You are on page 1of 80

i c

N d

Apresentao

Empreendedor Licenciamento Ambiental Histrico O EIA O Empreendimento


reas de Influncia Diagnstico Ambiental

Impactos Ambientais Programas Ambientais Concluso e Prognstico Glossrio Ficha Tcnica

4 6 8 12 14 15 24 26 66 70 74 76 78

Apresentao

A Usina Hidreltrica de Itaocara UHE Itaocara um empreendimento de gerao de energia eltrica que ter, aps sua implantao, 195 megawatts de potncia e far parte do Sistema Interligado Nacional SIN. Este Relatrio de Impacto Ambiental RIMA apresenta de forma resumida e simplificada as informaes tcnicas e concluses geradas no Estudo de Impacto Ambiental EIA da UHE Itaocara, empreendimento projetado para se instalar no rio Paraba do Sul, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O RIMA tem por objetivo permitir um maior conhecimento das transformaes que a UHE Itaocara poder trazer para a populao e para a regio sua volta. Neste estudo so apresentadas as principais caractersticas do empreendimento e os principais aspectos socioambientais encontrados, buscando identificar impactos decorrentes da sua implantao na regio e analisar sua insero na bacia hidrogrfica do rio Paraba do Sul. Dessa forma, juntamente aos demais fatores ambientais e estudos tcnicos especficos, procura-se embasar a tomada de deciso quanto viabilidade ambiental do empreendimento. Assim, so apresentados tambm os Programas Ambientais que so propostos com o objetivo de minimizar, eliminar ou compensar os possveis impactos decorrentes da implantao e/ou operao da usina atravs de atividades que sero desenvolvidas futuramente para proteger o ecossistema local e o cotidiano da populao. O EIA, que contm as informaes completas dos estudos, pode ser consultado junto s Prefeituras Municipais ou no IBAMA, rgo licenciador da UHE Itaocara.

Empreendedor

e Consultora Ambiental

EMPREENDEDOR: Nome e/ou razo social: Itaocara Energia Ltda. CNPJ n 02.619.221/0001-78 / IE n 77.173.196 Nmero de inscrio no Cadastro Tcnico Federal (CTF): 708238 Endereo completo: Av. Marechal Floriano, 168, 2 andar, Corredor C, Centro, Rio de Janeiro RJ, Cep 20.080-002 Telefone e fax: 21. 2211-8907 / 21. 2211-2991 Endereo eletrnico: http://www.uheitaocara.com.br/ Representantes legais e profissional para contato: Luis Fernando Guimares Email: luis.guimaraes@light.com.br Tel/Fax: 21. 2211-2583 / 21. 2291-9207 CONSULTORA AMBIENTAL: Nome e/ou razo social: Ecology and Environment do Brasil Ltda. CNPJ n 01.766.605/0001-50 Nmero de inscrio no Cadastro Tcnico Federal (CTF): 23917 Endereo completo: Rua da Assemblia, 100/6 andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep 20.011-904 Telefone e fax: 21. 2108-8700 / 21. 2108-8709 Representantes legais e profissional para contato: Ivan Soares Telles de Souza Email: ivan.telles@ecologybrasil.com.br

Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental um instrumento de proteo e melhoria do meio ambiente, pois permite verificar a possibilidade de ocorrncia de impactos ambientais negativos causados pela construo, instalao, ampliao e funcionamento de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais. Atravs desse instrumento que so estabelecidas as medidas necessrias para a preveno, reparao e mitigao desses impactos. Dentre as atividades sujeitas ao licenciamento encontra-se a construo de barragens, atividade necessria para a gerao de energia hidreltrica, como o caso da UHE Itaocara. Para construo desse tipo de empreendimento, a legislao brasileira exige que o empreendedor obtenha a Licena Prvia (LP), a Licena de Instalao (LI) e a Licena de Operao (LO), junto ao rgo ambiental competente, que neste caso o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA).

Acompanhe o licenciamento pelo site www.ibama.gov.br/licenciamento N Processo: 02001-000175/2008-06


9

O IBAMA s emitir a Licena Prvia (LP) depois de analisar e aprovar os estudos ambientais apresentados pelo empreendedor. No caso da UHE Itaocara, foi exigida a elaborao do Estudo de Impacto Ambiental e de seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Assim, a elaborao do EIA integra a etapa de avaliao da viabilidade ambiental do empreendimento, que embasa o po sicionamento tcnico do rgo licenciador quanto concesso da Licena Prvia LP. Durante essa etapa podero ser feitas vistorias tcnicas no local pelo rgo ambiental para conhecer melhor a regio em anlise. No EIA/RIMA abordado um conjunto de aspectos relevantes para a construo da hidreltrica: as caractersticas socioambientais da regio, os impactos da construo e enchimento/operao e as medidas e projetos de minimizao desses impactos. Dentre os temas abordados, destacam-se: fauna, flora, recursos hdricos, zoneamento e uso do solo, organizao social e Patrimnio Histrico e Nacional. Depois de apresentado o EIA/RIMA, o IBAMA poder exigir complementaes ao estudo e a realizao de audincias pblicas, que tm o objetivo de apresentar sociedade o contedo do projeto e dos estudos ambientais, sanando dvidas e recolhendo crticas e sugestes. Aps a anlise e avaliao do estudo e a partir do resultado das audincias pblicas, o rgo ambiental decidir sobre a emisso da Licena Prvia (LP). Aps a emisso da LP tem-se a continuidade do processo de licenciamento, com a elaborao de novos estudos (Projeto Bsico Ambiental PBA, Projeto Executivo e Inventrio Florestal da rea de formao do reservatrio, dentre outros) e emisso da LI e da LO.
Fauna - conjunto de animais que habitam determinada regio. Flora - totalidade das plantas que habitam determinada regio.

10

VIABILIDADE

DESENVOLVIMENTO

INSTALAO

OPERAO

Projeto Conceitual

Estudos de Viabilidade

Projeto Bsico

Projeto Executivo

Construo e Montagem

Enchimento/ Operao

EIA/RIMA LP Audincia Pblica

Condicionantes da LP e Detalhamento dos Programas Ambientais

LI

Execuo dos Programas Ambientais

LO

Monitoramento

Licena Prvia (LP) Deve ser solicitada na fase de planejamento da implantao, alterao ou ampliao do empreendimento. Essa licena no autoriza a instalao do projeto, e sim aprova a sua viabilidade ambiental e autoriza sua localizao e concepo tecnolgica. Alm disso, a LP estabelece as condies a serem consideradas no desenvolvimento do projeto executivo.

Licena de Instalao (LI) - Autoriza o incio da obra ou instalao do empreendimento. O prazo de validade dessa licena estabelecido pelo cronograma de instalao do projeto ou atividade, no podendo ser superior a 6 (seis) anos. Empreendimentos que impliquem desmatamento dependem, tambm, da Autorizao de Supresso de Vegetao - ASV.

Licena de Operao (LO) - Deve ser solicitada antes de o empreendimento entrar em operao, pois essa licena que autoriza o incio do funcionamento do empreendimento. Sua concesso est condicionada vistoria a fim de verificar se todas as exigncias e detalhes tcnicos descritos no projeto aprovado foram desenvolvidos e atendidos ao longo de sua instalao e se esto de acordo com o previsto nas LP e LI. O prazo de validade estabelecido, no podendo ser inferior a 4 (quatro) anos e superior a 10 (dez) anos.

11

Histrico

A UHE Itaocara j havia passado por um processo de licenciamento que teve incio no final da dcada de 90. Nessa poca a Light, atravs da Light Sinergias, j detinha a concesso da UHE Itaocara que foi inicialmente de Furnas. Esse processo de licenciamento foi arquivado em 2005 por falta de movimentao e em 2008 foi aberto novo processo de licenciamento pela Itaocara Energia, nova razo social da Light Sinergias. A linha do tempo abaixo ilustra resumidamente o histrico da UHE Itaocara:

00

05

08

81

87

88

97

20

20

20

19

19

19

19

Furnas perde a concesso da UHE Itaocara.

Concluso dos estudos de viabilidade. A Light (j privatizada) solicita a autorizao para realizao dos estudos de viabilidade da regio de Itaocara. Furnas Centrais Eltricas recebe autorizao para desenvolver os estudos relacionados explorao do potencial hidreltrico do Rio Paraba do Sul (incluindo a regio de Itaocara) e a concesso para a usina hidreltrica do mesmo trecho.

A Light recebe manifestao do Ministrio de Minas e Energia desconsiderando a UHE do planejamento da expanso da oferta de energia. Paralisao dos estudos ambientais e consequente arquivamento do processo de licenciamento no IBAMA.

Aprovao pela Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL dos estudos de viabilidade tcnica desenvolvidos em 1999. Ainda nesse ano a Light apresenta ao IBAMA o EIA e o respectivo RIMA, e requer a Licena Prvia (LP) do empreendimento.

Abertura do novo processo de licenciamento junto ao IBAMA (Processo n. 02001.000175/2008) aps a retomada dos estudos e adequaes no projeto do empreendimento. Nesse ano o IBAMA emite novo Termo de Referncia para o empreendimento.

Apresentao dos novos estudos ambientais ao IBAMA e requerimento da LP.

20
13

10

O EIA
PROJETO
Justificativas Anlise de Alternativas O Empreendimento Caractersticas Gerais da Usina

MEDIDAS MITIGADORAS
Programas Socioambientais Gesto Ambiental da Obra Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental Sociais e Institucionais Plano Integrado de Sustentabilidade

IMPACTOS AMBIENTAIS
Identificao

REA DE INFLUNCIA
Definio da rea de Influncia Diagnstico Ambiental

Classificao Avaliao

CARACTERIZAO

ANLISE

PROPOSIES

Medidas Mitigadoras - so aquelas destinadas a prevenir impactos negativos ou reduzir sua magnitude. prefervel usar a expresso "medida mitigadora" em vez de "medida corretiva", uma vez que a maioria dos danos ao meio ambiente, quando no pode ser evitada, pode apenas ser mitigada ou compensada.

14

O empreendimento

JUSTIFICATIVAS
As previses de crescimento do pas para os prximos anos so otimistas e apontam para um mercado que continuar se desenvolvendo e que, consequentemente, aumentar a necessidade de oferta de energia no pas. Esse cenrio confirma a importncia de se estabelecer um sistema de gerao de energia confivel na regio sudeste (regio com maior demanda de energia eltrica do pas), para suportar o ritmo de crescimento esperado. Nesse contexto justifica-se a implantao de uma UHE na regio para atender s futuras demandas do setor. Com relao ao cenrio social e econmico, a implantao da UHE Itaocara ser cercada de todos os cuidados necessrios para minimizar possveis impactos e maximizar eventuais benefcios a serem promovidos na regio, contribuindo assim para uma maior confiabilidade energtica, necessria ao crescimento dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
15

ANLISE DE ALTERNATIVAS
A escolha do local de implantao de uma usina hidreltrica exige a realizao de estudos detalhados para maximizar energia a ser gerada e minimizar os impactos sobre os ecossistemas e as comunidades ali presentes. Assim, trs alternativas de localizao do barramento da UHE Itaocara foram analisadas considerando essas caractersticas:

ALTERNATIVA 1
Alternativa que considera o projeto original, apresentado em 2000, com a barragem localizada na extremidade de cima da ilha Serena (1.245 m de extenso), entre os municpios de Itaocara (RJ) e Aperib (RJ), com reservatrio na cota de 102,00 m acima do nvel do mar e gerao de 195 MW.

ALTERNATIVA 3
Barragem localizada entre os municpios de Pirapetinga (MG) e Cantagalo (RJ), um pouco abaixo do povoado de Porto Tuta, com reservatrio na cota 102 e gerao de 100 MW.

16

ALTERNATIVA 2

Construo de duas barragens, sendo a primeira entre os municpios de Itaocara (RJ) e Aperib (RJ), com reservatrio na cota 89,60 m e a segunda entre os municpios de Cantagalo (RJ) e Estrela Dalva (MG), na cota 102,00 m, mantendo a gerao de 195 MW. Nesta alternativa, evita-se o alagamento de duas comunidades: Formiga e So Sebastio do Paraba.

