You are on page 1of 93

Direito Penal X Direito Criminal O Direito Criminal est diretamente relacionado com o fato principal do fenmeno jurdico (crime),

alongando-se a seus efeitos jurdicos, um dos quais a pena, de onde provm a denominao Direito Penal, mais comumente utilizada. Contudo, a expresso Direito Criminal no perde a razo de ser, sendo inclusive o norte para vrias denominaes jurdicas (juzes e promotores criminais, varas criminais, etc.). Convencionou-se, entretanto, a utilizao da expresso Direito Penal. Conceito: Ramo do Direito Pblico que tutela os bens jurdicos mais importantes da sociedade, bem como as respectivas penas e medidas de segurana. Do ponto de vista social (dinmico) por meio do qual o Estado, mediante um determinado sistema normativo (as leis penais), castiga com sanes de particular gravidade (penas ou medidas de segurana e outras conseqncia afins) as condutas desviadas ofensivas a bens jurdicos e nocivos para a convivncia humana (fato punveis que igual a delitos e contravenes) . Infrao penal o gnero. Nosso CP no faz distino entre crimes e delitos, tratando-se de infraes punidas com deteno ou recluso, sendo a contraveno uma infrao penal menos grave, punida com multa ou priso simples. Direito Penal Objetivo o conjunto de normas editadas pelo Estado que cuidam dos crimes e das penas ( o ius puniendi). Direito Penal Subjetivo a possibilidade que tem o Estado de criar e fazer cumprir suas normas, executando as decises condenatrias proferidas pelo Poder Judicirio. Caracteres: O DP uma cincia cultural e normativa. Cultural porque invoca o deverser, traduzindo-se em regras de conduta que devem ser observadas pela sociedade. Normativa porque seu objeto o estudo da lei, da norma, do direito positivo. ainda valorativo (pois tutela os valores mais elevados da sociedade), finalista (visa proteo dos bens jurdicos mais importantes, que necessitam da tutela penal) e sancionador. Relaciona-se com os demais ramos do Direito: Filosofia. TGE, Constitucional (que o limita), Civil, etc... Criminologia (cincia que estuda o fenmeno e as causas da criminalidade, a personalidade do agente, etc.), sociologia, penologia, poltica criminal, vitimologia (sujeito passivo da infrao penal), biotipologia criminal (para classificao dos presos), criminalstica. Direito Penal Comum e Especial: O Comum aplica-se a todos os autores. O Especial dirige-se a uma classe especial de indivduos que, por sua qualidade especial, recebem tratamento diferenciado (DPM, Impeachment). Tal distino, contudo, no encontra respaldo na legislao.

Principais Princpios aplicveis ao Direito Penal:

(Legalidade ou Reserva Legal nullum crimen, nula poena sine legem): No h crime sem lei anterior que o defina, no h pena sem prvia cominao legal. Correlao com os princpios da anterioridade e da reserva legal. Adota-se o princpio da reserva absoluta da lei, assim entendida como aquela emanada do Poder Legislativo por intermdio de procedimento contido na Constituio. Tal fato afasta a possibilidade da analogia, dos princpios gerais do direito e dos costumes criarem figuras delitivas e respectivas penas. Alm disso, tambm se veda a possibilidade de espcies normativas com fora de lei, mas que lei no so, serem aptas criao de delitos e sanes penais, como o caso das medidas provisrias. Sobre estas, dispe expressamente o art. 62, par. 1, b da CF, proibindo-as em matria penal.

Interveno mnima: O Direito Penal ultima ratio, ou seja, o ltimo recurso a ser utilizado para soluo dos conflitos sociais, devendo ser aplicado somente para proteo dos bens jurdicos mais importantes, restringindo assim, o arbtrio do legislador, com vistas a evitar a definio desnecessria de crimes e a imposio de penas injustas, desumanas, cruis, entendendo que a criao dos tipos delituosos deva sempre obedecer inquestionvel necessidade. Fragmentariedade: Por tutelar somente os bens jurdicos mais importantes, o Direito Penal fragmentrio, atingindo apenas uma pequena parcela dos conflitos sociais. Ressalta ainda, dentre os bens protegidos, no os tutela de todas as leses. Somente intervm nos casos de maior gravidade, protegendo um fragmento, uma parte dos interesses jurdicos. em razo disso que se afirma que o Direito Penal fragmentrio. Adequao Social: O Direito Penal no deve intervir em atos aceitos pela sociedade condutas socialmente adequadas ou meramente imorais (Ex.: Homossexualismo, usinas nucleares representam perigo, mas no aceitas como fontes de energia, algumas decises referentes ao Jogo do Bicho, etc.). Lesividade: Limita a ao do estado, proibindo a punio de condutas que no causam danos, no caso em tela, somente se pode falar em fato tpico, ou seja, crime, quando a conduta venha efetivamente ofender o bem jurdico tutelado pela norma penal. Tal princpio tem guarida no art. 98, I, da CF/88, que disciplina as infraes de menor potencial ofensivo, dando mostras claras de que sem ofensividade no h infrao penal. Insignificncia: Conhecido tambm como Crime de Bagatela (ou delito de leso desprezvel), prega que o Direito Penal, que deve tutelar somente os bens jurdicos mais importantes, s deve ser utilizado quando tais bens forem lesados significativamente, taxando de atpicas as condutas de menor lesividade, com base no desvalor da conduta do agente, do resultado e da culpabilidade. Correlao com a tipicidade material, elementar da tipicidade conglobante. Proporcionalidade da Pena: A pena ser aplicada de acordo com a gravidade do ilcito cometido. Tal princpio tem guarida no art. 5, incisos XLVI, CF/88. Entende-se por intermdio do citado artigo, que a pena no pode ser superior ao mal causado pela prtica criminosa.

Responsabilidade Pessoal ou Intranscendncia: A pena no pode passar da pessoa do condenado. Limitao das Penas (Constitucional): Probe-se a presena no ordenamento jurdico ptrio de penas cruis, restritivas de liberdade, perptuas e de morte. Culpabilidade: Juzo de reprovao pessoal que se realiza sobre a conduta tpica e ilcita praticada pelo agente. Devido Processo Legal: Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Contraditrio: a igualdade de oportunidade para as partes no processo, possibilitando aos contendores praticar todos os atos tendentes a influir no convencimento do juiz. Ampla Defesa: Implica o dever de o Estado proporcionar a todo acusado a mais complexa defesa, seja pessoal (autodefesa), seja tcnica (efetuada por defensor), e o de prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos necessitados. Juiz Natural: O ru tem direito a ser julgado pelo Juiz competente para a causa, designado previamente, no sendo permitida a nomeao de Juiz para o fato. Princpio constitucional da proibio do Juzo ou Tribunal de Exceo aps o fato (Exemplos de Tribunal de Exceo: Tribunal de Nuremberg, que julgou os crimes nazistas. Tribunais Militares que os norte-americanos pretendem implantar para o julgamento dos terroristas do World Trade Center). Correlao com o Princpio do Promotor Natural. Duplo Grau de Jurisdio: Possibilidade de reviso, por via de recurso, das causas j julgadas pelo juiz de primeiro grau.

Evoluo Histrica das Idias Penais

Tempos Primitivos: No havia sistema penal. Todos os fenmenos eram interpretados como manifestaes divinas. As proibies (tabus), no obedecidas, acarretavam castigos, que serviam para aplacar a ira dos deuses (o castigo era o sacrifcio da prpria vida divindade, no altar erigido em sua honra, ou oferendas mesma, em forma de alimentos e objetos valiosos). Em sua origem remota, a pena resumia-se vingana, revide agresso sofrida, desproporcional, sem preocupao com o conceito de justia. Vingana Privada: Cometido um crime, ocorria reao da vtima, dos parentes, etc., de maneira desproporcional, atingindo no somente o ofensor, mas todo o seu grupo, caso pertencente a grupo distinto. Para evitar a dizimao dos grupos, surge o talio (a reao ofensa o mal idntico ao praticado), adotados no Cdigo de Hamurbi (Babilnia), xodus (hebreus) e nas leis das XII Tbuas (Roma). Posteriormente, surge a compensao, com a compra da liberdade (em moeda, gado, etc.). Com a influncia cada vez maior da religio, surge a fase da vingana divina, sendo o crime uma ofensa divindade (Pentateuco, Cdigo de Manu, Livro das Cinco Penas, etc.).

A maior organizao social originou a Vingana Pblica, visando segurana do Prncipe, do Estado. O soberano, merecendo a proteo do Estado, estava acima da lei, ainda severa. Os hebreus evoluram do talio e do Pentateuco para o Talmud, com penas de multa, priso e restries, praticamente extinta a pena de morte, substituda pela perptua. Os romanos passaram pelo talio, pela composio e pela vingana divina. Posteriormente, instauraram as crimina pblica, para proteo da cidade e delicta privada, mais leves, de sano particular. Com a evoluo, a pena torna-se pblica, sendo mitigada a pena de morte. Os romanos contriburam com o conceito de culpa, dolo, imputabilidade, agravantes, atenuantes, legtima defesa, etc. Os germnicos, em sua origem, orientavam-se pelo costume, sem leis escritas, caracterizada pela vingana privada. Sob influncia romana, adotaram o talio. No havia distino entre o dolo, culpa e caso fortuito, ocorrendo punio pela simples ocorrncia do resultado. No processo, vigoravam as ordlias, os juzos de deus (prova do ferro em brasa, da gua fervente, etc.) e os duelos judicirios (pessoalmente ou por lutadores profissionais). O Direito Cannico, direito penal da Igreja, visava ao predomnio do papado sobre o poder temporal para proteo dos interesses religiosos. Acentuou-se o aspecto subjetivo do crime e combateram-se as ordlias e duelos judicirios. Pela doutrina da purgao da culpa, da expiao e arrependimento, permitiu-se o surgimento da Inquisio e seus horrores. Na fase do Iluminismo acentua-se o aspecto humanitrio do DP, com a reforma das leis e administrao da Justia. Com a conscincia da importncia filosfica e jurdica do DP, fundamenta-se o direito de punir e a legitimidade da pena. Em 1764, Cesare Bonesama (Marqus de Beccaria Dos Delitos e das Penas), tomouse referncia contra a crueldade das penas, limitando a punio pela moral (lei anterior ao fato, direito de defesa, proporcionalidade, intranscendncia, etc.). Perodo Humanitrio (Movimento Codificador): Decorrente do iluminismo, corrente filosfica que visava ampliar ao domnio da razo a todas as reas da experincia humana. Destaca-se a obra Dos Delitos e das Penas, que limitou a ao do Estado pela moral (princpios da legalidade), preveno geral, proporcionalidade, abolio da tortura e da pena de morte, separao das funes estatais, igualdade de todos perante a lei. Os ideais reformistas do incio ao perodo codificador (Frana, Prssia, Baviera). Movimento precursor da escola denominada Clssica. Escolas Penais: Escola Clssica: O sc. XIX marca o surgimento de inmeras correntes de pensamento estruturadas de forma sistemtica, baseado na legitimidade do direito de punir, sobre a natureza do delito e sobre o fim das sanes. Linha filosfica de cunho liberal e humanitrio. A pena vista como meio de tutela jurdica e como retribuio da culpa moral comprovada pelo crime, visando restabelecer a ordem da sociedade alterada pelo delito. Logo, a pena deve ser clebre, justa, proporcional ao crime. Escola Positiva: Produto do Naturalismo, sobre influncia do evolucionismo de Darwin, das teorias materialistas, frenolgica e fisionmica. Para o positivismo, o DP um produto social, obra humana, derivando a responsabilidade social do determinismo, sendo o delito um fenmeno natural e social. A pena meio de defesa social, com finalidade preventiva. Apresenta trs grandes fases:

1.

Fase antropolgica: Cesare Lombroso O homem no livre, mas determinado por foras inatas. Aplicao do mtodo experimental ao estudo da criminalidade, com a figura do criminoso nato (atavismo), aps estudos, percebendo a ocorrncia entre os detentos de caractersticas fsicas semelhantes. Fase Sociolgica: Enrico Ferri Tese sobre a negao do livre-arbtrio (determinismo), classificando os delinqentes em natos, loucos, ocasionais, habituais e passionais. Pelo positivismo, no h vontade humana. O homem age como sente, no como pensa. Nesse sentido, o homem levado por fatores antropolgicos, psquicos e sociais prtica criminosa, dependendo o nmero de crimes cometidos do meio social em que vive combinado com suas caractersticas fsicas. Fase Jurdica: Rafael Garofalo Sistematizao jurdica da escola, estabelecendo a periculosidade como base da responsabilidade e a preveno especial como fim da pena.

2.

3.

Deve-se a Escola Positiva o nascimento da criminologia, o conceito de periculosidade, medidas de segurana, suspenso condicional da pena, livramento condicional e o tratamento assistencial e tutelar do menor. Contudo, mostrou-se prejudicial, por tentar unir uma cincia causal, como a Criminologia, com uma cincia cultural e normativa, como o Direito, submetendo o delinqente a tratamento mdico.

Escola Crtica: Positivismo Crtico (Carnevale) fundamenta a responsabilidade penal no determinismo psicolgico, sendo o homem um escravo da motivao. O motivo predominante leva o homem ao, sendo imputvel aquele que capaz de se deixar levar pelo motivo. A quem no capaz, se impe medida de segurana. A pena meio de defesa da sociedade. Escola Moderna Alem: Tambm no contexto de positivismo crtico (Franz Von Listz). Busca a neutralidade entre livre arbtrio e determinismo. Defende a aplicao de pena para as delinqentes normais e de medida de segurana para os perigosos (anormais e reincidentes), com o objetivo de assegurar a ordem social. Distingue a Criminologia do Direito Penal e respeita o princpio da legalidade. Coexistncia da preveno geral e da preveno especial. Escola Penal Humanista: O Direito tem elevado carter tico e moral, sendo o delito uma violao aos sentimentos morais do homem. O sentimento domina a conduta humana. Logo, atos praticados em legtima defesa, estando de necessidade e suicdio deve ser punido como expresses rudimentares do egosmo e vingana. Concebe a pena como medida educativa. Escola Tcnico-Jurdica: Resposta confuso metodolgica provocada pela Escola Positiva. Determina que a escola penal seja autnoma com relao a outras cincias. Escola Correcionalista: Apresentou-se como doutrina crist, tendo em conta a moral e o direito natural. A pena era vista como um bem e o criminoso tinha pleno

direito a ela, ao tratamento correspondente. O Estado, por conseguinte, prestaria assistncia s pessoas necessitadas, incapazes de autogoverno. Movimento de Defesa Social: O Direito Penal deve ser substitudo por um direito de defesa social, com a finalidade de adaptar o indivduo ordem social, e no sano de seus atos. Radical supresso dos conceitos de crime, substituindo a infrao pela anti-sociabilidade do autor, substituindo a pena por medidas sociais. Adaptao/ressocializao do delinqente, proibindo sua neutralizao. O tratamento penal de natureza preventiva, devendo no somente proteger a sociedade contra criminosa, mas tambm o cidado contra o risco de cair na criminalidade.

Histria do Direito Penal Brasileiro:

Antes do domnio portugus, imperava a vingana privada, sem qualquer formalidade, com destaque para a compensao, exlio e penas corporais, sem tortura.

Perodo Colonial: Ordenaes Afonistas, substitudas em 1521 pelas Ordenaes Manuelinas. Ineficientes, devido condio da colnia. Tambm sofria influncia do Direito Cannico (bulas pontificiais), bem como cartas-rgias. Na prtica, valia o arbtrio do donatrio. A lei penal efetivamente aplicada no perodo foram as Ordenaes Filipinas (1603), com generalizada criminalizao e penas severas. A aplicao dependia da qualidade da pessoa. Pequeno perodo de DP holands no nordeste, durante a dominao, abandonado por ideais nacionalistas, aps a expulso dos flamengos. Cdigo Criminal do imprio: 1830 Composto de 313 artigos, dividia-se em quatro livros: Dos crimes e das penas (parte geral); dos crimes pblicos; dos crimes particulares; dos crimes polticos. Previa o respeito ao princpio da legalidade, equiparao da ao e da omisso, tentativa, autoria e participao, menoridade penal com 14 anos, inimputabilidade dos loucos, causas de justificao. Tratou-se de obra moderna, a primeira da Amrica Latina. Perodo Republicano: Cdigo Penal de 1890 Elaborao de forma apressada, antes da CF de 1891, mostrou-se atrasado em relao ao Direito de seu tempo, onde vigorava a escola positiva. Com o passar do tempo, foram promulgadas inmeras leis penais visando aperfeioa-lo, culminando com a Consolidao das Leis Penais de 1932, substituindo o primeiro Cdigo Penal da Repblica. Posteriormente, promulgou-se o CP de 1940 (atual), parcialmente reformado, pois sofreu reforma profunda em sua parte geral em 1984, pela Lei 7.209. Houve ainda um CP de 1969, de autoria de Nelson Hungria, que teve sua vigncia sucessivamente postergada, at ser revogado em 1978, sem nunca ter entrado em vigor.

Fontes do Direito Penal Fonte: Lugar de precedncia, de onde se origina. Fonte de Produo (Materiais): Somente o Estado (Unio) pode legislar em matria penal, seno a nica fonte de produo (art. 22, inciso I da CF). Lei penal ainda no pode ser

criada por Medida Provisria, mas apenas por lei ordinria, devidamente aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente. Fonte de Conhecimento (Formais):

Imediatas: 1. A Lei, como manifestao da vontade do povo, atravs de seus representantes regularmente eleitos.

Mediatas: 2. Os costumes, como regra de conduta praticada de modo geral, constante e uniforme, com a conscincia de sua obrigatoriedade (repouso noturno honra, mulher honesta, etc., so mais bem interpretados com a utilizao dos costumes. Tambm o jogo do bicho citado como exemplo de que o costume passa a tolerar condutas, no podendo, contudo revogar leis).

3. A Eqidade: correspondncia jurdica e tica da norma s circunstncias do caso concreto. Ex.: perdo judicial. 4. Princpios Gerais do Direito: Dentre os quais, para alguns autores, situa-se a eqidade. Tambm quando a conduta do agente, embora perfeitamente amoldada norma geral, no pode, ante a conscincia tica e s normas do bem comum, ser passvel de punio. 5. A analogia: inadmissvel em DP salvo in bonam partem, 6. 7. A doutrina: Tecnicamente, no fonte formal do DP, mas ajuda na interpretao da lei. A jurisprudncia: como deciso reiterada dos tribunais, tambm no tecnicamente fonte do DP, mas torna-se indispensvel tanto na interpretao do texto legal quanto na formulao de novas leis. Os tratados e convenes internacionais: Ora so tratados como fontes mediatas, ora como imediatas. Interpretao mais correta quem seriam fontes formais, visto somente terem efeito depois do referendum do Congresso, quando ento passam a ser fontes como leis. At l, constituem-se em fontes formais. Ex. Pacto de San Jos da Costa Rica.

8.

A Norma Penal: A lei penal brasileira escrita prevendo expressamente a conduta proibida (Matar Algum pena: recluso de 6 a 20 anos), estando subentendido o preceito proibitivo no matars. Para Binding, o agente, ao praticar o crime, no viola a norma, agindo de acordo com ela. Tal posicionamento no contemplado pelos demais doutrinadores. Caracteres da Lei Penal:

imperativa, pois a violao de seus preceitos acarreta sano. geral, pois se destinam a todos, mesmo aos inimputveis, sujeitos medida de segurana. impessoal ou abstrata, pois no se refere a uma pessoa ou categoria de indivduos. Somente se dirige os fatos futuros, no alcanando os pretritos, a no ser quando aplicada em benefcio do agente criminoso.

Classificao da Lei Penal:


Gerais ou locais (sendo estas de exceo, de determinado trecho do territrio nacional). Comuns ou especiais (dirigidas a uma classe de indivduos de acordo com sua qualidade especial, e a certos atos ilcitos particularizados). Ordinrios ou excepcionais, por circunstncias emergenciais (durante o estado de defesa, por ex.). Incriminadoras: descrevem condutas tpicas sobre sano. Explicativas: declaram o contedo de outras normas, dirimindo dvidas. Permissivas: dispem sobre condutas lcitas ou impunveis, no obstante tpicas. Completas ou incompletas (norma penal em branco, normas incompletas ou imperfeitas).

A normal penal incriminadora parte de dois preceitos: o primrio ou preceptum jris, onde se faz a descrio detalhada na conduta que se procura proibir ou impor (Matar Algum), e o secundrio (sancto jris), que fixa a sano (Pena: recluso de 6 a 20 anos).

Normas penais em branco: So as que necessitam de complementao para que se verifique o mbito de aplicao do preceito primrio. Ex.: o delito de trfico ilcito de entorpecentes no define quais so os entorpecentes proibidos, dependendo de regulamentao do Ministrio da Sade. Podem ser:

Heterognea, quando o complemento no vem da mesma fonte legislativa que editou a norma. Homognea, quando a complementao originria do mesmo poder.

Normas penais incompletas ou imperfeitas: Quando, para se saber a sano imposta pela violao do preceito primrio, o legislador nos remete a outro texto legal (Ex.: O crime de genocdio, previsto na lei 2.889/56, informa que ser aplicada a pena do homicdio, previsto no CP). Conflito Aparente de Normas: Ocasionalmente, ocorrem situaes que tornam duvidosa a deciso quanto a qual norma aplicar ao caso concreto, face suposta existncia de vrias leis penais que

regulam a matria, ou devido ao fato da conduta do agente amoldar-se a vrios tipos penais. Para a soluo desse conflito aparente, existem quatro princpios, que devem ser entendidos luz do iter criminis (cogitao, preparao, execuo, consumao, exaurimento);

Consuno: Aplica-se o princpio da consuno quando um crime constitui meio executrio ou ato de preparao de outro crime (Ex.: a violao de domiclio pode ser ato executrio do delito de furto, sendo por este absorvido) ou quando ocorre antefato ou psfato impunveis, ou seja, em caso de situao antecedente praticada pelo agente a fim de praticar o crime pretendido (para se praticar um estelionato com cheque de terceiro, preciso que se cometa um delito de falso, falsificando a assinatura do correntista) ou situao posterior, como exaurimento do crime principal, qual seja, aproveitamento do produto do ilcito (venda da coisa furtada a terceiro de boa f no novo crime contra o patrimnio). Subsidiariedade: Na lio de Damsio de Jesus, o crime subsidirio funciona como um soldado da reserva, somente sendo aplicado se o fato no constituir crime mais grave. Pode tratar-se de subsidiariedade expressa, quando a circunstncia vier expressamente prevista no tipo penal (como art. 132 CP), somente se punindo crime de perigo para a vida ou a sade de outrem se o fato no constituir crime mais grave. Tratando-se de crime de perigo, se ocorrer dano efetivo, o agente ser processado pelo crime correspondente, podendo ainda tratar-se de subsidiariedade implcita, quando no constar expressamente circunstncia, mas o tipo subsidirio, da mesma forma, s puder se aplicado se fato no constituir crime mais grave (o art. 311 do Cdigo de Trnsito probe dirigir em alta velocidade nas proximidades de hospitais, escolas, etc. Se o agente praticar tal conduta e vier a matar algum, responder somente pelo homicdio culposo no trnsito, previsto no art. 302 CTB, e no pelos 311). Especialidade: A norma especial afasta a aplicao da norma geral. A norma especial possui um plus, um detalhe a mais que a distingue da norma geral, tratando basicamente da mesma matria (o infanticdio nada mais que um homicdio praticado em circunstncias especiais. Logo, o autor responde por tal delito, e no pelo homicdio, norma geral). Alternatividade: Aplicvel aos crimes de ao mltipla ou de contedo variado, quando existem diversas formas de praticar a conduta tpica, tratando-se de tipo penal com vrios ncleos. Caso o agente pratique mais de uma conduta proibitiva, responder por crime nico (No crime previsto no art. 122 CP, se o agente induzir e depois auxiliar a vtima, responder por crime nico).

Interpretao da Lei Penal Interpretar tentar buscar o alcance da norma, procurando descobrir o sentido da mesma, o que ela pretende dizer. Pode ser conceituada como o processo lgico que procura estabelecer a vontade contida na norma judiciria (Noronha). Pode ser:

Quanto ao Sujeito:

a) Autntica: quando parte do prprio rgo que edita a norma.

Ex: art. 327 CP, art. 150, 4 e 5. Chamada contextual quando vem na prpria norma, mas pode advir de lei posterior. b) Jurisprudencial: atravs de decises reiteradas dos tribunais. c) Doutrinria: pelos mestres e doutrinadores. A exposio de motivos de uma lei no caso de interpretao, autntica, pois originria do autor do projeto de lei (normalmente o executivo). Pode ser, dependendo de quem a redija, doutrinria.

Quanto aos meios empregados:

a) Gramatical: examina-se a letra da lei, quanto ao seu significado no vernculo. b) Lgica: Sendo insuficiente a interpretao gramatical, h de se indagar quanto ao contedo lgico da lei, atravs de um confronto entre seus dispositivos. c) Teleolgica: busca-se o valor e a finalidade da lei.

Quanto aos Resultados: Declarativa: quando o texto examinado no ampliado nem restringido. Ex: quando a lei penal diz vrias pessoas, significa mais de duas, pois quando a lei pretende dizer duas vem expressa.

a)

b) Restritiva: quando se reduz o alcance da lei para se encontrar a vontade exata do legislador. Ex.: o art. 28 refere-se embriaguez no patolgica, restringindo o alcance da norma. c) Extensiva: quando necessrio ampliar o sentido ou o alcance da norma. Ex.: O art. 130 inclui no apenas o perigo, mais tambm o real contgio de doena venrea. Quando se diz coisa alheia, se inclui coisa comum, que em parte e alheia, etc... Interpretao Analgica: proibida a analogia (salvo in bonam partem), usa-se a interpretao analgica quando frmulas casusticas contidas na lei penal so seguidas de espcies genricas, utilizando-se a semelhana para uma correta interpretao da norma, sendo utilizada quando a prpria lei amplia as hipteses de incidncia, por no ser possvel prever todas as situaes humanas. Ex.: meio insidioso ou cruel ou que possa resultar perigo comum (art. 121, 2, inciso III); outra substncia de efeitos anlogos ao lcool (art. 28, II). A Lei Penal no Tempo (tempus regit actum o tempo rege a ato) A lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. Lugar do Crime

a) Teoria da Atividade: Lugar do crime da ao ou omisso, ainda que seja o lugar do resultado. b) Teoria do Resultado: Lugar do crime aquele em que ocorreu o resultado. c) Teoria da Ubiqidade: Adotada pelo CP, no art. 6: Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou a omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

Tempo do Crime: Para a definio do tempo do crime, o CP adotou a teoria da atividade, em seu art. 4. Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado.

