado, de taninos maduros e promissores.

a 14.0% e Pedro Sereno p Encosta do Sobral Sociedade Agrcola

a 14.0% e Dina Lus p Casal Branco - Soc. de Vinhos

tejo sul de portugal

sul de portugal tejo

90

Vale dAlgares, Selection


ig tejo, tinto 2008

Vale dAlgares
ig tejo, branco, 2009

90

Touriga Nacional e Petit Verdot. Granada retinto e violceo. Especiarias e resinado, frutos vermelhos, terroso e profundo. Cacau. Arqueado, agridoce, taninos de desenho liderante.

Viognier. Amarelo claro e citrino. Ervas de infuso como as mentas, amanteigado, madeira doce, pomar como alperce e frutos tropicais. Desenho amplo, vibrante, de bom prolongamento.

a 14.0% e Pedro Pereira Gonalves p Quatro ncoras

a 14.0% e Pedro Pereira Gonalves p Quatro ncoras

158

159

90

Vale dAlgares, Selection


ig tejo, branco, 2009

Ninfa, Single Vineyard


ig tejo, tinto, 2007

89

Blend Viognier. Amarelo claro e citrino. Pastelaria doce, mentas, amanteigado, pera e outros frutos de pomar. Sucroso, amplo, fresco, espacial, texturas ricas e gastronmicas.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada mdio. Madeira doce de coco e baunilha, frutos vermelhos vivos, mineralidade terrosa. Elegante, espacial, fresco, muito natural. Grande na mesa.

a 14.0% e Pedro Pereira Gonalves p Quatro ncoras

a 13.0% e Antnio Ventura e Joo Barbosa p Joo Teodsio Matos Barbosa & Filhos

tejo sul de portugal

sul de portugal tejo

89

Vale dAlgares, D
ig tejo, tinto, 2008

Quinta Lagoalva de Cima, Reserva, Arinto & Chardonnay


ig tejo, branco, 2009

88

Syrah e Petit Verdot. Rubi retinto e violceo. Ameixa preta e frutos negros vivos, pinhal, cacau extreme e outros tostados, toda a especiaria negra. Amplo, de cortar faca, taninos irreverentes. Bom de mesa.

Arinto e Chardonnay. Amarelo mdio e citrino. Leve apetrolado, mineral, fruto ctrico e de caroo. Tosta rica. Fresco, persistente, sucroso, grande na mesa.

a 14.5% e Pedro Pereira Gonalves p Quatro ncoras

a 13.5% e Diogo Campilho e Pedro Pinho p D & F - Distribuio e Franchising

160

161

89

Quinta Vale de Fornos, Cabernet Sauvignon, Grande Escolha


ig tejo, tinto, 2008

Quinta da Lagoalva, Talho I


ig tejo, branco, 20 09

88

Cabernet Sauvignon. Granada intenso. Frutos silvestres confitados, pastelaria doce, terroso e profundo. Cremoso, amplo e espacial, taninos ainda mordentes. Para toda a mesa.

Blend Ferno Pires (Maria Gomes). Frutos de caroo, mentas, madeira especiada, expressivo e terroso. Elegante, acetinado, fresco, final agregado e agridoce.

a 13.0% e Hernni Magalhes p Soc. Agrcola Vale de Fornos

a 13.0% e Diogo Campilho e Pedro Pinho p D & F - Distribuio e Franchising

tejo sul de portugal

sul de portugal tejo

87

Mythos
ig tejo, tinto, 2007

Companhia das Lezrias, Touriga Nacional


ig tejo, tinto, 2008

87

Blend Syrah. Granada intenso e violceo, quase retinto. Aroma de fruto seco como alfarroba, ameixa passa, amora, baunilhas e menta de boa madeira. Fresco, bem arqueado, taninos algo impositivos. Boa guarda.

Touriga Nacional. Granada opaco. Eucalipto e pinhal, frutos silvestres vivos, como a amora, especiaria. Profundo. Boca ampla, mastigvel, taninos jovens e irreverentes. Final agridoce.

a 14.0% e Nuno Rodrigues e Duarte Lopes p Centro Agrcola do Tramagal

a 14.0% e Frederico Falco p Companhia das Lezrias

162

163

87

Quinta da Alorna, Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon, Reserva


ig tejo, tinto, 2008

Companhia das Lezrias, Reserva


do do tejo, tinto, 2007

87

Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Granada intenso e violceo. Madeira doce, frutos vermelhos, especiarias intensas. Cativante. Boca grande, mastigvel, taninos ainda irreverentes , de boa guarda.

Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Granada intenso. Eucalipto e outras madeiras frescas, resinados e seiva, bagos silvestres. Arqueado, corpo texturado e sucroso, bom de mesa.

a 14.0% e Nuno Cancela da Abreu p Quinta da Alorna

a 14.0% e Frederico Falco p Companhia das Lezrias

tejo sul de portugal

sul de portugal tejo

87

Encosta do Sobral, Reserva


ig tejo, tinto, 2008

Maximus
do do tejo, tinto, 2008

86

Blend Trincadeira. Granada retinto e violceo. Leve nota floral, madeira doce e especiada, frutos silvestres confitados, guloso. Grande, taninos bem desenhados mas dominantes em corpo mdio.

Blend Trincadeira. Granada intenso. Ligeira volatilidade, figo e frutos silvestres. Madeira discreta. Acetinado, espacial, sucroso, muito natural.

a 14.0% e Pedro Sereno p Encosta do Sobral, Sociedade Agrcola

a 14.0% e Joo Melcias p Alveiro - Soc. Agrcola do Vale Godinho

164

165

87

Quinta do Cro, Encruzado


ig tejo, branco, 2009

Casal da Coelheira, Reserva


do do tejo, tinto, 2008

86

Encruzado. Amarelo mdio e citrino. Amanteigado, madeiras frescas de menta e doces de baunilha. Banana entre tropicais. Cativante. Redondo, frescura desenhada, corpo leve e de mdia presena.

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Madeiras doces de coco e baunilha, mentas, ameixa e frutos vermelhos. Cativante. Boca de densidade mdia e taninos de desenho protagonista. De boa mesa.

a 13.0% e Antnio Ventura p S.A.A. Mascata

a 13.5% e Nuno Rodrigues e Duarte Lopes p Centro Agrcola do Tramagal

tejo sul de portugal

sul de portugal tejo

86

Quinta da Lagoalva
ig tejo, ros, 2009

Hobby
ig tejo, branco, 2009

86

Blend Alvarelho. Granada aguado com leve mbar. Apimentado, cereja,pastelaria doce e mentas. Fino mas discreto. Elegante, fresco, com texturas acetinadas de longa durao.

Chardonnay e Ferno Pires (Maria Gomes). Amarelo mdio e citrino. Leve apetrolado, goma de fruta, mineral. Leve tosta. Arqueado, suave, algo linear mas longo.

a 12.0% e Diogo Campilho e Pedro Pinho p D & F - Distribuio e Franchising

a 13.5% e Diogo Campilho e Pedro Pinho p Exquisite Wine

166

167

86

Brido, Clssico
do do tejo, branco, 2009

Vale de Lobos
ig tejo, branco, 2009

86

Blend Ferno Pires (Maria Gomes). Amarelo palha mdio. Floral, fruta tropical e leve pastelaria doce. Aroma fino. Boca fresca, elegante, texturas persistentes, com vida.

Ferno Pires. Amarelo claro e citrino. Madeira abaunilhada, fruta tropical, mac, polen. Expressivo, sucroso, espacial, longo. Grande compra.

a 13.5% e Pedro Gil p Adega Cooperativa do Cartaxo

a 14.3% e Csar Machado p Quinta da Ribeirinha

168

169

pennsula de setbal

171

FELICIANO GUIMARES

PENNSULA DE SETBAL
Solo
A plancie o tipo de relevo predominante em cerca de 80% dos 150.000 ha da rea total da pennsula, onde a Serra da Arrbida sobressai com maior relevo e se estende no sentido Nascente-Poente, entre o Cabo Espichel, Sesimbra, Setbal e Palmela. Entre meandros e esturio, o Rio Sado define a extenso arenosa e frtil. Na zona plana, destacam-se os solos de tipo arenoso (Podzis e Regossolos), enquanto a zona de maior relevo caracterizada por solos de tipo argilo-calcrio variados. A presena de materiais pedregosos (por vezes estratificados em profundidade) assinala os solos de encosta. levou P. SETBAL um precoce contacto com a vinha. Registos histricos relatam a descoberta de um vaso em Alccer do Sal utilizado pelos Gregos para diluir o vinho com gua antes de ser consumido. Uma escolha mais vasta de castas nacionais e internacionais designada Regional P. SETBAL, representa o vinho de Indicao Geogrfica. Cerca de 80% dos vinhos desta regio (com uma rea actual de 10.000 ha), so certificados e integram um vinho tranquilo com Denominao de Origem Controlada Palmela.

Clima 172
Duas estaes bem demarcadas - um Vero quente e seco e um Inverno pouco frio e chuvoso - atestam a influncia mediterrnica amenizada pela proximidade ocenica e dos esturios do Tejo e do Sado. Por sua vez, uma maior influncia atlntica na Serra da Arrbida contribui para um aumento da precipitao (entre 700 e 800 mm) e para uma diminuio das horas de sol anuais (2700 a 2800 horas). O ndice de pluviosidade mdia anual nas zonas planas varia entre os 500 e os 700 mm mediante o grau de proximidade da costa, sendo praticamente nula durante os meses de Junho, Julho e Agosto.

173

Vinha
Protagonista da regio, a casta Castelo pinta de tons tintos aquelas vinhas, dando lugar a Ferno Pires e a Moscatel de Setbal no caso das castas brancas. Precursora na produo vincola de reputada qualidade, a P. SETBAL faz-se representar por referncias como o Moscatel de Setbal, um vinho generoso com Denominao de Origem desde 1908. Com boa aptido para a mecanizao dos vinhedos (quase todos em espaldar), esta uma regio de vinhas novas e de alguma vinha velha em vaso.

Homem
A presena de mercadores fencios e gregos (cerca de mil anos a.C.)

pennsula de setbal sul de portugal

sul de portugal pennsula de setbal

93

Malo Platinum, Reserva


ig p. setbal, branco, 2009

Palcio da Bacalha
ig p. setbal, tinto, 2007

91

Chardonnay e Arinto. Amarelo claro e citrino. Infuses herbais mentoladas, flores e fruta tropical. Leve tosta. Fresco, rico nas texturas elegantes, boca gulosa e persistente.

Blend Cabernet Sauvignon. Granada mdio e violceo. Mentolado e com pimento e especiarias. Madeira negra de tosta, cacau. Taninos jovens a dominar o corpo bem proporcionado, fresco, com longa vida.

a 13.5% e Nuno Cancela de Abreu e Lus Simes p Malo Tojo Estates

a 14.0% e Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia p Bacalha - Vinhos de Portugal

174

175

93

Domingos Damasceno de Carvalho, Reserva Kol de Carvalho


ig p. setbal, tinto, 2008

Pasmados
ig p. setbal, tinto, 2008

91

Merlot e Syrah. Granada mdio e violceo. Madeiras doces e especiadas, apimentado, ameixa e frutos vermelhos. Guloso. Texturas ricas e elegantes, sucrosas, espacial, muito longo, grande na mesa.

Blend Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Madeira fresca e medicinal, floral, ameixa preta e frutos vermelhos, cativante. Sucroso, fresco, elegante, taninos de longa guarda, muito conversador

a 14.0% e Nuno Cancela de Abreu p Sota

a 13.5% e Domingos Soares Franco p Jos Maria da Fonseca

pennsula de setbal sul de portugal

sul de portugal pennsula de setbal

90

Berardo, Reserva Familiar


ig p. setbal, tinto, 2007

Adega de Peges, Touriga Nacional


ig p. setbal, tinto, 2008

89

Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Granada intenso e violceo. Madeira negra de tosta, cacau, frutos silvestres levemente confitados, leve especiaria doce. Elegante, texturas ricas e de frescura firme. Taninos de longa guarda. Muito conversador.

Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Notas de Touriga Nacional, pinhal e violeta, cereja e fermentos doces. Elegante, fresco, vinho superior.

a 14.0% e Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia p Bacalha - Vinhos de Portugal

a 14.0% e Jaime Quendera p Cooperativa Agrcola de Peges

176

177

89

Quinta da Bacalha
ig p. setbal, branco, 2009

Adega de Peges, Trincadeira


ig p. setbal, tinto, 2008

89

Blend Smillon. Amarelo mdio com dourados. Leve apetrolado e tostados de madeira. Casca ctrica e fruta tropical. Boca sucrosa, frescura irreverente, desenho por afinar. Bom de mesa.

Trincadeira. Granada mdio de pouca intensidade. Pinho, resinados, cedro de madeira fresca, fruto vermelho. Nota vegetal positiva de hortel e apimentados. Elegante, cremoso embora de pouca dimenso. Longo. Vinho superior.

a 14.0% e Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia p Bacalha - Vinhos de Portugal

a 13.5% e Jaime Quendera p Cooperativa Agrcola de Peges

pennsula de setbal sul de portugal

sul de portugal pennsula de setbal

89

Casa Ermelinda Freitas, Syrah


ig p. setbal, tinto, 2008

Catarina
ig p. setbal, branco, 2009

87

Syrah. Granada mdio e violceo. Madeira dode de baunilha e fresca de cedro. Boa fruta vermelha. Fresco, elegante, com longevidade. Superior.

Blend Ferno Pires (Maria Gomes). Amarelo mdio com dourados. Hortelanado, plen e melados, casca ctrica, fruta de caroo e tropical. Muito especiado. Grande, cremoso, rico de texturas e espacialidade.

a 14.5% e Jaime Quendera p Casa Ermelinda Freitas

a 14.0% e Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia p Bacalha - Vinhos de Portugal

178

179

88

S, Touriga Nacional
ig p. setbal, tinto ,2007

Casa Ermelinda Freitas, Trincadeira


ig p. setbal, tinto, 2008

87

Touriga Nacional. Granada intenso. Madeira fresca, bagos silvestres, pinhal, nota mentolada extreme e cativante. Boca elegante, taninos irreverentes, sensaes alongadas e de ampla mesa.