Alternativa escolhida Avaliando os dados de cada alternativa foi realizada uma anlise comparativa com base em critrios socioambientais para verificar qual seria a mais adequada para o empreendimento. Em uma primeira etapa, a Alternativa 3 foi excluda da anlise pois sua potncia menor do que a exigida pela ANEEL para esse empreendimento. Em seguida analisou-se a alternativa que considera a manuteno do projeto original (Alternativa 1), mas que do ponto de vista socioambiental no era a mais interessante. Foi ento escolhida a Alternativa 2, com a construo de duas barragens, evitando o alagamento das localidades de Formiga e So Sebastio do Paraba e reduzindo impactos sobre a biodiversidade local, uma vez que sua rea alagada total menor que a da Alternativa 1.
Biodiversidade - variabilidade de organismos vivos de todas as origens e os complexos ecolgicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espcies, entre espcies e de ecosistemas.

17

Volta Grande

O EMPREENDIMENTO
A UHE Itaocara est localizada no rio Paraba do Sul, ao noroeste do estado do Rio de Janeiro e a sudeste do estado de Minas Gerais, abrangendo os municpios indicados no quadro a seguir.

MG

Estrela Dalva Pirapetinga Santo Antonio de Pdua Aperib

RJ

Itaocara Cantagalo Carmo

O barramento mais a jusante do Paraba do Sul (Itaocara I), est localizado nos municpios de Itaocara (RJ) e Aperib (RJ), na extremidade montante da ilha Serena, com extenso total de cerca de 1.240 m. O segundo barramento (Itaocara II) fica a aproximadamente 26 km a montante do primeiro, prximo localidade de Formiga, nos municpios de Cantagalo (RJ) e Estrela Dalva (MG), e possui cerca de 626 m de extenso. A rea total de reservatrio de 49,39 km, sendo 11 km correspondentes ao prprio rio. A proposta original (Alternativa 1) previa uma rea de 76,57 km de reservatrio, com 12,1 km no rio. Com esse desenho, a rea inundada foi reduzida de 64,47 km para 38,39 km (uma reduo de 59%) em relao alternativa anterior. As localidades de Formiga (Estrela Dalva, MG) e de So Sebastio do Paraba (Cantagalo, RJ), que eram completamente inundadas, deixaram de ser (esta ltima correspondia rea urbana com a maior concentrao de populao a ser atingida pelo empreendimento). O quadro abaixo apresenta essas informaes.
Jusante - qualificativo de uma rea que fica abaixo de outra qual se refere. De uso comum ao se considerar uma corrente fluvial. Costuma-se empregar a expresso relevo de jusante para se descrever uma regio que est numa posio mais baixa em relao a uma mais elevada. o oposto de montante. Montante - um lugar situado acima de outro, tomando-se em considerao a corrente fluvial que passa na regio. O relevo de montante , por conseguinte, aquele que est mais prximo das cabeceiras de um curso dgua, enquanto o de jusante est mais prximo da foz.

rea total Reservatrio* Itaocara I


Itaocara II

rea do rio 11 km 6,92 km 4,08 km

rea alagada 38,39 km 34,57 km 3,82 km

49,39 km 41,49 km 7,9 km

* Reduo de 59%

Distncia entre os barramentos: 26 km

18

MAPA DE LOCALIZAO E ACESSOS

CARACTERSTICAS GERAIS DA USINA


Barramentos
As duas barragens da UHE Itaocara sero construdas em solo compactado. A barragem de Itaocara I ter altura mxima de aproximadamente 29 m e estar na elevao 93,60 m; a de Itaocara II ter 15 m e estar na elevao 106,00m. A altura das barragens e o nvel dgua que foram estabelecidos para os reservatrios so determinados de acordo com os resultados de estudos extremamente detalhados que avaliaram o histrico das chuvas e das cheias do rio Paraba do Sul, visando reduzir ao mximo a interferncia na populao local e no meio ambiente. Estes estudos consideram ainda a influncia de outras barragens que j se encontram em operao na bacia, alm daqueles em construo e em fase de estudos. A figura ao lado representa esquematicamente a situao atual dos empreendimentos hidreltricos no Rio Paraba do Sul e em seus principais afluentes nas proximidades da regio em que se pretende instalar a UHE Itaocara.

Potncia
Considerando os dois barramentos, a UHE Itaocara ter uma potncia total de 195 MW, sendo 145 MW vindo de Itaocara I e 50 MW de Itaocara II.
N.A.* Normal do Reservatrio (m) 89,6 102,00 N. A.* Normal Jusante (m) 64,00 91,00

Aproveitamento Itaocara I Itaocara II

Queda Bruta (m) 25,4 11,00

Potncia (MW) 145 50


* N.A. - Nvel de gua

20

EMPREENDIMENTOS HIDRELTRICOS

21

Cada barragem ser composta pelas seguintes instalaes:


TOMADA DGUA Local onde a gua entrar na regio de mquinas da UHE para se direcionar para o local de gerao de energia. A tomada dgua dotada de grades para evitar a entrada de detritos.

CANAL DE ADUO Estrutura que direciona a queda da gua da tomada dgua (em uma elevao mais alta) at a regio das mquinas (em uma elevao mais baixa). O canal de aduo possui comportas e grandes dutos para controlar o fluxo de gua que entrar na rea de gerao de energia.

linha de transmisso

subestao tomada dgua canais de aduo

VERTEDOURO Dispositivo que permite que a gua seja eliminada do reservatrio durante as condies de cheia, para manter o nvel mximo de gua sempre constante.

casa de fora vertedouro

CASA DE FORA A casa de fora onde a energia de fato gerada. A gua que captada na tomada dgua direcionada atravs do canal de aduo a turbinas que giram a partir da fora da gua passando. O movimento das turbinas aciona um gerador de energia eltrica. Depois de passar pelas turbinas, a gua sai da casa de fora pelo canal de fuga e volta pro rio. A vazo no canal de fuga calculada para que a gua que sai das turbinas no gere muita movimentao no leito do rio. No caso da UHE Itaocara, a vazo mxima da gua turbinada (aquela que ir sair pelo canal de fuga) 607 m/s em Itaocara I e 571 m/s em Itaocara II. Uma vez gerada energia, ela encaminhada para a subestao, que funciona como um ponto de controle e transferncia de energia para um sistema interligado nacional que a distribui atravs de linhas de transmisso permitindo que a energia seja utilizada em qualquer lugar do pas. 22

CONSTRUO DA UHE ITAOCARA


A construo da usina dever ocorrer durante 38 meses, porm a data para incio das obras ser definida durante o processo de licenciamento. No entanto, j se sabe que, em funo das variveis climticas, o perodo ideal para que ocorra o desvio do rio e enchimento dos reservatrios entre os meses de setembro e novembro. O desvio do rio ocorrer em duas fases: primeiro a margem do rio onde sero instaladas as estruturas de concreto (vertedouro, canal de aduo, casa de fora, etc.) fechada. Tanto para Itaocara I como para Itaocara II ser a margem esquerda. Nessa fase, o rio passa a correr apenas prximo margem direita, enquanto so construdas as estruturas e uma parte da barragem. Na segunda fase, o rio desviado e passa a correr sob o vertedouro e estruturas de concreto j concludas, enquanto constri-se o restante da barragem e efetua-se o seu fechamento.

ESTRUTURA DE OBRAS
Em alguns casos, as obras de Itaocara I e Itaocara II exigiro complementaes para a infra-estrutura dos municpios atingidos pelo empreendimento, principalmente nos municpios de Itaocara (RJ) e Estrela Dalva (MG), onde estaro os canteiros de obras, as obras de barramento e os alojamentos dos trabalhadores. Prximo s duas barragens existe uma malha de estradas estaduais, municipais e vicinais que daro acesso s reas do empreendimento. Especificamente, cabe mencionar a RJ-158 que margeia o rio Paraba do Sul no trecho dos futuros reservatrios e a RJ-166/RJ-152 e a RJ-170 que do acesso ao local. Todas elas podem ser utilizadas para fins de obra e posteriormente para acesso ao empreendimento durante sua operao.

UTILIZAO DE MO-DE-OBRA
2000 1800 1600 1400 1200 1000 800 600 400 200 0 UHE Itaocara I UHE Itaocara II

Mo-de-obra

No pico da obra podero ser necessrios at 1.800 trabalhadores. Isto dever ocorrer cerca de 12 meses aps o incio das obras.

11

13

15 17 Meses

19

21

23

25

27

29

23

reas de Influncia

DEFINIO DA REA DE INFLUNCIA


As reas de influncia de um empreendimento correspondem a todo o espao suscetvel s aes diretas e indiretas de sua instalao, tanto na etapa de implantao como de operao. Alm disso, considera-se tambm qual tema est sendo estudado, ou seja, meio bitico, meio fsico ou meio socioeconmico. Para a UHE Itaocara foram definidas quatro reas de influncia, de acordo com a dimenso e a extenso da influncia exercida pelo empreendimento. Veja na pgina ao lado.
rea de Influncia - rea externa de um dado empreendimento sobre a qual ele exerce influncia podendo trazer alteraes aos processos ecolgicos e socioeconmicos que nele ocorrem.

1) rea de Abrangncia Regional (AAR): Meio Fsico Meio Bitico


VEGETAO

Meio Bitico
FAUNA

Meio Socioeconmico

Bacia do Paraba do Sul

2) rea de Influncia Indireta (AII) Meio Fsico Meio Bitico


VEGETAO

Meio Bitico
FAUNA

Meio Socioeconmico Limites dos 08 municpios atingidos

Bacia contribuinte do reservatrio, desde a barragem de Ilha dos Pombos at o encontro do rio Paraba do Sul com o rio Pomba*
*especificamente para a anlise dos recursos hdricos, no Meio Fsico, foi considerada como AII toda a calha do rio Paraba do Sul at sua foz.

3) rea de Influncia Direta (AID) Meio Fsico Meio Bitico


VEGETAO

Meio Bitico
FAUNA

Meio Socioeconmico Localidades nas proximidades da rea do Reservatrio + APP + rea de obra

Reservatrio + APP + rea de obra

4) rea Diretamente Afetada (ADA) Meio Fsico Meio Bitico


VEGETAO

Meio Bitico
FAUNA

Meio Socioeconmico

Reservatrio + APP + rea de obra

25

Diagntico Ambiental

A REGIO
O Estudo de Impacto Ambiental tem incio com o estudo da regio onde ser inserido o empreendimento. preciso entender o meio que ser afetado, quais suas caractersticas antes da implantao do empreendimento para, depois, identificar os possveis impactos que o empreendimento pode causar e fazer uma anlise dos mesmos. Assim, o EIA apresenta o diagnstico ambiental da rea de influncia do empreendimento, com uma descrio e anlise dos recursos ambientais (agrupados em meios fsico, bitico flora e fauna, e socioeconmico) existentes na regio tal como existem atualmente.

Meio Fsico
A BACIA HIDROGRFICA DO RIO PARABA DO SUL
A bacia hidrogrfica do rio Paraba do Sul abrange partes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e So Paulo e destaca-se dentre as bacias brasileiras pela alta ocupao populacional e pela importncia econmica de sua indstria. A implantao de usinas hidreltricas uma realidade na bacia do rio Paraba do Sul, com cerca de 800 MW de potncia j instalados, distribudos em cerca de 30 usinas hidreltricas de diversos portes, incluindo as pequenas centrais hidreltricas. Com isso, os aproveitamentos hidreltricos instalados na bacia hidrogrfica montante de Itaocara alteraram o comportamento do rio natural no local do empreendimento. Dentre essas usinas, a mais prxima do local da UHE Itaocara a usina de Ilha dos Pombos, que comeou a operar em 1924 e o mais antigo aproveitamento hidreltrico localizado no rio Paraba do Sul. Todas as estruturas da UHE Itaocara estaro localizadas no trecho que vai da confluncia dos rios Paraba do Sul, Paraibuna e Piabanha, at a foz do rio Pomba. O rio Pirapetinga o principal curso dgua da rea de abrangncia do empreendimento e desgua diretamente no reservatrio. Atualmente, a gua do rio Paraba do Sul na rea projetada para UHE Itaocara usada principalmente para abastecimento da cidade de Itaocara e do distrito de Batatal; para atividades tursticas (cachoeiras, lagos, reservatrios de outras usinas hidreltricas) e em menor escala, para navegao.

