You are on page 1of 7

Imobilidade na Escola Joca costa

Introduo

ncialmente apresenta-se um breve histrico do PROUCA no Brasil, no Estado do Tocantins e especificamente na Escola Municipal Professora Luzia Tavares em Paraiso do Tocantins. Na sequncia, apresenta-se algumas prticas pedaggicas desenvolvidas com as tecnologias nas reas de linguagens e cincias humanas, nas reas de cincias exatas e nos projetos da escola nos anos de 2010 a 2011, onde ocorreu o processo de formao dos professores, equipe gestora e administrativa. E no que se refere mobilidade do laptop na escola, apresenta-se como se deu o desenvolvimento da ao na qual os alunos levam os computadores para suas casas para o uso com suas famlias.

1. BREVE HISTRICO DO PROJETO UCA.

A presena das tecnologias digitais na escola fazem parte dos projetos do governo federal de desenvolvimento da educao que vem se estendendo nas ltimas dcadas.
O projeto One Laptop Per Child OLPC - foi apresentado ao governo brasileiro no Frum Econmico Mundial em Davos - Sua - em janeiro 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil, especialmente para expor e apresentar o projeto Presidncia da Repblica. A partir da, instituiu-se um grupo interministerial e, desde ento, uma srie de iniciativas foram desencadeadas para viabilizar o projeto UCA na escola pblica brasileira.

No Brasil, o UCA iniciou como piloto em cinco escolas brasileiras e hoje se encontra em cerca de trezentas escolas.
Em 2010, o PROUCA entra em sua fase 2, denominada Piloto. Esta etapa abrange cerca de 300 escolas pblicas pertencentes s redes de ensino estaduais e municipais, distribudas em todas as unidades da federao e selecionadas mediante critrios acordados com o Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Educao (Consed),

a Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime), a Secretaria de Educao a Distncia do Ministrio da Educao (SEED/MEC) e a Presidncia da Repblica. Todos os laptops entregues s escolas foram fornecidos pela empresa vencedora da licitao pblica do MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao-FNDE e so de um nico modelo, de pequeno porte (chamado tambm de netbook) com caractersticas especiais de hardware e software para uso em educao. O laptop educacional permite a portabilidade, interoperabilidade, acessibilidade, conectividade, imerso e mobilidade e utiliza o sistema operacional 1 Linux- metasys. (BORGES, FRANA, ALMEIDA, JESUS ).

1.1 BREVE HISTRICO DO PROJETO UCA NO ESTADO DO TOCANTINS

O projeto Uca no Estado do Tocantins teve inicio com apenas uma escola, o Colgio Dom Alano Marie Du Noday (Pr-piloto UCA em 2007), em Palmas. Colgio desenvolveu vrias aes educativas com uso das tecnologias digitais que inspirou a expanso do projeto. Hoje so 10 escolas beneficiadas no Estado do Tocantins, dentre elas a Escola Municipal Professora Luzia Tavares, no municpio de Paraso do Tocantins, a 60 km de Palmas.
O PROUCA piloto 2010-2011, desenvolvido em 10 escolas no Tocantins, beneficiou 212 cursistas, entre professores e gestores. As escolas selecionadas esto localizadas nas cidades de Araguana, Dianpolis, Guara, Gurupi, Paraso do Tocantins e Palmas.

O projeto Uca no Tocantins no perodo de 2010 a 2012 apresenta resultados significativos na ensino e aprendizagem atravs das prticas pedaggicas com mdia digital. A formao dos professores e o

acompanhamento in loco pela equipe de formao tem sido um aspecto fundamental nesse processo.

1.2

PROJETO UCA NA ESCOLA ESTADUAL JOCA COSTA

A Escola Municipal Professora Luzia Tavares em Paraiso do Tocantins fica situada no Setor Pouso, um bairro de populao de baixa renda, onde a
1

Formao em rede para o uso das tecnologias mveis em espaos escolares. ESUD 2012- IX Congresso Brasileiro para o Ensino Superior a Distancia Recife/PE 19 - 21 de agosto de 2012 UNIREDE.

grande maioria das famlias no possuem computador. A chegada dos laptops do projeto uca trouxe expectativas e desafios, para os alunos a vontade de manusear o computador, para a equipe pedaggica e gestora o desafio de utilizar uma nova fermenta no processo de ensino e aprendizagem, mesmo tendo que se apropriarem de ferramentas bsicas dos computador. Em julho de 2010 a escola recebeu os equipamentos, e em setembro do mesmo ano, iniciou o curso de formao continuada para o uso das TDIC. O processo de formao na escola foi desenvolvido a partir de uma rede formada por professores pesquisadores da PUC-SP, que compem a IES Global; da UFT a IES Local, Formadores da Secretaria Estadual da Educao, e do Ncleos de Tecnologias Educao (NTE) e coordenador da escola. A escola enfrentou dilemas desde o momento em que foi informada que receberia o projeto. No primeiro momento gerou uma euforia, j que teria que adaptar a escola fisicamente, necessitaria de infraestrutura adequada para o armazenamento dos computadores e tomadas para carregadores de bateria. Com a chegada dos equipamentos a escola juntamente com a secretaria da educao, adaptou um espao para o acondionamento dos laptops, adquiriu tomadas mveis (extenses), caso os computadores descarreguem na hora do uso. Figura 1. Sala adaptada para o carregamento das tomadas

Fonte: Arquivos da escola Mul. Luzia Tavares e blog

Adquiriu tambm armrios para guardar os laptops. Veja figura 2. Figura 2 Armrio para acondionamento dos laptops

Aps a organizao dos espaos fsicos na escola, realizou-se em setembro do ano de 2010 a primeira formao continuada dos professores para o uso das TDIC. Um encontro de 24 horas que oportunizou conhecer o projeto e iniciar o curso de formao. Nos encontros seguintes foram sendo repassados as orientaes sobre o uso das TDIC, e ao mesmo tempo a utilizao dos laptops por professores e alunos, e a realizao de prticas pedaggicas e projetos, os quais relataremos a seguir.

