You are on page 1of 11

Se voc faz um vibrato de brao ou um vibrato de mo, este til para a prtica de ambos, pois cada tipo contm

m elementos do outro. Ocasionalmente toque os exerccios de vibrato com a voluta apoiada contra uma parede. Flexibilidade Primeira articulao Toque com a primeira articulao do dedo, a articulao mais prxima da unha, que atua como a que torna o vibrato mais largo ou mais curto. importante no tocar com o "freio" fixo em uma posio o tempo todo ele est sempre mudando de acordo com a necessidade do vibrato. O "freio" raramente deve ser completamente ligado ou totalmente desligado. Dobre e estenda cada dedo na primeira junta. Ou que dobre o prprio dedo, por si s, ou que use a mo e o dedo para dobrar a junta. Note que o ngulo do vibrato na corda est na diagonal para a corda. Coloque um dedo sobre a corda em sua forma natural, dobra (Fig.49a). Estenda o dedo da articulao do meio para a extremidade (Fig.49b); dobre novamente, estenda novamente, etc. Faa o movimento de modo rpido e flexvel. Comece com o dedo apoiado levemente sobre a superfcie da corda. Enquanto se dobra e estende o dedo, pressione gradualmente mais forte, at a sua presso mxima e depois gradualmente libere outra vez at a superfcie da corda. Repita em um movimento contnuo. Sinta o dedo e a mo como relaxados, quando estiverem apoiados levemente sobre a corda, e mantenha esse relaxamento, enquanto pressiona a corda.

Dobre, estenda, dobre etc.

Na ponta dos dedos levemente sobre a corda. mais forte, mais forte etc. mais leve mais leve, etc.

Repita com cada dedo, em varias posies, em cada corda.

Fig. 49

(A) dobrando a primeira articulao

(b) estendendo a primeira articulao

Articulao de base Tocar sem o arco. Como a primeira, a articulao de base tambm atua como um freio sobre o vibrato se for impedida de se mover. A quantidade real que ela se move pode ser to pouco como invisvel, mas se ela no for capaz de se mover totalmente, a mo inteira pode tornar-se tensa. Pressione e solte a corda, como no exerccio anterior, mas desta vez se move a articulao de base para dentro e para fora, bem como a primeira articulao. Comece com o dedo apoiado levemente sobre a superfcie da corda (Fig.50a). Mova o dedo na articulao da base empurrando e puxando as juntas dos dedos para fora e para dentro Ao mover as juntas dos dedos para fora e para dentro, gradualmente, pressione o dedo cada vez mais forte sobre a corda, pressionando at ao mximo. Depois gradualmente solte novamente para a superfcie da corda, ainda movendo as juntas para dentro e para fora. Puxe para fora empurrar para dentro puxe para fora etc.

Na ponta dos dedos levemente sobre a corda. mais forte, mais forte mais leve mais leve, etc.

Repita com cada dedo, em vrias posies, em todas as cordas.

Fig. 50

Empurrando a articulao da base para dentro

Empurrando a articulao da base para fora

Crculos Tocar com ou sem o arco. Os movimentos no violino tocando nunca so em linhas retas. Cada movimento circular, ou movendo-se em um arco. No vibrato, o brao no se move para trs e para frente em uma linha reta. Isto em parte porque o dedo solta um pouco a corda sobre o movimento para trs do vibrato, tornando o movimento da ponta do dedo em uma maneira circular. Este exerccio exagera o movimento circular. Apoie a voluta contra a parede. Use um dedo sobre a corda de cada vez. Mova o brao em crculos em sentido horrio (Fig. 51). Pense em como o movimento para frente-e-baixo na colcheia pontuada (colcheia), para trs-e-cima na semicolcheia. Movimento para frente (colcheia pontuada): A ponta do dedo vai mais fundo na corda; o dedo curva-se mais. Movimento para trs (nota-x): A ponta do dedo solta as cordas, o dedo estende um pouco.

