You are on page 1of 25

avast! Free Antivrus 7.

0 Guia Rpido

avast! Free Antivrus 7.0


Guia Rpido

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Bem vindo ao avast! antivrus 7.0


O novo avast! Antivrus 7.0 traz uma srie de novas funes e melhorias que podem torn-lo ainda mais rpido, utilizando ainda menos recursos que as verses anteriores. As novas tecnologias de nuvem hbridas como as atualizaes streaming (tempo real) das definies de vrus e o novo avast! FileRep fornecem mais proteo do que nunca. A interface do usurio foi melhorada e est ainda mais intuitiva, mas, caso voc se perca, voc pode obter assistncia remota de qualquer outra pessoa conectada internet, permitindo que ela controle diretamente o seu computador. O avast! Internet Security est pensado para usurios domsticos, pequenos escritrios e negcios, enquanto que para grandes usurios e empresas, ns recomendamos os nossos produtos com gerenciamento central, tambm disponveis no site do avast!. Baseado em uma tecnologia largamente premiada do avast! antivrus, o avast! Free Antivrus incorpora tecnologia antispyware, certificada pelo processo West Coast Lab, bem como tecnologia antirootkit e capacidade de autoproteo, mas agora, fornece escaneamentos ainda mais rpidos com melhor capacidade de deteco. Como todos os produtos avast! antivrus 7.0, o avast! Free Antivrus 7.0 est baseado em uma srie de Mdulos residentes que monitoram continuamente o seu email e as conexes com a internet, verificando tambm os arquivos no seu computador sempre que forem abertos ou fechados. Uma vez instalado, o avast! trabalha silenciosamente para proteger o seu computador contra todas as formas de malware conhecidas. Se tudo estiver certo, voc nem perceber que o avast! est sendo executado: instalar e esquecer!

Mais ajuda
Este Guia Rpido est pensado para fornecer-lhe uma viso geral resumida do programa e das suas principais caractersticas. No um manual do usurio exaustivo. Para mais informaes sobre o programa e suas configuraes detalhadas, por favor, verifique a Ajuda do programa, que pode ser acessada atravs da interface do usurio ou simplesmente pressionando a tecla F1, e permite visualizar a ajuda disponvel para a janela atualmente aberta. Se voc est experimentando qualquer dificuldade com o seu programa avast! antivrus, e no puder resolv-la depois de ler este manual ou a ajuda do programa, voc pode encontrar a resposta no Centro de Suporte do nosso site http://support.avast.com.

Na seo Base de Conhecimentos voc pode encontrar rapidamente as respostas para algumas das perguntas mais frequentes (FAQs). Alm disso, voc pode aproveitar as vantagens dos Frums de Suporte do avast!. L voc pode interagir com outros usurios do avast! que podem ter vivido o mesmo problema e j terem descoberto a soluo. Voc ter de se registrar para usar o frum, mas isto um processo muito rpido e simples. Para registrar-se e utilizar o frum, v para http://forum.avast.com/.

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Por fim, se no for possvel resolver o seu problema, voc poder submeter um pedido ao nosso suporte tcnico. Novamente, voc ter de registrar-se para fazer isto e, quando escrever-nos, por favor, certifique-se de incluir toda a informao possvel.

Como instalar o avast! Free Antivrus 7.0


As pginas seguintes descrevem como baixar e instalar o avast! Free Antivrus 7.0 no seu computador e como comear a usar o programa depois que o processo de download e instalao estiver terminado. As telas mostradas nas prximas pginas foram feitas em Windows XP e podem ser ligeiramente diferentes em outras verses do Windows. Os requerimentos mnimos do sistema para instalar e rodar o avast! Free Antivrus 7.0 so os seguintes:
Microsoft Windows 2000 Professional Service Pack 4; Microsoft Windows XP Service Pack 2 ou superior (qualquer Edio, 32-bit ou 64-bit); Microsoft Windows Vista (qualquer Edio, 32-bit ou 64-bit) ou Microsoft Windows 7 (qualquer Edio, 32-bit ou 64-bit). PC completamente compatvel com o Windows, com processador Intel Pentium III ou superior (dependendo das demais necessidades da verso do sistema operacional utilizado e de qualquer outro programa instalado). 256 MB RAM ou acima (dependendo das demais necessidades da verso do sistema operacional utilizado e de qualquer outro programa instalado). 210 MB de espao livre no disco (para baixar e instalar) ou 300 MB se voc ao mesmo tempo tambm escolher instalar o Google Chrome. Conexo com a internet (para baixar e registrar o produto, para atualizaes automticas do programa e do banco de dados das definies de vrus). Resoluo padro de tela tima no inferior a 1024 x 768 pixels.

