You are on page 1of 15

FILOSOFIA NA ADMINISTRAO: O Relativismo e seus Impactos Negativos

na Abordagem Contingencial, ocasionando distores no Carter Cientfico e no Estudo da Administrao.

RESUMO
O artigo em questo aborda o assunto relacionado com uma corrente filosfica denominada relativismo, inserida dentro da rea de administrao na chamada Abordagem Contingencial, com sua Teoria da Contingncia. Tal pensamento exclui a verdade absoluta, atribuindo que tudo relativo, que na administrao todos os princpios normativos e universais devem ser substitudos constantemente. Pensamentos de Kant, Hume e Berkeley so mencionados, caracterizando como ponto de partida desse tipo de filosofia agnstica. Ao longo do artigo, depara-se tambm com argumentos relacionando o Relativismo com as decises tomadas por empresas como Benetton, Coca-Cola, na qual por no embasarem tais decises cientificamente, deixando-se levar pela emoo, intuio, acabaram tendo prejuzos em seus empreendimentos. Desta forma, o artigo em questo, mostra como o relativismo interfere no estudo da administrao, gerando contradies nos conceitos, pensamentos e afetando tambm, todo o seu carter cientfico.

Palavras-Chave: Relativismo Abordagem Contingencial Teoria da Contingncia.

1. INTRODUO

1.1.

A Origem do Relativismo

Pode-se dizer que o relativismo originou-se nos pensamentos de Hume, Kant e Berkeley. Apesar de alguns pontos divergentes nos argumentos uns dos outros, verifica-se de forma evidente e clara um fator em comum: Ambos excluem a razo, dando lugar percepo, a observao, a intuio humana. A verdade ou falsidade obtida por meio do que cada um percebe ou observa em meio aos fatos e objetos. Em seus pensamentos, a ontologia cede lugar para a imaginao, a experincia real se reduz a uma experincia baseada nos sentidos humanos, a objetividade no existe e, sim, a subjetividade. Esta forma de ver os fatos e objetos desses filsofos, na qual muitos do credibilidade, o que ser tratado a seguir.

1.1.1. David Hume

Hume nasceu na esccia em Edimburgo em 1711. Pertencia a uma famlia rica, fez bons estudos em colgios excelentes, cujo um de seus professores, na rea de fsica, era um cientista discpulo de Newton.

Hume pensava que nenhum conhecimento pode ser obtido pela razo, mas somente pela experincia. Por mais que a pessoa tenha fortes habilidades intelectuais, nunca por inferncia de seus raciocnios poder chegar a um conhecimento objetivo sem passar pela experincia.

(...) se quisermos satisfazer-nos a respeito da natureza desta evidncia que nos d segurana acerca dos fatos, deveremos investigar como chegamos ao conhecimento (...) Ousarei afirmar, como proposio geral, que no admite exceo, que o conhecimento desta relao no se obtm, em nenhum caso, por raciocnios a priori, porm nasce inteiramente da experincia quando vemos que quaisquer objetos particulares esto constantemente conjuntados entre si. (HUME, 1748)

Este modo de conhecer o desconhecido baseando-se em operaes sensitivas fez com que Hume iguala-se o homem aos animais. Um ser racional agora irracional. Hume diz: (...) parece evidente que os animais como os homens, aprendem muitas coisas da experincia e inferem que os mesmos eventos resultaro sempre das mesmas causas. (HUME, 1748) Por exemplo, o ser humano evita o fogo porque acumulou em outras experincias passadas que o fogo queima, assim como os animais fazem. uma forma de instinto, onde o homem como os animais possuem em comum. O fato de o homem evitar o fogo, no porque com a razo, entende que a sua frente est algo que ir machuc-lo, mas por causa de seu instinto animal, na qual o lembra, que circunstncia semelhante o fez acreditar que o fogo o queimar.

1.1.2. Immanuel Kant

Kant nasceu em uma cidade da Prssia Oriental, no ano de 1724. Seus pensamentos distanciavam-se dos de David Hume no que se refere ao conhecimento que obtido somente pela experincia, sem a razo. Kant achava que a experincia e a razo so fundamentais para a obteno do conhecimento. Apenas concordava com Hume, no fato do conhecimento resultar das impresses humanas, da percepo.

