You are on page 1of 57

i

Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Curso de Engenharia de Produo

Trabalho de Concluso de Curso

Um sistema de gesto da segurana do trabalho alinhado produtividade e integridade dos colaboradores

Aluno: Orientador: Co- Orientador:

Diogo Crtes Silva diogocortes@gmail.com Eduardo Breviglieri Pereira de Castro eduardo.brevi@terra.com.br Francisco de Assis Araujo araujojf@powerline.com.br

Tema do trabalho relacionado ao item 5.7 (Sistemas de Gesto em HST) da classificao das reas da Engenharia de Produo segundo o site da Associao Brasileira de Engenharia de Produo ABEPRO (www.abepro.org.br).

Juiz de Fora Dezembro 2006

ii

UM SISTEMA DE GESTO DA SEGURANA DO TRABALHO ALINHADO PRODUTIVIDADE E INTEGRIDADE DOS COLABORADORES Diogo Crtes Silva MONOGRAFIA SUBMETIDA COORDENAO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA A GRADUAO EM ENGENHARIA DE PRODUO. Aprovada por: ________________________________________________ Prof. Eduardo Breviglieri Pereira de Castro, D.Sc.

________________________________________________ Prof. Francisco de Assis Arajo, M.Sc.

________________________________________________ Prof. Roberta Pereira Nunes, D.Sc.

JUIZ DE FORA, MG - BRASIL DEZEMBRO DE 2006

iii

CRTES SILVA, DIOGO

Um sistema de gesto da segurana do trabalho alinhado produtividade e integridade dos colaboradores [Minas
Gerais] 2007 IX, 48 p. 29,7 cm (EPD/UFJF, Graduao, Engenharia de Produo, 2006) Monografia - Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Engenharia de Produo 1. Programa de Comportamento Seguro I. EPD/UFJF II. Ttulo (srie)

iv

Agradecimentos

Agradeo aos meus orientadores Eduardo B. P. de Castro e Francisco de A. Araujo, professores do Departamento de Engenharia de Produo da Universidade Federal de Juiz de Fora, pelo auxlio prestado ao longo do desenvolvimento do trabalho e pelas respectivas participaes na banca de avaliao. Sem dvida nenhuma, a pronta disponibilidade em fazer a verificao do contedo do texto foi fundamental para que o resultado final fosse alcanado. professora Roberta, tambm componente da banca avaliadora, agradeo por ter aceitado o convite para participar da avaliao, que muito contribuiu para o aperfeioamento deste trabalho. Dedico ainda meu trabalho de concluso de curso aos meus pais, minha irm, ao meu irmo e minha av, que contriburam para que esse momento fosse atingido, fechando um ciclo de cinco anos da graduao em Engenharia de Produo.

Resumo da monografia apresentada Coordenao de Curso de Engenharia de Produo como parte dos requisitos necessrios para a graduao em Engenharia de Produo.

Um sistema de gesto da segurana do trabalho alinhado produtividade e integridade dos colaboradores


Diogo Crtes Silva Janeiro/2007 Orientadores: Eduardo Breviglieri Pereira de Castro Francisco de Assis Araujo Curso: Engenharia de Produo O presente trabalho apresentou a integrao da gesto da segurana e da sade no trabalho gesto corporativa do Grupo Votorantim. Este trabalho foi focado na unidade de Juiz de Fora da Votorantim Metais, na qual, assim como nas demais unidades do Grupo, est sendo desenvolvido um projeto de segurana no trabalho, tendo como enfoque principal o programa de comportamento seguro. Este um programa para se atingir a excelncia na rea de segurana mediante a conscientizao e a mudana de comportamento dos colaboradores, o que constitui um processo inovador em termos de se buscar reduzir os nveis de leses por acidentes do trabalho. O tema foi desenvolvido a partir de uma reviso bibliogrfica a respeito do assunto, passando por uma abordagem sobre todo o sistema de gesto da segurana na empresa, mostrando as ferramentas e os meios de controle adotados por esse sistema. Foram abordados ainda os resultados conseguidos com o aperfeioamento do processo de comportamento seguro, evitando-se custos indesejveis para a organizao, j que um acidente de trabalho no significa apenas um colaborador afastado, mas implica tambm em outras conseqncias negativas, como clima tenso e preocupao por parte dos demais empregados, que mediante ao acontecimento de um acidente, ficam momentaneamente afetados pelo ocorrido. Como concluso, buscou-se mostrar que o trabalho, para ser realizado de forma segura, depende acima de tudo do compromisso do trabalhador, que aliado poltica da organizao, o responsvel direto por se atingir bons nveis de segurana no trabalho. Palavras-chave: segurana, acidentes, excelncia, comportamento, conscientizao.

vi

Abstract of monograph presented to Coordination the Course of Production Engineering as part of the necessary requirements for the graduation in Production Engineering.

A work safety system management lined up to the productivity and the integrity of the collaborators
Diogo Crtes Silva January/2007 Advisors: Eduardo Breviglieri Pereira de Castro Francisco de Assis Araujo Course: Production Engineering The present work presented the integration of the management security and health management in the work to the corporative management of Votorantim Group. This work was realized in the Votorantim Metals unit in Juiz de Fora, in which, as well as in the others units of the Group, is being developed a project of work safety, having as main approach the program of safe behavior. This is a program to reach excellence in the area of security by means of the awareness and the change of behavior the collaborators, what can be considered as an innovative process in terms of searching to reduce the levels of injuries for employment related accidents. It was developed by means of a bibliographical revision of the subject, a discution of safety management in the company, showing the tools and the ways of control adopted by this system. It is also shown the results obtained with the process improvement of safe behavior, preventing undesirable costs for the organization, since one industrial accident does not mean only one moved away collaborator, but also implies other negative consequences to the organization, like a tense work climate and great concern by the other employees. Concluding, we searched to show that work, to be carried out in a safe way, depends above all on the commitment of the worker and on the organization politics. This commitment is in fact the direct responsible for reaching good levels of work safety. Key words: safety, accidents, excellence, behavior, awareness.

vii

Glossrio

1. CPT Com perda de tempo 2. DHSMQ Dilogos de Higiene, Segurana e Meio Ambiente 3. EPC Equipamento de Proteo Coletiva 4. EPI Equipamento de Proteo Individual 5. FF Fale Fcil 6. GQI Gesto da Qualidade Integrada 7. HST Higiene e Segurana do Trabalho 8. LME London Metal Exchange 9. MPAS Ministrio da Previdncia e Assistncia Social 10. OIT Organizao Internacional do Trabalho 11. ORT Observao de riscos no trabalho 12. PG Padro Gerencial 13. PO Padro Operacional 14. PPT Permisso para Trabalho 15. SHG Special High Grade 16. SPT Sem perda de tempo 17. SSAM Sade, Segurana e Meio Ambiente 18. TAG palavra em ingls que significa etiqueta; nomenclatura utilizada para identificar os equipamentos 19. VMZ-JF Votorantim Metais Zinco Juiz de Fora

viii

ndice
Captulo I Introduo 1.1 Consideraes iniciais ou apresentao 1.2 Objetivos 1. 3 Justificativas 1.4 Escopo do trabalho ou condies de contorno 1.5 Metodologia Captulo II Reviso bibliogrfica (Estado da Arte) 2.1 Introduo 2.2 A segurana do trabalho embasada por um sistema de gesto 2.3 A origem dos fatos e o que nos espera 2.4 Motivos para implantar um sistema de gesto 2.5 Os perigos inerentes ao processo 2.6 Diretrizes de um sistema de gesto da segurana 2.7 O aspecto ergonmico na segurana do trabalho 2.8 A segurana do trabalho sob uma nova viso: a mudana comportamental 2.9 Programa de segurana do trabalho 2.10 Prticas seguras no trabalho acidentes 2.12 A segurana do trabalho e o erro humano: duas situaes que no podem 20 coexistir Captulo III Descrio 3.1 A Votorantim Metais 3.2 O sistema de gesto na Votorantim Metais Captulo IV O Programa de Comportamento Seguro 4.1 Introduo 4.2 Elementos Bsicos do Processo 4.3 Princpios Bsicos do Processo 4.4 Superando Barreiras 4.5 Fundamentos 4.6 Anlise Comportamental 4.7 O Processo de Observao 4.8 Resistncia ao Processo e/ou ao Feedback 4.9 Dados e Resultados do Programa de Comportamento Seguro Captulo V - Concluso 23 23 23 29 29 30 31 31 34 35 36 38 38 42 1 1 2 2 4 4 6 6 8 10 11 12 13 14 14 15 16

2.11 Os fatores que influem nos acidentes e a anlise das situaes potenciais de 17

ix

ndice de Figuras
Captulo II Reviso bibliogrfica (Estado da Arte) Figura 1 Exemplos de atos inadequados Figura 2 Exemplos de equipamentos de proteo individual Figura 3 Exemplo de equipamento de proteo coletiva Captulo IV O Programa de Comportamento Seguro Figura 4 Pirmide de Bird 29 Figura 5 Grfico do nmero de acidentes com afastamento no ano de 2006 na VMZ-JF 39 Figura 6 Grfico do nmero de acidentes com e sem afastamento no ano de 2006 na 40 VMZ-JF Figura 7 Grfico da taxa de freqncia com afastamento durante o ano de 2006 na 40 VMZ-JF Figura 8 Grfico da taxa de freqncia com e sem afastamento em 2006 na VMZ-JF Anexo Anexo 1 Figura 9 Formulrio Fale Fcil Anexo 2 Figura 10 Formulrio Permisso para Trabalho Anexo 3 Figura 11 Check-List Observao de Riscos no Trabalho. 44 45 48 41 7 8 8

Captulo I INTRODUO
1.1 Consideraes iniciais ou apresentao Investir em segurana aumenta o grau de conscientizao dos empregados. Fazer treinamento de segurana melhora o relacionamento entre eles. O fato de nunca ter acontecido acidente no significa que nunca vai acontecer. Se o administrador de empresas e/ou dono da empresa acha que sua funo apenas contratar o servio de segurana do trabalho e ponto final est cometendo um erro. Em uma campanha de segurana da empresa toda a diretoria deve estar envolvida. De nada adianta treinar os funcionrios, fazer campanhas, se a diretoria, a maior responsvel pela empresa, no estiver envolvida e engajada com a segurana do trabalho. Se isso acontece a empresa fica sendo acfala, isto , sem cabea, sem coordenao, perdendo-se tudo o que foi feito, caindo a segurana do trabalho no esquecimento em poucos meses. A primeira coisa a se fazer manter a mente aberta, conversar com os empregados, com o pessoal da rea de segurana, participar do processo. Tambm de muita valia assistir palestras e seminrios, fazer cursos de atualizao sobre gerenciamento, qualidade e meio ambiente. Em muitos desses cursos so ministrados tpicos envolvendo segurana do trabalho, que vem somar-se ao conhecimento necessrio para fazer a empresa mais eficiente, segura, organizada e produtiva.
Assim, ao longo da evoluo dos anos, cada vez mais, a preocupao com o bem estar e com a integridade fsica dos colaboradores passou a ser um elemento de destaque na gesto de um negcio. Desenvolveu-se um entendimento de que as pessoas envolvidas no trabalho so o bem mais valioso para uma atividade bem feita que proporciona tornar uma organizao competitiva e bem sucedida comercial e socialmente. (DINIZ, 2005).

Dessa maneira, com as organizaes colocando a sade e a segurana de seus empregados como fator prioritrio, vrias estratgias, programas e processos tm sido implementados com resultados positivos na reduo dos acidentes de trabalho. Assim, os valores em segurana do trabalho esto cada vez mais alinhados criao de um ambiente onde todos os funcionrios estejam motivados para se atingir a excelncia em segurana, desenvolvendo um conceito no qual prevalece a preocupao no s com as atitudes tomadas pelos colaboradores, mas tambm com as conseqncias dessas atitudes. A conscientizao e o treinamento em segurana do trabalho so fatores importantes na gesto da segurana, pois capacitam os empregados para o desempenho de suas

2 funes no que diz respeito aos riscos inerentes a cada processo, alm de ressaltar a importncia de seguir os procedimentos de trabalho sem queimar etapas e sem se expor aos riscos. Os treinamentos so utilizados para padronizar procedimentos, corrigir desvios e, com isso, prevenir os acidentes de trabalho. 1.2 - Objetivos O presente trabalho teve como objetivo descrever um sistema de gesto da segurana, atravs de um estudo de caso, que busca um ambiente livre de acidentes com leses a partir de uma mudana de comportamento. Deve ainda, estar alinhado a um amplo programa de preveno de acidentes, ou seja, a meta foi passar pelo sistema de gesto da segurana da Votorantim Metais Unidade de Juiz de Fora, apresentando as diretrizes da organizao na busca pelo acidente zero. 1.3 - Justificativas Atualmente, segurana no trabalho um tema trabalhado e disseminado em todo o mundo, ultrapassando fronteiras, mesmo que ainda em estgios diferentes em cada continente. Independentemente do porte da organizao, este assunto destaque na rotina de qualquer empresa visto que a responsabilidade social e a preocupao com o bem estar dos funcionrios e de seus familiares so assuntos muito discutidos atualmente. fato o destaque dado ao Brasil no que concerne incidncia de doenas ocupacionais e ao nmero de acidentes de trabalho. As estatsticas da OIT comprovam essa condio desagradvel que nos coloca, sistematicamente, entre os pases que mais registram acidentes de trabalho no mundo, posio que poderia ser ainda pior se todos os acidentes ocorridos fossem notificados e se o universo de trabalhadores abrangidos pelas estatsticas no estivesse aqum da fora de trabalho realmente existente no pas. Segundo dados da Organizao Internacional do Trabalho OIT, o pas ocupava em 1999, a 15 posio no ranking de acidentes de trabalho no mundo, conforme dados do site do ministrio do trabalho. Dados do Anurio Estatstico da Previdncia Social 2001 disponveis na pgina do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social mostram que, naquele ano, ocorreram, no Brasil, 2.557 bitos por acidente de trabalho (1997 a 2001) - uma morte para cada 132 acidentes registrados. Nos ltimos cinco anos da pesquisa, foram computadas cerca de 17.000 mortes de trabalhadores no exerccio da sua atividade. Em relao s doenas ocupacionais, segundo a mesma fonte, em 2001, foram notificados 17.470 casos. Nos ltimos anos, foram mais de 100.000 registros. Computando-se os bitos, as doenas e os

