You are on page 1of 13

Transportes pela membrana

Transporte em massa Endocitose As endocitoses compreendem os processos atravs dos quais a clula adquire, do meio externo, partculas grandes ou macromolculas que, normalmente, no seriam absorvidas atravs do processo de permeabilidade seletiva, com a seguir: Nos processos de endocitose, a membrana plasmtica deforma-se, projetando-se ou invaginando-se. H dois tipos de endocitose: fagocitose e pinocitose. Fagocitose Do grego phagein = comer e kytos = celula, corresponde incluso de partculas slidas pela clula, atravs de emisso de pseudpodos. Esse processo imprtante, no s para a nutrio da clula, com tambm para a defesa. Os protozorios, por serem unicelulares, nutrem-se por esse processo. Um exemplo de fagocitose destinada defesa so os glbulos brancos (ou leuccitos), que fagocitam bactrias ou elementos prejudiciais ao organismo. Quando os leuccitos ou glbulos brancos morrem, no local onde combatem as bactrias, forma-se o pus. Pinocitose Do grego, pinos = beber ou sorver e kytos = clula, o processo mais comum de ingesto de de substncias alimentares muito pequenas ou gotculas de lquidos. Ocorre com invaginao da membrana plasmtica de clula. Quando a membrana "estrangula" essa invaginao, forma-se uma vescula no interior da clulas chamada pinossomo. Cromopexia Fenmeno pelo qual certas clulas englobam molculas coloridas, como a hemoglobina, que vermelha.

Exocitose ou clasmatose
Processo de eliminao de produtos para o esterior da clula. So produtos que esto no nterior de vesculas, que se desfazem na superfcie da membrana, por um mecanismo inverso ao da endocitose. Corresponde defecao celular. Transportes por permeabilidade A clula encontra-se em constante troca de substncias entre o seu meio externo e interno. Apenas as substncias necessrias devem entrar, enquanto as substncias necessrias devem entrar, enquanto as substncias indesejveis devem sair. Esse controle ou seleo feiot pela membrana que, dentro de certos limites, colabora para manter constante a composio qumica da clula. Por isso, costuma-se dizer que a membrana possui permeabilidade seletiva.

As caracterstias da pereabilidade seletiva : No passam atravs da membrana: - protenas - polissacardeos - lipdeos complexos Passam atravs da membrana - gua - sais minerais - lcool - glicose - aminocidos - O2 e CO2 As substnicas que passam atravs da membrana celular sofrem dois tipos principais de passagem: transporte passivo e transporte ativo. Transporte passivo O transporte passivo pode ser feito, principalmente, atravs de duas formas: transpoirte passivo por difuso e transporte passivo por osmose. Difuso passiva: quando duas solues que apresentam concentraes diferentes de soluto encontram-se separadas por membrana idntica membrana plasmtica, observa-se uma passagem de substncias do meio mais para o menos concentrado, at que as concentraes se igualem. Essa passagem de soluto ou at de solventes no sentido de igualar as concentraes denomina-se difuso. No caso da clula, vrias substncias entram e saem por difuso. A ocncentrao de oxignio no interior da clula, por exemplo, sempre menor do que no meio externo, pois o oxignio continuamente gasto no processo de respirao celular. Esse mesmo processo produz gs carbnico, de forma que a concentrao desse gs no interior da clula maior do que do lado de fora. fcil concluir que, por difuso, Oxignio est sempre entrando na clula e Gs Carbnico, saindo. Difuso o movimento das molculas do soluto e do sovente a favor de um gradiente de concentrao, no sentido de igualar suas concentraes. Por osmose: a osmose um caso especial de difuso. Nesse processo, ocorre um fluxo espontneo apenas de solvente, do meio menos concentrado em soluto (hipotnico) para o meio mais concentrado em soluto (hipertnico). Portanto, na osmose, o solvente desloca-se de node existe em maior quantidade para onde existe em menor quantidade. Uma vez estabelecido o equilbrio, passar a mesma quantidade de

gua nos dois sentidos. Se a membrana for permevel tambm aos solutos, sua passagem obedecer ao mesmo princpio. Classificao das solues Isotnica: a soluo tem a mesma concentrao que outra. Hipotnica: a soluo menos concentrada do que outra. Hipertnica: a soluo mais concentrada do que outra. Efeitos da osmose em clulas animais e vegetais Glbulos vermelhos colocados em soluo de baixa concentrao (hipotnica) ganham gua e acabam por romper a membrana plasmtica (hemlise). Se colocada em soluo hipertnica, perde gua por osmose e murcha, ficando com a superfcie enrugada ou crenada: o fenmeno chamado crenao. As clulas vegetais, quando imersas em solues fortemente hipertnicas, perdem tanta gua que a membrana plasmtica se afasta da parede celular, acompanhando a reduo do volume interno. Esse fenmeno denominado plasmlise e as clulas ensse estado so chamadas de plasmolisadas. Se for mergulhada a clula em meio hipotnico, ela volta a absorver gua, recuperando, assim a turgescncia (torna-se novamente trgida cheia de gua), fenmeno denominado deplasmlise. A existncia da parede celular geralmente impede o rompimento da membrana plasmtica da clula.

