You are on page 1of 9

Exerccios

1. Respirao em DD (pg 8 ) Objetivo Principal: Movimentao de arcos costais, treino de musculatura abdominal sem movimentao de pelve. Objetivo Complementar: Conscincia corporal, conscincia dos movimentos respiratrios. Posio Inicial: Paciente em decbito dorsal, joelhos fletidos, ps unidos e apoiados no solo, braos estendidos ao longo do corpo, palma da mo apoiada no solo. Execuo: O paciente realiza a inspirao movimentando as costelas no sentido ntero posterior. Na expirao faz a contrao dos msculos abdominais, utilizando tanto a poro inferior quanto posterior do abdmen. Sem alterao da posio da pelve, mantendo-a neutra. O grande dorsal deve ser utilizado deslizando as escpulas para baixo e para o centro das costas.

2. Crculos com o pescoo (neck roll) (pg 55) Objetivo Principal: Estabilizao de pelve e cintura escapular Objetivo Complementar: Fortalecimento de musculatura posterior do tronco e cervical, coordenao motora associada com movimentos respiratrios. Posio Inicial: Paciente em decbito ventral, com cotovelos fletidos e apoiados no cho, alinhados com os ombros, palma da mo apoiada no cho, escpulas estabilizadas, pernas estendidas e separadas na largura da pelve, com a casa de fora ativada. Execuo: Na inspirao o paciente ativa a casa de fora, contraindo levemente os glteos , estabilizando a pelve (elevando abdmen do solo), na expirao , pressionando levemente os antebraos no cho ir manter a cervical alongada fazendo crculos de um lado para o outro.

3. Pulsando com as duas pernas (double leg kick) (pg 56 ) *OBS Objetivo Principal: Fortalecimento de isquiotibiais e extensores da coluna, alongamento dos peitorais e bceps. Objetivo Complementar: Fortalecimento trceps, Controle da casa de fora, estabilizao de cintura escapular.

Posio Inicial: Paciente em Decubito ventral , cotovelos fletidos e apoiados no solo em alinhamento com os ombros, mos apoiadas no cho, escpulas estabilizadas, pernas unidas e extendidas, quadris levemente estendido, caixa de fora ativada, eixo alongado. Execuo: Inspirando o paciente ativa a caixa de fora e contraindo levemente os glteos estabilizara a pelve. Na expirao os joelhos devem sem flexionados 3x pulsando-o calcanhar em direo ao glteo. Realiza a inspirao novamente, voltando posio inicial.

4. Crculos com as pernas (pg 21) Objetivo Principal: Mobilidade coxofemoral, estabilizar plvica, fortalecimento de flexores de quadril. Objetivo Complementar: Estabilizao de tronco durante movimento, equilbrio, alongamento isquiotibiais. Posio Inicial: Paciente em decbito dorsal, pelve e coluna neutras, escpulas estabilizadas, nuca alongada, braos estendidos ao longo do corpo, mos apoiadas no solo, um perna fletida com apoio, e a outra em extenso direcionada para o teto. Execuo: O paciente ir fazer crculos com a perna em extenso, se possvel cruzando a linha mdia do corpo, ao realizar o movimento pelve e tronco se mantm totalmente imveis. A inspirao realizada na metade do crculo, e a expirao na segunda metade. Com pausa entre as repeties, sempre o equilbrio utilizando o p de apoio. mantendo

5. Bscula de pelve (pg 9 ) Objetivo Principal: Mobilidade plvica, fortalecimento abdominal e

paravertebral. Objetivo Complementar: estabilizao plvica. Posio Inicial: Decbito dorsal, joelhos fletidos, ps apoiados no solo, braos estendidos ao longo do corpo. Execuo: Na expirao a casa de fora ativada fazendo uma leve retroverso da pelve, levando o ccci em direo ao teto. Ao descer o cccix ao solo realizado a inspirao, fazendo uma pequena anteverso da pelve.

6.

Alongamento de uma perna (single leg stretch) (pg 22)

Objetivo Principal: Alongamento de cadeia posterior, estabilizao de cintura escapular e plvica. Objetivo Complementar: Ativao da musculatura abdominal, coordenao do movimento com a respirao. Posio Inicial: Paciente em DD, cabea e coluna torcica alta flexionadas e elevadas do colchonete, joelhos unidos e flexionados em direo ao peito, escpulas estabilizadas e braos envolvendo as pernas, abaixo do joelho. Execuo: Mantendo o alongamento do tronco e apoiado ao solo, o paciente traz uma perna de cada vez na direo do peito, enquanto a outra se mantem em posio de alongamento. A altura da perna em extenso depende da capacidade do paciente em manter o tronco estabilizado deixando a pelve neutra. O sacro nesse movimento no pode levantar do solo.