3 acidentes tpicos e de trajeto, foram cerca de 2.000.000 de registros, perodo de 1996 a 2000, de acordo com a Previdncia Social. Os prejuzos com os acidentes tambm so significativos. Segundo o prof. Jos Pastore, socilogo especialista em relaes do trabalho e desenvolvimento institucional, o Brasil gasta anualmente R$ 20 bilhes com acidentes de trabalho. Os gastos da Previdncia Social so elevados. De acordo com o MPAS, o que se recolhe de prmios um pouco menos do que se gasta com benefcios, e do que se deixa recolher da contribuio quando da ocorrncia do infortnio, gerando desequilbrio nas contas. Dados da OIT, ainda segundo o ministrio do trabalho, relatam a ocorrncia de mais de 1,2 milho de mortes por acidente de trabalho no mundo. So dois trabalhadores mortos por minuto. Segundo a organizao, as principais causas dos acidentes so as deterioraes das condies de trabalho causadas pela globalizao e pela liberalizao dos mercados, o desrespeito ao direito de segurana do trabalhador e a falta de cumprimento da lei ou regulamentao adequada de segurana. Diante dessa situao, torna-se necessrio priorizar aes e adotar polticas mais contundentes para a preveno dos fatores de riscos incidentes nos locais de trabalho. Nessa lgica, assume relevada importncia mencionar que, no presente mercado globalizado, as relaes comerciais bilaterais esto, tambm, levando em considerao padres de exigncia quanto s condies do meio ambiente natural e do meio ambiente de trabalho onde se produziu o bem ou o servio. (VOTORANTIM METAIS, 2005). Estudos demonstraram que em mais de 96% dos acidentes, o comportamento de risco a causa principal. Para mudar o comportamento de risco deve-se identificar as causas e corrigi-las. (VOTORANTIM METAIS, 2005) O programa de Comportamento Seguro busca melhorar os resultados em sade, segurana e meio ambiente atravs de aes sobre os comportamentos que so as causas bsicas dos acidentes. Alm do mais, tambm a qualidade, a produtividade, os custos e outros valores so melhorados atravs de mudanas de comportamento. A liderana a chave do sucesso desse processo e o envolvimento dos profissionais indispensvel. A meta o desenvolvimento de empregados conscientes e motivados que possam trazer melhorias, porm, sozinhos no iro garantir sucesso. Um ambiente seguro deve existir no local como suporte para as pessoas trabalharem com segurana. Por buscar melhores resultados em segurana do trabalho por meio de um caminho inovador, que une as ferramentas aplicadas na gesto da segurana a um novo programa que busca mudar os preceitos comportamentais dos empregados e por estar inserido num ambiente em que a preocupao com a segurana vem antes at mesmo da importncia que se d produtividade, o desenvolvimento desse tema foi abordado na elaborao deste trabalho.

1.4 Escopo do Trabalho ou Condies de Contorno Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa do setor de metalurgia. Foi abordado o sistema de gesto da segurana do trabalho, focando no programa de comportamento seguro, uma iniciativa adotada pela organizao na busca pela reduo dos nveis de acidentes em seu ambiente de trabalho. As consideraes foram feitas a partir de um estudo de caso da Votorantim Metais unidade de Juiz de Fora, buscando-se dados desta unidade de trabalho. 1.5 - Metodologia Para elaborar o trabalho, inicialmente, foram analisados os melhores meios para se pesquisar e apresentar as informaes levantadas. Em seguida, partiu-se para uma anlise terica do material disponvel para consulta relacionado ao assunto trabalhado, verificando dessa maneira, os aspectos mais relevantes e os mais recentes diretamente ligados ao tema, ou seja, foi levantado o estado da arte sobre o conhecimento envolvido na elaborao do trabalho. Por fim, foi evidenciado todo o sistema de gesto da segurana na empresa, passando por cada ferramenta utilizada, alm de mostrar os meios de controle para acompanhamento do processo. A partir dessa abordagem citada anteriormente, foi possvel chegar no resultado final, estruturado em um relatrio e em uma apresentao para divulgao do trabalho executado. Todos os dados e informaes foram levantados mediante pesquisas de referncias bibliogrficas de textos e artigos na internet, bem como em livros e peridicos de circulao nacional. Foram obtidas ainda informaes com os tcnicos e engenheiros de segurana da Votorantim Metais da unidade de Juiz de Fora. Tal metodologia foi utilizada, pois ela permitiu que se entrasse em contato com o que h de mais atual em termos de publicaes referentes ao tema, sem falar na questo de poder obter as informaes diretamente com os responsveis pelo assunto, que idealizaram a implementao e so responsveis pelo monitoramento dos resultados conseguidos com ele.

Em uma viso geral do trabalho, foi seguido o cronograma abaixo: Tabela 1: Cronograma de desenvolvimento do Trabalho de Concluso de Curso
Meses Abr quinzenas Itens 1 - Escolha da Empresa 2 - Reviso bibliogrfica 3 - Coleta de Dados 4 - Anlise dos dados 5 - Elaborao do Relatrio 6 Entrega do TCC final 7 - Apresentao Final TCC 8 Entrega do TCC encadernado X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev

1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2

Captulo II REVISO BIBLIOGRFICA (ESTADO DA ARTE)


2.1 Introduo Segurana do Trabalho pode ser definida como a cincia que, atravs de metodologias e tcnicas apropriadas, estuda as possveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a preveno de sua ocorrncia, cujo papel assessorar o empregador, buscando a preservao da integridade fsica e mental dos trabalhadores e a continuidade do processo produtivo. (VOTORANTIM METAIS, 2005). A segurana visa evitar o acidente de trabalho, ou seja, aquilo que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, perda ou reduo permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. Sob uma outra viso, acidente uma ocorrncia no programada, inesperada ou no, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo til e/ou leses nos trabalhadores e/ou danos materiais. (VOTORANTIM METAIS, 2005). Os acidentes so causados pelos atos inseguros ou pelas condies inadequadas. Aqueles so as aes indevidas ou inadequadas cometidas pelos empregados, podendo gerar acidentes, enquanto as condies inadequadas so aquelas presentes no ambiente de trabalho que podem vir a causar um acidente, podendo estar ligada direta ou indiretamente ao trabalhador, ou seja, uma situao em que o ambiente pode proporcionar riscos de acidentes do trabalho, ao meio ambiente e equipamentos durante o desenvolvimento das atividades. (DINIZ, 2005). Para exemplificar o que foi exposto, pode-se citar como exemplos de atos inseguros: negligncia com as normas de segurana, falta do uso do EPI (Equipamento de Proteo Individual), no observao das placas de segurana e atividades de risco sem anlise de risco. Por outro lado, tem-se, por exemplo, as seguintes situaes de condies inadequadas: partes mveis de equipamentos, trabalho em altura sem o equipamento adequado, falta de inspeo de rotina em equipamentos, alm de vazamentos e transbordos em tanques. Ainda segundo Antnio Castro Diniz (2005), a preveno dos acidentes deve ser realizada atravs de medidas gerais de comportamento, eliminao de condies inseguras e treinamento dos empregados, devendo o uso dos EPIs ser obrigatrio, havendo fiscalizao em todas as atividades, sendo os empregados treinados quanto ao seu uso correto. As tarefas devem ser previamente avaliadas, os riscos e os padres de trabalho identificados e todos devem ser responsveis pela segurana e preveno dos acidentes.

7 Como j referenciado, a utilizao dos EPIs de fundamental importncia na preveno dos acidentes, pois muitas vezes, as medidas de controle relativas ao ambiente no so suficientes para eliminar os riscos. Usar e cuidar do equipamento de segurana faz parte do trabalho de cada um, sendo que existe sempre um EPI apropriado tarefa que ser realizada. Em caso de dvida, deve-se consultar o PO (Padro Operacional) da atividade, pois nele constam todas as informaes referentes atividade (VOTORANTIM METAIS, 2005). Juntamente com os equipamentos de proteo individual, atuam os equipamentos de proteo coletiva na preveno dos acidentes. EPCs so os equipamentos que neutralizam o risco na fonte. (VOTORANTIM METAIS, 2005). Quando instalada, por exemplo, uma proteo acstica, est havendo uma atuao sobre o ambiente de trabalho, sendo esta medida chamada de proteo coletiva, pois protege o conjunto de trabalhadores.

Figura 1: Exemplos de Atos Inadequados


Fonte: VOTORANTM METAIS, 2005.

A figura 1 apresenta dois exemplos de atos inadequados. No primeiro quadro, uma empilhadeira sendo levantada por outra para se atingir um patamar mais elevado. Nesta situao, deveria ter-se utilizado equipamento prprio de maior alcance para realizar a tarefa e no improvisar para realiz-la. Na outra situao, tem-se mais um caso de improvisao, onde foi utilizado um pedao de madeira para escorar o veculo para a realizao de um reparo, sendo que para isto deveria ter sido utilizado um elevador apropriado.

Figura 2: Exemplos de Equipamentos de Proteo Individual


Fonte: VOTORANTM METAIS, 2005.

A figura 2 mostra calado de segurana e bota de PVC cano longo para os membros inferiores, capacete de proteo e luvas para os membros superiores. Na figura 3, exaustores na fundio para o controle interno da qualidade do ar, responsveis pela manuteno das boas condies de trabalho no ambiente.

Figura 3: Exemplo de Equipamento de Proteo Coletiva


Fonte: VOTORANTM METAIS, 2005.

2.2 A segurana do trabalho embasada por um sistema de gesto Considerando que a segurana do trabalho deve estar atrelada rotina da empresa, caminhando junto com o processo produtivo, tem-se que ela deve estar inserida no sistema de gesto dessa organizao. Dessa forma, todo o processo interno acontecer em sintonia entre as partes. A segurana no trabalho deve ser fundamentada em um sistema de gesto, que se considerando as particularidades de cada situao, deve ser estruturado para atender as metas a partir das diretrizes estabelecidas pela firma.
O assunto sistema de gesto virou tema obrigatrio em quase todos os encontros profissionais. Por toda parte existem profissionais falando sobre isso, alguns com conhecimento de causa, outros apenas repetindo coisas que ouviram e muitos o fazendo sem qualquer anlise mais detalhada. Existe a necessidade de que aqueles que tem ligao direta com as questes de segurana e sade em nosso pas e, portanto conhecem a distncia entre a realidade e o proposto, detenham-se numa anlise mais profunda quanto ao

9
assunto. Pode-se estar diante de um momento e oportunidade que leve a um futuro melhor, mas ao mesmo tempo corre-se o risco de legar a preveno ao vazio das pilhas das adequaes, conformidades e documentos - fceis de produzir - mas que na prtica em nada melhoram a vida dos trabalhadores. A pergunta chave, para este momento da histria de nossa rea saber at que ponto nossa cultura capaz de suportar as questes de segurana e sade a partir dos modelos propostos. (PALASIO, 2003) Que os sistemas de gesto so necessrios e devem existir uma verdade. Que os sistemas de gesto feitos por pacotes so interessantes nem sempre. E entre uma coisa e outra se tem os problemas da falta de conhecimento dos especialistas dentro das empresas. Muitos deles abriram um livro para estudar h mais de dez anos e quando vez por outra vo a algum evento ficam encantados com os milagres e maravilhas que algumas pessoas oferecem em lindas apresentaes. (PALASIO, 2003).

mais importante desenvolver a viso de sistema do que ensinar este ou aquele tipo de sistema, com base nesta ou naquela norma ou padro. Segundo Cosmo Palasio (2003), sistema a ordenao de partes e elementos de tal forma ser possvel gerenci-lo, permitindo obter resultados. importante atentar que simplesmente comprar um sistema no vai resolver todos os problemas do mundo da preveno da empresa onde voc trabalha. A maioria dos casos tem mostrado que isso acaba na presena de mais um sistema intil na cabea dos trabalhadores e como tal acaba virando algo semelhante aos demais sistemas feitos para auditor ver. Tal experincia pde ser comprovada em algumas grandes empresas que durante dcadas no registraram acidentes mais graves e aps a suposta implantao tiveram situaes complicadas. O problema no estava e nem est no que compraram, mas sim na falta de entendimento do que fizeram. Outro erro diz respeito aos mgicos da preveno. So aqueles que trazem para dentro das empresas truques e mgicas de ltima gerao cujo nico defeito no ter aplicao quela realidade. Assim, surge ento uma pseudo-sensao de preveno que logo se desfaz quando os acidentes comeam a ocorrer. Por isso no basta apenas trocar as prticas consagradas e seguras pelo novo e bonito e que permite fotos em jornais; preciso estudar cada situao para implantar um programa que efetivamente traga resultados positivos. Por ltimo, o terceiro e maior de todos os erros: ignorar o cho de fbrica. Se as pessoas que fazem estes diagnsticos levassem em considerao o conhecimento daqueles que conhecem a cultura, os valores e princpios certamente muito dinheiro seria economizado e muitos problemas evitados (PALASIO, 2003)