Com efeito, se dessas experincias retirarmos tudo o que pertence aos sentidos, ainda ficam certos conceitos primitivos e os juzos deles derivados, conceitos e juzos que devem ser formados inteiramente a priori, isto , independentemente da experincia, pois que, graas a eles, acerca dos objetos que aparecem aos nossos sentidos se podem dizer ou pelo menos se julga poder dizer, mais do que ensinaria a simples experincia (...) (KANT, 2001)

Entretanto, ao mesmo tempo em que Kant defende a razo, tambm a anula. Sua razo baseada na intuio humana, no que cada indivduo acha e no o que realmente . Kant em seus argumentos quer ir contra a lgica, no distingui entre certo e errado. Segundo Kant (2001), pela experincia que se inicia o processo de obteno do conhecimento, mas a intuio humana que finalizar todo o pensamento. Immanuel Kant afasta-se completamente da realidade dos fatos e objetos. A pessoa substitui o ver pelo ser, como Johas diz: O ver substitui o ser, o ser objetivo torna-se o ser aparente, a forma sensvel subjetiva. (JOHAS, 2008:23) A cincia racional, que deve fornecer um conhecimento objetivo, passa a ser subjetiva, ou seja, o que cada um percebe a respeito dos fatos e objetos.

1.1.3. Jorge Berkeley

Berkeley nasceu em 1685 em uma cidade localizada na Irlanda. Apesar de ser Irlands, pertencente a uma famlia inglesa, fez bons estudos, formando-se em mestre de artes em 1707. Mais tarde, Jorge Berkeley tambm tornou-se bispo anglicano.

Verifica-se, que os pensamentos de Berkeley baseiam-se na percepo, esta tambm encontrada em Hume e Kant. O conhecimento das coisas volta-se para o que cada um identifica como correto. Como Johas diz: (...) Logo a verdade seria relativa aos sujeitos e no aos objetos. (JOHAS, 2008:93) O mundo real nada pode transmitir de objetivo e, sim, como nos pensamentos de Berkeley, ideias provenientes do mundo das ideias.

Compreende-se, que Jorge Berkeley pensava semelhante Plato. Tudo o que os indivduos veem so apenas ideias, resultantes do mundo das ideias. Nada que existe no mundo real, tudo meramente associado a um conjunto de ideias.

2. O RELATIVISMO

Relativismo um pensamento filosfico que afirma no existir verdade absoluta. Tudo se torna relativo mediante as circunstncias, os tempos, os lugares.

O relativismo uma doutrina que prega que algo relativo, contrrio de uma ideia absoluta, categrica. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, polticas, cientficas, entre outros) variam conforme a poca, o lugar, o grupo social e os indivduos de cada lugar. (WIKIPDIA, 2009)

A verdade no transcendente aos tempos e lugares, e, sim, mutvel. Assim podemos concluir que o Relativismo um termo filosfico que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Todo ponto de vista vlido. (WIKIPDIA, 2009)

Nota-se, de forma clara, como esse pensamento contraditrio, pois afirmar que tudo relativo o mesmo que alegar que essa afirmativa tambm relativa. Nagel menciona isso em uma de suas obras de defesa da razo, apesar de alguns pontos duvidosos em seus pensamentos.

Para diz-lo esquematicamente, a reinvidicao tudo subjetivo, s pode ser um disparate, pois ela prpria precisaria ser ou subjetiva ou objetiva. Mas ela no pode ser objetiva, j que, neste caso, se verdadeira, seria falsa; e no pode ser subjetiva, porque ento no poderia promover nenhuma reinvidicao de que ela objetivamente falsa. ( NAGEL, 1998:23)

evidente, que ao afirmar tal proposio, estaria mencionando uma verdade, ento a verdade existe e no relativa como dizem.

