You are on page 1of 8

IMPLANTAO DA AVALIAO ANTROPOMTRICA NO PLANO DE MATRIA DA DISCIPLINA DE EDUCAO FSICA MILITAR DOS CURSOS DE FORMAO DA POLCIA MILITAR DO PARAN

THEODORO, Jnatas Barrionuevo 1 barrionuevo@pm.pr.gov.br

RESUMO

O objetivo deste estudo foi trazer a importncia da aplicao da avaliao antropomtrica nos alunos dos cursos de formao da Polcia Militar do Paran, destacando seus principais benefcios, haja vista que o presente assunto tem causado muita dvida aos instrutores da disciplina de educao fsica da corporao, no que se refere a uma melhor indicao da prtica dos exerccios fsicos que se fazem presentes no plano de matria da disciplina de Educao Fsica Militar. Foram utilizados textos, entre artigos da base de dados da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva e livros publicados de 1986 at 2008. Resultados mostraram que a aplicao da avaliao antropomtrica, tem por principal objetivo, obter a condio fsica inicial dos alunos e proporcionar ao instrutor a escolha de um melhor treinamento ou exerccio fsico, para o alcance dos ndices exigidos pela corporao, alm de consequentemente coletar informaes do militar que ingressa na Policia Militar do Paran, vindo ainda por fim, motivar o aluno para o desenvolvimento de suas aptides. Palavras-chave: antropometria, avaliao antropomtrica, aluno, policial militar.

ABSTRACT

The purpose of this study was to show the importance of anthropometric evaluation application on students of Paran Military Police formation courses, pointing the main benefits, considering that the present subject have caused much doubt to instructors of physical education discipline on the corporation as regards best practice and indication for exercises contained in Military Physical Education discipline plan. For this purpose, texts, between articles of the Brasilian Society of Sports Medicines database and books published from 1986 to 2008, were used. Results showed that the anthropometric evaluation application has the main objective, obtain the initial physical condition of students and propose for the instructor choose a best training and/or physical exercise to achieve for physical objectives provided by the
Bombeiro-militar, Graduado no Curso de Formao de Oficial Bombeiro Militar, Oficial-Aluno do Curso de Instrutor de Educao Fsica 2011/2012, a nvel de especializao, realizado na Academia Policial-Militar do Guatup da PMPR.
1

corporation consequently also collect data from the enters military and specializes on Paran Military Police been motivating the military to develop their skills. Keywords: anthropometry, anthropometric evaluation, student, military police.

1 INTRODUO

O presente artigo pretende abordar os principais benefcios da implantao de uma avaliao antropomtrica, no plano de matria da disciplina de Educao Fsica Militar dos cursos de formao da Polcia Militar do Paran. Esta abordagem se deve, na problemtica de que hoje, no se encontra uma exigncia ou normativa direcionada ao instrutor da disciplina de Educao Fsica Militar, para que o mesmo realize uma avaliao antropomtrica de seus alunos visando a obteno de informaes sobre o condicionamento fsico e corporal antes do incio dos trabalhos de treinamento. Pretende-se por meio deste argumento, mostrar o que uma avaliao antropomtrica e seus benefcios tanto para o instrutor da disciplina de Educao Fsica Militar quanto para a Polcia Militar do Paran e elencar uma forma de introduo desta avaliao na prtica da Educao Fsica dentro da corporao. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliogrfica-documental e de campo, pois baseada na consulta de fontes bibliogrficas relativas ao tema encontradas em livros, monografias, documentos da instituio (Polcia Militar do Paran) e artigos da internet. Onde, em um segundo momento, baseada em pesquisa de campo direcionada a uma determinada amostra, por meio de aplicao de questionrio, para diagnosticar a atual situao da avaliao antropomtrica no mbito da Polcia Militar do Paran. Foram utilizados para compor a amostra, alunos do Curso de Instrutor de Educao Fsica 2011/2012 da Academia Policial Militar do Guatup, na qual composta por oficiais, tanto policiais militares, quanto, bombeiros militares, que tiveram seus perodos de formao na Polcia Militar do Paran distribudos entre os anos de 1998 a 2009.