10

2.3 - A origem dos fatos e o que est por vir Para buscar o foco do assunto sade, higiene e segurana do trabalho, preciso voltar um pouco no tempo para entender alguns pontos do processo histrico da preveno no Brasil. Pode-se dizer que a preveno de acidentes no Brasil ainda uma jovem, nascida de um casamento forado e criada ao sabor dos momentos, mantendo-se viva pelo seu prprio instinto e de certa forma resguardada por algumas leis. No nasceu do amor, do interesse das partes, mas mesmo assim trilhou um caminho com resultados muito interessantes (PALASIO, 2003). Dentro do macro processo histrico, 20 ou 30 anos pouco ou nada significam. Para se entender a verdade, cabe sempre uma pergunta: se no houvesse a imposio legal do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT) e das Normas Regulamentadoras (NR) como estariam a segurana e a sade no Brasil? Tem sido dessa forma que as coisas vm sendo conduzidas. A questo da preveno de acidentes no privilegiada. Numa sociedade em que direitos so sinnimos de conquistas e deveres so deveres mesmo, tudo um tanto quanto convulsivo, o burlar tornou-se uma espcie de lei e as formas glamurosas para tornar o burlar aceitvel tornaram-se a especialidade de alguns que de tudo usam para transformar em licito o que originalmente totalmente ilcito. Assim, a sociedade vive no caos, seja na sade, na segurana publica, na habitao, na educao - e ao mesmo tempo - cria-se uma sensao institucionalizada de que isso a normalidade. Para justificar, vendem-nos toneladas de programas, comisses e aes - que na sua grande maioria - meno seja feita s excees - nada mais so do que meios de postergao da realidade, algo assim como a velha e conhecida vlvula de segurana das panelas de presso. Desta forma, so diludos os conflitos e as aes das partes, assegurando a continuidade da ordem definida e at mesmo uma sensao de que tudo vai bem. Num pas onde o direito discutvel, questes como segurana e sade no podem ficar dispersas. Diante de um povo que ainda no tem em si a sade como um valor, existe a necessidade de suprir estas lacunas do processo social com agentes que at que o processo tenha maturidade prpria trabalhem as aes necessrias manuteno da vida. Hoje se fala em sistemas como se isso fosse uma grande novidade. Parece que a palavra vinda de fora ganha novo sentido. No entanto, em qual atividade humana no encontrada alguma forma de sistema? Mesmo podendo estar diante de sistemas rudimentares, de alguma forma, so sistemas. Dentro das empresas a coisa no diferente; no que diz respeito preveno de acidentes tambm no. Na maior parte dos lugares, o conjunto de aes definidas e levadas a efeito para prevenir acidentes forma um sistema,

11 alguns deles de reconhecida eficincia e eficcia, desde que estejam adaptados realidade da organizao. Muitos destes sistemas surgiram dentro das prprias empresas e se mantm devido a um fator essencial: tem relao com a cultura das pessoas e por isso so legitimados e mantidos. Comearam das iniciativas destes ou daqueles empregados ou setores, da juno das atividades feitas pelos homens da manuteno com as aes dos homens da operao e assim foram tomando forma, definindo uma maneira prpria de fazer com segurana. Nas empresas onde naturalmente as coisas surgiram e se mantm, sem duvidas so as mais seguras, pois o sistema de segurana vem dos empregados e est dentro da concepo destes, ou seja, faz parte da sua cultura. Ao mesmo tempo, tambm se conhecem casos de experincias no satisfatrias, onde quando se tentou substituir o modelo vigente por um modelo formal, os acidentes comearam a ocorrer e at mesmo ocorreram mortes. Por isso, qualquer sistema de gesto, ao ser implantado, deve ser bem fundamentado, com seus ideais sendo expostos claramente aos empregados para que todos possam trabalhar para se atingir as metas desejadas. Somente dessa forma os resultados pretendidos sero alcanados. A adoo de qualquer modelo que seja, se no levar em conta a questo cultural certamente no passar de um conjunto de papeis bem escritos sendo fcil perceber que no tem qualquer correspondncia mais significativa no cho de fbrica. Em suma, ningum cumpre aquilo que no entende (PALASIO, 2003). Com relao segurana e sade, ser que a sistematizao pura e simples vai de encontro aos problemas rudimentares com os quais as empresas convivem? No surto das sistematizaes tem-se a questo da qualidade e do meio ambiente. Verdade que em alguns lugares a experincia deu certo; realidade ainda que o contrrio tambm verdadeiro. Diante da qualidade, para quem lida diretamente com ambiente do trabalho, fica clara a utopia de se obter qualidade de produto sem qualidade de vida. Cada vez mais os processos produtivos devem abordar as particularidades de cada situao, bem como os aspectos dos produtos e dos trabalhadores. Todos os parmetros devem ser considerados como peas de uma mquina, que para funcionar bem precisa de todas em perfeitas condies. 2.4 - Motivos para implantar um sistema de gesto O primeiro motivo para implantar um sistema de gesto que auxilia a cumprir a legislao, afinal de contas transforma itens de legislao em meios de gerenciamento. Obviamente isso se trata de uma grande justificativa, mais uma vez apenas aplicvel em pases onde cumprir a lei algo implcito. Por aqui, pode ocorrer que pilhas de papeis venham mais a servir como provas de gerenciamento do assunto do que sirvam para tornar real algo em termos de preveno. O segundo motivo ajudar na reduo de custos de

12 segurana e sade, valendo-se da articulao de aes. No entanto, esse aplicado

quando se busca uma "preveno de acidentes mais fina", ou seja, a partir de um certo grau de evoluo. Vale lembrar que se est falando de um pas onde pessoas ainda morrem em acidentes causados por engrenagens expostas. Deve ficar claro que o incio para adequar as fbricas condio mnima com certeza vai ter um custo significativo e tal ao se no for imposta ou motivo de facilidades pelo Estado, de fato no ir ocorrer, ou pelo menos, passar por um rduo caminho para acontecer. O terceiro motivo diz respeito preservao da imagem das empresas. Estando diante de mais uma questo complexa, que pode conduzir a situaes adversas proposta. Muitas empresas divulgam seus sistemas e principalmente certificaes em campanhas ostensivas na mdia. Com esta postura levam o consumidor ou o cidado comum a crer que nela existam tais prticas. No entanto, quando algo errado ocorre relativo quele assunto, causa nas pessoas uma sensao de que foram enganadas. O quarto motivo, muito parecido com o terceiro diz respeito manuteno da imagem e exigncias dos clientes.
Importante mesmo talvez seja a meno da oportunidade de inserir segurana e sade como um fator de produo. No entanto para isso h de se buscar primeiro um pouco mais de maturidade nas relaes, ou seja, bem possvel que em algumas empresas j exista terreno propcio a esta finalidade, mas com certeza na maioria delas no passaria de mais um penduricalho. (PALASIO, 2003).

2.5 Os perigos inerentes ao processo Para que serve um plano de ao? A resposta parece bvia, em especial se for levada em conta apenas a teoria pura e prtica. Como ressalta Cosmo Palasio (2003), um plano de ao se presta organizao da forma, dos recursos e das aes com as quais ser resolvido um dado problema. Somente isso? No, para algumas pessoas, um plano de ao tal como uma poro de outros papis a maneira formal de livrar-se de um assunto, de supostamente estar fazendo algo sem na verdade ter a real inteno de resolver de fato o problema. A diferena est mesmo na mentalidade; uns utilizam a ferramenta como meio de trabalho, outros a utilizam como meio de evitar trabalho, ou de maqui-lo. Em outras oportunidades acontece a chamada "preveno cartorial", que ocorre em muitos locais. Visando cumprir a legislao no papel, empresas chamam os empregados e principalmente terceiros e fazem com que estes assinem vrios papis, onde geralmente esto mencionadas de forma bem escrita todas as obrigaes a serem cumpridas. Isso virou cultura. Obviamente que o papel necessrio, no entanto junto a ele deveriam vir aes que ao menos permitissem a quem est assinando entender e cumprir o previsto.

13 Deve-se entender primeiro que mesmo que os sistemas venham a dar certo em certas empresas, entre sua fase de implantao e os primeiros resultados haver um hiato cultural. Depois h de se avaliar previamente se existe de fato terreno propcio busca deste tipo de trabalho, observando se existe deciso e compromisso da alta direo e levando em conta que aquilo que pode parecer uma soluo, pode ser na verdade um retrocesso, formatando a empresa em moldes que inviabilizem a gesto do processo e o cumprimento das diretrizes estabelecidas. Em terceiro lugar, deve-se ter cuidado com as estatsticas maquiadas, pois a tendncia, para alcanar objetivos e metas fazer exatamente isso, com que suma no papel o que ainda existe no cho de fbrica. Alguns administradores tm a cultura de que problema no deve ser levado para os nveis superiores, pois podem demonstrar sua ineficincia. Todo sistema de gesto tem como parte avaliaes e auditorias que conduzem diretamente a forma que os assuntos vem sendo cuidados e tratados. Vale lembrar, que esteja no papel ou no os riscos e perigos continuaro causando danos (PALASIO, 2003). 2.6 Diretrizes de um sistema de gesto da segurana A esta altura, depois de tantas idas e vindas, pode surgir a dvida de qual caminho deve ser seguido? E a resposta talvez seja a parte mais importante. Segundo Cosmo Palasio (2003), o caminho comea por um profissional de segurana e sade atualizado, esclarecido e que por isso seja capaz de ser de fato o assessor da direo nas decises relativas a sua especialidade. Primeiro este profissional deve ler tudo o que for possvel sobre sistemas de gesto, claro, focando naquele aplicado em seu local de trabalho, lembrando que a informao mais verdadeira vem sempre do juzo entre as diversas correntes e tendncias sobre o mesmo assunto aliado ao conhecimento da realidade da empresa onde ele atua. Depois, vale muito neste momento, a troca de informaes com outros colegas. Deve-se procurar saber e principalmente conhecer as experincias j existentes e se possvel, conversar com os empregados da empresa, ouvindo o lado que mais importa nisso tudo, pois o funcionrio que ser diretamente afetado no caso de ocorrer um acidente. Tendo em mente todas estas informaes, tm-se condies para se realizar uma anlise detalhada da situao. Deve-se analisar principalmente a realidade da empresa, o que existe de sistema e onde esto as dificuldades da gesto, buscando identificar os possveis pontos de melhoria. Diante disso, a sim, as concluses saem fortalecidas. Numa anlise simples, o melhor sistema aquele que funciona. Pode parecer estranho, mas as empresas esto repletas de sistemas que no atingem este objetivo. Um sistema superdimensionado, complexo demais para a realidade local, certamente servir de enfeite e ao longo do tempo causar problemas. Por outro lado, um sistema

14 subdimencionado, incompleto ou meramente copiado ir pelo mesmo caminho. De tudo isso, ficar como pano de fundo que segurana e sade no trabalho so coisas que no devem ser levadas a srio e que mais uma vez, s geram despesas. Deve-se ressaltar ainda que o caminho para os sistemas de gesto irreversvel, independentemente do modismo e de ser este um momento ainda imprprio para a maioria das empresas brasileiras (PALASIO, 2003). 2.7 - O aspecto ergonmico na segurana do trabalho Atualmente, a ergonomia solicitada, quotidianamente, a intervir em situaes cujas problemticas variam desde a concepo de salas de controle, extremamente automatizadas, passando por questes referentes ao trabalho manual ou, ainda, por queixas relacionadas ao ambiente fsico de trabalho, sem deixar de lado os problemas de sade, em particular, os decorrentes das leses por esforos repetitivos. difcil falar dos limites da teoria e da prtica em ergonomia, na medida em que existe um processo de retroalimentao nesta relao. A ergonomia uma disciplina jovem, em evoluo e que vem reivindicando o status de cincia. Esta disciplina, segundo Montmollin (1990), poderia ser definida como uma cincia do trabalho. Entretanto, no existe unanimidade no meio cientifico quanto a uma definio para a ergonomia, pois se houvesse em muito contribuiria para estabelecer os limites do seu campo de investigao. A forma de se abordar o homem nas situaes de trabalho difere daquela adotada nas outras disciplinas. A ergonomia prope-se a compreender quais so os mecanismos fisiolgicos e psicolgicos destes envolvidos em uma interao com o sistema produtivo, ou at mesmo, de um coletivo de pessoas mediado por um aparato tecnolgico (IIDA, 2002). 2.8 - A segurana do trabalho sob uma nova viso: a mudana comportamental Procurando reduzir os nveis de acidentes no trabalho, as organizaes trabalham todas as variveis envolvidas no processo. A questo comportamental uma delas.
Ele era um timo profissional, no sei como se acidentou. Tinha conscincia de que aquele no era o equipamento que estava liberado para manuteno... Este um relato recorrente na apurao das causas de um acidente de trabalho. (VOTORANTIM METAIS, 2005).