Abolitio Criminis: No se pune mais o fato que lei nova deixou de considerar crime retroatividade da lei penal mais benfica. Em outra anlise, a lei penal mais severa irretroativa principio constitucional: a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. Retroatividade na lei penal em branco (depende de norma complementar que fixa o mbito de incidncia): revogada a norma complementar, continua-se punindo o fato cometido na vigncia da mesma. Leis excepcionais (vigentes somente em situaes excepcionais. Ex. Estado de Stio) e temporrias (com vigncia determinada) so ultra ativas, ou seja, aplicveis mesmo depois de trmino da vigncia para fatos ocorridos durante o perodo de efetividade. Vacatio legis: Perodo entre a publicao e a entrada em vigor de determinada lei (normalmente 45 dias), para que a populao tome conhecimento da nova legislao. Combinao de Leis: Alguns autores entendem possvel a combinao de leis, a fim de atender-se aos princpios da ultra atividade e da retroatividade in mellius, facultando ao julgador o poder de retirar as partes mais benficas de cada norma, criando uma terceira, benfica ao ru. Revogao expressa a tcita, parcial (derrogao) e total (ab-rogao). Crimes Permanentes: so aqueles em que a consumao, embora j realizada, continua acontecendo e se renovando sem fim, prolongando-se no tempo (Extorso mediante seqestro, posse de entorpecentes, etc.). Crime Continuado (art. 71): Quando o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subseqentes ser havidos como continuao do primeiro.

A Lei Penal no Espao e em Relao s Pessoas Princpio da Territorialidade: Por territrio em sentido estrito (material), compreende-se o solo, o subsolo, as guas interiores, o mar territorial (12 milhas martimas, incluindo o leito e subsolo respectivo plataforma continental) e o espao areo.

O art.5 CP determina a aplicao da lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional.

O Brasil no adotou uma teoria absoluta da territorialidade, mas sim uma teoria temperada, visto que o Estado, embora soberano, pode abrir mo da soberania em determinados casos, em virtude de tratados ou convenes internacionais. O 2 do art. 5 determinou tambm que a lei nacional aplicvel aos crimes cometidos a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, desde que estejam em territrio nacional. Extraterritorialidade Incondicionada: Aplicao da lei brasileira a fatos ocorridos no estrangeiro, sem o concurso de quaisquer condies: art. 7, inciso I, CP. Extraterritorialidade Condicionada: Os crimes previstos no inciso II, art. 7, sujeitam-se lei brasileira, embora cometida no estrangeiro, desde que atendida as condies do 2 do mesmo artigo. Pena Cumprida no Estrangeiro: compensa-se eventual diferena (a menor, no caso da lei brasileira ser mais severa) no Brasil. No caso de penas diversas (privativa de liberdade no estrangeiro e muita no Brasil), aquela atenuar esta, a critrio do julgador no caso concreto, visto no haver regras fixas. O art. 9 CP prev as hipteses de validao da sentena estrangeira. Contagem de prazo penal e fraes no computveis da pena (arts. 10 e 11 CP). Imunidades diplomticas: 5, Caput Conveno de Viena de 1961, com limites imprecisos: O diplomata tem imunidade civil, penal e fiscal, inclusive podendo escusar-se de depor como testemunha. Estendem-se ao Chefe da misso, membros e familiares, pessoal administrativo e tcnico no brasileiro. A embaixada inviolvel, mas no considerada territrio do pas aliengena. Imunidades Consulares: funcionrios administrativos do pas de origem no tm imunidade diplomtica, mas apenas privilgios processuais. Podem ser presos por crime grave (punidos com recluso, com mais de dois anos de pena mnima). Imunidades parlamentares: Materiais: Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos, art. 53/CF. (EC n 35/2001).

a)

b) Formais (senadores e deputados art. 53 CF): Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso no se estende aos vereadores. Emenda constitucional recentemente aboliu a imunidade parlamentar formal. Competncia por Prerrogativa de Funo:

O Presidente julgado, nos crimes comuns, pelo STF. Nos crimes de responsabilidade (art. 85 CF), pelo Senado Federal. O Vice-Presidente e o Procurador Geral da Repblica, nos crimes comuns, so julgados pelo STF. Os Ministros de Estado, membros dos Tribunais Superiores, membros do TCU, chefes de misso diplomtica so julgados pelo STF nos crimes comuns e nos de responsabilidade. O STJ julga governadores, em caso de crimes comuns. Nos crimes comuns e de responsabilidade, julga os desembargadores do TJ, membros dos Tribunais Federais (atualmente chamados de Desembargadores Federais), membros do TCE e TCM e membros do MPF que oficiem perante tribunais.

Os Vice-Governadores, prefeitos municipais, membros do Judicirio e MP estaduais so julgados pelo TJ. A competncia especial por prerrogativa de funo no se estende aps a cessao definida do exerccio funcional. Contudo, prorroga-se no caso de crime cometido durante o exerccio funcional.

Extradio: O Estado no tem o direito de invadir territrio alheio para recapturar criminoso fugitivo. Deve socorrer-se do recurso da extradio, conceituada como ato pelo qual uma nao entrega a outra um autor de crime para ser julgado ou punido.

Fundamenta-se em tratado internacional ou promessa de reciprocidade. Veda-se a extradio do brasileiro nato. O naturalizado somente poder ser extraditado em decorrncia de crime comum praticado antes da naturalizao ou em caso de trfico de drogas. No h impedimento legislativo extradio de estrangeiros casados com brasileiros ou que tenha filho brasileiro sob sua guarda. Tal hiptese somente vedada no processo de expulso. No ser concedida a extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio. Crimes de guerra e genocdio no so considerados crimes polticos. O fato de estar o estrangeiro cumprindo pena no Brasil no impede sua extradio, quando j houver sido decretada sua expulso. Tambm no se concede extradio nas seguintes hipteses:

a) Se o fato que motivar o pedido no for considerado crime no Brasil ou no Estado requerente. b) Se o Brasil for competente, segundo suas leis, para julgar o crime imputado ao extraditando. c) Se a lei brasileira imputar ao crime pena de priso igual ou inferior a um ano. d) Se o extraditando estiver respondendo a processo ou j houver sido condenado ou absolvido no Brasil pelo mesmo fato em que se fundar o pedido. e)

Se estiver extinta a punibilidade pela prescrio segundo a lei brasileira ou do Estado requerente. Cabe ao STF o julgamento do pedido de extradio, que no deve examinar o mrito da questo ou emitir opinio sobre vcios do processo originrio. Contudo, cabe ao executivo deferir ou no a extradio, podendo neg-la apesar da deciso favorvel do STF.

Crime Conceito:

FORMAL: Crime seria toda conduta que colidisse frontalmente contra a lei penal, que atentasse contra a ordem jurdica vigente, editada pelo Estado. Fato humano contrrio lei, na lio de Carmignani. MATERIAL: Crime seria a conduta contrria norma que viola os bens jurdicos mais importantes. Como visto, os conceitos formais e material so impreciosos, pelo que merece destaque o conceito analtico de crime, que analisa pormenorizadamente os diversos elementos de delito.

Conceito Analtico de Crime: Segundo a teoria finalista da ao, na lio de Assis Toledo, o crime seria composto de trs elementos: ao tpica (tipicidade), ilcita ou antijurdica (ilicitude) e culpvel (culpabilidade). Mais correto, contudo, conceituar-se, na lio de Rogrio Greco, o crime como fato tpico, ilcito e culpvel, em uma concepo finalista, conforme demonstra o quadro abaixo:

Os temas seguintes sero mais bem analisados em momento prprio, quando do estudo da Culpabilidade. Contudo, segue resumo histrico da evoluo da teoria do crime. CRIME Fato tpico Conduta: Dolosa/Culposa Comissiva/Omissiva

Antijurdico Culpvel Quando o agente no atua Imputabilidade em: Potencial Conscincia da ilicitude

Resultado Nexo Causal Tipicidade:

Formal Conglobante:

Estado de Necessidade Legtima Defesa Estrito Cumprimento do Dever Legal Exerccio Regular do Direito Quando no houver o consentimento do ofendido como causa supra legal de excluso da ilicitude.

Exigibilidade conduta diversa

de

Antinormativa Material

Samuel Puffendorf foi quem falou em imputao (atribuio). Imaginou duas fases, a imputatio facti, dirigida ao autor do fato e a imputatio jri, dirigida ao julgador.

Os autores clssicos, segundo a teoria clssica, ou causal-naturalista, criaram um conceito quadripartite de crime, definindo-o como ao, tpica, ilcita e culpvel. Foi revolucionria, pois criou o conceito de tipo (Beling). Contudo, tal teoria falha, visto no prever a relevncia penal da omisso como ensejadora de crimes, bem como outros aspectos no devidamente resolvidos, como se ver em tpico prprio. Ainda situava o dolo e a culpa (elementos subjetivos) no terreno da culpabilidade, como espcies de culpabilidade (teoria extremada do dolo a conscincia de ilicitude fazia parte do dolo, devendo essa conscincia ser efetiva ou atual. Posteriormente evoluiu para a teoria limitada do dolo, onde bastava a conscincia potencial da ilicitude), no havendo elementos subjetivos no tipo. Encontrando-se a vontade do agente (conduta dolosa ou culposa, vnculo psicolgico entre o autor e o fato), na culpabilidade, tornava-se impossvel a previso da culpa inconsciente. Tambm chamada de teoria psicolgica da culpabilidade, posteriormente recebeu a denominao de teoria Clssica. A teoria neoclssica tentou remediar a situao, introduzindo elementos subjetivos e normativos no tipo (imaginaram-se os elementos normativos do tipo juzo de valor, bem como certos elementos subjetivos: animus de injuriar, animus de matar, etc.). Logo, a culpabilidade passou a constituir-se em juzo de reprovao pessoal, de censura sobre a conduta do agente. Imaginou-se a questo da exigibilidade de conduta diversa. Tambm a ao, deixando de ser mero movimento humano natural, passou a permitir a omisso. A tipicidade, na fase neoclssica, deixou de ser meramente indiciria da ilicitude (ratio cognoscendi), passando a ser a razo da existncia da mesma (ratio essendi). A antijuricidade passou a conter um juzo de desvalor. Na culpabilidade, a reprovabilidade, juzo de desaprovao sobre o ato, torna-se a pea mais importante do sistema, e passa a conter os seguintes elementos:

Imputabilidade Dolo e culpa Exigibilidade de conduta diversa.

Imputabilidade seria a possibilidade de responsabilizar algum pela prtica de determinado ato. Dolo seria a vontade e conscincia de realizar o ato proibido pela lei (incluindo os elementos volitivos e a potencial conscincia da ilicitude). O dolo completo, chamado de dolus mallus. A no exigibilidade de uma conduta, por sua vez, passou a ser causa de excluso da culpabilidade. Contudo, a teoria neoclssica manteve suas bases causais, de acordo com a teoria clssica. No final da dcada de 30, Hans Welzel criou o finalismo, solucionando vrias questes nunca enfrentadas, criando o cerne da teoria atualmente adotada. Definiu a ao no mais como ato voluntrio que visa modificao no mundo exterior (resultado naturalstico), mas como exerccio de atividade final. Agora, toda conduta humana no mais pode dissociar-se de sua finalidade.

Trouxe para o tipo os elementos de natureza objetiva, bem como os de natureza subjetiva (dolo e culpa), como vontade do agente dirigida ao resultado, chamado por alguns autores de dolo natural. Manteve o aspecto normativo do dolo na culpabilidade, repartindo o dolus mallus ou dolo normativo, sob a gide de potencial conscincia da ilicitude, onde recara o erro de proibio, e dolo natural, que transferiu para o tipo. Por fim, a Teoria Social da Ao, definiu o crime como um fato social, conduta socialmente relevante, tendo a ambio de tornar-se ponte entre o finalismo e o causalismo, no sendo bem recebida. Situou o dolo e a culpa tanto na culpabilidade quanto no tipo. Nosso CP essencialmente finalista, valendo o quadro acima, muito embora o finalismo tambm no tenha resolvido todas as questes apresentadas. Certos autores brasileiros, como Damsio, Celso Delmanto e Mirabete, contrariando o posicionamento dominante, passaram a definir o crime, em um conceito analtico, como fato tpico e ilcito, tratando a culpabilidade como pressuposto de aplicao de pena. Tal assertiva advm da maneira de redao do nosso CP. Quando se exclui a ilicitude, o Cdigo diz no h crime. Quando pretende excluir a culpabilidade, o Cdigo diz no h pena ou isento de pena. Em melhor anlise, percebe-se que tampouco se o fato no for tpico ou antijurdico haver pena, pelo que se deduz que todos os elementos so tambm pressupostos da pena. Alguns doutrinadores ainda situam a punibilidade como elementar do crime (possibilidade de aplicao da pena abstrata ao caso concreto), o que no se mostra correto, sendo apenas conseqncia jurdica do delito (como se ver em momento prprio). Logo, crime o fato tpico, ilcito e culpvel. Requisitos: 1. Genricos: a tipicidade e a antijuricidade 2. Elementos ou circunstncias elementares: Verbo que descreve a conduta Objeto material Sujeito ativo e passivo Bem jurdico tutelado 1. So circunstncias do crime determinados dados que, agregados a figura tpica fundamental, aumentam ou diminuem suas conseqncias jurdicas: Agravantes, atenuantes, causas de aumento e de diminuio.

Ilcito Penal e Ilcito Civil: A priori, ontologicamente, no existe diferena entre ilcito penal e ilcito civil. Ocorre que determinadas condutas no atingem bens jurdicos to importantes a ponto de merecer a tutela penal. Logo, a nica diferena meramente formal, aquela estabelecida pela lei penal. Determinada conduta pode merecer a tutela penal, enquanto outra se resolve por meio do direito civil, administrativo, tributrio, etc... Correlao com os princpios da interveno mnima, adequao social, etc... Por fim, cabe salientar a questo das diversas nomenclaturas utilizadas: infrao penal, crime, delito e contraveno.

Infrao penal demonstra o todo, o conjunto, sendo as demais nomenclaturas espcies da mesma. Crime e delito, por sua vez, so expresses sinnimas, de mesmo significado, tratando-se de infraes penais a que se cominam penas de recluso ou deteno. Contraveno penal, por sua vez, uma infrao penal mais leve, de menor repercusso social, punida com priso simples ou multa.

Teorias sobre a Conduta No h crime sem ao (nullum crimen sine conducta). Ao em sentido amplo, englobando a omisso, razo pelo qual mais correto referir-se a mesma como conduta. Teorias Causalistas: A conduta um movimento humano voluntrio que causa modificao no mundo exterior, consistindo em um fazer ou no fazer. Processo mecnico, muscular e voluntrio (porque no um ato reflexo), prescindindo do fim a que se destina. A finalidade da conduta seria estudada pela culpabilidade, lugar para o estudo do dolo e da culpa. Para tais correntes, bastaria voluntariedade do ato, no importando a inteno do agente. Crtica: nos termos propostos pelos causalistas, o conceito de conduta juridicamente considerado difere do conceito real, pois no se admite ao humana sem finalidade. Tal posicionamento dificulta inclusive o entendimento da tentativa, que torna necessrio desde o incio aferir-se a inteno do agente. Ainda dificulta o entendimento dos elementos subjetivos do tipo, quando existentes. Alm do mais, ao entendida como movimento humano no comporta, em alguns casos, a omisso, vista pelos causalistas como mera distenso dos msculos. Teoria Finalista da Ao: Hans Welzel trouxe para o tipo penal os elementos subjetivos da conduta, conceituando a ao como exerccio de atividade final, abandonando o conceito anterior, segundo qual a conduta seria um comportamento meramente causal. O contedo da vontade est na ao, vontade dirigida a um fim, integrando a prpria conduta, assim devendo ser considerada juridicamente. No crime doloso, a finalidade do agente e cometer um fato ilcito. No crime culposo, o fim da conduta no est dirigido ao resultado lesivo, mas o agente autor do fato tpico por no ter atuado com o cuidado objetivo necessrio. Assim, para os finalistas, quem desfere um disparo de arma de fogo e atinge outra pessoa, somente responde por homicdio doloso se tinha a morte como objetivo ou se assumiu o risco desse resultado, respondendo por crime culposo caso no tenha tomado, no caso concreto, os cuidados necessrios e exigveis do homo medius. Por nada responderia se, por exemplo, praticando regularmente tiro ao alvo, acabasse por atingir algum que se ocultara atrs do alvo, fugindo de terceiros. Teoria Social da Ao: Buscou servir de ponte entre o causalismo e o finalismo. Conceituou a ao como conduta socialmente relevante. De difcil aplicao, pois torna

difcil o conceito de relevncia social da conduta, o que exigiria um juzo de valor, tornando os tipos penais imprecisos e vagas (Ser mais bem analisada em tpico posterior). Adotando o finalismo, Damsio de Jesus conceitua a conduta como ao ou omisso humana consciente e dirigida determinada finalidade. Caractersticas da Conduta:

Comportamento humano, o que exclui os fatos naturais, do mundo animal e os atos praticados pelas pessoas jurdicas, cujos responsveis sero seus prepostos (embora a responsabilidade penal do PJ seja matria a ser mais bem analisada, inclusive estando prevista na lei de crimes ambientais, doutrinariamente defendida por diversos autores). Necessidade de repercusso externa da vontade do agente, no se punindo mera cogitao (seria punir o pensamento, o simples ato de planejamento do delito no levada a efeito). Ato voluntrio no significa que o resultado seja querido, que a conduta seja livre, o que se resolver na questo da culpabilidade. Na ao dolosa, a vontade dirige-se ao resultado. Na ao culposa, a vontade limita-se causa do resultado. Ato involuntrio no significa conduta, como na coao fsica irresistvel (exemplificando agente coloca uma arma na mo de terceiro e obriga aquele a efetuar um disparo contra a vtima. Na verdade, no h conduta do atirador, mas do agente, que responder pelo resultado).

Formas de conduta: Ao (positiva) ou omisso (negativa). Caso Fortuito e Fora Maior: No h fato tpico. Caso fortuito aquele imprevisvel ou inevitvel (acidente decorrente de falha mecnica no negligente, em condies normais de trfego). Fora Maior, por exemplo, ocorre no caso de coao fsica irresistvel. Classificao das Infraes Penais: A forma da ao criminosa oferece critrios para varias classificaes:

Crime Instantneo: aquele que, uma vez consumado, est encerrado, a consumao no se prolonga no tempo. (Ex.: Homicdio). Crime Permanente: A consumao se protrai, se prolonga no tempo (Ex.: Extorso mediante seqestro). Crime Instantneo de Efeitos Permanentes: Consumada a infrao em dado momento, os efeitos permanecem, independente da vontade do agente (na bigamia, no possvel aos agentes desfazer o segundo casamento). Crime Comissivo: Exige uma atividade positiva do agente, uma ao em sentido estrito (no furto, ser o subtrair, no rapto, o raptar). Crime Omissivo Puro: Conduto Negativa, no fazer o que a lei determina (omisso de socorro). Crime Omissivo Imprprio: Ou Comissivo por omisso, quando a omisso consiste na transgresso do dever jurdico de impedir o resultado, sendo a mesma forma ou meio de alcanar o resultado de um crime que normalmente e comissivo.

O agente se nega a cumprir o dever de agir (Ex.: me que deixa de amamentar o filho, levando-o inanio e morte). Crimes Unissubjetivos ou de Concurso Eventual: Pode ser praticado por uma s pessoa, embora nada impea a co-autoria e a participao. Crimes Plurissubjetivos ou de Concurso Necessrio: Exigem dois ou mais agentes para a prtica criminosa, podendo tratar-se de condutas paralelas (quadrilha ou bando, ao com finalidade nica, onde todos respondem), convergentes (adultrio, onde uma das partes no culpvel) e divergentes (rixa, caracterizada pela ao de um contra os outros). Crimes Qualificados: So aqueles em que a lei acrescenta alguma circunstncia ao tipo bsico, para agravar a pena, como no art. 121, 2, do Cdigo Penal (homicdio qualificado). Crimes Privilegiados: aquele em que o acrscimo do tipo bsico serve para diminuir a pena, como no art. 121, 1, do Cdigo Penal (homicdio privilegiado). Crimes Progressivos: Um tipo abstratamente considerado contm implicitamente outro, que deve ser realizado pra se alcanar o resultado. O anterior simples passagem, e fica absorvido pelo outro. Homicdio exige leso corporal que resulte em morte. Na rixa, as leses corporais leves esto implcitas, bem como as vias de fato. Difere da progresso criminosa, quando o agente pretende praticar um crime, e em seguida, resolve praticar outro (causa leses na vtima, posteriormente, j com dolo homicida, a mata). Tambm a progresso criminosa no antefato e psfato impunvel. Crime Simples: Ofende um s bem jurdico. So as formas bsicas dos delitos, como no homicdio simples. Crime Complexo: Ofende a dois ou mais bens jurdicos, como no roubo, compostos pelo furto mais ameaa ou violncia pessoa. Crimes Habituais: Reiterao de atos penalmente indiferentes mas que, unidos, como um todo, constituem um delito, como no curandeirismo, manter casa de prostituio, etc... Crime Profissional: Praticado por aquele que exerce uma profisso e dela se utilizada para a atividade ilcita, como aborto praticado por mdico. Crimes de ao nica e de ao mltipla: Crime de ao nica aquele cujo tipo penal contm apenas um ncleo, uma forma de conduta. Crime de ao mltipla, ou de contedo variado, aquele em que existem vrias formas possveis de cometimento, como no trafico de entorpecentes. Crime Unissubsistente: Realiza com apenas um ato, conduta una e indivisvel, como na injuria e na ameaa verbal. Crime Plurissunsistente: composto de vrios atos que integram a conduta, fracionando-se o crime, admitindo, portanto, a tentativa. Constituem a maioria dos delitos, como homicdio, furto, etc... Crime Material: Exige um resultado naturalstico para a consumao como homicdio. Crime Formal: Existe um resultado, mas o mesmo no exigido para a consumao, como na extorso mediante seqestro. Crime de Mera Conduta: No h resultado naturalstico, contentando-se a lei com a simples ao ou omisso do agente, como no ato obsceno e na violao de domiclio. Crimes de dano e de perigo: O primeiro somente se consuma com a efetiva leso. No crime de perigo, ocorre a consumao com a simples ocorrncia da situao de risco.

Crimes Comuns, prprios e de mo prpria: Os crimes comuns podem ser praticados por qualquer pessoa. Os crimes prprios exigem uma capacidade especial do agente, como ser funcionrio pblico. Os delitos de mo prpria, por sua vez, exigem atuao pessoal, como no falso testemunho. Crimes Hediondos: Oriundos da lei 8.072/90 refletiam uma maior necessidade de punio para delitos graves. Crime Organizado: Oriundos de organizaes criminosas, com estrutura organizacional, hierarquia, diviso de tarefas, forma sistematizada, mtodo empresarial, territrio definido, cdigos e procedimentos rgidos, simbiose com o Estado, alcance regional, nacional ou internacional.

Omisso Penalmente Relevante O cdigo no faz distino entre ao e omisso, ao fornecer o conceito de causa. A conduta do agente pode consistir em um fazer ou no fazer. Quando o agente faz alguma coisa que lhe era proibida penalmente, fala-se em crime comissivo. Quando deixa de fazer alguma coisa que lhe era obrigada pela lei penal, fala-se em crime omissivo. Crimes omissivos prprios ou puros: Descritos objetivamente como uma conduta negativa, um no fazer, bastante que o autor se omita quando deve agir. So crimes comuns, a exemplo do art.135 CP (omisso de socorro), cujo ncleo do tipo deixar de prestar assistncia. Crimes omissivos imprprios ou comissivos por omisso: Exige que o agente possua uma qualidade especial, um dever de agir para evitar o resultado. So crimes prprios, de tipo aberto, s podendo ser praticados por quem tenha com a vtima uma vinculao que o torne garante de bem jurdico ofensivo, ou garantidor da no ocorrncia do resultado. A omisso penalmente relevante, encontrando-se agente na posio de garante, incumbindo-lhe o dever de agir, nos seguintes casos:

Tenha por lei a obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia. De outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado. Com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado.

Na primeira hiptese v-se a obrigao legal, advinda, a guisa de exemplo, da relao de ptrio poder devendo os pais velar pelos filhos. A segunda hiptese prev a obrigao contratual (no havendo forma prevista, podendo ser inclusive verbal). J a ltima hiptese exige uma ao do agente que crie uma situao de risco, o que o coloca na posio de garantidor, com dever de impedir o resultado lesivo. O Resultado Conceitua-se como a modificao do mundo exterior provocada pelo movimento humano voluntrio. Nesse azimute, existem crimes sem resultado, como na injuria oral, no ato obsceno, violao de domiclio, etc...