2 A AVALIAO ANTROPOMTRICA

O termo Antropometria de origem grega, onde anthropo identifica homen e metry medida. Segundo Petroski 2 esta rea tem por objetivo a determinao objetivas dos aspectos referentes ao desenvolvimento do corpo humano, assim como determinar as relaes existentes entre fsico e performance. Entende-se, genericamente, a avaliao antropomtrica, como aquela avaliao que mede o tamanho corporal de um indivduo, obtendo suas propores, incluindo, espessura de dobras cutneas, circunferncias, estatura, peso corporal entre outras aferies. Para Martins & Giannichi 3 a avaliao antropomtrica representa um importante recurso para auxiliar numa anlise completa de um indivduo, seja ele atleta ou no, pois oferece informaes ligadas ao crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, sendo por isso crucial na avaliao do estado fsico e no controle de diversas variveis que esto envolvidas durante uma prescrio de treinamento fsico. Segundo Fontoura 4 avaliao antropomtrica uma ferramenta

importantssima para o instrutor de Educao Fsica e deve ser realizada com critrios cientficos, ticos e morais, para que o treinamento fsico possa ser orientado e prescrito com eficcia e profissionalismo. V-se que o processo da prtica da avaliao antropomtrica est se tornando cada dia mais comum nas entidades que trabalham com a Educao Fsica, pois fica mais simples a realizao de trabalhos e busca de metas, com a presena de um diagnstico no incio das atividades. A aplicao da j citada avaliao em cursos da Polcia Militar do Paran, traria mais informaes ao instrutor de educao fsica, pois iria auxili-lo no manejo e planejamento de suas aulas. Ele tambm, iria procurar instrumentos e tcnicas, que mais retratam aquilo que se deseja descobrir sobre o condicionamento de seus alunos.

PETROSKI, E. L. Desenvolvimento e validao de equaes generalizadas para a estimativa da densidade corporal em adultos. Tese (Doutorado em Educao Fsica), Universidade Federal de Santa Maria, 1995. 3 MARTINS, J.C.B.; GIANNICHI, R.S. Avaliao & Prescrio da Atividade Fsica: guia prtico. 3 ed. Rio de Janeiro RJ: Ed. Shape, 2003. 4 FONTOURA, Andria Silveira da. Guia prtico de atividade fsica: uma abordagem didtica, abrangente e atualizada So Paulo, Ed. Phorte, 2008.

A avaliao antropomtrica vista como fundamental, no importa o objetivo do exerccio e deve estar presente no cotidiano de um bom instrutor. 5 Para, Martins & Giannichi 6, o mesmo traz que para uma correta utilizao da antropometria, necessrio que o avaliador tenha um razovel conhecimento de anatomia, bem como de instrumentos e tcnicas necessrios para uma boa coleta de dados. Este fato traria, que o instrutor, se no detentor de conhecimento das tcnicas da antropometria, seja por falta de especializao ou graduao na rea de Educao Fsica, busque a referida sabedoria por meio de leituras a bibliografias que tratam do assunto ou por consultas a outros instrutores que possuem experincia prtica, para que se consiga realizar a aplicao da avaliao com sucesso. Um fator determinador, traria que na busca de conhecimento, o instrutor sempre estaria se atualizando e utilizando de embasamentos cientficos, para serem aplicao em suas aulas, visando a busca da qualidade e profissionalismo. O estudioso na rea, Guedes 7, cita que a tcnica antropomtrica das medidas de circunferncias, dimetros e espessuras de dobras cutneas, tem sido um recurso frequentemente utilizado no estudo da composio corporal e conhecimento das caracterstica corporais de um indivduo. A partir disto, o instrutor aplicando a avaliao antropomtrica em seu discente, por meio das diversas tcnicas de mensurao, processamento de dados e clculos, conseguiria estimar variveis importantes que ajudariam a identificar riscos sade associados a nveis excessivamente altos ou baixos de gordura corporal nos seus avaliados, vindo assim a formular recomendaes ou fazer encaminhamentos a um profissional da rea da sade para apreciao e tratamento. Com isso, o instrutor iria conhecer o real estado fsico e composio corporal do seus alunos e prevenir futuros problemas de sade. Os trabalhos de avaliao, podero ser desenvolvidos pelo instrutor em diferentes locais e mtodos: estes estabelecidos em laboratrios, salas de aula, e aplicadas de maneira direta ou indireta. Vindo que, com o direcionamento bibliogrfico, o instrutor poder, com o auxlio de um monitor da disciplina, aplicar a
MATHEWS, Donald K. Medidas e avaliao em educao fsica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986. MARTINS, J.C.B.; GIANNICHI, R.S. Avaliao & Prescrio da Atividade Fsica: guia prtico. 3 ed. Rio de Janeiro RJ: Ed. Shape, 2003. 7 GUEDES, D.P. Composio corporal: princpios, tcnicas e aplicaes. 2a Edio. Londrina, Editora APEF, 1994.
6 5

avaliao no grupo em que se ir trabalhar e logo armazenado e processado as informaes, entregar os resultados da avaliao aos alunos, indicando e prescrevendo exerccios mais recomendados as caractersticas individuais de cada um. Um fator bastante importante sobre a avalio antropomtrica, ser a interpretao dos resultados que este instrutor realizar. Esta interpretao dever ser clara e objetiva por parte do instrutor. O mesmo dever levar em considerao que, muitas vezes, o aluno que ser avaliado leigo e no conseguir interpretar corretamente os resultados sem a explicao de um capacitado. Ento, o instrutor aplicar a avaliao antropomtrica em um primeiro momento para verificar a condio inicial do aluno e poder aps ou antes do termino de seus trabalhos realizar outra para verificar se os objetivos foram alados com os treinamentos.