Bacia Hidrogrfica - conjunto de terras onde ocorre o escoamento da gua das chuvas para esse curso de gua e seus afluentes. A formao da bacia hidrogrfica d-se atravs dos desnveis dos terrenos que orientam os cursos da gua, sempre das reas mais altas para as mais baixas.

27

BACIA HIDROGRFICA

QUALIDADE DA GUA
Em termos de qualidade da gua, o rio Paraba do Sul apresenta um ambiente de guas correntes com indicativos de contaminao ambiental do corpo dgua. Um dos responsveis pela contaminao de ambientes aquticos o esgoto domstico no tratado, que eleva a carga orgnica de nutrientes e de bactrias de origem fecal.

30

Para fazer um diagnstico da qualidade da gua (limnologia) na regio da UHE Itaocara, foi realizada uma srie de levantamentos feitos ao longo de um ano, considerando todos os ciclos do rio seca, enchente, cheia e vazante. Durante essas campanhas, foram realizadas coletas de amostra de gua e de sedimento em doze pontos, sendo 10 no rio Paraba do Sul, 1 no rio Angu e 1 no rio Pirapetinga. Alm disso, foi realizada uma simulao por computador para verificar como ficariam a qualidade da gua aps a construo do reservatrio e durante sua operao. Com a implantao da usina, os resultados da simulao no computador indicam uma melhoria da qualidade da gua do rio Paraba do Sul. Isso ocorrer provavelmente em funo dos processos de depurao e sedimentao que ocorrero nos reservatrios no perodo de operao. No h qualquer indicativo de que podero ocorrer problemas de qualidade da gua capazes de restringir seus usos, em nenhuma parcela de seu volume, tanto a montante como a jusante dos barramentos, por todo ciclo anual. No h indicativos ainda de violaes importantes dos limites estabelecidos pela legislao brasileira (Resoluo CONAMA 357/05 para guas doces de Classe 2).

PONTOS DE COLETA - LIMNOLOGIA

31

RELEVO E CLIMA
A rea da UHE Itaocara localiza-se na Serra do Mar, em um trecho em que predominam colinas com diferentes amplitudes de relevo, em que a distncia entre o topo e o fundo de vale pode variar de duzentos metros at seiscentos metros. Estas condies de relevo tm grande influncia nas temperaturas e no regime das chuvas.

PRECIPITAO TOTAL ACUMULADA (mm)


O clima na regio onde ser implantada a UHE Itaocara tropical de altitude caracterizado por duas estaes distintas com chuvas concentradas no vero e seca no inverno.
300 150 200 150 100 50 0 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

TEMPERATURA MDIA DO AR (C)


30

As temperaturas mdias anuais so moderadas, variando entre 25C e 28C na mxima e 15C e 18C na mnima.

25 20 15 10 5 0 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

UHE Estao Cordeiro Estao Itaperuna

Estaes onde se mede o ndice pluviomtrico e a temperatura, escolhidas pelas suas condies de caractersticas de altitude e localizao geogrfica em relao UHE Itaocara.

32

Em funo das chuvas na regio possvel analisar os nveis de gua dos rios. Como acontece de maneira geral por toda a bacia do Paraba do Sul, os valores mdios mensais, apresentado a seguir, mostram que o ano hidrolgico em Itaocara inicia em outubro e se estende at setembro do ano seguinte, quando so registrados os nveis mais baixos no rio. O perodo de cheias acontece entre dezembro e abril.

VAZO MDIA MENSAL


900 800 700 600 Vazo m/s 500 400 300 200 100 0
OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

33

SOLO
No geral, o uso do solo nesta regio est voltado para agropecuria, sem um plano de manejo adequado, ou seja, com retirada da vegetao e muitas vezes com uso de queimadas sucessivas e prticas mal conduzidas de pasto. Alm disso, observa-se tambm atividade mineral rudimentar em alguns trechos do rio. Desta forma, as prticas de uso e ocupao do solo mal planejadas, aliadas a sua baixa fertilidade natural, contribuem para promover a perda de matria orgnica e de nutrientes do solo e reduo na capacidade de infiltrao da gua, favorecendo o aparecimento de processos erosivos. Destaca-se ainda que, em funo da declividade do terreno e de certas condies do clima local (principalmente intensidade e durao das chuvas), os processos erosivos tendem a se agravar ainda mais.

Meio Bitico
Vegetao
REMANESCENTES FLORESTAIS
Os remanescentes florestais esto concentrados principalmente nos topos de morro e nas reas mais ngremes da regio. Este fato est associado dificuldade do cultivo agrcola e do pastoreio do gado nestas reas que, com o passar do tempo, permitiu o crescimento de espcies arbreas. Os remanescentes florestais mais representativos dentro da paisagem de estudo podem ser vistos no municpio de Volta Grande (A); em uma rea elevada na regio de Porto do Tuta, no municpio de Pirapetinga (B); e na Serra de Santa Cndida, nas proximidades de Monte Caf, no municpio de Santo Antnio de Pdua (C). Por apresentarem condies mais conservadas, nestas reas foram encontradas as maiores variedades de plantas e animais.

REA C REA A
Porto Tuta Formiga So Sebastio do Paraba

REA B

REAS DE COLETA - VEGETAO


35

LEVANTAMENTO DA FLORA
O estudo procurou amostrar a estrutura e a composio da vegetao passvel de ser inundada pela formao do reservatrio da UHE Itaocara, com destaque para os fragmentos isolados de mata ciliar e as ilhas cobertas por vegetao nativa. Ressalta-se que dentro da provvel rea de interveno, aproximadamente 85 % utilizada para atividades agropastoris. A vegetao nas margens dos rios e das ilhas se apresenta com poucas espcies, dentre as quais se destacam principalmente ing (Inga vera) e crton (Croton urucurana). Nos fragmentos nos topos dos morros e nas encostas h um predomnio de sombreiro (Clitoria fairchildiana), arco de pipa (Erythroxylum pulchrum) e angico branco (Anadenanthera colubrina). Entretanto, alguns fragmentos apresentam uma maior variedade de espcies do estrato arbreo, como exemplo, sapucaia (Lecythis pisonis), brosimum (Brosimum gaudichaudii) e sapucainha (Carpotroche brasiliensis). Dentre o total de espcies arbreas registrados em campo, algumas esto presentes nas listas de espcies ameaadas do IBAMA sendo as mais sensveis: jequitib (Cariniana ianeirensis), imbirema (Couratari asterotricha), jacarand da bahia (Dalbergia nigra) e trichilia (Trichilia silvatica).
Sangra-d'gua, Croton urucurana

36

VEGETAO
Espcies ameaadas de extino Cedro (Cedrela fissilis), cerejeira (Amburana cearensis), imbirema (Couratari asterotricha), pau-marfim (Balfourodrendon riedelianum). Jequitib (Cariniana ianeirensis). Jacarand-da-baia (Dalbergia nigra) e cutieira (Joanesia princeps).

Mata Atlntica
A rea de influncia da UHE Itaocara est dentro do Bioma Mata Atlntica. Apesar de se destacar por ser uma das regies com maior biodiversidade do planeta, atualmente restam apenas 7% da rea original deste bioma. A Mata Atlntica tambm guarda alguns nmeros impressionantes a respeito de endemismos: das 250 espcies de mamferos que nela ocorrem, 55 so endmicas; 405 espcies de anfbios, com 90 endmicas; 200 espcies de rpteis (60 endmicas) e das 1.020 espcies de aves (57% do total registrado para o Brasil), 207 so endmicas.

Espcie rara Espcies vulnerveis

Me-boa, Cissus sicyoides

Cerejeira, Amburana cearensis

Garapa, Apuleia leiocarpa

Espcies Endmicas - Espcies que ocorrem dentro de uma rea restrita, no caso, as espcies que ocorrem apenas na Mata Atlntica.

37

UNIDADES DE CONSERVAO
Ao longo da bacia do rio Paraba do Sul existem vrias Unidades de Conservao UC, algumas de grande destaque nacional e internacional, como o Parque Nacional de Itatiaia (primeiro Parque Nacional criado no Brasil), o Parque Nacional da Serra dos rgos, a Reserva da Biosfera da Mata Atlntica e a APA Federal da Serra da Mantiqueira. As UCs mais prximas da rea de influncia da UHE Itaocara so: RPPN Boa Vista e Pharol, a 10,69 km de distncia (em Santo Antnio de Pdua) Parque Estadual (PE) do Desengano, a 29,4 km de distncia (Santa Maria Madalena-RJ) rea de Proteo Ambiental (APA) do Frade, a 52,7 km de distncia (Terespolis-RJ) Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN) Sitio Sannyasim, a 57 km de distncia (Descoberto-MG)

38

MAPA DE UNIDADES DE CONSERVAO

Meio Bitico
Fauna terrestre
LEVANTAMENTO DA FAUNA
Para que se possa avaliar os impactos da implantao de uma hidreltrica sobre a fauna que ocorre no local importante conhecer as espcies animais que ocupam e circulam nestas reas de forma a estimar as conseqncias que as modificaes causadas pelo empreendimento podem provocar sobre elas. O levantamento da fauna permite conhecer as espcies e as reas que elas ocupam, bem como identificar aquelas que so consideradas ameaadas, raras e bioindicadoras. O levantamento da fauna realizado para a UHE Itaocara incluiu informaes de outros estudos realizados na regio e tambm duas campanhas de campo, nas quais foram estudadas as aves, a herpetofauna (rpteis e anfbios), os mamferos e os moluscos e mosquitos vetores de doenas. O levantamento foi realizado em trs regies de amostragem, localizadas nas reas do entorno do reservatrio que contm os maiores fragmentos florestais, conforme figura abaixo. O estudo concluiu que o ambiente da rea de influncia da UHE Itaocara encontra-se bastante alterado, com poucas reas de mata, tendo sido identificadas poucas espcies animais, em comparao a outras regies mais preservadas da Mata Atlntica. Alm disso, a maioria das espcies de animais registrados ocorre tambm em outras regies (so de ampla ocorrncia) e tem poucas exigncias de habitat.

REA A REA C REA B


Formiga So Sebastio do Paraba Porto Tuta

REAS DE COLETA - FAUNA


40

Aves (Avifauna)
Durante as campanhas de campo na rea da UHE Itaocara, foram registradas 155 espcies de aves. Dentre estas, 13 so endmicas da Mata Atlntica e 36 so consideradas ameaadas. Somadas, elas correspondem a 30% do total de espcies registradas. Entre elas merecem destaque: a maracan-verdadeira (Primolius maracana), ameaada pelo trfico de animais; o cuitelo (Jacamaralcyon tridactyla), endmico da Mata Atlntica e o picapaudourado-escuro (Piculus chrysochloros). Alm dessas, foram registradas ainda quinze espcies migratrias, dentre elas: o anu-coroca (C. major), a noivinha branca (Xolmis velatus), o suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa), o bem-te-vi (Pitangus sulphutarus), a tesourinha (T. savana), a mariacavaleira (Myiarchus ferox) e o ti-preto (Tachyphonus coronatus). A nica espcie extica registrada na regio foi o pardal (Passer domesticus), que pode ser encontrada na maior parte das cidades do mundo.

Espcies Bioindicadoras - Grupos que respondem de forma relativamente rpida s modificaes ambientais. A presena, ausncia e abundncia dessas espcies indicam o estado de conservao do ambiente. As aves, mamferos, rpteis e anfbios so utilizados com freqncia como espcies bioindicadoras. Campanhas de campo - So pesquisas realizadas no local de interesse que permitem avaliar as espcies que l ocorrem. So realizadas atravs de mtodos de captura (como armadilhas e redes) e por observao de indivduos e seus vestgios, como fezes, pegadas etc. Vetores - Transmissores de doenas.
Espcies migratrias - espcies de aves que se deslocam em determinadas pocas do ano para regies com maior quantidade de alimento, retornando posteriormente para seu local de origem.