7.

Flexo lateral de tronco (PG 25)

Objetivo Principal: Fortalecimento de quadrado lombar, grande dorsal e abdutores de quadril, estabilizao de cinturas escapulares e plvicas. Objetivo Complementar: Equilbrio, controle de tronco. Posio Inicial: Paciente em decbito lateral, brao de apoio estendido com a cabea apoiada sobre o mesmo e o outro apoiado lateralmente ao tronco. Pelve e ombros alinhados, MMII na diagonal em relao ao tronco. Execuo: Na expirao feita a flexo lateral do tronco (cabea e caixa torcica alta), levando o brao sob o tronco em direo aos ps enquanto realiza a extenso do membro inferior, levantando o ligeiramente do solo. 8. Flexo da coluna spine twist (pg 43) Objetivo Principal: Alongamento de cadeia posterior, Fortalecimento da musculatura paravertebral, abdominal e dos abdutores de brao. Objetivo Complementar: Mobilidade de coluna, estabilizao de cinturas plvica e escapular, ativao da casa de fora. Posio Inicial: Paciente sentado sobre squios, coluna em posio neutra e alongada, pernas estendidas e afastadas na largura dos quadris e braos em abduo 90

Execuo: O paciente ira realizar uma inspirao para se preparar para o exerccio, na expirao ir ativar a caixa de fora e girar o tronco para um dos lados, mantendo as escapulas estabilizadas, evitando movimentao plvica. Inspirando parado, e expirando no retorno ao centro. Repetindo para o outro lado. 9- perna para cima e para baixo up and down (PG 23) Objetivo Principal: Fortalecimento de abdutor de quadril, estabilizao de tronco. Objetivo Complementar: Alongamento de adutor de quadril, estabilizao de cintura escapular. Posio Inicial: Paciente em DL, com as articulaes dos ombros e da pelve alinhadas, cabea apoiada sobre mo, mantendo o pescoo alongado e alinhado com a coluna, pernas estendidas numa diagonal um pouco a frente da pelve, o brao de cima com o cotovelo flexionado e a mo apoiada no colchonete frente do umbigo; casa de fora ativada e eixo longitudinal alongada. Execuo: Inspirando, alongue-se no eixo e faa uma rotao externa da perna de cima, mantendo a pelve estvel. Ainda inspirando eleve a perna levando a na direo do ombro, mantendo o alinhamento da articulao coxofemoral. Proteja os squios para longe em oposio perna que se movimenta. Expirando desfaa a rotao externa e aduza como se houvesse resistncia na face interna da coxa. A perna de baixo mantem se estvel e alongada durante todo o exerccio e a de cima deve manter o mesmo comprimento desta ao descer para encontra-la.

10- alongando uma perna (pg 39) Objetivo Principal: Fortalecimento abdominal, estabilizao de tronco, equilbrio. Objetivo Complementar: Coordenao motora associado com movimento respiratrio. Posio Inicial: Deitado em DD com joelhos fletidos sobre o peito e a bola sobre os joelhos.

Execuo: O paciente faz a inspirao enquanto segura a bola acima do seu corpo, com os cotovelo estendidos, mantendo a estabilizao escapular. Na expirao elevada a cabea e o tronco superior associado com a extenso de joelho para frente e para baixo , a altura depende do controle do paciente. Na inspirao a perna estendida retorna a posio inicial e feito o mesmo movimento com a outra perna.

