You are on page 1of 14

Como meditar

Um guia para a prtica formal sentada

Tara Brach IMCW

Traduo da equipe da Sociedade Vipassana de Meditao

Sociedade Vipassana de Meditao www.sociedadevipassana.org.br 2011


1

O que a Meditao?
A meditao comumente descrita como um treinamento da ateno mental que nos desperta para alm dos condicionantes mentais e hbitos de pensamento, revelando a natureza da realidade. Neste guia, o processo e o fruto da prtica da meditao so entendidos como Presena Natural. Presena plena ateno, claro reconhecimento do que est acontecendo aqui, agora - e a abertura que possibilita espao para a incluso de qualquer tipo de experincia. Existem muitas estratgias de apoio (chamadas "meios hbeis") que criam uma atmosfera propcia para o aprofundamento da presena. A arte da prtica consiste no emprego dessas estratgias com curiosidade, com bondade e com leveza. A sabedoria da prtica lembrar que a Presena Natural est aqui, agora e sempre. A Presena natural a conscincia amorosa, que a nossa essncia.

Parte I Como Estabelecer uma Prtica Diria Sentado


Abordando a prtica da meditao Atitude tudo. Embora existam muitas estratgias de meditao, o que faz a diferena em termos de despertar espiritual a qualidade de nossa plena ateno, ou seja a nossa sinceridade. Ao invs de acrescentar mais um "dever" em sua lista, escolha a prtica, porque voc se preocupa em se conectar com sua capacidade inata para o amor, a clareza e a paz interior. Deixe essa sinceridade ser a atmosfera que nutre qualquer forma de prtica escolhida. Um aspecto primordial dessa Atitude a abertura incondicional para com o processo meditativo como um todo. Quando somos abertos para com outra pessoa, h uma certa forma de aceitao. No entanto, muitas vezes, entramos na meditao com alguma ideia sobre o tipo de experincia interior que devemos ter e julgamentos sobre no estar fazendo a coisa certa. Na verdade, no h algo como meditar de forma correta, pois se esforar para alcanar uma meditao correta, refora o sentido de um ego imperfeito e reativo. Em vez disso, permita que a experincia meditativa seja o que for. Confie que, se voc for sincero em sua inteno de despertar e de abrir o corao, com o tempo sua prtica o levar a um sentimento de plenitude e liberdade. Essa abertura tambm inclui um interesse no que surge, sejam sensaes agradveis ou de medo, sejam de tranquilidade ou de confuso. A principal expresso da abertura a gentileza ou seja, olhar a vida dentro e em torno de ns com cuidado.

Criando espao para a prtica - horrio e espao regulares para a meditao ajudam no cultivo da prtica.

Definindo um horrio - o perodo da manh normalmente o preferido, uma vez que a mente est mais calma que ao final do dia. No entanto, o melhor perodo aquele em que voc poder se comprometer a praticar de forma regular. Algumas pessoas optam por duas ou mais prticas mais curtas, talvez uma no incio e outra ao final do dia. A deciso antecipada da durao da meditao o ajudar a manter a prtica. Muitas pessoas optam por praticar de 15 a 45 minutos. Se voc praticar diariamente, ter benefcios 3

visveis (como por exemplo, menor reatividade, mais calma) e ser capaz de aumentar sua prtica.

Encontrando um espao - se possvel, destine um espao exclusivamente para sua prtica diria. Escolha um local relativamente protegido e tranquilo, onde voc possa deixar permanentemente sua almofada (ou cadeira) para que ela sempre esteja l para seu retorno. Se preferir, crie um altar com uma vela, fotos inspiradoras, esttuas, flores, pedras, conchas e/ou qualquer coisa que desperte uma sensao de beleza, de admirao e do sagrado. Esses objetos no so necessrios, mas so benficos, se ajudarem a criar um clima meditativo e lembr-lo do que voc ama.

Defina sua inteno - h um ensinamento Zen que diz: "A coisa mais importante lembrar a coisa mais importante. til recordar no incio de cada sesso o que importa para voc, o que o atrai a meditar. Destine algum tempo para se conectar de uma maneira sincera com a aspirao do seu corao. Voc pode sentir isso como uma orao dedicada sua prtica, sua libertao espiritual e de todos os seres.