Por favor, tenha em conta que este produto no pode ser instalado em um sistema operacional de servidor (Servidor Windows NT/2000/2003).

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Passo 1. Baixar o avast! Free Antivrus 7.0 do site www.avast.com.


altamente recomendado que todos os outros programas do Windows sejam fechados antes de iniciar o download. Clique em Descarregar, depois em Programas e ento escolha o avast! Free Antivrus. Se voc estiver usando o Internet Explorer como o seu navegador, uma mensagem ser mostrada:

Clicando em Executar ou Salvar ir iniciar o download do arquivo de instalao para o seu computador. Se voc deseja que o avast! Free Antivrus 7.0 seja instalado no seu computador imediatamente depois de baixar o arquivo de instalao, clique Executar. Em outros navegadores, voc pode ter somente a opo Salvar o arquivo. Clicando Salvar ir baixar o software para o seu computador, mas o avast! no ser instalado imediatamente. Para completar o processo, ser necessrio executar o arquivo de instalao, portanto, preciso que voc lembre em que pasta ele foi salvo!

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Passo 2. Instalar o avast! Free Antivrus 7.0 no seu computador


Para instalar o avast! Free Antivrus 7.0 no seu computador, voc precisa executar o arquivo de instalao. Quando voc executa o arquivo de instalao (clicando Executar como descrito acima ou clicando duas vezes sobre o arquivo salvo no seu computador), a seguinte tela ser mostrada:

Se voc clicar novamente em Executar ir ver a janela de instalao do avast!:

No canto superior direito, voc pode selecionar o seu idioma preferido para a instalao. Voc pode ento escolher o tipo de instalao. Para a maioria dos usurios, recomendado selecionar "Instalao expressa", contudo, se voc j tiver outro programa de segurana (antivrus) instalado no seu computador, voc pode selecionar "Modo de compatibilidade" para prevenir problemas de incompatibilidade. H tambm a opo "Instalao personalizada" para usurios avanados, que permite um ajuste fino da instalao de acordo com as necessidades especficas, por exemplo, escolhendo exatamente quais componentes a serem instalados.

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Se voc ainda no tiver o navegador Google Chrome instalado no seu computador, a ltima tela antes de a instalao terminar ir perguntar se deseja ou no instalar o Google Chrome ao mesmo tempo em que instala o avast!.

O avast! recomenda a instalao do Google Chrome pois ele apresenta uma srie de caractersticas que complementam perfeitamente o avast! antivrus, alm de ser totalmente gratuito. O Google Chrome um navegador simples e claro que carrega as pginas e executa aplicativos baseados na Internet de forma muito rpida e, por isso, o navegador ideal para ser usado com o avast! antivrus, tornando a sua navegao to segura e agradvel quanto possvel. A instalao do Google Chrome completamente opcional, portanto voc no precisa instal-lo se desejar utilizar outro navegador. Simplesmente clique Sim ou No para indicar se deseja ou no que o Google Chrome seja instalado e depois clique em Prxima. Quando a instalao estiver completada, o avast! ir executar um escaneamento rpido do seu computador para verificar se est tudo certo. A tela final deve confirmar que a instalao do avast! foi completada com sucesso. Clique no boto Terminar. Na sua rea de trabalho, voc deve ver agora o cone laranja do avast! e outro cone redondo, tambm laranja, na bandeja de sistema (prximo ao relgio).

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Se voc estiver usando o Windows Vista ou superior com a opo de gadgets na rea de Trabalho, voc tambm ver o gadget do avast!. Este cone indica o estado atual do seu programa avast! e voc pode arrastar e soltar arquivos para serem escaneados.

Finalmente, ainda que o avast! Free antivrus seja completamente gratuito, voc precisa registrar o uso do produto dentro de 30 dias. Isto ir garantir que voc continue a receber as ltimas atualizaes das definies de vrus e, portanto, que voc continuar protegido contra os ltimos vrus e outras ameaas de malwares.

Nesta tela voc pode registrar-se agora clicando no respectivo boto ou voc pode registrar-se mais tarde a partir do prprio programa, conforme descrito na prxima seo.

