You are on page 1of 10

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA

Grau de sigilo #00 1 - INTRODUO

1.1 - Este manual foi elaborado para orientar os Clientes Cedentes a emitir/imprimir os bloquetos/carns da cobrana bancria CAIXA no SIGCB;

1.2 - Obrigatoriamente o Cliente Cedente deve enviar CAIXA, amostras dos bloquetos/carns por ele emitidos para validao e autorizao da emisso dos documentos em escala de produo.

2 - ESPECIFICAES DO DOCUMENTO DE COBRANA BANCRIA

2.1 - FORMATO Em vias blocadas, formulrio contnuo ou folha de papel A4 ou Carta, podendo conter micro-serrilha entre as Fichas de compensao e o Recibo do sacado.

2.2 - GRAMATURA DO PAPEL A gramatura do papel a ser utilizado para impresso dos bloquetos de cobrana bancria deve ser: Mnima de 50 g/m e recomendvel 75 g/m.

2.3 - DIMENSES DO DOCUMENTO

2.3.1 - Ficha de Compensao De 88 a 108 mm de altura por 166 (Papel A4) a 216 mm (Papel Carta) de comprimento;

2.3.2 - Recibo do Sacado Pode ser a critrio do Cliente Cedente, condicionado a aprovao do banco cedente/destinatrio.

2.4 - NMERO DE VIAS OU PARTES DO DOCUMENTO O bloqueto da Cobrana Bancria tem duas vias ou partes: - Ficha de Compensao; - Recibo do Sacado. Observao: A critrio do cedente, sem prejuzo das dimenses definidas para a ficha de compensao, o recibo do sacado poder ser reduzido para emisso da 3 via do bloqueto, que poder ser utilizada como controle interno ou protocolo de entrega ao sacado.

2.5 - DISPOSIO DAS VIAS OU PARTES DO DOCUMENTO DE COBRANA BANCRIA - Vias blocadas: a Ficha de Compensao deve ser a primeira via; - Formulrio contnuo ou folha de papel: a Ficha de Compensao deve ser a parte inferior da folha.

2.6 - COR DAS VIAS E DA IMPRESSO DO DOCUMENTO - No existe restrio quanto a cor de fundo da via do bloqueto, no entanto, ela no deve obstruir a leitura magntica do cdigo de barras nem a leitura visual da Representao Numrica para eventual digitao, quando for o caso; - A cor da impresso das fontes a serem utilizadas no bloqueto de cobrana pode ser azul ou preta.

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
3 - INSTRUES DE PREENCHIMENTO

3.1 - CAMPOS OBRIGATRIOS LOCALIZAO

3.1.1 - Recibo do Sacado O padro visual do recibo do sacado fica a critrio de cada banco ou do Cliente Cedente, desde que obedecidas as determinaes deste manual.

3.1.1.1 - Quadro de Impresso do Recibo do Sacado No Recibo do Sacado o Cedente pode utilizar qualquer lay out, desde que contenha, obrigatoriamente: - Nome do cedente; - Agncia/Cdigo do cedente; - Valor do ttulo; - Vencimento; - Nosso nmero; - Nome do sacado. Observao: estas informaes devem ser as mesmas constantes na Ficha de Compensao.

3.1.2 - Ficha de Compensao

3.1.2.1 - Localizao do campo de identificao do Banco Na parte superior esquerda vem a identificao do Banco Cedente/destinatrio, devendo conter a sua logomarca. direita da logomarca que identifica o banco, vem em negrito, o nmero - cdigo/DV que o identifica na Compensao (104-0); Nota: para o nmero cdigo que identifica o Banco, utilizar caractere de 5 mm e traos/fios de 1,2 mm.

3.1.2.2 - Localizao do campo de identificao da via do documento Abaixo do cdigo de barras, utilizando-se caractere com dimenso mxima de 2 mm e traos ou fios de 0,3 mm com a expresso Ficha de Compensao.