Transporte ativo Transporte ativo o processo pelo qual uma substncia desloca-se contra um gradiente, gastando energia da clula. O sdio e o potssio sofrem esse tipo de transporte. Tipos Bomba de sdio: nesse tipo de transporte, a clula desloca o sdio do lquido intracelular para o lquido extracelular, no intuito de manter sua integridade. Uma clula normal mantm uma tonicidade compatvel com a vida, se tiver energia para bombear o sdio para fora do lquido intracelular. Se faltar energia, a clula acumula sdio no lquido intracelular, h entrada de gua e conseqentemente edema intracelular. Bomba de potssio: uma clula saida precisa captar potssio parado lquido extracelular para o lquido intracelular e, nesse processo, gasta energia contra o gradiente de concentrao. Hialoplasma ou citoplasma fundamental Tambm chamadio de matriz citoplasmtica, um material viscoso, amorfo, no qual esto mergulhados os orgnulos. Quimicamente, o hialoplasma contitudo por gua e molculas de protena, formando um colide.

Obeservao: chamamos de citoplasma todo material conpreendido entre a membrana plasmtica e a carioteca. A abundncia de gua no hialoplasma facilita a distribuio de substncias por difuso, como tambm a ocorrncia de inmeras reaes qumicas. Componentes do Hialoplasma Em observaes ao ME, o hialoplasma um meio heterogneo que apresenta filamentos, estruturas granulares e microtbulos. Estruturas filamentosas Tonofilamentos: filamentos constitudos de queratina, participando na formao dos desmossomos. Miofilamentos: filamentos caractersticos de clulas contrteis. Apresentam 60 angstrons de dimetro, com capacidade contrtil, auxiliando em movimentos ameboidais. Ex.: actina e miosima. Estruturas granulares Grnulos de glicognio e gotculas de gordua so encontrados em clulas animais. Microtbulos De constituio qumica protica. Quando a clula entra em diviso celular, os microtbulos agrupam-se, formando o fuso mittico ou acromtico, que desloca os cromossomos para os plos celulares. Propriedades do Hialoplasma Sendo um colide, a consistncia do hialoplasma pode variar, passando de gel ou bastante denso a muito fluido ou sol. Em muitas clulas, a poro mais perifrica do hialoplasma, o ectoplasma, fica no estado gel (plasmagel). J a poro mais interna, o endoplasma, fica no estado sol (plasmassol). Tixotropismo - mudana de sol para gel ou vice-versa. O citoplasma meio tixotrfico no qual as transformaes de sol para gel permitem que determinadas clulas possuam movimentos conhecidos com ameboidais. Em certas clulas, como macrfagos, leuccitos e amebas, observa-se um moviemnto do hialoplasma (plasmassol) em determinada direo; logo em seguida, o ectoplasma, que gel (plasmagel), muda para plasmassol, dando origem ao pseudpodo. Na seqncia, esse ectoplasma volta ao estado gel, dando consistncia ao pseudpodo formado. Movimento Browniano Micelas so as partculas coloidais em dimenses entre 0,1 e 0,001 um de dimetro. Devido a choques com molculas de gua e prpria repulso provocada por cargas eltricas idnticas, adquirem movimento desordenado, dando estabilidade ao colide onde esto contidas.

Ciclose A ciclose um movimento do hialoplasma, principalmente em estado de sol, de maneira a formar uma corrente que carrega os diversos orgnulos e a distribuir substncias ao longo do citoplasma. Nesse movimento, so arrastados os cloroplatos para um local de maior intensidade luminosa da clula. A ciclose pode ser bem observada no endoplasma de muitas clulas vegetais.

Efeito Tyndall Fazendo-se passar um feixe de luz atravs do hialoplasma, com a ajuda de um microscpio eletrnico, pode-se observar um desvio dos raios da luz (difrao), devido ao batimento dos raios nas partculas de micelas que apresentam movimento desordenado. Clios e Flagelos Clios e flagelos so estruturas mveis encontradas tanto em unicelulares como em organismos mais complexos (homem). Os clios so, geralmente, curtos e numerosos; os flagelos, longos, existindo apenas um ou poucos em cada clula. Essas formaes vibrteis tm um papel fundamental: permitir a locomoo da clula ou do organismo no meio lquido. Exemplos: protozorios e larvas de invertebrados movimentam-se atravs de clios; espermatozides, algas unicelulares e alguns protozorios locomovem-se por flagelos. Proteo Em determinados rgos, como a traquia de mamferos, existe um epitlio ciliado lubrificado por muco, que empurrado para a garganta pelos clios. O muco tem um papel protetor, j que muitas impurezas do ar inspirado ficam aderidas a ele. O batimento ciliar permite, ento, aremoo do muco e, com ele, as partculas estranhas. O uso do cigarro inibe a ao dos clios do epitlio traqueal, dificultando, assim, a remoo das impurezas do ar. Estrutura de clios e flagelados Em funo de sua origem em centrolosos, tais orgnulos apresentam, em certa extenso do seu eixo central, nove conjuntos de trincas de microtbulos proticos. Mais adiante, ao longo de seu trajeto, apresenta nove conjuntos de duplos microtbulos, como um par central. Na base do clio ou flagelo, encontra-se a organela que lhes d origem, denominada corpo basal ou cinetossomo (antigo centrolo).