No h consenso entre os historiadores quanto data nem quanto ao evento que definitivamente deram incio Revoluo Industrial. Considerando o ano de 1698 como um marco, quando o engenheiro ingls Thomas Savery (1650-1715) inventou a primeira

15 mquina a vapor da histria, j se passaram mais de 300 anos; neste perodo a civilizao humana experimentou um acmulo de conhecimentos sem precedentes em toda a sua histria, que alterou o modo de viver de cada um de ns. Hoje as mquinas parecem estar em todo lugar, trazendo progresso e conforto, cada vez mais sofisticadas e seguras, dispondo de procedimentos operacionais detalhados, contando ainda com profissionais mais especializados e com maior grau de escolaridade na sua operao e manuteno. Mas por que, mesmo assim, ainda temos que conviver com elevadas taxas de acidentes de trabalho? consenso entre a comunidade de Engenharia de Segurana que se quisermos alcanar um estado de excelncia, fundamental fazer uma abordagem cientfica e multidisciplinar do comportamento humano, conjugando diversos campos do conhecimento. (VOTORANTIM METAIS, 2005). Lidar com pessoas administrar e conviver com um repertrio grande de emoes e comportamentos conscientes e inconscientes, sujeitos s mais diversas influncias internas e externas. A partir dessa considerao, tem-se o propsito de identificar e compreender como a dinmica deste universo, pode em alguns casos, conduzir o indivduo a um acidente de trabalho. Quando se questiona se uma pessoa tem ou no conscincia de seus atos, na verdade est sendo questionado se ela tem ou no censo crtico de suas atitudes, isto , se possui uma referncia na sua interao com o meio ambiente e com o sistema cultural que o cerca, ou seja, se tem conscincia das conseqncias que seu ato pode provocar. O mecanismo responsvel pela formao da conscincia no encontra nenhuma explicao cientfica plenamente satisfatria. A conscincia reflete a individualidade do ser, cujo aspecto mais relevante sua caracterstica unitria, onde todas as percepes, pensamentos e emoes so integradas e fundidas num mesmo e determinado momento. Considera-se a conscincia como a capacidade neurolgica de captar o ambiente e orientarse de forma adequada. Pode ser considerada do ponto de vista psiquitrico, como um processo de coordenao e de sntese da atividade psquica. uma das funes psquicas com a qual o contato com a realidade estabelecido, atravs do qual se toma conhecimento direto e imediato dos fenmenos que nos cercam. Sob este aspecto, as diferentes gradaes da vigilncia correspondem a diferentes graus de conscincia, que podem ir, gradualmente, da completa lucidez da conscincia inconscincia, podendo passar ainda pela negligncia, que o fator condicionante para o trabalhador realizar um ato inseguro que poder vir a resultar em um acidente. (VOTORANTIM METAIS, 2005). 2.9 Programa de segurana do trabalho Com o intuito de melhorar a qualidade de vida no trabalho, esto lendo lanados nas organizaes os programas de segurana, cada um com suas particularidades e atribuies,

16 mas todos com um objetivo comum: proporcionar cada vez mais segurana aos seus colaboradores.
A reduo de acidentes em nveis mais significativos s ser conseguida adotando-se um programa de segurana do trabalho, com atuao a longo prazo. Este inclui a fixao clara de objetivos e metas a serem alcanadas, definio de uma estrutura e uma organizao administrativa e de trabalhadores, e investigao dos acidentes com elaborao de registros, relatrios e anlises estatsticas. (IIDA, 2002).

Itiro Iida (2002) destaca que o acompanhamento da segurana pode ser feito por meio de inspees peridicas aos principais postos de trabalho, sendo disponveis questionrios ou check-lists para fazer essas verificaes. Se houver um acidente, deve ser preparado um relatrio minucioso, descrevendo o tipo de acidente, a leso causada e as condies do local onde ocorreu o acidente, verificando, principalmente, se houve algum desvio, em relao s condies normais de operao. 2.10 - Prticas seguras no trabalho Itiro Iida (2002) relata que o conhecimento das situaes perigosas e o desenvolvimento de comportamento para evit-las podem diminuir significativamente os acidentes. Para definir as prticas seguras no trabalho, necessrio, em primeiro lugar, identificar as situaes de risco. Isso pode ser feito examinando-se os relatrios de acidentes. Contudo, estes podem ser muito falhos por registrarem apenas os casos mais graves, ou seja, aqueles que impliquem em leses dos trabalhadores. Outras fontes de informaes so os prprios trabalhadores e seus superiores imediatos. O levantamento pode ser feito atravs de questionrios, desde que a linguagem usada seja apropriada. Mas estes provocam certa desconfiana dos trabalhadores. Para superar essas limitaes, o melhor partir para observaes e entrevistas diretas, baseando-se em fatos concretos e evitando as opinies ou suposies pessoais. Quando forem identificadas todas as situaes de risco, estas podem ser classificadas de acordo com a gravidade e freqncia de ocorrncia para se estabelecer as prioridades de tratamento. A etapa seguinte a de desenvolver prticas seguras de trabalho a serem transmitidas aos trabalhadores. Muitas vezes, a prpria observao do trabalho pode indicar a existncia de uma prtica mais segura e, em outros casos, esta precisa ser desenvolvida, e pode envolver a mudana de ferramentas, pequenas modificaes de local de trabalho, implicando em estudos de um novo layout para o local ou o uso de

17 equipamentos de proteo individual. A prtica segura no trabalho depende das seguintes atividades. Descobrir as condies inseguras: as condies inseguras devem ser descobertas por pessoas especializadas ou pelos prprios trabalhadores, desde que estes recebam um treinamento especial para reconhecer essas condies. Uma vez identificadas essas condies, devem ser feitas comunicaes a todos os trabalhadores para que fiquem alerta e tomem os devidos cuidados. Adotar prticas seguras: o conhecimento das condies inseguras facilita o trabalhador a adotar prticas seguras no trabalho. Em caso de perigo difuso, deve-se usar algum tipo de EPI. Se houver perigo extremo ou desastre iminente, o trabalhador deve adotar comportamentos emergenciais, como cortar a fonte de energia ou desligar a mquina. Conservar e manter limpo: a conservao, consertando os equipamentos danificados, e a limpeza, ajudam a prevenir as situaes de perigo e motivam o trabalhador a adotar prticas seguras. Objetos ou sujeiras espalhadas no cho podem ser fontes de tropeos e quedas, alm de atrarem mais sujeira. 2.11 - Os fatores que influem nos acidentes e a anlise das situaes potenciais de acidentes Os acidentes geralmente resultam de interaes inadequadas entre o homem, a tarefa e o seu ambiente. Itiro Iida (2002) classifica os diversos modelos explicativos de acidentes em dois tipos: os modelos seqenciais e os modelos fatoriais. Modelos Seqenciais: Os modelos seqenciais de acidentes so aqueles que apresentam uma cadeia de eventos que levam a um acidente. Heinrich (1959), segundo Itiro Iida (2002), formulou um modelo bastante difundido, que chamado tambm de domin do acidente, pois existiriam cinco eventos encadeados que levariam leso do trabalhador: personalidade; falhas humanas; causas de acidentes (condies inadequadas e atos inseguros); acidente; e leso. A preveno, segundo essa teoria, deveria ser feita pela remoo das causas de acidentes, para, assim, evitar-se a propagao da queda dos domins. Essa teoria muito contestada, porque admite a existncia de certos traos de personalidade (insegurana, irresponsabilidade, teimosia, valentia) que tornariam algumas pessoas mais suscetveis a acidentes e isso no tem comprovao prtica. Outro modelo seqencial foi apresentado por Ramsey (1978), tambm apresentado por Itiro Iida (2002), segundo o qual, uma pessoa exposta a uma condio insegura, apresentaria os seguintes comportamentos seqenciais:

18 Percepo do perigo (rgos sensoriais); Identificao do perigo (processamento da informao); Deciso de evitar o perigo (escolha da alternativa); Habilidade para evitar o perigo (habilidade motora, foras, tempo de reao).

Qualquer falha em uma dessas etapas contribuiria para aumentar os riscos de acidentes. O mtodo seqencial mais elaborado o mtodo da rvore de falhas, proposto por Leplat e Rasmussen (1984), que apresentado no livro de Itiro Iida (2002). O mtodo da rvore de falhas representa graficamente as interaes entre as diversas falhas que conduzem a um acidente. Entende-se aqui, por falha, qualquer tipo de erro humano, defeito mecnico ou deficincias ambientais que provocam desvios na tarefa. Em geral, h uma cadeia de eventos que levam at o acidente. Evidentemente, no caso de uma simples falha de um componente, como uma lmpada que se queima, uma falha isolada, que no provoca maiores conseqncias. Mas, em geral, os acidentes so precedidos de diversos tipos de falhas, cujos efeitos cumulativos provocam os acidentes. Para a construo da rvore de falhas, parte-se de um acidente que j aconteceu e, a partir da, organiza-se a lista de falhas que contriburam para a ocorrncia do acidente. Depois so definidas as relaes entre essas falhas, que podem ser de dois tipos: Relao seqencial ou em srie (X Y): indica que o evento (X) uma condio necessria para a ocorrncia do evento (Y) e, se no existisse (X), o evento (Y) tambm no existiria. o caso de uma pessoa que caiu (Y) de uma escada (X); se no tivesse subido na escada, a pessoa no teria cado. Relao de confluncia ou em paralelo (X1, X2 Y): significa que necessrio ocorrer dois

ou mais eventos simultneos (X1 e X2) para que ocorra a conseqncia (Y); sem (X1) ou sem (X2), o evento (Y) no ocorreria. Por exemplo, uma pessoa que caiu (Y) de uma escada (X1) porque esta escorregou em um cho liso (X2). Os autores desse mtodo salientam que, em vez de ficar procurando quem foi o culpado pelo acidente, melhor fazer uma anlise das falhas que ocasionaram esse acidente, com o objetivo de elimin-las, para que as mesmas no se repitam futuramente. Isso envolve aes como modificaes em mquinas e equipamentos, alteraes no processo produtivo, mudanas de layout, melhoria da organizao do trabalho, sistemas de manuteno, treinamento dos trabalhadores, melhoria do sistema de informaes e assim por diante. Em outras palavras, consiste em introduzir modificaes no sistema produtivo, de modo que ele possa resistir aos erros humanos, ou para que tenha tolerncia para absorver certa faixa de variao do comportamento humano. Por exemplo, vamos supor que uma

19 pessoa deva dirigir um carro de 150 cm de largura em linha reta, mas, devido variao natural do comportamento humano, ele provoque desvios freqentes direita e esquerda, e que esses desvios sejam de 50 cm, no mximo, para cada lado. Nesse caso, a estrada deveria ter pelo menos 250 cm de largura para absorver os desvios do motorista. A rvore de falhas mais facilmente elaborada pela anlise retrospectiva, partindose de um acidente j acontecido, quando as tarefas so estruturadas, como geralmente ocorre no trabalho repetitivo em indstrias. Entretanto, especialistas treinados no assunto podem fazer previses de acidentes onde elas ainda no ocorreram, desde que conheam a estrutura da tarefa e as probabilidades de falhas existentes. Assim se pode trabalhar preventivamente, eliminando-se as falhas, antes que elas ocorram. Tambm podem ser construdas certas barreiras para impedir a propagao de falhas na rvore. Uma manuteno preventiva das mquinas, a instalao de dispositivos de proteo e os exames mdicos peridicos dos trabalhadores so exemplos dessas barreiras. Para as tarefas menos estruturadas, como no trabalho agrcola ou em canteiros de obras, a construo dessa rvore de falhas fica mais difcil, devido ao relacionamento pouco definido entre as falhas. Nesse caso, importante que, alm da descrio do acidente, haja sempre uma anlise das condies em que esses acidentes ocorreram, para que as possveis falhas envolvidas no acidente sejam identificadas e removidas. Aqui tambm, um analista experiente capaz de identificar falhas e construir rvores hipotticas. Por exemplo, se houver uma viga mal equilibrada, possvel que acabe caindo sobre a cabea de algum ou se existirem pedaos de madeira com pontas de prego espalhados pelo cho, possvel que acabem furando o p de algum trabalhador. Se essas falhas forem eliminadas a tempo, os acidentes podero ser evitados. Modelos Fatoriais: Os modelos fatoriais, atualmente, so mais aceitos para explicar a ocorrncia de acidentes. Segundos estes, no existiria uma seqncia lgica ou temporal de eventos, mas um conjunto de fatores que interagem entre si, continuamente, e cujo desfecho pode ser um acidente ou quase-acidente. Os fatores normalmente includos em estudos de acidentes so: a tarefa; as mquinas e ferramentas; o trabalhador; a personalidade; a sonolncia; a estrutura organizacional e o ambiente fsico.
Em muitas ocasies quando so buscadas as causas de um acidente, devido escassez de recursos humanos e materiais adequados, acaba-se por no identificar suas reais causas. Assim deixa-se escapar uma grande oportunidade de agregar conhecimentos que, certamente, contribuiriam para que outros acidentes fossem evitados. (IIDA, 2002).