3.1.2.3 - Localizao da Representao Numrica do Cdigo de Barras (linha digitvel) A Representao Numrica do cdigo de barras fica na parte superior direita do documento, e vlida para o processamento do bloqueto quando necessrio a sua digitao, deve ter as seguintes caractersticas: - Caracteres: de 3,5 mm a 4 mm de altura; - Traos ou fios: de 0,3 mm de espessura; - Quantidade de campos: a Representao Numrica dividida em cinco segmentos, separados por espao equivalente a um caractere. A - Discriminao dos campos da Representao Numrica do Cdigo de Barras: 1 Campo - Composto pelo cdigo do banco (posies 1 a 3 do cdigo de barras), cdigo da moeda (posio 4 do cdigo de barras), as cinco primeiras posies do campo livre (posies 20 a 24 do cdigo de barras) e dgito verificador deste campo; 2 Campo - Composto pelas posies 6 a 15 do campo livre (posies 25 a 34 do cdigo de barras) e dgito verificador deste campo; 3 Campo - Composto pelas posies 16 a 25 do campo livre (posies 35 a 44 do cdigo de barras) e dgito verificador deste campo; 4 Campo - Dgito verificador geral do cdigo de barras (posio 5 do cdigo de barras); 5 Campo - Composto pelo "fator de vencimento" (posies 6 a 9 do cdigo de barras) e pelo valor nominal do ttulo (posies 10 a 19 do cdigo de barras), preenchido com zeros entre eles at compor as 14 posies do campo. No haver a separao por pontos, vrgulas ou espaos. Observaes importantes:

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
- Quando se tratar de bloqueto sem discriminao de valor no cdigo de barras as 14 posies devem ser representadas com zeros 0. - A existncia de 0000 no campo fator de vencimento da linha digitvel do bloqueto de cobrana indicativo de que o cdigo de barras no contm fator de vencimento. Nesse caso, o Banco acolhedor/recebedor estar isento das responsabilidades pelo recebimento aps o vencimento, pelo impedimento de identificar automaticamente se o bloqueto est ou no vencido; B - Lay out e composio dos campos da Representao Numrica do Cdigo de Barras: - Em cada um dos trs primeiros campos, aps a 5 posio, deve ser inserido um ponto . a fim de facilitar a visualizao quando houver a necessidade de digitao no ato do pagamento; - Os dados da Representao Numrica no se apresentam na mesma ordem do cdigo de barras, mas sim de acordo com a seqncia descrita acima (item A); - Os dgitos verificadores referentes aos campos 1, 2 e 3 no so representados no cdigo de barras; - Exemplo de composio da Representao Numrica: DV 10491.00009 Campo 1 02890.100039 Campo 2 DV DV DV GERAL 00000.000174 9 Campo 3 Campo 4 Fator Valor Vencto 17140000012350 Campo 5

- Resumo de composio da Representao Numrica do Cdigo de Barras: CAMPO Campo 1 Campo 2 Campo 3 Campo 4 Campo 5 CONTEDO Posio 01 a 04 e posio 20 a 24 Dgito verificador Mdulo 10 Posio 25 a 34 Dgito verificador Mdulo 10 Posio 35 a 44 Dgito verificador Mdulo 10 Posio 05 (DV Geral) Posio 06 a 09 (Fator de Vencimento) Posio 10 a 19 (Valor do Ttulo) TAMANHO 09 01 10 01 10 01 01 04 10

Para clculo do dgito verificador dos campos 1, 2 e 3, proceder da seguinte forma: - Calcular pelo MDULO 10, com peso 2 e 1 alternado, considerando-se as seguintes regras: - Quando o resultado da multiplicao for um nmero com 2 dgitos, somar os 2 algarismos. Ex.: 14 = 1+4 que = 5; - O total da soma dever ser dividido por 10; - O DV ser o resto da diviso, subtrado de 10; - Se o resto da diviso for ZERO o DV ser ZERO, caso contrrio ser o resultado da subtrao de 10. - Abaixo exemplificaremos o clculo do DV, utilizando-se o campo 1 da Representao Numrica: CAMPO 1 1 0 4 9 0 5 5 0 7 2 1 2 1 2 1 2 1 2 DV 0 <<Sentido do clculo ndice Multiplicao

1 passo - Aplicar o mdulo 10 aos dados do cdigo de barras, o primeiro dgito da direita para a esquerda, ser multiplicado por 2, o segundo por 1 e assim sucessivamente; 2 passo - Somar o resultado da multiplicao: 2 + 0 + 8 + 9 + 0 + 5 + 1 + 0 + 5 = 30 3 passo - dividir o resultado da multiplicao por 10 30/10 =3 Resto = 0 4 passo - subtrair o resto da diviso de 10 No exemplo no necessrio o 3 passo, pois quando o resto 0 (Zero) ele ser o DV, ou seja, DV = 0.