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Registro
Se voc estiver utilizando o avast! em um computador com conexo com a Internet, voc pode registrar o uso do seu avast! Free antivrus clicando na aba Manuteno do lado esquerdo da interface de usurio e depois em Registro. Esta tela ir mostrar o estado atual do seu registro e, se o estado for ainda no registrado, voc pode registr-lo clicando em Registrar agora. Uma nova janela ir abrir onde voc poder digitar alguns poucos detalhes. Veja abaixo.

Uma vez completada a tela de registro, simplesmente clique em Registrar uma licena gratuita e o seu registro ser feito automaticamente. Se voc estiver utilizando o avast! em um computador que no estiver conectado Internet no momento, voc pode registrar a partir de outro computador, preenchendo o formulrio de registro on-line. A partir da tela de registro, clique em Formulrio de registro. Depois de digitar os detalhes do seu registro, um email contendo a sua chave de licena ser enviado para o endereo de email fornecido no formulrio. Quando voc receber o email, siga as instrues para copiar a sua chave de licena, abra a tela de registro do avast! e clique em Inserir a chave de licena. Na nova janela que abrir, assegure-se de digitar toda a chave de licena idntica fornecida por email. Voc pode continuar a utilizar o programa e ir receber atualizaes pelos prximos 12 meses, garantindo que estar protegido contra as ltimas ameaas. Voc ter que registrar o uso a cada 12 meses, mas antes que isto ocorra, uma mensagem na tela de Estado principal do avast! ir inform-lo que o seu registro est para expirar. Ento, tudo o que voc precisar fazer registr-lo novamente por outros 12 meses.

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Utilizando o Programa
Quando voc abrir a janela principal do programa, ser-lhe- mostrado o estado atual da segurana do seu computador. Normalmente, a janela deve ser como a mostrada abaixo.

Clicando em Mostrar detalhes voc pode ver mais informaes sobre o estado atual do programa e das definies de vrus. Mdulos residentes Como o nome sugere, os Mdulos residentes protegem o seu computador em tempo real contra as ameaas, isto , no mesmo instante em que forem detectadas. Portanto, normalmente, devem estar no estado Ligado. Se qualquer dos Mdulos estiver desligado, o estado mostrado ser Desligado. Para habilit-los novamente, clique em Ligar. Verso das definies de vrus Aqui mostrada a verso atual das suas definies de vrus. Por padro, elas so atualizadas automaticamente. Contudo, para verificar se voc tem as ltimas definies de vrus, clique em Atualizar e ento escolha se deseja atualizar as definies de vrus ou o programa (que inclui as definies de vrus). Verso do programa Aqui mostrada a verso atual do seu programa. Para garantir que voc dispe da ltima atualizao, clique em Atualizar Atualizao automtica das definies de vrus Normalmente deve estar Ligado. Isto garante que as suas definies de vrus sero atualizadas automaticamente sempre que voc estiver conectado Internet. Para habilitar esta opo ou desabilitar, clique em "Alterar". recomendado que a opo das definies de vrus esteja configurada para atualizao automtica.

10

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Se a janela principal aparecer como mostrado abaixo, significa que as suas definies de vrus podem no estar atualizadas ou que um ou mais Mdulos residentes estejam desligados. Voc pode solucionar isto clicando em Corrigir.

"Inseguro" significa que todos os Mdulos residentes foram desligados. Utilize o boto Corrigir para lig-los todos novamente, de forma que o seu computador fique protegido, ou utilize as setas na parte inferior direita da tela para ligar cada Mdulo individualmente.

11

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Assistncia Remota
A ferramenta de Assistncia Remota permite que voc conceda a outra pessoa acesso remoto ao seu computador. Isto pode ser til se voc estiver com dificuldades e desejar que outra pessoa controle o seu computador e lhe ajude a resolver o problema.

Se voc deseja solicitar ajuda de outra pessoa, clique "Permitir Controle Remoto". O avast! ir gerar um cdigo que voc precisa informar pessoa que lhe prestar ajuda. Para informar o cdigo outra pessoa, utilize, por favor, o telefone, o email ou chat. Ao enviar o cdigo, voc estar permitindo a esta outra pessoa o acesso remoto ao seu computador. Depois que a pessoa assumir o controle, esta caixa de mensagem desaparecer automaticamente. Se voc estiver fornecendo assistncia remota, clique no boto "Controlar remotamente o computador". Digite o cdigo que lhe foi fornecido pela pessoa que necessita de ajuda, clique ento no boto "Conectar". Quando a conexo for estabelecida, esta caixa de mensagem desaparece e aparece a janela com a rea de trabalho remota. Para terminar a conexo, clique no seguinte link ou pressione Alt+Shift+End simultaneamente.