20 Assim, alm de considerar as possveis causas do acidente, devem ser consideradas as atitudes do responsvel pela execuo da tarefa. Ser que ele foi negligente ao executla? Por que ele tomou tal atitude? Muitas vezes, o colaborador dispunha de todos os recursos necessrios para realizar a atividade, mas por uma atitude incorreta, consciente ou inconsciente, acabou sofrendo um acidente. Dessa maneira, fundamental partir para um novo processo, no qual alm de garantir todas as condies necessrias para a execuo da tarefa, prevalea uma cultura na qual a preveno por meio de observaes dos trabalhadores seja um meio de se evitar novos acidentes. Assim, trabalhadores de fora, observando a atividade possuem uma viso crtica diferente daquele que a executa, podendo contribuir para a correo de uma atitude indevida que poderia resultar em um acidente de trabalho, ou seja, cada vez mais deve prevalecer a cultura do eu cuido de mim e de voc. (VOTORANTIM METAIS, 2005). 2.12 - A segurana do trabalho e o erro humano: duas situaes que no podem coexistir A segurana do trabalho um assunto importante, que no interessa apenas aos trabalhadores, mas tambm sociedade em geral, pois um trabalhador acidentado, alm dos sofrimentos pessoais, passa a receber seus direitos previdencirios, que so pagos por todos os trabalhadores e empresas (IIDA, 2002). O erro humano: Muitos acidentes costumam ser atribudos ao erro humano ou ao fator humano. Entretanto, quando se fala em erro humano, geralmente se refere a uma desateno ou negligncia do trabalhador. No entanto, isso no to simples assim. Para que essa desateno ou negligncia termine em acidente, houve uma srie de decises que criaram as condies para que isso acontecesse. Se essas decises tivessem sido diferentes, essa mesma desateno ou negligncia poderia no ter resultado em acidente.
A abordagem do erro humano tem sofrido mudanas na medida em que se compreende melhor o comportamento do homem. Atualmente, existem dados que permitem analis-lo melhor para se prever o desempenho futuro de sistemas onde haja participao humana. (IIDA, 2002).

A natureza do erro humano: Segundo Itiro Iida (2002), uma forma mais correta de considerar os erros humanos no pelas suas conseqncias prejudiciais, mas pelo acompanhamento das variaes do comportamento humano. Esse comportamento nunca constante. At mesmo os

21 trabalhadores muito experientes ou aqueles que executam tarefas simples e repetitivas apresentam variaes. Para cada tipo de tarefa existe uma determinada faixa de variaes que so aceitveis e, quando elas comeam a ultrapassar um certo limite, pode-se considerar que h alguma anormalidade, aumentando os riscos de acidentes. Existem duas situaes em que essa variao de comportamento considerada um erro. Uma delas quando a intensidade da variao muito grande, colocando-a fora de uma faixa considerada normal ou aceitvel. A outra quando essa variao ou adaptao no for suficiente para acompanhar mudanas exigidas pela tarefa ou pelo ambiente. Ainda de acordo com Itiro Iida (2002), o erro humano resulta das interaes homem-trabalho ou homem-ambiente que no atendam a determinados padres esperados. Nesse conceito esto implcitos trs elementos: uma ao humana varivel; uma transformao do ambiente (ou da mquina) que no atenda a determinados critrios e um julgamento da ao humana frente a esses critrios. Incidentes crticos: Os erros geralmente aparecem associados a acidentes. Contudo, o estudo dos erros a partir dos acidentes nem sempre produz bons resultados, por dois motivos. Em primeiro lugar, nem todos os erros provocam acidentes. Em segundo lugar, existe pouca relao entre a gravidade do erro com a gravidade do acidente, pois pequenos erros podem provocar grandes acidentes e vice-versa (IIDA, 2002). Para no ficar apenas na dependncia dos acidentes para estudar os erros, Itiro Iida (2002) coloca que Fitts e Jones (1947) desenvolveram um mtodo chamado de incidentes crticos. Eles so representados pelas situaes que quase provocam acidentes, mas que foram evitadas a tempo. Diz-se tambm que os incidentes crticos so os responsveis pelos quase-acidentes (ou acidentes que quase aconteceram). Para levantar os incidentes crticos, Fitts e Jones usaram um grupo de pilotos de avio, que eram entrevistados semanalmente. Eles eram solicitados a descrever as situaes de perigos em que estiveram envolvidos, com srios riscos de acidentes. Pedia-se, aos pilotos, que anotassem esses acontecimentos, para serem mais facilmente lembrados durante a entrevista. Com isso, foram constatadas diversas falhas, como: Falhas nos mostradores: ilegibilidade, erro de leitura, inverso, interpretao, instrumentos confusos, interpolao na escala, iluses, esquecimentos, reflexos, instrumentos inoperantes; Deficincias no acompanhamento e controle para corrigir os desvios; Ausncia de motivao e estmulos para reduzir a monotonia, fadiga e stress; Falhas nos controles: substituio, ajuste, inverso, ativao involuntria, esquecimentos, fora de alcance.

22 Com essa anlise de incidentes crticos foi, ento, conseguida uma grande quantidade de informaes, que contribuiu consideravelmente para o aperfeioamento dos controles e mostradores em aeronaves. Provavelmente, isso no seria possvel se a coleta de informaes se tivesse baseado apenas nas anlises dos acidentes, que so mais raros que os quase-acidentes. Preveno de erros: Seguindo a anlise de Itiro Iida (2002), existem diversas formas para prevenir os erros humanos. Uma delas substituir o homem pela mquina, principalmente em tarefas simples e repetitivas ou que exijam grandes foras. Contudo, deve-se observar que as mquinas erram menos, mas dificilmente corrigem os seus prprios erros, enquanto o ser humano mais sensvel a isso. A aplicao dos conhecimentos ergonmicos no aperfeioamento de mostradores, controles, postos de trabalho e outros aspectos contribui claramente para a reduo dos erros. Isso significa que as mquinas devem ser construdas de forma que no operem enquanto todos os procedimentos de segurana no tenham sido adotados. Por exemplo, trens e elevadores que s se movimentam com as portas fechadas, ou uma caixa com chave eltrica que s se abre quando a energia estiver desativada. Certos dispositivos includos na prpria mquina, tambm podem reduzir os erros e acidentes. Os erros de digitao de teclados podem ser reduzidos se houver um tempo mnimo de 20 a 30 ms entre dois acionamentos sucessivos. o caso tambm de veculos que tenham um limite superior de velocidade. A seleo, treinamento e superviso adequada do operador tambm contribuem na reduo de erros. Naturalmente, um operador treinado, que execute o trabalho com satisfao, e com um ritmo adequado, cometer menos erros.

23

Captulo III DESCRIO


3.1 - A Votorantim Metais A Votorantim Metais lder na produo de zinco e de nquel eletroltico na Amrica Latina e a terceira maior produtora de aos longos do pas. Um dos principais fatores que garantem este posicionamento a qualidade dos produtos fornecidos pela empresa nesses trs segmentos zinco, nquel e ao aliada estreita parceria mantida com os clientes. A unio equilibrada desses dois diferenciais tem permitido empresa manter sua posio de destaque no mercado. A unidade de negcio zinco atua em trs seguimentos: galvanizao contnua, galvanizao geral e fundio de zamac e xido de zinco. Para atender demanda desses mercados, produz o zinco SHG (Special High Grade) com 99,995% de pureza, registrado na bolsa de metais de Londres (LME), as ligas de zinco, o xido de zinco, alm de outros itens como cdmio, sulfato de cobre, concentrado de chumbo e prata, dixido de enxofre lquido e cido sulfrico. Os principais consumidores desses produtos so as usinas siderrgicas de aos planos e aos longos, galvanizadores, e as indstrias de pneus e borrachas, cermica, de artefatos e ferragens de zamac, de lato, de micro nutrientes, etc. Com grau de pureza de 99,99%, o nquel produzido pela Votorantim Metais registrado na Bolsa de Metais de Londres e utilizado na fabricao de ao inox e aos especiais. Outra aplicao, em menor escala, o segmento de galvanoplastia para aplicao nos processos de niquelao. Indstrias qumicas tambm se utilizam dele para a fabricao do cobalto, utilizado na composio de ligas metlicas e superligas de alta resistncia, como prteses dentrias e peas para a indstria aeroespacial e de micronutrientes para a fabricao de rao animal, fertilizantes, pigmentos e corantes. J a unidade de negcio ao da Votorantim Metais atua em dois segmentos de mercado: construo civil e construo mecnica. O segmento de construo civil composto por vergalhes CA-50 e CA-60 para concreto armado, telas eletrosoldadas, armaes treliadas e arame recozido. Para o segmento de construo mecnica, produz perfis I e U, cantoneiras, barras chatas, barras de redondo mecnico e fio mquina. 3.2 - O sistema de gesto na Votorantim Metais Todo o sistema de gesto do Grupo Votorantim baseado em um programa focado na excelncia em sade, segurana e meio ambiente. A seguir, foram enfatizadas as ferramentas utilizadas na gesto da segurana do trabalho na Votorantim Metais. Dentre estas ferramentas, pode-se citar: integrao, fale-fcil

24 (FF), permisso para trabalho (PPT), regras de ouro, dilogos de higiene, segurana, meio ambiente e qualidade (DHSMQ), sinalizao na rea e troca de crachs e programa observador comportamento seguro. a) Integrao: A integrao o primeiro contato de uma pessoa que est entrando pela primeira vez na empresa, onde so tratados vrios assuntos, passando por uma apresentao da empresa, noes de meio ambiente e terminando com um destaque maior para a segurana na Votorantim Metais. A integrao realizada uma vez por semana para aqueles que so novatos na organizao, tendo a durao de um dia completo, onde pela manh se tem a apresentao institucional da organizao, quando se conhece o sistema de gesto adotado, passando ainda por uma apresentao do responsvel pela rea de meio ambiente. J o perodo da tarde dedicado exclusivamente a rea de segurana do trabalho, quando se tem o primeiro contato com os aspectos e normas de segurana adotados na unidade. Dessa forma, j possvel perceber a importncia que se d segurana do trabalho na empresa, mesmo porque so apresentados os riscos aos quais os trabalhadores esto submetidos. b) O Fale Fcil (FF): O fale fcil, cujo formulrio encontra-se no anexo1, uma ferramenta de preveno e controle de riscos, cujo objetivo reportar desvios e ou anomalias identificadas no dia a dia durante inspees e auditorias e demais verificaes de higiene e segurana do trabalho (HST) nas reas, sendo uma ferramenta reativa e ao mesmo tempo preventiva, pois se constitui numa reao a uma determinada situao fora de padro, que combatida, o que acaba por ser uma preveno contra possveis repeties desta situao. Dedica-se a todos os nveis da organizao, sendo todos responsveis por se identificada uma situao de risco, abrir um fale fcil e procurar o responsvel da rea para solucionar o problema. Todo fale fcil registrado no GQI (Gesto da Qualidade Integrada), um software do sistema de gesto onde so registrados todos os documentos da organizao. Feito este registro, possvel acompanhar toda a evoluo do processo, verificando o que e quando foi feito, alm do responsvel, sendo possvel essa verificao por qualquer pessoa interessada e que tenha acesso ao portal. uma ferramenta que cobre situaes de condio inadequada e ato inseguro, que podem resultar em uma situao de risco ambiental e/ou acidente. Neste formulrio, constam as seguintes informaes: Nome: campo onde deve ser preenchido o nome do responsvel pela abertura do fale fcil, ou seja, aquele que identificou uma situao potencial de risco;

25 Chapa: o nmero de matrcula da pessoa; rea: a rea de trabalho na empresa de quem abre o fale fcil; Data: a data de abertura do fale fcil; Situao envolvida no processo: condio inadequada, ato inseguro, risco ambiental ou quase acidente; Potencial de gravidade: o nvel potencial que o acidente pode provocar: risco fatal, com perda de tempo (CPT), sem perda de tempo (SPT) ou danos materiais; Local: o local onde foi identificada a no conformidade, podendo ser na rea administrativa ou na rea industrial da empresa; Equipamento: o equipamento onde foi verificado o problema, podendo identific-lo pelo nome ou pelo seu local de instalao (TAG); Descrio do problema e sugesto: campo onde feita uma breve descrio do problema encontrado, havendo ainda a possibilidade de se sugerir uma alternativa para solucionar este problema; Responsvel pelo plano de ao: campo que deve ser preenchido com o nome do responsvel por solucionar o problema, ou responsvel por providenciar a soluo do problema. importante ressaltar que o preenchimento do campo do responsvel pelo plano de ao deve ser feito juntamente com o responsvel da rea onde foi verificado o desvio, pois somente ele tem a noo exata do que fazer e do tempo e recursos que sero necessrios para isso. Ainda dentro do plano de ao, so identificados a causa do problema, qual a ao corretiva a ser tomada, o responsvel pela ao corretiva (que normalmente o mesmo responsvel pelo plano de ao) e o prazo necessrio para se providenciar a soluo do problema. c) Permisso para Trabalho (PPT): A permisso para trabalho, cujo formulrio encontra-se no anexo 2, uma ferramenta cujo objetivo estabelecer critrios para aplicao de uma ferramenta para a liberao de um servio, sendo um instrumento preventivo, onde se analisa primeiramente o risco envolvido, tomando-se conhecimento deste risco para que o trabalho possa ser realizado com segurana. A PPT destina-se para as lideranas, que so os responsveis por autorizar a realizao de um servio mediante liberao pela PPT. Na PPT, so consideradas toda e qualquer atividade, que durante sua realizao, possuam fatores de risco que possam ter como conseqncia danos integridade fsica das pessoas envolvidas e que no seja rotineira. Exemplos de fatores de risco: trabalho em altura/andaime, sobre telhado, paradas de processo, espao confinado, eletricidade, tubulaes - presena de gases/vapores/ lquidos, vasos de presso, trabalhos quente, vias de circulao, escavaes, demolio, manuseio de reagentes, etc.