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
3.1.2.4 - Quadro de impresso da Ficha de Compensao A Ficha de Compensao apresenta grade/denominao dos seguintes campos (conforme modelo anexo): - * Local de pagamento; - * Vencimento; * Cedente (nome) e CNPJ; - * Agncia/Cdigo do cedente; - Data documento; - Nmero do documento; - Espcie documento; - Aceite; - * Data processamento; - * Nosso nmero; - Uso Banco; - Carteira; - Moeda - Quantidade Moeda - Valor Moeda - Instrues (texto de responsabilidade do Cedente) - * (=) Valor do documento; - (-) Desconto; - (-) Outras Dedues/Abatimento; - (+) Mora/Multa/Juros; - (+) Outros Acrscimos; - (=) Valor Cobrado; - * Sacado (nome e endereo completo); - * CPF/CNPJ do sacado; - Sacador/Avalista (nome e CPF/CNPJ) (*) Campos de preenchimento obrigatrio. Observaes: - O tamanho de cada campo (nmero de posies) pode variar, desde que obedecida a mesma disposio do modelo e as dimenses mnimas do formulrio; - Os campos no utilizados podem ficar sem indicao; - Caso o campo "CARTEIRA" no seja utilizado, pode ser incorporado ao campo "USO DO BANCO".

3.1.2.5 - Localizao do campo destinado autenticao mecnica e do Cdigo de Barras - Campo destinado autenticao mecnica Na parte inferior, direita, abaixo do quadro de impresso. Deve constar a expresso Autenticao Mecnica/Ficha de Compensao, com dimenso mxima de 2mm e traos com fios de 0,3mm. - Campo destinado ao Cdigo de Barras Na parte inferior, esquerda, abaixo do quadro de impresso, preenchimento obrigatrio, com as seguintes caractersticas: Tipo - "2 de 5 intercalado", sendo que "2 de 5" significa que 5 barras definem 1 caractere, em que duas delas so barras longas; e "intercalado" significa que os espaos entre barras tambm tem significado, de maneira anloga s barras; Posio - 12 mm desde a margem inferior da Ficha de Compensao at o centro do cdigo de barras e 5 mm da lateral esquerda da Ficha de Compensao at o incio do cdigo de barras (zona de silncio); Dimenso -103 mm de comprimento por 13 mm de altura.

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
4 - LAY OUT, CONTEDO E COMPOSIO DO CDIGO DE BARRAS

4.1 - MONTAGEM DOS DADOS DO CDIGO DE BARRAS O cdigo de barras para a Cobrana Bancria contm 44 posies dispostas da seguinte forma: POSIO 01 03 04 04 05 05 06 09 10 19 20 44 TAMANHO 3 1 1 4 10 25 PICTURE 9 (3) 9 9 9 9 (8) V99 9 (25) CONTEDO Identificao do banco Cdigo da moeda (9 real) Dgito Verificador Geral do Cdigo de Barras Fator de Vencimento Valor do Documento Campo Livre

Nota 1 - o dgito verificador geral do cdigo de barras, na posio "5", calculado da seguinte forma: - Mdulo "11", com peso de 2 a 9, utilizando o digito 1 para os restos 0, 10 ou 1 (regra exclusiva para clculo do DV geral do cdigo de barras); - Para o clculo considerar o contedo das posies de 1 a 4 e de 6 a 44, iniciando pela posio 44 e saltando a posio 5, sendo o sentido do clculo da direita para a esquerda. Nota 2 - sem prejuzo da indicao no anverso, o cdigo de barras pode ser indicado, tambm, na parte superior direita do verso da Ficha de Compensao. Nota 3 - o cdigo de barras composto, no seu lado esquerdo, por barras de start, que indicam para o sistema que ali se inicia a leitura e, no seu final, por barras de stop, indicando o final da leitura.