12

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Suporte avast!
Se voc tiver qualquer problema que no conseguir resolver, h uma funo no avast! que permite gerar um pacote de dados com as informaes necessrias para ajudar a nossa equipe de suporte tcnico encontrar a soluo. Na aba "Manuteno", escolha "Suporte" e a seguinte janela ser aberta:

Voc pode selecionar quais dados devem ser includos no pacote, mas recomendado no mnimo incluir as informaes bsicas e os arquivos de log. Clique ento em "Gerar agora!". O pacote de dados gerado ser salvo em uma pasta especial no seu computador e pode ser enviado por email equipe de suporte do avast!. Voc tambm pode gerar um "Despejo de memria pequeno" ou um "Despejo de memria completo", incluindo neste ltimo caso informaes muito mais completas sobre o seu sistema e, por isso, gerando um arquivo maior. Estes arquivos sero muito grandes para serem enviados por email e voc ter de utilizar outras ferramentas de transferncia de arquivos. Despejos de memria pequenos ou completos somente devem ser gerados se forem especificamente solicitados pela equipe de suporte do avast! ou outra pessoa que est lhe prestando assistncia tcnica.

13

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

cone do avast! na bandeja de sistema


O cone laranja do avast! localizado na bandeja de sistema do seu computador pode ser utilizado para acessar vrias funes sem abrir a interface principal do usurio. Se voc clicar com o boto direito do mouse sobre o cone do avast!, um pequeno menu ir aparecer como mostrado abaixo.

Voc pode escolher abrir a interface principal e utilizar o programa normalmente ou ento selecionar alguma das outras opes diretamente a partir deste menu.

Ao selecionar "Controle dos Mdulos do avast!" voc pode desligar todos os Mdulos permanentemente ou durante um perodo de tempo especfico. Se o "Modo Silencioso/Jogos" estiver ativado, o avast! ser executado automaticamente no modo silencioso caso algum programa de tela inteira estiver sendo executado. Isto significa que o os seus jogos ou outros programas de tela inteira no sero interrompidos por popups ou outras mensagens. Se voc selecionar "Atualizar", voc pode escolher entre atualizar o seu programa ou atualizar apenas as definies de vrus. Voc tambm pode escolher visualizar a ltima mensagem que foi mostrada na tela ou clicar em "Informao da licena" para ver o estado da sua licena atual, inserir a sua licena ou comprar uma nova licena. Finalmente, clicando em "Sobre avast!" voc pode ver informaes gerais sobre o programa de segurana avast!.

14

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Outras informaes sobre os Mdulos residentes


Os Mdulos residentes so a parte mais importante do programa, uma vez que eles trabalham continuamente para evitar que o seu computador se infecte. Eles monitoram todas as atividades do seu computador, verificando todos os programas e arquivos em tempo real, isto , no mesmo instante em que um programa iniciado ou sempre que um arquivo aberto ou fechado.

Normalmente, os Mdulos residentes comeam a funcionar automaticamente sempre que o computador ligado. A presena do cone laranja do avast! na parte inferior direita do seu computador mostra a voc se os Mdulos residentes esto funcionando. Qualquer um dos Mdulos pode ser desabilitado a qualquer momento, mas isso normalmente no recomendado, porque pode reduzir o nvel da sua proteo. O avast! antivrus 7.0 contm os seguintes Mdulos residentes: Mdulo Arquivos. Verifica todos os programas no momento em que so iniciados e outros arquivos no momento em que so abertos ou fechados. Se algo suspeito for detectado, o Mdulo Arquivos evitar que o programa seja iniciado ou que o arquivo seja aberto, evitando que qualquer dano seja causado ao seu computador e aos seus dados. Mdulo Email. Verifica os emails recebidos e enviados e impedir que qualquer mensagem contendo um possvel vrus seja recebida ou enviada. Mdulo Internet. Protege o seu computador contra os vrus quando voc utiliza a internet (navegando, baixando arquivos, etc.) e tambm pode bloquear o acesso a sites infectados. Se um vrus for detectado durante o download de um arquivo da internet, o download ser interrompido para evitar que a infeco atinja o seu computador. Mdulo P2P. Verifica os arquivos baixados usando os programas peer-to-peer (P2P, compartilhamento de arquivos) mais comuns. Mdulo Mensagens. Verifica os arquivos baixados por programas de Mensagens ou programas de "chat".

