You are on page 1of 13

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

INTERAO BACTRIA-HOSPEDEIRO

Prof. Dr. Cludio Galuppo Diniz

INTERAO BACTRIA - HOSPEDEIRO


O PLANETA MICROBIANO

Os microrganismos so ubquos e so capazes de se adaptar a qualquer ambiente fsico-qumico.

Era Pr Pasteur: tratamento de doenas era baseado no mtodo da tentativa e erro, e as causas eram desconhecidas. Sculo XIX Pasteur: as leveduras teriam um papel fundamental na fermentao => primeira evidncia da participao dos microrganismos na transformao fsica e qumica da matria orgnica.

Alerta aos cientistas de que esses micrbios poderiam interferir de maneira semelhante com os tecidos animais e vegetais => potencial de causar doena

Teoria do Germe da Doena: os microrganismos podiam causar doenas.

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

Infeco x Doena
Nascidos em um ambiente repleto de micrbios, todos os animais tornam-se infectados desde o momento do nascimento e, por toda a vida, tanto o homem como outros seres vivos albergam uma variedade de espcies bacterianas

Infeco: implica em colonizao, multiplicao ou a persistncia dos microrganismos no hospedeiro.

Doena: ocorre quando se verifica uma alterao do estado normal do organismo => desequilbrio da homeostase.

Infeco pode existir sem doena detectvel

INTER-RELAES BACTRIA-HOSPEDEIRO
Simbiose Quando tanto o hospedeiro quanto a bactria se beneficiam de sua inter-relao, ela denominada simbitica. Esta relao extremamente estvel, visto que a sobrevivncia de ambos os membros depende dela.

Antibiose Quando bactrias e hospedeiro so antagonistas, se estabelece uma relao antibitica. Essa relao bastante instvel tanto para hospedeiro quanto para as bactrias, pois caso haja a morte do hospedeiro, este tambm morre, a menos que seja transmitido para outro hospedeiro.

Anfibiose (Carter Anfibintico) Estado intermedirio no qual o hospedeiro e a microbiota coexistem sob a forma de equilbrio estvel. Se o equilbrio modificado, causa assim a patologia.

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

MICROBIOTA RESIDENTE OU INDGENA


Microrganismos relativamente fixos, regulares em determinados stios Quase sempre presentes em altos nmeros (maiores do que 1%) So compatveis com o hospedeiro, no comprometendo a sua sobrevivncia Diversificada habilidade metablica: - Colonizao em stios especficos e coexistncia

Funes dos microrganismos residentes quando em equilbrio com o hospedeiro

Barreira contra instalao de microrganismos patognicos Modulao do sistema imunolgico Produo de substncias utilizveis pelo hospedeiro Degradao de substncias txicas

MICROBIOTA TRANSIENTE OU TRANSITRIA

Microrganismos no patognicos ou potencialmente patognicos Passam temporariamente pelo hospedeiro

Alguns microrganismos transitrios tm pouca importncia, desde que a microbiota residente esteja em equilbrio:

Havendo alterao nesse equilbrio, os microrganismos transitrios podem proliferar-se e causar doena

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

Doena ocorre quando o hospedeiro sofre danos o suficiente para perturbar a homeostase
Dano um termo relacionado injria de clulas, tecidos ou rgos.

Sintomas: alteraes subjetivas na funo corporal (desconforto, mal-estar, dor).

Sinais: alteraes objetivas que o mdico pode observar e medir. Os sinais incluem, p. ex., leses nos tecidos (inflamao granulomatosa, formao de tumor), edema, ou paralisia.

Microbiota indgena

Monomicrobiana

ORIGEM

ETIOLOGIA

Microbiota exgena

Polimicrobiana

Infecciosa

NATUREZA

No-infecciosa

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

PATOGNESE DA DOENA BACTERIANA

Um microrganismo um patgeno se for capaz de causar doena Microrganismos potencialmente patognicos: podem estar ou no associados a doena Patgenos oportunistas: raramente so capazes de causar doena em pessoas com o sistema imune ntegro.

Patogenicidade propriedade de um microrganismo relacionada a provocar alteraes fisiolgicas no hospedeiro, ou seja, capacidade de produzir doena.

Virulncia Grau de patogenicidade; habilidade em causar a doena => FATORES DE VIRULNCIA. colonizao e invaso do hospedeiro; produo de substncias txicas para o hospedeiro;

Propriedade que pode ser afetada no apenas pelos fatores de virulncia inerentes ao microrganismo, mas por fatores do hospedeiro e/ou alterao dos fatores ambientais.

FATORES DE VIRULNCIA BACTERIANOS

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

Bactrias podem causar doena por 2 mecanismos

Produo de toxinas e/ou enzimas:

- exotoxinas: polipeptdeos secretados pelas clulas; - endotoxinas: LPS presentes na parede celular de Gram negativas.

Tanto as endo quanto as exotoxinas podem causar sintomas independentemente da presena da bactria no hospedeiro.