Repblica de Angola Ministrio da Educao Escola do Ensino Primrio do I e II Ciclo cac 104
PEDFAR

TRABALHO DE BIOLOGIA
TEMA:Transporte de Massa

Docente

TRABALHO DE BIOLOGIA

TEMA:Transporte de Massa
10 classe Turma A Periodo: Tarde

Elementos do Grpo N 46 N47 N48 N49

Introduo
O transporte em massa esta dividido em duas partes na qual constitui em um s.As clulas podem transferir para o seu interior ou libertar substncias em quantidade, macromolculas,conjunto de particlulas com dimenses que podem ser visiveis ao microscpio ptico, atravez de invaginaes da membrana plasmtica ou mesmo de vesculas que se abrem a superficie desta membrana. A endocitose a parte do transporte em massa em que h a incluso de material por invaginao da membrana plasmatica; As invaginaes da membrana progridem e separam-se da membrana plamtica,constitundo vesculas edocticas. A exocitose tambm aoutra parte do transporte em massa em que o seu processo o inverso da endocitose atravez do qual a clula pode expulsar para o exterior as substncias como,por exemplo, residuos de digesto intra-celular; Outras substncias cintetizadas pela clula so espelidas para o meio exterior por mecanismos da exocitose,estes ocorrem em muitas clulas glandulares, como por exemplo, em clulas do pancreas, clulas do epitelo intestinal,etc.

Concluso
Segundo as nossas investigaes chegamos a concluso de um nico pensamento que todas as clulas podem transferir para o seu interior ou libertar substncias em massa, macromolculas que so conjunto de partculas ou mesmo partculas com dimenses que podem ser visiveis ao microscpio ptico atravez de invaginaes da membrana plasmtica ou vesculas que se abrem a superficie desta membrana .As membranas biolgicas so extruturas dinamicas, com permeabilidade selectiva, que regula o intercmbio de substncias entre a clula e o meio, partclulas de pequenas dimenses no atravessam em determinados casos, enquanto que em certas condies, grandes molculas podem transpo-la atravez de vrios processos, uns sem gato de energia, outros envolvendo transferncias de energia.

Agradecimentos
Nada se faz sem esforo, podemos aplicar tantos esforos nos nossos trabalhos individuais mas se no pedirmos as opnies de outras pessoas jamais teremos sucesso nesta vida; nos tornamos agum neste mundo cintifico, com os conhecimentos vindo de outras pessoas e de varias investigaes que fizemos. Por isso com grande honra, que os nossos a grdecimentos vo primeiramente para o nosso Grande ciador da Cincia (Deus), e depois ao nosso professor que teve a iniciativa de nos dar mais um tema cintifico e tambm no esquecermos os nosso colegas e amigos, que sempre nos do fora e coragem, Obrigado a todos.

Dedicatria
Os lbios dos sbios derramaro o conhecimento, mas o corao dos tolos no far assim; o saber no ocupa lugar nem espao ma s quem procura a arvore do conhecimento ter muito sucesso pela frente com os erros que ns aprendemos a fazer sempre o melhor. com estas palavras que dedicamos este trabalho ao nosso excelente professor de biologia, que na vida no se espera s coisas boas mas sim tambm esperamos coisas ms porque o fruto do conhecimento a sabedoria nem sempre devemos nos alegrar com as coisas boas, porque nem sempre conseguiremos fazer o melhor naquilo que ns queremos; bom sempre a judarmos os outros nos momentos em que eles precisam da nossa ajuda , esperamos que o senhor professor continue com esse mtodo de ensino nesta disciplina de Biologia.Obrigado

ndice Introduo Desenvolimento Concluso Dedicatria Agradecimentos

Bilbliografia
1. 2. 3. 4. www.geocities.ws/achouwebpage/biologia/biologia_celular.htm www.notapositiva.com/.../biologia/biologia.../teoriafluxomassa.htm br.answers.yahoo.com Www.scribd.com/doc/.../Biologia-PPT-Org-Celular-e-Transporte-Ofic...

You might also like