26 A permisso para trabalho cobre as seguintes situaes: Quando o servio a ser realizado, por pessoal prprio ou contratado, no estiver previsto em PO especfico, caracterizando ser atividade fora da rotina de trabalho prevista; Quando os fatores de risco relacionados ao servio a ser realizado, por pessoal prprio ou contratado, no se enquadrar em nenhuma das atividades previstas na anlise de risco da unidade operacional; Quando o servio a ser realizado, por pessoal prprio ou contratado, envolver situaes particulares. A anlise dos riscos na PPT: A anlise de risco ser realizada pelos executantes da tarefa com aprovao dos respectivos responsveis pelo servio e autorizao dos responsveis do local de execuo dos servios. Os executantes devero dar cincia das informaes discutidas na anlise de risco (assinatura). A rea de SSMA, bem como funes especializadas (eletricista, engenheiro) podero participar da anlise de risco mediante solicitao do responsvel pelo servio. Quando da execuo do servio, a PPT deve estar disponvel no local onde o servio autorizado est sendo executado, de forma visvel e protegida de intempries e acessvel aos trabalhadores envolvidos, responsveis e aos designados de sade, segurana e meio ambiente (SSMA). A validade da PPT deve ser observada. A PPT dever ser aberta novamente quando houver: Troca do responsvel pela atividade; Troca dos executantes da atividade; Toca do responsvel pelo local em que est sendo realizada a atividade; Alterao das mquinas, equipamentos, materiais ou mtodo de trabalho com caractersticas operacionais distintas das previstas na PPT inicial. Quando encerrado o servio, deve haver o encerramento da PPT. No trmino do servio ou troca da PPT, o responsvel pela atividade em conjunto com o responsvel pelo local assina o encerramento do servio. A PPT dever ser arquivada pelo executante do servio aps o fechamento do trabalho.

27 d) Sinalizao e Troca de crachs: Esta uma ferramenta utilizada para conscientizar o trabalhador por meio de estmulo visual, onde a todo momento o colaborador lembrado, por meio de placas de alerta, das normas de segurana vigentes naquele determinado local. Ao mesmo tempo, para um maior controle nas reas crticas da organizao, necessrio realizar a troca de crachs para se ter acesso a algumas reas, pois dessa maneira, no caso de ser necessrio evacuar a rea em uma situao de emergncia, fica mais fcil identificar quem so as pessoas que esto no local, facilitando encontr-las, tendo certeza que todos foram retirados do local. Essa troca de crachs se d mediante a assinatura de uma lista, onde se colocam a data, a rea que ser visitada, o horrio de entrada, a empresa do funcionrio (se terceiro ou funcionrio prprio), o horrio de sada e a assinatura do colaborador. aplicada em reas como fbrica de SO2 lquido, fbrica de cido sulfrico e fbrica de p de zinco. e) DHSMQ: Os dilogos de higiene, segurana, meio ambiente e qualidade so pequenas reunies que acontecem em cada rea da organizao, uma vez por semana, normalmente no incio do dia, onde so discutidos vrios textos e situaes relacionados aos temas citados acima, sendo que em cada semana uma pessoa da rea responsvel por conduzir essa discusso. Nestas pequenas reunies so discutidas situaes rotineiras vividas por determinada pessoa, podendo tambm ter como fonte matrias de jornais, revistas ou qualquer outra situao que sirva de referncia para aquelas pessoas que participam do dilogo. Dessa forma, por meio de situaes comuns e casuais, busca-se uma maior conscientizao dos colaboradores acerca de eventos que podem se repetir na sua rotina de trabalho, contribuindo para evitar que determinada situao j vista acontea novamente e cause dano a algum, principalmente as situaes de acidentes do trabalho. f) Regras de Ouro: Mediante todo o trabalho de segurana do trabalho desenvolvido na Votorantim Metais e estando todos os colaboradores conscientes da poltica de segurana da organizao, foram criadas as regras de ouro, cujo objetivo definir as obrigaes bsicas de segurana, sade, meio ambiente e qualidade, bem como as sanes aplicveis em caso de descumprimento destas. As regras de ouro aplicam-se a todos os empregados prprios e de contratadas da Votorantim Metais Zinco Unidade de Juiz de Fora. Regras de ouro so as regras ou obrigaes de conduta a que os empregados esto submetidos, cuja no observncia considerada como gravssima, levando a uma

28 investigao e havendo grande possibilidade de resultar na demisso dos responsveis. As regras de ouro so: Trabalho em altura: trabalhar em altura com a devida preveno/proteo contra a queda, conforme requisitos do PG trabalhos em altura; Veculos leves e equipamentos mveis: dirigir ou operar equipamentos com a devida autorizao formal emitida pela rea de segurana, segundo PG veculos e direo; Ausncia de bloqueio: executar atividades na rea industrial ou em equipamentos seguindo os procedimentos de isolamento e bloqueio, conforme estabelecido no PG bloqueio e isolamento de energias; Acesso a espao confinado: entrar em reas isoladas, restritas e espao confinado seguindo os procedimentos adequados (PPT/troca de crach), conforme estabelecido pelos PGs ambiente confinado e controle de acesso a reas restritas; lcool: dirigir-se ao trabalho sem influncia ou posse de drogas ilegais ou lcool; Fumo: no fumar em reas sinalizadas onde h riscos de incndios, exploses e/ou intoxicaes.

29

Captulo IV O PROGRAMA DE COMPORTAMENTO SEGURO


4.1 Introduo Procurando sanar as causas que geram os acidentes do trabalho, diversos estudos foram feitos a respeito do assunto. Dentre eles, tem-se um estudo de uma organizao americana conhecida como Pirmide de Bird.

Figura 4: Pirmide de Bird


Fonte: VOTORANTIM METAIS, 2005.

Segundo estudos da Insurance Company of North Amrica (1969), 96% dos acidentes tm como causa os comportamentos inseguros. Acima a Pirmide de Bird, estudada para um total de 3x109 homens/horas trabalhadas, que mostra que para cada acidente com leso grave tem-se dez ocorrncias com leso leve, trinta danos propriedade, seiscentos quase acidentes e trinta mil desvios comportamentais. Essa estatstica identifica o alto ndice de desvios que so os geradores dos acidentes do trabalho e ressalta a importncia de se trabalhar a questo comportamental na busca pela reduo nos nveis de acidentes. Comportamento seguro toda ao que est dentro de um padro de segurana no exerccio de uma atividade, onde todos devem estar conscientes e determinados a cumprir todas as normas de segurana, por mais simples que sejam. Ao implantar este programa, a Votorantim Metais busca o objetivo de mobilizar e promover em toda a empresa uma linha de conduta preventiva em relao aos riscos,

30 reduzindo a possibilidade de acidentes. Com isso, pretende-se fazer da Votorantim Metais um lugar cada vez mais seguro para se trabalhar. A aplicao do programa de comportamento seguro tem a inteno de observar e avaliar, mas para alertar, corrigir e incentivar as atitudes corretas, sem caar erros ou apontar culpados. No objetivo avaliar para criticar ou punir. Dessa forma, tem-se abaixo alguns aspectos importantes para o comportamento seguro: Saber reconhecer o perigo: no pensar que acidentes s acontecem com os outros, pois este o caminho mais curto para que eles aconteam com voc; A segurana mais importante que a velocidade, ou seja, no vale a pena abrir mo da segurana por achar que de outro jeito possvel fazer melhor ou mais rpido; Fazer do jeito certo sempre: seguir risca as normas de comportamento seguro, podendo at no ser to cmodo, mas o risco no compensa; Acostumar-se segurana: se voc trabalha h anos do mesmo jeito, mas esse jeito no o mais seguro, preciso mudar os hbitos;
O processo de comportamento seguro uma abordagem utilizada na preveno de acidentes que ajuda a obter melhorias contnuas no desempenho de segurana. Esta abordagem um processo de melhoria da qualidade aplicado segurana (VOTORANTIM METAIS, 2005).

4.2 Elementos Bsicos do Processo Segundo o manual do observador da Votorantim Metais, o processo de comportamento seguro tem quatro elementos (passos) bsicos: Identificar os comportamentos crticos: os comportamentos crticos, quando adotados de forma segura, evitam a ocorrncia do acidente e/ou incidente e quando assumido algum risco, o acidente e/ou incidente pode ocorrer. Ter como foco a observao dos comportamentos contribui para se ter um ambiente livre de acidentes. Indicadores com freqncia, gravidade e a probabilidade da ocorrncia determinam quais comportamentos devem ser focados; Coletar dados: os dados so obtidos atravs dos procedimentos de observao e feedback. Comportamentos de riscos e barreiras so identificados, registrados, analisados e encaminhados para a eliminao. Sem estes dados perde-se um elemento essencial da modificao do comportamento. Promover feedback: deve ser feito de forma respeitosa, enfatizando risco e suas conseqncias. os comportamentos seguros e procurando identificar as causas dos comportamentos de

31 Remover barreiras: os comportamentos de risco quase sempre so adotados porque existem barreiras que devem ser identificadas e removidas. A remoo de barreiras ao comportamento seguro nem sempre fcil. Elas podem estar relacionadas com o reconhecimento e a resposta ao risco, com os sistemas implantados, com a cultura de segurana, fatores pessoais, instalaes e equipamentos, sistema de reconhecimento e premiao desacordo com as normas de segurana, dentre outros. A remoo de barreiras parte essencial do processo de melhorias contnuas. 4.3 Princpios Bsicos do Processo O Manual do Observador aponta ainda que na implementao e manuteno dos processos os cinco princpios essenciais para que o acidente zero seja atingido devem ser considerados. Contnuo programa com processo de observao: todo programa tem um objetivo, comeo e fim. Geralmente resulta em melhorias temporrias que tendem a desaparecer com o fim do programa Adaptao, no adoo: o processo de preveno de acidentes atravs da mudana de comportamento deve ser adaptado fbrica, considerando o seu atual nvel de segurana. Deve ser integrado aos sistemas j existentes na fbrica. Envolvimento da fora de trabalho: um sistema que possibilita o envolvimento dos empregados e conduzido por este envolvimento. Prevenir acidentes responsabilidade de todos. Somente o envolvimento garante que estas responsabilidades sejam aceitas. No culpar o profissional: neste processo, a palavra comportamento significa apenas um ato observvel. Na maioria das vezes o comportamento de risco tem como culpado(s) barreira(s) existente(s) nos locais de trabalho, que dificultam ou impedem o comportamento seguro. Entendimento e comprometimento: o comprometimento secundrio ao entendimento. Conhecer o processo passo fundamental para o comprometimento. 4.4 Diretrizes para superar as barreiras existentes O que leva uma pessoa a assumir um comportamento de risco, muitas vezes sabendo que pode se acidentar? Dentre alguns fatores, as barreiras so situaes que contribuem para o comportamento de risco e comprometem as melhorias contnuas em segurana.

32 Mediante estudos realizados internamente, a Votorantim Metais levantou oito barreiras passveis de estarem presentes em seu ambiente de trabalho. So elas: Reconhecimento e resposta ao risco: Trata-se de conhecer os riscos existentes nos locais de trabalho e a capacidade de responder adequadamente com a finalidade de eliminar ou controlar estes riscos. Situaes de reconhecimento e resposta aos riscos insuficientes so causadoras de acidentes. Entre tais situaes, tem-se, por exemplo: falta de experincia, quando um empregado novato, ou est realizando uma nova tarefa, ou est realizando tarefas no freqentes, ou quando novos equipamentos so introduzidos ou quando os processos so modificados. Outro exemplo pertinente o hbito. Essa barreira gerada quando o colaborador, aps ter trabalhado por um longo perodo em determinada atividade, convivendo com o risco, se acostuma a essa exposio. Dessa forma, trabalham como se o risco estivesse sob controle e a possibilidade de acidentes seja quase inexistente. Essas so situaes que devem ser tratadas e acompanhadas para que a rotina e/ou a autoconfiana no induzam o trabalhador a uma aparente situao de controle, quando na verdade ele encontra-se exposto ao risco constantemente. Processos insuficientes/inadequados Quando o sistema que gerencia ou controla um determinado processo ou procedimento na fbrica no suficiente ou no confivel, os funcionrios tendem a evitlo ou encontram maneiras de contorn-lo, o que muitas vezes leva realizao da tarefa de forma inadequada, sujeitando-se ao acidente. Para evitar tal situao, fundamental controlar os processos internos e promover o feedback constantemente para se buscar a evoluo contnua da gesto da segurana. Reconhecimento e recompensas As avaliaes de emprego ou desemprego podem representar uma barreira se a nfase for dirigida apenas para os resultados da produo. Assim, um funcionrio pode trabalhar com um equipamento defeituoso ou numa condio inadequada para no comprometer o seu resultado ou o resultado do setor onde atua. A partir dessa anlise, a empresa prega a segurana em primeiro lugar. H uma orientao geral para no se realizar uma atividade se as condies de segurana no forem satisfeitas. A segurana vem antes mesmo da importncia que se d produo. No entanto, para se cumprir essa determinao, preciso que os funcionrios estejam conscientes dos riscos aos quais esto submetidos e saibam atuar para reduz-los.