Contudo como no CP afirma, no art.13, que a existncia do crime depende do resultado, o conceito do mesmo foi ampliado, passando a configurar leso ou perigo de leso a um bem juridicamente protegido. Pode ser fsico (dano ao patrimnio), fisiolgico (leso corporal) ou psicolgico (terror provocado pela ameaa). Tratando-se do resultado meramente naturalstico (com a citada modificao no mundo natural), os crimes podem ser materiais, formais ou de mera conduta. Relao de Causalidade Elo que une a conduta do agente ao resultado. Ocorre nos crimes materiais (de ao e resultado) e omissivos imprprios (comissivos por omisso), considerando-se o conceito de resultado como naturalstico. Logo, no h nexo causal nos crimes formais, de mera conduta e omissivos prprios. Teoria da equivalncia dos antecedentes causais (ou da conditio sine qua non): considerase causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Crtica possibilidade de regresso infinita (considerando que tudo que contribui para o resultado causa, poder-se-ia chegar extremas, como imputar o homicdio ao fabricante da arma de fogo nele utilizado). Soluo proibio de regresso alm dos limites da vontade livre e consciente do agente. Processo Hipottico de Eliminao de Thyren: Exerccio mental para considerarmos se um fato deu causa ao resultado, procedido da seguinte forma: - Analisa-se um fato como influenciador do resultado. - Elimina-se esse fato da cadeia causal. - Se o resultado continuar ocorrendo, o fato causa. Contudo, para ser considerado como causa relevante juridicamente, deve-se verificar se o resultado continuaria ocorrendo, com a supresso da causa, da maneira como efetivamente ocorreu (adendo que deveria constar do CP). Explica-se, utilizando-se um exemplo de Rogrio Greco: A encontra-se pendurado em um galho de rvore, beira da morte. B passa pelo local e, aproveitando-se do fato, balana o galo, de modo que A caia e venha a morrer. A de qualquer modo morreria. Contudo, no da maneira em que faleceu. Logo B responde pelo resultado, a ttulo de homicdio doloso. Espcies de causa: Causas absolutamente independente: ocorrncia do resultado sem qualquer conduta do agente Podem ser preexistentes (Ex.: suicdio anterior), concomitantes (Ex.:

dois tiros desferidos por pessoas distintas) e supervenientes (Ex.: desabamento aps disparo). Causas relativamente independente: ocorrncia do resultado mediante ocorrncia de causa conjugada com a conduta do agente Podem ser preexistentes (Ex.: hemofilia se o agente sabia e queria a morte, responde por homicdio; se sabia e queria apenas lesionar, responde como delito preterdoloso), concomitantes (pressupondo relao de simultaneidade tiro no momento do ataque cardaco tiro contribuindo para a morte crime doloso) e supervenientes, que merecem um estudo parte. Causa superveniente relativamente independente: art. 13, 1. A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. O cerne da questo encontra-se na expresso por si s. Somente se imputam ao agente as questes que se encontrarem na linha de desdobramento causal (natural, fsica) da conduta anterior. Ex.: Paciente baleado morre na ambulncia, em acidente de trnsito o agente no responde. Paciente baleado morre no hospital, por infeco hospitalar: o agente responde pelo homicdio. Na primeira hiptese, a morte por acidente de trnsito no est na linha de desdobramento causal, natural da conduta do agente. Na segunda hiptese, a infeco hospitalar conseqncia natural do ferimento infligido pela vtima. Pelo exposto, em caso de causas relativamente independentes concomitantes e preexistentes, o agente responde se ciente da existncia da mesma. Em caso de causas supervenientes, responde somente pelos fatos j praticados, se as mesmas, por si s, tiverem produzido o resultado. CRIME CONSUMADO E CRIME TENTADO

Iter Criminis (Caminho do crime): - Cogitao - Atos preparatrios - Execuo - Consumao - Exaurimento (que no faz propriamente parte do iter) A cogitatio refere-se a atos de planejamento do delito, quando o agente imagina, cogita da ao penal.

A preparao advm dos preparativos materiais do agente para a prtica ilcita, quando o mesmo adquire os instrumentos ou condies para a prtica ilcita (Ex.: fabrica uma chave falsa, um p-de-cabra, adquire uma arma, etc.). A execuo ocorre quando o agente pratica a conduta descrita no tipo penal ou segundo alguns doutrinadores, quando pratica atos de hostilidade ao bem jurdico. A consumao varia de crime para crime, dependendo da espcie e natureza. O exaurimento ocorre quando o agente obtm tudo que desejava com a ao delitiva. Momentos Consumativos: - Crime material: existe um resultado, que exigido pelo tipo penal. Consuma-se quando ocorre o resultado (Ex.: homicdio). - Crime formal: existe um resultado, mas o tipo no exige para a consumao. Consumase com a prtica descrita no ncleo do tipo: Ex.: extorso (o recebimento do resgate seria exaurimento). - Crime culposo: consuma-se com a ocorrncia do resultado no querido, mas previsvel. - Crime omissivo imprprio: quando h produo do resultado naturalstico. - Crime omissivo prprio: com a simples absteno do comportamento imposto ao agente. - Crime de mera conduta: consuma-se com o simples comportamento previsto no tipo, no se exigindo qualquer resultado. Ex.: violao de domiclio. - Qualificados pelo resultado (preterdolosos): com a ocorrncia do resultado agravador. Dolo no antecedente, culpa no conseqente. Ex.: leso seguido de morte. - Crime permanente: a consumao se protai no tempo, logo, se consumam enquanto durar a permanncia. Ex.: seqestro e crcere privado. No se pune a cogitao (seria punir o pensamento), nem os atos preparatrios, salvo quando constiturem, por si s, atos executrios de outro delito (Ex.: Aquisio de arma de fogo para prtica de homicdio. O simples porte ilegal da arma j crime autnomo). Distino entre atos preparatrios e atos de execuo: Existem trs principais teorias a respeito. - Teoria Subjetiva: Haveria tentativa quando o agente, de maneira inequvoca, praticasse atos que indicassem o desejo de praticar a infrao penal. Por essa teoria, no h distino entre atos preparatrios e atos de execuo. Para essa teoria, se algum sasse de casa com a inteno de matar outrem, mas no encontrasse a vtima potencial, haveria tentativa.

- Teoria Objetivo-formal: Somente haveria tentativa quando o agente praticasse a conduta descrita no tipo penal, sendo ato preparatrio tudo o que antecedesse. - Teoria da Hostilidade ao Bem Jurdico: Na lio de Mayer, Ato executivo (ou de tentativa) o que atraca efetiva e imediatamente o bem jurdico; ato preparatrio o que possibilita, mas no ainda, sob o prisma objetivo, o ataque ao bem jurdico. Muito embora as trs teorias, os Tribunais ainda no chegaram a um consenso. A dvida normalmente resolve-se pro ro. Elementos da Tentativa: - Conduta dolosa - Ingresso na fase executria - No consumao por circunstncias alheias vontade do agente. Pelo exposto, verifica-se a tentativa quando, iniciada a execuo, o resultado no se produz por circunstncias alheias vontade do agente, que pretende e deseja o resultado, mas incapaz de alcan-lo. Diz-se Tentativa Perfeita quando o agente esgotou todos os meios que tinha sua disposio e mesmo assim no atingiu o resultado querido, por circunstncias alheias sua vontade (Ex.: O agente efetua todos os disparos da arma, mas a vtima socorrida, levada ao hospital e escapa com vida). Tentativa Imperfeita ocorre quando o agente no utiliza todos os meios que tinha sua disposio, no prosseguindo na fase executria por circunstncias alheias sua vontade. Por questes de poltica criminal, no se pune a tentativa de contraveno. Crimes que no admitem a tentativa: Crimes Habituais (exige reiterao de condutas, no sendo possvel tentar-se reiteradamente uma prtica ilcita). Crimes preterdolosos (ou qualificados pelo resultado dolo no antecedente, culpa no consciente o resultado agravador no pretendido pelo agente, no se podendo falar, portanto, em tentativa). Crimes Culposos salvo na culpa imprpria. Crimes quando a tentativa equiparada ao crime consumado (art. 352 Evadirse ou tentar evadir-se o preso...). Crimes unissubsistentes: injria.

Crimes omissivos prprios (a conduta refere-se a uma simples absteno de uma ao exigida pelo Estado. Logo, ou o agente se abstm e realiza o tipo, ou atua e no incide no mesmo).

Tentativa e Crime Complexo: Crimes complexos so aqueles que renem em seus elementos as caractersticas de dois ou mais crimes (crime complexo em sentido estrito) ou as caractersticas de um crime e uma circunstncia que, por si s, seja atpica (crime complexo em sentido amplo). Normalmente, para que haja consumao do crime complexo, so necessrio que se realizem todas as condutas dos tipos penais que o compem. Ex.: Roubo se consuma quando ocorre a violncia (leso) ou grave ameaa (ameaa) e a efetiva subtrao (furto). Tentativa em Latrocnio: No caso de latrocnio (prprio ou imprprio), h uma exceo regra anterior, apresentando a doutrina as seguintes solues: Subtrao tentada + homicdio tentado = tentativa de latrocnio. Subtrao consumada + homicdio tentado = tentativa de latrocnio. Subtrao tentada + homicdio consumado = latrocnio consumado (neste ponto encontra-se a exceo). Subtrao consumada + homicdio consumado = latrocnio consumado.

Diz-se tentativa branca quando no ocorre qualquer leso ao bem jurdico visado pelo agente (Ex.: Desferir disparos de arma de fogo contra a vtima, com animus necandi, nenhum deles atingindo o alvo).

Critrio de aplicao da reduo: Quando o agente, no iter criminis, ingressa nos atos executrios, quanto mais e aproxima da consumao, menor deve ser a reduo pela tentativa. A contrario sensu, quando se encontra ainda em incio de execuo, maior ser a reduo, considerando-se o quantum abstrato de um a dois teros. Desistncia Voluntria e Arrependimento Eficaz Chama-se Desistncia Voluntria quando, iniciada a execuo, o agente desiste voluntariamente de prosseguir nos meios executrios, no ocorrendo o resultado inicialmente pretendido. Responder o agente somente pelos atos j praticados (Ex.: A, com animus necandi, desfere um disparo de arma de fogo contra B. Possuindo mais cinco balas no tambor, vendo a vtima ferida e cada ao cho, desiste de prosseguir nos atos executrios, devendo responder somente pela leso que causou, na gravidade que efetivamente ocorrer). O Arrependimento Eficaz ocorre quando o agente, aps executar todos os atos de execuo, arrepende-se de seu intento inicial e age para evitar a consumao do ilcito

(Ex.: A, com animus necandi, ministra veneno vtima. Antes do evento mote, lhe fornece o antdoto). Obs.: necessrio que o arrependimento seja eficaz. Caso haja consumao, o agente responder pelo delito consumado. Caso consiga evitar o resultado, responder pelos atos j praticados. Para distinguir-se a desistncia voluntria da tentativa, usa-se a Frmula de Frank: Posso prosseguir, mas no quero (desistncia voluntria); quero prosseguir, mas no posso (tentativa). Arrependimento Posterior: art. Q6 Quando, aps, consumada a infrao, o agente repara o dano. No se aplica os crimes com violncia ou grave ameaa contra a pessoa, exigindo-se ainda a reparao total, antes do recebimento da denuncia. Se a reparao ocorrer o recebimento, constituir circunstncia atenuante. J decidiram nossos tribunais que a reparao do dano procedida por terceiro se estende ao agente, cabendo a reduo prevista em lei, de um a dois teros. Crimes Impossveis: Art. 17 CP No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. Dentre as teorias para as se explicar o crime impossvel, destacam-se: Teoria Subjetiva: segundo a qual no importa se o meio ou o objeto so ou relativamente ineficazes ou imprprios, bastando, para se caracterizar a tentativa, que o agente tenha agido com a vontade dirigida a pratica da infrao penal. Teoria Objetiva: Subdivide-se em objetiva pura (o agente no responder pelo crime mesmo se o meio utilizado for apenas relativamente inidneo) e objetiva temperada (que entende punvel a conduta do agente quando os meios utilizados forem relativamente inidneos ou o objeto material for apenas relativamente imprprio). Nosso CP adotou a Teoria Objetiva Temperada. Como exemplo de absoluta ineficcia do meio executrio, podemos citar o envenenamento feito, por erro do agente, com acar comum ao invs de veneno. Tambm se pode citar a smula 145 do STF: No h crime quando a preparao do flagrante pela policia torna impossvel a sua consumao. Flagrante preparado aquele em que um agente de autoridade ou terceiro induz o autor a pratica ilcita, tomando as providncias necessrias para que o mesmo seja detido no momento da execuo. A preparao da situao de flagrncia, portanto, torna impossvel que o agente consiga consumar o ilcito. Chamado de Crime de Ensaio. Como exemplo de absoluta impropriedade do objetivo, podemos citar: Disparos com animus necandi contra corpo j sem vida, sem conhecimento do agente. Prticas abortivas em mulher no grvida, etc...

TIPICIDADE: Adequao do fato material ao tipo penal. Do alemo Tatbestand (em que consiste o fato modelo do fato), originrio da expresso latina corpus delicti. Evoluo: Inicialmente puramente objetivo, meramente descritivo, tornou-se indicirio da existncia da ilicitude (ratio cognoscendi), teoria consagrada no finalismo, passando pela ratio essendi, tambm conhecida como Teoria dos elementos Negativos do Tipo, onde se diz que toda vez que no for ilcita a conduta do agente, esta no ser tpica. Para esta teoria, a tipicidade e a razo de ser da ilicitude, pois a ilicitude faz parte do prprio tipo penal. Logo, os chamados elementos negativos do tipo seriam as causas de justificao (excludentes de ilicitude: legitima defesa, etc.) que, quando ocorrentes, excluiriam a prpria tipicidade. Ou seja, a conduta somente ser tpica se tambm for ilcita. Chamando de tipo total de injusto. Elementos do tipo: Objetivos: descritivos da realidade Normativos: tornam necessria a elaborao de juzos de valor (conceitos jurdico ou cultural: cheque, mulher honesta, etc.). Subjetivos: animus do agente (Ex.: para si ou para outrem).

Adequao tpica: Ocorre quando a conduta do agente se amolda perfeitamente a um tipo leal previsto na lei, anteriormente conduta (tipicidade formal). Existem duas espcies: Adequao tpica de subordinao imediata ou direta: na hiptese da ocorrncia de perfeita adequao entre a conduta e o tipo. Ex.: A matou B, estando tal conduta perfeitamente relacionada ao art. 121 CP. Adequao tpica de subordinao mediata ou indireta: quando necessrio o uso de uma norma complementar para a tipicidade, tambm chamada de norma de extenso (que tem por finalidade ampliar a incidncia do tipo penal). Ex.: art. 14, inciso II (tentativa), art. 29 (concurso de pessoas). Classificao: Tipo de material: expresso de danosidade social. Ofensa aos bens jurdicos mais importantes da sociedade. Tipo legal: descreve a conduta proibida, verbalmente.

Tipo de injusto: desvalor da ao e do resultado (tipicidade material mais tipo legal). Tipicidade mais ilicitude. Tipo total de injusto: ratio essendi. Tipo bsico: descreve a conduta principal (Ex.: art. 121 CP). Tipo derivado: Tipo qualificado e Tipo privilegiado. Tipo simples: descreve uma nica conduta. Tipo misto: alternativo e cumulativo (vrias formas de prtica ilcita, podendo ser alternativas ou cumulativas, dependendo da hiptese). Ex.: Art. 12 da lei n. 6368/76. Tipo congruente: quer matar = existe a morte. Normalmente ocorre no tipo doloso. Tipo incongruente: tipicidade subjetiva em desacordo com tipicidade objetiva. Ocorre nos crimes culposos. Tipo de inteno: depende da ao de outrem para a ocorrncia do resultado pretendido. Ex. extorso. Tipo normal: Somente contm elementos objetivos. Ex.: Homicdio simples. Tipo anormal: tambm com elementos normativos e subjetivos. Tipo fechado: descreve completamente a conduta. Tipo aberto: necessita de complementao. Ex.: tipo culposo. Tipicidade penal: Como visto, para que o fato seja tpico, necessrio a analise de vrios elementos: [Deve haver uma conduta, dolosa ou culposa, comissiva ou omissiva.]. Deve haver um resultado, nas infraes penais que o exigem. Dever haver um nexo causal, relao de causa e efeito entre a conduta e o resultado. Deve haver tipicidade formal + conglobante. Por tipicidade formal, leia-se a correta adequao da conduta com o modelo abstrato previsto na lei. Quanto Tipicidade Conglobante, na lio de Zaffaroni e Pierangelli, entendese sobre dois aspectos:

O Direito Penal, como ultima ratio, atinge somente os bens mais importantes do Estado, no devendo punir condutas que outros ramos do direito autorizam ou aceitam como ilcitas. Logo, observando-se o ordenamento jurdico como um todo, englobadamente, verifica-se que desnecessrio a analise da ilicitude para a constatao de que varias condutas no so criminosas, por serem normativas aceitas pelo ordenamento jurdico. Logo, a tipicidade conglobante, em primeiro aspecto, exige a antinormatividade:

a) Um mdico, ao realizar uma medida teraputica, como amputao de membros, estaria agindo amparado em excludente de ilicitude (estado de necessidade). Contudo, verifica-se que lhe ilcita tal interveno cirrgica, permitida por outros ramos do Direito, como medida de preveno da vida humana. Sendo ilcita, normativa, no sendo, portanto, tpica. Desnecessrio, portanto, a analise das causas de justificao na ilicitude, resolvendo-se a questo na prpria tipicidade. b) Um carrasco, ao executar uma pena de morte por crime de desero (no Brasil, em tempo de guerra), age em estrito cumprimento do dever legal. Contudo, o mesmo est cumprindo uma sentena originria do prprio Estado, que condenou o desertor morte. Logo, a ao do carrasco normativa, no sendo necessrio analisar-se a excludente. Logo, a adoo da teoria da tipicidade conglobante torna desnecessria a excludente de ilicitude do estrito cumprimento do dever legal. Para que haja tipicidade conglobante, deve haver tipicidade material, ou seja, o bem jurdico ofendido deve situar-se dentre os mais importantes tutelados pelo Estado, sendo lesado de maneira significativa. Correlao com o princpio da insignificncia. Ex.: Leso culposa ntima (H uma conduta culposa, comissiva. H um resultado e um nexo causal. H tipicidade formal. H tipicidade conglobante, sendo a conduta antinormativa. Mas no h tipicidade conglobante, material, visto a leso ser mnima e ntima, de pouca ou nenhuma repercusso social). Elementos Especficos do tipo penal: Ncleo do tipo: verbo que descreve a conduta. Sujeito ativo: aquele que pode praticar a conduta: PF e PJ. Sujeito passivo: formal (Estado) e material (vtima titular do bem ou interesse violado). Objeto material: pessoa ou coisa contra a qual recai a conduta do agente: (furto = coisa alheia mvel, homicdio = corpo humano). No se confunde com o bem jurdico tutelado (Ex.: No estupro, o objeto material o corpo da mulher e o bem jurdico a liberdade sexual). Funes do tipo:

Garantista: o cidado deve saber o que lhe vedado, pois lcito fazer o que no proibido. Fundamentadora: exerccio do jus puniendi do Estado, o Estado fundamentando suas decises. Selecionadora de condutas: poltica criminal bens de maior importncia.

Tipo Doloso:

Conceito de dolo: Vontade livre e consciente dirigida a realizar a conduta prevista no tipo penal incriminador. Dolo a regra e culpa a exceo, somente quando prevista expressamente. Dolo Direto: quando o agente quis o resultado. Dolo Indireto: Eventual: quando o agente assume o risco de produzir o resultado lesivo

Elementos: Conduta humana voluntria, comissiva ou omissiva. Inobservncia de dever objetivo de cuidado (negligncia, imprudncia ou impercia). Resultado lesivo no querido nem assumido. Nexo causal. Previsibilidade. Tipicidade.

Culpa consciente: O resultado lesivo previsvel previsto, mas o mesmo confia que no ocorrer. Ex.: Atirador de elite ao disparar contra seqestrador abraado refm. Tem conscincia que pode atingir a vtima, mas confia em sua habilidade que tal resultado no ocorrer. Se ocorrer, trata-se de culpa consciente. Distingue-se do dolo eventual, porque neste o resultado previsto, mas o agente no se impor que o mesmo ocorra. Culpa inconsciente: O resultado previsvel no foi previsto pelo agente.

Culpa imprpria: Ser tratada quando do estudo das discriminantes putativas. Como no h vontade dirigida ao resultado, no possvel a tentativa em crime culposo, salvo, como se ver, na culpa imprpria. Em Direito Penal, no se admite a compensao de culpas (a culpa de A no compensa a de B), devendo todos os responsveis responder pelo evento criminoso, admitindo-se, portanto, a concorrncia de culpas. ILICITUDE Conceito: Relao de contrariedade entre a conduta do agente e a ordem jurdica vigente. Segunda elementar no conceito analtico do crime verifica-se quando o agente no age amparado em causa de justificao, legal ou supralegal. Para o finalismo, como os elementos subjetivos encontram-se no prprio injusto tpico, torna-se necessrio, alm dos requisitos objetivos descritos no CP, que o agente tenha conscincia de que age amparado em excludente de ilicitude, no bastando mera situao ftica (Ex.: A mata B no momento em que este se preparava para matar C. Contudo, A no tinha conhecimento da ao de B contra C, ao tendo agido, portanto, em legtima defesa de terceiro). Estado de Necessidade: Art. 24 Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias no era razovel exigir-se. Pressupe, portanto, dois ou mais bens amparados pelo ordenamento jurdico, em conflito, em situao anloga a uma balana. Verifica-se, portanto, a prevalncia de um bem sobre outro, com base no Principio da Ponderao dos Bens.

A Teoria Unitria afirma que todo Estado de Necessidade justificante (excludente de ilicitude). A Teoria Diferenciadora, contudo, adotada por alguns pases, afirma que, quando o bem sacrificado for de menor valor que o bem preservado, tratar-se de Estado de Necessidade justificante (excludente de ilicitude). Lado outro, quando o bem sacrificado for de valor igual ou mesmo maior que o bem preservado, tratar-se- de Estado de Necessidade exculpante (dirimente de culpabilidade). Nosso CP adotou a Teoria Unitria, segundo a qual todo Estado de Necessidade justificante. A lei em perigo atual (na legitima defesa, fala-se em perigo atual ou iminente) mas a doutrina majoritria considera que a atualidade do perigo abrange a iminncia. Exige-se tambm perigo no provocado pelo agente dolosamente. Ex.: Incndio doloso provocado em um cinema, o autor no pode sacrificar a vida de terceiro para salvar a prpria. Em caso de incndio acidental, seria possvel.

Deve-se atentar tambm para a evitabilidade do dano: Se for possvel deixar de sacrificar o bem jurdico, optando por conduta menos gravosa, no pode o agente alegar estado de necessidade (por tal razo, improvvel alegar-se Estado de Necessidade em casos de agresso e provocao, que podem ser resolvidos pela legtima defesa, pois o agente sempre poderia fugir para evitar o confronto, deixando de sacrificar o bem jurdico em conflito no caso, a vida ou a integridade fsica do provocador). Estado de Necessidade prprio e de terceiros: Ao prprio, se aplicam s regras supradescritas. Ao de terceiro, somente em se tratando de bens indisponveis. Se disponvel, dependera da aquiescncia do titular do bem sacrificado. Ex.: Dois nufragos disputam a mesma tbua. Terceiro poder intervir, sacrificando a vida de um deles e salvando a do outro, porque ambos os bens (vida) so indisponveis. A contrario sensu, ocorrendo um incndio em uma casa, no pode terceira pessoa derrubar a seguinte, para evitar que o incndio atinja a casa de seu parente.

O principio da razoabilidade norteia o Estado de Necessidade, tornando necessria a ponderao dos bens em conflito. Como o CP prev expressamente que se deve atentar para a razoabilidade do sacrifcio do bem ameaado, no se pode alegar Estado de Necessidade quando o bem preservado for de menor valor que o bem sacrificado. razovel que a vida seja preservada em detrimento do patrimnio alheio. Contudo, a recproca no verdadeira, sendo tal hiptese proibida pelo principio da razoabilidade. O art. 24, 1, aduz que no pode alegar o estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. O dever se extrai da relevncia da omisso, segundo a qual existe dever legal de enfrentar o perigo, no se estendendo obrigao contratual. Ex.: o bombeiro que se encontra no local do acidente para salvar as vtimas no pode matar algum para tomar o seu lugar no helicptero. Contudo, o bombeiro pode salvar-se, sacrificando o patrimnio alheio, tratando-se de bem valor inferior. Tal obrigao no se estende, por exemplo, ao guarda-costas, que no tem dever legal de morrer para salvar o contratante, visto sua relao advir de contrato. Fala-se em Estado de Necessidade Defensivo quando a ao do agente dirigida contra o prprio provocador do perigo (Ex.: defesa contra o ataque de um co raivoso, dirigida mediante agresso do prprio animal), e Agressivo, quando a ao do agente atinge bem de terceiro inocente. Estado de Necessidade putativo (imaginrio) ser estudado quando da analise das discriminantes putativas, nos termos do art. 20, 1 CP. Efeitos Civis do Estado de Necessidade: Segundo os art. 160, incluso II, 1519 e 1520 do Cdigo de Processo Civil, caber indenizao no caso de destruio ou deteriorao de coisa alheia, desde que o proprietrio da coisa destruda no seja o agente provocador do perigo. No caso do perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este caber ao regressiva.

Aberratio Criminis e Estado de Necessidade: Agente se defende contra o ataque de um co raivoso, desfere um tiro no animal e acerta uma pessoa. Encontra-se amparado pelo estado de necessidade defensivo. Tem-se aceitado, em determinados casos, a alegao de estado de necessidade quando a situao de miserabilidade do agente tamanha que o mesmo levado a subtrair alimentos, de acordo com o princpio da ponderao de bens, que a sade do agente mais valiosa que o patrimnio do terceiro. chamado Furto Famlico.

Legtima Defesa: Art. 25 entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Como no possvel ao Estado encontrar-se em todos os lugares ao mesmo tempo e intervir em todas as situaes de perigo, o cidado pode, em determinados casos, defender-se mediante seus prprios meios. Em tese, encontram-se amparados pela legtima defesa quaisquer bens tutelados pela lei (a vida, o patrimnio, a honra, os costumes, a liberdade, etc.). Espcies: Autntica ou real: quando a situao de agresso injusta esta efetivamente ocorrendo no caso concreto. Imaginria ou Putativa: quando a situao de perigo decorre de erro do agente, nos termos do art. 20, 1 CP.

O conceito nos fornece todos os elementos necessrios para a caracterizao da excludente, a saber: Agresso injusta: entende-se por leso ou ameaa de leso a um bem juridicamente protegido, praticado por pessoa humana (agresso justa, por exemplo, cumprimento de mandado de priso por agente de autoridade, no permite a legitima defesa). Meios necessrios: so os suficientes repulsa de agresso que est sendo praticada, que o agente dispe no momento em que rechaa a agresso, podendo ser, inclusive, desproporcional ao meio utilizado pelo agressor. Moderao no uso dos meios necessrios: Deve o agente, ao agir, o fazer com moderao no uso dos meios que tiver sua disposio. Caso contrrio, poder incidir em excesso (dolos ou culposo). Na lio de Assis Toledo: requisito da moderao exige que aquele que se defende no permita que sua reao cresa em intensidade alem do razoavelmente exigido pelas circunstncias para fazer cessar agresso. Se, no primeiro golpe, o agredido prostra o

agressor tornando-o inofensivo, no pode prosseguir na reao at mat-la. O excesso culposo permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. Atualidade e iminncia da agresso: atual a agresso que est ocorrendo, iminente a que est em vias de ocorrer. No se permite, por conseguinte, legtima defesa contra agresso passada ou contra hipottica agresso futura. Defesa de direito prprio ou de terceiro: o agente pode defender a si mesmo ou intervir em defesa de terceira pessoa, mesmo que no seja pessoa prxima. Logo, fala-se em legtima defesa prpria e de terceiro.