Defina sua postura - estar alerta um dos dois ingredientes essenciais para a meditao. Sente-se em uma cadeira, almofada ou ajoelhe-se em um banquinho da forma mais ereta, reta e equilibrada possvel. Um sentimento de abertura e receptividade o segundo ingrediente essencial para qualquer meditao e apoiado pelo relaxamento natural e intencional das reas de tenso habitual. Com uma postura ereta deixe o resto de seu esqueleto e msculos soltos. Deixe as mos descansarem confortavelmente sobre as pernas ou sobre o colo. Feche os olhos, ou se preferir, deixe os olhos abertos, com olhar tranquilo e receptivo. Por favor, no pule a etapa de relaxar e deixar fluir! Voc pode respirar profundamente algumas vezes, e, em cada expirao, conscientemente, deixar passar, relaxando rosto, ombros, mos e a rea do estmago. Ou, voc pode comear com um exame do corpo: comece pelo couro cabeludo e leve sua ateno lentamente para baixo, relaxando e suavizando metodicamente cada parte do corpo. Liberar conscientemente a tenso corporal ir ajud-lo a abrir-se para o que quer que surja durante sua prtica.

A Prtica Bsica

Presena Natural
Estar presente pressupe duas qualidades interdependentes: reconhecer ou perceber o que est acontecendo e permitir que tudo seja experimentado, sem julgamento, resistncia ou apego. Estar presente a nossa mais profunda natureza. A essncia da meditao perceber e habitar essa conscincia plena e integral. Praticamos a meditao vivenciando a experincia, em todos os seus domnios, com plena ateno. Estes domnios incluem respirao e sensaes; sentimentos (agradveis, desagradveis e neutros); percepes sensoriais, pensamentos e emoes e conscincia em si. Na essncia da prtica da meditao no h tentativas de manipular ou controlar a experincia. A Presena Natural simplesmente reconhece o que surge (pensamentos, sensaes, sons, emoes) e permite que a vida se desdobre, da forma como ela . Enquanto houver sensao de um ego fazendo um esforo para a realizao da prtica, haver uma identificao com um ego separado e limitado. A receptividade Presena Natural dissolve essa sensao do ego como condutor da prtica meditativa.

Aprendendo a diferena entre Presena Natural e os "meios hbeis" ou suporte para a prtica Como nossas mentes esto normalmente muito ocupadas e reativas, til desenvolver meios hbeis para aquiet-las e nos permitir voltar para a plenitude da Presena Natural. Estes suportes para a prtica, nos ajudam a perceber e a relaxar os pensamentos e a tenso fsica. Eles envolvem um sbio esforo que desfaz nosso esforo! Voc pode considerar-se como um artista contemplativo, com uma paleta de cores (estratgias de suporte) com a qual trabalha na criao da atmosfera interior mais propcia clareza e presena aberta. Estas cores podem ser aplicadas com um leve toque. Experimente e veja o que funciona melhor para voc e no confunda estes mtodos (por exemplo, como o mtodo de seguir a respirao), com a Presena radical e libertadora que libera e desperta o nosso esprito. Independentemente de quais meios hbeis voc empregar, destine algum tempo durante cada sesso para deixar as atividades mentais passarem e simplesmente repouse na Presena Natural. Descubra o que acontece quando no h qualquer controle ou esforo, quando voc simplesmente deixa a vida ser exatamente como ela . Descubra quem voc , quando no h controle da meditao.