Trincadeira. Granada intenso e violceo. Madeira fresca e doce, resinados, seiva, figo, framboesa. Elegante, arqueado, sucroso, final agridoce pouco consensual.

a 14.0% e Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia p Bacalha - Vinhos de Portugal

a 14.5% e Jaime Quendera p Casa Ermelinda Freitas

pennsula de setbal sul de portugal

sul de portugal pennsula de setbal

87

Quinta da Bacalha
ig p. setbal, tinto, 2008

Adega de Peges, Alicante Bouschet


ig p. setbal, tinto, 2008

87

Cabernet Sauvignon e Merlot. Granada mdio. Tpico Cabernet Sauvignon, apimentado, com frutos silvestres, tostado e especiaria negra. Sucroso, amplo, taninos j domados. J com produo importante.

Alicante Bouschet. Retinto e violceo. Bagos muito confitados, madeira doce, tostados algo protagonistas. Boca carnuda, taninos e frescura de longa guarda. Muito conversador.

a 14.5% e Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia p Bacalha - Vinhos de Portugal

a 14.0% e Jaime Quendera p Cooperativa Agrcola de Peges

180

181

87

M Partilha, Merlot
ig p. setbal, tinto, 2007

Casa Ermelinda Freitas, Cabernet Sauvignon


ig p. setbal, tinto, 2008

87

Merlot. Granada mdio. Especiaria forte, frutos vermelhos confitados, madeira fresca e leve pimento. Boca amigvel, de boa amplitude e acabamento mdio e agregado.

Cabernet Sauvignon. Granada intenso. Madeiras doces, frutos de caroo como pssego e ameixa, especiaria intensa. Muito cativante. Boca ampla, espacial, vinho superior.

a 14.5% e Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia p Bacalha - Vinhos de Portugal

a 14.0% e Jaime Quendera p Casa Ermelinda Freitas

pennsula de setbal sul de portugal

sul de portugal pennsula de setbal

86

Adega de Peges, Arinto & Chardonnay


ig p. setbal, branco, 2009

Casa Ermelinda Freitas, Sauvignon blanc & Verdelho


ig p. setbal, branco, 2009

86

Arinto e Chardonnay. Amarelo claro e citrino. Leve tostado, fruta ctrica e tropical, nota de tomateiro. Redondo, texturas mdias e sucrosas. Acabamento atempado.

Sauvignon Blanc e Verdelho. Amarelo mdio. Madeira fresca e tostada, fruta ctrica e tropical. Acutilante. Boca sucrosa, bem desenhada, de largura e comprimento mdios.

a 13.0% e Jaime Quendera p Cooperativa Agrcola de Peges

a 13.5% e Jaime Quendera p Casa Ermelinda Freitas

182

183

86

Domingos Soares Franco, Coleco Privada, Verdelho


ig p. setbal, branco, 2009

Domingos Soares Franco, Coleco Privada, Malbec


ig p. setbal, ros, 2009

86

Verdelho. Amarelo mdio. Madeira fresca e abaunilhada, melados, fruta de pomar. Boca rica, cremosa, conversadora. Final mdio.

Malbec. Granada aguado com violceos. Frutos vermelhos intensos, alguns confitados pastelaria doce, nota de seiva e terra queimada. Guloso, arqueado, sucroso, de ampla mesa.

a 13.0% e Domingos Soares Franco p Jos Maria da Fonseca

a 12.5% e Domingos Soares Franco p Jos Maria da Fonseca

pennsula de setbal sul de portugal

sul de portugal pennsula de setbal

86

S, Syrah
ig p. setbal, tinto, 2007

Casa Ermelinda Freitas, Aragons


ig p. setbal, tinto, 2008

86

Syrah. Granada intenso. Achocolatado com framboesa, madeira tostada e especiada. Conjunto fundo, mentolado e confitado. Boca grande, mastigvel, com taninos um pouco rsticos. Gastronmico.

Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso e violceo. Ameixa preta extreme, levemente confitada, madeira doce, volatilidade. Cremoso, redondo, acidez bem desenhada, taninos de uva e madeira.

a 14.5% e Filipa Tomaz da Costa e Vasco Penha Garcia p Bacalha - Vinhos de Portugal

a 14.5% e Jaime Quendera p Casa Ermelinda Freitas

184

185

86

Malo Platinum, Reserva


ig p. setbal, tinto, 2008

Ameias, Syrah
ig p. setbal, tinto, 2009

86

Blend Touriga Nacional. Granada opaco. Frutos silvestres vivos, tostados finos, cacau, aromas penetrantes. Boca grande, muito jovem, com leve falha espacial.

Syrah. ReTinto e violceo. Aromas de pastelaria doce, fruto vermelho e leve floral. Cativante. Sucroso, redondo e persistente. Grande compra.

a 14.0% e Nuno Cancela de Abreu e Lus Simes p Malo Tojo Estates LDA

a 14.5% e Filipe Cardoso p Sivipa

pennsula de setbal sul de portugal

sul de portugal pennsula de setbal

86

Ameias, Cabernet Sauvignon


ig p. setbal, tinto, 2009

Dona Ermelinda, Reserva


do palmela, tinto, 2008

86

Cabernet Sauvignon. Rubi reTinto. Frutos vermelhos e ameixa preta. Pinho, boa profundidade. Madeira notada. Boca grande, taninos de boa guarda. Grande opo para a mesa.

Castelo. Granada mdio. Madeira doce de baunilha, frutos vermelhos, leve menta. Boca redonda, bem desenhada na acidez e tanino. J com produo importante.

a 13.5% e Filipe Cardoso p Sivipa

a 14.5% e Jaime Quendera p Casa Ermelinda Freitas

186

187

86

Adega de Peges, Colheita Seleccionada


ig p. setbal, branco, 2009

Casa Ermelinda Freitas, Alicante Bouschet


ig p. setbal, tinto, 2008

86

Lote com Chardonnay. Amarelo claro e citrino. Aromas de madeira fresca, nota de Chardonnay com lcteos e fruta branca e citrina. Boca redonda, de dimenso mdia, boa densidade, escolha acertada.

Alicante Bouschet. Granada intenso e violceo. Madeira fresca, negros de borracha e cacau, frutos vermelhos frescos, resinado. Tpico de Alicante Bouschet. Elegante, fresco, com longa vida.

a 12.5% e Jaime Quendera p Cooperativa Agrcola de Peges

a 14.0% e Jaime Quendera p Casa Ermelinda Freitas

alentejo

189

LUS PAIS - CORTES DE CIMA

ALENTEJO
Solo
No Alentejo a plancie o tipo de relevo dominante, excepo de Portalegre devido influncia da Serra de So Mamede. As vinhas so plantadas em extensas plancies ou encostas suaves e os solos so de origem grantica e matizados por derivados de xistos e quartzodioritos. Todavia, a regio de Borba apresenta solos com caractersticas calcrio-cristalinas, enquanto a regio de Moura se caracteriza por calcrios pardos numa rea em que a fertilidade dos solos mdia-baixa. denominada Pax Julia) entre Jlio Csar e os Lusitanos, ter sido comemorado com nctares da regio. Aps a imposio cerealfera, o renascimento do Alentejo vinhateiro data do incio da dcada de 80, em simultneo com o arranque de projectos vitivincolas de grandes grupos empresariais que se mantm e se multiplicam na regio. A Denominao de Origem Alentejo DOC est confinada a oito sub-regies que j no reflectem a mudana e o dinamismo do tecido vitivincola alentejano.

Clima
Primaveras e Veres excessivamente quentes e secos assinalam um clima continental em que a precipitao mdia anual de 550-650 mm, exceptuando as regies de Borba (750-850 mm) e de Portalegre (9001000 mm), concentrando-se sobretudo nos meses de Inverno.

190

191

Vinha
No Alentejo so tradicionais e dominantes as cinco castas brancas Anto Vaz, Arinto, Perrum, Rabo de Ovelha e Roupeiro e as trs tintas Aragonez, Castelo (popularmente conhecida por Periquita) e Trincadeira. Os vinhos com caractersticas organolpticas aprovadas por uma cmara de provadores, sujeitos a conta prpria e a regras enolgicas especficas, provenientes de uvas de um amplo espectro de variedades recomendadas e colhidas nos distritos de Portalegre, vora e Beja recebem a Indicao Geogrfica Regional Alentejano. Predomina a viticultura de rega e a boa aptido para a meca-nizao dos vinhedos, quase todos em espaldar.

Homem
A cultura da vinha no Alentejo remonta era pr-romana. Relata ainda a Histria que o Tratado de Paz celebrado em Beja (ento

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

96

Marqus de Borba, Reserva


do alentejo, tinto, 2008

J
ig alentejano, tinto, 2007

94

Blend Trincadeira. Granada intenso e violceo. Terroso, madeira escura de tosta e especiaria, leve resina, frutos silvestres vivos, ameixa e mentolado extreme. Grande, texturas volumosas de longa vida. Uvas de enorme seleco. Interminvel e de guarda superior.

Blend Grand Noir. Granada intenso. Mentolado, frutos silvestres e leve pimento, madeira fresca e especiada. Grande profundidade terrosa. Boca fresca, elegante, espacial, conversadora, tudo para vinho de culto.

A 14.0% E Joo Portugal Ramos P Joo Portugal Ramos

A 13.0% E Domingos Soares Franco P Jos Maria da Fonseca

192

193

95

Esporo, Private Selection


do alentejo, tinto, 2007

Terrenus
ig alentejano, branco, 2009

94

Alicante Bouschet e Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso e violceo. Madeira doce e especiada, frutos silvestres vivos, lcteo, profundo de cacau. Sedoso, texturas ricas e espaciais, conversador e de longa guarda. Superior.

Vinhas Velhas. Amarelo mdio e citrino. Mineral, madeira fresca e especiada, citrinos e ervas finas, fruta de pomar. Profundo. Aveludado, espacial, corpo rico mas elegante. Longa prova e guarda. Superior.

A 14.5% E David Baverstock P Esporo

A 13.5% E Rui Reguinga P Rui Reguinga Enologia

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

94

Scala Coeli
ig alentejano, tinto, 2008

Terra dAlter, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

93

Alicante Bouschet.Granada retinto e violceo. Terroso, bagos silvestres ligeiramente compotados, mentas e cacau extreme. Grande, rico, texturas sucrosas, sedosas, glicerinadas. Final longo, conversador.

Blend Arinto. Amarelo mdio. Todas as mentas, verbena, rosa, lchias. Cativante. Boca sucrosa, espacial, fresca, vinho superior.

A 15.0% E Pedro Baptista P Fundao Eugnio de Almeida

A 14.5% E Peter Bright P Terras de Alter C.V.

194

195

94

J M, Joaquim Madeira
ig alentejano, branco, 2009

Cortes de Cima, Homenagem a Hans Christian Andersen


ig alentejano, tinto, 2008

93

Blend Anto Vaz. Amarelo mdio. Ameixa branca e alperce, madeira abaunilhada, especiada, pastelaria doce e menta fresca. Expressivo. Cremoso e sucroso, corpo e alongamento cativantes e agregados.

Blend Syrah. Rubi intenso e violceo. Madeira fresca e tostada, frutos silvestres vivos, pimentas, ainda vinoso. Elegante, sucroso, textura cuidadas e sedosas. Longo e grato.

A 13.5% E Joaquim Madeira P Casa Agrcola Santana Ramalho

A 14.0% E Hans Jorgensen P Cortes de Cima

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

93

Solar dos Lobos, Grande Escolha


ig alentejano, tinto, 2008

Quinta do Carmo, Reserva


ig alentejano, tinto, 2007

92

Alicante Bouschet e Touriga Nacional. Granada retinto e violceo. Madeira da mais fina, com tosta fresca de eucalipto e especiarias doces e apimentadas. Flores e frutos silvestres vivos. Arco longo e espacial, texturas de seda e grande futuro. Taninos conversadores.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso. Frutos silvestres confitados, terroso, madeira especiada e doce, leve nota floral. Grande, carnudo, texturas ricas e sedosas, sucroso. Persistente e superior.

A 14.0% E Susana Esteban P Silveira e Outros

A 14.5% E Hugo Carvalho e Vasco Penha Garcia P Bacalha - Vinhos de Portugal

196

197

92

Vila Santa, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

Herdade dos Grous, Moon Harvested


ig alentejano, tinto, 2008

92

Blend Anto Vaz. Amarelo mdio. Citrinos confitados, terroso, profundo, leve abaunilhado e fruto de pomar. Sucroso, denso, mastigvel, longo e grande na mesa.

Alicante Bouschet. Granada intenso e violceo. Resinas e seiva com frutos silvestres vivos, mentol extreme, cacau e terra presentes. Grande, carnudo, grande na mesa. Final compacto e mordente de taninos de futuro.

A 13.5% E Joo Portugal Ramos P Joo Portugal Ramos

A 14.0% E Lus Duarte P Monte do Trevo

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

91

Herdade da Calada, Baron de B., Reserva


do alentejo, branco, 2009

Esporo AB Alicante Boushet


ig alentejano, tinto, 2008

91

Anto Vaz. Amarelo mdio e citrino. Casca ctrica entre frutos de pomar, leve seiva e menta, floral com madeira discreta. Sucroso, quase agridoce, amplo, frescura natural, espacial e longo.

Alicante Bouschet. Granada opaco e violceo. Madeira doce de coco, espirituoso, frutos vermelhos e notas de banana. Grande, mastigvel, sucroso, perfil australiano fresco. Longo e especiado.

A 14.5% E Eduardo Cardeal P BCH

A 14.5% E David Baverstock P Esporo

198

199

91

Herdade dos Grous, 23 Barricas


ig alentejano, tinto, 2008

Herdade do Perdigo, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

91

Syrah e Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Madeira especiada, mentolados, frutos vermelhos vivos, flores e pastelaria doce. Cremoso, arqueado, taninos de grande seleco. Superior.