15

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Mdulo Rede. Monitora toda a atividade da rede e bloqueia qualquer ameaa que for detectada na rede. Ele tambm bloqueia o acesso a sites conhecidamente maliciosos. Mdulo Comportamento. Monitora todas as atividades do seu computador, detectando e bloqueando qualquer atividade suspeita que possa indicar a presena de malware. Ele trabalha monitorando continuamente o seu computador utilizando sensores especiais para identificar qualquer coisa suspeita. Mdulo Script: monitora todos os scripts que tentem ser executados em seu computador, quer sejam os scripts executados remotamente, por exemplo, navegando na internet, quer localmente abrindo um arquivo no seu computador.

Servios da nuvem do avast!


Com os servios da nuvem do avast!, voc pode se beneficiar da rede mundial avast! CommunityIQ que fornece informaes sobre possveis arquivos suspeitos e tambm permite que novas ameaas sejam detectadas e neutralizadas quase to logo quanto apaream.

Atualizaes streaming em tempo real

Ao permitir as atualizaes streaming, voc ter certeza de que as novas definies de vrus sero enviadas em tempo real para voc, sem ter de aguardar pela prxima atualizao convencional. Como a sua base de dados de vrus ser continuamente atualizada, isto lhe proporcionar ainda maior proteo contra as ltimas ameaas. {sp}
Servios de reputao

Se esta opo estiver habilitada, o avast! ir verificar se um arquivo seguro mesmo antes de ser aberto, confrontando com a sua base de dados de arquivos conhecidos. Um arquivo ser considerado seguro (ou no) por sua presena entre os arquivos de outros usurios do avast! e quando existir h bastante tempo.

16

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Escaneamento manual do seu computador


Para executar um escaneamento manual do seu computador, selecione a aba Escaneamentos. Isto ir abrir a tela Escanear mostrada abaixo.

O avast! Free Antivrus 7.0 vem com alguns escaneamentos predefinidos em sua instalao padro. Escaneamento rpido. Executa um escaneamento somente da partio de sistema (normalmente o drive C:\ do seu computador), o que ser suficiente para detectar a maioria dos malwares. Por padro, somente os arquivos com extenses "perigosas" so escaneados, por exemplo, arquivos com extenses "exe", "com", "bat", etc. Somente as reas do incio e do fim do arquivo onde as infeces so normalmente encontradas so verificadas. Escaneamento completo do sistema. Executa um escaneamento mais detalhado de todos os discos rgidos do seu computador. Por padro, todos os arquivos so escaneados de acordo com o seu contedo, em outras palavras, o avast! verifica dentro de cada arquivo qual o seu tipo e se deve ser escaneado. O arquivo integralmente escaneado, no somente aquelas partes do incio e do fim onde as infeces normalmente se localizam. Isto til se voc suspeita ter uma infeco que no foi detectada pelo escaneamento rpido. Escaneamento da mdia removvel. Executa um escaneamento de qualquer mdia removvel que estiver conectada ao seu computador, por exemplo, pendrives, discos externos, etc. Verifica as mdias para detectar potenciais programas "auto-executveis" que tentam iniciar quando a mdia conectada. Selecione uma pasta para escanear. Esta opo permite que voc escaneie uma ou vrias pastas especficas. Para executar um dos escaneamentos predefinidos, simplesmente clique em "Iniciar". Outra opo clicar em Mais detalhes e Configuraes... para agendar o escaneamento de forma regular, ou mesmo uma nica vez em determinada data e hora. As outras telas de configuraes podem ser

17

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

utilizadas para personalizar o escaneamento ou, clicando em Criar escaneamento personalizado, voc pode criar um novo escaneamento e especificar todas as configuraes.

Criando um escaneamento personalizado


Clicando no boto "Criar escaneamento personalizado", voc pode configurar um escaneamento completamente novo com os seus prprios parmetros. Uma nova janela ser aberta onde voc pode criar um nome para o novo escaneamento, especificar que partes do seu computador e que tipos de arquivos devem ser escaneados.

