You are on page 1of 2

ASSEIO PESSOAL O escrupuloso asseio indispensvel tanto sade fsica como mental.

al. Impurezas so constantemente expelidas do corpo por meio da pele. Seus milhes de poros ficam pronto obstrudos, a menos que se mantenham limpos mediante banhos frequentes... Tambm importante que a roupa esteja sempre limpa. O vesturio usado absorve os resduos expelidos pelos poros; no sendo frequentemente mudado e lavado, sero as impurezas reabsorvidas. Cincia do Bom Viver, pg. 276.

ASSEIO PESSOAL O povo de Deus deve ser um povo limpo. A Bblia bem clara a este respeito. Faz parte das leis espirituais como das higinicas ser limpo. Sem limpeza no haver sade, e sem sade por negligncia da higiene no haver genuna religio. So Paulo diz: Tendo os coraes purificados da m conscincia, e o corpo lavado com gua limpa. Heb. 10:22. Devemos planejar ter periodicamente nossos banhos de limpeza: duas ou trs vezes por semana, nos climas temperados, e diariamente nos climas quentes. Que nessas ocasies procuremos limpar cuidadosamente cada parte do corpo. Mas a gua, quando quente, no deve ser excessivamente quente, para no eliminar toda gordura natural da pele, especialmente no inverno. Aqueles que vivem em lugares muito frios e em grandes altitudes, sero os mais prejudicados se frequentemente eliminarem toda a gordura da pele por banhos muito quentes e muito sabo. Mas independentemente dos banhos de limpeza, podemos ainda tomar todas as manhs um rpido banho de chuveiro frio ou uma vigorosa frico com esponja molhada em gua fria. Este banho um grande revigorador de todo o organismo Aps um banho quente, deve-se evitar apanhar uma corrente de ar frio. Para evitar um resfriado ou coisa pior, deve-se ter como regra nunca terminar um banho quente sem um rpido choque de gua fria. Se no se suportar um chuveiro frio nessas ocasies, ento que se aplique uma frico com esponja molhada em gua fria. Os Ps Os ps devem ser lavados diariamente, e muito bem lavados, para eliminar todo o mau cheiro e todas as impurezas. A sola dos ps e as unhas devem ser escovadas, nessas ocasies, para oferecerem uma limpeza completa. Pelos ps so eliminadas grandes quantidades de impurezas, pois neles que se localiza a maior concentrao de poros de todo o corpo. Assim, eles merecem uma ateno especial. As Unhas Cuidado com as unhas das mos. Nelas se podem abrigar colnias inteiras de germes perigosos. Elas devem estar sempre bem aparadas e limpas; no convm t-las compridas, por mais que a moda

insista. A sade merece a preferncia. Os Dentes Os dentes devem ser escovados aps cada refeio; e se algum cometer o erro de chupar uma bala ou tomar um refrigerante entre as refeies, deve escov-los novamente. Qualquer poro de acar que fique na boca, produzir fermentao e causar decadncia nos dentes. A Roupa A roupa deve ser sempre limpa, especialmente as peas de uso interno, aquelas que esto em contato com a pele. No se deve tolerar roupa suada de um dia para o outro em contato com o corpo. Todos os micrbios nessa roupa podem ser reabsorvidos atravs dos poros, caso se insista em usar peas j contaminadas pelo uso. H ocasies em que as roupas internas devem ser substitudas diariamente e at mais de uma vez por dia. Mas tambm as roupas externas merecem ateno, para que estejam sempre em condies de boa apresentao. Mes que so desleixadas com sua roupa em casa enquanto trabalham, do aos filhos um mau exemplo. As crianas devem ser ensinadas, desde cedo, a andar limpas e a serem cuidadosas com seu vesturio e com sua aparncia pessoal, quer estejam sozinhas ou na companhia de estranhos. Principalmente, que nunca manuseiem alimentos com mos por lavar. Este um trabalho de educao que exige permanente vigilncia e insistncia por parte das mes. No fcil, mas possvel. Asseio e ordem uma lei do Cu, alis, a primeira lei. Os filhos de Deus devem ser asseados e ordeiros. Faam os pais questo de imprimir em seus filhos estes princpios. O asseio em todas as suas formas deve ser uma constante em toda casa, em toda famlia, em todo indivduo, para que tenha sade. Demais, ele contribui para que em todos aumente a sensao de felicidade. Usando Recursos Artificiais Nos casos de pessoas com problemas na pele por vrias razes, muitas vezes tero de usar algum recurso artificial para corrigir esses problemas, quer seja no caso de pele muito seca ou muito mida, muito oleosa ou desprovida de gordura. claro que todas essas anormalidades so indcio de falta de sade, que se corrige readquirindo a sade. Mas enquanto se espera chegar a isso, razovel que recorramos a algum creme nutritivo de boa qualidade, o mais natural possvel, uma gua de aveia ou outro recurso desta espcie. H mesmo lugares de climas to violentos e com variaes tais de temperatura, que se tem de usar constantemente algum tipo de proteo pele, o que, de maneira alguma, contraria os princpios de sade, contanto que o produto usado proteja realmente.

You might also like