Anto Vaz. Amarelo mdio. Tangerina e outros ctricos, terroso, leve pastelaria doce. Expressivo. Elegante, espacial, texturas finas, frescas e conversadoras. Vinho superior.

A 14.0% E Lus Duarte P Monte do Trevo

A 13.0% E David Patrcio P Herdade do Perdigo

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

91

Scala Coeli
ig alentejano, branco, 2009

Herdade das Servas, Reserva


ig alentejano, tinto, 2006

90

Verdelho. Amarelo mdio com leve dourado. Casca ctrica, madeira fresca e especiada, frutos de pomar e tropicais. Terroso. Fresco, volumoso, final muito agregado.

Blend Touriga Nacional. (Provado em 2009) Granada intenso. Mentas frescas, frutos silvestres e ameixa preta. Madeira doce e de cedro. Excelente profundidade. Boca elegante, cremosa e fresca. Taninos de longa durao. Vinho de prazer.

A 14.0% E Pedro Baptista P Fundao Eugnio de Almeida

A 15.0% E Lus Mira e Tiago Garcia P Serrano Mira

200

201

91

Inevitvel
ig alentejano, tinto, 2007

Cortes de Cima, Petit Verdot


ig alentejano, tinto, 2008

90

Cabernet Sauvignon e Syrah. Granada mdio e violceo. Ameixa preta, leve flor, mentol vivo, couro, madeira discreta de tostados. Elegante, espacial, de dimenso mdia e grato prolongamento. Taninos de longa durao.

Petit Verdot. Granada intenso e violceo. Seivoso, tostado, caf verde, bagos vermelhos vivos. Elegante, fresco natural, de longa conversa e guarda.

A 14.0% E Bernardo Cabral P Casa de Santa Vitria

A 14.0% E Hans Jorgensen P Cortes de Cima

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

90

Herdade do Gamito, Reserva


ig alentejano, tinto, 2007

Quinta do Quetzal, Reserva


ig alentejano, tinto, 2007

90

Syrah e Alicante Bouschet. Granada intenso. Achocolatado, confitura dos frutos vermelhos, madeira doce especiada. Terroso e profundo. Grande, sucroso, fresco, com taninos para boa evoluo. Toda a mesa.

Blend Trincadeira. Granada intenso. Achocolatado, confitura dos frutos vermelhos, madeira doce especiada. Terroso e profundo. Grande, sucroso, fresco, com taninos para boa evoluo. Toda a mesa.

A 14.0% E Rui Reguinga P Gonalo Aires de S da Bandeira

A 14.0% E Rui Reguinga e Jos Portela P Quinta do Quetzal - Sociedade Agrcola

202

203

90

Esporo, Private Selection


do alentejo, branco, 2009

Herdade Grande, Reserva


ig alentejano, tinto, 2007

90

Blend Smillon. Amarelo intenso com leve dourado. Amanteigado, mentas extremes, frutos de pomar e leve tropical, madeira doce. Cremoso e agridoce, grande arco e final conversador.

Blend Touriga Nacional. Granada intenso. Achocolatado, confitura dos frutos vermelhos, madeira doce especiada, menta. Grande, sucroso, soalheiro, guloso, com taninos jovens de boa educao.

A 14.5% E David Baverstock P Esporo

A 14.5% E Lus Duarte P Herdade Grande

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

90

Plansel, Selecta, Touriga Franca


ig alentejano, tinto, 2008

Quatro Caminhos
do alentejo, branco, 2009

90

Touriga Franca. Rubi retinto e violceo. Resinado e especiaria negra entre tostados, frutos vermelhos vivos, erva doce e matos. Cativante. Amplo, texturas finas e conversadoras, tacto fresco e marcado por taninos de guarda.

Anto Vaz e Arinto. Amarelo mdio. Mineral, leve nota verde antes de fruta ctrica e branca. Grande, sucroso, conversador, vinho superior.

A 15.0% E Dorina Lindemann P Quinta da Plansel - Soc. Vitivnicola

A 14.0% E Nuno Elias P Cade

204

205

90

Dona Maria
ig alentejano, ros, 2009

Herdade das Servas, Touriga Nacional


ig alentejano, tinto, 2006

89

Aragonez e Touriga Nacional. Rosa mdio. Mentas, fruta tropical e frutos vermelhos. Encantador. Elegante, doce, final mdio e muito prazeroso.

Touriga Nacional. (Provado em 2009) Granada intenso. Tpico de Touriga Nacional, resinados, bergamota e flores, madeira fina de baunilha, cedro e mentol. Ameixa fresca. Mastigvel, grande concentrao de um corpo muito jovem de acidez e taninos.

A 12.5% E Sandra Gonalves P Jlio Tassara Bastos

A 14.5% E Lus Mira e Tiago Garcia P Serrano Mira

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

89

Fonte Mouro, Colheita Seleccionada


ig alentejano, branco, 2009

Portas do Maranho, Grande Escolha


ig alentejano, tinto, 2008

89

Anto Vaz. Amarelo mdio com dourados. Mentas, madeira notada e doce, frutos amarelos de caroo, expressivo. Amplo, refrescante, texturas alongadas, atrevido mas muito bom na mesa.

Touriga Nacional. Granada opaco. Madeira doce de coco, frutos vermelhos cativantes, mentas frescas, muito expressivo. Grande, carnudo, marcado para durar por taninos de uva e madeira.

A 13.0% E Ana Clemente e Antnio Saramago P Sociedade Agrcola Monte Novo e Figueirinha

A 14.5% E Frederico Falco P Fundao Abreu Callado

206

207

89

Casa de Santa Vitria, Cabernet Sauvignon


ig alentejano, tinto, 2007

Outeiro
ig alentejano, tinto, 2008

89

Cabernet Sauvignon. Granada intenso e violceo. Apimentado, profundo de ameixa preta e bagos. Terroso, atraente. Carnudo, texturas por domar, sucroso, grande na mesa.

Blend Syrah. Granada opaco e violceo. Madeira doce de coco, espirituoso, ameixa preta e notas de banana. Grande, mastigvel, sucroso, perfil australiano fresco.

A 14.0% E Bernardo Cabral P Casa de Santa Vitria

A 15.0% E Peter Bright P Terras de Alter C.V.

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

89

Esporo V Verdelho
ig alentejano, branco, 2009

Casa de Santa Vitria, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

89

Verdelho. Amarelo mdio e citrino. Madeira doce e fresca, casca ctrica, terroso, pomar, tropical e leve seiva. Amplo, mastigvel, final rugoso que combina com boa mesa.

Arinto e Chardonnay Amarelo mdio. Citrinos confitados, tropical, mentas, leve abaunilhado, amanteigado e tosta. Sucroso, desenho fresco e vibrante, final longo e especiado.

A 14.0% E David Baverstock P Esporo

A 13.0% E Bernardo Cabral P Casa de Santa Vitria

208

209

89

Solar dos Lobos, Reserva


ig alentejano, tinto, 2008

Pra-Manca
do alentejo, branco, 2009

89

Blend Syrah. Granada intenso e violceo. Madeira fresca e especiada, bagos silvestres, esteva, profundo e terroso. Elegante, textura ricas e persistentes. Vinho de guarda.

Anto Vaz e Arinto. Amarelo mdio com leve dourado. Fruto de pomar, casca ctrica, madeira fresca, mineral. Elegante, espacial, fresco e longo.

A 14.5% E Susana Esteban P Silveira e Outros

A 13.5% E Pedro Baptista P Fundao Eugnio de Almeida

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

89

Malhadinha
ig alentejano, branco, 2009

Escultor
ig alentejano, tinto, 2007

89

Blend Chardonnay. Amarelo mdio com dourados. Alperce, casca ctrica e tropicais. Madeira especiada e leve melado. Sucroso, grande arqueamento, soalheiro, final bem agregado.

Blend Trincadeira. Granada intenso. Achocolatado, seivoso, confitura dos frutos vermelhos, madeira especiada. Terroso. Grande, sucroso, com taninos afinados. Agridoce.

A 14.0% E Lus Duarte P Herdade da Malhadinha Nova

A 14.5% E David Patrcio P Soc. Agrcola da Sossega

210

211

89

Quinta do Mouro
ig alentejano, tinto, 2006

Marias da Malhadinha
ig alentejano, tinto, 2007

89

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada mdio. Terroso, volatilidade de licor de ameixa, aromas tradicionais, alguns frutos vermelhos e mentolados. Arqueado, grande estrutura e espacialidade. Taninos de longa guarda. Conversador e grande de caa.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada mdio. Volatilidade positiva, licor de ameixa e frutos silvestres, madeira doce e especiada. Elegante, cremoso, texturas de evoluo mdia, presena longa.

A 14.0% E Lus Louro e Lus Duarte P Miguel de Ordua Viegas Louro

A 14.5% E Lus Duarte P Herdade da Malhadinha Nova

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

89

Plansel, Selecta, Touriga Nacional


ig alentejano, tinto, 2008

Preta
ig alentejano, tinto, 2007

89

Touriga Nacional. Rubi intenso e violceo. Achocolatado, ameixa, flores, bergamota ctrica, guloso. Amplo, carnudo, sucroso, muito consensual.

Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Granada intenso e violceo. Profundo, compotas de bago silvestre, ameixa preta, madeira doce e especiada, terroso. Texturas de cremosidade ideal, tecidos elegantes, taninos maduros mas de alta educao e longa presena.

A 15.0% E Dorina Lindemann P Quinta da Plansel - Soc. Vitivnicola

A 14.5% E Antnio Maanita P Fita Preta Vinhos

212

213

89

Dona Maria
ig alentejano, branco, 2009

Figueirinha, Reserva
ig alentejano, branco, 2009

88

Blend Arinto. Amarelo mdio e citrino. Manga, pastelaria doce, leve ctrico. Expressivo e cativante. Boca redonda, sucrosa, elegante, vinho maior.

Blend Chardonnay. Amarelo mdio. Nuance fresca e abaunilhada, frutos de pomar e tropicais. Levemente terroso. Boca arqueada, cremosa, mastigvel, elegante e persistente.

A 13.0% E Sandra Gonalves P Jlio Tassara Bastos

A 12.5% E Ana Clemente e Antnio Saramago P Sociedade Agrcola Monte Novo e Figueirinha

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

88

Herdade de So Miguel, Touriga Franca


ig alentejano, tinto, 2009

Hobby
ig alentejano, tinto, 2007

88

Touriga Franca. Rubi intenso e violceo. Achocolatado, ameixa, flores, doura alimentar, guloso. Amplo, carnudo, sucroso, muito consensual.

Blend Touriga Nacional. Granada mdio. Madeira fresca e mentolada, terroso, ameixa preta e fruta vermelha ainda viva. Cacau firme. Arqueado, denso, com taninos de longa durao. Vinho gastronmico.

A 13.8% E Nuno Franco e Paula Tordo P Casa Agrcola Alexandre Relvas

A 14.0% E Diogo Campilho e Pedro Pinho P Exquisite Wine

214

215

88

Herdade da Maroteira, Cem Reis, Reserva, Syrah


ig alentejano, tinto, 2008

Cartuxa, Reserva
do alentejo, tinto, 2007

88

Syrah Granada opaco e violceo. Syrah maduro, com bacon, compota de amoras e morango. Cacau e outros tostados. Boca grande, redonda, sucrosa, com personalidade. Vinho de cortar faca.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada mdio. Seivoso, frutos vermelhos vivos, tosta e mentolado de boa madeira. Grande, texturas espaciais. Gastronmico.

A 14.0% E Antnio Maanita P Michael Brian Mollet

A 14.0% E Pedro Baptista P Fundao Eugnio de Almeida

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

88

Planura, Reserva
ig alentejano, tinto, 2007

Reserva do Comendador
ig alentejano, branco, 2009

88

Blend Syrah. Granada intenso. Terroso, tostado e especiado, ainda nos bagos silvestres. Cativante. Fresco, elegante, com taninos de longa guarda. Prova grata.

Blend Anto Vaz. Amarelo mdio e citrino. Fruta tropical, mentas, casca de citrino, ameixa branca, madeira fresca e abaunilhada. Leve seiva. Expressivo. Arqueado, densidade mdia em linha com o final compacto, acidez natural.

A 14.0% E Filipe Sevinate Pinto P Unicer Vinhos

A 13.0% E Paulo Laureano e Rita Carvalho P Adega Mayor

216

217

88

Esporo S Syrah
ig alentejano, tinto, 2008

Herdade Grande, Colheita Seleccionada


ig alentejano, branco, 2009

88

Syrah Granada opaco e violceo. Madeira doce de coco, frutos vermelhos, cacau intenso, nota terrosa. Grande, mastigvel, sucroso, perfil australiano. Quente.

Anto Vaz e Arinto. Amarelo mdio. Madeira notada, com baunilha e medicinas. Frutos de pomar e algum tropical maduro. Leve melado. Cremoso, arqueado, sucroso, quase adocicado. Final longo e agridoce. Bom de mesa.

A 14.5% E David Baverstock P Esporo

A 13.5% E Lus Duarte P Herdade Grande

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

88

Quinta do Quetzal, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

Vinhas da Ira
ig alentejano, tinto, 2007

88

Anto Vaz. Amarelo mdio. Madeira notada, com baunilha e especiarias. Pomar maduro e fruta tropical. Arqueado, agridoce, volumoso, rico de texturas com final saudoso.

Blend Alicante Bouschet. Granada retinto. Frutos silvestres confitados, terroso, madeira especiada e doce, leve nota floral. Grande, carnudo, final de taninos por domar. Melhor na mesa.

A 14.0% E Rui Reguinga e Jos Portela P Quinta do Quetzal -Sociedade Agrcola

A 14.0% E Pedro Hiplito P Henrique Uva

218

219

88

Terrenus, Reserva
ig alentejano, tinto, 2007

Adega Cooperativa de Borba, Grande Reserva


do alentejo, tinto, 2007

88

Blend Grand Noir. Granada retinto. Madeira tostada fina, couro, frutos silvestres vivos, terroso e profundo. Arqueado, carnudo, taninos jovens de grande volume, final alongado.