4.1.1 - Detalhamento da composio do campo livre do cdigo de barras para bloqueto de Cobrana Bancria CAIXA no SIGCB POSIO 20 25 26 26 27 29 30 30 31 33 34 34 35 43 44 44 TAMANHO 6 1 3 1 3 1 9 1 PICTURE 9 (6) 9 (1) 9 (3) 9 (1) 9 (3) 9 (1) 9 (9) 9 (1) CONTEDO Cdigo do Cedente Dgito Verificador do Cdigo do Cedente Nosso Nmero Seqncia 1 Constante 1 Nosso Nmero Seqncia 2 Constante 2 Nosso Nmero Seqncia 3 Dgito Verificador do Campo Livre

Nota 1: os dgitos verificadores do Cdigo do Cedente (posio 26) e do campo livre do cdigo de barras (posio "44"), so calculados da seguinte forma: - Mdulo "11", com peso de 2 a 9, em que se o resultado da subtrao for maior que 9, o DV ser 0, caso contrrio o resultado ser o prprio DV, podendo ser de 1 a 9; - Para calcular o DV do cdigo do cedente, considerar o contedo das posies 20 a 25, sendo o sentido do clculo da direita para a esquerda. - Para calcular o DV do campo livre do cdigo de barras, considerar o contedo das posies 20 a 43, sendo o sentido do clculo da direita para a esquerda.

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
4.2 - EXEMPLO DE COMPOSIO DO CDIGO DE BARRAS Para montagem seguintes dados: - 104 - 9 - 23/08/2006 - 3242 - R$ 321,12 - 005507 - 7 - 000 - 1 - 000 - 4 - 000000019 - 0 das 44 posies do cdigo de barras da cobrana bancria CAIXA_ SIGCB sero utilizados os Banco Moeda Vencimento Fator de Vencimento (para 23/08/2006) Valor do Documento Cdigo do Cedente Dgito Verificador do Cdigo do Cedente 1 parte do Nosso Nmero Constante 1 = 1 para Registrada 2 parte do Nosso Nmero Constante 2 = 4 para emisso Cedente 3 parte Nosso Nmero (total de 15 posies) Dgito Verificador do campo livre

4.2.1 - Clculo do dgito verificador do cdigo do cedente - Exemplo do clculo do DV do cdigo do cedente, utilizando-se o cedente 005507: CEDENTE 0 0 5 5 0 7 7 6 5 4 3 2 DV 7

<<-

Sentido do clculo ndice Multiplicao

1 passo - Aplicar o mdulo 11 aos dados do cdigo de barras, o primeiro dgito da direita para a esquerda, ser multiplicado por 2, o segundo, por 3 e assim sucessivamente at o 9; 2 passo - Somar o resultado da multiplicao: 0 + 0 + 25 + 20 + 0 + 14 = 59 Obs.: Quando o resultado da soma for MENOR que o quociente (no caso 11), ele dever ser diminudo diretamente do quociente, obtendo-se o DV como resultado; 3 passo - dividir o resultado da multiplicao por 11 59/11 =5 Resto = 4 4 passo: subtrair o resto da diviso de 11 11 - 4 = 7, no exemplo o DV do cdigo do cedente 005507 7 (DV = 7)

4.2.2 - Clculo do dgito verificador do campo livre do cdigo de barras

4.2.2.1 - Definio do campo livre (posies 20 a 44) Para as posies do Campo Livre, informar: XXXXXXD1NNNC1NNNC2NNNNNNNNND2 onde: XXXXXX D1 NNN C1 NNN Cdigo do Cliente Cedente fornecido pela CAIXA Dgito Verificador do Cdigo do Cedente 1 parte do Nosso Nmero do cliente (3 posies) Constante 1 para definio da carteira 2 parte do Nosso Nmero do cliente (3 posies)

C2 NNNNNNNNN D2

Constante 2 para definio da impresso do bloqueto 3 parte do Nosso Nmero do Cliente (9 posies) Dgito Verificador do Campo Livre