Faa esse movimento circular, com cada dedo, em vrias posies, em todas as cordas.

Fig. 51

Movimentos da mo e do brao Deslize exerccios Tocar com ou sem o arco. Mantenha os dedos relaxados, sem apertar juntos, e tocar o pescoo com o dedo polegar como ligeiramente mais leve possvel. Exerccio 1 Tocar cada bar o mais rpido possvel. A idia comear com um grande movimento de deslizamento para cima e para baixo a corda, e, gradualmente, para torn-lo cada vez menores at que se torne a largura de um vibrato. As notas de real no precisa ser exato: voc pode fazer o movimento de deslizamento menor por quartas-de-tons. Bares 03/01 Comece com um grande movimento de deslizamento (usando o brao ou mo), e reduzir a distncia gradualmente. Mova o polegar, assim como a brao at que o movimento muito pequeno e, depois, manter o polegar em um s lugar, enquanto apenas os slides dedo na corda. Bar 4 Quando o deslizamento apenas um quarto de tom, ou ento, gradualmente, fixar o dedo sobre a corda de modo que as rochas da ponta do dedo para l e para c sem deslizar. O retrocesso escrito como um x-nota. Bar 5 Usando a mesma brao ou brao ou o brao de movimento em bares 1-4, desempenham um vibrato muito estreita, o dedo balanando sem deslizar.

Vibrato de brao Mover o dedo para cima e para baixo ao longo da cadeia, passando a brao no pulso, e lidera o movimento do dedo. Vibrato Arm Mova o brao e brao juntos. Apesar de o principal movimento a partir do cotovelo, ainda liderar o movimento da ponta do dedo, e ainda permitir que a brao para dar na altura do pulso. Tocar em cada um dos dedos. Exerccio 2 Alternar entre uma mudana de tom, em que as lminas na ponta dos dedos na corda, e um movimento de vibrato. Primeiro bar: mudana de nimo leve. Mantenha o polegar em um lugar como slides dedo. Segunda barra: Vibrar (sem deslizar o dedo sobre a corda) com o mesmo brao ou a brao em movimento, como o primeiro bar. O x-notes "representam o movimento para trs do vibrato, que no devem ser ouvidas. Manter a articulao mais prxima do prego solto.

vibrato de brao Mover a brao para cima e para baixo, a cordas de pulso, sem ativamente mover o brao. Liderar o movimento com o dedo.

vibrato Arm Mova o brao e brao juntos. Apesar de o principal movimento a partir do cotovelo, manter o pulso muito descontrado. Liderar o movimento com o dedo. Tocar em cada string. Tapping Tocar este exerccio sem o arco. Coloque a base do polegar ao longo da borda superior do violino (Fig.52). Coloque a almofada do polegar em seu lugar habitual de posies elevadas, na parte superior do pescoo violino. No mova o dedo-se - mover a brao para cima e para baixo a partir da citao. 1. Toque a dedo (os quatro de uma vez) em cima da mesa do violino para a esquerda da escala. Toque rpido em quatro, deixando o dedo na torneira em quinto lugar, ou seja: Toque, toque, toque, toque, toque-do-par Toque, toque, toque, toque, toque-do-par, etc 2. Faa o mesmo sobre as cordas perto do topo da escala. 3. Toque com um dedo de cada vez, em cada cordas, perto do topo da escala. vibrato Arm Mantenha a almofada do polegar na parte superior do pescoo violino, mas manter a base do polegar de distncia da borda superior. Toque os dedos movendo o antebrao, e no a brao. Fig. 52

LOCAL o polegar ao longo da borda superior do violino Wall exerccio Fique com o seu antebrao esquerdo encostado a uma parede. Rapidamente mova a brao para trs e para frente, a partir do pulso, sem o antebrao vinda de distncia da parede. Firme o antebrao com a brao direita a brao direita (Fig. 53) Faa o mesmo movimento, mas a movimentao do antebrao inteiro do cotovelo, brao e antebrao em movimento em uma nica pea (Fig. 53b).