3 PESQUISA DE CAMPO

Dados relevantes foram levantados com a pesquisa de campo. Ela contou com uma amostra bem diversificada, contendo oficiais policias e bombeiros militares, desde aqueles, que ingressaram na Polcia Militar do Paran no ano de 1998 at os que se formaram no ano 2009. Segue os levantamentos obtidos pelas respostas ao questionrio aplicado:

Conforme demonstrado pelo grfico, ficou claro que 76% da amostra nunca foi submetida a uma avaliao antropomtrica dentro da Polcia Militar do Paran durante seus perodos de formao na corporao. Fato este que, revela que a antropometria pouco se fez presente no acompanhamento dos alunos antes ou durante a prtica de atividades fsicas em seus perodos de formao.

Conforme demonstrado no grfico, ficou evidente que mais da metade da amostra 58% a favor da utilizao da avalio antropomtrica por parte do instrutor no auxlio do planejamento das aulas e treinamentos da disciplina de Educao Fsica Militar. Outro grupo da amostra opinou que a avaliao talvez pudesse ajudar o instrutor no manejo e programao das aulas. Uma minoria declarou que a avaliao no ajudaria o instrutor antes do mesmo iniciar um treinamento com seus alunos. Foi levantado outro ponto de vista na pesquisa de campo, que trata da repercusso da aplicao da avaliao antropomtrica no indivduo como aluno e

como a mesma avaliao poderia motivar ou incentivar a prtica de atividades fsicas, por existir um acompanhamento.

Conforme apurado, como forma de opinio, uma grande maioria da amostra, esta de 83%, se sentira mais incentivado em treinar e procurar um treinamento fsico adequado, sabendo suas medidas corporais. Assim, com as informaes coletadas, foi possvel de maneira simples, fazer um rpido diagnstico sobre a avaliao antropomtrica dentro da Polcia Militar do Paran.

4 CONSIDERAES FINAIS

Pelo que ficou indicado neste artigo, a presena de uma avaliao antropomtrica traria muitos benefcios, tanto para o instrutor de Educao Fsica Militar, quanto para os alunos deste. A presena de um direcionamento feito pelo plano de matria da disciplina de Educao Fsica, a respeito da mensurao das caractersticas da composio corporal dos alunos, possibilitar ao instrutor a busca do melhoramento na

recomendao das prticas de exerccios fsicos e busca de metas, durante a preparao fsica do aluno, para a futura profisso que o aguarda. Contudo, o processo de avaliao antropomtrica um fator que demandar no incio de sua execuo, um pouco de prtica e tempo do instrutor da disciplina Educao Fsica Militar, pois englobam a busca de conhecimento para sua realizao e principalmente recursos materiais para a sua aplicao. Por fim, um fator interessante que ser relevante para a instituio da Polcia Militar do Paran a respeito da Antropometria, ser o desenvolvimento da pesquisa em Educao Fsica, esta que, de maneira cientfica, conhecer o estado fsico do militar que ingressa na corporao e o estado em que ele entregue aps o trmino do seu curso de formao para a atividade policial ou bombeiro militar.

REFERNCIAS

FONTOURA, Andria Silveira da. Guia prtico de atividade fsica: uma abordagem didtica, abrangente e atualizada So Paulo, Ed. Phorte, 2008. GUEDES, D.P. Composio corporal: princpios, tcnicas e aplicaes. 2a Edio. Londrina, Editora APEF, 1994. MARTINS, J.C.B.; GIANNICHI, R.S. Avaliao & Prescrio da Atividade Fsica: guia prtico. 3 ed. Rio de Janeiro RJ: Ed. Shape, 2003. MATHEWS, Donald K. Medidas e avaliao em educao fsica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986. MONTEIRO, Luis Cludio Pereira. LOPES, Priscilla Maria Machado Lopes e. Avaliao para Atividades Fsicas. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005. NORTON, Kevin; OLDS, Tim. Antropomtrica Editora Artmed 2005. PETROSKI, E. L. Desenvolvimento e validao de equaes generalizadas para a estimativa da densidade corporal em adultos. Tese (Doutorado em Educao Fsica), Universidade Federal de Santa Maria, 1995. VIEBIG, Renata Furlan; NACIF, Marcia A. L. Avaliao Antropomtrica nos Ciclos da Vida So Paulo Editora Metha 2008.

You might also like