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
4.2.2.2 - Exemplo do clculo do DV do campo livre do cdigo de barras, utilizando-se os dados do item 4.2.1: Cd Cedente 0 0 5 5 0 7 9 8 7 6 5 4 1 NN 0 0 9 8 2 NN 0 0 5 4 3 NN 0 0 6 5 DV 0 <<-

7 0 3 2

1 7

0 6

4 3

0 2

0 9

0 8

0 7

0 4

1 3

9 2

Sentido Clculo Ind multiplicao

1 passo - Aplicar o mdulo 11 aos dados do cdigo de barras, o primeiro dgito da direita para a esquerda, ser multiplicado por 2, o segundo, por 3 e assim sucessivamente at o 9; 2 passo - Somar o resultado da multiplicao: 0+0+35+30+0+28+21+0+0+0+7+0+0+0+12+0+0+0+0+0+0+0+3+18= 154 Obs.: Quando o resultado da soma for MENOR que o quociente (no caso 11), ele dever ser diminudo diretamente do quociente, obtendo-se o DV como resultado; 3 passo: dividir o resultado da multiplicao por 11 154/11 = 14 Resto = 0 4 passo - subtrair o resto da diviso de 11 11 - 0 = 11 (maior que 9), ento, no exemplo o DV do campo livre do cdigo de barras 0 (DV = 0)

4.2.3 - Exemplo do clculo do dgito verificador geral do cdigo de barras, utilizando-se os dados do item 4.2.1: 1049 4329 1 32420000032112 87654329876543 0055077 2987654 000100040000000190 329876543298765432 <<Sentido do Clculo ndice multiplicao

1 passo - Aplicar o mdulo 11 aos dados do cdigo de barras, o primeiro dgito da direita para a esquerda, ser multiplicado por 2, o segundo, por 3 e assim sucessivamente at o 9; 2 passo - Somar o resultado da multiplicao: 4+0+8+81+24+14+24+10+0+0+0+0+0+21+12+5+4+6+0+0+40+35+0+35+28+0+0+0+8+0+0+0+16+0+0+0+0+0+0+0+4+ 27+0 = 406 Obs.: Quando o resultado da soma for MENOR que o quociente (no caso 11), ele dever ser diminudo diretamente do quociente, obtendo-se o DV como resultado. 3 passo - dividir o resultado da multiplicao por 11 406/11 = 36 Resto = 10 4 passo - subtrair o resto da diviso de 11 11 - 10 = 1, no exemplo o DV geral do cdigo de barras 1 (DV = 1)

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
4.3 - FATOR DE VENCIMENTO (posies 06 a 09 do campo 5 da Representao Numrica) - o resultado da subtrao entre a data do vencimento do ttulo e a DATA BASE, fixada em 07.10.1997 (03.07.2000 retrocedidos 1000 dias do incio do processo); - Trata-se de um referencial numrico de 4 dgitos, situado nas quatro primeiras posies do campo valor, que representa a quantidade de dias decorridos da data base data de vencimento do ttulo; - Os bloquetos de cobrana emitidos a partir de 1 de setembro de 2000 devem conter essas caractersticas, para que quando forem capturados pela rede bancria, os sistemas faam a operao inversa, ou seja, adicionar data base o fator de vencimento capturado, obtendo, dessa forma, a data do vencimento do bloqueto.

4.3.1 - Clculo do fator de vencimento do cdigo de barras Para obter o fator de vencimento podem ser utilizadas duas frmulas: Data Base de 07.10.1997, calculando o nmero de dias entre essa data e a do vencimento (data de vencimento menos data base = fator) VENCIMENTO DATA BASE FATOR DE VENCIMENTO 03.07.2000 - 07.10.1997 1000

Tabela de correlao data X fator, iniciando pelo fator 1000, que corresponde data de vencimento 03.07.2000, e assim sucessivamente. FATOR 1000 1002 1714 4789 9999 Observaes: Quando a primeira posio do campo valor (fator de vencimento + valor) for zero, significa que no cdigo de barras e na linha digitvel desse ttulo, no consta o fator de vencimento; Bloquetos com vencimento vista ou contra-apresentao somam-se 15 dias corridos data do processamento. O resultado desta operao representa a data do vencimento, cujo fator correspondente deve constar no cdigo de barras (posies 6 a 9) e na linha digitvel (posies 34 a 37); VENCIMENTO 03.07.2000 05.07.2000 17.06.2002 17.11.2010 21.02.2025