AVES
Espcies ameaadas de extino 36, dentre as quais, destacam-se a maracanverdadeira (Primolius maracana), ameaada pela comercializao e o picapau-dourado-escuro (Piculus chrysochloros). Pardal (Passer domesticus)

Espcie extica

Peitica, Empidonomus varius

Cuitelo, Jacamaralcyon tridactyla

41

Mamferos (Mastofauna)
No levantamento de mamferos foram estudados os pequenos mamferos (ratos e cucas) os de mdio e grande porte (gatos do mato, cachorros do mato, etc.) e os morcegos. Neste estudo foram registradas 44 espcies de mamferos na rea de influncia da UHE Itaocara, das quais 19 so de morcegos. As espcies mais abundantes foram a cuca (Marmosops incanus) e o gamb (Didelphis aurita). Doze das espcies de mamferos encontradas na regio so consideradas ameaadas de extino. Na rea da UHE Itaocara tambm foram registradas duas espcies exticas, comuns em reas degradadas e ocupadas pelo homem: o camundongo (Mus musculus) e o rato (Rattus rattus). Durante as campanhas de campo, tambm foram avistadas com freqncia gatos e cachorros domsticos, o que indica que as reas de floresta na regio encontram-se significativamente alteradas pela presena humana.

Gamb, Didelphis aurita

Espcies exticas - So espcies que no ocorrem naturalmente em determinado ambiente, originrias de outras regies ou pases.

MAMFEROS
Espcies ameaadas de extino 12: os tamandus Myrmecophaga tridactyla e Tamandua tetradactyla; os tatus Cabassous sp. e Dasypus septemcinctus; a lontra (Lontra longicaudis); a irara (Eira Barbara); o lobo-guar (Chrysocyon brachyurus), o gato do mato (Felis tigrinus) e os mocegos Chiroderma dioriae e Platyrrhinus recifinus, o macaco prego (Cebus nigritus) e a paca (Cuniculuis paca).
Morcego, Platyrrhinus lineatus

42

Pererequinha Dendropsophus branneri Perereca das folhagens Phyllomedusa rohdei

Rpteis e anfbios (Herpetofauna)


Os estudos registraram 30 espcies da herpetofauna, sendo 21 espcies de anfbios e 9 de rpteis. Dois dos anfbios identificados (Ischnocnema oea e Scinax trapicheiroi) so espcies endmicas da Mata Atlntica e a maior ameaa a estas espcies a perda e a transformao de seu ambiente por causa das atividades humanas. Entre os rpteis tambm ocorre a Lagartixa-de-parede (Hemidactylus mabouia), espcie extica muito comum em ambientes modificados pelo homem, inclusive no interior de casas.

REPTIS E ANFBIOS
Espcies ameaadas de extino Espcie extica 2 anfbios: Ischnocnema OEA e Scinax trapicheiroi. 2 rpteis: o cgado Mesoclemmys hogei e o jacar de papo amarelo Caiman latirostri. Lagartixa de parede (Hemidactylus mabouia)

Moluscos e Mosquitos vetores de doenas


Quando se pensa em barragem ou outras interferncias sobre os rios, o ponto relacionado sade que mais se destaca so as doenas cuja forma de transmisso ao homem est relacionada aos ambientes aquticos. A esquistossomose uma dessas doenas, na qual o parasito causador (Schistosoma mansoni) aps passar parte de seu ciclo de vida em moluscos, deixa o animal e passa a viver em ambientes midos, podendo penetrar na pele de seres humanos que tenham contato com esses ambientes. Para avaliar os riscos de disseminao desta doena na regio da UHE Itaocara, foram coletados moluscos em locais identificados como criadouros (rios, riachos, alagados, crregos e audes) mas nenhum deles estava infectado pelo parasito que causa a esquistossomose. Entretanto, como existem casos desta enfermidade em reas prximas usina, torna-se prudente o acompanhamento peridico da fauna de moluscos presente na rea de influncia do empreendimento. Outro aspecto importante refere-se s doenas transmitidas por mosquitos. exceo da dengue, os levantamentos sobre sade mostraram que a regio apresenta um nvel baixo para este tipo de enfermidade. Durante o trabalho de campo na rea da usina, foram encontrados exemplares de mosquitos transmissores da dengue, mas felizmente todos os municpios da rea de influncia contam com um programa municipal de controle desta doena.
43

Meio Bitico
Fauna aqutica
Ictiofauna e ictioplncton
Para o estudo da ictiofauna e do ictioplncton foram realizadas quatro campanhas de amostragem no rio Paraba do Sul, ao longo da rea de influncia diretamente afetada pelo empreendimento, no decorrer de um ano. As amostragens foram realizadas em locais montante e jusante do local definido para construo dos barramentos. Adicionalmente, foram realizadas coletas no rio Pirapetinga e em afluentes menores da margem direita. O levantamento da ictiofauna considerou tambm estudos realizados anteriormente na regio, como um realizado no rio Pomba entre agosto de 1997 e agosto de 2007. Nesse estudo foram capturados 6033 indivduos distribudos em 67 espcies. As famlias com maior nmero de representantes foram Characidae (17), Loricariidae (8), Cichlidae (6), Anostomidae (5). Para a amostragem realizada no presente estudo foram utilizadas redes de espera, peneiras, redes de arrasto tipo picar e tarrafa, como ilustrado nas figuras ao lado. A utilizao de mtodos variados permite a amostragem de espcies de diferentes tamanhos, usos de hbitats e perodos de atividade.
Amostragem com tarrafa

Amostragem com rede picar

Amostragem com peneira

Piabanha

Ictiofauna - a fauna de peixes de uma regio. Ictioplncton - Ovos e larvas de peixes.

Dourado

44

Durante as campanhas de campo foram capturados 907 indivduos de 37 espcies de peixes, em oito pontos de coleta conforme a figura abaixo. Isto representa de 23 a 29% da riqueza estimada para a bacia do Paraba do Sul. Alm das 37 espcies registradas, pelo menos outras 13 so conhecidas para a regio de implantao do empreendimento, a maioria delas extica bacia. A nica espcie ameaada registrada na regio diretamente afetada pelo empreendimento foi a pirapetinga (Brycon insignis). No estudo anterior, realizado no rio Pomba, alm da pirapetinga, outras trs espcies ameaadas foram registradas: o surubim (Steindachneridion parahybae) e os cascudos Pogonopoma parahybae e Delturus parahybae. Os cascudos P. parahybae e D. parahybae, alm de estarem ameaados, so espcies de distribuio restrita bacia do Paraba do Sul. O estudo de ictioplncton importante de ser realizado pois possibilita identificar as espcies de peixes que esto se reproduzindo na rea, bem como as reas utilizadas para reproduo. Com os resultados desse estudo possvel avaliar reas de maior importncia para a manuteno da ictiofauna. As amostras de ictioplncton foram coletadas com redes de plncton cnico-cilndricas prximas s margens em reas correntosas. Ao longo do estudo, foram coletadas 38 formas iniciais de peixes. A maior densidade de formas iniciais coletadas foi da ordem Characiformes seguida pela ordem Siluriformes. Entretanto, boa parte dos registros no pde ser identificada, pois tratavam-se de ovos e larvas danificados ou em fases de desenvolvimento na qual a identificao de sua espcie no possvel.

PONTOS DE COLETA - ICTIOFAUNA E CARCINOFAUNA

45

Mamferos semi-aquticos
O estudo de mamferos aquticos na rea de influncia da UHE Itaocara foi realizado atravs de duas campanhas de campo, realizadas em fevereiro (perodo chuvoso) e junho (perodo seco) de 2009. Com o objetivo de buscar vestgios de mamferos aquticos (como pegadas, fezes, tocas), ou sua avistagem, foi percorrido um trecho o rio Paraba do Sul da Usina de Ilha dos Pombos at a entrada do rio Pomba, um trecho do rio Pomba e outro do rio Pirapitinga, com um barco a motor. Apenas uma espcie de mamfero semi-aqutico foi encontrada na regio, a lontra (Lontra longicaudis), que foi registrada atravs de vestgios, no tendo sido avistado nenhum indivduo. Esta espcie aparece na lista de Minas Gerais como vulnervel extino e considerada ameaada pelo trfico de animais (Apndice I da CITES).

Quelnios aquticos
O estudo dos quelnios aquticos foi realizado atravs de trs campanhas de campo realizadas em maro, junho e julho/agosto de 2009. O estudo teve o objetivo especfico de buscar avaliar a ocorrncia do cgado-de-hogei na regio, pois essa uma espcie ameaada de extino, e que ocorre em uma rea restrita, que engloba a rea de influncia da UHE Itaocara, entretanto foram buscados dados tambm sobre as outras espcies de quelnios aquticos que ocorrem na regio. Para o estudo foram utilizadas armadilhas do tipo Fike-nets, especialmente desenvolvidas para a captura de quelnios, e armadilhas artesanais usadas para pesca de subsistncia. Foram tambm feitas entrevistas informais com pescadores e proprietrios de terra s margens do rio de modo a servir de possveis complementaes ao diagnstico. Os animais capturados foram marcados e devolvidos ao rio.

Redes do tipo "Fike-nets" instaladas na rea de implantao da UHE Itaocara.

Redes artesanais instaladas na rea de implantao da UHE Itaocara.

46

As espcies de quelnios identificadas na regio do empreendimento foram o cgado-dehogei (Mesoclemmys hogei), o cgado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) e o cgado-depescoo-comprido (Hydromedusa maximiliani). O cgado de Hogei foi identificado tanto na rea prevista para implantao da UHE Itaocara, quanto no trecho do rio abaixo do local de implantao da barragem da usina. O cgado-de-hogei classificado como espcie ameaada de extino nos trs estados brasileiros onde ocorre (Minas Gerais, Esprito Santo e Rio de Janeiro), na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaada de Extino e na lista vermelha da IUCN Unio Internacional para Conservao da Natureza - que rene as espcies globalmente ameaadas de extino.

Carcinofauna (camares e caranguejos)


No trecho do rio Paraba do Sul onde est previsto o empreendimento podem ser encontradas cinco espcies de camares, so elas: dois camares de pedra (Atya scabra e Atya gabonenis); dois pitus (Macrobrachium acanthurus e Macrobrachium potiuna); e a Lagosta de So Fidlis (Macrobrachium carcinus). A Lagosta de So Fidlis (Macrobrachium carcinus) a espcie de crustceo de maior importncia econmica para os pescadores desta regio do rio Paraba do Sul. O camaro pedra (Atya scabra), apesar do seu grande porte, no tem importncia econmica devido a sua baixa abundncia e dificuldade de pesca, pois esta espcie no entra nas gaiolas de pesca passiva. O pitu (Macrobrachium olfersi), segundo os pescadores locais, pescado e utilizado como isca para a pesca de peixes pelos pescadores do rio Pomba. Durante o levantamento realizado foram registradas duas espcies de camares e um caranguejo na rea de influncia da UHE Itaocara: duas espcies de Pitu (Macrobrachium carcinus e M. olfersi) e o caranguejo de gua doce (Trichodactylus petropolitanus), apesar de outras espcies serem esperadas para a rea. Dentre essas espcies, apenas uma das espcies de pitu (M. carcinus) consta no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaada de Extino (MMA 2008). Segundo este livro, esta espcie est no status de ameaada (MMA, 2004) e na categoria vulnervel no Brasil.

Macho de Lagosta de So Fidlis (Macrobrachium carcinus).

47

Meio Socioeconmico
ASPECTOS DOS MUNICPIOS
Populao
Apesar da importncia social e econmica das atividades produtivas realizadas nas reas prximas ao empreendimento e nas reas rurais de uma forma geral, a maior parte da populao dos municpios reside nas reas urbanas.

MUNICPIOS E REAS Estrela Dalva/MG Pirapetinga/MG Volta Grande/MG Aperib/RJ Cantagalo/RJ Carmo/RJ Itaocara/RJ Santo Antnio de Pdua/RJ AII

POPULAO 2.497 10.240 5.166 8.820 19.799 16.690 22.069 40.145 125.426

URBANA (%) 70,6 87,2 73,2 88,7 67,9 75,9 72,6 75,4 75,5

RURAL (%) 29,4 12,8 26,8 11,3 32,1 24,1 27,4 24,6 24,5

Populao da AAR

9.412.668

48

Rede Geral de Esgoto


No municpio de Carmo observa-se o menor percentual de domiclios, urbanos e rurais, ligados rede de esgoto (37,9%). Em Pirapetinga observa-se o maior percentual de domiclios urbanos que contam com rede de esgoto (93,2%) e o segundo menor percentual de domiclios rurais que tm acesso a este servio (1,8%). No municpio de Carmo os percentuais de domiclios rurais e urbanos com rede de esgoto so muito prximos, contrariando a tendncia observada nos demais municpios. O quadro a seguir apresenta um panorama geral dos oito municpios da rea de influncia do empreendimento. Observa-se que quase 80% da populao da rea rural no dispem de mecanismo adequado para esgotamento sanitrio.