2.1 A Teoria da Contingncia e os Ambientes Organizacionais

Evidencia-se, que antes de comentar sobre a teria da contingncia, torna-se necessrio aprofundar um pouco na questo dos ambientes organizacionais, pois so patamares extremamente interligados entre si. Segundo Chiavenato (2000:596), ambiente tudo o que envolve externamente a organizao. Tudo o que acontece de mudanas no ambiente, afetar as organizaes. Porm verifica-se, que esses tais ambientes, so extremamente complexos,

abordando que as empresas so obrigadas, por no terem a capacidade de conhecer todas as variveis existentes, de realizar um mapeamento, seleo e percepo de seus ambientes.

Mapear discernir, explorar os seus ambientes, aquilo que a envolve externamente e lhe afeta. Por outro lado, selecionar escolher um de seus ambientes mapeados e aprofundar para melhor conhec-lo. E por ltimo, Chiavenato diz:
(...) As organizaes percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experincias, problemas, convices e motivaes. Cada organizao percebe e interpreta de forma prpria e peculiar o contexto ambiental. Isto significa que um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais organizaes. (CHIAVENATO, 2000:597)

A percepo voltada para a individualidade de cada organizao, de cada pessoa, pois as empresas so conduzidas por seres humanos. Entretanto, os ambientes para melhor entendimento so divididos em: Ambiente geral e ambiente de tarefas. Ambiente Geral, ou se preferir, macroambiente, o ambiente comum a todas as organizaes. aquele que est de certa forma mais externamente a empresa, pois no participa de forma direta em seus processos produtivos. Entre eles pode-se citar: Fatores tecnolgicos, legais, polticos, econmicos, demogrficos, ecolgicos, culturais. Por outro lado, o ambiente de tarefa ou microambiente, aquele que est mais prximo das organizaes, ou seja, dos seus processos produtivos. So eles: Fornecedores, clientes, concorrentes e entidades regulamentadoras.

Contudo, aps esta anlise acerca dos ambientes organizacionais, pode-se entender o que realmente vem a ser a teoria da contingncia. Dentro da abordagem contingencial, estudada na administrao, est inserida a teoria da contingncia. Segundo Chiavenato (1980:440), contingncia significa algo incerto, pode acontecer ou no. A verdade ou falsidade s pode ser conhecida pela experincia e no pela razo. A teoria nasceu de uma srie de pesquisas, feitas com a finalidade de identificar qual era o modelo de estrutura organizacional mais eficaz, nas diversas indstrias. Essas pesquisas, cada qual isoladamente, tinha o intuito de analisar se tais indstrias ainda seguiam o esquema de administrar da teoria clssica como: diviso de trabalho, hierarquia, especializao, entre outros.

Dentre as pesquisas realizadas, pode-se citar: Pesquisa de Chandler, onde procurou analisar como a estrutura de empresas como Dupont, GM, e outras, foram constantemente sendo adaptada a sua estratgia. Pesquisa de Burns e Stalker, pesquisa de Joan Woodward e pesquisa de Lawrence e Lorsch, considerada o ponto chave, pois o nome teoria da contingncia derivou dessa pesquisa (CHIAVENATO, 2000:591)

A teoria da contingncia exclui todos os princpios fundamentais da teoria clssica. Os aspectos universais e normativos devem ser substitudos pelo critrio de ajuste constante entre cada organizao e o seu ambiente e tecnologia. (CHIAVENATO, 2000:592) Na administrao tudo se torna relativo, no existe nada de absoluto. A teoria da contingncia abrange as empresas em um sistema aberto, totalmente em interface com o ambiente, contrrio a teoria clssica que fechado, sem essa relao. De acordo com essa nova viso, as empresas dependem de seus ambientes para agirem. Tudo depende das caractersticas ambientais relevantes para a organizao. (CHIAVENATO, 1980:434) H uma relao funcional entre o ambiente e as prticas administrativas, porm no uma relao de causa e efeito e, sim, a do se-ento, ou seja, se o ambiente encontra-se desta forma, ento faz-se desta maneira. No h uma maneira melhor de organizar e de administrar as organizaes. (CHIAVENATO, 1980:442) Contudo, verifica-se de forma clara, como o empirismo est evidente nesta teoria.