Trincadeira e Alicante Bouschet. Granada retinto e violceo. Bombom de frutos vermelhos, madeira doce e especiada, mentas. Redondo, amplo, mastigvel, sucroso e alongado.

A 14.0% E Rui Reguinga P Rui Reguinga Enologia

A 14.5% E scar Gato P Adega Cooperativa de Borba

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

88

Mr, Premium
ig alentejano, tinto, 2007

Herdade do Peso, Colheita


do alentejo, tinto, 2007

88

Blend Alicante Bouschet. Granada intenso e violceo. Terroso, madeira escura de tosta e especiaria, seivoso e resinado, frutos silvestres vivos e leve couro. Grande, de cortar faca, final e acabamentos jovens.

Blend Aragonez. Granada intenso e violceo quase retinto. Terroso, notas de frutos vermelhos, leve flor de laranjeira, madeira de cacau e especiaria. Boca mastigvel, ampla, interminvel. Vinho superior.

A 14.5% E Carlos Rodrigues e Rui Reguinga P Sociedade Agrcola D. Diniz

A 14.5% E Miguel Pessanha P Sogrape Vinhos

220

221

88

Malhadinha
ig alentejano, tinto, 2008

Sexy
ig alentejano, ros, 2009

88

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso e violceo. Madeira doce e especiada. Cacau, frutos vermelhos vivos, cativante. Boca larga, de texturas medianas e bem proporcionadas. Sucroso, com taninos de boa evoluo.

Touriga Nacional e Aragonez. Rosa mdio com leve laranja. Frutos vermelhos mdios, leve fruta tropical. Cativante. Cremoso, elegante, vinho superior.

A 14.5% E Lus Duarte P Herdade da Malhadinha Nova

A 13.5% E Antnio Maanita P Fita Preta

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

88

Carmim, Alicante Bouschet


ig alentejano, tinto, 2008

Herdade dos Grous, Reserva


ig alentejano, tinto, 2008

87

Alicante Bouschet. Retinto e violceo. Madeira doce e de cedro muito bem agregada aos frutos vermelhos maduros. Boca grande, taninos de boa educao, guarda mdia garantida.

Blend Alicante Bouschet. Granada mdio e violceo. Tostados, mentolados fortes, fruta vermelha, muito especiado. Boca mais longa que larga, bem educada, consensual.

A 14.0% E Rui Veladas P Carmim

A 14.0% E Lus Duarte P Monte do Trevo

222

223

87

Alfaraz, Touriga Nacional


ig alentejano, tinto, 2008

HDL, Touriga Nacional


ig alentejano, tinto, 2009

87

Touriga Nacional. Granada mdio e violceo. Aroma com Touriga Nacional, floral, ctrico de bergamota, ameixa, madeira fresca. Boca elegante, fresca, com a irreverncia da juventude dos taninos. Bom de mesa.

Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Todo o esplendor floral da Touriga Nacional. Nota resinosa discreta e ameixa preta, por entre tostados. Boca amvel, do Sul, rica de esprito, com taninos jovens.

A 13.5% E Pedro Hiplito P Henrique Uva

A 14.5% E Antnio Saramago P Sociedade Agrcola Herdade dos Lagos

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

87

Conde dErvideira, Reserva


do alentejo, branco, 2009

Arinto da Peceguina
ig alentejano, branco, 2009

87

Anto Vaz. Amarelo mdio e citrino. Mentas, pastelaria doce, casca ctrica e algum tropical. Expressivo,cremoso e sucroso, algo linear mas de qualidade superior.

Arinto Amarelo mdio e citrino. Fruto ctrico, leve pastelaria doce e fruta tropical. Madeira fresca. Boca muito fresca, sucrosa, desenho atrevido, gastronmico e de boa guarda.

A 14.0% E Nlson Rolo P Ervideira, Soc. Agrcola

A 14.0% E Lus Duarte P Herdade da Malhadinha Nova SA

224

225

87

Mouras de Arraiolos, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

Montes Claros, Garrafeira


do alentejo, tinto, 2007

87

Blend Anto Vaz. Amarelo mdio e citrino. Pastelaria doce, mentas, frutas amarelas de caroo e tropicais. Aromas de madeira na boca sucrosa, de desenho fresco e longo. Amplitude mdia.

Blend Trincadeira. Granada intenso e violceo. Profundo de frutos vermelhos e ameixa preta. Madeira fresca e especiada. Blsamos extremes. Cativante.Amplo, taninos de boa educao, ainda jovens. Longo e agridoce.

A 13.5% E Jaime Quendera P Adega das Mouras de Arraiolos

A 14.0% E scar Gato P Adega Cooperativa de Borba

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

87

Touriga Nacional da Peceguina


ig alentejano, tinto, 2008

Vidigueira, Cinquentenrio
do alentejo, tinto, 2009

87

Touriga Nacional Granada intenso e violceo. Flor de laranjeira, frutos vermelhos, madeira doce e especiada. Grande, mastigvel, longo e com grato desenho fresco.

Aragonez (Tinta Roriz) e Trincadeira. Granada mdio. Mentolado extreme, frutos vermelhos levemente compotados, terroso, madeira especiada. Boca elegante, espacial, longa e de grande mesa.

A 14.0% E Lus Duarte P Herdade da Malhadinha Nova

A 14.5% E Joo Melcias P Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito

226

227

87

Cabernet Sauvignon da Peceguina


ig alentejano, tinto, 2008

.Beb
ig alentejano, tinto, 2008

87

Cabernet Sauvignon Granada intenso. Achocolatado, pimento vermelho, mentolado extreme, madeira especiada. Grande, mastigvel, longo e com grato desenho fresco.

Blend Alicante Bouschet. Granada mdio e violceo. Notas florais, de madeira fresca e doce, bagos vermelhos e ameixa. Muito cativante. Boca sedosa, arqueada, conversadora. Vinho superior.

A 14.0% E Lus Duarte P Herdade da Malhadinha Nova

A 14.0% E Susana Esteban P Tiago Mateus Cabao e Cabao

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

87

Monte da Ravasqueira
ig alentejano, branco, 2009

HFP, Reserva
ig alentejano, tinto, 2007

87

Blend Viognier. Amarelo claro e citrino. Pastelaria doce, nota mineral antes de fruta ctrica e tropical. Fino. Elegante, frescura correcta, sucroso e longo. Vinho maior.

Blend Touriga Nacional. Granada mdio. Intenso de apimentados e ameixa. Madeira fresca e doce. Expressivo. Boca ampla, sedosa, fresca, com longa vida. Prazeroso.

A 13.5% E Carlos Rodrigues e Rui Reguinga P Soc. Agr. D. Diniz

A 14.5% E Antnio Ventura P Herdade Fonte Paredes

228

229

87

Dona Maria
ig alentejano, tinto, 2007

Reguengos, Reserva
do alentejo, branco, 2009

87

Blend Aragonez. Granada mdio. Pimentos, madeira doce e fresca, ameixa preta e bago silvestre. Expressivo. Sucroso, textura aveludada e espacial. Longo e nobre.

Arinto e Anto Vaz. Amarelo mdio. Tostados presentes com notas de baunilha e moka. Ameixa e frutos brancos. Expressivo. Fresco, redondo, cremoso, final agridoce.

A 14.0% E Sandra Gonalves P Jlio Tassara Bastos

A 13.5% E Rui Veladas P Carmim

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

87

Rapariga da Quinta, Reserva


ig alentejano, tinto, 2008

Hereditas
ig alentejano, branco, 2009

86

Blend Syrah. Granada intenso e violceo. Madeira fresca e resinada, notas lcteas, ameixa preta e bagos, terroso. Arqueado, texturas mdias e vibrantes. Final austero, agridoce, com vocao de mesa.

Blend Arinto. Amarelo mdio citrino, leve tomateiro, madeira fresca e doce bem integrada, citrino e pomar branco. Arqueado, elegante, sucroso, frescura atrevida que suporta o prolongamento notado.

A 14.5% E Lus Duarte P Luis Duarte Vinhos

A 13.0% E Orlando Xarepe P Hereditas

230

231

86

Guadalupe, Selection
ig alentejano, branco, 2009

Olho de mocho, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

86

Anto Vaz. Amarelo palha mdio. Melados e confituras de pera e melo, mineral, madeira discreta. Cremoso, frescura bem agregada, textura de boa mesa.

Blend Anto Vaz. Amarelo claro e citrino. Casca ctrica, nota qumica passageira, apetrolado mineral, frutos brancos e leve oxidao doce. Denso e elegante, conversador, com acidez perfeita. Longo e grato.

A 13.0% E Rui Reguinga e Jos Portela P Quinta do Quetzal - Sociedade Agrcola

A 13.5% E Catarina Vieira e Antnio Ventura P Herdade do Rocim

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

86

Herdade de So Miguel, Escolha dos Enlogos


ig alentejano, tinto, 2009

Guadalupe, Selection
ig alentejano, tinto, 2008

86

Blend Touriga Franca. Granada intenso e violceo. Sucroso, mesmo adocicado, frutos vermelhos, leve apimentado e com especiaria. Boca redonda, muito jovem e bem desenhada. Final mdio de taninos maduros.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso. Mentolado, frutos vermelhos viosos, madeira fresca e especiada. Comercial. Boca arqueada, Bem desenhada, com taninos de uva e madeira que ampliam a linearidade do vinho.

A 13.5% E Nuno Franco e Paula Tordo P Casa Agrcola Alexandre Relvas

A 14.0% E Rui Reguinga e Jos Portela P Quinta do Quetzal - Sociedade Agrcola

232

233

86

Vega
ig alentejano, tinto, 2007

Herdade Pao do Conde, Reserva


ig alentejano, tinto, 2007

86

Blend Alicante Bouschet. Granada mdio. Mentolado extreme, complexidade de couro com ameixa-passa. Boca elegante, austera, fresca, com final mdio.

Blend Syrah. Granada mdio. Madeira doce e especiada, ameixa passa, confituras e leve nota seivosa. Elegante, acetinado, pronto a agradar.

A 13.5% E Jos Neiva Correia P DFJ - Vinhos

A 14.0% E Rui Reguinga P Sociedade Agrcola Encosta do Guadiana

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

86

Vila Santa, Reserva


ig alentejano, tinto, 2008

Solar dos Lobos, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

86

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada mdio e violceo. Ameixa preta, leve flor, mentol vivo, madeira discreta de tostados. Redondo, de dimenso mdia e grato prolongamento. Consensual.

Blend Chardonnay. Amarelo palha claro. Floral, pastelaria doce, ma e fruta tropical, expressivo. Denso, sucroso, acidez refrescada, final apenas mdio.

A 14.0% E Joo Portugal Ramos P Joo Portugal Ramos

A 14.0% E Susana Esteban P Silveira e Outros Lda

234

235

86

Cartuxa
do alentejo, branco, 2009

Esporo, Reserva
do alentejo, branco, 2009

86

Anto Vaz e Arinto. Amarelo mdio e citrino. Levemente seivoso, madeira discreta e fresca, ctrico e menos tropical. Sucroso, elegante, com acabamento mdio.

Blend Anto Vaz. Amarelo mdio com dourados. Madeira doce e mentas, pomar maduro, tropical, plen. Consensual. Redondo, sucroso, textura de algum volume. Comercial.

A 13.0% E Pedro Baptista P Fundao Eugnio de Almeida

A 14.5% E David Baverstock P Esporo SA

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

86

Herdade dos Grous, Reserva


ig alentejano, branco, 2009

Monte Seis Reis, Syrah


ig alentejano, tinto, 2007

86

Blend Anto Vaz. Amarelo mdio e citrino. Demasiado doce, mentas e infuses, alperce. Madeira de baunilha. Arqueado, sucroso, bem trabalhado. Ligeira falha de frescura natural.

Syrah. Granada intenso. Achocolatado, confitura dos frutos vermelhos. Terroso e profundo. Grande, sucroso, com taninos para boa evoluo.

A 14.5% E Lus Duarte P Monte do Trevo

A 14.5% E Lus Ramos de Carvalho O Sociedade Agrcola Monte Seis Reis

236

237

86

Adega de Borba, Premium


do alentejo, tinto, 2007

Conde dErvideira, Reserva


do alentejo, tinto, 2008

86

Blend Trincadeira. Granada mdio. Apimentado, madeira bem desenhada, com especiaria e cacau. Ameixa preta e cereja. Terroso e profundo. Boca de densidade mdia, frescura desenhada com atrevimento.

Blend Trincadeira. Granada mdio e violceo. Tostados presentes, apimentado e frutos vermelhos ainda vivos. Boca elegante, frescura bem desenhada, final mdio.

A 14.0% E scar Gato P Adega Cooperativa de Borba

A 13.0% E Nlson Rolo P Ervideira, Soc. Agrcola

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

86

Ravasqueira Flavours, Petit Verdot


ig alentejano, tinto, 2008

Reguengos, Reserva
do alentejo, tinto, 2007

86

Petit Verdot. Granada opaco e violceo. Seivoso, madeira fresca e especiada, terroso, bagos silvestres. Elegante, taninos de longevidade, conjunto por agregar, melhor na mesa.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada mdio. Resinado, tosta fresca antes de ameixa preta e bagos. Sucroso, elegante, frescura ideal, longo e muito bom de mesa.

A 14.0% E Rui Reguinga P Soc. Agrcola D. Diniz

A 14.0% E Rui Veladas P Carmim

238

239

86

Esporo TN Touriga Nacional


ig alentejano, tinto, 2008

Senses, Syrah
ig alentejano, tinto, 2009

86

Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Flores de Touriga Nacional, confitura de ameixa preta, madeira fresca e especiada, nota de doce de laranja. Aveludado, texturas ricas e taninos finos e maduros.