Meios Hbeis: Nosso suporte para prtica A Presena suportada por uma mente calma e serena, conscincia atenta e um corao aberto. As estratgias a seguir cultivam essas capacidades: Estabelea uma Presena no corpo, sentidos despertos! Voc pode reservar alguns minutos no incio da prtica (ou a qualquer momento durante a meditao ou no decorrer do dia) para, intencionalmente, despertar todos os sentidos. Examine seu corpo com ateno, relaxando e tornando-se consciente das sensaes de dentro para fora. Oua os sons e tambm sinta o perfume, o espao ao seu redor, dentro e fora da sala. Mesmo se seus olhos estiverem fechados, inclua a experincia de claro e escuro, imagine e sinta o espao ao seu redor. Explore ouvir e sentir a experincia inteira, momento a momento, com seus sentidos totalmente abertos. Escolha uma base uma ncora principal ou um objeto de meditao til selecionar uma base (ou vrias ncoras) que permitam que voc se acalme e serene sua mente aprofundando a presena no corpo. ncoras teis so: O ar que entra e sai das narinas; Outras alteraes fsicas durante a respirao, como por exemplo, a subida e descida do trax; Outras sensaes fsicas que possam surgir, como por exemplo, as sensaes nas mos ou por todo o corpo; Sons, como eles so experimentados dentro ou em torno de voc; Oua e sinta toda a sua experincia (isto , vivenciando sons e sensaes conscientemente). Plena Ateno "voltar" e "estar aqui" Plena ateno a conscincia que emerge atravs da ateno no propsito e sem julgamentos para o desdobramento da experincia, momento a momento. Ns treinamos plena ateno estabelecendo a presena no corpo e aprendendo a ver de forma clara e a sentir totalmente o fluxo impermanente de sensaes, sentimentos (agradveis e desagradveis), emoes e sons. Imagine sua conscincia como uma grande roda. No centro da roda est a plena ateno, e, a partir deste ncleo, um nmero infinito de raios amplia-se para fora do aro. Sua ateno condicionada a sair do presente, sair com os raios e fixar-se em uma parte do aro, uma aps a outra. Aos planos para o jantar segue-se uma conversa perturbadora, um auto-julgamento, uma msica de rdio, uma dor nas costas, uma sensao de medo. Ou a sua ateno se perde em pensamentos obsessivos circulando sem parar em torno das histrias e sentimentos sobre o 6

que est errado. Se voc no estiver conectado ao centro, se sua ateno est presa na borda, fora, voc cortado de sua plenitude e est vivendo em um transe. O treinamento da plena ateno nos permite voltar ao centro e viver com plena conscincia. Atravs da prtica de "voltar para o presente", percebemos quando fomos arrastados, nos perdemos em pensamentos e trazemos novamente nossa ateno de volta para as sensaes. Esta importante capacidade desenvolvida por meio das seguintes etapas: Estabelea sua inteno de despertar para o fluxo dos pensamentos comentrios mentais, memrias, planos, avaliaes, histrias e descanse na Presena noconceitual. Gentilmente, traga a ateno para sua ncora principal, deixando-a estar em primeiro plano, enquanto ainda inclui, no fundo, todo o domnio da experincia sensorial. Por exemplo, voc poderia utilizar a entrada e sada do ar como sua ncora e tambm estar consciente dos sons no quarto, de uma sensao de sonolncia ou uma coceira ou de calor. Quando voc notar que se perdeu em pensamentos, d uma pausa e gentilmente retorne a sua ncora, consciente da experincia de mudana, momento a momento, em seus sentidos. Pode ser til lembrar que se distrair totalmente natural: como o corpo secreta enzimas, a mente gera pensamentos! No h necessidade de tornar os pensamentos seus inimigos; basta perceber que voc tem a capacidade de despertar do transe do pensamento. Quando voc notar que se perdeu em pensamentos, d uma pausa e gentilmente retorne a sua ncora, consciente da experincia de estar no momento presente. Voc pode ouvir os sons, relaxar seus ombros, mos e barriga, relaxar o seu corao. Isto lhe permite chegar novamente, em uma presena consciente, ao centro da roda, com sentidos bem abertos, deixando sua ncora em primeiro plano. Atente para a diferena entre qualquer pensamento e a vivacidade do aqui e agora! Com a mente assentada, voc ter mais momentos do "estar aqui", de permanecer no centro, simplesmente reconhecer e permitir o fluxo impermanente da experincia. Naturalmente, a mente ainda se perder algumas vezes no aro, e, quando voc perceber que isso aconteceu, mais uma vez, retorne, gentilmente, ao centro voltar e "estar aqui" so facetas constantes da prtica. Quanto mais voc se habitua quietude alerta no centro da roda e inclui na plena ateno o que quer que esteja acontecendo, mais sua presena torna-se ilimitada, aquecida e brilhante. Nos momentos em que no h controle da experincia quando h plena ateno sem esforo