3. O RELATIVISMO NA ADMINISTRAO

Observa-se de forma clara, como os pensamentos relativistas fazem-se presente, desde suas origens at os mais profundos de seus fundamentos na rea de administrao, na to conhecida e defendida: Abordagem Contingencial.

Como visto anteriormente, o relativismo originou-se basicamente com Hume, Kant e Berkeley. Segundo Hume (1748), nenhum conhecimento objetivo pode ser conhecido pela razo e, sim, somente pela experincia. Esse tipo de argumento tambm est presente na Abordagem Contingencial ao mencionar que:

A palavra contingncia significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou no, dependendo das circunstncias. Refere-se a uma proposio cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experincia e pela evidncia, e no pela razo. (CHIAVENATO, 2000:579)

David Hume exclui a razo, a teoria da contingncia tambm. Da mesma forma que Hume igualava os homens aos animais, a nova concepo de organizao (CHIAVENATO, 1980:442) tambm faz. O fato de a verdade ser conhecida somente pela experincia, sem a razo, faz dos homens seres irracionais, iguais aos animais. Ora, toda empresa constituda por pessoas, ou seja, so seres humanos que as conduzem. So eles que tomam decises, desenvolvem produtos, enfim, com sua inteligncia procuram direcionar as empresas para o alcance da excelncia. Dizer tal proposio o mesmo que atribuir que uma empresa conduzida por um macaco, um burro, um asno, enfim, qualquer outro ser, desde que no tenha a razo em si.

Ainda nas origens, os pensamentos de Immanuel Kant tambm esto presentes. Para Kant (2001), a experincia diz o que , mas no o que deve ser. a intuio que dir o que deve ser. Por sua vez a Teoria da Contingncia afirma que:

(...) As organizaes percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experincias, problemas, convices e motivaes. Cada organizao percebe e interpreta de forma prpria e peculiar o contexto ambiental. Isto significa que um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais organizaes. (CHIAVENATO, 2000:597)

Com esta forma de pensar, o mundo exterior nunca transmitir de forma objetiva um fato e, sim, de maneira subjetiva. O individualismo invade novamente a administrao, isto , a maneira como cada um observa os acontecimentos o que prevalece. a subjetividade de Kant presente nas organizaes.

O relativismo na administrao, no para em suas origens. Verifica-se, que abrange tambm sobre forma de ceticismo e subjetivismo, so correntes filosficas que se entrelaam. O ceticismo aborda que no se pode obter nenhuma certeza a respeito da verdade (WIKIPDIA, 2009), Por sua vez, a teoria da contingncia relata que (...) no h nada de absoluto nos princpios gerais de administrao. Os aspectos universais e normativos devem ser substitudos pelo critrio de ajuste constante entre cada organizao e o seu ambiente e tecnologia. (CHIAVENATO, 2000:592) Nota-se claramente, que segundo essa nova teoria, a certeza no existe. Princpios abordados como universais, devem ser a todo momento questionados. A teoria da contingncia, de forma ctica, no atribui nenhuma certeza acerca da verdade.

Por outro lado, o subjetivismo afirma que a verdade individual. Cada sujeito teria a sua verdade. (WIKIPDIA, 2009) Evidencia-se, que esse tipo de pensamento tambm faz-se presente na Abordagem Contingencial, pois esta diz que (...) As organizaes percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experincias, problemas, convices e motivaes (...) (CHIAVENATO, 2000:597)

Entende-se, que na administrao no existe dogmas, como na Igreja Catlica, mas existem princpios que no podem ser retirados, como por exemplo: O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organizao produzir algo,ou seja,a produo de bens ou servios. (CHIAVENATO, 2000:179) Princpios como diviso do trabalho, especializao, hierarquia, tambm so fundamentais para que uma organizao alcance seus objetivos. Entretanto, pensamentos como esses, citados acima, preparam o caminho para que proposies como: (...) no h nada de absoluto nas organizaes ou na teoria administrativa. Tudo relativo. Tudo depende. (CHIAVENATO, 1980:435) sejam introduzidas nas mentes das pessoas, excluindo seu carter racional, suprimindo a existncia de toda verdade.