Questiona-se se possvel a alegao de legitima defesa contra agresso de inimputveis, ou se o correto seria o estado de necessidade. Nesse contexto, surgiram duas correntes, sendo a dominante a que aceita a alegao de legtima defesa. Legtima Defesa recproca: No possvel legtima defesa versus legtima defesa (autntica X autntica). Quando no possvel auferir-se qual dos agentes encontrava-se em legtima defesa, a soluo a absolvio de ambos. Legtima defesa putativa contra legtima defesa real: esta hiptese j possvel. Exemplifica-se: A imagina encontrar-se em vias de ser agredido por B e saca uma arma. B, que no pretendia agredir A, vendo-se, por sua vez, na iminncia de ser agredido, tambm saca sua arma. Hipoteticamente, ambos esto em legtima defesa. Com relao ao excesso, a partir do momento em o agente excedeu-se na legtima defesa, repelindo agresso injusta de maneira exagerada, exacerbada, deixou de beneficias-se da excludente, pelo que, em tese, ilcito ao agressor inicial defender-se licitamente da nova agresso. O agredido inicial tornou-se agressor, permitindo, por conseguinte, defesa legtima contra sua agresso, com os mesmos requisitos.

Em caso de aberratio ictus (erro na execuo), o agente, ao se defender, acaba por alvejar pessoa diversa da pretendida, tal agresso no querida encontra-se acobertada pela excludente. No que concerne aos Ofendculos, instrumentos predispostos para a defesa da propriedade (arame farpado, cacos de vidro em muros, cerca eletrificada, etc.), discute-se como tais instrumentos se justificariam perante o direito brasileiro. Dentre as hipteses explicativas possveis, alegou-se tratar de legtima defesa ou outra excludente. Fala-se em legtima defesa predisposta (tese pouco confivel, visto no haver agresso atual nem iminente, mas potencial) ou exerccio regular de direito de defesa da propriedade. Conduta, trata-se de instituto sui generis, que no se adapta a quaisquer das hipteses legais. Se usados com moderao, so aceitos pelo nosso Direito. Quanto aos efeitos civis da legtima defesa, no cabe indenizao pela ao do agente, salvo ao terceiro, em caso de aberratio ictus, sendo cabvel tambm no caso de legtima defesa putativa, visto a agresso ser imaginaria.

Estrito Cumprimento do Dever Legal: O CP no conceituou a excludente, da forma que fez com a legtima defesa e o estado de necessidade, mas seus elementos caracterizadores so claros, estando presentes requisitos subjetivos e objetivos. necessrio, ab initio, que haja um dever legal imposto ao agente, no geral dirigido queles que fazem parte da administrao pblica, como policiais e oficiais de justia. Em segunda anlise, preciso que a conduta do agente se d nos exatos termos impostos pela lei, no podendo ultrapassar o dever imposto pela norma. Se um Oficial de Justia, cumprindo mandado de busca e apreenso de uma geladeira, apreender tambm o televisor, estar agindo fora dos limites da lei. Diz-se tambm que os castigos infligidos pelos pais aos filhos constituem estrito cumprimento do dever legal. Tal posicionamento e discutvel, pois os pais no tm o dever de corrigir os filhos, aplicando castigos moderados, mas um direito. Como anteriormente estudado, a adoo do conceito da tipicidade conglobante, quanto antinormatividade, torna desnecessrio a excludente, resolvendo-se a questo ainda na analise da tipicidade. Exerccio Regular de Direito: Tambm no foi conceituado pelo legislador, contudo, este direito pode advir tanto do texto legal quanto de regulamentaes administrativas, ou mesmo dos costumes. A correo moderada de pais a filhos menores adapta-se melhor em tal conceito. O mesmo se aplica s leses oriundas de prticas desportivas, como ferimentos originrios de uma luta de boxe. Consentimento do Ofendido: Inicialmente, cabe ressaltar que o consentimento do ofendido pode afastar a prpria tipicidade (Ex.: o consentimento da mulher na conjuno carnal afasta o ncleo do tipo, evidenciado no verbo constranger, excluindo a prpria tipicidade).

Eventualmente, h de se reconhecer a hiptese do consentimento do ofendido funcionar como causa supralegal (por no estar prevista em lei) de excluso de ilicitude. Para tanto, so necessrios os seguintes requisitos, na lio de Rogrio Greco: Que o ofendido tenha capacidade para consentir. Que o bem sobre o qual recaia a conduta do agente seja disponvel. Que o consentimento tenha sido dado anteriormente ou pelos menos numa relao de simultaneidade conduta do agente.

O primeiro requisito refere-se capacidade para consentir, s se admitindo o consentimento em se tratando de pessoa maior de 18 anos. O segundo requisito trata da disponibilidade do bem sobre o qual recai o consentimento. Em se tratando de bem indisponvel, mesmo se emitido por agente capaz, ser invlido. Pela prpria natureza, so especialmente disponveis os bens patrimoniais. Quanto integridade fsica, se aceita a disponibilidade se as leses forem leves, caso dos piercings e das tatuagens. Por fim, o consentimento dever se anterior ou simultneo conduta do agente. Se posterior, no excluir a ilicitude da conduta praticada. Por bvio, o consentimento dever se expresso ou induvidoso, obtido sem fraude, erro ou coao. CULPABILIDADE Conceito (finalista): Juzo de reprovao pessoal que se realiza sobre a conduta tpica e ilcita praticada pelo agente. Evoluo: Duas correntes principais: Escola Clssica: Livre arbtrio, sob o argumento de que o homem moralmente livre para fazer suas escolhas. Justifica as penas impostas aos delinqentes sob a gide do castigo merecido. Escola Positiva: Determinismo, ao homem no dado o poder de escolha, agindo o mesmo sob a influencia de poderes internos e externos (meio social, educao, herana cultural, etc.) Na verdade, ambos os conceitos se completam. A doutrina alem foi fundamental para a idia de culpabilidade. Feuerbach definia o crime como ao antijurdica, cominada em uma lei penal. Binding estudou a norma. Beling nos trouxe o conceito de tipo, essencial para o desenvolvimento do Direito Penal, dado ao respeito a princpios como da reserva legal, da anterioridade da lei penal, etc... Tambm Von Ihering em muito contribuiu, com seu estudo sobre a antijuricidade objetiva (ato ilcito), aplicada ao Direito Civil, depois transporta para a seara criminal. Franz e Mezger aprofundaram o estudo (neokantismo), at Welsel (finalismo). Jescheck e Wesseis (posio hbrida), como se ver. Concepo Psicolgica da Culpabilidade Sistema Causal Naturalista de Liszt e Beling: Para este sistema havia dois aspectos a serem considerados, um interno e outro externo, sendo o externo a ao tpica e antijurdica e o interno a culpabilidade, qual seja, o vnculo psicolgico que unia o autor ao fato. O delito era definido como ao tpica, antijurdica e culpvel. A ao era definida como movimento humano voluntrio que causa modificao no mundo exterior. No conceito de ao, logo, se encontrava o de resultado,

donde se dizia que no h crime sem ato de vontade e resultado. A vontade na ao ou na omisso queria significar iseno d coao. Conceito de tipo (Beling) como maior contribuio, trazia baila uma forma, um mtodo de descrio de condutas incriminadoras. Para o tipo, valia a teoria da ratio cognoscendi (tipicidade como indcio de antijuridicidade). Se o fato tpico, presume-se a ilicitude do mesmo. No dizer de Chico Buarque de Holanda, na cano Construo: Ta l um corpo estendido no cho. Tal viso indica, primeira vista, a prtica d um delito de homicdio, que pode no ter ocorrido (na hiptese de excludente de ilicitude, por exemplo). A antijuridicidade (Objetiva lhering para o DC) compunha, justamente com a ao tpica, o injusto penal. Sua caracterizao limitava-se ao fato da conduta do agente contrariar a lei penal. Por conseguinte, as causas de excluso da ilicitude tambm eram aferidas objetivamente. Nesse azimute, no era necessrio que o agente tivesse conscincia de estar agindo em legtima defesa, bastando que objetivamente agisse desta forma (Ex: ao atingir seu desafeto, o agente inadvertidamente salvou a vida de terceiro, prestes a ser atingido por aquele. Para esta teoria, deveria ser absolvido por legtima defesa). No sistema proposto por Van Liszt e Beling, a parte externa do delito era objetiva, sendo que sua parte interna encerrava a subjetividade do comportamento do agente. Logo, a culpabilidade seria o local para o estudo dos elementos subjetivos (dolo e culpa), como espcie de culpabilidade (mais do que elementos). A imputabilidade era tida como pressuposto da culpabilidade. Antes de aferir dolo ou culpa, era preciso certificar-se que o agente era imputvel, ou seja, capaz de responder pelo injusto penal por ele levado a efeito. Logo, dizia-se que um doente mental jamais poderia agir com dolo ou culpa. Esta soluo foi criticada, pois para a teoria psicolgica bem interpretada, o doente mental cometeria crime, pois age com uma relao psicolgica, embora desviada. Logo, culpabilidade era o vnculo psicolgico que ligava o agente ao fato tpico e ilcito por ele cometido. A culpabilidade no continha nenhum elemento normativo, nada de valorativo. Apesar do sucesso inicial, comeou a sofrer severas crticas: O conceito naturalstico da ao no conseguia explicar a relevncia penal da omisso, vista como distenso dos msculos. Sendo a culpabilidade o vnculo psicolgico entre o autor e o fato, no se conseguia explicar a culpa inconsciente (quando o resultado previsvel no previsto, mas ocorre por imprudncia, negligncia ou impercia. Face no previsibilidade, no h um vnculo psicolgico).

A teoria psicolgica da culpabilidade no conseguia demonstrar o posicionamento da imputabilidade (pois como dito, se a culpabilidade o vnculo psicolgico entre o autor e o fato, o doente mental cometeria crime). Alguns autores afirmavam trata-se de pressuposto da culpabilidade, outros, mais coerentes, j afirmavam que a imputabilidade se tratava de mera causa de iseno de pena. Encontrando-se a previso do resultado no conceito de ao, no se conseguia explicar a ocorrncia de crimes sem resultado (Crimes formais, de mera conduta, etc.). O estado de necessidade exculpante no era entendido na teoria psicolgica (quando a este conceito, cabe um adendo. Com base no princpio da ponderao de bens, facilmente entendido, no campo da ilicitude, o estado de necessidade quando o bem preservado de maior valor que o bem sacrificado. Contudo, se ambos forem de igual valor, surge uma questo: uma vida vale mais que outra vida? guisa de exemplo, um pai tem o direito de sacrificar a vida de terceiro para salvar a de seu filho? Tal questo no se resolve no estado de necessidade justificante excludente de ilicitude, mas na culpabilidade, com a inexigibilidade de conduta diversa, conceito normativo no existente no sistema causalnaturalista). O Sistema Causal tambm no conseguia explicar (devido falta de qualquer elemento valoratio/normativo na culpabilidade) as hipteses de coao irresistvel e estrita obedincia hierrquica. Teorias do dolo (Esquema Causal): Teoria Extremada do dolo: a falta de conscincia do injusto sempre elide o dolo. Tanto o erro de tipo quanto o erro de proibio excluem o dolo. Exige um conhecimento total e completo do injusto. Teoria Limitada do dolo: a conscincia da ilicitude constitui um elemento do dolo. No caso de ausncia dessa conscincia, elimina-se o dolo, subsistindo, porm, a culpa. Exige um conhecimento apenas potencial do injusto. Teoria Modificante do dolo: Para esta teoria, a conscincia da ilicitude faria parte do dolo. Assim, o erro de proibio inevitvel, ao excluir a conscincia da ilicitude, excluiria tambm o dolo, e, via de conseqncia, a culpabilidade. Contudo, se evitvel o erro de proibio, o agente responderia por crime doloso, podendo se atenuada. A diferena encontra-se neste ponto, pois, na teoria limitada, no caso de erro evitvel, o agente responderia a ttulo de culpa.

Concepo Normativa da Culpabilidade: Sistema Neoclssico Metodologia Neokantista: Frank (1907) realizou modificaes no sistema anterior (Clssico). Introduo de elementos subjetivos e normativos no tipo. De mera relao psicolgica entre o autor e o fato, a culpabilidade passou a constituir-se em juzo de censura ou de reprovao pessoal, com base em elementos psiconormativos.

Para que o agente possa ser punido pelo fato ilcito cometido, no mais bastam os elementos subjetivos (dolo e culpa), mas sim a possibilidade de exigir-lhe uma conduta conforme o direito. Desta feita, o conceito de exigibilidade de conduta conforme a norma passa a refletir-se sobre toda a culpabilidade. A adoo desse elemento de natureza normativa soluciona alguns problemas existentes na teoria clssica, como a coao irresistvel, a obedincia ordem no manifestamente ilegal e o estado de necessidade exculpante. Verdadeira ponte entre o psicologismo e o posterior normativismo, com as seguintes caractersticas: A ao deixa de ser absolutamente natural para estar inspirada em um sentido normativo que permita a compreenso tanto da ao em sentido estrito (positiva) quanto da omisso. A tipicidade foi alterada pelo descobrimento de elementos normativos (que rompiam com a concepo meramente descritiva e no valorativa), e de elementos subjetivos que deveriam ser includos no tipo: animus de lucro, animus de injuriar, etc... Constatou-se que a antijuricidade vista formalmente (mera oposio norma, contradio ao direito), era insuficiente para fundamentar a interveno penal. Passa a conter tambm um juzo de desvalor material, como danosidade social. A tipicidade deixa de ser mero indcio da antijuricidade (ratio congnoscendi), para ser a razo de sua existncia (ratio essendi). Abandona-se o insuficiente conceito psicolgico e adota-se um conceito normativo. A base do sistema passa a ser a reprovabilidade como juzo de reprovao jurdica sobre o ato.

A estrutura da culpabilidade passa a ser: Imputabilidade Dolo e culpa Exigibilidade de conduta diversa

Imputabilidade seria a possibilidade de se atribuir a algum a responsabilidade pela prtica de determinado fato previsto em lei. Tal pessoa deveria estar em pleno gozo de suas faculdades mentais (capacidade de entender o carter ilcito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento). A imputabilidade no mais pressuposta da culpabilidade, mas pertence culpabilidade. Dolo seria a vontade de praticar o ato proibido pela lei e a culpa uma vontade defeituosa. O dolo passa a ser entendido como dolus mallus, um dolo completo, exigindo, alm da vontade, o conhecimento sobre a ilicitude do fato.

Como se agregaram aos elementos subjetivos (dolo e culpa), vistos na teoria clssica como espcies de culpabilidade, outros de natureza normativa, esta teoria tambm chamada de psicologico-normativo ou teoria complexa da culpabilidade, visto Frank ter mantido o dolo e a culpa na culpabilidade. Logo, a culpabilidade continuou a ser o vnculo psicolgico entre o autor e o fato (visto os elementos subjetivos continuarem na culpabilidade), sendo tambm um juzo de reprovao ao autor da relao psicolgica. A culpabilidade passou a ter um contedo heterogneo: o dolo e a culpa e o juzo de reprovao dirigido ao autor por seu culpa. Esta dubiedade levou a conflitos entre os tericos acerca do funcionamento desses elementos, como se demonstra: Para Reinhardt Frank, podia haver dolo sem culpabilidade, sendo o dolo um captulo da culpabilidade. Para Godschimidt o dolo, como um dado psicolgico, era um pressuposto da culpabilidade. Para Mezger, o dolo requeria a conscincia da antijuricidade, isto , o dolo era sempre culpvel. Concepo Normativa Pura da Culpabilidade: Sistema Finalista da Ao: Welzel rejeita o sistema anterior, empreendendo profundas modificaes, refutando o sistema clssico. A ao no mais vista como ato humano voluntrio que visa modificao no mundo exterior (resultado naturalstico), mas como exerccio de atividade final. Agora, toda conduta humana no mais dissociar-se de sua finalidade. O tipo indicirio, nos termos da teoria da ratio cognoscendi. O dolo, chamado por alguns autores de dolo natural (mera conscincia da ao e seu resultado), bem como culpa, residem no injusto tpico, no possuindo qualquer contedo valorativo, situando a conscincia da ilicitude, potencial, na culpabilidade. A culpabilidade perde o significado de vinculo psicolgico entre o autor e a conduta ilicta, passando a significar o juzo de censura pela realizao do injusto tpico. Na lio de Welzel, a reprobalidade de deciso da vontade. Considera que o autor podia adotar, em vez de uma resoluo de vontade ilcita, uma resoluo ou deciso voluntria conforme a norma. sempre culpabilidade de vontade, somente podendo ser culpvel o indivduo dotado de vontade livre. A essncia da culpabilidade reside, portanto, nesse poder agir de outro modo. Excluem-se do conceito de culpabilidade os elementos subjetivos e psicolgicos integrantes do tipo de injusto conservando-se to somente o critrio de censurabilidade ou reprovabilidade (elemento valorativo). Esse juzo de reprovao assenta-se sobre trs elementos:

Imputabilidade. Potencial conscincia da ilicitude. Exigibilidade de conduta diversa. A no exigibilidade de conduta diversa passa a ser causa de excluso da culpabilidade. Certos autores brasileiros, como Damsio, Celso Delmanto e Mirabete, contrariando o posicionamento dominante, passaram a definir o crime, em um conceito analtico, como fato tpico e ilcito, tratando a culpabilidade como pressuposto de aplicao da pena. Tal assertiva advm da maneira de redao do nosso CP. Quando se exclui a ilicitude, o Cdigo diz no h crime. Quando pretende excluir a culpabilidade, o Cdigo diz no h pena ou isento de pena. Contudo, em melhor anlise, percebese que tampouco se o fato no foi tpico ou antijurdico haver pena, pelo que se deduz que todos os elementos so tambm pressupostos da pena. Teoria Social da Ao: que definiu o crime como um fato social, conduta socialmente relevante, teve a ambio de tornar-se ponte entre o finalismo e o causalismo, no sendo bem recebida. Situou o dolo e a culpa tanto na culpabilidade quanto no tipo, proposta que parte da doutrina moderna tem considerado acertada, no se podendo dissociar completamente o dolo e a culpa da culpabilidade. Discusso Atual Funcionalismo: Para alguns, um retorno ao neokantismo. Tem-se dito que no se pode retirar completamente o dolo e a culpa da culpabilidade, dando-lhe uma posio dplice. Claus Roxin chama de sntese neoclssica-finalista. Na verdade, Welzel no resolvei inteiramente as questes suscitadas pelos critico do causalismo. Roxin props um processo de sistematizao que se volta para o neokantismo dos anos 30. Denomina seu sistema de funcional. Adotando-se o princpio da culpabilidade, como juzo de reprovao, somente se pode imputar a algum uma prtica criminosa se oriunda de dolo ou culpa (aspectos subjetivos). Se um motorista, dirigindo normalmente, atropela um suicida, tal conduta ser irrelevante para o DP. Se no h conduta dolosa ou culposa, no h fato tpico. Se no h fato tpico, no h crime. Afasta-se a responsabilidade de natureza objetiva, mantendo-se apenas a subjetiva, dolosa ou culposa, caso haja previso legal para tanto. Imputao ao tipo objetivo: afirma Roxin que nas trs sistematizaes anteriores o tipo objetivo reduzido causalidade, propondo a sua substituio pela produo de um risco no permitido no mbito protetor da norma, ficando a causalidade substituda por uma regra de trabalho, orientada por valores jurdicos. Com a teoria da imputao objetiva, a preocupao no , primeira vista, saber se o agente agiu com dolo ou culpa no caso concreto. A anlise deve ser feita antes, ou

seja, se o resultado pode ser imputado ao agente. O estudo da imputao objetiva acontece, portanto, antes mesmo da anlise do dolo e da culpa. Exige, para que o resultado possa ser atribudo ao agente, no apenas que este tenha sido produzido pelo agente, mas que a ele possa ser imputado juridicamente. Ou seja, deve-se atentar para a relevncia jurdica da conduta. Logo, duas fases: Causalidade emprica do resultado. Imputao normativa do resultado. Na verdade, a teoria da imputao uma no imputao, com base no princpio do risco. Em suma, aduz que, de um modo geral, se a conduta do agente no houver, de algum modo, aumentado o risco de ocorrncia do resultado, este no poder lhe ser atribudo. Roxin delimitou quatro hipteses de no imputao: Diminuio do risco: a conduta do agente reduz o risco de ocorrncia do resultado. Logo, este no pode a ele ser imputado (Ex.: A empurra B para que no seja atingido por uma pedra na cabea, tencionando que o mesmo seja atingindo nas costas, sofrendo leso menor). Criao de um risco juridicamente irrelevante: a conduta do agente no relevante para a ocorrncia do resultado (Ex.: A, desejoso que B morra, lhe compra uma passagem de avio, na esperana de um acidente, que realmente ocorre, vindo a acontecer a morte de B). Aumento ou falta de aumento do risco permitido: princpio do incremento do risco se a conduta do agente no aumentar efetivamente o risco preexistente, no poder a ele ser imputado (Ex.: comerciante importa matria prima e no segue as instrues do fabricante para desinfeco. Como conseqncia, operrios morrem. Contudo, descobre-se que, mesmo que o comerciante tivesse seguido o cuidado recomendvel pelo fabricante, ocorreria o bito, pois as bactrias j estavam resistentes). Esfera de proteo da norma: no se deve punir a conduta do agente que, embora tenha aumentado o risco de um resultado, este se encontra fora da esfera de proteo da norma (Ex.: A atropela A e o mata. A me de B, sabedora do bito, sofre um ataque nervoso e tambm falece. Embora A tenha aumentado o risco do bito da genitora de B, no deve responder por este, visto estar fora do alcance da norma que atinge, pelo homicdio culposo no trnsito).

Jakobs aprofunda o estudo, afirmando que doravante o objeto da culpabilidade a imputao objetiva do risco no aprovado e sua realizao, sendo a culpabilidade em si a imputao subjetiva, incluindo o aspecto de vontade do dolo. Jakobs considera a pena como preveno geral pura, fixando na dependncia exclusiva na necessidade de preveno positiva (reforo na confiana no Direito). Tal

colocao um renascimento dos conceitos neokantianos, posio contra a qual Welzel lutou por cinqenta anos. Essas construes que sistematizam o crime a partir das funes determinadas pena so um retorno ao idealismo neokantiano, com larga aceitao no continente europeu, mas ainda incipientes ao sul do Equador. Contudo, como se observa, a conseqncia prtica da aplicao da imputao objetiva acaba sendo semelhante s outras teorias, sendo s vezes inteiramente incua. Teoria Social da Ao: Pretendeu ser uma ponte entre o causalismo e o finalismo. Baseia-se na afirmao, na lio de Zaffaroni, de que no qualquer ao que pode ser matria proibida pelo direito penal, mas somente aquelas que tm sentido social, isto , que transcendem a terceiros, fazendo parte do interacionar humano; apenas as aes que fazem desta interao podem interessar ao direito penal, e no aquelas que no transcendem o mbito individual. Definiu o crime como um fato social, conduta socialmente relevante, no sendo bem recebida. Na verdade, no se tipifica condutas que no ultrapassem a esfera individual porque no lesam bens jurdicos. Logo, um problema de tipicidade e no de conduta. A teoria social, de maneira confusa, trouxe para a conduta conceitos que so prprios da tipicidade. Alm do mais, o subjetivismo do conceito de relevncia social tornaria os tipos penais incertos e imprecisos, gerando insegurana jurdica. Situou o dolo e a culpa tanto na culpabilidade quanto tipo, proposta que parte da doutrina moderna tem considerado acertada, no se podendo dissociar completamente o dolo e a culpa da culpabilidade. Culpabilidade de Ato e Culpabilidade de Autor Nosso Direito Penal de ato e no de autor. Julga-se o fato tpico, ilcito e culpvel praticado pelo autor, cabendo consideraes a respeito do mesmo somente na seara da pena, na anlise da circunstncias judiciais do art. 59 CP. Logo, nosso DP norteia-se pela culpabilidade de ato e no pela culpabilidade de autor. Conceituando-se ambas as hipteses, entende-se, na lio de Zaffaroni, que, na culpabilidade de ato o que reprova o homem a sua conduta, na medida da possibilidade de autodeterminao que teve no caso concreto. A reprovabilidade do ato a reprovabilidade do que o homem fez. Reportando Welzel, a reprovabilidade de deciso da vontade. J por culpabilidade de autor a reprovao medida no pelo que o homem fez, mas pelo que ele . A culpabilidade de autor, chamada atualmente de culpabilidade pela conduta de vida, significaria maior reprovabilidade na conduta de quem comete, por exemplo, um homicdio, sendo pessoa com maus hbitos, dado a reaes violentas e desmedidas. Logo, a contrario sensu, a reprovabilidade seria menor para quem cometesse o mesmo crime, mas como fato isolado, sendo pessoa de bons costumes.