Syrah. Granada opaco e violceo. Cacau extreme, frutos vermelhos, madeira fresca e tostada. Grande, mastigvel, sucroso, taninos austeros de boa guarda.

A 14.5% E David Baverstock P Esporo SA

A 14.5% E scar Gato P Adega Cooperativa de Borba

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

86

Montefino, Reserva
ig alentejano, branco, 2009

Vidigueira, Cinquentenrio
alentejo doc, branco, 2009

86

Blend Arinto. Amarelo claro e citrino. Fruta de pomar, mineral, leve pastelaria doce e menta. Adocicado, redondo, cativante.

Anto Vaz e Perrum. Amarelo mdio dourado. Leve oxidao que lembra whisky. Laranja confitada, madeira especiada. Denso, fresco, longo. Vinho de amor e dio.

A 12.5% E Francisco Fino P Francisco B. Fino - Soc. Agrcola

A 13.5% E Joo Melcias P Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito

240

241

86

Anto Vaz da Peceguina


ig alentejano, branco, 2009

Mouras de Arraiolos, Grande Escolha


ig alentejano, tinto, 2007

86

Anto Vaz. Amarelo mdio e citrino. Casca ctrica entre frutos de pomar, leve seiva e menta, madeira discreta. Sucroso, amplo, frescura acertada, final agregado.

Blend Alicante Bouschet. Granada mdio e violceo. Profundo de frutos vermelhos, especiaria e blsamos frescos. Madeira tostada. Amplo, taninos de boa educao, ainda jovens. Propores mdias.

A 13.5% E Lus Duarte P Herdade da Malhadinha Nova

A 14.0% E Jaime Quendera P Adega das Mouras de Arraiolos

alentejo sul de portugal

sul de portugal alentejo

86

Horta da Palha, Touriga Nacional


ig alentejano, tinto, 2008

Fita Preta
ig alentejano, tinto, 2008

86

Touriga Nacional. Granada intenso e violceo. Seivoso, tostado de cacau, leve floral, bagos vermelhos vivos. Grande, mastigvel, fresco natural, taninos de longa guarda.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada intenso e violceo. Pastelaria doce, chocolate, madeira fresca, alicorado de ameixa, terroso. Sedoso, grande, final mdio.

A 14.0% E Frederico Falco P Fundao Abreu Callado

A 14.5% E Antnio Maanita P Fita Preta Vinhos

242

243

86

Mingorra
mesa, branco, 2009

ACR, Reserva
do alentejo, tinto, 2008

86

Smillon. Amarelo mdio com leve dourado. Ma madura, outros pomares, plen e leve caramelo e cola. Madeira doce. Adocicado, bom arco, mas longo do que largo, frescura irreverente mas bem-vinda.

Blend Trincadeira. Granada intenso e violceo. Frutos vermelhos confitados, profundo, madeira nobre, flores, expressivo. Amplo, arqueado, com vida larga.

A 14.0% E Pedro Hiplito P Henrique Jos de la Puente Sancho Uva

A 14.0% A Pedro Hiplito P Adega Cooperativa de Redondo

244

245

algarve

247

ANDREA MUCELLI

ALGARVE
Solo
So trs as zonas que compem o Algarve: a Norte, a Serra ergue-se dividida em acidentes geogrficos com 100-600m e macios de rochas magmticas at 902m. A Sul, o Barrocal - uma zona acidentada com vales declivosos onde sobressaem algumas cumeadas - apresenta altitudes de 100-300m e, rumo zona costeira, o solo do Litoral pouco acidentado e com uma altitude inferior a 100m. Solos mediterrnicos vermelhos de calcrio colorem o Interior e solos amarelos de arenitos e marga pontuam o Litoral. todo o distrito de Faro , provavelmente, a maior e melhor proposta de vinhos algarvios em unio com castas internacionais.

Clima
Destino turstico de eleio, o Algarve apresenta uma zona de veraneio com clima mediterrnico, influenciada pela agitao martima.

248

Vinha
Apesar de, nos tintos, a casta Negra Mole imperar na vinha velha, os vinhos DOC so marcados pela dominncia de Trincadeira e Castelo e, nos brancos, a Sria, a Arinto e a Malvasia Fina lideram. Os projectos mais recentes, apostando em vinha ao alto, elegem a tinta Aragons, a Touriga Nacional e a branca Verdelho, fundindo-as com as castas internacionais mais prestigiadas como Chardonnay e Syrah.

249

Homem
Aquando da ocupao muulmana, mais do que plantar a vinha, os rabes exportavam o vinho produzido e, aps a Reconquista, os cristos reforaram a produo e economia vitivincola algarvias. Mais prximo dos nossos dias, a distino de Denominao de Origem atribuda s Sub-Regies de Lagos, Lagoa, Portimo e Tavira sublinhou a importncia da produo ali desenvolvida. Numa perspectiva analtica, a presso urbanstica acabou por dissolver algumas destas zonas e, actualmente, apenas dois produtores representam comercialmente a regio: os DOC Portimo e os DOC Lagoa. A designao Regional Algarve que incorpora uvas plantadas em

algarve sul de portugal

sul de portugal algarve

91

Vida Nova, Reserva, Syrah & Aragonez


reg. algarve, tinto, 2008

Barranco Longo, Grande Escolha


reg. algarve, branco, 2009

88

Syrah e Aragonez (Tinta Roriz). Granada mdio a intenso e violceo. Madeira tostada e especiada, cacau muito presente, notas de Syrah, leve bacon e frutos vermelhos vivos. Nota mentolada. Amplo, textura ricas e amveis, taninos de fina educao ainda jovens. Espirituoso e bom de mesa.
a 14.5% e Max Birch e David Baverstock p Adega do Cantor

Blend Sauvignon Blanc. Amarelo mdio. Expressivo na folha do tomateiro, ctrico, leve lcteo e pastelaria doce. Fruta tropical. Cremoso, bem arqueado, com corpo e acabamento mdios e agregados. Bom de mesa.

a 13.0% e Rui Virgnia p Q B L Unipessoal

250

251

90

Vida Nova
reg. algarve, ros, 2009

Barranco Longo
reg. algarve, ros, 2009

88

Syrah e Aragonez (Tinta Roriz). Granada aguado com violceos. Frutos vermelhos mdios, leve apimentado, torrada e pastelaria doce. Sucroso, denso, texturas ricas, desenho de vocao gastronmica. Longo.

Blend Aragonez (Tinta Roriz). Granada aguado. Frutos vermelhos vivos, leve laranja confitada e pastelaria doce. Sucroso e denso, frescura bem acertada. Bom na mesa.

a 13.5% e Max Birch e David Baverstock p Adega do Cantor

a 12.7% e Rui Virgnia p Q B L Unipessoal

algarve sul de portugal

sul de portugal algarve

87

Barranco Longo, Reserva


reg. algarve, tinto, 2008

Barranco Longo, Reserva, Alicante Bouschet


reg. algarve, tinto, 2008

86

Blend Alicante Bouschet. Granada intenso e violceo. Terroso, frutos silvestres, cacau, tostados, especiaria apimentada. Amplo, carnudo, sucroso, quase agridoce, ainda por domar. Bom na mesa.

Alicante Bouschet. Granada intenso e violceo. Floral, frutos vermelhos a confitar, madeira adocicada, chocolate. Lembra Vintage. Arqueado, sedoso, sucroso, final de taninos dominantes.

a 14.5% e Rui Virgnia p Q B L Unipessoal

a 14.6% e Rui Virgnia p Q B L Unipessoal

252

253

86

Vida Nova, Verdelho & Arinto


reg. algarve, branco, 2009

Verdelho e Arinto. Amarelo claro e citrino. Leve melado, mais tropical do que ctrico e ma, pastelaria doce. Agridoce, redondo, mais longo do que largo.

a 14.0% e Max Birch e David Baverstock p Adega do Cantor

254

255

NDICE

257

NDICE 24 MELHORES

NDICE CLASSIFICAO

97

2009 Soalheiro, Primeiras Vinhas, Alvarinho

Minho T. Douro Alentejo T. Douro T. Douro T. Douro Alentejo T. Douro T. Douro T. Douro

Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto

24 78 192 79 78 79 192 81 80 80 44 82 56 83 81 193 194 24 131 130 130 194 193 82

93 93

2008 Casa Cadaval, Vinhas Velhas, Trincadeira 2008 Cortes de Cima, Homenagem a Hans Christian Andersen

Tejo Alentejo

Tinto Tinto

156 195

96 2007 Duas Quintas, Reserva Especial 96 2008 Marqus de Borba, Reserva 96 2008 Quinta da Romaneira, Reserva 96 2008 Quinta do Vallado, Reserva, Field Blend 95 95 95 95 2008 Batuta 2007 Esporo, Private Selection 2009 Meruge 2008 Pintas 2008 Quinta do Vale Meo

93 93

2009 D. Graa, Reserva, Vinhas Antigas 2008 Domingos Damasceno de Carvalho, Reserva Kol de Carvalho

T. Douro P. Setbal

Branco Tinto

83 174

93 93 93 93 93 93 93 93 92 92 92 92 92 92 92 92 92 92 92

2009 Malo Platinum, Reserva 2009 Maritvora, Reserva 2009 Muros Antigos, Alvarinho 2004 Quinta da Falorca, Lagar, Reserva 2009 Quinta de Simaens 2006 Quinta do Perdigo, Touriga Nacional 2008 Solar dos Lobos, Grande Escolha 2009 Terra dAlter, Reserva 2007 Abandonado 2009 Campolargo, Cercial 2009 Condessa de Santar 2008 Different Red 2007 Ex Aequo 2009 Grande Follies 2008 Herdade dos Grous, Moon Harvested 2009 Lus Pato, Vinha Formal 2009 Morgado de Santa Catherina 2005 Quinta da Falorca, Touriga Nacional 2009 Quinta do Boio, Reserva, Arinto

P. Setbal T. Douro Minho Do Beiro Minho Do Beiro Alentejo Alentejo T. Douro

Branco Branco Branco Tinto Branco Tinto Tinto Branco Tinto

174 84 25 131 25 132 196 195 85 45 132 156 58 45 197 44 57 133 56

258

95

94 2008 CC Campolargo 94 2008 Charme 94 2009 Chocapalha, Reserva 94 2008 Chryseia 94 2009 Cottas, Reserva 94 2007 J 94 2009 J M, Joaquim Madeira 94 2009 Muros de Melgao, Alvarinho 94 2008 Quinta da Fonte do Ouro, Reserva 94 2009 Quinta de Foz de Arouce 94 2007 Quinta de Lemos 94 2008 Scala Coeli 94 2009 Terrenus 94 2007 Trs Bagos, Grande Escolha

B. Bairradinas Tinto T. Douro Lisboa T. Douro T. Douro Alentejo Alentejo Minho Do Beiro Do Beiro Do Beiro Alentejo Alentejo T. Douro Tinto Branco Tinto Branco Tinto Branco Branco Tinto Branco Tinto Tinto Branco Tinto

259

B. Bairradinas Branco Do Beiro Tejo Lisboa Branco Tinto Tinto

B. Bairradinas Branco Alentejo Tinto

B. Bairradinas Branco Lisboa Do Beiro Lisboa Branco Tinto Branco

92 92 92 92 91 91 91 91 91 91 91 91 91 91 91

2007 Quinta do Carmo, Reserva 2006 Quinta do Monte DOiro, Reserva 2009 Redoma, Reserva 2009 Vila Santa, Reserva 2009 Altitude, Quinta de Pinhanos 2009 Aneto, Reserva 2005 Casa da nsua, Reserva 2009 Contacto, Alvarinho 2007 D. Graa, Grande Reserva 2007 Dona Berta, Grande Escolha 2008 Duorum, Reserva, Vinhas Velhas 2009 Encontro 1 2008 Esporo AB Alicante Boushet 2009 Herdade da Calada, Baron de B., Reserva 2009 Herdade do Perdigo, Reserva 2008 Herdade dos Grous, 23 Barricas 2008 Ikon, Touriga Nacional 2007 Inevitvel 2007 Margem Antigas, Reserva 2009 Morgadio da Torre, Alvarinho 2007 Palcio da Bacalha 2008 Pasmados 2009 Quinta de Carapeos, Espadeiro 2009 Quinta de Ventozelo 2009 Quinta do Cerrado, Encruzado 2008 Quinta do Crasto, Reserva, Vinhas Velhas 2008 Quinta do Noval 2009 Rolan, Alvarinho 2009 Scala Coeli 2008 Vale do Tua 2008 Vida Nova, Reserva, Syrah & Aragonez

Alentejo Lisboa T. Douro Alentejo Do Beiro T. Douro Do Beiro Minho T. Douro T. Douro T. Douro

Tinto Tinto Branco Branco Branco Branco Tinto Branco Tinto Tinto Tinto

197 57 84 196 133 86 134 27 86 87 89 46 199 198 199 198 157 200 88 26 175 175 27 89 134 85 87 26 200 88 250

91

2008 Viva Gomes

Lisboa T. Douro P. Setbal T. Douro Minho Alentejo T. Douro T. Douro T. Douro Alentejo Alentejo Tejo Alentejo Alentejo Alentejo Lisboa T. Douro Do Beiro Do Beiro T. Douro Alentejo Alentejo Do Beiro T. Douro Minho Do Beiro Lisboa T. Douro Alentejo

Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Branco Ros Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Branco Tinto Branco Tinto Tinto

58 94 176 93 29 201 91 91 90 204 202 157 201 202 203 59 92 135 137 94 204 205 136 95 29 136 59 92 203 46 135

