You are on page 1of 19

Radiografia simples do trax: noes de anatomia Gustavo de Souza Portes Meirelles1

1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP

1 Partes moles

Devemos analisar as partes moles em toda radiografia, com ateno para os tecidos supraclaviculares e torcicos laterais, alm dos rgos do abdome superior e das mamas (figura 1).

Figura 1. Anlise das partes moles torcicas. As setas apontam para as mamas.

2 Arcabouo sseo

O arcabouo sseo faz parte da avaliao da radiografia de trax. Devem ser sempre examinadas as costelas, as clavculas, o esterno e a cintura escapular (figuras 2 a 5).

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

Figura 2. Segmentos do esterno na radiografia simples de trax em perfil.

Figura 3. Clavculas na radiografia em PA.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

Figura 4. Demonstrao das costelas posteriores e anteriores.

Figura 5. Coluna vertebral assinalada na radiografia em perfil.

3 Parnquima pulmonar: diviso em lobos

Nem sempre possvel estimar com preciso a localizao de leses na radiografia simples de trax. Contudo, o conhecimento do aspecto normal e da diviso dos lobos pulmonares fundamental. Utilizamos como referncia os septos interlobares, entre os quais esto as fissuras.

O pulmo direito composto por trs lobos: superior, mdio e inferior. Eles so separados por duas fissuras: horizontal (pequena) e oblqua (grande). A horizontal divide o lobo superior dos lobos mdio e
Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2 3

inferior. A oblqua divide o lobo inferior dos demais lobos. As figuras 6 a 9 ilustram a topografia das fissuras e a diviso em lobos do pulmo direito.

Figura 6. Posio das fissuras horizontal e oblqua direitas na radiografia de trax em PA e perfil.

Figura 7. Localizao do lobo superior direito na radiografia de trax.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

Figura 8. Situao do lobo mdio na radiografia de trax.

Figura 9. Localizao do lobo inferior direito na radiografia de trax.

O pulmo esquerdo composto por dois lobos: superior e inferior (a lngula parte do lobo superior esquerdo). Estes so separados pela fissura oblqua (grande). As figuras 10 a 12 ilustram a topografia das fissuras e a diviso em lobos do pulmo esquerdo.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

Figura 10. Posio da fissura oblqua esquerda na radiografia de trax em perfil.

Figura 11. Localizao do lobo superior esquerdo na radiografia de trax.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

Figura 12. Localizao do lobo inferior esquerdo na radiografia de trax.

Sinal da silhueta Este sinal de grande utilidade na localizao de leses torcicas na radiografia simples. Ele baseia-se nos seguintes princpios: imagens compostas por densidades diferentes (ex: partes moles e ar), localizadas lado a lado, tm seus contornos facilmente diferenciados. Por exemplo, o corao est ao lado do lobo mdio e da lngula, mas fcil diferenciar os contornos cardacos. Imagens com densidades iguais, lado a lado, perdem os seus contornos. Por exemplo, a pneumonia do lobo mdio tem densidade de partes moles e borra os contornos cardacos direitos, pois o corao tambm tem densidade de partes moles. Imagens com densidades iguais, em nveis diferentes (ex: anterior e posterior), tm os contornos mantidos. Por exemplo, a pneumonia do lobo inferior direito tem densidade de partes moles, mas no borra os contornos cardacos direitos, pois o corao, apesar de tambm ter densidade de partes moles, anterior, e o lobo inferior direito posterior.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

As figuras 13 a 16 ilustram este conceito.

Figura 13. Pneumonia do lobo mdio, borrando os contornos cardacos direitos, pois o lobo mdio e o corao so anteriores e tm a mesma densidade, de partes moles.

Figura 14. Pneumonia do lobo inferior direito, que no borra os contornos cardacos. Apesar da densidade ser a mesma, o lobo inferior direito posterior e o corao, anterior.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

Figura 15. Pneumonia da lngula, borrando os contornos cardacos esquerdos, pois a lngula e o corao so anteriores e tm densidade igual.

Figura 16. Massa no lobo inferior esquerdo, que no borra os contornos cardacos, pois este lobo e o corao esto em planos diferentes.

4 Hilos pulmonares

Nos hilos pulmonares encontram-se brnquios, artrias, veias e linfticos. O que visualizamos na radiografia uma somatria destas estruturas (figura 17). A figura 18 mostra a localizao das artrias pulmonares na radiografia em perfil.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

Figura 17. Hilos pulmonares. As setas apontam para as artrias pulmonares interlobares descendentes.

Figura 18. Anatomia das artrias pulmonares no perfil. APE: artria pulmonar esquerda; APD: artria pulmonar direita.

5 Cpulas diafragmticas e seios costofrnicos

De um modo geral, a cpula diafragmtica esquerda mais baixa que a direita, devido posio esquerda do corao no trax (figura 19).

