You are on page 1of 4

IEPMM Instituto de Educao Professor Manuel Marinho 3 ano/ Ensino Mdio - Matemtica

PROJETO: O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA GEOMETRIA ANALTICA Professora: Aline Barcelo da Costa Descrio da forma de emprego do projeto: 1 Parte: Na Quadra Na quadra, ser desenvolvida uma dinmica de Pontos Humanos no Plano Cartesiano (desenhado no cho da quadra). Atravs de instrues os alunos iro se posicionando e verificando que, para isso, so necessrias duas coordenadas, por exemplo, fulano vai para linha 1, coluna 2. Essa atividade ser desenvolvida de forma que os alunos possam construir o conceito de localizao no plano cartesiano. 2 Parte: Em sala Na sala, sero apresentados os aspectos histricos da Geometria Analtica e construdos os conceitos primitivos de ponto e plano cartesiano. Como o trabalho no laboratrio ser para reafirmar e verificar distncias e equaes atravs de construes, estes conceitos devem ser apresentados e trabalhados anteriormente em sala. Para isso, sero trabalhados os contedos apresentados na apostila do Anexo 1. 3 Parte: No laboratrio A primeira parte das propostas contm atividades elementares, com a finalidade de favorecer o reconhecimento das funes de algumas ferramentas. Atividades 1. Crie um ponto livre ( ). ) diferente do ponto criado no item

2. Crie um ponto livre com uma forma de apresentao ( anterior. 3. Apague ( ) os pontos que voc criou.

4. Construa uma reta (

) e marque alguns pontos pertencentes a ela. ) e uma espessura ( )

5. Construa uma outra reta, escolhendo previamente uma cor ( para a linha da construo, dentre as opes existentes.

6. Em Arquivo, solicite uma Nova Construo (sempre que desejar, faa usa desse recurso). 7. Construa um segmento de reta, utilizando a que a ferramenta Segmento ( desse segmento ( ). Usando os ) aparea na

recursos do software, solicite janela geomtrica. 8. Construa:

medida

P A G

i) uma reta (

); ) a que voc construiu; ) a que voc construiu no item i. ). Marque seu ponto mdio ( ). Movimente

ii) uma reta paralela ( iii) uma reta perpendicular (

9. Construa um segmento de reta ( uma das extremidades desse segmento.

10. Construa duas circunferncias: uma usando a ferramenta Crculo (

) e outra usando a

ferramenta Crculo com Raio Fixo ( ). Movimente as duas circunferncias pelo centro. Descreva a diferena que voc observou entre as duas construes. 11. Oculte as circunferncias construdas no item anterior ( 12. Construa uma circunferncia ( Anime ( ). ) fora dela.

) e marque um ponto (

) esse ponto sobre a circunferncia construda. ). Faa algumas construes utilizando essa ferramenta. ) e Exibir Grade ( ) e faa novas

13. Ative a ferramenta Polgono (

Ative as ferramentas Mostrar Valores dos Objetos ( construes utilizando a ferramenta Polgono. 14. Construa um segmento de reta (

). Construa um outro segmento de reta, congruente ao ).

primeiro, utilizando a ferramenta Compasso (

15. Copie as construes que esto na janela geomtrica e cole em um arquivo de um editor de texto. A segunda parte contm atividades, com a finalidade de mostrar algumas das inmeras formas de aplicao do software Rgua e Compasso como recurso didtico, levando o aluno a construir determinadas propriedades e conceitos da Geometria. Antes de comear as prximas atividades, crie um documento de texto para gravar suas construes e descrever suas observaes. Atividade 1 (Projeto 2012 CaR Analtica\atividade 1.zir) a. b. c. d. e. Crie um ponto. Construa duas retas passando por ele. Crie outro ponto. Construa o mximo de retas passando pelos dois pontos ao mesmo tempo. Descreva o que voc observou.

P A G

Atividade 2 (Projeto 2012 CaR Analtica\atividade 2.zir) a. b. c. d. e. Construa a bissetriz dos quadrantes mpares. Marque dois pontos quaisquer nessa reta. Nomeie-os, mostre seus valores e movimente-os. Construa a bissetriz dos quadrantes pares. Marque dois pontos quaisquer nessa reta. Nomeie-os, mostre seus valores e movimente-os. Descreva o que voc observou.