NMERO TOTAL DE DOMICLIOS

RURAL

35.519
URBANA

8.712

Tipo de esgotamento sanitrio (% mdia)


SITUAO DO DOMICLIO
URBANA RURAL TOTAL

26.807

REDE GERAL DE ESGOTO OU PLUVIAL 78,9 14,5 63,5

FOSSA SPTICA 1,6 7,6 2,9

FOSSA RUDIMENTAR 7,8 12,3 9,1

VALA

RIO, LAGO OU MAR 4,9 12,3 6,7

OUTROS

NO TINHAM BANHEIRO NEM SANITRIO 0,5 5,4 1,7


49

6,0 44,4 15,2

0,2 3,4 1,0

Abastecimento de gua por Rede Geral


Em Itaocara quase a totalidade dos domiclios urbanos conta com abastecimento de gua por rede geral, enquanto este tipo de atendimento no chega a alcanar 20% dos domiclios rurais. No municpio de Pirapetinga est o mais baixo percentual de domiclios rurais com o servio de abastecimento de gua. Em Carmo h uma situao incomum, mais da metade dos domiclios rurais possuem abastecimento de gua por rede.

Servio de Coleta de Lixo


No municpio de Carmo o percentual de domiclios atendidos pelo servio de coleta de lixo proporcionalmente superior aos outros municpios, abrangendo mais da metade do total de domiclios. Em Pirapetinga h um grande contraste: o maior percentual de domiclios urbanos atendidos pelo servio de coleta e o menor percentual de domiclios rurais com este servio. Em relao aos reflexos do esgoto e do lixo no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas importante saber no apenas o percentual de domiclios ligados a rede ou que contam com coleta, mas sobre o destino final deste lixo e esgoto. Segundo os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico, realizada pelo IBGE em 2000, os nicos municpios a contar com sistemas para o tratamento do esgoto eram Itaocara e Aperib. No primeiro apenas 28% do esgoto recebia tratamento e no segundo apenas 25%. O resultado da falta de tratamento do esgoto aparece nos dados de qualidade da gua levantados em 2009, onde se encontrou uma quantidade de coliformes termotolerantes 10 vezes acima do limite estabelecido. O destino final do lixo nos municpios da rea da UHE Itaocara variado. Em Santo Antnio de Pdua, Itacoara e Aperib utilizado vazadouro a cu aberto (lixo), mas estes municpios esto em um consrcio que envolve outros municpios para a criao de um aterro sanitrio. Cantagalo e Pirapetinga encaminham seu lixo para usinas de reciclagem e aterros sanitrios. Em Cantagalo ainda h um aterro controlado. Em Carmo, o vazadouro a cu aberto foi fechado e atualmente o lixo enviado para um Aterro Sanitrio em Terespolis, estes municpios fazem parte de um consrcio com o objetivo de buscar solues em conjunto para o destino do lixo. Em Estrela Dalva e Volta Grande lixo enviado para vazadouros a cu aberto.

50

O quadro a seguir apresenta um panorama geral dos oito municpios da rea de influncia do empreendimento. Observa-se que cerca de 70% da populao da rea rural queimam o lixo.

NMERO TOTAL DE DOMICLIOS

RURAL

35.519
URBANA

8.712

26.807

Destino do lixo (% mdia)


SITUAO DO DOMICLIO
URBANA RURAL TOTAL

COLETADO

QUEIMADO

ENTERRADO

JOGADO EM JOGADO EM RIO, TERRENO BALDIO LAGO OU MAR OU LOGRADOURO 1,8 6,6 2,9 1,2 3,2 1,6

OUTRO DESTINO 0,1 0,9 0,3

93,7 19,8 75,8

4,4 70,4 20,3

0,0 2,0 0,6

51

reas Potenciais para Realocao da Populao Atingida


Para a limpeza e enchimento dos reservatrios haver necessidade de realocao de aproximadamente 700 famlias residentes na rea a ser alagada e durante o diagnstico sobre os Modos de Vida da populao foram levantadas algumas sugestes de locais que podem servir para estas famlias. Os pesquisadores tambm procuraram tcnicos dos escritrios locais da EMATER para levantar possibilidades de novas reas. Os estudos levantaram o potencial agrcola da rea onde se inserem essas famlias (AID e ADA) e tambm das reas adjacentes, at o limite da AII (rea de influncia indireta - 08 municpios atingidos). Observa-se, portanto, que praticamente todas as classes de aptido agrcola dos solos apresentam certa restrio de uso. Tal condio inclui terras com limitaes fortes para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao, observando as condies do manejo considerado. Essas limitaes reduzem a produtividade ou os benefcios, ou ento aumentam os insumos necessrios de tal maneira que os custos s seriam justificados marginalmente.

APTIDO AGRCOLA

PASTAGEM PLANTADA

LAVOURA

35% 30%
SEM APTIDO

35%

Quando so consideradas apenas as reas da AID, verifica-se a permanncia das mesmas classes predominantes, porm aqui as terras apresentam aptido regular para utilizao seja com lavoura seja com pastagem plantada, o que significa que as limitaes para produo so moderadas. Trata-se, na realidade, de terras que compem as plancies de inundao do rio Paraba do Sul e, portanto, apresentam atributos fsico-qumicos mais aptos ao cultivo, pois no perodo de cheia o rio recobre essas reas marginais e parte dos sedimentos depositada no solo. Ao fim deste perodo o nvel do rio desce e os sedimentos depositados fertilizam tais reas, conhecidas como vrzeas.

52

MAPA DE APTIDO AGRCOLA


Delimitao das classes obtidas a partir da avaliao das anlises fsicas e qumicas realizadas no campo, em laboratrio e no escritrio.

ASPECTOS CULTURAIS E SIMBLICOS


A maior parte das pessoas que sero atingidas pelo empreendimento vive em comunidades s margens do rio Paraba do Sul. Para entender os aspectos culturais destas populaes, buscou-se observaras relaes entre os membros das comunidades e das comunidades entre si. A partir disso foram verificados dois pontos fundamentais na organizao cultural destas comunidades: as relaes de parentesco e os eventos que congregam estas pessoas.

A gente aqui troca dia com o pessoal que parente da gente porque s vezes eu no tenho dinheiro para pagar a diria. A o meu irmo, cunhados e sobrinhos vm trabalhar para mim (...) e depois eu fico devendo o dia para eles, ai a gente, vai se ajudando.
(Morador de Barra de Santa Luzia, 2009)

Relaes de parentesco
A histria das comunidades se mistura com a histria das prprias famlias que as compem. Pelo relato das pessoas, o incio da ocupao da regio se deu com a chegada de uma ou duas famlias que fragmentaram suas propriedades entre seus respectivos herdeiros. No incio ocorreram muitos casamentos entre primos, mas na medida em que as comunidades se estabeleciam e aumentavam em nmeros, comearam os casamentos entre comunidades e os laos de parentesco se estenderam pelas margens do Paraba. At hoje essas comunidades so formadas, principalmente, por pessoas que compartilham laos de parentesco. A ocorrncia de muitos parentes nas comunidades considerada como um elemento positivo e que possibilita ajuda mtua para a produo e um convvio de confiana e tranqilidade.

Olha, a nossa famlia mora aqui h muitos anos. Meu pai que j est com mais de 80 anos praticamente foi criado neste lugar, casou com a minha me e foi criando os filhos aqui. Por isso, todo mundo conhece todo mundo e ningum mexe nas coisas da gente (...) j na cidade aquela anarquia que se voc no dormir trancado, vagabundo vem e leva o que seu!
(Morador de Pedra Furada, 2009)

54

Eventos
Alguns eventos de carter coletivo realizados nas comunidades propiciam a formao e manuteno dos laos entre as comunidades. Esta ligao, que pode ser desde amizade at casamento (reforando os laos de parentesco entre as comunidades) traz identificao e proximidade entre as comunidades da rea do estudo. Os principais eventos que se destacam neste sentido so os jogos de futebol, as festas do cavalo e festas religiosas.

JOGOS DE FUTEBOL As comunidades tm seus times e campos de futebol, onde recebem times de outras comunidades e municpios. Quando recebem um time visitante, no raro retribuem a visita.

FESTAS RELIGIOSAS Podem ser novenas, quermesses, procisses, de orientao catlica que prestam homenagens santos de devoo nas comunidades, ou louvores e celebraes de igrejas evanglicas. FESTAS DO CAVALO Evento de competio eqestre, realizado em locais prprios nas comunidades. Estas festas muitas vezes contam com patrocnio e se destacam em meio aos eventos festivos municipais.

55

PAISAGEM E PRODUO
Ainda hoje possvel ver as marcas da histria da regio na paisagem dos municpios. Nas margens do Paraba do Sul possvel encontrar vestgios que remontam poca do caf, como um tmulo de pedra na fazenda Val de Graa, ou a Igreja de So Sebastio do Paraba. Mergulhando ainda mais no passado, existem stios arqueolgicos em Ilha do Coelho, Verde, Campanati, Santo Antnio, Braquiara e Passa Trs, onde foram encontradas peas de cermica Tupi- Guarani, ainda na dcada de 1980. Estas marcas do passado podem ser percebidas tambm nas atividades econmicas que se desenvolvem prximo ao rio Paraba do Sul, pois foram condicionadas pela histria e pelos aspectos fsicos da regio. Observando as atividades do homem e os aspectos naturais da regio, as reas prximas ao rio podem ser divididas em trs tipos de paisagem: os remanescentes florestais, a agricultura de vrzea e a pecuria leiteira.

Agricultura na Vrzea
Nas reas planas, localizadas prximas s margens do rio, praticamente inexistem remanescentes florestais e a atividade mais comum a agricultura. Merecem destaque as plancies nos municpios de Aperib (RJ), Pirapetinga (MG), Santo Antnio de Pdua (RJ), Cantagalo (RJ) e Itaocara (RJ), apesar de tambm existir plantio em outras reas. De um modo geral, as caractersticas fsicas dessas terras proporcionam um bom rendimento para a lavoura, com solo naturalmente fertilizado pelas guas das chuvas e do prprio rio, que na poca da cheia se expande pela vrzea e deposita sedimentos no solo. Os principais cultivos realizados so o arroz e a olericultura. Destaca-se que a produo de arroz j foi a principal atividade agrcola do noroeste fluminense, regio que j chegou a contribuir com cerca de 70% da rea cultivada no estado do Rio de Janeiro. Em relao a olericultura, o quiabo tem grande destaque, principalmente porque aproveita essa fertilizao natural proporcionada pelo rio. Os produtos da olericultura so vendidos no mercado do Ponto de Pergunta (CEASA/RJ). Alm do arroz e da olericultura existe o cultivo do feijo, do milho e da canade-acar. Enquanto o feijo consumido na propriedade, sendo vendido apenas o excedente, o milho e a cana-de-acar so produzidos para auxiliar a atividade de pecuria leiteira.

Tmulo na Fazenda Val de Graa

56

reas de Pecuria Leiteira


Em locais um pouco mais elevados e com aptido agrcola do solo inferior, as lavouras perdem espao para a pecuria leiteira. Nestes locais a floresta foi substituda pelo caf no sculo XIX e este deu lugar pecuria leiteira. As formas de plantio que mais se destacam nestes pontos so aquelas voltadas para esse tipo de produo, como o capim, o milho e a cana-de-acar. Normalmente, o gado alimentado no pasto, plantado com braquiria e tambm com cana de acar. Tambm comum o uso de silagem de milho e capineiras, na poca da seca como complemento ao pasto defasado. Na regio existem silos areos abandonados e silos tipo trincheira em uso. A vacinao do rebanho segue o calendrio das campanhas oficiais. Os principais mercados para os produtos da pecuria leiteira so as cooperativas com destaque para a Cooperativa de Volta Grande e a Cooperativa de Itaocara. Nesses locais, observa-se que a conjugao do tipo de relevo coma prtica de cultivo e pecuria sem o planejamento tcnico adequado contribui para a perda de matria orgnica e de nutrientes do solo e para a reduo na capacidade de infiltrao da gua o que favorece o empobrecimento do solo e o aparecimento de processos erosivos.