Esta questo da conduta de vida advm da tica aristotlica, erroneamente trazida para direito penal, olvidando que o mestre grego no escrevia sobre direito, mas sobre tica, no, estando, portanto, limitado ao princpio da legalidade. Em suma, embora a conduta do agente deva ser considerada na determinao da pena, no pode servir para responsabiliz-lo criminalmente, visto que o julgamento deve incidir sobre fatos concretos. Alm de mais, a conduta de vida advm ainda, alm do meio, de traos genticos, totalmente estranhos conduta do autor. ERRO DE PROIBIO

Com o finalismo, dolo e culpa passam a ser analisados no estudo do fato tpico (dolo natural, no mais normativo porque seu elemento normativo potencial conscincia da ilicitude, permaneceu na culpabilidade). Logo, o erro do tipo analisado no tipo. O erro de proibio analisado na culpabilidade. Art. 21 do CP: O desconhecimento da lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena, se evitvel, poder reduzi-la de um sexto a um tero. Pargrafo nico: Considera-se evitvel o erro se o agente atua ou se omite sem a conscincia da ilicitude do fato, quando lhe era possvel, nas circunstncias, ter ou atingir essa conscincia. Lei diploma formal, oriundo do Estado. Ilicitude a relao de contrariedade entre a conduta humana voluntria e o ordenamento jurdico. Ningum pode alegar desconhecimento da lei, contudo, pode ocorrer erro do agente quanto previsibilidade da conduta como ilcita. Espcies de erro sobre a ilicitude do fato: DIRETO: desconhecimento da incidncia da norma proibitiva ou da prpria norma. Ex.: Holands vem ao Brasil em viagem de frias. Em seu pas de origem, permitido o consumo da maconha em bares. O mesmo, que no conhece o popular cigarro de palha, observa algum fumando em um bar e julga tratar-se de maconha. Prontamente acende um baseado, sendo detido pela posse. INDIRETO: Erro sobre a existncia ou os limites de uma causa de justificao (excludentes de ilicitude). Erro nas descriminantes putativas. Agente supe erroneamente a existncia de uma causa de justificao (pai que julga poder matar o estuprador da filha, segundo o ordenamento jurdico enganou-se quanto existncia de uma excludente de ilicitude) ou se engana quanto aos limites de incidncia da excludente (agente agredido que excede imaginando ser isso permitido em face da agresso inicial havia uma situao real de defesa legtima a autorizar a conduta inicial. Contudo, o agente, por erro, agiu com excesso, julgando ser-lhe permitida tal ao).

MANDAMENTAL: Erro sobre o mandamento que incide nos crimes omissivos, prprios ou imprprios. Erro sobre norma mandamental, norma impositiva, que manda fazer, implcita nos tipos omissivos (Ex.: Agente que no presta socorro imaginando que, por no possuir nenhum vnculo com a vtima, no estava obrigado a isso responderia por omisso de socorro, mas a hiptese pode caracterizar erro de proibio). ERRO DE TIPO: Erro: falsa interpretao da realidade (estado positivo). Ignorncia o desconhecimento total do objeto (estado negativo). Erro de tipo recai sobre as elementares, circunstncias ou qualquer dado que se agregue a determinada figura tpica. Erro de tipo Essencial: Incide sobre as elementares do crime e sempre exclui o dolo. Se evitvel, ou vencvel, responde por culpa, atendendo-se reserva legal, ou seja, existncia de previso da modalidade culposa. Ex.: Em uma caada, agente atira em uma moita onde percebeu movimento, julgando ali se encontrar um animal. Acaba por matar um companheiro. No h homicdio pois o agente no pretendia matar algum. Se o erro do agente for considerado evitvel, responder por homicdio culposo. Se for considerado inevitvel, no responder por crime algum. Erro de tipo Acidental: No afasta o dolo, pois o agente se engana quanto a elementos no essenciais do fato (perifricos) ou erra na execuo: Error in objecto: Quando o agente se engana quanto ao objeto material. Ex.: Subtrai sacas de feijo pensando tratar-se de caf. Continua respondendo por furto. Error in persona: Art. 20, 3. Ocorre quando o agente se engana quanto pessoa que pretendia atingir, acabando por alvejar pessoa diversa. Responde como se tivesse atingido quem realmente pretendia. Ex.: Tencionava matar o pai, acaba matando terceiro fisicamente semelhante a seu genitor. Responde por homicdio agravado por ser praticado contra ascendente. Arrebatio ictus: art. 73 resultado nico e duplo Erro de pessoa para pessoa. Consiste na aberrao do ataque, desvio acidental no golpe (tradicional falta de pontaria), constituindo hiptese de erro acidental. Aplicam-se as regras do art. 73 do CP, da seguinte forma: Aberratio ictus com resultado nico: aplicam-se as regras do erro de pessoa. (Somente a vitima real atingida). Aberratio ictus com resultado duplo: aplicam-se as regras do concurso formal perfeito de delitos. (atinge-se tanto a vtima real quanto a virtual).

Discute-se a soluo para a hiptese de aberratio ictus com resultado mltiplo (mais de uma pessoa atingida pelo agente diversas da que o mesmo pretendia atingir). Trs solues apresentam-se possveis: Aplica-se a regra da primeira parte, considerando erro de pessoa. Aplica-se a regra da segunda parte, considerando concurso formal. No se aplicam as regras do erro na execuo, visto no haver previso legal para a hiptese (o Cdigo diz pessoa no singular), aplicando-se as normas gerais. Esta, a meu ver, a posio mais correta. Aberratio criminis: (Resultado Diverso do Pretendido) Erro de coisa para pessoa, de pessoa para coisa ou de coisa para coisa. Ocorre quando o agente pretende cometer um ilcito penal e acabando praticando outro. Ex.: Agente que atira pedra em uma vitrine, com inteno de causar dano, e acerta uma pessoa. Responde por leses, afastado o dano. Em caso de resultado duplo (causou o dano e atingiu uma pessoa), responde por ambos os delitos, em concurso formal. DESCRIMINANTES PUTATIVAS Descriminar = tornar o fato um indiferente penal. Art. 20, 1 CP: isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. Trata-se de uma situao ilusria, imaginria, existente somente na mente do autor, que, todavia, se realmente existente, tornaria a ao legtima. Ex.: A encontra B, seu desafeto, em um beco escuro, B prontamente leva a mo ao interior de seu casaco. A, julgando que B ir sacar uma arma, prontamente retira do coldre a que trazia consigo e elimina B. Posteriormente, descobre-se que B iria simplesmente retirar uma cartela de cigarros do bolso. A situao de legtima defesa, chamada putativa (imaginria) s existe na mente de A. Contudo, se realmente existente, tornaria a ao legtima. A hiptese isenta de pena, salvo se o erro do agente derivar de culpa (ausncia de dever objetivo de cuidado), quando ento o agente ser punido por crime culposo, se previsto em lei. Tratase da nica hiptese em que, em tese, se admitiria a tentativa em crime culposo. Como fato doloso (mas punido como culposo, por razes de poltica criminal), perfeitamente possvel que o agente, em legtima defesa putativa provocada por erro de tipo, objetivando matar a vtima, no produza o resultado morte por circunstncias alheias sua vontade. Responderia por tentativa de homicdio culposo. a chamada culpa imprpria. Para a Teoria Extremada da culpabilidade, todo e qualquer erro que recaia sobre uma causa de justificao ser considerado erro de proibio (erro sobre a ilicitude do fato). Para a Teoria Limitada da Culpabilidade, adotada em nosso CP, se o erro do agente recair sobre uma situao de fato que se existente tornaria a ao legtima (como

no exemplo retrocitado), ser hiptese de erro do agente recaia sobre a existncia de uma casa de justificao ou sobre os limites de incidncia da mesma, ser erro de proibio (indireto). CAUSAS DE EXCLUSO DA CULPABILIDADE Imputabilidade e Inimputabilidade: Imputabilidade: Possibilidade de se atribuir, se imputar o fato tpico e ilcito a seu autor. Art.26 CP: Prev a inimputabilidade por doena mental (psicoses e oligofrenia), bem como a inimputabilidade por imaturidade natural. Considera-se que, ao tempo da ao e da omisso, deveria ter o autor pleno conhecimento do carter ilcito do fato, bem como a capacidade de determinar-se de acordo com esse entendimento. Surgindo suspeita de doena mental ou desenvolvimento mental retardado, realiza-se na pessoa do ru um exame pericial, chamado Exame de Verificao de Sanidade Mental. Considerado inimputvel, o feito prossegue para verificao da autoria e materialidade do delito. Comprovado que o inimputvel foi o autor do delito, no agindo amparado em excludente, ser o mesmo absolvido por doena mental (art.386, inciso V, CPP causa que isente o ru de pena), sendo-lhe aplicada medida de segurana, consistente em tratamento ambulatorial ou internao em Hospital de Tratamento e Custdia. Considerando semi-imputvel, com relativa capacidade de entendimento, ter a pena reduzida. Por conveno, fixou-se no Brasil a imaturidade natural em 18 anos completos (considera-se que, abaixo desta idade, o menor no possui desenvolvimento mental completo, no sendo, portanto, responsvel por seus atos perante o Direito Penal), havendo toda uma legislao especial quanto aos delitos cometidos por menores, chamados atos infracionais, com procedimento e sanes especiais, denominadas medidas scio-educativas, aplicando-se aos mesmos as normas do Estatuto da Criana e do Adolescente. Emoo e paixo: art.28, inciso I, CP. Emoo e paixo no excluem a imputabilidade penal: tal dispositivo permite a punio dos crimes passionais, podendo haver, contudo, reduo de pena (em caso de privilgio ou atenuante genrica). Embriaguez: art. 28, inciso II, CP. A embriaguez voluntria (quando o agente pretende embriagar-se) e a culposa (quando o agente se embriaga por imprudncia) no excluem a imputabilidade penal. Isto se d porque nosso ordenamento jurdico adotou a teoria da Actio libera in causa, segundo a qual o agente era livre no momento da conduta inicial, ou seja, quando comeou a se embriagar (com emprego de lcool ou substncia de efeitos anlogos), no podendo ser beneficiado por estado de nimo alterado que ele mesmo provocou para furtar-se responsabilidade penal por eventual conduta ilcita.

Quanto embriaguez proveniente de caso fortuito (acidental) ou fora maior (coao), aplica-se o mesmo princpio do art.26. Por fim, quando o agente se embriaga para criar coragem para a prtica ilcita (embriaguez preordenada), o fato funcionar como agravante genrica, prevista no art.61, inciso II, letra I, CP. Exigibilidade de Conduta Diversa: (causas legais e supralegais) Coao irresistvel: De natureza moral (vis compulsiva) e no fsica (vis absoluta), porque a coao fsica afasta a prpria conduta do agente, por ausncia de dolo ou culpa (Ex.: agente que obriga terceiro a segurar a arma e pressionar o gatilho. No caso, no houve conduta do terceiro, mas do agente, por meio de coao fsica). necessria a presena do coator (que responder pelo resultado) a do coato e do agente, que pratica um fato tpico e antijurdico, no sendo culpvel porque, havendo a coao a que no podia resistir, no h voluntariedade na conduta, no sendo possvel exigir-lhe uma ao conforme o direito (Ex.: Meliantes mantm familiares do gerente do banco refns. Este, coagido, comparece agncia e retira certa quantia da tesouraria, entregando-a aos marginais. Somente estes respondem pelo fato, embora o mesmo subtrao tenha sido praticado pelo gerente/agente). Estrita Obedincia hierrquica: Em caso de ordem no manifestamente ilegal (se no for evidente a ilegalidade). Deve haver: 1. hierarquia 2. legalidade da ordem (no manifestamente ilegal) 3. cumprimento da ordem dentro dos limites da mesma Cabe ressaltar que a subordinao de ordem pblica, no existindo nos setores privados, religiosos, etc... Inexigibilidade de Conduta Diversa: Admite-se como causa supralegal de exculpao, quando no possvel aplicar ao caso concreto quaisquer outras excludentes de ilicitude ou dirimentes de culpabilidade, em circunstncia excepcionalssimas.

J se decidiu desta forma em uma hiptese de parte ilegal de arma em local perigoso, sujeito ao constante de marginais, sem a presena do Estado (favela carioca), decidindo-se pela absolvio, no caso concreto, por no ser exigvel do agente que atuasse conforme a norma. Discute-se a aplicabilidade de tal conceito nos crimes dolosos contra a vida (Ex.: Agente ameaada de morte por perigoso mediante, que j eliminou vrios desafetos e tem fama de cumprir as ameaas, que vem a matar o mesmo antes que por ele seja morto. No h legtima defesa, pois a agresso futura e meramente hipottica. Contudo, tem-se alegado que no seria exigvel outra conduta do agente, no intuito de proteger a prpria vida). Co culpabilidade: Certos doutrinadores buscam responsabilizar o meio social, imputando-lhe, em certo sentido, a co-autoria dos delitos, mitigando a responsabilidade do autor, em face miserabilidade e do desemprego. Ex.: ato obsceno praticado por dois mendigos em local exposto ao pblico no configuraria o art.233, pois ambos no possuem alternativa para suas relaes sexuais. CONCURSO DE PESSOAS Art.29: Quem, de qualquer modo, concorre para o crime, incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. 1: Se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero. 2: Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, selhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave. Trata-se de norma de extenso, como adequao tpica de subordinao mediata ou indireta, pressupondo que o crime seja cometido por mais de um agente. Somente ocorre concurso de pessoas nos crimes monossubjetivos ou de concurso eventual, quando a concorrncia de mais de um agente no exigida pelo tipo penal: homicdio, estupro, etc. No possvel nos crimes plurissubjetivos ou de concurso necessrio, quando o prprio tipo exige um nmero maior de concorrentes: quadrilha ou bando (crimes de auxlio mtuo) adultrio e bigamia (crimes de condutas convergentes) rixa (crimes de condutas convergentes).

Logo, como regra, aplica-se o art. 29 somente aos crimes de concurso eventual. Exceo: possvel a presena de participe no crime de bando ou quadrilha, no caso, a ttulo de exemplo, do elemento que sem participar da quadrilha mas ciente da mesma, empresta imvel para as reunies. Teorias no concursus delinquentium: Teoria Monista ou Unitria: Todos os autores e partcipes respondem pelo mesmo crime. Teoria Dualista: Os autores respondem por um delito e os partcipes por outro. Teoria Pluratista: Cada autor e partcipe responde por um delito autnomo.

Nosso CP adotou a Teoria Monista, como se observa no Caput do art.29, mas com algumas excees na parte especial e no prprio art.29 CP. Considera-se, portanto, que o CP adotou uma teoria monista temperada. Excees expressas Teoria Monista existentes no CP: Aborto com consentimento da gestante (124 e 126 CP): A gestante que permite que terceiro pratique aborto em sua pessoas responde pelo crime previsto no art. 124. O agente que pratica aborto na pessoa da gestante com consentimento desta responde pelo crime previsto no art.126. Bigamia praticada por agente casado com agente que conhece a circunstncia (235, Caput e 235, 1 CP): O bgamo responde pelo art.235. A pessoa que contrai npcias com o bgamo, ciente da bigamia, responde pelo art. 235, 1. Corrupo ativa e passiva (333 e 317 CP): O corruptor responde pelo art. 333. O corrompido responde pelo art. 317. Falso testemunho (342 e 343 CP): A pessoa que presta o falso testemunho ou falsa percia responde pelo art. 342. Quem induz, oferece vantagem ou provoca o falsum responde pelo art. 343. Formas de Concursus delinquentium: Co autoria: Teoria extensiva: autor todo aquele que contribui para alcanar o resultado. Logo, no prev a figura do partcipe (no foi adotada em CP). Teoria restritiva: autor aquele que pratica total ou parcialmente a conduta descrita no tipo. Logo, quem no pratica objetivamente mas contribui, partcipe (para alguns autores, adotada em nosso CP). Teoria do Domnio final de fato: (complementa a teoria restritiva). autor quem, embora no tenha praticado total ou parcialmente a conduta tpica, possua o controle

final do fato, podendo inclusive paralisar a conduta. Nesse raciocnio, o mandante autor. Em delitos praticados por organizao criminosa, todos tm domnio do fato, no que lhes concerne (diviso de tarefas), sendo todos autores. A teoria causal naturalista, por conseguinte, por ter adotado a teoria extensiva (causa tudo aquilo que leva produo do resultado, toda ao que influencia no resultado), no prev a figura do partcipe. Teorias da Acessoriedade: Aquele que pratica uma conduta acessria ao fato principal considerado partcipe, havendo duas formas de participao:

Participao Moral: Por induzimento (Sugerir, criar, plantar uma idia no existente na mente do autor) ou instigao (incentivar idia j existente). Participao Material: procedido mediante auxlio material (Ex.: agente que empresta a arma para que o suicida se auto extermine). Questo: possvel participao de participao? Sim. Exemplo: A pode instigar B para que este instigue C pratica de um crime. A e B so partcipes, pois no tm domnio do fato. Classes de acessoriedade (Hipteses em que se permite a punio do partcipe): Acessoriedade Mnima: para que a participao seja punida, basta que o fato seja tpico. Acessoriedade Limitada: para haver punio do partcipe, necessrio que o fato praticado pelo autor seja tpico e ilcito. Acessoriedade Mxima: o fato deve ser tpico, ilcito e culpvel.

Hiper Acessoriedade: a ao do autor deve ser tpica, ilcita, culpvel, punvel (incidncia sobre o partcipe de circunstncias atenuadoras e agravadoras que tambm incidam sobre o autor). A classe de acessoriedade correta a limitada, pois a culpabilidade uma seara individual, diz ao respeito ao autor (juzo de reprovao sobre a conduta), sendo que tipicidade e ilicitude dizem respeito ao fato. Logo, somente deve o partcipe responder pelo fato praticado pelo autor quando este for tpico e ilcito. Teorias sobre o conceito de autor: Teoria Objetivo-formal: autor aquele que executa a ao tpica, total ou parcialmente, determinada pelo ncleo do tipo.

Teoria Objetiva-material: considera a questo da gravidade da conduta do autor, superior partcipe (critrios relativos ao sujeito). Teoria Objetiva final, Objetiva-subjetiva ou do domnio do fato: de base finalista, conceitua autor como aquele que tem o domnio final do fato (princpio da diviso de tarefas). Requisitos do concurso de pessoas: Pluralidade de agentes. Relevncia causal de cada conduta. Liame subjetivo. Unidade de fato (teoria monista)

Participao de Menor Importncia (art.29, 1 - reduo de 1/6 a 1/3)

Aplicvel somente aos partcipes, e no aos autores (segundo a teoria do domnio final do fato), ocorre quando a participao do agente secundria, quase irrelevante na cadeia causal, em se considerando que, mesmo sem a ao do agente, o fato se consumaria. Ex.: Agente que, no furto, limita-se meramente a vigiar os arredores, no praticando atos de hostilidades ao bem jurdico tutelado, nem efetuando atos de subtrao. Cooperao Dolosamente Distinta (art.29, 2) Ocorre quando o agente (desta feita dito concorrente, o que engloba autores e partcipes) pretendia participar de delito menos gravoso que o efetivamente cometido pelo concorrente. Caso o delito praticado no entre na esfera de conhecimento do mesmo, ainda na fase executria, responder somente pelo delito inicialmente almejado (Ex.: A permanece no carro, enquanto B vai cometer furto. Contudo, na residncia, B acaba por cometer roubo, mediante violncia contra a pessoa. Caso tal fato no entre na esfera de conhecimento de B, ainda durante a fase executria, este responder somente pelo furto, sendo A responsvel solitariamente pelo roubo. Nova exceo teoria monista pura). possvel ainda a participao de participao, ou participao em cadeia. Ex.: A induz B a induzir C a causar a morte de D. Possvel tambm a participao sucessiva: A instiga B a matar C. Posteriormente, D, sem conhecimento da ao prvia de A, tambm instiga B a matar C. Caso a conduta de D tenha sido relevante para a prtica criminosa, ser considerado partcipe no homicdio.

Como, em razo do disposto o art. 31: o ajuste, a determinao ou instigao e o auxlio, salvo disposio expressa em contrrio, no so punveis se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado, no se pode falar em tentativa de participao. Sendo a participao uma conduta acessria, sua punibilidade depende, obrigatoriamente, da conduta do autor. Autoria Mediata: Ocorre quando o agente se vale de um inimputvel para a prtica ilcita. Autoria colateral: Ocorre quando dois agentes praticam a mesma conduta tpica, sem que um tenha conhecimento da ao do outro. No h liame subjetivo, pois um agente no conhece a inteno do ouro. Ex: A e B permanecem de emboscada para matar C. A e B no sabem da presena um do outro. Quando C passa pelo local, ambos disparam. No havendo liame subjetivo, no h concurso de pessoas entre ambos. Na se podendo determinar qual disparo ceifou a vida da vtima, a soluo ser pro ro, qual seja A e B respondero pela forma tentada, muito embora a vtima tenha falecido. Punibilidade no concurso de pessoas: Quem, de qualquer modo, concorre para o crime, incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade (at. 29, caput, CP). A expresso na medida de sua culpabilidade, reporta culpabilidade do finalismo, como juzo de censura, de reprovao sobre a conduta do agente. Pode-se dizer, portanto que, embora duas pessoas pratiquem a mesma infrao penal, a conduta de uma pode ser mais grave, mais censurvel que a outra, merecendo uma maior reprimenda penal. Ex.: A e B resolvem cometer um furto. A, rico e educado, pretende furtar por mero esprito de aventura, leviandade. B, pobre e desempregado, aceita participar da atividade criminosa para conseguir algum dinheiro visando ao sustento de sua famlia. Logicamente, a conduta de A merece maior reprovao e, via de conseqncia, maior sano penal. O art.30 do CP aduz que no se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. Logo, como regra, as circunstncias pessoais so incomunicveis, no se estendendo aos co-autores ou partcipes (Ex.: a agravante da reincidncia somente se aplica ao co-autor reincidente). Circunstncias so dados acessrios, perifricos. Elementares, contudo, so dados essenciais ao tipo penal, estendendo-se ao concorrente. Exemplifica-se: a) Jos e Joo se unem para matar o irmo de Jos. A agravante do crime cometido contra irmo s se aplica a Jos. b) Jos, servidor pblico, e Joo, pessoa estranha administrao, furtam um computador. A circunstncia de tratar-se de servidor pblico inerente ao delito de peculato-furto. Logo, se estende a Joo, que responde pelo delito como se funcionrio pblico fosse. No que concerne aos delitos culposos, se aceita a hiptese de co-autoria. Duas pessoas, em ato conjunto, podem deixar de observar o dever objetivo de cuidado exigido do homo medius e, com a unio de suas condutas, produzirem o resultado lesivo.

Quanto possibilidade de participao em delitos culposos, esta no se mostra aceitvel. A participao se d por induzimento, instigao ou auxilio. Caso o agente induza outrem inobservncia do dever de cuidado, no ser partcipe, mas co-autor, aplicando-se o exemplo anterior.

TEORIA DA PENA Origem: Perde-se no tempo a origem das penas, pois o homem, organizando-se em sociedade, sempre adotou normas disciplinadoras, de modo a garantir a coexistncia social. Contudo, pacfico entre os historiadores que as primeiras penas tiveram aspecto sacro, dado credulidade dos antigos que, no podendo explicar os eventos do mundo natural, arbitrava-os ira dos deuses, residentes nos rios, lagos, montanhas, sol, lua, etc... Nesse sentido, os raios, troves e tempestades, chuvas, etc., eram punio ou prmios tribo por seu comportamento. Tais seres divinos eram os totens e a violao obrigao para com os mesmos gerava castigos severos. Da mesma poca vinham os tabus, como proibies dirigidas a todos, com castigos desumanos aplicados por todos ou na presena de todos, pois a violao ao tabu acarretaria castigos a toda a tribo. Com o tempo, as penas primrias, da perda da paz (grupos em conflitos) vingana do sangue, evoluram para o talio (criado de modo a impedir a dizimao dos grupos) e a composio. A sano mais comumente aplicada era a morte e a represso alcanavam no somente o patrimnio do infrator, mas tambm de seus familiares. No se respeitava, portanto, o princpio da intranscendncia, ou da personalidade, segundo a qual a pena no pode passar da pessoa do condenado. Mesmo na Grcia antiga e em Roma, vigorava a pena corporal, com suplcios vrios. Mas j naquela poca o filosofo Sneca pregava que se deveria atribuir pena uma finalidade superior, como a defesa do estado, a preveno geral e a correo do delinqente. Na Grcia Clssica tambm se comeou a falar em funo pedaggica da pena. Contudo, a regra era a pena de morte, aplicada de formas mais cruis (Vide a obra Vigiar e Punir, de Michel Foucault). Escolas Penais: As Teorias Absolutas justificam o direito de punir do Estado como mera retribuio. Kant dizia que a pena conseqncia natural do delito, resposta ao crime cometido, ao mal do crime impe-se o mal da pena. A essa acepo moral da retribuio somou-se a acepo jurdica da Hegel, que dizia que a pena, razo do direito, anula o crime, razo do delito.

As Teorias Relativas (Utilitrias) davam pena um fim especialmente prtico, o da preveno. Feuerbach afirmava que a finalidade do Estado a convivncia humana de acordo com o Direito. Logo, sendo o crime a violao do direito, o Estado deveria reprimi-lo com a coao psquica (intimidao) ou fsica (segregao). A pena intimidao para todos, ao ser cominada, e para o criminoso, ao ser aplicada no caso concreto. O fim da pena a preveno geral, quando intimida todos os membros da sociedade, e a preveno particular, ao impedir que o criminoso pratique novos crimes. Garofalo, em posterior, afirmava que a finalidade da pena deveria ser a readaptao do condenado ao meio social. Logo, no deveria se aplicada, se houvesse a certeza moral da no reincidncia. As Teorias Mistas (eclticas) fundiram as duas correntes. Passou-se a entender que a pena, por sua natureza, retributiva, tem seu aspecto moral, mas sua finalidade no s a preveno (geral e especial) mas tambm um misto de educao e correo. A pena deve, simultaneamente, retribuir e prevenir. Segundo tal entendimento, a pena deve conservar seu carter tradicional, porm deve ser por meio de outras medidas em vista da periculosidade de uns e da inimputabilidade de outros. So as medidas de segurana. A Escola de Defesa Social apregoa que se deve instituir um movimento de poltica criminal humanista fundado no princpio de que a sociedade somente defendida quando se proporciona a readaptao do condenado ao meio social (teoria ressocializadora). Nesse azimute, a finalidade da pena no mais a retribuio, mas a ressocializao do condenado, devendo o mesmo ser submetido a tratamento aps o estudo de sua personalidade. Exclui completamente o carter retributivo da pena. Hodiernamente, pode-se concluir que a pena sempre teve seu carter de retribuio, bem como de preveno. Contudo, deve-se buscar o tratamento mais justo possvel, personalizando e humanizando a execuo, com vistas ressocializao do delinqente. Conceito: Na lio de Soler, a pena uma sano aflitiva imposta pelo Estado, atravs da ao penal, ao autor de uma infrao penal, como retribuio de seu ato ilcito, consistente na diminuio de um bem jurdico e cujo fim evitar novos delitos. Caractersticas: Legalidade: existncia prvia de lei para imposio da pena.