Por padro, "Todos os discos" sero escaneados. Para selecionar outros locais a serem escaneados, simplesmente abra o menu deslizante e selecione os locais adicionais a serem escaneados. Para remover um local, clique uma vez sobre ele e depois clique em "excluir". Voc tambm pode especificar como o avast! deve reconhecer arquivos potencialmente suspeitos que devem ser escaneados, tanto verificando a extenso do arquivo quanto verificando o seu contedo real. Contedo (integral mas lento). Se estiver selecionado, o avast! verificar dentro de cada arquivo, para determinar o seu contedo e se ele deve ser escaneado. Nome da extenso (rpido). Se for selecionado, somente os arquivos com extenses "exe", "com", "bat", etc. sero escaneados. Nesta pgina, voc tambm pode acessar outras configuraes dos escaneamentos, por exemplo, se voc deseja agendar um escaneamento de forma regular ou mesmo execut-lo uma nica vez em determinado momento. Voc pode excluir pastas e arquivos especficos desse escaneamento, bem como definir que ao deve ser tomada se eventualmente um vrus for detectado, por exemplo, excluir o arquivo ou mov-lo automaticamente para a Quarentena.

18

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Voc tambm pode criar um relatrio de quais arquivos foram escaneados e de qualquer erro que tenha ocorrido durante o escaneamento. Outras configuraes podem ser utilizadas para ajustar a velocidade e a intensidade do escaneamento.

O que fazer se um vrus for encontrado


Ao final do escaneamento, se o programa tiver detectado algum arquivo suspeito, a mensagem Ameaa detectada! ser mostrada. Veja abaixo.

Para ver mais informaes sobre o arquivo suspeito e as opes disponveis, clique em Mostrar resultados. Voc ver ento uma lista com os arquivos que o avast! considera suspeitos e poder especificar que ao dever ser tomada com relao a cada um, por exemplo, Excluir, Mover para a Quarentena, etc. Uma vez especificada a ao a ser tomada, clique em Aplicar. A OPO RECOMENDADA mover o arquivo para a Quarentena. A Quarentena uma rea especial que pode ser usada para armazenar com segurana arquivos infectados ou suspeitos at que voc decida que seguro exclu-los. Os arquivos armazenados aqui no podem causar nenhum dano a outros arquivos ou ao seu computador. Aqui possvel reparar determinados arquivos antes de movlos novamente ao seu local de origem. Por padro, os arquivos suspeitos que forem detectados pelos Mdulos residentes sero movidos automaticamente para a Quarentena. Voc pode visualizar os resultados do escaneamento novamente a qualquer momento, indo seco Logs de escaneamentos e depois selecionando o escaneamento que deseja visualizar.

19

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

A Auto-Sandbox do avast!
A AutoSandbox do avast! uma ferramenta especial de segurana que permite que os aplicativos potencialmente suspeitos sejam automaticamente executados em um ambiente completamente isolado e seguro para o seu computador ou qualquer dos seus arquivos. Por padro, se um aplicativo for iniciado e o avast! detectar qualquer coisa suspeita, ele ir executar automaticamente este aplicativo dentro da Sandbox. Voc pode alterar este comportamento nas configuraes da AutoSandbox para que o avast! lhe pergunte o que fazer.

A AutoSandbox tambm pode ser completamente desabilitada nas configuraes do programa ou voc pode especificar como exceo qualquer arquivo ou aplicativo para que no seja executado automaticamente na Sandbox. A vantagem de executar um aplicativo dentro da Sandbox que isto permite que voc teste qualquer aplicativo suspeito enquanto permanece completamente protegido contra aes maliciosas que um eventual aplicativo infectado possa tentar executar. O navegador ou qualquer outro aplicativo ser executado em uma janela especial com uma borda vermelha, indicando que est sendo executado dentro da sandbox. Na aba "Proteo do navegador", voc tambm pode especificar se os seus navegadores devem ser sempre executados na Sandbox para garantir que voc esteja sempre protegido enquanto navega na internet. Quando a Sandbox for fechada, ela ser restaurada ao seu estado original e quaisquer arquivos baixados ou mudanas nas configuraes do navegador sero automaticamente excludos.

20

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

avast! WebRep
Se voc escolher instalar o Google Chrome, o avast! WebRep (Reputao da internet) automaticamente instalado com o avast! antivrus. Ele pode ser desinstalado ou instalado para qualquer dos navegadores suportados. Para isto, abra a interface do avast!, selecione a aba "Proteo Adicional", depois "Proteo do navegador" e clique em "Desinstalar" ou "Instalar". Antes de instalar o WebRep, voc pode ver se o seu navegador suportado. Se o WebRep estiver instalado para o seu navegador, simplesmente marque a opo nas configuraes avanadas para ativ-lo.