33 Instalaes, equipamentos e ferramentas Instalaes inadequadas ao trabalho com segurana representam uma das mais freqentes formas de barreiras s melhorias contnuas. Mquinas e equipamentos que apresentam partes mveis, quentes ou salientes podem representar barreiras ao trabalho seguro. Da mesma forma, ferramentas adaptadas expem os trabalhadores a riscos ergonmicos, outra barreira segurana no trabalho. Para contornar estes problemas, a organizao desenvolve um controle rgido de inspees na rea industrial atravs de visitaes constantes, bem como por meio do apoio da operao. Discordncia sobre normas de segurana A discordncia sobre como executar trabalhos com segurana funciona com uma barreira para o processo de melhoria, induzindo as pessoas a realizarem o trabalho conforme desejarem. Sob esse aspecto, entram fatores relacionados aos valores, s percepes individuais e comunicao posta em prtica na fbrica. Dessa forma, na Votorantim Metais, a partir do programa de comportamento seguro, qualquer considerao sobre normas de segurana deve ter encaminhamento, anlise e definio de novo padro adequado prtica segura. Fatores pessoais Essa uma barreira desenvolvida quando o funcionrio apresenta problemas de ordem fsica ou mental que interfira na sua ateno, concentrao e capacidade de discernimento. Cultura A cultura diz respeito a um aspecto individual, onde os valores e sentimentos de cada um so determinantes para se aproximar ou afastar de situaes indesejveis. Existem diferentes percepes a respeito da segurana. Em algumas organizaes, supe-se que a segurana responsabilidade apenas do setor de segurana do trabalho. Na Votorantim Metais a cultura outra: pelo programa de comportamento seguro, est sendo desenvolvida uma cultura cada vez mais forte de que todos so responsveis pela segurana; e mais: cada um responsvel pela sua prpria segurana e pela dos seus companheiros de trabalho.
A eliminao dos comportamentos de risco sem modificar os valores da organizao pode ser muito difcil. Quando existem prticas de risco, no basta apenas modific-las. Se os valores no se alteram, a modificao da prtica no traz benefcios a longo prazo. (VOTORANTIM METAIS, 2005).

34

Escolha pessoal A escolha pessoal mais uma barreira que pode atrapalhar a busca pelo trabalho seguro. Assim como a cultura, a escolha pessoal um fator que aproxima ou afasta as situaes de risco. Por isso, o programa de comportamento seguro trabalha a conscincia das pessoas para que as escolhas pessoais possam ir ao encontro das prticas seguras no trabalho. 4.5 Fundamentos Tendo em vista as metas de reduo dos acidentes, importante atrelar as diretrizes da organizao ao cumprimento dessas metas, ou seja, fundamental criar um processo vivel, cujos resultados sejam alcanveis e tenham validade para o grupo.
O objetivo das atividades em segurana a preveno dos acidentes. Em longo prazo, elas so teis se realmente contriburem para a reduo dos acidentes. O propsito do processo de comportamento seguro , junto com as demais atividades de segurana, contribuir para o controle definitivo dos acidentes. (VOTORANTIM METAIS, 2005).

O comportamento um ato observvel. Ou seja, algo muito especfico, e justamente o que trabalhado no programa de comportamento seguro. Nem sempre preciso observar as aes diretamente para saber que um certo comportamento ocorreu. Por exemplo, se uma rea de trabalho estiver sempre limpa e arrumada, significa que as pessoas esto arrumando e limpando regularmente o local. Dessa forma, o comportamento influenciado tanto pelas atitudes das pessoas como pela cultura organizacional. As atitudes so o guia interno das pessoas. Atitudes influenciam o comportamento, mas ter uma atitude pr-segurana no o suficiente. A cultura organizacional fundamental, pois ela um guia externo baseado em coisas que so compartilhadas pelo grupo. O comportamento organizacional a chave da comunicao e do envolvimento dos empregados. O comportamento, as atitudes e a cultura influenciam uns aos outros. importante haver atitudes positivas, uma cultura que d suporte segurana e comportamentos seguros nos locais de trabalho. Se o comportamento for influenciado corretamente, as atitudes e a cultura tambm sero influenciadas.

35 4.6 Anlise Comportamental Diariamente o comportamento guiado por antecedentes e conseqncias. Se o comportamento seguro for mais praticado, ser possvel trabalhar com mais segurana. Se prevalecer o comportamento de risco, o acidente pode ocorrer. As conseqncias controlam o comportamento. Os antecedentes influenciam o comportamento apenas na extenso que eles prevem conseqncias. No processo de comportamento seguro, comportamento significa qualquer ato que pode ser observado. Ele precedido e desencadeado pelos antecedentes e seguidos pelas conseqncias. Mediante os estudos realizados, conclui-se que para reduzir os comportamentos de risco, deve-se: Eliminar os antecedentes que influenciam os comportamentos de risco. Exemplo: colocar os protetores prximos aos locais de trabalho, e se esto estragados, devem ser repostos. Eliminar as conseqncias que reforam os comportamentos de risco. Por exemplo, se os protetores forem colocados perto dos locais de trabalho, ser possvel reduzir o fator de economia de tempo com conseqncia positiva. J para aumentar os comportamentos seguros, deve-se: Dar mais nfase s formas seguras de se trabalhar; Passar feedback de sucesso sempre que encontrar algum cumprindo as normas de segurana; Um exemplo que ilustra bem o que a organizao pretende com este programa apresentado a seguir. Imagine um caso em que um profissional no utilizava equipamento de proteo individual em atividade com risco importante para leso ocular. Para esta situao, procurase responder seguinte pergunta: quais seriam as razes possveis?

No havia EPI disponvel no local? No reconhece o risco na atividade? Outros colegas tambm no usam? O EPI desconfortvel? O EPI embaa a viso? Interfere com outro EPI necessrio? Est apressado, o turno est por encerrar? Assim, para cada conseqncia listada abaixo, avaliou-se se seria uma

conseqncia imediata ou tardia, certa ou incerta e, portanto, se refora assumir comportamento de risco. Os pontos positivos reforam esse comportamento, j os negativos

36 no. O objetivo mostrar e convencer que os pontos positivos (60%), apesar de serem em nmero maior so menos importantes e precisam ser neutralizados. Dessa forma, o problema ilustrado na tabela abaixo. Nota-se que as conseqncias leo, repreenso, punio e demisso no induziro o funcionrio a assumir um comportamento de risco; por outro lado, conseqncias como economia de tempo, conforto, maior produtividade, aceitao pelos demais, economia de esforo e ir para casa na hora certa reforam esse comportamento. A inteno evidenciar que no vale a pena assumir as conseqncias que aparentemente trazem vantagens, mas que na verdade so as maiores causadoras dos acidentes de trabalho.

Tabela 2: Exemplo que refora o programa de comportamento seguro conseqncia Leso Repreenso Punio Demisso Economia tempo Conforto Maior Produtividade Aceitao demais Economia esforo Vai para casa hora certa
Fonte: VOTORANTM METAIS, 2005.

Imediata/tardia Certa/incerta Refora assumir comportamento de risco Imediata Imediata Tardia Tardia Imediata Imediata Imediata Imediata Imediata Imediata Incerta Incerta Incerta Incerta Certa Certa Certa Certa Certa Certa + + + + + +

4.7 O Processo de Observao Uma das habilidades centrais para se trabalhar com segurana observar o que acontece nos locais de trabalho e reagir corretamente quilo que visto. Em algumas organizaes essa abordagem foi formalizada, elegendo pessoas para trabalhar como vigilantes. Em outras, como acontece na Votorantim Metais, e especialmente fundamentada no comportamento seguro, a fora de trabalho treinada para atuar como observadores, no apenas para vigiar os colegas de trabalho, mas tambm para levantar dados, promover feedback e ajudar a remover barreiras ao comportamento seguro.

37 A observao o procedimento que revela uma amostragem dos comportamentos tomados no ambiente de trabalho, diagnosticando os comportamentos seguros e os de risco. utilizada para se obter dados sobre o nvel de segurana e a exposio a acidentes. O programa de comportamento seguro procura como resultado uma amostra de comportamentos, no de indivduos. Durante a observao, o programa estabelece manter o foco no ambiente de trabalho e na folha de ORT. O foco na situao (ambiente de trabalho) mantido para responder duas perguntas: O que, neste posto de trabalho, pode causar um acidente? Se o acidente acontecer, como ele vai ocorrer? Por outro lado, a observao centrada na ORT realizada como se estivesse sendo preenchido um check-list. Ela ajuda a vencer a falta de familiaridade com o local de trabalho e com a atividade observada. Dessa forma, pode-se aprofundar na procura por detalhes dos comportamentos observados. Para auxiliar na tarefa, existe o formulrio do anexo 3, composto pelos seguintes campos: Nmero da ORT: a numerao de controle inserida no GQI, software do sistema de gesto onde so lanadas todas as ORTs; Tipo de ORT, planejada ou ocasional; Gerncia: deve ser preenchida com a gerncia do observador; Data: a data da observao; Observador: nome de quem realiza a observao; Assinatura: assinatura do observador; Local da observao: rea da organizao onde feita a ORT; Empresa do observado: se funcionrio prprio ou parceiro, pois a ORT se aplica a funcionrios prprios e terceiros fixos; Atividade/tarefa do observado: qual a atividade est sendo observada e o cargo de quem realiza a atividade; Campos relacionados ao uso do corpo e posio, ferramenta/equipamento,posio ergonmica, sinalizao e isolamento de segurana, Uso de EPI, meio ambiente, uso de veculos, aptido fsica, ordem e limpeza e outros, que compem o check-list propriamente dito; Campo para a identificao numrica com respectiva descrio dos desvios comportamentais; Campo para a descrio das reaes tomadas para mitigar o risco.

38 A observao um procedimento que deve ser realizado, de forma padronizada e meticulosa, em sete passos: (VOTORANTIM METAIS, 2005) Ir para a ao; Observar atentamente; Observar centrado na situao; Observar centrado na folha de ORT; Fornecer feedback verbal; Escrever os comentrios; Colocar tudo no papel.

4.8 Resistncia ao processo e/ou ao feedback Durante o processo de observao podem surgir algumas resistncias ou verificar que nem sempre o feedback bem recebido. Para superar a resistncia ao processo, a organizao trabalha na divulgao do programa a todos, fazendo com que eles entendam o que est sendo desenvolvido e participem dele. fundamental ainda saber fazer a abordagem ao observado, fazendo-a de forma educada e respeitosa, atraindo a confiana daquele que est sendo observado. 4.9 Dados e resultados do programa de comportamento seguro O programa de comportamento seguro foi implantado em Janeiro de 2005. Foi disseminado para 95% do efetivo da unidade, englobando funcionrios prprios, parceiros fixos e temporrios. Foram treinados como observadores 70% das pessoas na unidade, estando estas pessoas capacitadas para realizar as observaes. Somados os comportamentos de risco, os mais pontuados nas ORTs so: ergonomia, ordem e limpeza, uso do corpo e posio, ferramenta/equipamento e uso de EPI. Afigura 8 mostra o grfico do nmero de acidentes com afastamento em 2006. Considerando que nos anos de 2004 e 2005 aconteceram um e trs acidentes com afastamento respectivamente, o grfico de 2006 mostra uma reduo nesse aspecto com tendncia de se manter esse indicador sob controle. J na figura 9 tem-se o grfico do nmero de acidentes com e sem afastamento tambm em 2006. Tendo em vista a ocorrncia de quatorze e cinco acidentes respectivamente em 2004 e 2005, observa-se mais uma vez uma tendncia de diminuio do nmero de acidentes, mantendo-se o controle sobre essa estimativa.

39 A figura 10 representa o grfico da taxa de freqncia com afastamento ao longo do ano de 2006, onde se observa uma tendncia de diminuio das ocorrncias com afastamento. Por ltimo, a figura 11 mostra o grfico da taxa de freqncia com e sem afastamento no ano de 2006, quando mais uma vez se observa a tendncia de se manter sob controle tais ocorrncias. Estes grficos ilustrativos apresentam a evoluo que o programa proporcionou em termos de se conseguir um ambiente de trabalho mais seguro, onde os colaboradores sentem-se mais tranqilos para desenvolverem as suas atividades.

Figura 5: Grfico do nmero de acidentes com afastamento no ano de 2006 na VMZ-JF


Fonte: Gesto Vista Segurana do Trabalho VMZ-JF

40

Figura 6: Grfico do nmero de acidentes com e sem afastamento no ano de 2006 na VMZJF
Fonte: Gesto Vista Segurana do Trabalho VMZ-JF

Figura 7: Grfico da taxa de freqncia com afastamento durante o ano de 2006 na VMZ-JF
Fonte: Gesto Vista Segurana do Trabalho VMZ-JF

41

Figura 8: Grfico da taxa de freqncia com e sem afastamento em 2006 na VMZ-JF


Fonte: Gesto Vista Segurana do Trabalho VMZ-JF

42

Captulo V
CONCLUSO Mediante a anlise terica e os aspectos levantados sobre a segurana do trabalho apresentados ao longo deste trabalho, conseguiu-se demonstrar as novas tendncias relacionadas segurana do trabalho, bem como os caminhos que as organizaes esto tomando na busca pela reduo nos nveis de acidentes. Os sistemas tradicionais utilizam ferramentas que, no curso das ltimas dcadas, tem demonstrado sua eficcia na preveno de acidentes e doenas. No entanto, somente os meios tradicionais muitas vezes no so suficientes para se atingir a excelncia em termos de segurana no trabalho. Por isso, a Votorantim Metais desenvolveu um novo programa. Buscando melhorar os resultados em sade, segurana e meio ambiente, foi analisado, a partir de um estudo de caso, todo o sistema de gesto da segurana na organizao, passando-se pelas ferramentas aplicadas, pelo sistema de controle adotado e por um programa inovador desenvolvido na empresa fundamentado na mudana comportamental das pessoas, cuja meta buscar o desenvolvimento de empregados conscientes e motivados. O programa de comportamento seguro pode trazer melhorias, porm os funcionrios sozinhos no podem garantir sucesso. preciso coexistir um ambiente seguro no local como suporte para que as pessoas trabalhem com segurana. Resultados significativos comeam a acontecer quando uma massa crtica do efetivo da fbrica est treinada, e de forma eficaz, aplicando o processo de comportamento seguro. Quando as pessoas so complacentes com os comportamentos de risco os bons resultados no aparecem. Por outro lado, quando os comportamentos so seguros, com empregados conscientes do cuidado que devem ter com eles e com seus colegas, resultados melhores so obtidos. Dessa forma, importante proporcionar a integrao do processo de comportamento seguro no sistema de gesto da segurana e meio ambiente para observar os comportamentos de risco existentes na organizao e reagir de modo a enfatizar os comportamentos seguros. Para se buscar a melhoria contnua em segurana do trabalho preciso vencer as barreiras existentes, pois as mudanas normalmente aumentam o medo e a ansiedade e tornam as pessoas mais desconfortveis. Normalmente um sentimento de possvel perda pode comprometer um processo de mudana que somente benefcios traria.