Compreende-se, que com o relativismo, de um modo geral, as empresas, e claro, as pessoas que regem essas empresas, caminham no achismo, em suas intuies, pois sem verdade absoluta, a subjetividade que prevalece. Edith Wagner, diz que:
A informao a chave. As empresas tem que sair do achismo e entrar na certeza, o que mais difcil, mais trabalhoso. Devem ter base de dados e timos analistas que saibam criar cenrios. De acordo com a professora, a inteligncia competitiva consiste tomar decises com menos riscos atravs da organizao correta de dados. (WAGNER, 2007)

Hoje muitas empresas lanam produtos e em pouco tempo so fadados ao fracasso. (...) de cada 10 produtos lanados apenas 1 se encontra no mercado aps 3 anos. (ALBUQUERQUE, 2007) Muitas empresas surgem, porm poucas permanecem na competio. Segundo Clancy (2009), um exemplo de empresas que fracassaram com este tipo de ao a Coca Cola, onde de vrios produtos lanados nos ltimos 15 anos, nenhum com sucesso. Vrias campanhas publicitrias nos ltimos 20 anos, nenhuma bem sucedida.

Verifica-se tambm, que segundo Keegan (2003), a Benetton, uma empresa varejista de roupas globais sediada na Itlia, enfrentou momentos turbulentos, simplesmente pelo fato de decidir anunciar campanhas publicitrias globais com certas controvrsias. Anncios como:

uma mo branca e uma mo negra unidas por algemas; uma mulher negra amamentando um beb branco e o mais triste e abusado, uma freira beijando um padre, so exemplos das campanhas publicitrias divulgadas pela empresa. A empresa que tinha seus resultados financeiros em 1988 e 1993 excelentes, em 1994 viu esta realidade cair surpreendentemente. Mesmo com a opinio de especialistas relacionando tal queda com este tipo de comportamento, a empresa no abriu mo de sua forma de fazer publicidade. Compreende-se, que esse procedimento da empresa est embasado nos seus achismos, nos seus pontos de vista.

Desta forma, verifica-se que a ausncia de cincia na administrao fruto do relativismo, a excluso da verdade absoluta. As empresas, bem como, as pessoas que as constituem, passam a viver da maneira que desejam. Esquecem que h muito tempo atrs, a administrao deixou todo empirismo de lado, adotando metodologias cientficas e conduzindo as organizaes em virtude da racionalidade. Excluir esta maneira de administrar retirar todo o seu carter cientfico conquistado.

3.1.

A No Universalidade na Administrao

Como foi visto, pode-se dizer que o relativismo cresce a cada dia mais na administrao. Esta proliferao agnstica ascendente nesta rea, principalmente pelo fato, de filosofias como essas, fazerem-se presente na ministrao do seu estudo. Universidades tomadas e atradas pelos encantos de seus pensamentos, presentes na j conhecida teoria da contingncia. Observa-se, por parte do corpo docente, o entusiasmo em defender a proposio to querida pelos relativistas: Tudo relativo, na administrao nada absoluto. Muitas vezes, utilizam desse argumento para defenderem conceitos considerados contraditrios, resultante da prpria caracterstica peculiar deste tipo de filosofia. como Nagel diz:
O pior de tudo que esse subjetivismo no apenas um inconseqente floreado intelectual ou um emblema de elegncia teortica, mas uma ttica para rechaar argumentos ou para minimizar as pretenes dos argumentos alheios. (NAGEL, 1998:14)

Nota-se tambm, que a docncia, ao utilizar tal expresso, emprega-o de forma errada, pois confudem o termo relativismo com as verdadeiras relaes existentes entre as empresas e seus ambientes. No distinguem relativismo de relaes. evidente que as empresas ralacionam-se com seus ambientes, seja em tecnologia, cultura, economia e entre outros; no entanto no

um relativismo como costumam afirmar, as relaes no excluem princpios fundamentais como o relativismo exclui.