90 2008 Baton 90 2007 Berardo, Reserva Familiar 90 2008 Borges, Reserva 90 2009 Casa da Tojeira 90 2008 Cortes de Cima, Petit Verdot 90 2007 D. Graa, Escolha, Virglio Loureiro 90 2009 Dona Berta, Reserva, Vinha Centenria 90 2009 Dona Berta, Reserva, Vinhas Velhas, Rabigato 90 2009 Dona Maria 90 2009 Esporo, Private Selection 90 2008 Falcoaria, Alicante Bouschet 90 2006 Herdade das Servas, Reserva 90 2007 Herdade do Gamito, Reserva 90 2007 Herdade Grande, Reserva 90 2008 Marco Velho, Escolha 90 2008 Maritvora, Reserva 90 2009 Pao dos Cunhas de Santar, Vinha do Contador 90 2008 Pedra Cancela 90 2008 Pintas, Character 90 2008 Plansel, Selecta, Touriga Franca 90 2009 Quatro Caminhos 90 2008 Quinta da Fata, Touriga Nacional 90 2008 Quinta da Fronteira, Grande Escolha 90 2009 Quinta de Gomariz, Loureiro 90 2007 Quinta de Lemos, Touriga Nacional 90 2008 Quinta do Monte DOiro, Madrigal 90 2007 Quinta do Portal, Grande Reserva 90 2007 Quinta do Quetzal, Reserva 90 2009 Quinta dos Abibes, Sublime 90 2009 Quinta dos Carvalhais, Encruzado

B. Bairradinas Branco Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Tejo Alentejo T. Douro Minho P. Setbal P. Setbal Minho T. Douro Do Beiro T. Douro T. Douro Minho Alentejo T. Douro Algarve Tinto Branco Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Ros Branco Branco Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto

260

91 91 91 91 91 91 91 91 91 91 91 91 91 91 91 91

261

B. Bairradinas Branco Do Beiro Branco

90 2008 Redoma 90 2009 Soalheiro, Alvarinho 90 2009 Solar de Serrade, Alvarinho 90 2008 Talentvs 90 2009 Tormes 90 n.d. Triunvirato N. 2

T. Douro Minho Minho T. Douro Minho

Tinto Branco Branco Tinto Branco

93 30 28 90 28 47 159 158 158 250 177 177 138 138 48 206 209 178 102 123 212 96 211 208 33 206 95 205 210 211

89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89

2008 Munda, Touriga Nacional 2007 Ninfa, Single Vineyard 2008 Outeiro 2008 Passadouro, Reserva 2009 Pra-Manca 2008 Plansel, Selecta, Touriga Nacional 2008 Poeira 2008 Portas do Maranho, Grande Escolha 2007 Preta 2009 Quinta da Bacalha 2008 Quinta da Leda 2009 Quinta da Romaneira

Do Beiro Tejo Alentejo T. Douro Alentejo Alentejo T. Douro Alentejo Alentejo P. Setbal T. Douro T. Douro

Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Ros Branco Branco Branco Branco Branco Tinto Tinto

139 159 207 98 209 212 99 207 213 176 97 102 32 30 101 31 137 100 210 47 100 99 98

B. Bairradinas Tinto Tejo Tejo Tejo Algarve P. Setbal P. Setbal Do Beiro Do Beiro Branco Tinto Branco Ros Tinto Tinto Tinto Branco

90 2009 Vale DAlgares 90 2008 Vale DAlgares, Selection 90 2009 Vale DAlgares, Selection 90 2009 Vida Nova 89 89 89 89 89 2008 Adega de Peges, Touriga Nacional 2008 Adega de Peges, Trincadeira 2007 Altitude, Quinta de Pinhanos 2009 Borges, Reserva 2007 Calda Bordaleza 2007 Casa de Santa Vitria, Cabernet Sauvignon 2009 Casa de Santa Vitria, Reserva 2008 Casa Ermelinda Freitas, Syrah 2009 Castello DAlba, Vinhas Velhas 2008 Cottas, Reserva 2009 Dona Maria 2009 Duas Quintas, Reserva 2007 Escultor 2009 Esporo V Verdelho 2009 Follies, Alvarinho 2009 Fonte Mouro, Colheita Seleccionada 2008 Grandes Quintas, Reserva 2006 Herdade das Servas, Touriga Nacional 2009 Malhadinha 2007 Marias da Malhadinha

2009 Quinta de Alderiz, Alvarinho, Colheita Seleccionada Minho 2009 Quinta de Carapeos, Alvarinho & Trajadura 2009 Quinta de La Rosa 2008 Quinta de Soalheiro, Reserva, Alvarinho 2009 Quinta do Cardo, Sria 2008 Quinta do Infantado, Reserva 2006 Quinta do Mouro 2009 Quinta do Ortigo, Sauvignon E Bical 2007 Quinta do Sagrado 2005 Quinta Dona Leonor, Grande Reserva 2008 Quinta Nova de N Senhora do Carmo, Grande Reserva Minho T. Douro Minho Do Beiro T. Douro Alentejo

B. Bairradinas Tinto Alentejo Alentejo P. Setbal T. Douro T. Douro Alentejo T. Douro Alentejo Alentejo Minho Alentejo T. Douro Alentejo Alentejo Alentejo Tinto Branco Tinto Branco Tinto Branco Branco Tinto Branco Branco Branco Tinto Tinto Branco Tinto

262

89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89 89

263

B. Bairradinas Branco T. Douro T. Douro T. Douro Tinto Tinto Tinto

89 89

2008 Quinta Vale D. Maria 2008 Quinta Vale de Fornos, Cabernet Sauvignon, Grande Escolha

T. Douro Tejo

Tinto Tinto

97 160

89 89 89

2009 Rolan, Colheita Seleccionada, Alvarinho 2005 So Domingos, Garrafeira 2008 Solar dos Lobos, Reserva

Minho

Branco

31 48 208

B. Bairradinas Tinto Alentejo Tinto

89 89 89 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88

2009 Terra a Terra, Reserva 2008 Vale DAlgares, D 2009 Vinha Antiga, Escolha, Alvarinho 2007 Adega Cooperativa de Borba, Grande Reserva 2008 Altano, Reserva 2009 Barranco Longo 2009 Barranco Longo, Grande Escolha 2008 C V 2009 Cabriz, Encruzado 2008 Carmim, Alicante Bouschet 2007 Cartuxa, Reserva 2009 Cunha Martins 2009 D. Graa, Viosinho, Reserva 2008 DFJ, Caladoc & Alicante Bouschet 2009 Elipse 2008 Esporo S Syrah 2009 Figueirinha, Reserva 2007 Follies, Touriga Nacional 2008 Herdade da Maroteira, Cem Reis, Reserva, Syrah 2009 Herdade de So Miguel, Touriga Franca 2007 Herdade do Peso, Colheita 2009 Herdade Grande, Colheita Seleccionada 2007 Hobby 2008 Malhadinha 2008 Marka, Reserva 2007 Mr, Premium 2009 Muros Antigos, Escolha, Loureiro 2007 Picos do Couto, Reserva 2007 Planura, Reserva

T. Douro Tejo Minho Alentejo T. Douro Algarve Algarve T. Douro Do Beiro Alentejo Alentejo Do Beiro T. Douro Lisboa T. Douro Alentejo Alentejo

Branco Tinto Branco Tinto Tinto Ros Branco Tinto Branco Tinto Tinto Branco Branco Tinto Branco Tinto Branco

96 160 32 219 105 251 251 104 139 222 215 141 109 61 107 216 213 49 214 214 221 217 215 220 106 220 34 142 216

88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88

2008 Quinta da Fonte do Ouro, Touriga Nacional 2007 Quinta da Gaivosa, Vinha de Lordelo 2009 Quinta da Lagoalva, Talho I 2009 Quinta das Lamelas, Reserva 2009 Quinta de Arcoss, Reserva 2008 Quinta de Carapeos, Reserva 2005 Quinta de Roriz, Reserva 2008 Quinta de S. Jos 2008 Quinta de Ventozelo, Grande Reserva 2009 Quinta do Cerrado, Malvasia Fina 2009 Quinta do Gradil, Reserva 2007 Quinta do Monte DOiro, Syrah 2009 Quinta do Perdigo 2008 Quinta do Pinto 2009 Quinta do Quetzal, Reserva 2009 Quinta do Valdoeiro 2009 Quinta do Vallado, Reserva 2009 Quinta Lagoalva de Cima, Reserva, Arinto & Chardonnay

Do Beiro T. Douro Tejo T. Douro T. Douro Minho T. Douro T. Douro T. Douro Do Beiro Lisboa Lisboa Do Beiro Lisboa Alentejo

Tinto Tinto Branco Branco Branco Branco Tinto Tinto Tinto Branco Branco Tinto Ros Branco Branco

140 104 161 107 108 33 103 106 105 141 60 61 140 60 218 49 103 161

264

88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88 88

B. Bairradinas Branco T. Douro Tejo Branco Branco

265

B. Bairradinas Tinto Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo T. Douro Alentejo Minho Do Beiro Alentejo Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto

88 88 88 88 88 88 88 87 87 87

2009 Reserva do Comendador 2009 Sexy 2007 S, Touriga Nacional 2009 Tapada dos Monges, Alvarinho 2007 Terrenus, Reserva 2009 V Z 2007 Vinhas da Ira 2008 . Beb 2008 Adega de Peges, Alicante Bouschet 2008 Alfaraz, Touriga Nacional

Alentejo Alentejo P. Setbal Minho Alentejo T. Douro Alentejo Alentejo P. Setbal Alentejo

Branco Ros Tinto Branco Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto

217 221 178 34 218 108 219 227 181 222

87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87

2009 Arinto da Peceguina 2009 zeo, Reserva 2008 Barranco Longo, Reserva 2007 Borges, Colheita Tardia 2008 Cabernet Sauvignon da Peceguina 2008 Casa Ermelinda Freitas, Cabernet Sauvignon 2008 Casa Ermelinda Freitas, Trincadeira 2007 Castelinho, Premium 2009 Catarina 2007 Chrestus 2009 Clemen, Reserva 2007 Companhia das Lezrias, Reserva 2008 Companhia das Lezrias, Touriga Nacional 2009 Conde DErvideira, Reserva 2009 DFJ, Alvarinho & Chardonnay 2007 Dona Maria 2008 Encosta do Sobral, Reserva 2009 Follies, Maria Gomes & Chardonnay 2008 Fonte das Moas 2007 Grandj, Late Harvest 2009 HDL, Touriga Nacional 2008 Herdade dos Grous, Reserva 2007 HFP, Reserva 2008 Labrador, Cabernet Sauvignon 2007 M Partilha, Merlot 2009 Marka 2009 Monte da Ravasqueira 2007 Montes Claros, Garrafeira 2009 Mouras de Arraiolos, Reserva 2009 Munda, Encruzado

Alentejo T. Douro Algarve Do Beiro Alentejo P. Setbal P. Setbal T. Douro P. Setbal T. Douro Minho Tejo Tejo Alentejo Lisboa Alentejo Tejo

Branco Branco Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Branco Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto

61 111 252 142 226 181 179 115 179 110 35 163 163 224 63 228 164 50 64 109 223 223 229 112 180 114 228 225 224 143

87 87 87 87 87 87

2009 Muros Antigos, Escolha 2008 Mutante 2007 Mythos 2007 Ppa, VV 2009 PV, Touriga Nacional 2008 Quinta da Alorna, Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon, Reserva

Minho T. Douro Tejo T. Douro T. Douro Tejo

Branco Tinto Tinto Tinto Ros Tinto

36 113 162 110 115 162

87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87

2008 Quinta da Bacalha 2007 Quinta de Baixo, Private Collection 2008 Quinta de Chocapalha, Cabernet Sauvignon 2007 Quinta de Lemos, Jan 2009 Quinta de Santa Cristina 2008 Quinta do Boio, Special Selection, Old Vineyards 2009 Quinta do Cro, Encruzado 2008 Quinta do Couquinho, Reserva, Touriga Nacional 2009 Quinta do Mondego 2008 Quinta do Noval, Touriga Nacional 2009 Quinta do Pinto, Sauvignon Blanc 2009 Quinta do Portal, Tinta Roriz 2008 Rapariga da Quinta, Reserva 2009 Reguengos, Reserva 2009 Senhor DAdraga 2008 Touriga Nacional da Peceguina 2007 Vale da Mata, Reserva 2009 Vidigueira, Cinquentenrio 2007 Vinha de Mazouco, Reserva

P. Setbal

Tinto

180 50 65 144 35 62 164 111 143 112 63 114 230 239 62 226 64 227 113 243 236 182 186

B. Bairradinas Tinto Lisboa Do Beiro Minho Lisboa Tejo T. Douro Do Beiro T. Douro Lisboa T. Douro Alentejo Alentejo Lisboa Alentejo Lisboa Alentejo T. Douro Alentejo Alentejo P. Setbal P. Setbal Tinto Tinto Branco Branco Branco Tinto Ros Tinto Branco Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Branco

266

87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87 87

267

B. Bairradinas Branco Lisboa T. Douro Alentejo Alentejo Alentejo T. Douro P. Setbal T. Douro Alentejo Alentejo Alentejo Do Beiro Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Branco Tinto Branco Branco

86 2008 ACR, Reserva 86 2007 Adega de Borba, Premium 86 2009 Adega de Peges, Arinto & Chardonnay 86 2009 Adega de Peges, Colheita Seleccionada

86 2009 Adega de Penalva 86 2008 Adega de Penalva, Touriga Nacional 86 2009 Ameias, Cabernet Sauvignon 86 2009 Ameias, Syrah 86 2009 Anto Vaz da Peceguina 86 2009 zeo, Rabigato 86 2008 Barranco Longo, Reserva, Alicante Bouschet 86 2008 Borges, Reserva 86 2009 Brido, Clssico 86 2009 Cartuxa 86 2008 Casa da nsua 86 2008 Casa Ermelinda Freitas, Alicante Bouschet 86 2008 Casa Ermelinda Freitas, Aragons

Do Beiro Do Beiro P. Setbal P. Setbal Alentejo T. Douro Algarve Do Beiro Tejo Alentejo Do Beiro P. Setbal P. Setbal

Ros Tinto Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto Branco Branco Branco Tinto Tinto Branco Tinto Branco Tinto Branco Tinto Branco Tinto Tinto Ros Branco

147 145 186 185 240 121 253 146 166 234 144 187 185 183 165 65 237 116 117 123 118 68 183 182

