You are on page 1of 18

APOSTILA DE IPD E WINDOWS XP INFORMTICA

Infor INFORMAO Mtica AUTOMTICA Informtica: Cincia do tratamento automtico da informao. OBS.: Quando me refiro a informao, me refiro a qualquer coisa que se possa fazer no computador.

COMPUTADOR

Computador: Ferramenta que nos possibilita interagir com a informtica, ele um agente que cria, combina, compara, exibe e armazena as informaes em alta velocidade. O computador gera o excesso de informaes. A principal funo do computador o tratamento das informaes.

PERIFRICOS
Os perifricos nos permitem introduzir e retirar dados do nosso computador. Perifricos de ENTRADA: So aqueles com os quais o usurio pode introduzir dados no computador. Ex.: Teclado, Mouse, Scanner, microfone.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

Os perifricos de entrada vo permitir que o usurio envie alguma coisa que esteja fora do computador para dentro dele. Perifricos de SADA: So aqueles com os quais o usurio pode retirar dados do seu computador. Ex.: Monitor, Impressora, Caixa de som.

Perifricos de entrada e sada: So aqueles com os quais os usurio pode introduzir e retirar SIMULTANEAMENTE dados do computador. Ex.: Multifuncional, Headphone.

Os perifricos de entrada e sada so aqueles que acumulam as funes de entrada e de sada em um nico aparelho.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

HARDWARE

Hardware a parte fsica do computador. Tudo aquilo que podemos tocar em um computador, mesmo as peas internas do gabinete so considerados hardware.

SOFTWARE

Software a parte lgica do computador, aquilo que nos permite interagir com o hardware. Quando falamos de software nos referimos aos programas.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

CPU
(Central Processing Unit)

CPU, unidade central de processamento. Quando falo de CPU estou falando do processador. O processador a parte mais importante do nosso computador, podemos considerar ele como o crebro do computador. Tudo o que fazemos no computador o processador est envolvido. CPU a parte de um sistema computacional, que realiza as instrues de um programa de computador, para executar a aritmtica bsica, lgica, e a entradas e sada de dados. MEMRIA RAM (Random Access Memory)

Apesar de ter o nome de memria, a memria RAM

no

armazena absolutamente nada.

A funo da memria RAM de executar os programas, aplicativos e arquivos. A memria RAM tambm tem a caracterstica de ser voltil, ou seja ela s funciona enquanto alimentada pela energia eltrica. A memria RAM tambm considerada a memria primria do computador.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

SISTEMA OPERACIONAL (S.O.)

O sistema operacional consiste em um software base, apesar de ter uma programao bem complexa ele serve como alicerce para todo o resto. O S.O composto de duas partes, o KERNEL e o SHELL. KERNEL

O kernel por si mais nada para programao e tivesse o kernel disso.

s j o sistema operacional, ele no precisa de existir, contudo o kernel s entende linguagem de sequencias binrias. Se o nosso computador s ele seria parecido com a imagem acima, nada alm

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

SHELL

O shell primeiramente ser visto por ns como um tradutor, o shell consegue entender o que queremos e tambm consegue se comunicar com o kernel, por exemplo cada letra que digitamos tem uma sequencia binria correspondente, ento quando digitamos a letra A o shell sabe o que a gente quer e diz para o kernel que o que queremos e que ele apresente na tela o caractere equivalente ao cdigo 00110000, isso acontece de forma to rpida que nem conseguimos perceber que est acontecendo. Tambm vamos ver o shell como a parte legal do nosso sistema, tudo aquilo que julgamos ser indispensvel que j venha com o sistema operacional faz parte do shell como por exemplo a interface grfica, onde temos todo o design do nosso sistema como imagens, cones, o cursos do mouse, tambm compem o shell alguns programinha essenciais tal qual o navegador de internet, jogos, editor de texto, etc...

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

WINDOWS XP

O Windows XP ser o sistema operacional que usaremos no nosso curso. Vamos comear a falar da sua rea de trabalho (desktop) que a primeira coisa que temos contato assim que ligamos o nosso computador. REA DE TRABALHO

A rea de trabalho do windows XP composta de 8 partes. 1. Plano de fundo 2. cones 3. Relgio 4. Barra de tarefas 5. Barra de idiomas do teclado 6. Barra de execuo 7. Barra de inicializao rpida 8. Menu iniciar

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

1 - O plano de fundo a imagem que aparece na nossa tela inicial, ele facilmente personalizvel, para que possamos alterar o plano de fundo basta clicar com o boto direito do mouse na rea de trabalho, no menu que abrir encontre a opo propriedades.