57

RECURSOS PESQUEIROS E A PESCA


A pesca uma atividade muito importante na regio. Considerando as relaes sociais e econmicas dos pescadores e as caractersticas da pesca realizada percebe-se que esta uma atividade que faz parte de uma rea de pesca bem maior do que aquela mais prxima ao empreendimento, indo da Usina de Ilha dos Pombos at a sede do municpio de So Fidlis. Nesta rea, a pesca realizada em alguns pontos ou trechos ou praticas e a pesca de corrida, que quando o pescador entra no rio nas proximidades de Ilha dos Pombos e desce pescando pelo rio at voltar ao seu local de origem. Em alguns casos a pesca de corrida pode levar mais de um dia, nesta situao os pescadores dormem em abrigos nas ilhas ou margens do rio Paraba do Sul. Do ponto de vista econmico a pesca prov o sustento no apenas dos pes cadores, mas tambm de cons trutores de barcos e equipamentos, comerciantes de pescado, donos de restaurante e pesque-e-pague. No lado social, a pesca faz parte da vida social e familiar dessas pessoas, sendo importante elemento de identidade de muitos pescadores, principalmente daqueles que fazem da pesca seu meio de vida. O aprendizado e conhecimento sobre a pesca e sobre o rio motivo de prestgio para estes pescadores. A formao de parcerias para a pesca envolve relaes de parentesco (quando os parceiros so parentes), afinidade (quando so amigos) e diviso domstica do trabalho (quando os parceiros compartilham do mesmo teto, geralmente marido e mulher).

Nmero de empregos na pesca Pescadores Construtores de barcos Peixarias Restaurantes Total 1000 3 16 8 1027

58

Eu aprendi pescar com um grande amigo meu que j morreu. Ele era mais antigo. Ele me levava pro rio e explicava tudo dos peixes, dos lugares pra pescar, essas coisa. Eu aprendi tudo com ele.
(Pescador de Porto da Cruz, Itaocara-RJ).

PESCADORES DA REGIO
Pescadores de subsistncia: aqueles que pescam para complementar sua dieta alimentar. Geralmente so moradores da beira do rio Paraba do Sul e tm na agricultura ou pecuria sua atividade principal. muito difcil quantificar estes pescadores at porque a pesca realizada por estes no apresenta regularidade. Geralmente estes pescadores atuam em trechos ou tambm pescam com outros moradores de sua localidade. Pescadores amadores visitantes: aqueles que tm na pesca uma atividade de lazer. So pessoas que residem na sede municipal ou em outros municpios e vo at a rea para pescar. Alguns possuem residncias onde se instalam quando vm realizar a pesca. Os pescadores amadores visitantes geralmente pescam em trechos diferentes daqueles utilizados pelos pescadores artesanais e pelos de subsistncia. Em muitos casos fazem uso de embarcaes motorizadas. Pescadores amadores locais: aqueles que pescam por lazer, mas residem nas localidades nas margens do rio. Assim como os pescadores de subsistncia, difcil dimensionar a quantidade de pescadores amadores. Pescadores artesanais: aqueles que pescam para vender os peixes, de onde tiram seu sustento. Estes pescadores costumam realizar outras atividades no perodo do desfeso, quando a pesca est impedida para permitir a reproduo dos peixes. Mesmo realizando outras atividades a pesca fundamental para o seu sustento, pois aqueles que so cadastrados na Colnia Z-21, de So Fidlis, recebem 1 salrio mnimo mensal durante o defeso e a atuao do pescador pode ser na pesca de trecho ou na pesca de corrida.Mas nem todos os pescadores so cadastrados e a Z-21 a principal colnia que atua no cadastro e na representao dos pescadores da regio.

Municpio Alm Paraba Cambuci Cantagalo Carmo Estrela Dalva Itaocara Pdua Palma Pirapetinga So Fidlis So Sebastio do Alto Sapucaia Trs Rios Total

Pescadores Cadastrados 4 27 16 1 6 77 30 24 20 142 1 2 1 351

Homens 3 27 16 1 6 65 29 24 20 123 1 2 1 318

Mulheres 1 12 1 19 33

59

Peixes de interesse econmico


Segundo os dados levantados em meio a pescadores artesanais, os peixes mais pescados so a Curimba (Prochilodus lineatus) o Cascudo (Hypostomus affinis), o Dourado (Salminus maxillosus), o Piau (Leporinus spp), o Robalo (Centropomus parallelus) e a Tainha (Mugil curema).
PESCADO SEGUNDO A CAPTURA NO RIO PARABA DO SUL 25 20 15 10 5 0 n de citaes em entrevistas 30

*Espcies exticas

Como os peixes apresentam tamanhos diferentes, tambm foi observado o volume de peixes a partir do total de quilos. Assim, percebe-se que existem variaes nas localidades. Relacionando o peso total de peixes notou-se que o Dourado e o Robalo apresentam participaes no volume total maiores que a Curimba, que o peixe mais pescado em termos de quantidade (destaca-se que na localidade de Formiga no se teve registro de pesca de Dourado). Nos levantamentos realizados para os estudos de ictiofauna os peixes mais capturados foram Piau (Leporinus spp), Piaba (Piabina argentea), Curimba (Prochilodus lineatus), Sairu (Cyphocharax gilbert) e a Cumbaca (Glanidium melanopterum). Nesta ao tambm foram capturadas espcies exticas como o tamboat, o barrigudinho, o mato-grosso e o bagre-africano.

60

*Carpa Espelho

*Tambaqui

*Tucunar

Curimat

Piabanha

Curimba

Cascudo

Dourado

*Tilpia

Tainha

Trara

Bagre

Robalo

Pacu

Piau

Petrechos de pesca
Os petrechos de pesca costumam variar de acordo com o tipo de pesca, tipo de peixe e preferncia do pescador. De modo geral, os petrechos encontrados na rea foram as redes de espera, as tarrafas e o anzol. As redes de espera so utilizadas com mais frequncia pelos pescadores artesanais, as tarrafas pelos pescadores de subsistncia e os anzis pelos pescadores amadores e de subsistncia

Rede de Espera: A rede de espera colocada em determinado ponto no rio, ao passarem os peixes, eles ficam presos em sua malha. Em funo do custo mais elevado este petrecho utilizado por pescadores artesanais, sendo o petrecho que mais usam para a captura de peixes.

Tarrafa: Utilizada por pescadores de subsistncia e principalmente por artesanais, a tarrafa uma espcie de rede de pesca em forma de cone, guarnecida de chumbo nas bordas, que se lana mo. Em vrias localidades da regio, so encontrados construtores artesanais de tarrafas. O pescador (principalmente o artesanal) pode produzir seu prprio equipamento, mas, em muitas ocasies, compra de outros pescadores reconhecidos como bons fabricantes de tarrafas.

Anzol: Utilizado geralmente por pescadores amadores e de subsistncia. um petrecho que captura uma quantidade inferior de peixes, se comparado aos outros petrechos, mas que capaz de suprir a demanda daqueles que no tm na pesca sua atividade principal. Na maior parte dos casos o anzol mais barato que os outros petrechos a exceo dos pescadores amadores que adquirem anzis especficos de pesca esportiva ou importados.

61

Principais Resultados

AMBIENTES TERRESTRES
Considerando as caractersticas da UHE Itaocara e o estado de alterao dos ambientes nativos na rea afetada pelo empreendimento, apesar de terem sido identificados indivduos da flora de distribuio rara e de faixa de mata ciliar, no devem ser crticas as modificaes desencadeadas pelas obras e mesmo pelo aumento da rea inundada. Os estudos de flora diagnosticaram que, apesar da degradao da regio, a mesma apresenta uma diversidade alta de tipos de rvores, mas que vrias espcies que poderiam ser comuns na regio atualmente se apresentaram como raras ou ameaadas de extino. Essas espcies encontram-se em reas florestais bastante fragmentadas, devido aos diferentes ciclos econmicos estabelecidos na regio, que deixaram um cenrio bastante esgotado do ponto de vista ecolgico, processo que pode levar a impactos simultneos, conectados e irreversveis sobre a flora e a fauna. A fauna, alis, no foi encontrada na ocorrncia esperada, reforando a impresso de perda da qualidade dos habitats, grande parte em funo do histrico de desmatamento intenso que a regio vem sofrendo h alguns sculos. Nesse sentido, o reflorestamento da rea de Preservao Permanente (APP) no entorno do reservatrio ser positivo para ampliar o efeito da compensao das interferncias nos ecossistemas terrestres. Para contribuir na melhoria na qualidade ambiental terrestre no entorno do reservatrio, os Programas e Planos Ambientais elaborados devem prever, entre outras coisas, o reflorestamento das novas ilhas geradas pelo reservatrio e a implantao de corredores para interligar os fragmentos florestados e enriquecer a biodiversidade local. Com relao aos processos erosivos, a situao aps o enchimento do reservatrio de continuidade do cenrio atual, acrescidos das dinmicas provocadas pelo reservatrio, onde os processos erosivos ativos na rea sero fontes de sedimento para o reservatrio.

62

Alm disso, as formas de manejo agrcola historicamente praticadas na regio tendem a agravar os processos j instalados. O manejo atual dos solos para pastagens em toda a rea de influncia direta induz formao de processos erosivos que esto associados compactao dos solos pelo pisoteio do gado e poro-presso crtica em faces de exfiltrao nos cortes de estrada e construes.

ECOSSISTEMAS AQUTICOS
As ilhas fluviais e as matas ciliares possuem importantes funes na dinmica dos ambientes aquticos. Dentre essas funes, esto a formao de habitats e abrigos, corredores de migrao, manuteno da temperatura, fornecimento de material orgnico, conteno de encostas e eroses, diminuio da entrada de sedimentos, sombreamento, regulao da vazo e do fluxo de corrente, alm da influncia da concentrao de elementos qumicos na gua. Pela caracterizao dessas ilhas e matas ciliares constatou-se que as condies do rio Paraba do Sul refletem a ampla ocupao humana da bacia. Com a implantao do empreendimento, a reteno de poluentes e a reduo da turbidez e dos nutrientes indicadas pela modelagem apontam para uma melhora da qualidade da gua jusante. Para os ecossistemas aquticos, a implementao de qualquer barramento e o deslocamento do sistema ltico tpico de um rio, para uma condio mais lntica, ou seja, a mudana do sistema de guas correntes para guas mais lentas, tende a representar forte alterao para a comunidade aqutica. Porm a presena da rea alagada tambm poder apresentar interveno regular na biota, dado o quadro de alterao ambiental hoje verificado.

63

Por outro lado, as caractersticas da ocupao antrpica e da industrializao contribuem, junto com o contexto de ocupao da bacia por barramentos hidreltricos, para a ameaa diversidade da ictiofauna. Soma-se a isso a introduo de espcies exticas que, inicialmente eram uma alternativa para estimular a pesca comercial, acabou por contribuir para a reduo e at o desaparecimento de espcies locais, alterando a estrutura das comunidades originais. Alm da ictiofauna, a pesca na regio contempla ainda Lagosta de So Fidelis, apesar de esta constar na lista de espcies ameaadas e ter sua captura proibida. Apesar do avanado estado de alterao da regio, esta abriga ainda alguns trechos de mata ciliar e algumas ilhas em bom estado de conservao, onde pode ser encontrado o cgado-dehogei, espcie ameaada de extino. Da mesma forma, a lontra, nico mamfero aqutico existente na regio, tambm encontra na regio trechos cujas caractersticas das margens (em barranco e com presena de cobertura vegetal) disponibilizam reas para abrigo, marcao territorial e criao de filhotes. Com relao ao agravamento da intruso salina no esturio do rio Paraba do Sul, relativo aos efeitos a jusante, entre os diversos fatores que condicionam essa questo, a implantao da UHE Itaocara poderia provocar alguma alterao apenas na vazo de gua doce do rio. Em funo da distncia do barramento at a foz a possibilidade da usina alterar significativamente o comportamento das vazes na foz e, consequentemente, da intruso salina muito reduzida. Em adio, a UHE de Itaocara foi projetada para operar a fio dgua, portanto, a vazo jusante do barramento s ser alterado durante o perodo de enchimento.