Personalidade: a pena no pode passar da pessoa do condenado (tambm chamado intranscendncia). Proporcionalidade: a pena deve ser proporcional ao delito.

Inderrogabilidade: a imposio deve ser certa e a pena cumprida (tal preceito mitigado por vrias benesses: sursis, livramento condicional, indultos, etc.).

Classificao: Corporais: integridade fsica do criminoso. Notavelmente so penas cruis, proibidas no Brasil, mas ainda presentes no mundo moderno (em especial no Oriente). Quanto pena de morte, grande parte do mundo ocidental a adota, como meio mais eficaz e econmico de defesa da sociedade. Contudo, desumana e sabidamente ineficaz como preveno geral. Privativas de Liberdade: pena de priso, sendo a mais usada nos legislaes modernas. Dividem-se em perptuas e temporrias. Restritivas de Liberdade: Restringem parcialmente o direito de ir e vir do condenado, embora no seja o mesmo recolhido priso. Como no banimento, degredo (residncia em local determinado), desterro (sada obrigatria do territrio da comarca). Todas as formas so proibidas em nossa legislao. No sursis, contudo, pode-se proibir a freqncia a determinao lugares. Penas pecunirias: atingem o patrimnio do sujeito ativo. Subdividem-se em multa e confisco (perdimento dos bens do agente). Ainda existe a pena de confisco dos instrumentos do crime, bem como do produto mesmo. Penas Privativas e Restritivas de Direitos: Retiram ou diminuem direitos do condenado. Atualmente subdividem-se em: prestaes pecunirias, perda de bens e valores, prestao de servios comunidade, interdio temporria de direitos e limitao de fim de semana. Como efeito da condenao ainda existem as hipteses de perda do cargo ou funo pblica, perda do mandato eletivo, incapacidade para o ptrio poder, tutela, curatela, etc... Sistemas Penitencirios: Pena de priso teve sua origem na Idade Mdia, nos mosteiros, como pena imposta aos monges ou clrigos faltosos, para que se recolhessem ao claustro, em silncio, como penitncia por faltas religiosas. Tais idias inspiram a primeira priso destinada ao recolhimento de criminosos, a House of Correction, de Londres, em 1550. Na fase inicial, a situao das prises notabilizava-se pela total ausncia de condies mnimas de sobrevivncia. Duas obras marcaram a tentativa de aprimoramento do sistema: The state of prison in England na Wales, de John Howard, sherriff do condado de Belfast e Dos Delitos e das Penas, de Cesare Bonesama, o Marqus de Beccaria. Tais obras, dentre outras, causaram uma revoluo no tratamento prisional, destacando, quanto execuo, no surgimento de trs sistemas penitencirios: O Sistema da Filadlfia: Isolamento celular absoluto, sentenciado se locomovia em um ptio circular, sem trabalho ou visitas, executando-se a leitura da Bblia. Crticas: Severidade do sistema e impossibilidade de ressocializao do condenado, devido ao isolamento.

Sistema de Auburn: (Priso de Auburn, New York) isolamento limitava-se ao perodo noturno, introduzindo-se o trabalho do preso, primeiro na prpria cela, posteriormente em comum. Exigncia de silncio absoluto, mesmo em grupos (silent system). Tambm severo, mostrou-se ineficaz devido norma do silncio, obrigando os presos a se comunicar por meio de gestos, o que levou criao de uma linguagem prpria, por meio de sinais. Sistema Progressivo: (England, XIX). Levava-se em conta o comportamento do preso, bem como seu aproveitamento, atravs da boa conduta e do trabalho (mark system). Quatro estgios no cumprimento da pena (posteriormente trs): a) Perodo de Prova: Isolamento celular absoluto. b) Segunda etapa: Isolamento noturno, com trabalho e ensino diurno. c) Semiliberdade: preso trabalha fora do presdio, recolhendo-se noite. d) Livramento Condicional. O Sistema Progressivo, com modificaes, o adotado no Brasil. As Penas Privativas de Liberdade: Preceitua o art. 32 CP que as penas so: privativas de liberdade, restritivas de direito e multa. Embora tenha caracterizado um enorme avano no tratamento do criminoso, eliminando a presena da pena corporal no mundo ocidental, a pena privativa de liberdade no tem cumprido com seus objetivos bsicos, face falncia do sistema prisional. Considera-se de difcil execuo a ressocializao do preso, pois este vive recluso em um ambiente onde os valores so distintos do mundo exterior, onde vigora um cdigo de conduta prprio, o que no o prepara para o convvio social. Tambm se percebem outros problemas: superlotao carcerria, falta de vagas nas penitencirias, presos condenados cumprindo pena indevidamente em cadeia pblicas, abusos sexuais, ausncia de ensino, falta de profissionalizao, funcionrios incapacitados, corrupo, etc... Contudo, mesmo os autores mais liberais a consideram essencial para os criminosos de alta periculosidade. Entretanto, aos criminosos condenados a penas mnimas, ou de baixa periculosidade, devem ser aplicadas penas alternativas. Recluso e Deteno: A tendncia moderna pela unificao, como se v no anteprojeto de reforma do CPP. Mas a situao atual, somente formalmente, no papel, a seguinte: Recluso para crimes mais graves, em estabelecimento de segurana mxima ou mdia, executando-se em primeiro lugar. Deteno para delitos mais leves, em estabelecimento agrcola ou industrial. A recluso tambm se cumpre, como se ver a seguir, nos trs regimes prisionais. A deteno, apenas no semi-aberto e no aberto.

As mulheres cumprem pena em estabelecimento prprio, com direitos e deveres prprios, como convivncia com filhos, etc... Regimes de Cumprimento de Pena: O primeiro critrio diferenciado para fixao do regime de cumprimento da pena, na antiga legislao (Lei n 6.416/77), classificava os condenados em perigosos e no-perigosos, devendo os primeiros cumprir pena nas regras do regime fechado, enquanto os no-perigosos, cuja pena no ultrapasse oito anos, estariam sujeitos s regras do regime semi-aberto, desde o incio ou, em caso de pena superior a oito anos, iniciariam em regime fechado, passando para o semi-aberto aps um tero de cumprimento da pena. Com a reforma penal de 1984, Lei n 7.209/84, abandonou-se a distino fundada na periculosidade do agente. O novel sistema baseado no mrito do condenado, salvo quanto ao regime inicial onde constitui fator determinante a quantidade de pena aplicada, a reincidncia e a natureza da infrao penal (crimes hediondos). A pena de recluso dever ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A pena de deteno, por sua vez, dever ser cumprida em regime semi-aberto ou aberto. Regras do Regime Fechado: Cumprimento da pena em estabelecimento de segurana mxima ou mdia.

Cumprimento da pena em penitenciria construda em local afastado do centro urbano, mas onde no seja restringida a visita. Trabalho no perodo diurno e isolamento durante o repouso noturno, em cela individual, salubre, em rea mnima de seis metros quadrados, com dormitrio, sanitrio e lavatrio. Regras do Regime Semi-aberto: Cumprimento da pena em colnia agrcola, industrial ou similar.

Alojamento em compartilhamento coletivo, mas salubre, com limitao de capacidade mxima. Regras do Regime Aberto: Baseado na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado.

Cumprimento da pena feito em casa de albergado, em centro urbano, sem obstculos contra a fuga, com local adequado para cursos e palestras. Durante o dia, o condenado poder permanecer fora do estabelecimento, sem vigilncia, para trabalho ou atividade autorizada, recolhendo-se durante o repouso noturno.

Constitui uma experincia de liberdade concreta, de modo a permitir a reintegrao social do futuro egresso. No Sistema Progressivo, o mrito do condenado o norte da execuo. Regime inicial: Fechado, para os presos condenados a pena superior a oito anos de recluso. Em caso de crimes hediondos, a pena ser integralmente cumprida no regime fechado, mesmo se inferior a oito anos. Embora a pena de deteno deva ser cumprida em regime prisional semi-aberto ou aberto, o reincidente deve iniciar o cumprimento em regime fechado. O condenado no reincidente a pena inferior a quatro anos poder cumpri-la desde o incio em regime aberto. Regime Especial: As mulheres so submetidas a regime especial, em estabelecimento prprio, observando-se os direitos e deveres inerentes condio pessoal, com seo para gestantes e parturientes e de creche, de modo a propiciar o convvio com a me e a assistncia ao menor. Progresso e Regresso: Cumprimento de um sexto da pena em regime anterior, desde que o mrito do condenado autorize a progresso, salvo na hiptese de crime hediondo. Progresso doa regime fechado para o semi-aberto precedida de Parecer da Comisso Tcnica de Classificao e de Exame Criminolgico. No possvel a progresso por saltos (passar diretamente do fechado para o aberto), o que possvel na regresso (passar diretamente do aberto para o fechado). A regresso se d nas seguintes hipteses (art. 118 LEP): Prtica de crime doloso ou falta grave.

Condenao por crime anterior, pena que, somada ao restante da atual, torne incabvel o regime. Se o condenado frustrar a execuo ou no pagar a multa cumulativamente imposta, podendo. Em todas as hipteses, o condenado deve ser previamente ouvido pelo juiz da execuo. Exame Criminolgico:

Visa demarcar o incio da execuo cientfica da pena privativa de liberdade e das medidas de segurana, objetivando a classificao dos condenados, possibilitando a individualizao da pena. A individualizao da pena, por sua vez, objetiva propiciar ao condenado meios aptos a possibilitar sua futura reinsero social. obrigatrio para presos condenados em regime fechado, sendo facultativo no semi-aberto. Incumbe Comisso Tcnica de Classificao.

Direitos do Preso e Trabalho Prisional: Alimentao, previdncia, trabalho, descanso, recreao, atividades profissionais e intelectuais, assistncia material, jurdica e religiosa, entrevista pessoal com advogado, visita ntima, chamamento nominal, igualdade de tratamento, audincia com a direo do estabelecimento, etc. Quanto ao trabalho, o preso est sujeito ao mesmo, na medida de suas condies e aptido, sempre remunerado, em jornada no inferior a seis, nem superior a oito horas dirias, com descanso nos domingos e feriados.

Remio O preso pode remir (descontar) de sua sentena um dia de pena a cada trs trabalhados (modernamente tem se aceitado a hiptese de remio pelo estudo, sabidamente ressocializante). No possvel a remio no regime aberto, vista que o trabalho j faz parte do regime. Detrao Cmputo e desconto na pena de priso cautelar ou administrativa, no Brasil ou no estrangeiro art. 42 CP. Excepcionalmente, tem-se permitido a detrao em caso de priso em outro processo, no efetivada pela absolvio, desde que a nova condenao seja oriunda de crime anterior priso. Em caso de crime posterior, sendo prtica intolervel, por significaria uma espcie de conta-corrente aberta para o criminoso junto ao sistema prisional. Penas Restritivas de Direitos

Com a falncia da pena privativa de liberdade, a tendncia moderna a busca de meios que substituam a priso, visando maior eficincia no cumprimento da finalidade maio da pena, que a ressocializao do condenado.

Tais penas substitutivas devem ser aplicadas, por bvio, aos crimes menos graves e aos criminosos de menor periculosidade, quando o encarceramento no aconselhvel. Com a novel redao dada pela lei n 9714/98, as penas substitutivas, denominadas restritivas de direitos, so as seguintes: 1. Prestao pecuniria Perda de bens e valores Prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas Interdio temporria de direitos Limitao de fim de semana

Prestao Pecuniria:

Constitui hiptese de pena restritiva de direitos, inserida pela lei n 9.714/98, j prevista na lei de crimes ambientais: Consiste no pagamento vtima, a seus dependentes, ou a entidade pblica ou privada com destinao social, de importncia fixado pelo magistrado em quantum nunca inferior a um SM ou superior a 360 SM. Misto da pena de multa com a pena de perda de bens. Havendo concordncia do destinatrio, possvel substitu-la por prestao de outra natureza, como por exemplo, doao de cestas bsicas. 2. Perda de bens e valores:

Tambm instituda na lei 9.714/98, consiste na perda de bens e valores pertencentes ao condenado, constituindo-se, conforme art. 45, 3 CP, em confisco em favor do fundo penitencirio estadual de quantia que pode corresponder: Ao valor do prejuzo causado. Ao valor do proveito obtido pelo agente, em conseqncia do crime.

O valor a prevalecer ser o maior. Preferencialmente, contudo, nos termos do art. 91, II CP, os bens e valores sero destinados ao lesado ou a terceiro de boa-f. 3. Prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas:

Consiste na atribuio de tarefas gratuitas ao condenado, em entidades assistenciais, hospitais, escolas, etc., prevista constitucionalmente como prestao social alternativa (art. 5, XLVI, d). As tarefas dependem da aptido do condenado, sem prejuzo da jornada normal de trabalho. Uma hora de tarefa por dia de condenao, podendo o condenado cumprir a pena em metade do tempo original da sentena condenatria, desde que superior a um ano, com aval do juiz. 4. Interdio Temporria de Direitos: Art. 47 CP: Proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo. Proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial ou de autorizao do poder pblico. Suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculos. Proibio de freqentar determinados lugares.

Aplicveis no caso de condenados a penas inferiores h um ano ou autores de crimes culposos. No caso da proibio do exerccio de funo pblica, esta se justifica no caso de violao de dever funcional, no sendo a pena privativa de liberdade recomendvel. A proibio de exerccio da profisso pode ser aplicada a mdicas, engenheiros, advogados, despachantes, corretores de valores, etc. Aplicvel, por exemplo, nos casos de violao de segredo funcional, fraude processual, patrocnio infiel, falsidade de atestado mdico, ou seja, em casos de crimes relacionados com a profisso, prprios ou no, que indiquem ser a medida recomendvel. A suspenso da autorizao para dirigir veculo aplica-se aos crimes culposos no trnsito, quando recomendvel. No caso de motorista profissional, a aplicao de tal pena desaconselhvel, pois retira do mesmo seu sustento. Entretanto, o prprio Cdigo de Trnsito, ao prever penas prprias para delitos desta natureza, restringiu a aplicao do CP, o qual somente se aplica a crimes praticados sem que o agente esteja na conduo de veculo automotor (bicicletas, carroas, etc.). 5. Proibio de freqentar determinados lugares: J presente em nossa legislao como condio genrica do sursis.

No pode ser imprecisa, devendo guardar fixao com o delito praticado e com a pessoa do agente, devendo ser aplicada por tempo igual ao da pena privativa de liberdade. Nesse azimute, no se pode, por exemplo, proibir a freqncia a bares ou similares a quem no cometeu delito sob influncia de lcool, nem se pode determinar freqncia a culto religioso contrrio f do cidado, etc. 6. Limitao de Fim de Semana:

Consiste na obrigao do condenado de permanecer, aos sbados e domingos, por cinco horas dirias, em caso de albergado ou outro estabelecimento adequado, podendo ser ministrados ao condenado palestras e cursos, ou ainda atividades educativas. Aplicado por tempo igual ao da pena privativa de liberdade. Regras para substituio (arts. 45 e segtes.)

Converso: Durante a execuo, pode-se converter a pena privativa de liberdade em restritiva de direitos, se esta foi aplicada em quantum inferior a dois anos, quando: O condenado esteja em regime aberto. O condenado tenha cumprido da pena. A medida seja recomendvel.

Tambm a pena restritiva de direitos aplicada em substituio privativa de liberdade pode ser convertida nesta, quando, no que concerne prestao de servios comunidade: O ru no for encontrado. No comparecer para o trabalho injustificadamente. Recusar-se injustificadamente ao trabalho. Praticar falta grave. Sofrer nova condenao.

Com relao limitao de fim de semana, valem os mesmos requisitos (para esta pena, no se admite justificativa, mesmo em caso de no-comparecimento). Quanto interdio temporria de direitos, ser convertida se o condenado exercer o direito que lhe foi vedado, o mesmo valendo para a proibio de freqentar determinados lugares (necessria oitiva prvia do condenado). A Pena de Multa:

Afinge o patrimnio do agente, que, embora constitua bem jurdico tutelado pelo Estado, possvel de sofrer sano penal. A palavra multa, por sua vez, advm do latim mulcta (reproduzir, multiplicar) visto que, em seus primrdios, era aplicada multiplicando-se o dano produzido pelo delito. Carrara conceituou a pena de multa como toda diminuio de nossas riquezas sancionada pela lei como punio de um delito. A maioria dos doutrinadores concede multa a natureza jurdica de verdadeira pena. Contudo, esta no pode ser convertida em privativa de liberdade, desde a promulgao da lei n 9.268/96, que alterou o art, 51 CP, tomando-a dvida de valor, sujeitando a execuo da mesma, portanto, aos ditames da Lei de Execues Fiscais.

Discute-se quem seria competente para a execuo de citada pena, se a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. Embora tal questo seja complexa, melhor soluo parece-me a competncia concorrente, embora j se tenha decidido pela legitimidade do MP. A realidade dos tribunais, contudo, que nenhum rgo pblico tem procedido execuo das pena de multa cominadas, devido ao custo do processo executivo para recebimento de pequeno valor (a execuo no til), transmudando a sano penal em total impunidade. Sistemas de Cominao: Sistema Clssico: O juiz, em uma nica operao, condena a quantia certa e determinada, de conformidade com a gravidade do fato e a situao econmica do ru. Sistema temporal: Concedido na Alemanha, na dcada de 60, por Jrgen Baumann, tambm chamado de sistema escalonado. Preceitua que a multa no deve ser paga de uma vez, mas ao longo de certo perodo de tempo, em prazos fixos determinados pelo juiz. Analogia com a pena privativa de liberdade: ao invs de 05 meses de pena de priso, 05 meses de multa. Sistema de Dias-Multa: Construo brasileira (Cdigo Criminal do Imprio de 1830), embora tenha se tomado conhecida como sistema escandinavo. Determina-se a pena de multa na por um valor monetrio (quantidade fixa sistema clssico), mas por um indexador artificial (dia-multa). Trata-se de um sistema bifsico: Inicialmente, para fixarse a quantidade de dias-multa (que deve oscilar entre 10 e 360), considera-se o mtodo de Nelson Hungria para a pena privativa de liberdade (pena-base, concurso de agravantes e atenuantes, causas de aumento e diminuio de pena). Definido o quantum em dias-multa, passa-se fixao do valor do mesmo, com base na situao econmica do ru (entre 1/30 e 05 SM vigentes). Ou seja, na lio de Luis Regis Prado, a quantidade de dias-multa fixa o injusto tpico e a reprovabilidade da conduta do ru, e a estipulao do valor ajusta a pena capacidade econmica do agente. A pena de multa paga ao fundo penitencirio, no prazo de 10 dias, aps o trnsito em julgado, com prazo prescricional fixado em 02 anos, quando aplicada isoladamente. Quando aplicada cumulativamente, regula-se pelo prazo prescricional da pena privativa de liberdade.

Substitui a pena privativa de liberdade igual ou inferior a 01 ano, atendidos os requisitos do art. 44, 2 CP. Aplicao da Pena Na determinao da pena a ser aplicada como resposta estatal ao fato tpico e culpvel praticado pelo agente, atenta-se no somente para o quantum, devendo ainda ser observada a possibilidade de substituio da mesma por prestao alternativa ou mesmo pela suspenso condicional da execuo. No que concerne determinao da pena, esta pode ser realizada segundo trs sistemas principais, na lio de Luis Rgis Prado: Sistema de Absoluta Determinao: O legislativo fixa antecipadamente a espcie e a medida da pena a ser aplicada. Sistema de absoluta Indeterminao: (Livre Arbtrio do Juiz): a pena no acompanha a figura tpica, estando prevista na parte geral, ficando a critrio do julgador a opo pela espcie que lhe parea mais adequada. Sistema de Relativa Determinao: Busca a conciliao entre os sistemas anteriores, notadamente antagnicos. Nesse sistema, a individualizao legislativa complementada pela judicial. A pena fixada pelo legislativo, no que concerne espcie e ao quantitativo, mnimo e mximo, cabendo ao juiz fixa-la discricionariamente. o sistema brasileiro. Fixao da pena: Mtodo trifsico de Nelson Hungria, consagrado no art. 68 CP. Primeiro, deve o juiz atentar para as circunstncias judiciais do art. 59, fixando a pena-base entre o mnimo e o mximo abstratamente cominado. Em seguida, faz-se o concurso de circunstncias agravantes e atenuantes (podem anular-se, no podendo, em nenhuma hiptese, reduzir a pena abaixo do mnimo abstrato ou eleva-la acima do mximo). Por ltimo, consideramse as causas de aumento e diminuio de pena (no importa a ordem de aplicao, pois o quantum ser o mesmo. As causas de aumento e diminuio podem elevar a pena acima do mximo abstrato ou reduzi-la abaixo do mnimo respectivamente). O sistema bifsico de Roberto Lyra, no adotando no Brasil, inclua as agravantes e atenuantes na pena-base, aplicando-se sobre a mesma as causas de aumento e diminuio porventura existentes. Cabe ressaltar que o quantum a ser reduzido ou aumentado pelas atenuantes e agravantes no consta na lei penal, ficando a critrio do juiz. No que concerne a causas de aumento e diminuio, existe um mnimo e um mximo abstratamente cominado. Quando s agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstncias preponderantes, assim entendidas aquelas que resultam dos motivos do crime, da personalidade do agente e da reincidncia. A fixao da pena de multa j foi analisada em tpico prprio.

Circunstncias Agravantes e Atenuantes: Nos crimes dolosos e culposos, o desvalor da ao, do resultado e da culpabilidade do agente podem resultar em conceitos de maior ou menor gravidade, de acordo com a gravidade do injusto, agravando ou atenuando a pena. A antijuridicidade, portanto, no puramente negativa, na lio de Luiz Rgis Prado, como mera ausncia de causas de justificao, mas pode compreender elementos alheios ao injusto especfico da conduta do agente. Tambm uma maior ou menor reprovabilidade na conduta do agente (culpabilidade), bem como consideraes poltico-criminais podem acentuar a gravidade de um delito ou, contrair e, minimiz-lo. Circunstncia, portanto, todo fato, ato, relao ou dado que considerado pela lei de modo a mensurar a gravidade do injusto ou da culpabilidade. Tal conceito abarca as agravantes e atenuantes, bem como as formas qualificadas e privilegiadas do delito. As circunstncias atenuantes logo, reduzem a pena pela menor reprovabilidade da conduta do agente (menoridade, coao resistvel) ou por razes de poltica criminal (reparao do dano antes da sentena, confisso espontnea). As agravantes, por sua vez, em sua quase totalidade, referem-se maior gravidade do injusto, j que maior o desvalor da ao (traio, emboscada ou dissimulao; abuso de autoridade), influindo, em outros casos, na culpabilidade (reincidncia, motivo ftil ou torpe, mediante paga a promessa de recompensa). H tambm as de natureza mista, pois refletem no injusto e na culpabilidade (emprego de veneno, fogo, explosivo ou tortura). Agravantes: Reincidncia: Prtica de novo crime pelo agente depois de transitado a sentena condenatria, no pas ou no estrangeiro, por crime anterior. No prevalece se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior houver decorrido lapso temporal superior a cinco anos. Influi no maior desvalor da culpabilidade. Motivo ftil e torpe: Ftil o motivo insignificante, desarrazoado, desproporcional. Torpe o objeto, repugnante, desprezvel e indigno (Ex.: Homicdio praticado para receber herana ou por vingana, dependendo do fato que o motivou), influem no maior desvalor da culpabilidade. Conexo: Prtica de um delito para assegurar a impunidade, a execuo, a ocultao ou a vantagem em relao a outro crime. Tambm influi no maior desvalor da culpabilidade. Traio, emboscada ou dissimulao: A traio pressupe deslealdade. Emboscada correspondente ao ocultamento do agente, de modo a facilitar a execuo e dificultar a defesa do ofendido. A dissimulao o ardil enganoso apto a ludibriar a vtima. Tais circunstncias influem na dosagem da pena devido maior reprovabilidade do injusto. Meio insidioso ou cruel: o insidioso o dissimulado em sua influncia malfica. O cruel provoca sofrimento desnecessrio vtima. Constitui medida de maior reprovao por influir dubiamente no injusto e na culpabilidade.

Crime contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge: influem no maior desvalor do injusto. O parentesco compreende o legtimo e o ilegtimo, bem como o civil (adoo). Abuso nas relaes de dependncia, intimidade ou hospitalidade: Implica maior gravidade do injusto, particularmente no desvalor da ao. Abuso de poder ou violao de dever: Poder ou dever inerente a cargo, ofcio ou ministrio, refletindo sobre a medida do injusto. Crime contra criana, velho, enfermo ou grvida: Atua sobre a maior gravidade do injusto. Ofendido sob proteo da autoridade: Relaciona-se ao desrespeito em relao autoridade que custodia a vtima, influindo na medida da culpabilidade. Calamidade pblica ou desgraa particular: maior gravidade do injusto, com relao ao desvalor da ao. Embriaguez Preordenada: Agente que se embriaga para criar coragem para a prtica ilcita. Indica uma maior reprovabilidade da conduta tpica e ilcita, influindo, portanto, na culpabilidade. Agravantes no Concurso de Pessoas: Quem promove ou organiza a cooperao no crime. Coage ou induz outrem prtica ilcita.

Instiga ou determina algum sob sua autoridade prtica delitiva (autoria mediata). Executa o crime ou dele participa, mediante paga a promessa de recompensa. Atenuantes: Menoridade: Ser o agente menor de 21 anos da data do fato. Atua sobre a culpabilidade. Desconhecimento da lei: Atenua a pena, embora inescusvel, aferindo menor culpabilidade. Motivo de relevante valor social ou moral: Atenua em virtude da menor reprovabilidade da conduta. Arrependimento: Atinge tanto o arrependimento ineficaz quanto a reparao do dano antes do julgamento, influindo na medida da culpabilidade. Coao resistvel, cumprimento de ordem de autoridade superior ou sob domnio de violenta emoo: coao moral resistvel, ordem manifestamente ilegal e emoo e paixo, que no excluem a imputabilidade, mas podem atenuar a pena, influem na culpabilidade.