Na tela seguinte procure a opo rea de trabalho e depois s escolher a imagem que voc quer por de fundo. 2 Os cones so atalhos das coisas que mais usamos que fica ali no desktop para facilita o uso deles. No Windows XP existe apenas um cone que j vem na rea de trabalho que a lixeira, todos os outros so personalizveis. 3 O relgio do Windows XP acumula 2 funes, a de mostrar a hora e a funo de mostrar a data. Para visualizar a data basta colocar o cursor do mouse em cima do relgio. 4 A barra de tarefas do Windows XP onde encontramos algumas informaes sobre o funcionamento do nosso computador, por exemplo na barra de tarefas que fica o cone que nos diz se estamos ou no conectados a internet. 5 A barra de idiomas do teclado responsvel pela configurao do teclado, ao trocar o idioma da barra de idiomas, ns no vamos deixar o nosso sistema em outro idioma, simplesmente vamos configurar o teclado de acordo com o idioma escolhido. 6 A barra de execuo onde ficam as miniaturas de tudo aquilo que esta sendo executado pelo usurio. 7 A barra de inicializao rpida um local onde o usurio pode colocar os programas mais usados por ele e assim facilitar a sua vida na hora de us-los. 8 O boto do menu iniciar onde encontraremos tudo que possumos no computador.
APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

Como vimos na aula nosso menu iniciar dividido em 7 partes, existem umas linhas quase transparentes que dividem essas partes. A 1 parte bem parecida com a barra de inicializao rpida pois possuem a mesma funo, a ideia dela de facilitar a vida do usurio deixando os programas que ele mais usa a um clique dele. A 2 parte montada atravs de uma estatstica, na qual o Windows mostra os programas mais usados pelo usurio, por padro o Windows mostra os 6 programas mais usados, mas esse n pode variar entre 1 e 30 conforme o usurio preferir. A 3 parte onde encontramos a opo todos os programas, muitos usurios pensam que quando instalamos um programa ele automaticamente vai para a nossa rea de trabalho, porem no bem assim que funciona. Para que um programa seja inserido na rea de trabalho no momento da instalao e necessrio que o usurio faa essa opo em uma das partes da instalao, se isso no acontecer o programa no aparecer no desktop, mas certamente voc o encontrar na opo todos os programas do menu iniciar. A 4 parte se divide entre as opes Fazer logoff e Desligar. O Windows XP trs para os seus usurios a opo multiusurios, ou seja possvel cadastrar uma conta de usurio diferente para cada pessoa, o Windows XP tem um limite de 8 contas incluindo a do administrador da mquina. A opo fazer logoff seria exatamente para fazer a troca entre esse usurios sem a necessidade de reiniciar o computador. A opo desligar nos remete a outras 3 opes. 1. REINICIAR 2. ENCERRAR 3. EM ESPERA A opo em espera funciona como uma economia de energia, o computador desliga quase tudo, mantem o mnimo de energia apenas para que a memria RAM no seja desligada. A 5 parte ns vamos entender como a parte de navegao pelo sistema, por meio das opes contidas nessa parte ns conseguimos encontrar qualquer arquivo que esteja no nosso computador ou em mdias conectadas ao nosso computador. Vamos encontrar 5 opes nessa parte do menu. 1. Meus Documentos 2. Documentos Recentes 3. Minhas Imagens 4. Minhas Msicas 5. Meu Computador MEUS DOCUMENTOS, seria o local designado pela microsoft para que o usurio pudesse guardar os seus arquivos pessoais, por padro dentro da pasta Meus Documentos s tem opo para Minhas Imagens e Minhas Msicas, o que no significa que temos que ficar limitados a essas opes, podemos guardar qualquer tipo de arquivo nessa pasta.
APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

DOCUMENTOS RECENTES, uma espcie de histrico dos arquivos que foram abertos no computador. No por que o nome do arquivo aparece na lista que necessariamente aquele arquivo vai estar no computador, o aquivo poderia estar num Pen drive por exemplo, s um avido ao usurio do que foi visualizado em seu computador. MINHAS IMAGENS, por padro dentro dessa pasta vamos encontrar as imagens. MINHAS MSICAS, por padro dentro dessa pasta vamos encontrar as msicas. MEU COMPUTADOR, onde vamos ter acesso ao disco de nossa mquina, dentro do meu computador conseguimos encontrar qualquer arquivo, programa, documento, pasta, ou qualquer outra coisa que esteja armazenada no nosso computador. A 6 parte aonde conseguimos mexer nas configuraes do computador. A 7 parte aonde obtemos ajuda do prprio Windows para alguma dvida no sistema, o que no muito til.