11- Flexo e extenso dos MMII up and down (pg 46) Objetivo Principal: Fortalecimento joelho, alongamento de isquiotibiais. Objetivo complementar: Coordenao motora, controle de centro. Posio Inicial: Paciente em decbito dorsal, joelhos em extenso, ps com leve flexo plantar, braos o lingo do corpo, mos apoiadas no solo. Execuo: Ao inspirar o paciente levara uma perna 90, mantendo leve flexo plantar, com a pelve fixa ao solo e ombros relaxados. Na expirao retorna a perna ao solo com dorsiflexo do tornozelo. Alternando as pernas. 12. Natao adaptada swimming (pg 58) Objetivo Principal: Fortalecimento de glteos, isquiotibiais e de de flexores de quadril e extensores de

paravertebrais. Objetivo Complementar: estabilizao de cintura plvica e escapular, coordenao motora. Posio Inicial: Paciente em DV, cabea apoiada ao solo, braos estendidos ao lado da cabea, mos apoiados no solo, escpulas estabilizadas, pernas estendidas e alinhadas com a largura da pelve, casa de fora ativada, eixo alongado. Execuo: Na inspirao o paciente ir ativar a caixa de fora, contraindo levemente os glteos estabilizando a pelve. Na expirao ir elevar perna e brao contralaterais do solo, tambm fazendo a elevao da cabea, sustentando a postura por segundos.

13- Aduo da perna de baixo (pg 47) Objetivo Principal: Fortalecimento de adutores de quadril

Objetivo Complementar: Alongamento de abdutor de quadril (perna fletida) estabilizao de tronco, controle de casa de fora. Posio Inicial: Paciente em decbito lateral, brao fletido com a mo apoiando a cabea, mantendo a cervical alongada e alinhada com o tronco, pelve e ombros alinhados, pernas na diagonal a frente. Com flexo de cotovelo o brao de cima apoia a mo no cho. Execuo: durante a inspirao o paciente ir flexionar a perna de cima, colocando o p na frente da pelve, mantendo o tronco estvel com a ao da casa de fora. Na expirao ira fazer a aduo da perna de baixo. Inspirando na volta, repetindo o movimento.

Exerccios com bola

14- Rolar para frente e para trs (pg 27) Objetivo Principal: conscientizao dos movimentos de retroverso e anteverso da pelve, mobilidade de pelve e coluna. Objetivo Complementar: Equilbrio e correo de postura. Posio Inicial: Paciente sentado, com a coluna ereta, no centro da bola, com ps paralelos em apoio ao solo, joelhos alinhados com os tornozelos, mantendo ombros relaxados e a coluna na posio neutra , com as mos apoiadas na coxa. Execuo: O paciente ira inspirar e expirar , ativando a caixa de fora e trazendo o cccix para frente, abrindo espao da frente da pelve. Inspirando, voltara a posio inicial e levar o cccix para trs, mantendo o alongamento da coluna. O movimento feito somente com a pelve e no as pernas, para dificultar aumentar o movimento de descida.

15- Inclinao da pelve (pg 28) Objetivo Principal: fortalecimento do obliquo abdominal e quadrado lombar do lado inclinado, mobilidade plvica. Objetivo Complementar: estabilizao de tronco, equilbrio, ateno com postura

Posio Inicial: Paciente sentado, ereto, no centro da bola , com os ps paralelos apoiados ao cho, joelhos alinhados com os tornozelos, mantendo ombros relaxados e a coluna na posio neutra. Execuo: Na expirao o paciente ir elevar a pelve, para um dos lados , utilizando a musculatura lateral (oblquos e quadrado lombar), sem movimentar as pernas. Inspirando voltara ao centro, mantendo sempre o posicionamento e o alongamento do tronco, ir repetir para o outro lado.

16- Crculos com a pelve: (pg 28) Objetivo Principal: mobilidade de cintura plvica, conscientizao corporal Objetivo Complementar: estabilizao de tronco, equilbrio. Posio Inicial: Sentado no centro da bola, com ps paralelos apoiados no solo, joelhos alinhados com os tornozelos, mantendo os ombros relaxados e coluna em posio neutra. Execuo: Respirando livremente , o paciente far crculos com a pelve nos dois sentidos, isolando a articulao coxofemoral. Mantendo sempre a casa de fora ativada e eixo alongado, repetindo para os dois lados.