Entretanto, por causa desses pensamentos, as pessoas acabam vivendo na mentira, aceitando como verdade que duas expresses completamente opostas so iguais, dependendo somente do ngulo de viso de cada indivduo, de cada empresa. Com isso, mediante a tais expresses, cria-se grandes polmicas na administrao. Uma delas a questo das necessidades humanas, ou seja, uns afirmam que surgem, que so criadas, principalmente pelo marketing, outros no. Que publicidade no tem carter persuasivo e, sim, a propaganda. Enfim, pessoas com vrios pontos de vista, argumentos diversos, defendendo e ensinando sem a objetividade e, sim, com a subjetividade.

Evidencia-se, que as empresas de um modo geral, no esto sozinhas no mercado. Existem, como visto anteriormente, fatores que as afetam internamente, tais como: cultura, poltica, tecnologia, entre outros. A teoria de sistemas compreendeu esta realidade, adotando as empresas como um sistema, em que existem vrios subsistemas (departamentos, subsidirias...), sendo todos entrelaados num macro sistema denominado ambiente.

Aps a teoria de sistemas, surgiu ento a teoria da contingncia, na qual seguiu os mesmos caminhos da teoria anterior, porm de forma errada, excluindo verdades fundamentais. correto afirmar que as empresas precisam atentar-se para tudo que a envolve externamente, neste ponto a teoria da contingncia est correta, porm no uma relao subjetiva como atribui, baseada na percepo, onde (...) As organizaes percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experincias, problemas, convices e motivaes. (CHIAVENATO, 2000:597), mas uma relao objetiva, com comunicao entre o sujeito (empresa) e objeto (ambiente). O ambiente diz e as empresas compreendem a realidade que est sendo transmitida. Porque Para o objetivismo, a verdade a correspondncia ou adequao entre a ideia do sujeito conhecedor e o objeto conhecido. A verdade, por isso, objetiva e no pessoal, nem subjetiva (WIKIPDIA, 2009). A ideia do sujeito adequada ao objeto conhecido. Um exemplo seria a ideia de uma determinada empresa X, lanar um video cassete de 10 cabeas. A ideia da empresa deve adequar-se ao objeto, neste caso os consumidores e clientes. O objeto lhe mostra que a realidade atual DVDs e que video cassete so aparelhos obsoletos. Desta forma, a empresa conclui que lanar este produto foge da realidade atual e com isso no obter sucesso. Esta forma de agir

objetiva. Tomar decises na subjetividade, significaria, que mesmo a empresa sabendo da realidade presente, ousasse lanar o produto.

4. CONFRONTO TERICO

Segundo Oliveira (2004:47), a cincia muito importante na sociedade, pois atravs dela que ocorrem as descobertas e invenes. Por meio da cincia, o avio, o trem, a energia eltrica, o rdio e muitos outros inventos surgiram. Toda cincia racional, lgica, utiliza de mtodos e da experincia, para explicar os fatos, os acontecimentos, os objetos, de modo que todos possam entender de forma generalizada. Contudo, a objetividade se faz presente em toda cincia. Aspectos como: a razo, os mtodos, a lgica e a experincia, so indispensveis. No entanto, quando se trata de cincias, a subjetividade, seja atravs da intuio, nunca podem prevalecer como a ltima palavra. Torna-se necessrio fundamentar, ratificar tudo o que est sendo proposto.

A administrao est inserida nas chamadas cincias sociais. H estudiosos que questionam o fato, da no objetividade na administrao, simplesmente por estar inserida dentro das cincias sociais. Porm, nota-se que a realidade no essa, porque princpios fundamentais existem dentro da rea, tornando-a objetiva. evidente a existncia da subjetividade humana, pois a administrao relaciona-se com pessoas, mas nem tudo subjetivo como dizem, caso contrrio, a administrao no receberia o ttulo de cincia. Verifica-se, que h tempos atrs, o lado cientfico da administrao no era uma realidade. A administrao era totalmente emprica. A razo, a lgica, os mtodos, a experincia real, no faziam parte do seu contexto. Com a chegada da abordagem clssica, o panorama da rea, comeou a adquirir uma imagem nova. No despontar do sculo XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administrao. (CHIAVENATO, 2000: 45) Atravs de Taylor e Fayol, a administrao passou a ser abordada com outro enfoque.