Utilizando os laptops nos diversos espaos da escolas A mobilidade se deu em todas as turmas do 6 ao 9 ano no ano letivo de 2010 e 2011. Esse primeiro momento de mobilidade do laptop teve como objetivo oportunizar aos alunos e suas famlias o contato mais prximo com aso laptop, inserindo-os no processo de incluso digital e social. Um dos objetivos do Projeto UCA a incluso social e digital das famlias do alunos de baixa renda. Essa incluso para que consiga atingir no somente os alunos, mas toda sua famlia. Esta incluso est sendo realizada atravs da mobilidade. O primeiro momento de articulao da mobilidade foi uma reunio equipe gestora da escola com a equipe da SEMEC Secretaria Municipal da Educao de Paraso do Tocantins, com os professores, e com os pais dos alunos, assinatura do termo de responsabilidade. Na reunio o diretor da

escola quanto a secretria Municipal de Educao falaram com os pais sobre a importncia das responsabilidades dos mesmos para com a aprendizagem dos

filhos e que o Projeto Uca uma oportunidade impar de aprendizagem tanto dos filhos quanto dos pais. Na etapa seguinte comeou a articulao para a entrega dos laptops. Foi entregue para duas turma de cada vez, antes de cada entrega fazia-se as seguintes atividades: Envio de bilhete com data e hora marcadas para os pais comparecerem escola. Impresso dos termos de compromisso para os pais assinarem; A entrega aconteceu sempre nas sextas feiras para os alunos pudessem ficar com os laptops no final de semana e para que no decorrer da semana os laptops pudessem ser utilizados na sala de aula.. Iniciouse com as turmas dos nono ano, com uma reunio com os pais dos alunos, onde os mesmos assinaram um termo de responsabilidade, na oportunidade explicou-se que o equipamento um bem pblico, patrimnio da escola, para uso do aluno. No momento a preocupao dos pais era do equipamento estragar, no caso de roubo. Foi explicado que no caso de estragar ser feito um boletim de ocorrncia, e no caso de roubo todos os aparelhos so rastreados. Os pais ficaram menos preocupados em levar o aparelho para casa. Em casa, poderiam acessar a internet, o aluno que no tem internet em casa, poderia vir para a escola no contra turno e fazer o acesso, no laboratrio ou no ptio da escola. Na segunda feira os alunos devolveram os aparelhos, nenhum estragou, nem foi roubado. Na semana seguinte, deu-se a continuidade com as demais turmas em ordem decrescente, a logstica foi a mesma, reunio com os pais, assinatura do termo de responsabilidade, a entrega do equipamento na sexta e a devoluo na segunda feira. Conforme a tabela 1.

Tabela 1 - Quantitativo de alunos dos turnos matutino e vespertino que participaram da mobilidade:

Serie/ano:

Quantidade de alunos

6 anos 7 ano 8 ano 9 ano

100 63 60 43

Alguns alunos relataram que foi uma experincia muito boa, pois acessaram a internet em casa, realizaram as tarefas, jogaram e at descobriram novos aplicativos do aparelho. Uma me disse que o filho nem saiu de dentro de casa para brincar na rua, passou o final de semana todo envolvido com o laptop. Outra maneira de realizao de mobilidade na escola a entrega dos laptops para os alunos que vo escola no horrio oposto. Os alunos fazem as pesquisas que precisam, salvam em pen drive. A mobilidade tambm acontece nas aulas vagas, em que faltam professor. Os alunos ficam com o laptop na sala e realiza atividades ora deixada pelos professores ou mesmo acesso livre a internet ou jogos do laptop. Os resultados visveis quanto ao uso do laptop na mobilidade na escola a indisciplina que diminuiu consideravelmente. Nas aulas vagas os alunos ficam concentrados e tranquilos se estiverem com o laptop em mos.
Concepo de aprendizagem em rede; explorao pedaggica da mobilidade do laptop na expanso dos espaos, das fronteiras e tempos escolares; formao de comunidades de aprendizagem; potencializao dos letramentos letramento alfabtico, visual, sonoro, digital - e das diferentes linguagens escrita, verbal, grfica, plstica, corporal; do laptop com os programas circulares; apropriao de recursos informacionais (MEC, 2010).

Esta nova metodologia de realizao de mobilidade ainda uma espao a ser ampliado, os resultados qualitativos ainda precisam ser confirmados atravs do desempenho acadmico dos alunos e isso pode aparecer apenas a longo prazo. Por outro lado, sabe-se que as aprendizagens podem ser observadas em vrios enfoques, uma vez que o aluno no aprende somente

aquilo que o professor prope, pois a partir do uso dos laptops com acesso a internet as possibilidade de construo de conhecimento so maiores.

6.CONSIDERAES FINAIS

You might also like