Confisso espontnea: Fundamenta-se em consideraes poltico-criminais, visto o agente ter, de certa forma, facilitado o trabalho estatal. No se exige a voluntariedade, mas apenas que seja espontnea. Influncia de multido em tumulto: influi sobre a medida da culpabilidade. Causas de aumento e diminuio: localizam-se na parte geral e especial do CP e em leis extravagantes, diferenciando por preverem aumentos e redues fixas (um a dois teros, um sexto a dois teros, etc.). Qualificadoras: Criam um novo tipo penal, presentes na parte especial do CP e em leis extravagantes (Ex.: Furto simples e Furto Qualificado. O primeiro punido com a pena in abstractu de 01 a 04 anos de recluso. O segundo constitui figura tpica prpria, punida abstratamente com a pena de 02 a 08 anos de recluso). CONCURSOS DE CRIME Ocorre o chamado concurso de delitos quando o agente, por meio de uma ou mais de uma conduta, pratica dois ou mais crimes. Segundo a Teoria Naturalstica, a quantidade de atos corresponde quantidade de crimes. Contudo, surgiram discusses acerca do que significa unidade de ao, ou seja, como determinar se a ao foi nica. H autores que defendem que tal conceito deve advir dos usos e costumes da sociedade. De outra banda, sustenta-se que o critrio deve ser jurdico, decorrente dos tipos penais correspondentes. So os seguintes os sistemas existentes: Cmulo material: soma das penas aplicadas para cada crime.

Cmulo jurdico: a pena aplicada deve ser superior cominada a cada um dos crimes. Absoro: a pena aplicada ao delito mais grave absorve a pena do delito menos grave. Exasperao: prev a aplicao da pena mais grave, aumentada de determinado quantum. O CPB acolheu o cmulo material (concurso material e concurso formal imperfeito), e a exasperao (crime continuado e concurso formal perfeito). Concurso Material: Ocorre quando o agente, mediante mais de uma ao ou, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no. Sendo crimes de mesma natureza, d-se nome de concurso homogneo (o agente mata a vtima e depois a testemunha). Crimes diferentes equivalem ao concurso

heterogneo (agente subtrai bens da vtima e depois a estupra). As penas so aplicadas cumulativamente. Concurso Formal: Ocorre quando o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no (Ex.: o agente, com um s disparo de arma de fogo, mata duas pessoas). indiferente a natureza dos delitos, sendo possvel o concurso formal inclusive entre crimes dolosos e culposos. D-se o concurso formal perfeito (ou prprio) quando existe unidade de desgnio (inteno nica. Ex.: o agente, pretendendo ceifar a vida de Joo, efetua um disparo contra o mesmo, acabando por atingir a ele e a terceiro inocente aberractio ictus com resultado duplo). Aplica-se a mais grave das penas cabveis, ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto metade, a critrio do julgador, em deciso fundamentada. H concurso formal imperfeito (ou imprprio) quando a ao ou omisso dolosa e os crimes concorrentes resultam de desgnios autnomos (vontade consciente orientada a fins diversos). Nesta hiptese, as penas aplicam-se cumulativamente, como no concurso material (Ex.: agente que desfere disparo em via pblica, causando leses leves em terceira pessoa, dolosamente Estupro com inteno de transmitir doena venrea, alm da inteno libidinosa). Em nenhuma hiptese, as penas decorrentes do concurso formal podem exceder a que seria aplicada em caso de concurso material (Ex.: homicdio e leses leves, no se pode exasperar a pena aplicada, do homicdio, em quantum que superaria a soma de ambas). Crime Continuado: A continuidade delitiva (continuum delicti), ocorre quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, em razo de determinadas circunstncias de tempo, lugar e modus operandi, devem os delitos subseqentes ser havidos como continuao do primeiro. Na hiptese de crime continuado especfico, pode-se aumentar a pena de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diversas as infraes, at o triplo (mnimo de um sexto). O aumento no pode superar o concurso material nem o limite de trinta anos (art. 75). Para efeitos prescricionais, as diversas infraes penais so consideradas isoladamente. Quando s penas de multa aplicadas, em qualquer caso de concurso de crimes (material, formal ou continuado), devem ser somadas. LIMITE DAS PENAS

Reza o art. 75 CP que o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade no pode ser superior a 30 anos. Na hiptese, portanto, de sofrer o agente condenao cuja soma ultrapasse o permissivo legal, estas devem ser unificadas, em sede de execuo penal, pelo juzo competente, para adequ-las ao mximo autorizado. Sobrevindo nova condenao por fato posterior ao incio do cumprimento, faz-se nova unificao, desprezando-se o perodo j cumprido. Tal medida encontra-se acorde com o disposto na Constituio Federal, que probe em nossa nao penas de carter perptua. Discute-se se as benesses da execuo penal (em especial o livramento condicional) devam ser concedidas segundo o tempo real de condenao (pena efetivamente aplicada, antes da unificao), ou o tempo unificado. Tem-se decidido pro ro, pelo tempo unificado, sendo esta a posio jurisprudencial majoritria. Nesse contexto, preso condenado por crimes hediondos pena hipottica de 70 anos de recluso, unificada em 30 anos, poderia, em tese, ser beneficiado com livramento condicional em 2/3 da pena unificada, qual seja, 20 anos. SUSPENSO CONDICIONAL DA PENA a suspenso da execuo da pena privativa de liberdade de curta durao por determinado perodo de tempo, desde que cumpridas certas condies previstas em lei e fixadas pela autoridade judiciria, observados os requisitos do art. 77 CP. Nos casos em tese cabveis, satisfeitos ou requisitos legais, o magistrado deve manifestar-se expressamente na parte dispositiva da sentena sobre o benefcio, quer o conceda ou quer o denegue. Quanto natureza jurdica do benefcio, no se trata de questo pacfica, sendo majoritria a corrente que prega tratar-se de direito pblico subjetivo do ru. Contudo, j se afirmou tratar-se de meio repressivo e preventivo da prtica de novos crimes, substituio da pena privativa de liberdade de curta durao, causa sub conditione de extino da punibilidade, etc. Sistemas: Sistema Anglo-Saxo (probation system): consiste na suspenso da ao penal durante determinado tempo, denominado perodo de prova, podendo ser a mesma reiniciada, em caso de descumprimento de condies ou definitivamente extinta. Depende de prova da culpabilidade do agente, sendo suspensa a declarao da condenao. O benefcio, por sua vez, encontra-se condicionado ao comportamento do ru, aferido por fiscalizao de agentes pblicos (probation officers). Sistema Franco-Belga (sursis): condicionado prolao de sentena condenatria, suspende a execuo da pena privativa de liberdade imposta (presentes os requisitos) por certo lapso temporal, sendo o ru submetido a perodo de prova, sem fiscalizao. Sistema Alemo: a pena fixada pelo magistrado, mas afastada do condenado, ao possuindo efeitos, caso o mesmo no volte a delinqir durante o perodo de prova.

O sistema adotado pelo CP o franco-belga (sursis). A lei do Juizado Especial Criminal (9099/95), por sua vez, em importante inovao legislativa, em seu art. 89, adotou a probation, ligeiramente modificada, criando o instituto da suspenso condicional do processo. Requisitos: Objetivos: relativos natureza e ao quantum da sano penal aplicada, bem como anlise da suficincia da condenao: Aplicao de pena privativa de liberdade.

Pena no superior a dois anos, inclusive em caso de concurso de crimes (exceo: art. 77, 2). Inadequao ou descabimento da substituio prevista no art. 44 CP.

Subjetivos: No ser o acusado reincidente em crime doloso.

A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente autorizem a concesso do benefcio. Espcies: Sursis Simples: Sujeita o condenado, durante o perodo de prova, ao cumprimento de condies estabelecidas pelo Juiz, devendo prestar servios comunidade no primeiro ano, ou submeter-se limitao de fim de semana. Sursis Especial: (art. 78, 2) Atendidas as condies, pode o juiz substituir a exigncia de servio comunitrio ou limitao de fim de semana por condies mais brandas, como proibio de freqncia a determinados lugares, proibio de ausentar-se ao distrito onde reside sem autorizao do juiz, comparecimento pessoal e obrigatrio ao juzo. Sursis Etrio: Como o prprio nome sugere, destina-se aos condenados com idade superior a 70 anos, cuja pena privativa de liberdade aplicada no exceda a quatro anos, variando o perodo de prova de 04 a 06 anos. Tambm permitido, por inovao legislativa trazida pela Lei n 9.714/98, por motivo de sade. Condies: As legais encontram-se expressamente prevista no CP. Quanto s judiciais, discricionariamente fixados pelo Juiz, devem ajustar-se ao fato e situao pessoal do condenado, no se podendo, guisa de exemplo, fixar como condio sursitria a freqncia obrigatria a culto religioso no professado pelo agente, a proibio de freqncia a bares e congneres em caso de delito praticado sem influncia de lcool, etc..

Perodo de Prova: Lapso temporal durante o qual o condenado se sujeita s condies como garantia de sua liberdade (dois a quatro anos de sursis simples e especial; quatro a seis anos no sursis errio. No caso de contraveno, a suspenso condicional da pena de priso simples sujeita o condenado a perodo de prova de um a trs anos). Revogao: Obrigatria: Se o beneficirio for condenado, em grau definitivo, por crime doloso, por infrao cometida antes ou mesmo durante o perodo de prova. Se o beneficirio frustra, embora solvente, a execuo da pena de multa cumulativamente aplicada ou no efetua, injustificadamente, a reparao do dano. Descumpre a condio do art. 78 CP (servio comunitrio ou limitao de fim de semana). Se o ru no comparecer injustificadamente audincia admonitria, embora regularmente notificado para tanto.

Obrigatria: Se o beneficirio for irrecorrivelmente condenado por crime culposo ou contraveno penal. Se o beneficirio descumprir qualquer outra condio imposta, judicial ou legal.

Nestas hipteses, pode o juiz decidir pela revogao do benefcio ou pela prorrogao do perodo de prova at o mximo, se no foi este o fixado. Prorrogao: Enquanto o condenado estiver sendo processado por outro crime, prorroga-se o perodo de prova, at sentena final, podendo inclusive tal prazo estender-se por lapso temporal superior ao fixado pela lei. Nesse caso, no subsistem as condies judiciais e legais. Extino: Cumprido o perodo de prova sem revogao, deve ser declarada extinta a pena de liberdade aplicada, operando-se de pleno direito, sem necessidade de declarao judicial. LIVRAMENTO CONDICIONAL

Teve sua origem na Frana, na primeira metade do sculo XIX, permitindo aos condenados de bom comportamento o cumprimento de 1/3 da pena de liberdade. Consolidou-se com o sistema progressivo, adotando na Inglaterra e na Irlanda, como quarta (ou terceira) fase de execuo da pena. Consiste na liberao do condenado aps o cumprimento de parte da sano penal em estabelecimento prisional do Estado, observadas e cumpridas determinadas condies. um estgio do sistema progressivo, no se tratando, como querem alguns de liberao antecipada do condenado. No ocorre automaticamente, dependendo de certos REQUISITOS, como se demonstra: Objetivas ( relativas ao cumprimento da sano): Pena privativa de liberdade, igual ou superior a dois anos.

Cumprimento de parte da pena (1/3 para primrio, para reincidente em crime doloso, 2/3 para condenado pro crime hediondo). Reparao do dano, salvo impossibilidade de faze-lo.

Subjetivos (relativos pessoa do condenado): Bons antecedentes. Comportamento satisfatrio durante a execuo da pena.

Constatao do condies pessoais que faam presumir que o condenado no voltar a delinqir (em caso de prtica de crime com violncia ou grave ameaa contra a pessoa). Presentes os requisitos objetivos e subjetivos, o livramento poder ser concedido a requerimento do condenado, de seu cnjuge ou parente em linha reta, do diretor do estabelecimento prisional ou pro iniciativa do Conselho Penitencirio (O MP tambm pode pleitear, como fiscal da execuo). Concedido pelo Juiz da Execuo, aps prvia oitiva do MP e Parecer do Conselho Penitencirio, no vinculante. Realiza-se cerimnia formal na unidade prisional, devendo o beneficiado declarar expressamente se aceita ou no as condies. Liberado, o sentenciado fica sob observao cautelar do Servio Social Penitencirio, do Patronato ou Conselho da Comunidade, se existentes. Condies:

Dividem-se em obrigatrias e facultativas, determinadas na sentena concessiva do livramento condicional. Condies Obrigatrias: Obter ocupao lcita, em prazo razovel, se apto para o trabalho. Comunicar periodicamente ao juzo sua ocupao. No mudar do territrio da execuo (que no ser necessariamente o distrito da culpa) sem prvia autorizao do Juiz competente.

Condies Facultativas: No mudar de residncia sem comunicao ao juzo. Recolher-se habitao em horrio fixado. No freqentar determinados lugares.

Revogao: Poder ser obrigatria ou facultativa, nas seguintes hipteses: Obrigatria: Condenao do liberado a pena privativa de liberdade, em sentena irrecorrvel, por infrao penal cometida durante o perodo de prova (nesta hiptese, no ser computado como pena cumprida o perodo em que o condenado esteve solto). Condenao do liberado a pena privativa de liberdade, em sentena irrecorrvel, por infrao penal cometida antes do perodo de prova (nesta hiptese, considera-se como perodo de pena cumprido aquele em que o condenado esteve solto).

Facultativa: Descumprimento de condies do livramento. Condenao irrecorrvel do liberado por crime ou contraveno, a pena no privativa de liberdade, sendo irrelevante que a infrao tenha sido praticada antes ou durante o perodo de prova do benefcio.

Revogado o beneficio, no se computar na pena o tempo em que esteve solto o acusado (salvo em caso de condenao pro crime anterior), no sendo concedido novo livramento em relao mesma pena.

A revogao, por fim, ser requerida pelo MP, mediante requerimento do Conselho Penitencirio, ou de oficio, pelo Juiz, ouvido o liberado. Prorrogao: Enquanto no transitar em julgado a sentena em processo a que responde o liberado, por crime cometido na vigncia do livramento, no poder declarar o juiz extinta a pena. O perodo de prova ser prorrogado, de modo que a revogao do livramento ou extino da pena dependero da deciso final. Em caso de processo em andamento por crime cometido antes do beneficio, no necessria a prorrogao, pois, ao trmino do perodo de prova, a pena ser automaticamente extinta. EFEITOS DA CONDENAO As Ordenaes Filipinas j previam o confisco de bens do infrator. O Cdigo de 1830 (Cdigo Criminal do Imprio), por sua vez, j possibilitava a reparao do dano como efeito da prpria sentena. Os efeitos da condenao, portanto, so todos aqueles que, direita ou indiretamente, atingem a pessoa do condenado, por fora da sentena definitiva. Tais efeitos no se limitam seara penal, refletindo tambm no mbito civil, poltico, administrativo, trabalhista, etc... A imposio de sano penal (privativa de liberdade, restritiva de direitos ou multa) e, por bvio, o principal efeito da sentena penal condenatria. Contudo, existem outras conseqncias jurdicas de extrema importncia, secundarias, como se ver: Efeitos Secundrios Penais: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Revogao, facultativa ou obrigatria, do sursis. Revogao, facultativa ou obrigatria, do livramento condicional. Aumento ou interrupo do prazo prescricional, pela reincidncia. Caracterizao da reincidncia, se houver crime posterior. Revogao da reabilitao, quando comprovada a reincidncia. Caracterizao de qualificadoras (art. 10, 2 da Lei 9437/97). Impedimento de benefcios (sursis processual, furto privilegiado, etc.).

Efeitos Secundrios Extrapenais: Genricos:

1.

Tomar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime (Execuo da sentena penal condenatria, caso a vitima no tenha aptado pela actio civil ex delicti normalmente nessa hiptese o juiz suspende o curso da ao civil at o julgamento da ao penal). Perda em favor da unio dos instrumentos do crime (punhais, gazuas, armas de fogo, etc.), salvo interesse de terceiros ou lesado de boa-f, desde que tais instrumentos no sejam por si s ato ilcito ou produtos do crime (dinheiro adquirido com a venda da coisa roubada, moeda falas, falsa, etc.), que tambm so confiscados.

2.

Especficos: 1. Perda do cargo, funo pblica ou mandato eletivo (pena igual ou superior a um ano em caso de crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a administrao pblica pena superior a quatro anos nos demais casos). Incapacidade para o exerccio do ptrio poder (agora chamado de poder familiar), tutela ou curatela. Inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado para a prtica de crime doloso. Reabilitao Ab initio considerada causa extintiva da condenao, vinculada reviso criminal, posteriormente passou a ser considerada causa extintiva da punibilidade, referindo-se somente s restritivas de direito. Hodiernamente, a reabilitao no mais causa extintiva da punibilidade, sendo tratada em captulo prprio. Trata-se de medida poltico-criminal cujo alvo final a reinsero do condenado na sociedade, garantindo o sigilo de seus antecedentes e suspendendo alguns efeitos especficos da condenao. Condies: Trnsito em julgado da sentena condenatria. Decurso de dois anos do dia em que foi extinta a pena aplicada, de qualquer natureza.

2. 3.

Requisitos: Art. 94 CP Lapso de dois anos do dia em for extinta a pena. Domicilio no pais no prazo acima referido. Demonstrao pelo condenado de bom comportamento pblico e privado. Ressarcimento do dano, salvo impossibilidade de faze-lo.

Trata-se de direito personalssimo, podendo ser exercido somente pelo condenado, no se estendendo a seus herdeiros. Efeitos: Sigilo dos registros sobre processo e condenao. Art. 92: cessando os efeitos especficos da condenao, vedado o retorno ao cargo anterior ou o restabelecimento da mesma relao de ptrio poder. Contudo, restabelece o direito de conduzir veculo automotor, conforme inciso III.

Revogao: Se condenado como reincidente, o agente ter sua reabilitao revogada (Logo, dentro do prazo para reincidncia). MEDIDAS DE SEGURANA As medidas de segurana, embora sejam semelhantes s penas, visto acarretarem a diminuio de um bem jurdico, visam basicamente preveno social, no sentido de preservar a sociedade da ao de elementos dotados de elevado grau de periculosidade, buscando recupera-los com tratamento curativo. Anteriormente, eram aplicadas aos inimputveis, aos semi-imputveis e aos imputveis considerados perigosos. Hodiernamente, a tendncia pela aplicao unificada, adotando-se o sistema vicariante ou unitrio (ao contrrio do anterior, duplo binrio), devendo-se aplicar a pena ou a medida de segurana. Por conseguinte, a medida de segurana possui carter meramente preventivo e assitencial, baseando-se no princpio: Culpabilidade = pena / Periculosidade = medida de segurana.

Restringe-se aos princpios da legalidade (somente sendo aplicvel a medida prevista em lei) e da anterioridade. Pressupe, alm da periculosidade, que a pessoa tenha cometido um fato tpico e ilcito, somente sendo aplicada, portanto, ao elemento criminoso absolvido por tal razo (por se inimputvel devido doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado), nos termos do art. 386, inciso V do Cdigo de Processo Penal Brasileiro. Depende do resultado do exame de verificao de sanidade mental. fixada por perodo indeterminado, fixando-se o prazo mnimo, a partir do qual se verifica, ano aps ano, eventual cessao da periculosidade, por meio de exame pericial prprio. Nos crimes punidos com deteno, pode-se optar pelo tratamento ambulatorial (art. 97, Caput).

Espcies: INTERNAO: Em hospital de custdia e tratamento psiquitrico, com submisso do internado a exame psiquitrico, criminolgico e de personalidade. TRATAMENTO AMBULATORIAL: Com acompanhamento e tratamento medicamentoso, sendo facultativo o exame criminolgico. A imposio de medida de segurana obrigatria para o inimputvel. No caso de semi-inimputvel, nos termos do art. 98 CP, o Juiz pode substituir a pena pela internao, nos mesmos prazos (mnimo de um a trs anos, nos termos do art. 97, 1). Prescrio: No caso de ausncia de fixao da pena concreta, regula-se pela pena abstrata. No caso de fixao (no caso, por exemplo, de semi-imputabilidade), regula-se concreta. Logo, se entre a data da imposio da medida e a captura do internando decorre tempo superior ao prazo prescricional, deve ser declarada extinta a punibilidade, restante prejudicada a medida. Em outra hiptese, se entra a data de imposio da medida e a captura decorre prazo superior ao prazo mnimo para a medida fixado na sentena, a internao dever se precedida de exame de verificao da cessao da periculosidade (orientao do STF). AO PENAL Considerando que o crime uma ofensa sociedade, cabe ao Estado reprimi-lo, exercendo o jus puniendi (direito de punir), atentando, obviamente, aos princpios da legalidade e da anterioridade da lei penal. O Jus puniendi, portanto, um direito pblico, subjetivo, abstrato e autnomo. A ao penal corresponde ao do Estado, desenvolvendo-se atravs do processo, perante aos rgos da Justia Criminal. Havendo elementos suficientes para o exerccio da ao penal, esta pode ser intentada pelo seu titular, aps inqurito policial, ou mesmo rgos notitia criminis ou representao do ofendido, desde que contenha os dados necessrios propositura da actio. Em principio, toda ao penal pblica, pois se desenvolve perante rgos do Estado. Contudo, quando iniciativa, divide-se em pblica e privada, como se ver: Ao Penal Pblica: Aps a CF 88, exclusiva do Ministrio Pblico, como detentor do jus piniendi estatal. Como consta do art. 100 CO, toda ao penal pblica, salvo disposio expressa em contrario. Tal prerrogativa cessou a possibilidade de ao penal instaurada por Portaria da autoridade policial, nas contravenes, etc... Divide-se em:

Incondicionada: quando suficiente a ocorrncia do ilcito penal para instaurao do IP e da conseqente ao penal por parte do MP. Condicionada: quando prescinde de representao do ofendido ou de quem tenha qualidade para representa-lo, ou ainda do Ministro da Justia. Por Representao do ofendido, entende-se uma manifestao informal e inequvoca da vontade de ver o autor do fato processado pela Justia Pblica. Baseia-se no fato de que, em alguns casos, o interesse do ofendido sobrepe-se ao estatal (Ex.: ameaa, leses leves, perigo de contagio venreo, etc.). S pode se exerccio pela vitima ou seus representantes, no prazo mximo decadencial de seis meses, contados do conhecimento da autoria delitiva. Na ausncia da vtima, o direito estende-se ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo, exercido por qualquer deles, sem respeito a ordem especifica. A Representao irretratvel, aps oferecida a denncia. Por bvio, a representao no vincula nem obriga o MP ao exerccio da persecuo penal, ficando a critrio do Parquet, atendendo ao principio da obrigatoriedade da ao penal (mitigado pelo JEC) efetividade da ao penal. Por Requisio do Ministro da Justia entende-se um ato administrativo segundo o qual a autoridade requer, com meno do fato criminoso e dados qualificativos de autor e vtima, a instaurao de ao penal. necessria, a ttulo de exemplo, nos crimes contra a honra tendo com vtima o Presidente da Repblica e nos delitos praticados por estrangeiros contra brasileiro, fora do Brasil. Pode ser feita a qualquer tempo, enquanto no extinta a punibilidade por qualquer causa. Tanto a Representao quanto a Requisio so condies de procedibilidade para o exerccio da ao penal. Em se tratando da ao pblica, o ofendido nela poder intervir, como assistente de acusao. Ao Penal no Crime Complexo: Sendo o crime complexo a fuso de dois ou mais delitos, pode ocorrer que um destes seja de ao penal pblica e privada, o que gera dvidas quanto titularidade ou existncia ou no de condio de procedibilidade. A regra do art. 101 reza que, havendo no crime complexo delito de ao pblica, a ao pelo crime complexo ser pblica. Tal disposio, alm de incua, confusa, pois a lei sempre especifica se a ao pblica ou privada. Ao Penal Privada:

O jus puniendi pertence ao Estado. Contudo, excepcionalmente, transfere-se ao afendido o direito de acusar (jus accusationis), quando o interesse pblico, em delitos cuja represso interessa muito mais vtima que sociedade. A ao privada, portanto, espcie de substituio processual, em que se defende interesse alheio (pblico) em nome prprio. Procede-se mediante queixa-crime (partes: querelante e querelado), equivalente da denncia, pea inaugural da ao pblica, com os mesmos requisitos. Possui duas espcies: Ao Penal Privada Exclusiva: Somente pode ser proposta pelo ofendido ou por seu representante legal. Os delitos submetidos a tal procedimento encontram-se caracterizados no Cdigo Penal pela expresso somente se mediante queixa. Ocorre nos crimes contra os costumes, contra a honra, etc... A nova ordem constitucional incompatvel com o art. 35 CPP, que vinculava o exerccio do direito de queixa pela mulher autorizao do marido. Tambm existe a ao penal privada personalssima, que s pode ser exercida pelo prprio ofendido (Ex.: Adultrio). Ao Penal Privada Subsidiria: Ocorre na hiptese em que, tratando-se de ao penal pblica, o MP deixa de oferecer a denncia no prazo legal (15 dias, em se tratando de ru solto e 05 dias, se preso), podendo o ofendido oferecer queixa-crime. Somente tem lugar, portanto, na inrcia do rgo oficial. Cabe exclusivamente ao ofendido intentar a ao privada, no prazo decadencial, normalmente de seis meses. A decadncia no se opera com relao ao pblica, valendo somente a ocorrncia da prescrio. No caso de ofendido menor de 21 e maior de 18 anos, o direito de queixa ou representao pode ser exercido tanto pelo mesmo quanto pelo seu representante legal. Na hiptese de conflito, vale a vontade do ofendido, conforme decises jurisprudncias. Renncia: Reza o art. 104 CP, que o direito de queixa no pode ser exercido quando renunciado expressa ou tacitamente. Por renncia tcita entende a pratica de ato incompatvel com a vontade de exercelo, o que no significa o recebimento pelo ofendido da reparao do dano. A renncia em relao a um dos agentes estende-se aos demais, no podendo o ofendido escolher contra quem vai intentar a ao penal, implica em renncia tcita. o principio da indivisibilidade da ao penal privada, que no se estende ao pblica. No caso de morte do ofendido, a renncia de um dos legitimados no importa a dos outros (Ex.: cnjuge renuncia expressamente ao direito; o irmo pode intentar a ao penal).