Invaso e inflamao:

Bactrias invasivas penetram e se multiplicam no local nos tecidos sos, induzindo a resposta inflamatria, que consiste em eritema, edema, calor e dor.

Produo de Toxinas e/ou Enzimas


A virulncia de algumas bactrias intensificada pela produo de enzimas extracelulares.

Produo de Enzimas:
Leucocidinas: secretadas por estafilococos e estreptococos - destruio de macrfagos e outros leuccitos.

Hemolisinas: secretadas pelos estreptococos - capazes de lisar hemcias e leuccitos.

Coagulases: enzimas secretadas por alguns membros do gnero estafilococos transformao do fibrinognio em fibrina; responsvel pela formao de um cogulo ao redor da bactria.

Hialuronidases: tipo de enzima produzida por estafilococos e estreptococos que hidrolisa o cido hialurnico presente no tecido conjuntivo.

Colagenases: produzida por vrias espcies de Clostridium - digesto do colgeno presente no tecido conjuntivo.

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

Produo de toxinas:
=> EXOTOXINAS: produzidas no interior de algumas bactrias e liberadas para o meio externo, onde atuam destruindo determinadas clulas e inibindo certas funes metablicas.

- So agrupadas em trs tipos: Citotoxinas; Neurotoxinas; Enterotoxinas.

Citotoxinas

Toxina diftrica: Corynebacterium diphteriae produz a toxina diftrica que tem uma constituio polipeptdica, formada por dois peptdeos. Esta toxina uma citotoxina que inibe a sntese de protenas principalmente em clula do sistema nervoso.

Toxinas eritrognicas: os Streptococcus pyogenes podem produzir trs tipos de toxinas conhecidas como eritrognicas (A, B, C) que lesam os capilares sanguneos sob a pele e produzem um exantema de cor vermelha (escarlatina).

Neurotoxinas Toxina botulnica: produzida por Clostridium botulinum e considerada uma neurotoxina que impede a transmisso dos impulsos das clulas nervosas ao msculo. Esta toxina causa paralisia muscular ou paralisia flcida. Toxina tetnica: Clostridium tetani produz a neurotoxina tetnica, tambm conhecida como tetanospasmina. Esta toxina atinge o sistema nervoso central e se liga as clulas nervosas que controlam a contrao de vrios msculos esquelticos. A contrao muscular vai se tornar incontrolvel, produzindo os sintomas convulsivos.

Enterotoxinas Enterotoxina colrica: Vibrio cholerae produz uma enterotoxina denominada toxina colrica. As clulas epiteliais so afetadas por esta toxina aumentando a secreo de grandes quantidades de lquidos e eletrlitos, causando uma intensa diarria acompanhada de vmitos. Enterotoxina estafiloccica: esta toxina produzida por Staphylococcus aureus e afeta as clulas entricas da mesma forma que a toxina colrica, produzindo sintomas semelhantes.

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

=> ENDOTOXINAS: parte da poro externa da parede celular das bactrias Gram-negativas. As endotoxinas exercem seus efeitos quando a bactria Gram-negativa morre e sua parede celular sofre lise, liberando assim, a endotoxina.

As endotoxinas possuem a capacidade de ativar as protenas da coagulao levando a formao de pequenos cogulos.

So consideradas substncias pirognicas devido a sua capacidade de induzir febre e tambm produzir reaes de hipersensibilidade.

A capacidade das endotoxinas em causar choque sptico ou choque endotxico est relacionado produo de substncias pelas clulas fagocitrias (TNF) que aumentam a permeabilidade dos capilares sangneos perda de grandes quantidades de lquidos e consequentemente uma queda da presso arterial, que leva ao choque.

Propriedades Relao com o microrganismo Constituio qumica Efeito biolgico

Exotoxina Produto metablico das clulas em crescimento Protena ou peptdeo curto Altera funes celulares, nervos e TGI Elevada No

Endotoxina Presente na outermembrane. Liberado com a lise da clula Poro lipdica (lipdeo A) do LPS Afeta a circulao sangunea e a integridade do capilar Baixa Sim

Toxicidade Produtor de febre

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

Invaso e inflamao
Bactrias invasivas se multiplicam no local da infeco, causando uma leso direta que induz uma resposta inflamatria. Adesinas: A maioria dos microrganismos causa doena pela capacidade de aderncia aos tecidos do hospedeiro, penetrao e escape do sistema imunolgico.

A adeso entre o patgeno e o hospedeiro obtida por meio de molculas de superfcie no patgeno denominadas de adesinas ou ligantes. => Localizadas em estruturas de superfcie, tais como: as fmbrias e as cpsulas e cidos teicicos.

Cpsula: A cpsula tambm vai auxiliar a adeso do microrganismo ao tecido Contribui para resistncia bacteriana fagocitose pois bloqueia a fagocitose

A carga infecciosa ou dose infecciosa necessria para um organismo causar doena, varia entre as bactrias patognicas.

Ex.: Salmonella e Shigella causam infeces do trato gastrointestinal.