JANELA

Janela se resume a tela que se abre quando clicamos em algum cone. A janela formada por 5 barras.

1. 2. 3. 4. 5.

Barra de ttulos Barra de comando Barra de navegao Barra de endereo Barra de menus

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

RESTAURAO DO SISTEMA
Quando falamos de restaurao do sistema, falamos em recuperar configuraes, por motivos diversos podemos vir a desconfigurar o nosso computador, muitas vezes no conseguimos resolver esse problemas pois no sabemos que possvel restaurar o sistema. A restaurao consiste em 2 partes, a primeira que a criao do ponto de restaurao fazemos por preveno, e a outra que a restaurao em si fazemos por necessidade. Criando um ponto de restaurao Quando criamos um ponto de restaurao, gravamos a configurao do computador do jeito que esta agora para posteriormente se preciso termos como restasurar.

1 passo: Iniciar, Todos os programas, Acessrios, Ferramenta do Sistema, Restaurao do sistema.

Na tela que abrir clique em CRIAR UM PONTO DE RESTAURAO


APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

Na tela seguinte digite um nome para o seu ponto, lembrando que podemos criar quantos pontos quisermos, por isso importante colocarmos um nome que nos lembre em que momento esse ponto foi criado.

Pronto o seu ponto de restaurao j est criado.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

RESTAURANDO O SISTEMA

A restaurao do sistema s fazemos quando necessrio.

1 passo: Iniciar, Todos os programas, Acessrios, Ferramentas do Sistema, Restaurao do Sistema.

2 passo: clicar na opo restaurar o computador mais cedo.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

3 passo: escolha o ponto de restaurao o qual voc deseja restaurar.

4 passo: clique em avana e aguarde o computador reiniciar.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

DESFRAGMENTAO DE DISCO
A desfragmentao de disco serve para por ordem na casa, quando salvamos algum arquivo no nosso computador ele salvo de forma fragmentada, ou seja o nosso arquivo dividido em diversas partes antes de ser salvo.

1 passo: Iniciar, Meu Computador, encontre o disco local c e clique com o boto direito do mouse sobre ele, depois clique em propriedades.

2 passo: Na janela que abrir procure a aba FERRAMENTAS.


APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

3 passo: Aps clicar em ferramentas, na prxima tela encontre a opo Desfragmentar Agora.

4 passo: Na prxima tela clique na opo DESFRAGMENTAR e aguarde o trmino.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

No indicado mexer no computador enquanto ele esta sendo desfragmentado, e a desfragmentao um procedimento demorado, aconselho por a noite antes de dormir, e de manh estar pronto. indicado que se desfragmente o disco pelo menos 1 vez por ms. Ao desfragmentar o disco voc deixa o seu sistema mais rpido e diminui o risco de corromper os seus arquivos e perder dados.

BACKUP
O backup simplesmente uma cpia de segurana. O nosso HD que responsvel pelo armazenamento dos arquivos, no o lugar mais seguro do mundo, existe uma srie de fatores que podem fazer com que percamos os dados do nosso HD. Para fazer um backup bem simples basta salvar os arquivos que voc julga indispensvel em um Pen drive, CD, DVD, Blue Ray, HD externo... e depois guard-los em um local seguro.

VRUS
vrus de computador um software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vrus biolgico, infecta o sistema, faz cpias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. A maioria das contaminaes ocorre pela ao do usurio, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um email. A contaminao tambm pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou Cds.

APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

FIREWALL

O firewall funciona como a primeira camada de proteo do nosso computador, ele vai funcionar como se fosse um filtro verificando se o que chega at o nosso computador representa alguma ameaa. O firewall no 100% seguro, pois algumas ameaas quando disfaradas conseguem passar por ele.

ANTIVRUS

O Antivrus sim responsvel pela segurana do nosso computador, normalmente ele age de forma preventiva impedindo que se instale arquivos infectados. muito importante manter o antivrus atualizado, pois a cada dia que passa surge uma nova gama de vrus na net, e as atualizaes funcionam como antdotos para esses novos vrus; OBS.: quando vamos fazer um download de alguma coisa para o nosso computador ele normalmente pergunta se a gente quer abrir ou salvar, se a gente optar por abrir direto da rede podemos por vrus no computador, mas se optarmos por salvar, mesmo que o arquivo contenha vrus isso no vai infectar o nosso computador. Os vrus preciso ser executados para surtirem efeito.
APOSTILA BSICA DE IPD E WINDOWS XP. PROF.: RAPHAEL OUGANO

You might also like