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

10

Figura 19. Cpulas diafragmticas. A direita habitualmente mais alta que a esquerda.

Os seios costofrnicos (laterais, anteriores e posteriores) so ngulos formados pelo encontro das cpulas diafragmticas com a parede torcica (figura 20).

Figura 20. Seios costofrnicos laterais assinalados na radiografia de trax em PA.

6 Mediastino

O mediastino o espao entre os pulmes, que pode ser dividido em (figura 21): superior: localizado acima do nvel da vrtebra T5 (mais ou menos no nvel da carina); inferior: situado abaixo do nvel de T5.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

11

Figura 21. Diviso do mediastino em compartimentos superior e inferior.

Outra diviso do mediastino, at mais comumente empregada, a seguinte (figura 22): anterior: borda posterior do esterno at a borda posterior do corao; mdio: borda posterior do corao at a borda anterior da coluna vertebral; posterior: a partir da borda anterior da coluna vertebral.

Figura 22. Diviso do mediastino em compartimentos anterior, mdio e posterior.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

12

O conhecimento das linhas mediastinais importante na avaliao da radiografia simples de trax:

Linha de juno anterior: ponto de encontro entre os pulmes anteriormente (figura 23). Fica na linha mediana e abaixo do manbrio esternal. vista em 20% das radiografias de trax. Abaulamentos desta linha indicam leses anteriores.

Figura 23. Linha de juno anterior

Linha de juno posterior: ponto de encontro entre os pulmes posteriormente (figura 24). Pode estar localizada acima do manbrio esternal. Abaulamentos desta linha so decorrentes de leses posteriores.

Figura 24. Linha de juno posterior.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

13

Linha da veia cava superior (figura 25): situada direita da coluna vertebral, dirigindo-se para o trio direito.

Figura 25. Linha da veia cava superior.

Linha da artria subclvia esquerda (figura 26): a artria subclvia esquerda emerge do arco da aorta e se dirige antero-superiormente esquerda. Visualizada na maior parte das radiografias.

Figura 26. Linha da artria subclvia esquerda.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

14

Linha da aorta descendente (figura 27): deve estar esquerda da coluna vertebral. A poro ascendente da aorta de difcil visualizao, a no ser que haja uma ectasia ou um aneurisma da aorta.

Figura 27. Linha da aorta descendente.

Linhas paratraqueais (figura 28): so finas; a direita mais facilmente visualizada (cerca de 60% das radiografias). Alargamentos podem ocorrer em diversas condies, como hematomas,

linfonodomegalias, massas mediastinais ou tumores traqueais.

Figura 28. Linhas paratraqueais.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

15

Linha do recesso azigoesofgico (figura 29): formada pela juno da veia zigos com o esfago. Abaulamentos desta linha podem ser decorrentes de linfonodomegalias, carcinoma esofgico, dilatao da zigos, cistos broncognicos, etc.

Figura 29. Linha do recesso azigoesofgico.

Linhas cardacas: do lado direito o contorno cardaco normal dado pelo trio direito. esquerda o contorno decorre de trs estruturas: tronco arterial pulmonar, trio esquerdo e ventrculo esquerdo (figura 30).

Figura 30. Linhas cardacas. AD: trio direito; AE: trio esquerdo; VE: ventrculo esquerdo.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

16

Linhas paravertebrais (figura 31): geralmente so imperceptveis. Podem estar alargadas em caso de alteraes no mediastino posterior (abscessos, neoplasias, ectasia da zigos) ou na prpria coluna vertebral (ostefitos, tumores).

Figura 31. Linhas paravertebrais.

O espao retroesternal (figura 32) tambm um local que deve ser avaliado com cuidado na radiografia (em perfil). Geralmente hipertransparente, ocupado apenas por parnquima pulmonar. A obliterao com opacificao do mesmo comumente vista em massas mediastinais anteriores, como timoma, teratoma ou linfoma.

Figura 32. Espao retroesternal normal.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

17

Podemos tambm avaliar outras estruturas mediastinais na radiografia em perfil, como a traquia, o corao, a aorta descendente, as artrias pulmonares e a veia cava inferior (figuras 33 a 35).

Figura 33. Traquia.

Figura 34. Corao.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

18

Figura 35. Anatomia da aorta e das artrias pulmonares no perfil. APE: artria pulmonar esquerda; APD: artria pulmonar direita

Leitura recomendada

Felson B. Chest roentgenology. WB Saunders, Philadelphia, PA, 1973: 574p.

Juhl JH, Crummy AB, Kuhlman JE. Paul and Juhl's Essentials of Radiologic Imaging. Lippincott Williams & Wilkins, 1998, 1408p.

McLoud TC. Thoracic Radiology: The Requisites. Mosby, 1998, 512p.

Curso PneumoAtual de Radiologia aula 2

19

You might also like