86 2008 Follies, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 86 2008 GrandArte, Alicante Bouschet 86 2008 GrandArte, Shiraz 86 2009 Guadalupe, Selection 86 2008 Guadalupe, Selection 86 2008 Hb, Reserva, Touriga Nacional. 86 2009 Herdade de So Miguel, Escolha dos Enlogos 86 2009 Herdade dos Grous, Reserva 86 2007 Herdade Pao do Conde, Reserva 86 2009 Hereditas 86 2009 Hobby 86 2008 Horta da Palha, Touriga Nacional 86 2008 Labrador, Syrah 86 2008 Lagares do Cerrado, Grande Escolha, Touriga Nacional 86 2009 Mingorra 86 2008 Malo Platinum, Reserva 86 2009 Marqus de Marialva, Maria Gomes 86 2008 MaximuS 86 2007 Monte Seis Reis, Syrah 86 2009 Montefino, Reserva 86 2007 Mouras de Arraiolos, Grande Escolha 86 2009 Olho de Mocho, Reserva 86 2007 Passagem, Reserva 86 2009 P de Poeira

B. Bairradinas Tinto Lisboa Lisboa Alentejo Alentejo Lisboa Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Tejo Alentejo T. Douro Do Beiro Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Branco Branco Tinto Tinto Tinto

51 69 69 230 233 68 232 236 233 231 167 242 117 146

86 2009 Casa Ermelinda Freitas, Sauvignon Blanc & Verdelho P. Setbal 86 2008 Casal da Coelheira, Reserva Tejo Lisboa Alentejo T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro Lisboa

268

86 2007 Cha do Prado, Colheita Tardia 86 2008 Conde DErvideira, Reserva 86 2009 Consensual, Reserva 86 2007 Consensual, Top Premium 86 2009 Curva, Reserva 86 2008 Dados, Reserva 86 2008 DFJ, Tinta Roriz & Merlot

Mesa P. Setbal

Branco Tinto

242 184 51 165 237 240 241 231 119 124 120 119 118 66 121

269

B. Bairradinas Branco Tejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro Lisboa T. Douro Tinto Tinto Branco Tinto Branco Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Branco Tinto

86 2009 Domingos Soares Franco, Coleco Privada, Malbec P. Setbal 86 2009 Domingos Soares Franco, Coleco Privada, Verdelho 86 2008 Dona Ermelinda, Reserva 86 2009 Encosta Longa, Reserva 86 2008 Esporo Tn Touriga Nacional 86 2009 Esporo, Reserva 86 2008 Fita Preta P. Setbal T. Douro Alentejo Alentejo Alentejo P. Setbal

Tinto Branco Tinto Branco Tinto

187 122 238 235 243

86 2008 Poas, Reserva 86 2007 Ppa, Tr 86 2008 Post Scriptum de Chryseia 86 2009 Prova Rgia, Premium, Arinto 86 2008 Quinta da Fronteira, Reserva

86 2009 Quinta da Lagoalva 86 2007 Quinta de Arcoss, Reserva 86 2009 Quinta de SantAna, Ferno Pires 86 2007 Quinta do Alm-Tanha, Grande Reserva 86 2007 Quinta do Escudial, Reserva, Vinhas Velhas 86 2009 Quinta do Gradil, Touriga Nacional & Syrah 86 2009 Quinta do Minho 86 2009 Quinta do Perdigo, Reserva 86 2008 Ramos Pinto, Collection 86 2008 Ravasqueira Flavours, Petit Verdot 86 2007 Reguengos, Reserva 86 2007 Senhor DAdraga 86 2009 Senses, Syrah 86 2007 S, Syrah 86 2009 Solar dos Lobos, Reserva

Tejo T. Douro Lisboa T. Douro Do Beiro Lisboa Minho Do Beiro T. Douro Alentejo Alentejo Lisboa Alentejo P. Setbal Alentejo Minho Minho Tejo T. Douro Alentejo Algarve Alentejo Alentejo T. Douro

Ros Tinto Branco Tinto Tinto Ros Branco Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Branco Branco Branco Tinto Branco Branco Tinto Branco

166 124 66 116 147 67 36 145 120 238 239 67 239 184 235 37 37 167 123 232 252 241 234 122

270

86 2009 Tapada dos Monges, Escolha, Vinho 86 2009 Touquinheiras, Alvarinho 86 2009 Vale de Lobos 86 2009 Vallado, Moscatel Galego 86 2007 Vega 86 2009 Vida Nova, Verdelho & Arinto 86 2009 Vidigueira, Cinquentenrio 86 2008 Vila Santa, Reserva 86 2009 Vinha Grande

271

S PORTAS DO GUIA
2008 Adega Coop. de Borba, Reserva 2009 Afros, Loureiro 2009 Afros, Vinho 2009 Alfaraz, Reserva 2009 Antnio Futuro 2008 Cartuxa 2008 Chocapalha Reserva 2007 Crasto, Superior 2008 Dona Maria, Petit Verdot 2009 Ervideira, Perrum 2008 Esporo, Reserva 2009 Grandes Quintas Alentejo V. Verde V. Verde Alentejo V. Verde Alentejo Lisboa Douro Alentejo Alentejo Alentejo Douro Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Algarve Alentejo Alentejo Alentejo Douro Alentejo P. Setbal V. Verde V. Verde Douro Lisboa Tinto Branco Tinto Branco Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Branco Branco Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Ros Branco Tinto Tinto Branco Ros Tinto Branco 2007 Quinta do Cacho, Grande Escolha 2009 Quinta do Carmo 2008 Quinta do Infantado 2005 Quinta dos Poos, Reserva 2008 R de Romaneira 2009 Tapada dos Monges, Escolha 2007 Trepa 2009 Vale dos Barris, Syrah, Colheita Seleccionada 2009 Van Zellers 2008 Van Zellers, Reserva 2008 Van Zellers, Rufo Douro Alentejo Douro Douro Douro V. Verde Mesa P. Setbal Douro Douro Douro Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Branco Tinto Tinto

272

2009 Herdade da Maroteira, Cem Reis 2009 Herdade de So Miguel Tinto Co 2007 Hereditas, Reserva 2007 J M Joaquim Madeira 2009 Marqus Dos Vales, Grace Vineyard 2007 Monte Seis Reis, Reserva 2007 Mouras De Arraiolos, Reserva 2009 Olho De Mocho 2009 Passagem The Crossing 2008 Pequeno Joo 2008 Periquita, Superyor 2009 Portal do Fidalgo, Alvarinho 2009 Qg, Quinta De Gomariz 2007 Quinta da Costa Das Aguaneiras 2009 Quinta de SantAna, Riesling

273

NDICE REMISSIVO
MINHO 90 2009 Casa da Tojeira 87 91 89 91 93 87 88 2009 Clemen, Reserva 2009 Contacto, Alvarinho 2009 Follies, Alvarinho 2009 Morgadio da Torre, Alvarinho 2009 Muros Antigos, Alvarinho 2009 Muros Antigos, Escolha 2009 Muros Antigos, Escolha, Loureiro Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Tinto Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco 29 35 27 33 26 25 36 34 24 32

90 2009 Tormes 86 2009 Touquinheiras, Alvarinho 89 2009 Vinha Antiga, Escolha BEIRAS BAIRRADINAS 89 92 2007 Calda Bordaleza 2009 Campolargo, Cercial

Minho Minho Minho

Branco Branco Branco

28 37 32

B. Bairradinas Tinto B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Tinto B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Tinto B. Bairradinas Tinto B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Tinto B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Branco B. Bairradinas Tinto B. Bairradinas Tinto

48 45 44 46 50 49 51 45 44 51 50 47 49 46 48 47

94 2008 CC Campolargo 91 87 88 2009 Encontro 1 2009 Follies, Maria Gomes & Chardonnay 2007 Follies, Touriga Nacional

86 2008 Follies, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 92 92 2009 Grande Follies 2009 Lus Pato, Vinha Formal

94 2009 Muros de Melgao, Alvarinho 89 2009 Quinta de Alderiz, Alvarinho, Colheita Seleccionada

86 2009 Marqus de Marialva, Maria Gomes 87 2007 Quinta de Baixo, Private Collection 2009 Quinta do Ortigo, Sauvignon e Bical 2009 Quinta do Valdoeiro

274

89 91 88

2009 Quinta de Carapeos, Alvarinho & Trajadura 2009 Quinta de Carapeos, Espadeiro 2008 Quinta de Carapeos, Reserva

Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho Minho

Branco Ros Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco Branco Tinto

30 27 33 29 35 25 31 36 26 31 30 24 28 34 37

89 88

275

90 2009 Quinta dos Abibes, Sublime 89 2005 So Domingos, Garrafeira Triunvirato n. 2 LISBOA 86 2007 Cho do Prado, Colheita Tardia 94 2009 Chocapalha, Reserva 87 88 2009 DFJ, Alvarinho & Chardonnay 2008 DFJ, Caladoc & Alicante Bouschet

90 2009 Quinta de Gomariz, Loureiro 87 93 89 2009 Quinta de Santa Cristina 2009 Quinta de Simaens 2008 Quinta de Soalheiro, Reserva, Alvarinho

90 n.d.

Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa

Branco Branco Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto

65 56 63 61 68 58 64 69 69

86 2009 Quinta do Minho 91 89 2009 Rolan, Alvarinho 2009 Rolan, Colheita Seleccionada, Alvarinho

90 2009 Soalheiro, Alvarinho 97 2009 Soalheiro, Primeiras Vinhas

86 2008 DFJ, Tinta Roriz & Merlot 92 87 2007 Ex quo 2008 Fonte das Moas

90 2009 Solar de Serrade, Alvarinho 88 2009 Tapada dos Monges, Alvarinho

86 2008 Grandarte, Alicante Bouschet 86 2008 Grandarte, Shiraz

86 2009 Tapada dos Monges, Escolha, Vinho

86 2008 HB, Reserva, Touriga Nacional 90 2008 Marco Velho, Escolha 92 2009 Morgado de Santa Catherina

Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa

Tinto Tinto Branco Branco Tinto Branco Branco Branco Branco Ros Branco Tinto Tinto Branco Branco Branco Tinto Tinto Branco

68 59 57 66 65 66 56 62 60 67 59 57 61 60 63 62 67 64 58

94 2008 Charme 87 2007 Chrestus

T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro

Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Branco Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto Branco Branco Branco Tinto Tinto Branco Branco Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Branco

82 110 83 116 117 81 101 123 104 91 86 83 109 118 87 91 90 96 78 89 107 122 95 109 112 117 88 84 92 114

94 2008 Chryseia 86 2009 Consensual, Reserva 86 2007 Consensual, Top Premium 94 2009 Cottas, Reserva 89 2008 Cottas, Reserva

86 2009 Prova Rgia, Premium, Arinto 87 2008 Quinta de Chocapalha, Cabernet Sauvignon

86 2009 Quinta de Santana, Ferno Pires 92 87 88 2009 Quinta do Boio, Reserva, Arinto

2008 Quinta do Boio, Special Selection, Old Vineyards Lisboa 2009 Quinta do Gradil, Reserva Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa Lisboa

86 2009 Curva, Reserva 88 2008 CV

86 2009 Quinta do Gradil, Touriga Nacional & Syrah 90 2008 Quinta do Monte dOiro, Madrigal 92 88 88 87 2006 Quinta do Monte dOiro, Reserva 2007 Quinta do Monte dOiro, Syrah 2008 Quinta do Pinto 2009 Quinta do Pinto, Sauvignon Blanc 2009 Senhor dAdraga

90 2007 D. Graa, Escolha, Virglio Loureiro 91 93 88 2007 D. Graa, Grande Reserva 2009 D. Graa, Reserva, Vinhas Antigas 2009 D. Graa, Viosinho, Reserva

86 2008 Dados, Reserva 91 2007 Dona Berta, Grande Escolha

276

87

90 2009 Dona Berta, Reserva, Vinha Centenria 90 2009 Dona Berta, Reserva, Vinhas Velhas, Rabigato 89 2009 Duas Quintas, Reserva

277

86 2007 Senhor dAdraga 87 91 2007 Vale da Mata, Reserva 2008 Viva Gomes TERRAS DO DOURO 92 88 91 2007 Abandonado 2008 Altano, Reserva 2009 Aneto, Reserva

96 2007 Duas Quintas, Reserva Especial 91 2008 Duorum, Reserva, Vinhas Velhas 2009 Elipse

T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro

Tinto Tinto Branco Branco Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Branco

85 105 86 121 111 94 79 93 115 102

88

86 2009 Encosta longa, Reserva 89 87 87 2008 Grandes Quintas, Reserva 2007 Grandj, Late Harvest 2008 Labrador, Cabernet Sauvignon

86 2009 zeo, Rabigato 87 2009 zeo, Reserva

90 2008 Baton 95 2008 Batuta

86 2008 Labrador, Syrah 91 93 2007 Margem Antigas, Reserva 2009 Maritvora, Reserva

90 2008 Borges, Reserva 87 89 2007 Castelinho, Premium 2009 Castello dAlba, Vinhas Velhas

90 2008 Maritvora, Reserva 87 2009 Marka

88 95 87 89

2008 Marka, Reserva 2009 Meruge 2008 Mutante 2008 Passadouro, Reserva

T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro

Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Ros Tinto Tinto Tinto Tinto Ros Tinto Branco Branco Tinto Branco Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto

106 81 113 98 119 80 94 124 120 99 119 110 118 115 95 121 104 97 102 79 107 108 124 101 103 106 89 105 116 111

91 89 91 87

2008 Quinta do Crasto, Reserva, Vinhas Velhas 2008 Quinta do Infantado, Reserva 2008 Quinta do Noval 2008 Quinta do Noval, Touriga Nacional

T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro

Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto

85 100 87 112 92 114 100 80 103 78 99 98

86 2007 Passagem, Reserva 95 2008 Pintas

90 2007 Quinta do Portal, Grande Reserva 87 89 95 88 2009 Quinta do Portal, Tinta Roriz 2007 Quinta do Sagrado 2008 Quinta do Vale Meo 2009 Quinta do Vallado, Reserva