Turbidez - propriedade fsica da gua que se deve presena de sedimentos finos, visveis, em suspenso, que impedem ou dificultam a passagem da luz. Ltico - relacionado ou que vive em meio aqutico e associado gua corrente. Biota - conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecolgico, em estreita correspondncia com as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas deste ambiente.

64

SOCIECONOMIA
Nas reas prximas ao reservatrio foi identificado que as principais fontes de sustento da populao dependem basicamente de atividades como a pesca, a pecuria leiteira e a agricultura. Nota-se que a distribuio destas atividades tem dependncia direta com as caractersticas fsicas do meio ambiente. Nas reas de relevo mais acentuado e menor aptido agrcola est presente a pecuria leiteira e nas reas planas s margens do rio, que apresentam solos mais produtivos, faz-se presente a agricultura, principalmente do arroz e olericultura. Alm destas atividades, diagnostica-se a forte presena da atividade pesqueira, elemento condicionado historicamente pela presena da barragem da UHE Ilha dos Pombos, que transformou o meio ambiente da regio e contribuiu para a forma como organizada hoje a atividade pesqueira. Tambm reportam-se as fortes ligaes de afinidade e parentesco estabelecidas ao longo das reas ribeirinhas no trecho do empreendimento. Moradores de Porto Velho do Cunha, por exemplo, tm parentes em So Sebastio do Paraba, Pedra Furada ou Porto Marinho. Estas relaes culminam na realizao comum de eventos e atividades, como as festas e partidas de futebol, assim como o uso comum de espaos de troca e convvio garantindo uma circulao intensa entre essas localidades. O convvio e as trocas favorecem as alianas, parentesco (matrimnio) e afinidades (compadrio e amizade), que proporcionam a formao de redes sociais intensas e complexas ao longo de toda regio. Outro ponto a ser destacado, segundo relatos dos prprios moradores, a ligao que as pessoas tm com o local onde vivem, quando para muitos entrevistados o local de moradia associado trajetria e histria familiar, sendo importante elemento da identidade destas pessoas. Assim, a alterao dessa condio socioeconmica encontrada central e destacvel para a insero da UHE Itaocara. Observa-se que, dada o carter ntimo e dinmico dos impactos de empreendimentos hidreltricos sobre o meio socioeconmico, bem como a diversidade da populao presente no ambiente afetado, o modo mais eficaz de formular aes para mitigar ou compensar os impactos decorrentes do empreendimento contar com a ampla participao dessa populao na formulao das medidas. Neste sentido, pode-se afirmar que a viabilidade do empreendimento, do ponto de vista socioeconmico, condicionada pelos resultados das interaes entre o empreendedor, a populao local e as autoridades pblicas. Deve-se considerar que todas as solues consensuais entre os atores devem, tambm, apresentar viabilidade, ou seja, estarem adequadas s caractersticas socioculturais locais, ao ecossistema e legislao ambiental, bem como apresentarem viabilidade tcnica e econmica, sendo sustentveis em relao a todos esses aspectos.

65

Impactos Ambientais
A Avaliao dos Impactos Ambientais (AIA) objetiva a composio de uma viso global de todas as etapas do EIA integrando as diversas fases do trabalho. A AIA est baseada na identificao e importncia dos impactos distintos a partir da definio de intervenes ambientais, onde se consideram as possveis interferncias do empreendimento no ambiente e dos novos elementos capazes de afetar, temporria ou permanentemente, o meio. Cada interveno ambiental gera um conjunto de modificaes fsicas e funcionais sobre o ambiente. Essas modificaes so responsveis por induzir a ocorrncia de um impacto ambiental. Tomando como exemplo a implantao de uma hidreltrica, a abertura de estradas para frentes de servio uma Interveno Ambiental que modifica o trfego de veculos pesados na regio, aumentando-o. Esse trfego induz ao Aumento do Risco de Acidentes Rodovirios, que considerado um impacto ambiental. Aps sua identificao os impactos so classificados atravs da atribuio de critrios e classes, que so analisados em conjunto para definir a importncia de cada impacto do empreendimento. A partir da identificao dos impactos, feito um prognstico do local previsto de instalao da usina, ou seja, uma anlise de como aquele local ir evoluir caso o empreendimento se instale e como ele ir evoluir se o empreendimento no ocorrer (cenrio tendencial). Alm disso, prev-se tambm a evoluo do local previsto para a usina caso ela se instale e os programas e planos ambientais elaborados neste estudo sejam implementados.

EXEMPLOS DE IMPACTOS NAS DIFERENTES ETAPAS DO EMPREENDIMENTO


Ocupao das Plancies de Inundao
TENDENCIAL

As plancies de inundao so reas naturalmente inundveis durante as cheias dos canais fluviais. Conhecidas localmente como vrzeas ou vargens, so muito utilizadas para a agricultura pela fertilizao natural proveniente das cheias fluviais sazonais. Nas reas de Influncia Direta e Indireta espraiam-se diversas reas de vrzeas. A tendncia, diante da conduo atual das prticas agrcolas da regio, bem como a expanso urbana irregular, associadas ao uso das vrzeas, leva a uma condio propcia a ocupao dessas reas e de enchentes, cada vez mais recorrentes. Transtornos Ligados Falta de Informao
PLANEJAMENTO

O inadequado processo de implantao da UHE Itaocara, com a carncia de fonte confiveis de informao populao e ao poder pblico local nas tentativas de implantao anteriores, levou uma srie de divergncias e rejeies acerca do mesmo. Independente deste histrico, a partir da divulgao de qualquer empreendimento, sua presena pode divergir em expectativas positivas ou negativas em relao aos potencialmente atingidos. A falta de informao direta contribui para circulao de boatos e especulaes, fato que frequentemente contribui para a negativao do empreendimento. Deslocamento Compulsrio de Famlias
IMPLANTAO

Uma parte das comunidades localizadas nos municpios da rea de influncia devero ser realocadas, ou seja, as residncias que esto abaixo da cota de 89,6 e 102m em Itaocara I e II. Este um dos impactos de maior importncia e os processos de negociao e relocao devero ser constantemente acompanhados por comisses locais de moradores, com participao da prefeitura e de representantes do governo estadual, poder judicirio e sociedade civil. Presso na Economia Pesqueira Local
ENCHIMENTO E OPERAO

O enchimento do lago determinar o fim da pesca de corredeira no trecho afetado. A interferncia na caracterstica da pesca praticada na rea de Influncia Direta, assim como a alterao das espcies de pescados mais comuns devido mudana na condio das guas, dever causar uma reduo na atividade pesqueira e no capital circulante envolvido, retraindo toda a cadeia associada, com conseqente queda de renda de pescadores e reduo de postos de trabalho.
67

IMPACTOS AMBIENTAIS (POSITIVOS E NEGATIVOS)

TENDENCIAL

PLANEJAMENTO CONSTRUO ENCHIMENTO E OPERAO

Presso na Economia Pesqueira Local Ocupao das Plancies de Inundao Restrio ao Crescimento Scio-Econmico Reduo da Confiabilidade do Sistema Eltrico Emisso dos Gases do Efeito Estufa Alterao da Qualidade de Vida Alterao da Qualidade da gua Deflagrao de Processos Erosivos Alterao do Potencial de Aptido Agrcola do Solo Reduo da Diversidade da Fauna Terrestre Reduo da Diversidade da Fauna Aqutica Alterao no Mercado de Bens e Servios Conflito entre Empreendedor e Populao Transtornos Ligado a Falta de Informao Reduo de Investimentos Pblicos e Servios Presso sobre o Preo do Imvel Rural Presso sobre o Preo do Imvel Urbano Queda na Produo Leiteira Deslocamento Compulsrio de Famlias Aumento de Tenses Sociais Interrupo de Servios Afugentamento e Mortandade da Herpetofauna Aqutica Afugentamento e Mortandade da Mastofauna Aqutica Alterao da Cultura Pesqueira Local Alterao do Patrimnio Cnico e Natural Assoreamento de Corpos Hdricos Atrao de Empreendimentos Informais Interferncia na Massa Salarial Aumento do Risco de Acidentes com Animais Peonhentos Aumento do Risco de Acidentes Rodovirios Desagregao Social Desestruturao das Instituies Comunitrias Diminuio de Rendimentos Disseminao de Doenas Infecciosas e endemias Gerao de Sismos Induzidos Incremento da Arrecadao Tributria Interferncias com Atividades Minerrias

68

IMPACTOS AMBIENTAIS (POSITIVOS E NEGATIVOS)

TENDENCIAL

PLANEJAMENTO IMPLANTAO ENCHIMENTO E OPERAO

Modificaes na epidemiologia das doenas Transmissveis Perda da Memria Material Simblica Perda da Qualidade do Ar Perda de reas Produtivas Perda de Cobertura Florestal Perda de Solo Frtil Perda de Terras e Benfeitorias Presso sobre a Capacidade de Armazenamento de Resduos Slidos Carreamento de Slidos na Coluna Dgua Risco de Alterao / Destruio de Stios Arqueolgicos Sobrecarga sobre a Infra-estrutura Bsica Local Sobrecarga sobre o Servio de Sade Carreamento do Sedimento Ressuspenso de Elementos Metlicos Presentes no Sedimento Alterao da Carga Orgnica Aumento nos Nveis de leos e Graxas Interferncia com sistemas de captao e abastecimento Diminuio dos Nveis de Oxignio Aumento da Oferta de energia Aumento da Biomassa de Cianobactrias Insero de Obstculos para Fauna Aqutica Alterao das Comunidades Bentnicas Alterao Populacional de Organismos Planctnicos Proliferao de Gastrpodes Vetores Proliferao de Insetos Vetores Aumento da Confiabilidade do Sistema Interligado Interferncias Sobre Sistema de Drenagem e Esgotamento Reduo do Transporte de Sedimentos Solubilizao de Compostos do Solo Inundado Proliferao de Macrfitas Uso do Reservatrio Reduo de Turbidez e Nutrientes a Jusante Reteno de Slidos em Suspenso Reteno de Poluentes no Reservatrio Compartimentao Horizontal
LEGENDA:

Negativo

Positivo

69

Programas Ambientais
As aes de mitigao dos possveis impactos gerados com construo da UHE Itaocara constituem importantes mecanismos e medidas de controle dos efeitos diretamente associados ao empreendimento e devero ser adotadas por meio da elaborao e implementao dos Programas Socioambientais. Essas aes devem ser implantadas ao longo das etapas de planejamento, construo e operao do empreendimento, visando tanto recuperao, quanto conservao do meio ambiente, bem como o maior aproveitamento das novas condies criadas. O conjunto de Programas Ambientais e Sociais se caracteriza como um instrumento de gesto que tem como objetivo geral garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelo empreendedor no que concerne correta gesto ambiental e social do empreendimento e ao atendimento legislao ambiental aplicvel. Nesse sentido, os programas que compem o estudo ambiental so classificados em 4 categorias: Gesto Ambiental da Obra; Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental; Programas Sociais e Institucionais e Plano Integrado de Sustentabilidade.

