You are on page 1of 7

ESTUDO DE CASO Aluna:Soraya de S Novaes pires. MAT.

01026411

Introduo Esse estudo de caso foi realizado no hospital evanglico na torre, que teve como foco principal o estudo da diabete melitos um doena decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente sua funes. uma das doenas crnicas, com maior prevalncia no mundo moderno. Consideram-se os diabticos os indivduos que realizam exames de glicose a cima de 110mg de 100 ml o limite superior da normalidade.

Objetivo

Entender mais a respeito da patologia, e poder aplicar o conhecimento diante de um caso de diabete mlitos.

Diabete melitos tipo1 e 2.

Conceito O diabete melitos uma sndrome de comprometimento do metabolismo dos carboidratos,ds gorduras, e das protenas causada pela ausncia de secreo de insulina. O diabete tipo1- tambm denominado diabete melitos insolino- dependente causado pela a falta de secreo de insulina. O diabete tipo 2- tambm denominado diabete melitos no- insolino dependente ,causado por reduo da sensibilidade dos tecidos alvo ao efeito metablico da insulina. Essa sensibilidade diminuda a insulina frequentemente descrita como resistncia a insulina.

Fisiopatologia

O diabete resultado de um defeito na secreo de insulina ou em sua recepo pelas clulas beta no pncreas.As clulas beta produzem insulina quando a glicose est alta por exemplo depois de ingerir carboidrato as clulas alfa produzem glucagon quando a glicose est baixa. O pncreas o rgo responsvel pela produo de hormnio denominado insulina este hormnio responsvel pela regulao da glicemia (nvel de glicose no sangue).Para que as clulas da diversas partes do ser humano possam realizar o processo de respirao aerbica necessrio que a glicose esteja presente na clula. Portanto as clulas possuem receptores de insulina (tirosina qunase) que quando acionador abrem a membrana celular entrada de glicose presente na circulao sanguneas Uma falha na produo de insulina resulta em altos nveis de glicose no sangue.

Sinais e Sintomas os sintomas quando aparece, so aumento da sede(chamado

polidipsia),aumento da fome(polifagia) excesso de urinar(poliria).Algumas complicaes crnica mais comuns so : cansao,fraqueza,e perda de peso,dificuldade de cicatrizao de feridas.

Fatores de risco Histria familiar de diabetes em parentes de primeiro grau. Idade (diabetes tipo2- ocorre depois dos40 anos de idade). Nvel socioeconmico: classes de menor nvel socioeconmico tem maior chance de desenvolver diabetes., Consumo de acar: quanto maior o consumo de acar, maior risco da doena. Consumo de lcool: O consumo elevado est associado a aumento de risco. Obesidade: a presena da obesidade aumenta o risco da diabetes. O sedentarismo: o baixo nvel de atividade fsica aumenta o risco da doena.

Tratamento

Embora no exista cura para diabete melitos, possvel um controle eficaz, baseado em hbito de vida, O diabetes tipo 1-a administrao de insulina suficiente para que o paciente tenha o metabolismo dos carboidratos,das gorduras e das protenas,o mais normal possvel. Diabetes tipo 2-so habitualmente dietas e exerccios fsicos.

Sistematizao da Assistncia de Enfermagem

Histrico de Enfermagem

Jt , idade 60 anos, sexo feminino, cor morena, dona do lar, reside no bairro de Igarassu - catlica, , mora com parentes. com diagnstico de feridas no MIE e foi realizado

diabetes melitos,e HAS, apresentando

amputao do membro e est sendo acompanhada no hospital evanglico.

Exame Fsico EGR, consciente, orientado, concilia sono, mucosas hiporcorado e hidratadas, anictrico, aciantico, couro cabeludo ntegro e higienizado, face simtrica, acuidade visual preservada, nariz sem anormalidades, audio normal, pescoo: ausncia de linfonodos palpveis. T: 37C.(normotrmico), PA 130X80.mmHg (HGT) 290 P: 60 bpm (normosfigmico), R: 16 rpm (eupnico), trax simtrico sem alteraes anatmicas e expanso normal, AP: Murmrios Vesiculares Presentes (MV+), sem rudos adventcios em ambos hemotrax.,. Abdome: globoso, flcido, indolor palpao, sem visceromegalias. MMSS: sem anormalidades, MIE(amputado) Diurese+ em fralda evacuaes+.

Evoluo de Enfermagem

O paciente desse estudo evoluiu bem durante o tratamento, a identificao dos principais diagnsticos de enfermagem nesse paciente em estudo foi importante para o planejamento da assistncia de enfermagem e para inteirarme a respeito de uma assistncia mais direcionada.

Plano Assistencial de Enfermagem

Diagnstico de enfermagem Dificuldade de cicatrizao em feridas. fome intensa,apetite alterado:Nos diabtico o principal nutrientes a glicose no passa do sangue para as clulas quando eles se alimentam o crebro interpreta com falta de alimento. Aumento do volume urinrio e sede excessiva:como a glicose precisa ser dissolvida para ser excretada na urina o corpo ir precisar mais de gua na urina o diabtico ir urinar mais e beber mais liquido. Glicose no sangue:o teste mede o nvel de glicose no sangue este teste chamado de teste de glicemia,a glicemia normal para quem no diabtico antes da refeio de 70 a 110. Glicose na urina no diabtico ocorre excesso de glicose no sangue acaba sendo filtrado pelo os rins.

Intervenes Atividade fsica 3 vezes por semana,controlar o peso. Evitar carnes gordurosas,leite integral,manteiga salames,carnes defumadas, Refrigerantes e frituras. Evitar o consumo de bebidas alcolicas. Escolha alimentos saudveis Monitorar a glicose varias vezes ao dia Enfatizar a importncia da ingesto adequada de alimentos / lquidos para manter as boas condies de sade.

Referencias;
Oliveira, D.P.N.L; Kabuki, M.T. Diabetes Mellitus tipo II: Caractersticas Fisiolgicas. Lato & Sensu, v. 5, n. 1, p. 136-141, jun, 2004. SBD Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2008. Disponvel em: <http://www.diabetes.org.br/educacao/docs/Diretrizes_SBD_2008_MAR_12.pdf >. Acesso em: 18 set. 2011. DOENGES, Marilynn E. Diagnsticos de Enfermagem Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S. A.

ESTUDO DE CASO

DEABETES MELITOS

FACULDADE MAURICIO NASSAU. ALUNA-SORAYA D NOVAES PIRES. MATRICULA-01026411 8 perodo Turma :NA

You might also like