17- Abdominal curto (pg 37) Objetivo Principal: Fortalecimento da muscula abdominal Objetivo Complementar: Estabilizao de cintura escapular, relaxamento dos paravertebrais, ativao da casa de fora Posio Inicial: Deitado em decbito dorsal com os ps sobre a bola, mos atrs da cabea sustentando-a, mantendo quadril e joelho fletidos a 90, cervical alongada e escpula estabilizadas. Execuo: Na inspirao o paciente ir de preparar para o exerccio e na expirao ir ativar a casa de fora, deixando o esterno descer em direo a coluna e ao umbigo, como consequncia ir deixar a cabea levantar-se do colchonete, apoiada sobre as mos, as quais tracionam a cervical, alongandoa. Sem tensionar o pescoo ou os braos os mantendo relaxados, mantendo tambm um espao entre o queixo e o peito. Pela ao do musculo grande dorsal ir deslizar as escpulas para baixo na caixa torcica, em direo a

pelve, mantendo tronco elevado at a expirao acabar. Ao retorno ir inspirar e repetir. Variao: esse exerccio pode ser realizado com a bola entre joelhos com os ps apoiados no solo, associando aos objetivos citados a ao dos adutores do quadril que pressionam a bola durante a realizao do movimento.

18- Deslizamento dos quadris/ponte (pg 71) Objetivo Principal: Aprender a utilizar a musculatura lombar e abdominal para movimentar e tambm para estabilizar a pelve. Objetivo Complementar: Fortalecimento de isquiotibiais e abdominais, Flexibilidade da coluna, controle da casa de fora. Posio Inicial: Paciente em decbito dorsal, quadris e joelhos fletidos 90, ps apoiados sobre a bola, apoiando apenas os calcanhares, pelve e coluna em posio neutra e braos ao longo do tronco. Execuo: Na expirao o paciente ir atiar a caixa de fora e fazer uma leve retroverso da pelve, elevando-a em direo ao teto ao mesmo tempo em que estende os joelhos rolando a bola. Inspirando ira manter a postura e na expirao ira voltar a posio inicial apoiando vertebra por vertebra, fazendo uma leve anteverso da pelve.

19- Equilibrando a bola (pg 69) Objetivo Principal: alongamento de isquiotibiais, estabilizao plvica, Objetivo Complementar: Equilbrio e coordenao motora. Posio Inicial: Paciente em decbito dorsal, quadris e joelhos fletidos, ps sob a bola equilibrando-a . Pelve e coluna em posio neutra, braos ao longo do tronco. Execuo: Na expirao o paciente ir aumentar a ativao da caixa de fora estendendo lentamente os joelhos, tentando levar a bola em direo ao teto, sem elevar o sacro do cho. Mantendo ombros e troncos estabilizados. Na inspirao flexionara lentamente os joelhos e na expirao far a extenso, sem deixar a bola cair.

20- Alongamento dos isquiotibiais e coluna (pg 30)

Objetivo Principal: Alongamento de cadeia posterior, estabilizao de tronco, equilbrio. Objetivo Complementar: alongamento de peitoral, mobilidade de coluna. Posio Inicial: Paciente sentado sobre a bola, ps paralelos apoiados ao cho, separados na largura da pelve, braos estendidos ao longo do corpo. Execuo: Na expirao o paciente ir flexionar o tronco o mximo possvel, lentamente, vrtebra por vrtebra, rolando a bola para trs, para alongar os isquiotibiais, se possvel fazendo dorsiflexo dos ps, alongando tambm os gastrocnmios. Mantendo a flexo levara os braos estendidos para trs e para cima, tentando traze-los para a linha dos ombros. Na inspirao voltara lentamente, vrtebra por vrtebra, a partir da lombar. Deixando a cabea e o pescoo completamente relaxados e alongados.

21- Gato (pg 63) Objetivo Principal: Mobilizao da coluna, estabilizao de tronco Objetivo Complementar: ativao da casa de fora, grande dorsal e trceps. Posio Inicial: Paciente ajoelhado em frente bola, mos apoiadas sobre ela, cotovelos estendidos, joelhos alinhados na largura do quadril, coluna neutras, escpulas estabilizadas, dorso do p apoiado no solo. Execuo: Na inspirao o paciente ira iniciar um rolamento pela cabea e tronco ao mesmo tempo em que pressiona a bola com as mos e a rola para frente. Na Inspirao alongara a coluna, fazendo uma bscula posterior da pelve e apoiando a ponta dos ps no cho. Na expirao ir retornar ativando a casa de fora , direcionado a cabea para o umbigo, arredondando a coluna e pressionando a bola com as mos puxando-a de volta para perto dos joelhos. Mantendo ombro e escpulas estabilizados. Variao: Em quatro apoios , sem a bola, com o dorso do p apoiado no cho, na expirao a cabea vai em direo ao umbigo e ocorre o arredondamento da coluna, na inspirao a coluna fica em posio neutra , e paciente vai para ponta do p.

You might also like