90 2008 Pintas, Character 86 2009 P de Poeira 86 2008 Poas, Reserva 89 2008 Poeira

96 2008 Quinta do Vallado, Reserva, Field Blend 89 89 2005 Quinta Dona Leonor, Grande Reserva 2008 Quinta Nova de N Senhora do Carmo, Grande Reserva 89 2008 Quinta Vale D. Maria

86 2007 Ppa, TR 87 2007 Ppa, VV

86 2008 Post Scriptum De Chryseia 87 2009 PV, Touriga Nacional

T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro T. Douro

Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Branco Tinto Tinto Branco Tinto Branco Branco

97 120 93 84 90 96 82 88 123 113 122 108

90 2008 Quinta da Fronteira, Grande Escolha

86 2008 Ramos Pinto, Collection 90 2008 Redoma 92 2009 Redoma, Reserva

278

86 2008 Quinta da Fronteira, Reserva 88 89 89 2007 Quinta da Gaivosa, Vinha de Lordelo 2008 Quinta da Leda 2009 Quinta da Romaneira

279

90 2008 Talentvs 89 2009 Terra a Terra, Reserva

96 2008 Quinta da Romaneira, Reserva 88 88 2009 Quinta das Lamelas, Reserva 2009 Quinta de Arcoss, Reserva

94 2007 Trs Bagos, Grande Escolha 91 2008 Vale do Tua

86 2009 Vallado, Moscatel Galego 87 2007 Vinha de Mazouco, Reserva

86 2007 Quinta de Arcoss, Reserva 89 88 88 91 88 2009 Quinta de la Rosa 2005 Quinta de Roriz, Reserva 2008 Quinta de S. Jos 2009 Quinta de Ventozelo 2008 Quinta de Ventozelo, Grande Reserva

86 2009 Vinha Grande 88 2009 VZ DO BEIRO 86 2009 Adega de Penalva 86 2008 Adega de Penalva, Touriga Nacional 91 89 2009 Altitude, Quinta de Pinhanos 2007 Altitude, Quinta de Pinhanos

Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro

Ros Tinto Branco Tinto

147 145 133 138

86 2007 Quinta do Alm-Tanha, Grande Reserva 87 2008 Quinta do Couquinho, Reserva, Touriga Nacional

87 89

2007 Borges, Colheita Tardia 2009 Borges, Reserva

Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro

Branco Branco Tinto Branco Branco Tinto Branco Branco Tinto

142 138 146 139 144 134 132 141 146

86 2009 Quinta do Perdigo, Reserva 93 2006 Quinta do Perdigo, Touriga Nacional

Do Beiro Do Beiro Do Beiro

Branco Tinto Branco

145 132 135

86 2008 Borges, Reserva 88 2009 Cabriz, Encruzado

90 2009 Quinta dos Carvalhais, Encruzado TEJO 86 2009 Brido, Clssico 93 2008 Casa Cadaval, Vinhas Velhas, Trincadeira

86 2008 Casa da nsua 91 92 88 2005 Casa da nsua, Reserva 2009 Condessa de Santar 2009 Cunha Martins

Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo Tejo

Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto

166 156 165 163 163 156 164 157 167 157 165 162 159 162

86 2008 Casal da Coelheira, Reserva 87 87 92 2007 Companhia das Lezrias, Reserva 2008 Companhia das Lezrias, Touriga Nacional 2008 Different Red 2008 Encosta do Sobral, Reserva

86 2008 Lagares do Cerrado, Grande Escolha, Touriga Nacional 87 89 2009 Munda, Encruzado 2008 Munda, Touriga Nacional

Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro Do Beiro

Branco Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Branco Branco Branco Tinto Ros Ros

143 139 135 137 142 131 133 136 131 140 130 130 144 136 137 134 141 147 143 140

87

90 2008 Falcoaria, Alicante Bouschet 86 2009 Hobby 91 2008 Ikon, Touriga Nacional

90 2009 Pao dos Cunhas de Santar, Vinha do Contador 90 2008 Pedra Cancela 88 2007 Picos do Couto, Reserva 2004 Quinta da Falorca, Lagar, Reserva 2005 Quinta da Falorca, Touriga Nacional

86 2008 Maximus 87 89 87 2007 Mythos 2007 Ninfa, Single Vineyard 2008 Quinta da Alorna, Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon, Reserva 86 2009 Quinta da Lagoalva 88 87 88 2009 Quinta da Lagoalva, Talho I 2009 Quinta do Cro, Encruzado 2009 Quinta Lagoalva de Cima, Reserva, Arinto & Chardonnay 89 2008 Quinta Vale de Fornos, Cabernet Sauvignon, Grande Escolha 90 2009 Vale dAlgares 89 2008 Vale dAlgares, D

280

93 92

281

90 2008 Quinta da Fata, Touriga Nacional 94 2008 Quinta da Fonte do Ouro, Reserva 88 2008 Quinta da Fonte do Ouro, Touriga Nacional

Tejo Tejo Tejo Tejo

Ros Branco Branco Branco

166 161 164 161

94 2009 Quinta de Foz de Arouce 94 2007 Quinta de Lemos 87 2007 Quinta de Lemos, Jan

90 2007 Quinta de Lemos, Touriga Nacional 89 91 88 2009 Quinta do Cardo, Sria 2009 Quinta do Cerrado, Encruzado 2009 Quinta do Cerrado, Malvasia Fina

Tejo

Tinto

160

Tejo Tejo Tejo Tejo

Branco Tinto Tinto Branco

159 160 158 158

86 2007 Quinta do Escudial, Reserva, Vinhas Velhas 87 88 2009 Quinta do Mondego 2009 Quinta do Perdigo

90 2008 Vale dAlgares, Selection 90 2009 Vale dAlgares, Selection

86 2009 Vale de Lobos PENNSULA DE SETBAL 87 2008 Adega de Peges, Alicante Bouschet

Tejo

Branco

167

89 87

2009 Quinta da Bacalha 2008 Quinta da Bacalha

P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal

Branco Tinto Tinto Tinto

176 180 184 178

P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal

Tinto Branco Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco

181 182 186 177 177 186 185 176 187 185 181

86 2007 S, Syrah 88 2007 S, Touriga Nacional ALENTEJO 87 2008 .Beb

86 2009 Adega de Peges, Arinto & Chardonnay 86 2009 Adega de Peges, Colheita Seleccionada 89 89 2008 Adega de Peges, Touriga Nacional 2008 Adega de Peges, Trincadeira

Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo

Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto

227 243 219 236 222 240 225 226 222 234 215 206 209 224 237 195

86 2008 Acr, Reserva 88 2007 Adega Cooperativa de Borba, Grande Reserva

86 2009 Ameias, Cabernet Sauvignon 86 2009 Ameias, Syrah 90 2007 Berardo, Reserva Familiar 86 2008 Casa Ermelinda Freitas, Alicante Bouschet 86 2008 Casa Ermelinda Freitas, Aragons 87 2008 Casa Ermelinda Freitas, Cabernet Sauvignon

86 2007 Adega de Borba, Premium 87 2008 Alfaraz, Touriga Nacional

86 2009 Anto Vaz da Peceguina 87 87 88 2009 Arinto da Peceguina 2008 Cabernet Sauvignon da Peceguina 2008 Carmim, Alicante Bouschet

86 2009 Casa Ermelinda Freitas, Sauvignon Blanc & Verdelho

183 P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal Tinto Tinto Branco Tinto 178 179 179 174

86 2009 Cartuxa 88 89 89 87 2007 Cartuxa, Reserva 2007 Casa de Santa Vitria, Cabernet Sauvignon 2009 Casa de Santa Vitria, Reserva 2009 Conde dErvideira, Reserva

282

89 87 87 93

2008 Casa Ermelinda Freitas, Syrah 2008 Casa Ermelinda Freitas, Trincadeira 2009 Catarina 2008 Domingos Damasceno de Carvalho, Reserva Kol de Carvalho

283

86 2008 Conde dErvideira, Reserva P. Setbal Ros 183 93 2008 Cortes de Cima, Homenagem a Hans Christian Andersen P. Setbal Branco 182 90 2008 Cortes de Cima, Petit Verdot 90 2009 Dona Maria P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal P. Setbal Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto 187 180 174 184 175 175 89 87 89 91 88 2009 Dona Maria 2007 Dona Maria 2007 Escultor 2008 Esporo AB Alicante Boushet 2008 Esporo S Syrah

86 2009 Domingos Soares Franco, Coleco Privada, Malbec 86 2009 Domingos Soares Franco, Coleco Privada, Verdelho 86 2008 Dona Ermelinda, Reserva 87 93 2007 M Partilha, Merlot 2009 Malo Platinum, Reserva

Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo

Tinto Ros Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto

201 204 212 228 211 199 216 238

86 2008 Malo Platinum, Reserva 91 91 2007 Palcio da Bacalha 2008 Pasmados

86 2008 Esporo TN Touriga Nacional

89 95

2009 Esporo V Verdelho 2007 Esporo, Private Selection

Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo

Branco Tinto Branco Branco Branco Tinto Branco Branco Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto

208 192 202 235 213 243 206 230 233 223 198 214 201 205 232 214 202 199 221 198 197 223 236 217 203 233 231 229 215 242

91

2007 Inevitvel

Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Mesa Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo

Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto Tinto Branco Branco Tinto Branco Tinto Tinto Branco Tinto Branco Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto Tinto Branco Tinto Tinto

200 193 194 210 220 211 192 242 228 237 240 225 241 224 220 231 207 209 204 212 216 207 213 205 197 210 203 218 230 238

94 2007 J 94 2009 J M, Joaquim Madeira 89 88 89 2009 Malhadinha 2008 Malhadinha 2007 Marias da Malhadinha

90 2009 Esporo, Private Selection 86 2009 Esporo, Reserva 88 2009 Figueirinha, Reserva

86 2008 Fita Preta 89 2009 Fonte Mouro, Colheita Seleccionada

96 2008 Marqus de Borba, Reserva 86 2009 Mingorra 87 2009 Monte da Ravasqueira

86 2009 Guadalupe, Selection 86 2008 Guadalupe, Selection 87 91 88 2009 HDL, Touriga Nacional 2009 Herdade da Calada, Baron de B., Reserva 2008 Herdade da Maroteira, Cem Reis, Reserva, Syrah

86 2007 Monte Seis Reis, Syrah 86 2009 Montefino, Reserva 87 2007 Montes Claros, Garrafeira

90 2006 Herdade das Servas, Reserva 89 2006 Herdade das Servas, Touriga Nacional

86 2007 Mouras de Arraiolos, Grande Escolha 87 88 2009 Mouras de Arraiolos, Reserva 2007 Mr, Premium

86 2009 Herdade de So Miguel, Escolha dos Enlogos

284

88

2009 Herdade de So Miguel, Touriga Franca

86 2009 Olho de mocho, Reserva 89 89 2008 Outeiro 2009 Pra-Manca

285

90 2007 Herdade do Gamito, Reserva 91 88 91 92 87 2009 Herdade do Perdigo, Reserva 2007 Herdade do Peso, Colheita 2008 Herdade dos Grous, 23 Barricas 2008 Herdade dos Grous, Moon Harvested 2008 Herdade dos Grous, Reserva

90 2008 Plansel, Selecta, Touriga Franca 89 88 89 89 2008 Plansel, Selecta, Touriga Nacional 2007 Planura, Reserva 2008 Portas do Maranho, Grande Escolha 2007 Preta

86 2009 Herdade dos Grous, Reserva 88 2009 Herdade Grande, Colheita Seleccionada

90 2009 Quatro Caminhos 92 89 2007 Quinta do Carmo, Reserva 2006 Quinta do Mouro

90 2007 Herdade Grande, Reserva 86 2007 Herdade Pao do Conde, Reserva 86 2009 Hereditas 87 88 2007 HFP, Reserva 2007 Hobby

90 2007 Quinta do Quetzal, Reserva 88 87 2009 Quinta do Quetzal, Reserva 2008 Rapariga da Quinta, Reserva

86 2008 Horta da Palha, Touriga Nacional

86 2008 Ravasqueira Flavours, Petit Verdot

87

2009 Reguengos, Reserva

Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo Alentejo

Branco Tinto Branco Tinto Branco Tinto Ros Tinto Tinto Branco Branco Branco Tinto Tinto Tinto Tinto Branco Branco Tinto Tinto

229 239 217 194 200 239 221 196 208 235 195 193 218 226 232 227 241 196 234 219

86 2007 Reguengos, Reserva 88 2009 Reserva do Comendador

94 2008 Scala Coeli 91 2009 Scala Coeli

86 2009 Senses, Syrah 88 93 89 2009 Sexy 2008 Solar dos Lobos, Grande Escolha 2008 Solar dos Lobos, Reserva

86 2009 Solar dos Lobos, Reserva 93 2009 Terra dAlter, Reserva

94 2009 Terrenus 88 87 2007 Terrenus, Reserva 2008 Touriga Nacional da Peceguina

86 2007 Vega

Selos Anbal Coutinho


Contacte-nos para adquirir os seus selos. Aqui Beira, Lda. w www.aquiabeira.com e geral@aquiabeira.com t 925 801 552

286

87

2009 Vidigueira, Cinquentenrio

287

86 2009 Vidigueira, Cinquentenrio 92 2009 Vila Santa, Reserva

86 2008 Vila Santa, Reserva 88 2007 Vinhas da Ira ALGARVE 88 88 87 2009 Barranco Longo 2009 Barranco Longo, Grande Escolha 2008 Barranco Longo, Reserva

Algarve Algarve Algarve Algarve Algarve Algarve Algarve

Ros Branco Tinto Tinto Ros Tinto Branco

251 251 252 253 250 250 252

86 2008 Barranco Longo, Reserva, Alicante Bouschet 90 2009 Vida Nova 91 2008 Vida Nova, Reserva, Syrah & Aragonez

86 2009 Vida Nova, Verdelho & Arinto

You might also like