A dose infecciosa de Shigella de menos de 100 clulas; A dose infecciosa de Salmonella de mais de 100.000 clulas. A dose infecciosa do Vibrio cholerae 100.000.000 clulas

Fatores como a diminuio da acidez do estmago podem diminuir a DI de maneira significativa.

Por outro lado, a acidez estomacal pode ativar a expresso de componentes de virulncia microbiana.

Prof. Cludio

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

OCORRNCIA DAS DOENAS INFECCIOSAS

O conhecimento da incidncia e da prevalncia de uma determinada doena permite aos epidemiologistas estimar a periodicidade da doena e a tendncia de ser mais comum em determinados grupos da populao

Endemia: constantes em baixos nveis numa populao especfica, em determinada regio.

Epidemia: ocorrem mais frequentemente do que o usual.

Pandemia: que tm uma distribuio mundial.

CLASSIFICAO DAS DOENAS INFECCIOSAS

Doena infecciosa contagiosa Doena infecciosa no contagiosa Doena infecciosa aguda Doena infecciosa crnica Doena infecciosa latente Doena infecciosa emergente Doenas infecciosas locais Doenas infecciosas sistmicas Doenas infecciosas hospitalares

Prof. Cludio

10

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

DISSEMINAO DA INFECO Reservatrios de infeco Para uma doena se perpetuar, deve haver uma fonte contnua de organismos da doena. Esta fonte pode ser o microrganismo vivo ou um objeto inanimado que fornece ao microrganismo condies adequadas para sobreviver e se multiplicar. Resevatrios humanos O principal reservatrio vivo de doena humana o corpo humano em si. Muitas pessoas abrigam patgenos e os transmitem direta ou indiretamente para outras pessoas. Portadores sos => algumas pessoas podem abrigar os patgenos e transmiti-los a outras, sem exibir quaisquer sinais de doena. Os portadores humanos desempenham um importante papel na disseminao de doenas como AIDS, hepatite, gonorria, sfilis, etc. Resevatrios animais Tanto os animais selvagens como os domsticos so reservatrios de doenas => zoonoses. Resevatrios inanimados Os principais reservatrios inanimados de doenas infecciosas so o solo, a gua e os alimentos.

TRANSMISSO DAS DOENAS

A transmisso das doenas pode ser feita atravs de:

Contato: direto (pessoa-pessoa), indireto (fmites), perdigotos (gotculas de saliva)

Veculo: gua, alimentos, ar, sangue e lquidos corporais, drogas e lquidos intravenosos

Vetores: insetos e artrpodes, que podem transmitir doenas mecanicamente (transporte passivo dos patgenos) ou biologicamente (transporte ativo, onde o vetor pica uma pessoa ou animal infectado com os patgenos e estes se multiplicam no vetor, que vai transmiti-los mais tarde para um hospedeiro em potencial.

Prof. Cludio

11

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

ENTRADA DO MICRORGANISMO NO HOSPEDEIRO

Os patgenos podem entrar no hospedeiro atravs de vrias vias denominadas de portas de entrada. As principais portas de entradas so: membranas mucosas, pele, via parenteral. Membranas mucosas Muitas bactrias obtm acesso ao corpo do hospedeiro penetrando pelas membranas mucosas que revestem o trato respiratrio, gastrintestinal, geniturinrio e conjuntivo. O trato respiratrio a porta de entrada mais fcil e mais frequentemente utilizada pelos microrganismos infecciosos. As principais doenas que so contradas comumente pelo trato respiratrio incluem o resfriado comum, a pneumonia, a tuberculose, a influenza, o sarampo, etc. Os microrganismos tambm podem obter acesso ao trato gastrintestinal atravs dos alimentos e gua contaminados. Os microrganismos veiculados pelos alimentos podem causar hepatite A, diarrias, disenteria e clera.

ENTRADA DO MICRORGANISMO NO HOSPEDEIRO

Pele A pele ntegra impermevel para a maioria dos microrganismos. Alguns micrbios vo obter acesso ao corpo atravs de aberturas na pele como os folculos pilosos e os ductos das glndulas sudorparas.

Via parenteral Os microrganismos obtm acesso ao corpo do hospedeiro por meio da via parenteral, atravs da deposio direta nos tecidos por meio de punes, injees, ferimentos e cirurgias.

Prof. Cludio

12

ICB/UFJF - Bacteriologia - Farmcia

28/03/2012

ESTGIOS DA PATOGNESE BACTERIANA

1. Transmisso a partir de uma fonte externa para a porta de entrada; 2. Evaso das defesas primrias do hospedeiro como a pele e a acidez do estmago; 3. Aderncia s membranas mucosas, normalmente atravs de fmbrias bacterianas; 4. Colonizao e multiplicao no stio da infeco; 5. Sintomas da doena causados pela produo de toxinas ou pela invaso acompanhada por inflamao; 6. Respostas do hospedeiro inespecficas ou especficas (sistema imunolgico) durante a invaso, multiplicao ou produo de toxinas; 7. Prosseguimento ou trmino da doena.

Prof. Cludio

13

You might also like