Entretanto, a cada dia que passa, os argumentos cientficos da abordagem clssica esto sendo repelidos pelos pensamentos da teoria da contingncia. Mediante as suas proposies, a razo, os mtodos, a lgica e a experincia real racional, so excludas, ocasionando assim, distores no carter cientfico e no estudo da administrao.

Uma delas a questo de que: (...) a verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experincia e pela evidncia, e no pela razo. (CHIAVENATO, 2000:579) Neste caso a razo excluda. As pessoas no possuem mais inteligncia necessria para distinguir entre certo ou errado. A realidade de que a cincia caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemtico, exato, verificvel e, por conseguinte, falvel. (OLIVEIRA, 2004:49), deixa de existir na cincia da administrao.

Outra proposio da teoria da contingncia que: No h uma maneira melhor de organizar e de administrar as organizaes. (CHIAVENATO, 1980:442) Ora, se no existe uma melhor maneira, ento no existe mtodos. Todo aquele trabalho desenvolvido na administrao cientfica, dizendo que (...) h sempre um mtodo mais rpido e um instrumento mais adequado que os demais (...) (CHIAVENATO, 2000:55), agora repelido totalmente.

Em qualquer cincia, existe o estudo de problemas solveis, mediante mtodo cientfico. (OLIVEIRA, 2004:50) Verifica-se, que com a teoria da contingncia, essa realidade no existe, pois na pesquisa de Burns e Stalker no foram utilizados nenhum mtodo cientfico. Empregaram entrevistas intensivas com executivos dessas indstrias, no chegando todavia a utilizar nenhum mtodo de medida. (CHIAVENATO, 1980:445)

Uma terceira proposio que se pode citar o fato da abordagem contingencial dizer, que no h nada de absoluto nas organizaes ou na teoria administrativa. Tudo relativo. Tudo depende. (CHIAVENATO, 2000:585) Relativizar tudo, retirar o carter lgico da cincia da administrao. Sem a lgica, no existe a objetividade, no existe cincia. Toda cincia uma forma sistematicamente organizada de pensamento objetivo. (OLIVEIRA, 2004:50)

Considerando uma ltima proposio, a teoria da contingncia diz que na administrao:


(...) na realidade, no existe uma causalidade direta (...), pois o ambiente no causa a ocorrncia de tcnicas administrativas. Em vez de uma relao de causa e efeito (...), essa relao funcional do tipo se-ento (...) (CHIAVENATO, 2000:585)

Entende-se, que toda cincia trata-se do estudo com critrios metodolgicos, das relaes existentes entre causa e efeito de um fenmeno qualquer, no qual o estudioso se prope a demonstrar a verdade dos fatos e suas aplicaes prticas. (OLIVEIRA, 2004:47) Excluir

essa relao de causa e efeito, retira o carter cientfico. A experincia contingencial baseada nos sentidos e no na razo.

5.

CONCLUSO

Compreende-se, que no mbito empresarial, as empresas so consideradas pessoas, denominadas pessoas jurdicas. Cada empresa constituda por um proprietrio, ou em alguns casos, por vrios proprietrios. O proprietrio tem suas convices, seus valores, sua cultura, suas motivaes, emoes, ou seja, caractersticas que querendo ou no, afetar as empresas, pois ele que munido da autoridade mxima da organizao. evidente que cada empresa tem a sua personalidade prpria, a sua vida prpria, porm as caractersticas do seu dono se entrelaam em suas caractersticas prprias, de modo que, a empresa refletir o dono. Portanto, as intuies, as motivaes, entre outros, esto presentes nas organizaes e desta forma podem ser uma aliada ou no. Muitas empresas acabam agindo somente pela emoo, pela intuio, tomando decises que, na verdade, no era o melhor caminho. Por questes de rivalidade, orgulho, e entre outros motivos, perdem ou at mesmo deixam de ganhar, oportunidades de suma importncia para o seu crescimento e sobrevivncia. O resultado de tudo isso, a perda de funcionrios altamente qualificados, reduo desnecessria do quadro de pessoal, ocasionando cancelamento de pedidos por falta de mo de obra para o cumprimento do programa, enfim, por no quererem raciocinar em cima dos fatos e da realidade, resta sofrer as conseqncias de tais atos.