A renncia irretratvel. Perdo do Ofendido: Ato pelo qual, intentada a ao penal privada, o ofendido ou seu representante desiste de seu prosseguimento, tratando-se de causa extintiva da punibilidade, s cabendo na ao exclusivamente privada, sendo incabvel na subsidiria. Segundo o art. 106, o perdo concedido a um dos querelados, a todos aproveita (princpio da indivisibilidade da ao penal privada). Se concedido por um dos ofendidos, no prejudica o direito dos outros, que podem buscar a satisfao de sua pretenso perante o poder judicirio. Trata-se de ato bilateral, no produzindo efeitos com eventual recusa do querelado, hiptese na qual ao penal seguir seu curso normal. Por fim, da mesma forma que na renncia, admite-se o perdo tcito. EXTINO DA PUNIBILIDADE Por Punibilidade entende-se a aplicabilidade da pena abstratamente cominada a uma infrao penal cometida pelo agente. Por conseguinte, no elemento do crime, mas mera conseqncia jurdica, aplicando-se quando da ocorrncia do delito, devidamente comprovada a culpabilidade do agente, tornando o jus puniendi estatal um direito pblico subjetivo concreto. s causas que obstam ou impedem a ao do Estado em aplicar a pena cominada ao crime, punindo o autor do delito por sua conduta tpica, ilcita e culpvel, d-se o nome de causas de extino da punibilidade. Cabe ainda ressaltar que a extino da punibilidade limita-se s hipteses de pena criminal, no incidindo em caso de priso civil (inadimplemento inescusvel e voluntrio de penso alimentcia e depositrio infiel muito embora o pacto de San Jos da Costa Rica, do qual o Brasil tornou-se signatrio em 1992, proba, por no prever expressamente, a hiptese de priso civil fora dos casos de penso alimentcia, pelo que no mais caberia no ordenamento jurdico brasileiro a possibilidade de priso civil do depositrio infiel). Efeitos: Caso ocorram antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria atingem o prprio jus puniendi estatal, no subsistindo quaisquer efeitos do processo ou da sentena, como nos casos da prescrio da pretenso punitiva do Estado, da decadncia, etc...Em alguns casos, subsistem alguns efeitos, como nos casos do perdo judicial e do indulto. Ocorrendo aps o trnsito em julgado da sentena penal condenatria, extinguese, regra geral, apenas a executividade do titulo penal ou seu efeito principal, a pena, subsistindo os efeitos secundrios. Como exemplo, cita-se a prescrio da pretenso

executria do Estado, o casamento do agente com a ofendida, etc... H casos, porm, em que se extinguem todos os efeitos da sentena condenatria, desconsiderando-se inclusive o prprio delito, como na Anistia e na Abolitio Criminis. CAUSAS EXTINTAS DA PUNIBILIDADE: O rol trazido no art. 107 no taxativo, mas exemplificativo, havendo hipteses no previstas no mesmo. Como exemplo, cita-se a reparao do dano no peculato culposo (art. 312, 3 CP), a reconciliao nos crimes contra a honra, etc... Contudo, so as seguintes as causas previstas no art. 107 CP: Morte do Agente: Mors amnia solvit (a morte tudo apaga). Sendo o crime um fato pessoal, dado ao principio da intranscendncia, extingue-se a punibilidade pela morte do agente, no sendo possvel a aplicao de pena aos descendentes do mesmo. Contudo, a pena de perdimento de bens pode ser estendida aos sucessores e contra eles executada. Assim, aplicando-se tal medida penal Pessoa Jurdica, pode-se executar sua sucessora. A morte de co-autor no extingue a punibilidade do comparsa, seus efeitos no se comunicando aos demais. necessria prova cabal da morte, com juntada da certido de bito, ouvido o MP. Na hiptese de deciso equivocada, com base em certido material ou ideologicamente falsa, surgiram duas correntes: No possvel a reabertura do processo, no cabendo reviso criminal pro societate. Logo, restaria apenas o processo pelo falsum. Sendo a deciso baseada em documento falso, esta ser vista como ato inexistente, no gerando quaisquer efeitos, dando-se regular prosseguimento ao feito. Por fim, a morte do agente no impede a propositura de Reviso Criminal por seus sucessores, satisfeitos os requisitos legais. Anistia, Graa e Indulto: Tratam-se de causas extintivas motivadas por questes de ordem poltico-criminal, como moderao ao rigor da lei ou da execuo, destinadas ainda, eventualmente, reparao do erro judicirio. A ANISTIA ocorre antes ou depois da sentena, extinguindo a ao e a condenao. Destina-se a fatos e no a pessoas, embora possa exigir condies subjetivas do beneficiado.

Aplica-se principalmente aos crimes polticos. Compete Unio, por intermdio de lei aprovada pelo Congresso Nacional, a concesso de anistia. Seus efeitos so sempre ex tunc. Por conseguinte, apagam o crime e todos os efeitos de eventual sentena condenatria, salvo os civis (obrigao de indenizar perdimento de bens, etc.). Caso seja condicionada, torna-se bilateral, dependendo da aceitao do beneficiado. Aceita, no pode ser revogada, mesmo em caso de descumprimento de condies. A GRAA, por sua vez, destina-se a pessoa determinada e no a fato. A CF no mais se refere a tal medida, restringindo-se ao indulto (A Graa, alm do mais, em muito se assemelha ao indulto individual). Logo, a Graa (ou indulto individual), pode ser total, alcanando todas as sanes impostos ao condenado, ou parcial, com reduo ou substituio de sanes, denominando-se, em tal caso, comutao. Assim como a anistia, pode ser concedida a pedido do interessado, do MP, Conselho Penitencirio ou Autoridade Administrativa. Trata-se de ato do Presidente da Repblica, por meio de decreto, podendo o mesmo, entretanto, alegar poderes a Ministro de Estado. O INDULTO COLETIVO abrange um grupo de condenados e usualmente delimita os beneficirios de acordo com a durao das penas que lhes foram aplicadas, atendidos certos requisitos subjetivos e objetivos. Pode ser, como indulto individual, total ou parcial (comutao). Cabe ressaltar que, segundo a CF, posteriormente regulamentada pela Lei dos Crimes Hediondos, so insuscetveis de graa e indulto a prtica de tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e os crimes definidos como hediondos. Como se refere a sentenas condenatrias, aceita-se a aplicao de tal medida desde que haja transito em julgado para a acusao. Trata-se de ato do Presidente da Repblica, assim como indulto individual. Como no indulto individual, subsistem os efeitos secundrios da sentena condenatria (penais e extrapenais). Se condicionado, admite a recusa. Abolitio Criminis: Deixando lei nova de considerar o fato como infrao penal, expressa ou tacitamente, extingue-se o prprio crime, inclusive em fase executiva, no subsistindo quaisquer efeitos penais da sentena condenatria. Decadncia:

Em Direito Penal, decadncia a perda do direito de ao (privativa ou representao) por inrcia do titular no prazo mximo previsto em lei. Atinge o prprio jus pundiendi. O prazo comum de seis meses, tratando-se de contagem penal, ou seja, considera-se o dia do inicio. O prazo decadencial, por sua vez, no se suspende, interrompe ou prorroga-se. fatal e improrrogvel, no se suspendendo por qualquer motivo, nem mesmo pela instaurao de IP para averiguao dos fatos ou pela remessa dos autos a juzo. Em caso de concurso de crimes, os prazos se consideram isoladamente. Perempo: a perda do direito de prosseguir na ao penal exclusivamente privada por inrcia do querelante, nas hipteses previstas no art. 60 CPP, a saber: Quando o querelante deixar de dar andamento ao penal durante 30 dias seguidos. Quando, falecendo o querelante, ou quedando-se incapaz, seu sucessor no comparecer a juzo para prosseguimento da ao penal dentro do prazo de 60 dias. Quando o querelante deixar de comparecer (ou de enviar seu procurador legalmente habilitado) a qualquer ato do processo onde era exigvel sua presena, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais. Quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir seu deixar sucessor.

No possui efeitos na ao penal privada subsidiria da pblica, devendo o MP reassumir a titularidade do mnus. Renncia: A renncia ao direito de queixa tambm constitui causa extintiva de punibilidade. Trata-se de ato unilateral, caracterizando desistncia do direito de ao pelo titular. No cabe na ao pblica, nem mesmo na condicionada. A renncia irretratvel (J a representao, na ao penal pblica condicionada, quando no exercida, pode ser oferecida a qualquer tempo, dentro do prazo decadencial). Tratando-se de ato unilateral e anterior propositura da ao penal, no possvel depois de instaurada a lide. Nesta hiptese, a soluo o perdo do ofendido, o que se constitui em ato bilateral. A renncia pode ser expressa ou tcita, caracterizada pela prtica de atos incompatveis com o exerccio do direito, estendendo-se a todos os querelados, dado ao princpio da indivisibilidade da ao penal privada.

Perdo do Ofendido: Extingue-se a punibilidade pelo perdo, devidamente aceito pelo querelado, nos crimes de ao penal privada exclusiva. O perdo, que tambm pode ser expresso ou tcito, oferecido a um dos querelados a todos aproveita. O perdo oferecido por um dos querelantes no prejudica o direito dos demais. Perdo Judicial: Primeiramente, cabe ressaltar que a sentena que concede o perdo judicial tem natureza jurdica condenatria. Ocorre quando o julgador, embora reconhea existentes no feito provas de autoria e de materialidade delitiva, considera as conseqncias do prprio fato to gravosas ao agente que o fato em si j fora da punio suficiente, sendo desnecessria qualquer sano penal (Ex.: Acidente de trnsito, por imprudncia do motorista, onde falece o filho do mesmo). Tratando-se de sentena condenatria, subsistem os efeitos secundrios. No pode se recusado pelo ru. Em algumas hipteses contempladas pelo Cdigo Penal Ptrio, a reparao de danos tambm constitui causa extintiva da punibilidade. Alm das hipteses abaixo elencadas, destaca-se, por posicionamento jurisprudencial unnime, o pagamento do cheque emitido sem suficiente proviso de fundos antes do recebimento da denncia, o que constitui falta de justa causa, como condio da ao, para o exerccio da ao penal (Smula 554 do STF). Retratao: Nos casos em que a lei admite, extingue-se a punibilidade pela retratao do agente. Retratar-se voltar atrs, retirar o que disse, demonstrar que errou, reparando o dano causado, com mostras de arrependimento. A principio cabvel nos crimes contra a honra (calnia e difamao), no se justificando a excluso da injria. Em se tratando de crimes de imprensa, cabvel para todos os crimes contra a honra pro este meio praticado. Para ter validade como causa extintiva da punibilidade, deve ser procedida antes da sentena, sendo incondicional e irrestrita, no se admitindo retratao ambgua ou duvidosa. Por fim, a retratao de um dos agentes no aproveita aos outros, tratando-se de ato pessoal.

Casamento do agente com a vtima: Constitui causa extintiva da punibilidade nos crimes contra os costumes definidos nos arts. 213 a 220 CP, em se considerando que tal matrimonio livra a ofendida da desonra pelo ato ilcito praticado. Por conseguinte, no basta a inteno de casar, sendo necessrio efetivo matrimnio civil. A contrario sensu, no necessrio que o matrimnio seja duradouro, bastando a realizao formal do ato. A juntada da certido de casamento aos autos conditio sine qua non para a extino da punibilidade. No se aceita, portanto, o concubinato do agente com a vtima, que pode, quando muito, atenuar a pena. Realizada aps o trnsito em julgado da sentena penal condenatria, importa apenas em extino da pena, subsistindo os efeitos secundrios da condenao. Mesmo em se tratando de casamento anulado, tal fato no prejudica ao agente, se a anulao deu-se posteriormente sentena que declarou extinta a punibilidade do mesmo. Seus efeitos abrangem e beneficiam tambm aos co-autores do crime. Casamento da vtima com terceiro: Nos crimes referidos no item anterior (arts. 213 a 220 CP) tambm extingue a punibilidade do agente eventual casamento da vtima com terceiro (objetivo o resguardo da nova entidade familiar), desde que: Tenham sido cometidos sem violncia real ou grave ameaa.

A ofendida no requeira o prosseguimento do inqurito ou da ao penal no prazo de 60 dias a contar da celebrao. O prazo de 60 dias de direito material, excepcionalmente concedido inclusive na hiptese da ofendida ser menor de 18 anos, emancipada pelo casamento. Nos moldes do casamento da vtima com o agente, tambm se estende aos coautores. Contudo, s produz efeitos antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria.

PRESCRIO A Prescrio a perda do direito material, do prprio jus puniendi estatal, pelo decurso do tempo, caracterizando a perda do interesse estatal na represso do crime.

O decurso do tempo, de fato, leva ao esquecimento do delito e superao do trauma social causado pelo crime, perdendo-se, por conseguinte, a finalidade da sano penal, mormente quando o agente no reincide, adaptando-se vida social. No se confunde com a decadncia, que atinge o direito de exerccio da ao penal privativa ou representao pela inrcia do titular. Contudo, a decadncia, inegavelmente, acaba pro atingir o jus puniendi, de forma indireta. Em tese, todos os delitos seriam atingidos pela prescrio. Contudo, a CF 88 tornou imprescritveis a prtica do racismo (Art. 5 XLI) e a ao de grupos armadas, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico (Art.5, XLIV). A Prescrio, por sua vez, pode atacar a pretenso punitiva do Estado ou mesmo a executria, dependendo do caso. Prazos de Prescrio da Pretenso Punitiva: Art. 109: A Prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, salvo o disposto nos 1 e 2 do art. 110 deste Cdigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se:

I. II. III. IV. V. VI.

Em vinte anos, se o mximo da pena superior a doze; Em dezesseis anos, se o mximo da pena superior a oito anos e no excede a oito; Em doze anos, se o mximo da pena superior a quatro anos e no excede a oito; Em oito anos, se o mximo da pena superior a dois anos e no excede a quatro; Em quatro anos, se o mximo da pena igual a um ano, ou, sendo superior, no excede a dois; Em dois anos, se o mximo da pena inferior a um ano.

Pelo exposto, considera-se o mximo abstrato da pena cominada a cada infrao penal. Por exemplo, no caso do furto qualificado (pena: 02 a 08 anos de recluso), considera-se o mximo abstrato de oito anos, pelo que o prazo prescricional ser de doze anos. Consideram-se, para fins prescricionais, as causas de aumento e de diminuio de pena expressamente enquadradas na acusao. No se consideram, contudo, a incidncia de agravantes e atenuantes, que no influem no mximo da pena in abstractu. s Penas Restritivas de Direito aplicam-se os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade. Tal disposio no se refere prescrio da pretenso punitiva

com fundamento do art. 109, que considera as penas privativas de liberdade. Porm, como se ver, o prazo da pena restritiva de direito ser considerado no caso de prescrio intercorrente ou retroativa. As penas mais leves prescrevem com as mais graves. Assim, no caso de pena de multa, por exemplo, esta somente ir prescrever no prazo da privativa de liberdade, quando aplicada cumultativa ou alternativamente. A prescrio, nos termos do art. 119, no caso de concurso de crimes, incide sobre a pena de cada um dos delitos, isoladamente considerados. Por fim, tratando-se de questo de direito material, aplica-se o disposto no art. 10 CP quanto o prazo, computando-se o dia do incio, para cmputo do prazo prescricional. Prazos da Prescrio da Pretenso Executria: Art. 110: A prescrio, depois de transitar em julgado a sentena condenatria, regula-se pela pena aplicada e verifica-se nos prazos fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de um tero se o condenado reincidente. Exemplificando: aplicada pena de quatro anos de recluso, qualquer que seja o crime, o prazo prescricional ser de oito anos. Se o condenado que seja o crime, o prazo prescricional ser de 10 anos a oito meses, pouco importando o mnimo e o mximo abstratamente cominados para o crime de que se trata. No caso de fuga do condenado ou revogao do livramento, a prescrio regulada pelo tempo que resta da pena. No caso de medida de segurana aplicada em substituio pena privativa de liberdade (semi-imputvel), a prescrio calculada com base nesta. Reduo dos Prazos: Dispe o art. 115 CP que os prazos prescricionais se reduziro pela metade se, na data do fato, o agente for menor de 21 anos (e, obviamente, maior de 18), e, na data da sentena (ou do acrdo condenatrio), o agente for maior de 70 anos. Incio do prazo da prescrio da pretenso punitiva: Art. 111. A prescrio, antes da transitar em julgado e sentena final, comea a correr: I. II. III. IV. Do dia em que o crime se consumou; No caso de tentativa, do dia em que acessou a atividade criminosa; Nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia; Nos de bigamia e nos de falsificao ou alterao de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido.

Sendo a prescrio matria de direito penal, prevalece a regra do art. 10 CP, quanto contagem de prazo. Incio do prazo da prescrio da pretenso executria: Art. 112. No caso do art. 110 deste Cdigo, a prescrio comea a correr: I. Do dia em que transita em julgado a sentena condenatria, para a acusao, ou a que revoga a suspenso condicional da pena ou o livramento condicional; Do dia em que se interrompe a execuo, salvo quando o tempo da interrupo deve computar-se na pena.

II.

O termo inicial o trnsito em julgado somente para a acusao (e no para ambas as partes) pois, no havendo recurso do rgo acusador, ou improvido eventual recurso interposto, a pena aplicada no poder ser agravada na pendncia de recurso exclusivo da Defesa, no sendo possvel, em tal hiptese, reformatio in pejus2, direta ou indireta. O mesmo se aplica com relao reviso criminal, que no se aceita pro societate.
2

Em caso de recurso exclusivo da defesa, a deciso combatida no poder se reformada para piorar a situao do ru, proibindo-se a reformatio in pejus. Reformatio in pejus indireta, por sua vez, a proibio de nova sentena mais rigorosa, em caso de anulao da primeira sentena prolatada por recurso da Defesa.

Quanto ao inciso II, a ressalva refere-se, por exemplo, supervenincia de doena mental, hiptese em que a internao em hospital psiquitrico computada como cumprimento de pena. Interrupo do prazo de prescrio da pretenso punitiva: Art. 117. O curso da prescrio interrompe-se: I. II. III. IV. zero. Na hiptese do inciso I, vale a data do despacho vlido. Nos crimes de competncia do Tribunal do Jri (ou conexos, denunciados conjuntamente), o prazo se interrompe tambm pela pronncia (sentena declaratria do juzo de admissibilidade da acusao interlocutria mista no terminativa) e pela Pelo recebimento da denncia ou da queixa; Pela pronncia; Pela deciso confirmatria da pronncia; Pela sentena condenatria recorrvel;

Interromper significa obstar o curso da prescrio, recomeando a contagem do

confirmao da mesma, perante Tribunal competente, aps regular Recurso em Sentido Estrito interposto pela parte sucumbente. Quanto sentena condenatria, vale a data da publicao em mos do escrivo. Cabe ressaltar que eventual acrdo confirmatrio da condenao, aps regular apelao, no interrompe a prescrio. Interrupo do prazo de prescrio executria: V. VI. Pelo incio ou continuao cumprimento da pena; Pela reincidncia.

Interrompe-se a prescrio da pretenso executria do Estado pelo incio do cumprimento da pena ou pela continuao, no caso de recaptura aps evaso do condenado ou priso aps revogao do livramento condicional. Interrompe-se ainda pela reincidncia, assim considerada no a data do novo crime, mas da sentena condenatria que reconheceu a prtica do mesmo. Comunicabilidade das causas de interrupo: Salvo nos casos dos incisos V e VI, as causas interruptivas da prescrio comunicam-se a todos os co-autores e partcipes, o mesmo valendo quanto aos crimes conexos. Suspenso do prazo prescricional:

Art. 116. Antes de passar em julgado a sentena final, a prescrio no corre: I. II. Enquanto no resolvida, em outro processo, questo de que dependa o reconhecimento da existncia do crime; Enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro.

Pargrafo nico: Depois de passada em julgado a sentena condenatria, a prescrio no corre durante o tempo em que o condenado esteve preso por outro motivo. Suspender significa impedir o curso da prescrio, cabendo ressaltar que o mesmo, em caso de renovao, continuaria do termo em que parou, no voltando ao zero. a diferena principal da causa interruptiva. Cessada a causa impeditiva (suspensiva), o curso da prescrio volta a correr. Na primeira hiptese, pode-se suspender o curso da prescrio enquanto se aguarda, em outro feito, deciso sobre o estado civil das pessoas, sobre falsidade documental, etc.

Estas causas (incisos I e II) referem-se prescrio da pretenso punitiva do Estado. Contudo, o rol no taxativo, mas meramente exemplificativo, existindo causas suspensivas da prescrio tratadas em outros textos penais. Exemplifica-se: Suspende-se a prescrio na hiptese do art. 366 CPP, quando o ru, citado por edital, no comparece nem constitui advogado nos autos, suspendendo-se ainda o andamento do feito. O instituto da suspenso condicional do processo (art. 89 da Lei n. 9.099/95) acarreta a suspenso da prescrio.

J no pargrafo nico, trata-se de hiptese de suspenso da pretenso executria do Estado, no importando a que ttulo o sujeito esteja preso em outro feito: priso cautelar, cumprimento de pena, etc... Prescrio Intercorrente (ou Superveniente): Aplicada a pena e no havendo recurso da acusao ou sendo o mesmo improvido, a sano penal no poder ser agravada. Logo, a pena concretamente aplicada dever ser base para a contagem dos prazos prescricionais. Smula 146 do STF: A prescrio da ao penal regula-se pela pena concretizada na sentena, quando no h recurso da acusao. Esta modalidade de prescrio, por conseguinte, ser computada levando-se em conta a data da sentena condenatria recorrvel (publicao em mos do escrivo causa interruptiva) at posterior julgamento pelo Tribunal ad quem. Escoando o prazo prescricional antes da deciso definitiva, com base na pena concreta, operar-se- a prescrio. A prescrio intercorrente, por se referir a processo com sentena no transitada em julgado, modalidade de prescrio da pretenso punitiva do Estado, no subsistindo quaisquer efeitos da sentena. Prescrio Retroativa: A prescrio da pretenso punitiva do Estado, com base na pena concreta no pendente de recurso da acusao, pode, nos termos do art. 110, 2 do CP, ter por termo inicial data anterior do recebimento da denncia, o mesmo valendo entre esta data e a prxima causa interruptiva, normalmente sentena condenatria. Tal hiptese configura a chamada prescrio retroativa, que, como o prprio nome sugere, retroage a tempos anteriores sentena condenatria recorrvel transitada em julgada para a acusao. Por se tratar de sentena recorrvel, constitui hiptese de prescrio da pretenso punitiva da Estado.

Conforme entendimento jurisprudencial dominante, no se pode reconhecer a prescrio retroativa sem sentena, pois nesta que se fixa a pena. Prescrio Retroativa Em Perspectiva ou Prescrio Pela Pena Ideal: Ainda no aceita pelos tribunais, mas de ampla utilizao prtica, trata-se na verdade de um exerccio de futurologia. De fato, alguns juristas tm defendido tal posicionamento, com referncia a feitos em que, pelas circunstncias e condies, fatalmente ocorrer a prescrio retroativa. De fato, no havendo possibilidade de aplicao concreta da pena aplicada, faltaria interesse de agir ao Ministrio Pblico, fulminando uma das condies da ao, tornando absolutamente invivel a ao penal. Tratar-se-ia, por conseguinte, de processo natimorto. Exemplifica-se: A, primrio e sem antecedentes, responde por furto simples ocorrido h cinco anos. No h sequer denncia, mas a prescrio pela pena abstrata se opera em oito anos (art. 109, IV CP). Contudo, em se considerando as condies pessoais do agente e a culpabilidade do mesmo, percebe-se claramente que eventual condenao se aproximar do mnimo legal, de um ano de recluso. Ora, pena at dois anos, concreta, prescreve em quatro anos. Como j transcorreram cinco anos do fato, a prescrio retroativa inevitvel, devendo se reconhecida desde j pela pena ideal, virtual. Assim leciona Mirabete, em sua obra Cdigo Penal Interpretado, 1999, Ed. Atlas, pg. 591: Com fundamento na falta de interesse de agir e para evitar desgaste do prestgio da Justia Pblica, tambm se tem afirmado que a prescrio referida no art. 110, 1 e 2 pode ser reconhecida antecipadamente, considerada a pena virtual, em perspectiva, tendo em vista as circunstncias do caso concreto em que se antev uma pena que certamente levaria prescrio. Embora nossos Tribunais ainda no tenham evoludo para a aceitao da citada teoria, j existem diversas decises favorveis a respeito, sendo esta tambm a posio adotada por outros doutrinadores, dentre os quais Afrnio Silva Martins. Cita-se: As disposies dos arts. 41 e 43 do CPP no limitam sob exclusividade o exame da pea introdutria da ao penal. O universo jurdico presente atividade do juiz em tal momento leva-o ao exame de todos os pressupostos processuais e condies do exerccio da ao. E no exame do interesse de agir no se pode arredar a verificao da utilidade do provimento jurisdicional. Se intil este, ainda que procedente a ao, de se reconhecer a ausncia daquele. Assim, pode o juiz rejeitar a denncia arrimando na inutilidade de uma condenao j de antemo alcanada pela prescrio da ao penal, considerada a pena em perspectiva (RT 668/290 TACRSP). No h sentido lgico nem jurdico em jurdico em prosseguir com um processo contaminado pelo vrus da autodestruio. Lev-lo s ltimas conseqncias apenas para cumprir um formalismo fazer prevalecer a forma sobre o contedo, o que atenda contra o bom senso. A prescrio, qualquer que seja a sua modalidade, matria de ordem pblica. No dizer de Espnola, perde toda significao a ao, desde que esteja extinta a punibilidade. Da constituir um principio de economia do processo o de que, extinta a punibilidade do ru, deve isso ser logo declarado, esteja em que p estiver a ao penal que, assim, tem o seu curso definitivamente paralisado. Por que prolongar

para o ru a agonia da espera e para a sociedade a decepo de uma condenao intil e ineficaz? Argumenta-se que assim o sistema, posto que a prescrio retroativa pressupe a existncia de uma condenao. Mas se o Tribunal pode, por construo jurisprudencial, reconhecer a prescrio retroativa com base na pena fixada em sentena anulada, por que no admitir tambm ao Juiz de primeiro grau aplicao de semelhante poltica criminal? Afinal, sentena nula ato inexistente, portanto sem pena concretizada. Verificando-se que o ru, se fosse condenado, a pena jamais chegaria ao mximo e constatando-se que transcorreu o lapso prescricional, decreta-se corretamente a prescrio (TACRIM-SP Rec. 824.727-4 Voto Vencido Lopes da Silva).

You might also like