Fig.53

Movendo a brao em movimento do brao

rotao do antebrao O movimento do chefe do antebrao para trs e para frente, mas tambm h um movimento quase invisvel para o lado de giro.

Exerccio 1 Sem o violino, mantenha a brao esquerda em posio de tocar, o nvel com o ombro. 1. Vire o antebrao no sentido contrrio de modo que a palma da brao para longe de voc. Em seguida, gire no sentido horrio de volta para a posio do violino. 2. Faa esse movimento contnuo de ida e volta, o mais rapidamente possvel - pelo contrrio deve se tornar um borro. Mantenha tudo solto - no punho, brao e dedos, e parte superior do brao e ombro. 3. Ao fazer este movimento de rotao, muito lentamente mover o cotovelo para a esquerda e para cima (at a palma da brao no cho e que o brao horizontal). 4. Continuando a fazer o movimento de rotao, movimento do cotovelo para baixo e direita, at que o brao est em posio de tocar para a cordas de G (cotovelo virado para a direita). 5. No pare o movimento de rotao, enquanto continuamente movendo o brao de tocar posio de palma virada para baixo posio, e vice-versa.

Exerccio 2 Sem o arco, toque o dedo para cima e para baixo sobre a corda muito rapidamente, um de cada vez. Para efeitos do exerccio, no mova o dedo muito - toque rodando a brao para os lados. Como voc colocou cada dedo para baixo, girar o antebrao. Como voc aumentar cada dedo, gire o antebrao no sentido contrrio longe do fingerboard. Mantenha o polegar relaxado, e senti-lo girar sobre o pescoo de violino. Sem arco

Repita a cada cordas. Exerccio 3 - polegar Em parte como resultado da rotao do antebrao, o polegar se move na direo oposta ao dedo. Isso nunca um movimento, ativa e consciente, mas quando o dedo vibra encaminha o polegar se move para trs, e vice-versa. Este movimento um ligeiro rolamento no pescoo do violino: um movimento frao do lado esquerdo do polegar (o lado mais distante do jogador) toca o pescoo quando o dedo vibra frente (em direco ponte), e uma frao mais os toques do teclado do pescoo, quando vibra o dedo para trs. O movimento to pequeno que quase invisvel, mas se for bloqueado o vibrato pode tornar-se tenso. Ela tanto uma parte do brao, como vibrato de brao vibrato.1 O x-notes "representam o movimento para trs do vibrato, que no devem ser ouvidas. F = frente B = back

FINGER: F B F polegar: B FBFBFBF

Vibrato normalmente

Vibrar normalmente

Usar a brao ou o brao normal circulao vibrato, gire o dedo para a frente por quatro

vezes, num ritmo firme pontilhada. Como ao mesmo tempo, rolo o polegar na direo oposta. Com o avano seguinte (o quinto), fazer um brao de vibrato normal ou brao, ou seja: Avanar, avanar, avanar, avanar, avanar e-vibrar Avanar, avanar, avanar, avanar, avanar e, vibrar, etc Durante as notas com vibrato normal, sinta-se como o vibrato parece ser alimentada a partir dos dedos, tanto quanto da brao ou do brao. Repita com cada dedo em cada corda. Exerccios de relaxamento liberando para uma harmnica Durante o movimento para a frente do vibrato, o dedo inclina-se ligeiramente mais fortemente na cadeia. O dedo solta a corda ligeiramente durante o movimento para trs. As diferenas de presso so um resultado automtico de inclinar o dedo para a frente - Nunca pressione o dedo deliberately2. Um vibrato com a presso do dedo igual frente e para trs uma das principais causas de tenso do lado esquerdo.