Atividade 3 (Projeto 2012 CaR Analtica\exemplo 1.zir) (Referente ao exemplo 1 da apostila do anexo 1) a. Exiba grade quadriculada. b. Construa os pontos P(2,3) e Q(-6,-3) no plano cartesiano, nomeie-os e mostre seus valores. c. Construa o segmento PQ e mostre seus valores. Compare com o valor calculado em sala. Atividade 4 (Projeto 2012 CaR Analtica\exemplo 2.zir) (Referente ao exemplo 2 da apostila do anexo 1) a. Exiba grade quadriculada. b. Construa os pontos (3,5) e (0,1) no plano cartesiano, nomeie-os e mostre seus valores. c. Construa o segmento e mostre seus valores. Compare com o valor calculado em sala.

Atividade 5 (Projeto 2012 CaR Analtica\exemplo 3.zir) (Referente ao exemplo 3 da apostila do anexo 1) a. b. c. d. Exiba grade quadriculada. Construa os pontos A(3,5) e B(-3,-1) no plano cartesiano, nomeie-os e mostre seus valores. Construa o segmento AB e seu ponto mdio M. Construa a reta perpendicular a AB que passa por M.

Observe que qualquer ponto desta reta equidistante dos pontos A e B. Marque o ponto desta reta pertencente ao eixo das ordenadas. Descreva o que voc observou. Atividade 6 (exemplo 4.zir) (Referente ao exemplo 4 da apostila do anexo 1) a. Exiba grade quadriculada b. Construa os pontos A(4,-1) e B(-2,5) no plano cartesiano, nomeie-os e mostre seus valores. c. Construa o ponto mdio M. Compare com o ponto calculado em sala.

Atividade 7 (exemplo 5.zir) (Referente ao exemplo 5 da apostila do anexo 1) a. b. c. d. Exiba grade quadriculada e marque os pontos A(0,0), B(4,2) e C(6,4). Construa o tringulo ABC. Marque os pontos mdios M e N, dos lados BC e AC, respectivamente. Construa o segmento MN e mostre seu valor. Compare com o valor encontrado em sala.

P A G

Atividade 8 (exemplo 6.zir) (Referente ao exemplo 6 da apostila do anexo 1) a. Construa um tringulo ABC cujos vrtices so A (2, 4), B (5, 7), C (8, 1). b. Construa as medianas BM e CN. Ou seja, marque o ponto mdio M do segmento AC e marque o ponto mdio N do segmento AB. c. Nomeie de G o baricentro do tringulo, ou seja, o ponto de interseo entre as medianas BM e CN. Compare com o ponto encontrado em sala. d. Construa os segmentos MG e GB, mea-os. e. Movimente A, B ou C para investigar a razo GB/MG. f. Descreva o que voc observou. Atividade 9 (exemplo 8.zir) (Referente ao exemplo 8 da apostila do anexo 1) a. Marque os pontos P(2,1), Q(0,-3) e R(-2,-7).Verifique se eles esto alinhados. Atividade 10 (exemplo 9.zir) (Referente ao exemplo 9 da apostila do anexo 1) a. Marque os pontos A(2, 2), B(3, 1) e C(3, 1). Verifique se eles esto alinhados. b. Construa o tringulo ABC e mostre sua rea. Compare o valor com o calculado em sala. Atividade 11 (exemplo 10.zir) (Referente ao exemplo 10 da apostila do anexo 1) a. b. c. d. Marque os pontos E(3,7) e F(4,9) e construa a reta EF. Construa uma reta perpendicular ao eixo das abscissas passando pela abscissa 5. Marque o ponto de interseo entre as duas retas nomeie-o D. Compare com o ponto D encontrado em sala.

Atividade 12 (exemplo 20.zir) (Referente ao exemplo 20 da apostila do anexo 1) e. f. g. h. Construa o tringulo de vrtices A(- 3,0), B (0,0) e C(6,8). Construa a reta BC e uma reta perpendicular a ela passando por A. Marque o ponto de interseo entre as duas retas e nomeie-o D.. Construa o segmento AD e mea-o. Compare com a medida encontrada em sala.

PARA CASA - valor 1,0 Para ser feito em duplas no software Rgua e Compasso As construes e respostas devem ser enviadas em um s documento doc ou pdf , para o meu e-mail: prof.alinebarcelo@yahoo.com.br. Outra opo a entrega impressa deste documento. Data de entrega: 31 de agosto de 2012. 1) Atravs de construes prove o Teorema de Pitgoras. 2) Resolva os exerccios (do seu livro) 15 da pg. 15, 31 da pg. 19 e 51 da pg. 23.

P A G

You might also like