GESTO AMBIENTAL DA OBRA Gesto Ambiental Plano Ambiental para Construo Subprograma de Supresso da Vegetao e Limpeza do Reservatrio Subprograma de Formao de Mo-de-obra Subprograma de Educao Ambiental dos Trabalhadores Subprograma de Preveno de Acidentes com a Fauna Programa de Recuperao de reas Degradadas Programa de Resgate da Fauna Terrestre Programa de Resgate da Ictiofauna

MONITORAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE AMBIENTAL

PROGRAMAS SOCIAIS E INSTITUCIONAIS Comunicao Social Educao Ambiental Acompanhamento da Populao Atingida Estmulo Participao da Populao Atingida Monitoramento e Controle de Endemas Gesto de Interferncia com Atividades Minerrias Resgate e Valorizao de Aspectos Culturais Prospeco, Resgate e Monitoramento do Patrimnio Histrico Realocao de Estruturas e Saneamento Realocao de Cemitrio Gesto Institucional Compensao Ambiental

PLANO INTEGRADO DE SUSTENTABILIDADE Gesto Fundiria Plano de Uso do Entorno do Reservatrio Reativao das Atividades Econmicas e Gerao de Renda Readequao da Atividade Pesqueira

Monitoramento e Controle de Processos Erosivos Monitoramento Sismolgico Monitoramento dos Fluxos Subterrneos Monitoramento Climatometeorolgico Monitoramento Limnolgico e da Qualidade da gua Monitoramento e Aproveitamento de Macrfitas Reflorestamento Monitoramento da Fauna Monitoramento do Cgado de Hogel Monitoramento do Jacar do Papo Amarelo Monitoramento de Lontras Monitoramento da Ictiofauna Avaliao da Eficincia da Instalao de Mecanismo de Transposio de Peixes Monitoramento da Carcinofauna Monitoramento Hidrossedimentolgico Monitoramento Topobatimtrico

Macrfitas - forma macroscpica de plantas aquticas, englobando as macroalgas.

71

Os Programas de Gesto Ambiental da Obra procuram apontar as diretrizes ambientais para construo das diferentes obras inerentes ao empreendimento, inclusive aquelas medidas a serem aplicadas nas vias de acesso, jazidas e reas de emprstimo, disposio dos bota-foras, eventual construo de vilas residenciais, entre outras, considerando ainda o carter de temporalidade. A coordenao entre os diversos programas propostos, bem como o sistema de gesto dos mesmos foram considerados no Programa de Gesto Ambiental, de modo a permitir sua integrao, execuo e acompanhamento.

Os Programas de Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental foram elaborados de forma a contemplar todas as reas de influncia do empreendimento alm de terem sido agrupados de forma a facilitar o acompanhamento e a evoluo da qualidade ambiental e permitir a adoo de medidas complementares que se faam necessrias.

72

Para os Programas Sociais e Institucionais buscou-se deixar clara a importncia da participao das comunidades, dos rgos pblicos e da sociedade civil organizada na sua elaborao e implantao com a proposio, inclusive, de um programa especfico de estmulo participao da populao atingida.

O Plano Integrado de Sustentabilidade foi concebido para integrar os planos de mitigao de impactos para o quadro socioeconmico associados ao incremento da produo das terras em bases conservacionistas atravs de programas de fomento s atividades econmicas desenvolvidas atualmente na regio. A iniciativa da criao deste Plano se deu em funo da anlise da questo da aptido do solo em conjunto com as questes socioeconmicas na regio. As etapas deste plano integrado so compostas pelas seguintes atividades: Uso e Ocupao das reas Gerao de Mapeamentos Temticos Seleo de Unidades de Produo Agroflorestal Beneficiamento dos Produtos e Insero no Mercado Produo de Mudas para Recuperao e Reflorestamento Aplicao Estratgica Criativa de Branding Social Ambiental

73

Concluso e Prognstico
O projeto da UHE Itaocara que est sendo licenciado apresenta um arranjo diferente do projeto anterior em funo dos impactos socioambientais identificados no passado. Com a construo de duas barragens e consequente diminuio da rea alagada, o novo projeto de engenharia idealizado sugere que os possveis impactos ambientais no sero capazes de inviabilizar a implantao do empreendimento, sob o ponto de vista econmico e socioambiental, considerando-se que os programas e medidas propostas no EIA/Rima sero implantados de forma correta e efetiva. Para este cenrio foram diagnosticados aspectos dos meios fsico, bitico e socioeconmico e avaliadas as caractersticas do empreendimento, de forma a identificar e analisar os possveis impactos ambientais decorrentes da insero do empreendimento na regio, espacializando as reas de maior sensibilidade. Foram ainda considerados cenrios de no implantao e implantao do empreendimento. No cenrio de no implantao tem-se a manuteno da situao de conservao da rea, que reflete o modelo histrico de ocupao da bacia do rio Paraba do Sul, caracterizado pela antroizao da regio e alguns pequenos remanescentes florestais, ilhas e alguns trechos de matas ciliares. Com a implantao do

empreendimento pretende-se a recomposio das reas de preservao permanente e conservao dos biomas locais, bem como o monitoramento da qualidade das guas do reservatrio. Se at o presente momento, o exerccio de busca pela viabilidade do empreendimento tem sido realizado pelo empreendedor e pelos tcnicos da engenharia e do meio ambiente, necessrio, finalizado este estudo de impacto ambiental, incluir a populao atingida, as autoridades e a sociedade dos municpios envolvidos neste exerccio. possvel afirmar que, em funo do histrico de conflitos instalados e da contrariedade ao empreendimento por boa parte dos potencialmente atingidos, difcil estabelecer uma interao construtiva integral entre as partes. No entanto, caber ao empreendedor propor o dilogo com a populao local para a busca de solues eficazes para a compensao e mitigao dos impactos, mas que tambm representem um ganho efetivo para essa populao e para os municpios, em termos de desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida, com a real reverso dos benefcios decorrentes da gerao de energia para a esfera local. Em suma, ainda que sejam mitigveis os impactos biota e aos ecossistemas, as justificativas estratgico-energticas apresentadas para UHE Itaocara, resumidas na insero de 195 MW no sistema, devem convergir para que a viabilidade do empreendimento, do ponto de vista socioeconmico, seja composta em funo dos resultados positivos das interaes entre o empreendedor, a populao local, a legislao ambiental e as autoridades pblicas. Dessa forma, pode-se concluir que, em funo dos resultados obtidos com os estudos ambientais apresentados, a viabilidade da construo de Itaocara est condicionada implantao das medidas e mecanismos que se entende serem suficientes para reduzir, mitigar ou compensar os impactos causados, e tambm eficcia das interaes entre empreendedor, populao local e autoridades pblicas.

75

Glossrio
rea de Influncia - rea externa de um dado empreendimento sobre a qual ele exerce influncia podendo trazer alteraes aos processos ecolgicos e socioeconmicos que nele ocorrem. Bacia Hidrogrfica - conjunto de terras onde ocorre o escoamento da gua das chuvas para esse curso de gua e seus afluentes. A formao da bacia hidrogrfica d-se atravs dos desnveis dos terrenos que orientam os cursos da gua, sempre das reas mais altas para as mais baixas.z Biodiversidade - variabilidade de organismos vivos de todas as origens e os complexos ecolgicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espcies, entre espcies e de ecosistemas. Biota - conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecolgico, em estreita correspondncia com as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas deste ambiente. Campanhas de campo - So pesquisas realizadas no local de interesse que permitem avaliar as espcies que l ocorrem. So realizadas atravs de mtodos de captura (como armadilhas e redes) e por observao de indivduos e seus vestgios, como fezes, pegadas etc. Espcies Bioindicadoras - Grupos que respondem de forma relativamente rpida s modificaes ambientais. A presena, ausncia e abundncia dessas espcies indicam o estado de conservao do ambiente. As aves, mamferos, rpteis e anfbios so utilizados com freqncia como espcies bioindicadoras. Espcies Endmicas - Espcies que ocorrem dentro de uma rea restrita, no caso, as espcies que ocorrem apenas na Mata Atlntica. Espcies exticas - So espcies que no ocorrem naturalmente em determinado ambiente, originrias de outras regies ou pases.

76

Espcies migratrias - espcies de aves que se deslocam em determinadas pocas do ano para regies com maior quantidade de alimento, retornando posteriormente para seu local de origem. Fauna - conjunto de animais que habitam determinada regio. Flora - totalidade das plantas que habitam determinada regio. Ictiofauna - a fauna de peixes de uma regio. Ictioplncton - Ovos e larvas de peixes. Jusante - qualificativo de uma rea que fica abaixo de outra qual se refere. De uso comum ao se considerar uma corrente fluvial. Costuma-se empregar a expresso relevo de jusante para se descrever uma regio que est numa posio mais baixa em relao a uma mais elevada. o oposto de montante. Macrfitas - forma macroscpica de plantas aquticas, englobando as macroalgas.

Medidas Mitigadoras - so aquelas destinadas a pre ve nir impactos negativos ou reduzir sua magnitude. pre fer vel usar a expresso "medida mitigadora" em vez de "medida corre ti va", uma vez que a maioria dos danos ao meio ambiente, quan do no pode ser evitada, pode apenas ser mitigada ou com pensa da. Montante - um lugar situado acima de outro, tomando-se em considerao a corrente fluvial que passa na regio. O relevo de montante , por conseguinte, aquele que est mais prximo das cabeceiras de um curso dgua, enquanto o de jusante est mais prximo da foz. Turbidez - propriedade fsica da gua que se deve presena de sedimentos finos, visveis, em suspenso, que impedem ou dificultam a passagem da luz. Ltico - relacionado ou que vive em meio aqutico e associado gua corrente. Vetores - Transmissores de doenas.

77

Ficha Tcnica
Alex Pury Mazurec Bilogo/Dr. em Cincias Ambientais Elaborao da Avaliao de Impactos Ambientais e Anlise Ambiental Integrada Camila Leal Gegrafa Estudos de Espeleologia, Clima e Condies Meteorolgicas Eduardo Menezes Socilogo/MSc. em Cincias Sociais Agricultura e Sociedade Coordenao dos Estudos da Socioeconomia/Estudos de Socioeconomia Eduardo Portella Bilogo Analista SIG Felipe Fraifeld Graduando em Geografia Estudos de Geomorfologia e Processos Erosivos Felipe Noronha Andrade Bilogo/MSc. em Geografia Estudos de Pedologia e Paisagem Fernanda Barbosa Advogada/MSc. Planejamento Energtico Coordenao do Estudo Frederico Almeida Ictilogo/MSc Manejo e Fauna Silvestre Reviso dos Estudos de Ictiofauna Gina Boemer Biloga/Dra. em Engenharia Ambiental Coordenao dos Estudos Limnolgicos Guilherme Siqueira Engenheiro Florestal Coordenao da Reviso dos Estudos de Vegetao Helen Waldemarin Oceangrafa/Dra. em Ecologia Coordenao dos Estudos da Fauna Iramar Venturini Arqueloga Coordenao da Arqueologia Ivan Soares Telles de Souza Eng. Agrnomo/MSc. em Solos Estudos de Pedologia Jos Policarpo Bilogo/Dr. em Biologia Marinha Coordenao dos Estudos de Ictioplancton, Ictiofauna e Recursos Pesqueiros Kleber Eduardo Dias Silva Engenheiro Florestal Estudos da Vegetao Marcelle Fonseca Graduanda em Geografia Estudos do Clima e Condies Meteorolgicas

Marcelo Motta Gegrafo/Dr. em Geomorfologia Coordenao dos Estudos do Meio Fisico/ Geomorfologia /Sismicidade/Recursos Minerais Marcos Paulo Pereira Engenheiro Florestal Coordenao dos Estudos da Vegetao Maria Alice Edde Designer Identidade Visual Maria Clara Rodrigues Xavier Engenheira Civil/Msc em Engenharia Ambiental Estudos dos Recursos Hdricos/guas Superficiais Maria Luciene Lima Gesto Ambiental Analista SIG Mariana Costard Designer Projeto Grfico e Diagramao

Mario Cicareli Pinheiro Engenheiro civil/hidrlogo Estudos de Sedimentologia Mariza Goulart Cientista Social Coordenao Pesquisa Socioeconmica Censitria Patrcia Oliveira Ramos Engenheira de Meio Ambiente Elaborao da Caracterizao do Empreendimento Rachel Ribeiro Platenik Designer Coordenao do Ncleo Grfico/ Elaborao do RIMA Rafael Luis Castillo Duranza Mdico Estudos sobre Aspectos de Sade Rafael Prico Tcnico de GIS Elaborao de Mapas e GIS

Raphaela Ferreira Biloga/ MSc Ecologia Aplicada Coordenao da reviso do RIMA Renata Andrade Vilarinho Advogada Instrumentos Legais e Normativos Risonaldo Silva Analista SIG Reviso dos Mapas Vera Ferran Biloga Estudos dos Mamferos SemiAquticos Vitor Rademaker Bilogo/MSc Ecologia, Conservao e Manejo da Vida Silvestre Estudos da Fauna Terrestre Yael Hoffenreich Designer Assistente de Arte

79

You might also like