Entende-se, que todo esse modo de agir proveniente do tal relativismo, essa corrente filosfica extremamente prejudicial para a vida das pessoas e das empresas. O mal pode ser bem, as trevas transforma-se em luz, o injusto passa a ser considerado justo, enfim uma inverso radical de princpios. Desta forma, as empresas, as pessoas, acabam preferindo a mentira verdade. Os valores fundamentais passam a ser substitudos por outros que na verdade no so.

Com isso, na administrao, o relativismo, com essa sua filosofia, acaba interferindo no seu estudo e no seu carter cientfico. Relativizar tudo, como analisado, excluir a razo, o entendimento, a objetividade, a lgica, fundamental para o estudo e a prtica da

administrao. Tornar tudo Relativo fazer com que as empresas, e claro, as pessoas que conduzem essas empresas, caminhem na emoo, intuio, achismo.

Compreende-se, que com essa filosofia relativista na administrao, pensamentos contraditrios so proferidos por parte do corpo docente. Acabam deixando de lado pensamentos objetivos, para defenderem seus pontos de vista, ou seja, argumentos subjetivos, na qual geram confuses nos conceitos.

Por outro lado, entende-se tambm, que a administrao, como mencionado nesse artigo, h muito tempo atrs, deixou de ser emprica e passou a ser considerada cincia. Os mtodos, a lgica, a experincia real e a razo, so aspectos fundamentais e no podem ser excludos. Tornar tudo relativo caminhar em meio a pontos de vista e no em metodologias, fazendo com que a administrao retorne ao passado, onde tudo era realizado somente pela experincia, no havendo assim, nenhuma certeza de como administrar melhor as empresas, isto , no existindo Cincia.

Portanto, resta apenas a subjetividade das pessoas e das empresas. Aquilo que acham ser correto o que prevalece. Desta forma, o relativismo extremamente prejudicial, pois afastam as pessoas e, consequentemente, as empresas, da razo.

REFERNCIAS

KANT, Immanuel. Crtica da Razo Pura. 5. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. Disponvel em http://www.scribd.com/doc/6967030/Kant-Immanuel-Critica-da-RazaoPura. Acesso em 2009.

HUME, David. Investigao acerca do entendimento Humano. Acrpolis, 1748. Disponvel em http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/hume.html. Acesso em 2009.

JOHAS, Homero. As Fraudes e Falsidades do Relativismo de Albert Einstein. Rio de Janeiro: Maia, 2008.

NAGEL, Thomas. A ltima palavra. So Paulo: UNESP, 1998.

WIKIPDIA.

enciclopdia

livre:

relativismo.

Disponvel

em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Relativismo. Acesso em 2009

WIKIPDIA.

enciclopdia

livre:

ceticismo.

Disponvel

em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceticismo. Acesso em 2009

WIKIPDIA.

enciclopdia

livre:

subjetivismo.

Disponvel

em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Subjetivismo. Acesso em 2009.

WAGNER, Edith. Empresas devem sair do achismo e buscar certeza. 12 de Jun de 2007. Disponvel em http://www.amcham.com.br/update/2007/update2007-06-12a_dtml. Acesso em 2009.

ALBUQUERQUE, Fbio. Marketing contra-intuitivo. 18 de Abr de 2007. Disponvel em http://gecorp.blogspot.com/2007/04/marketing-contra-intuitivo.html. Acesso em 2009.

CLANCY,

Kevin

J.

Abaixo

intuio.

Disponvel

em

http://

www.carreiras.empregos.com.br/comunidades/executivos/fique_por_dentro. Acesso em 2009.

KEEGAN, J. Warren, GREEN, C. Mark. Princpios de Marketing Global. So Paulo: Saraiva, 2003.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Cientfica: Projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administrao. Rio de Janeiro: Campos, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administrao: Abordagens descritivas e explicativas. V.2. So Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1980.

You might also like