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
5 - IMPRESSO DO BLOQUETO DE COBRANA (FICHA DE COMPENSAO)

5.1 - Para a impresso do bloqueto (quadro de impresso), no campo Agncia/Cdigo do cedente informar: AAAA / XXXXXX-D, onde: AAAA XXXXXX D -CNPJ do PV da conta do cedente -Cdigo do Cedente -Dgito Verificador do cdigo do cedente (Utilizar mdulo 11)

5.2 - Para impresso do bloqueto (quadro de impresso), no campo Nosso Nmero informar conforme orientaes abaixo: O Nosso Nmero no SIGCB composto de 17 posies, sendo as 02 posies iniciais para identificar a Carteira e as 15 posies restantes so para livre utilizao pelo Cedente: XYNNNNNNNNNNNNNNN-D, onde: X Y NNNNNNNNNNNNNNN D -Modalidade Cobrana (1-Registrada/2-Sem Registro) -Emisso do bloqueto (4-cedente) -Nosso Nmero (15 posies livres do Cedente) -Dgito verificador (pelo Mdulo 11)

5.2.1 - Exemplo do clculo do DV do nosso nmero Para clculo do DV do Nosso Nmero so consideradas as 17 posies - Campo com 17 posies; - Utiliza 1 dgito verificador calculado atravs do mdulo 11, com peso 2 a 9. XYNNNNNNNNNNNNNNN-D1 Clculo do D1 1 2 4 9 0 8 0 7 0 6 0 5 0 4 0 3 0 2 0 9 0 8 0 7 0 6 0 5 0 4 1 3 9 2 <<Sentido do clculo ndice multiplicao

1 passo - Aplicar o mdulo 11 aos dados do cdigo de barras, o primeiro dgito da direita para a esquerda, ser multiplicado por 2, o segundo, por 3 e assim sucessivamente at o 9; 2 passo - Somar o resultado da multiplicao: 2+36+0+0+0+0+0+0+0+0+0+0+0+0+0+3+18 = 59 Obs.: Quando o resultado da soma for MENOR que o quociente (no caso 11), ele dever ser diminudo diretamente do quociente, obtendo-se o DV como resultado; 3 passo - dividir o resultado da multiplicao por 11 59/11 Resto =5 =4

4 passo - subtrair o resto da diviso de 11 11 - 4 = 7, no exemplo o DV geral do Nosso Nmero 7 (DV = 7) Observao: Se o resultado da subtrao for maior que 9 (nove) o DV ser 0 (zero), caso contrrio o resultado ser o DV.

67.119 v001 Micro

Especificao do Cdigo de Barras para Bloquetos de Cobrana sem Registro e Registrada no SIGCB - Cobrana Bancria CAIXA
5.2.2 - No campo CARTEIRA informar: RG - ara ttulo da modalidade REGISTRADA SR - Para ttulo da modalidade SEM REGISTRO

5.2.3 - O contedo do campo Instrues (Texto de Responsabilidade do Cedente) do bloqueto de cobrana, de responsabilidade do Cedente, no entanto, dever ser avaliado e aprovado pela CAIXA. Observao: O Cliente Cedente deve orientar o Sacado sobre as condies impostas pela CAIXA para recebimento de bloquetos nas Casas Lotricas, inclusive atravs de mensagens explicativas no campo Instrues dos bloquetos de cobrana.

MODELO DO BLOQUETO DE COBRANA - FICHA DE COMPENSAO O modelo abaixo no est corretamente dimensionado

Instruo para preenchimento de alguns campos: - Data de Processamento: dever conter a data de emisso do bloqueto de cobrana; - Cdigo de Barras: contm as informaes para captura dos dados do bloqueto; - Valor: dever estar preenchido sempre em Real e campo obrigatrio, quando a modalidade do ttulo for 1 Registrado; - Vencimento: deve conter a data de vencimento ou a expresso vista ou contra-apresentao e campo obrigatrio quando a modalidade do ttulo for 1 - Registrado.

67.119 v001 Micro

10

You might also like