O WebRep baseado na informao recebida pela comunidade global de usurios do avast! sobre o contedo e a segurana dos sites visitados, ajudando a melhorar a navegao de todos os usurios. Voc pode contribuir "votando" no contedo e segurana dos sites que voc visita (veja abaixo). Quando voc visitar um site, voc ver uma sequncia de trs barras (vermelha, amarela ou verde) que indicam como o site classificado. Da mesma forma, quando voc executar uma busca com os mecanismos de busca populares da internet, voc ver o mesmo indicador prximo a cada um dos resultados da lista.

21

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

A cor do indicador mostra se o site classificado como "bom" (verde), "mdio" (amarelo) ou "mau" (vermelho) em termos de segurana. O nmero de barras iluminadas indica a fora da classificao. Uma, duas ou trs barras iluminadas representam, respectivamente, um nmero de votos pequeno, limitado ou alto. Ao clicar no indicador colorido uma caixa se abrir e voc poder ver mais informaes sobre como o site foi classificado e como voc pode enviar o seu prprio voto. No lado esquerdo, voc pode ver a classificao global. Abaixo da classificao, voc pode ver pequenos cones que representam as categorias s quais pertence o site. No lado direito, voc pode enviar o seu prprio voto. Aqui voc pode ver uma barra simples dividida em cinco segmentos coloridos que utilizada para uma classificao detalhada do domnio do site. Abaixo dessa barra, voc pode encontrar novamente os cones das categorias. Clique em um ou mais cones a serem atribudos ao domnio, segundo as categorias que forem relevantes e, finalmente, clique no boto "Votar".

22

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Mantendo o avast! atualizado


Um programa antivrus to efetivo quanto o forem as suas definies de vrus. Esta a forma utilizada pelo programa para identificar ameaas ao seu computador e, por isso, importante garantir que as definies de vrus sejam atualizadas regularmente. Por padro, o avast! est configurado para atualizar as definies de vrus automaticamente sempre que uma nova verso estiver disponvel. Para verificar se as definies de vrus esto configuradas para "Atualizao automtica", clique em "Configuraes" e depois em "Atualizaes". Na aba Manuteno, se voc clicar em Atualizao, voc pode verificar se possui a verso mais atualizada das definies de vrus e do programa.

Junto com as atualizaes de vrus, o "motor" de escaneamento - que a parte do programa que verifica o seu computador procurando possveis ameaas - tambm atualizado. O "programa" significa aqui aquilo que voc v - a interface do usurio - e utiliza para controlar o que o programa faz. Voc tambm pode atualizar manualmente clicando nas setas verdes. Repare que clicando em Atualizar programa ir atualizar tanto o programa quanto as definies de vrus.

23

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Atualizar para o avast! Pro antivrus ou para o avast! Internet Security


Ao atualizar para o avast! Pro antivrus ou para o avast! Internet Security, voc poder aproveitar de uma srie de benefcios adicionais: avast! Free Antivrus 7.0 Escner antivrus de alto desempenho Proteo antirootkit Proteo antispyware SafeZone do avast! Escner de comando de linha Filtro Antispam Firewall avast! Pro Antivrus 7.0 avast! Internet Security 7.0

Atualizar para o avast! Pro antivrus ou para o avast! Internet Security no poderia ser mais fcil. Simplesmente decida se voc deseja comprar uma licena por 1, 2 ou 3 anos, ento v para o nosso site (www.avast.com) onde voc pode comprar a sua licena. Voc ir receber um email com um Anexo contendo o seu arquivo de licena. Clique duas vezes sobre o Anexo para ativar a sua nova licena e o programa ser atualizado automaticamente. muito simples: no preciso desinstalar o seu programa atual, voc pode comear a utilizar a sua nova verso imediatamente e continuar a receber atualizaes automticas para ficar protegido contra as ltimas ameaas. Voc tambm pode seguir outro caminho: salvar o arquivo de licena no seu computador (ou em um dispositivo compartilhado se voc comprou uma licena para proteger mais de um computador) e adicion-lo manualmente ao programa como est descrito na seo Registro.

24

avast! Free Antivrus 7.0 Guia Rpido

Obrigado por escolher o avast!

25

You might also like