1. Iniciar em um F muito liso, um pouco acima E na cordas de A-3. Posicione o dedo sobre a corda perto da ponta do dedo do que o bloco, ou seja, completamente ereto (Fig. 54a). 2. Usando a brao ou o brao normal circulao vibrato, gire o dedo de volta para o bloco. Ao mesmo tempo completamente a cordas de liberao para tocar o E. harmnica Mover da almofada agora toca a corda, com o dedo planas (Fig. 54b). No deslize o dedo ao longo da cadeia como se deslocar. 3. Roll frente para a ponta do dedo. Ao mesmo tempo, o dedo inclina levemente a unha comum e vai mais profundo na cordas. A F apartamento reproduzido automaticamente, sem o dedo em conta a "imprensa". O som harmnico deve claramente. Tocar f, com um scund mesmo. Repita com cada dedo, e as outras cordas utilizando os harmnicos equivalentes.

O dedo na sua frente ", em nota, o 'A posio do dedo para trs, liberando a cadeia

"Swinging" vibrato a brao no brao O movimento do brao, brao de vibrato, provoca um movimento passivo na brao. No h nenhum movimento da brao ativa, mas um quase invisvel para trs e movimento para frente na direo oposta ao brao. Se o antebrao e mover a brao como uma unidade inteira, esta tende a produzir vibrato lento e largo, e voc tem que trabalhar muito mais duro do que o necessrio. No brao de vibrato possvel continuar vibrando, mesmo se algum tentar impedi-lo segurando o brao com firmeza, apenas o pulso. Neste exerccio, nenhum dos movimentos da brao um movimento ativo. Sem o violino, segure o brao esquerdo na posio de tocar, com a palma virada para voc (assim que se estivesse jogando, o quarto dedo, no seria capaz de alcanar a corda E). 1. Movimente a brao para trs e para frente. Se voc realmente permitir que a brao de ir disquete, um pequeno movimento do brao produz um grande movimento na brao. 2. Swing na brao de um lado para outro, como se estivesse acenando para yourself. 3. Movimente a brao em crculos, no sentido horrio e anti-horrio. Relaxe os dedos, brao e punho, e deixar que um pequeno movimento circular no antebrao produzir um grande movimento circular da brao.

Vibratrio harmnicos Alternar entre uma harmnica e um note parado. Vibrato o tempo todo sem parar, tanto durante a harmnica ea nota parado. relaxar completamente a brao, o indicador eo polegar durante a harmnica, e manter esse relaxamento, enquanto que tocar a nota parado. Para mudar a partir do harmnico com a nota parado, mova o dedo na corda bem devagar, sem parar o vibrato, string e liberao ba volta para a harmnica muito lentamente.

Repita a cordas de outros usando os harmnicos equivalentes. Mantendo a rolar ainda O objetivo deste exerccio o de ser capaz de fazer um vibrato forte sem o deslocamento do violino em movimento. Isso no possvel se a brao est apertado. 1. Tocar um processo muito lento, vibrato muito estreito. 2. Olhe para o deslocamento. Se ele se move, mesmo a menor quantidade, relaxe o polegar, a brao eo dedo, ou mudar a direo do vibrato, o livro permanece perfeitamente ainda. 3. Gradualmente aumentar a velocidade e largura do vibrato. Se o livro comea a se mover at mesmo um pouco, gradualmente, diminuir a velocidade e largura de novo at que o rolo ainda. 4. Descubra o que faz o agitar de rolagem: polegar apertado? - Lado do primeiro dedo de

aperto contra o pescoo do violino? - Dedo inflexvel? - Pulso Apertado? - Direo errada do movimento vibrato? 5. Relaxe a brao ou alterar o movimento, e ento gradualmente aumentar a velocidade e largura de novo. 6. Continue at que o vibrato muito rpida e larga sem fazer tremer a violino. Prtica cada dedo em baixo, as posies mdias e altas em cada string. Tambm deixa de tocar duplas.

You might also like