43

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BRASIL, Ministrio do Trabalho. Manual de legislao, segurana e medicina do trabalho. 27. ed. So Paulo: Atlas, 1994. DINIZ, Antnio Castro. Manual de Auditoria Integrado de Sade, Segurana e Meio Ambiente (SSMA). 1. ed. So Paulo: VOTORANTIM METAIS, 2005. COUTO, Hudson de Arajo. Ergonomia aplicada ao trabalho: manual tcnico da mquina humana. 1.ed. Belo Horizonte: Ergo, 1995. DWYER, Tom. Novos desafios para a Ergonomia: reflexes sobre a segurana do trabalho. Revista brasileira de sade ocupacional. v.18. Jan/Mar 1990. pp. 51-53. GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia. Porto Alegre: Bookman, 1998. PORTAL AREASEG. Introduo segurana do trabalho em perguntas e respostas. Disponvel em: <http://www. areaseg.com>. Acesso em: 10 de Julho de 2006. IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produo. 8. ed. So Paulo: Edgard Blcher Ltda, 2002. SISTEMA DE GESTO VOTORANTIM. Manual do Observador. 1.ed. Juiz de Fora: VOTORANTIM METAIS, 2005. Portal de Informaes de Ja. Quase Acidentes so sinais de alerta. Disponvel em: <http://www.jauinfo.com.br>. Acesso em: 8 de Julho de 2006. PALASIO, Cosmo. Sistema de Gesto Assunto da Moda. Disponvel em: <http://www.areaseg.com/artigos>. Acesso em: 10 de Julho de 2006. PALASIO, Cosmo. Sistema de Gesto Falando do assunto. Disponvel em: http://www.areaseg.com/artigos>. Acesso em: 10 de Julho de 2006.

44 Anexo 1 Formulrio FF

Figura 9: Formulrio do FF
Fonte: Manual de Formulrio VMZ-JF

45 Anexo 2 Formulrio PPT

PPT PERMISSO PARA TRABALHO


GERNCIA: MO DE OBRA ( ) INTERNA ( ) TERCEIROS N FUNC.: SETOR OU EMPREITEIRA: FIM DE SEMANA/FERIADO ( ) SIM ( ) NO LOCAL DO TRABALHO: DESCRIO DO TRABALHO A SER FEITO: TRMINO (HORAS) DATA INCIO (HORAS)

(Os itens assinalados em servio devero ter cumpridas as recomendaes indicadas logo frente) SERVIO
( ) Envolve uso de escada

AVALIAO DO SERVIO E RECOMENDAO DE SEGURANA

RECOMENDAES SEREM CUMPRIDAS


Isolar rea abaixo, escada provida de sapata, amarrar parte superior da escada, manter distncia entre sapata da escada e parede correspondente o cumprimento da escada, utilizar como meio de acesso e no como plataforma de trabalho, ultrapassar em 1,00 m o local a ser alcanado, utilizar cinto de segurana e fix-lo em local firme ( proibido a utilizao de tubulaes). Cumprir com demais orientaes de PO`s especficas da respectiva UN.

( )

Envolve

uso

de

Isolar rea abaixo, sapata bem fixada, proibido a utilizao de rodas, amarrado, contra-ventado, forrados totalmente com tbuas em boas condies, travadas e dotadas de rodap. Utilizar cinto de segurana provido de 2 talabartes. Cumprir com demais orientaes de PO`s especficas da respectiva UN.

andaime

( ) Realizado em viga de rolamento

Subir somente com autorizao especfica do responsvel pelo local , utilizar cinto de segurana com 2 talabartes, fazer uso de cabo guia, comunicar previamente os operadores de PR colocando ainda aviso por escrito dentro da cabine com dizer Ateno: Homens trabalhando na viga de Rolamento, sinalizar com bandeira vermelha na viga de rolamento 5 metros antes do local de trabalho. Instalar batente no suporte dos trilhos.

Realizado

sobre

Subir somente com autorizao do responsvel pelo local, utilizar cinto de segurana com 2 talabartes, fazer uso de cabo guia, comunicar previamente os operadores de PR da subida ao telhado, quando acesso se der passando pela viga de rolamento. No trabalhar sob chuva ou ventos fortes.

telhado

Prximo

Realizar o desligamento do barramento eltrico ou realizar seu isolamento com tapume. Neste ltimo caso, a colocao do isolamento junto ao barramento eltrico dever ser realizado com o mesmo desligado e bloqueado. Realizar o desligamento da fiao eltrica ou realizar seu isolamento. Neste ltimo caso, a colocao do isolamento junto fiao eltrica dever ser realizado com o mesma desligada. Solicitar responsvel da Eltrica para realizar desligamento e testar sua desenergizao.

barramento eltrico ( ) Prximo fiaes eltricas

( ) Realizado durante parada produtivo ( ) Junto tubulaes. de processo

Iniciar o servio somente com autorizao especfica do responsvel pelo local.

S realizar o servio aps comunicao a pessoa ou setor responsvel pela tubulao, a qual se dar atravs de avaliao por este, dos riscos envolvidos e devida assinatura no campo de autorizao no verso desta APTR.

( ) Trabalhos realizados em casa de Caldeira, Sala Compressores e/ou vasos de presso. ( ) Junto tubulaes de Gs Natural, de Oxignio, Argnio e/ou outros gases ( ) Envolve soldagem

S realizar o servio aps comunicao a pessoa ou setor responsvel pela tubulao, a qual se dar atravs de avaliao por este, dos riscos envolvidos e devida assinatura no campo de autorizao no verso desta APTR.

S realizar o servio aps comunicao a pessoa ou setor responsvel pela tubulao, a qual se dar atravs de avaliao por este, dos riscos envolvidos e devida assinatura no campo de autorizao no verso desta APTR. No fumar ou gerar fascas no local.

Utilizao de EPIs necessrios ao soldador e seu auxiliar (Perneira, Bluso de raspa ou Avental/Manga de raspa, Luva de raspa cano longo, proteo respiratria e Mscara para soldador), proteger materiais inflamveis e combustveis, equipamento de solda em boas condies e aterrado, proteger cabos de aes mecnicas e com no mximo 2 emendas e devidamente isolados, manter extintor de incndio prximo ao local, isolar rea abaixo caso solda seja realizada em altura.

46

( ) Envolve uso de oxicorte

Utilizao de EPIs necessrios ao maariqueiro e seu auxiliar (Perneira, Bluso de raspa ou Avental/Manga de raspa, Luva de raspa cano longo, proteo respiratria e culos tonalidade 6), proteger materiais inflamveis e combustveis, manter extintor de incndio prximo ao local, isolar rea abaixo caso oxi-corte seja realizado em altura, utilizao de vlvulas corta-chama no maarico e sada dos cilindros, transporte de cilindros em carrinho prprio, cilindros devidamente amarrados, manter conjunto de cilindros e mangueira fora de projeo de fagulhas, leos e graxas, utilizao de isqueiro prprio para maarico.

Em

vias

de

Isolar rea da atividade, redirecionar e sinalizar trfego de veculos e pessoas se necessrio, prover sinalizao luminosa noite, manter pessoal sinalizando o trnsito se necessrio, planejar sinalizao nos servios prximo esquinas.

circulao

( ) Envolve parada de equipamento desativao hidrulica, ou eltrica ( ) Junto Subestao eltrica ou Baia de Transformadores ( ) Em espaos com

Iniciar o servio somente aps solicitar responsvel para realizar o desligamento do dispositivo de acionamento do equipamento, devendo o mesmo realizar o bloqueio efetivo (uso de cadeado, retirada de fusvel etc) e colocao de

mecnica, etiqueta de Segurana, bem como, teste de desenerginao. pneumtica

Realizar o servio somente mediante a elaborao de Ficha de Anlise de Riscos.

Cumprir o previsto na Legislao especfica e PO da UN.

confinados ( ) Envolve escavao Realizar servio somente aps autorizao de responsvel, isentando da passagem de duto subterrneo, isolar rea em torno da escavao, prover escoramento de madeira, prover escada/rampa de acesso em perfurao maior que 1,25 m, dispor material retirado afastado da borda do local perfurado. ( ) Envolve demolio Realizar servio somente aps autorizao de responsvel, isentando da passagem de duto subterrneo ou em paredes. ( ) Envolve manuseio de cidos ( ) Envolve uso de Utilizao de macaco anti-cido, luva de PVC, bota de borracha e culos de segurana, equipamento de proteo respiratria e prover materiais necessrios possvel conteno. Utilizao de luva contra tenso e de avental de borracha, trabalhar sobre tapete isolante, manter martelete aterrado.

martelete ( ) Envolve utilizao de ferramentas e mquinas manuais ( ) Realizado dentro de galpes produtiva. de rea Utilizao do culos de segurana, botina com biqueira de ao, protetor auricular e capacete, alm dos EPIs especficos ao servio. As ferramentas manuais devem estar em boas condies, mquinas eltricas manuais providas de cabo eltrico em boas condies e da guarda de proteo necessria, isentas de improvisaes ou adaptaes irregulares (discos etc)

OUTRAS RECOMENDAES
TAREFAS FATOR DE RISCO CONSEQUENCIA CONTROLES / MITIGAO

A SER PREENCHIDO PELOS RESPONSVEIS ENVOLVIDOS


Realizei inspeo de segurana da rea onde o trabalho vai ser realizado (e reas vizinhas). Marquei com (X) os itens que se aplicam a este servio devendo cuidar para que as recomendaes de segurana pertinentes sejam cumpridas. Verifiquei as boas condies dos equipamentos e ferramentas a serem utilizados. Certifiquei-me de que as pessoas envolvidas so qualificadas para a execuo do servio e conhecem as regras de segurana aplicveis ao trabalho e sabem agir em uma emergncia.
RESPONSVEL PELO SERVIO RESPONSVEL PELO SERVIO RESPONSVEL PELO LOCAL

Tomei conhecimento do servio a ser realizado em minha rea de superviso. Revisei no formulrio de APTR previstas. Alertei para riscos especficos do local onde o servio vai ser realizado. as recomendaes

47

NOME/MATRCULA RESPONSVEL:

DO

NOME/MATRCULA DO RESPONSVEL:

NOME/MATRCULA DO RESPONSVEL:

SET OR;

RAMAL: SETOR:

RAMAL:

SETOR:

RAMAL:

ASSINATURA:

ASSINATURA:

ASSINATURA:

A SER PREENCHIDO PELO PESSOAL ENVOLVIDO


Tomamos cincia dos riscos relacionados execuo do servio, bem como, das medidas preventivas determinadas a fim de proceder o mtodo seguro de trabalho, assumindo o compromisso de cumprirmos com as orientaes de segurana contidas neste documento, utilizar os equipamentos de proteo individual e executarmos somente os servios cobertos por esta autorizao.
NOME; NOME; NOME; NOME; FUNO: FUNO: FUNO: FUNO: ASSINATURA: ASSINATURA: ASSINATURA: ASSINATURA:

RESPONSVEL ELTRICA
Aps devida avaliao isento o local do servio da de o passagem condutor ainda subterrnea eltrico, (caso das haja)

RESPONSVEL

POR

PROVER

ENERGIAS MECNICAS, FLUIDAS


Aps devida avaliao isento o local do servio da passagem subterrnea de tubulaes, bem como cito em outras recomendaes outros cuidados especficos.

REVALIDAO RESP. LOCAL


Assim como o Responsvel anterior, tomei conhecimento do servio a ser realizado, e concordo com as recomendaes propostas, revalidando essa APTR por mais 1 turno de trabalho.

exigindo outras citada

cumprimento acima.

recomendaes

RESPONSVEL DA ELTRICA
NOME/MATRCULA RESPONSVEL: DO

RESPONSVEL DE UTILIDADES
NOME/MATRCULA DO RESPONSVEL:

RESPONSVEL PELO LOCAL


NOME/MATRCULA DO RESPONSVEL:

SET OR;

RAMAL: SETOR:

RAMAL:

SETOR:

RAMAL:

ASSINATURA:

ASSINATURA:

ASSINATURA:

ENCERRAMENTO DO SERVIO
Trabalho terminado ? ( ) Totalmente concludo ( ) Parcialmente concludo
TRMINO (HORAS): OBSERVAES:

NOME

DO

RESPONSVEL

PELO

SETOR:

RAMAL:

ASSINATURA:

SERVIO SBM:

Com a assinatura acima, declara-se fechada a APTR, devendo a mesma ser enviada ao Setor de Segurana do Trabalho

Figura 10: Formulrio da PPT


Fonte: Manual de Formulrio VMZ-JF

48 Anexo 3 Check-list ORT

Figura 11: Checl-list da observao de riscos no trabalho


Fonte: Manual de Formulrio VMZ-JF

You might also like