voc entra na pureza da presena. Esta a "Presena Natural". O centro, os raios e o aro flutuam em sua conscincia aberta e luminosa. Pratique metta para suavizar e abrir o corao A prtica de metta, tambm chamada de meditao da bondade amorosa, cultiva tanto um corao amoroso quanto uma mente serena e calma. A prtica utiliza frases especficas para enviar amor e bondade para si mesmo, seus entes queridos, pessoas neutras, pessoas difceis e para todos os seres em todos os lugares, sem exceo. Voc pode escolher trs ou quatro das frases abaixo, ou criar quaisquer frases que faam sentido para voc:

Que eu possa ser preenchido com bondade. Que eu possa me sentir seguro. Que eu possa me aceitar como sou. Que eu possa estar em paz e tranquilidade. Que eu seja feliz.

Destine alguns minutos ou mais para oferecer as frases para si mesmo, tomando o tempo necessrio para imaginar e sentir diretamente a experincia que as frases invocam. Faa, ento, o mesmo para os outros entes mencionados acima. Voc pode trazer a prtica de metta no incio, fim ou durante qualquer parte da meditao. Para algumas pessoas, pode ser benfico enfatizar metta como uma prtica fundamental, especialmente quando o meditante tem algum trauma ou grande auto-averso. Esse meio hbil uma bela maneira de despertar o corao. Desenvolva a concentrao A ateno para um objeto ou ncora principal pode levar a um foco de concentrao que, naturalmente, acalma e serena a mente. Esta concentrao pode ser aprofundada com o objetivo intencional de manter a ateno focada na ncora escolhida. Ao cultivar a concentrao a ncora escolhida deve ser aquela que propicia um sentimento agradvel ou pelo menos neutro. A concentrao apoia a plena ateno e requer uma ateno relaxada. H, muitas vezes, uma sensao sutil (ou mesmo mais notria) de um esforo para manter a concentrao, de lutar para controlar a mente e fazer algo acontecer. importante no ficar preso em um esforo de busca. fcil ser seduzido pela tentativa de se conseguir alguma coisa, como focar na respirao durante a maior parte da meditao, e, depois, avaliar o que est acontecendo como uma meditao "boa" ou "ruim. Confundir o 8

foco na respirao com a meditao como se fixar na qualidade de seu sapato de caminhada, sem realmente estar atento natureza que o rodeia! A concentrao ajuda a acalmar a mente, e, sem alguma quietude, difcil sustentar a plena ateno. Ela tambm pode levar a estados de xtase e profunda paz. No entanto, sem plena ateno, a concentrao no traz frutos. A chave para a concentrao lembrar a sua inteno de buscar presena e, em seguida, enfocar o tema escolhido para a meditao com uma ateno suave, clara e relaxada. RAIN (em portugus chuva) curando o sofrimento emocional A Presena consciente que ajuda a liberar do sofrimento resumida pela sigla RAIN R Reconhea - perceba o que surge (medo, mgoa etc.) A Aceite - concorde em "estar junto", em "deixar estar" I Investigue de uma forma no-analtica, entenda como o corpo,

o corao e a mente experimentam essas energias. Voc pode se questionar com uma ou mais das seguintes perguntas: "O que est acontecendo?", Onde estou sentindo isso em meu corpo?, O que est querendo minha ateno?, "O que est querendo minha aceitao? . O "I" tambm intimidade: experimentar sensaes e emoes difceis com ateno direta, amvel, gentil; vulnerabilidade. N No se identifique - ou no permita que o sentido de Ser, seja definido por, possudo por ou vinculado a qualquer emoo. Em outras palavras, no tome nada como algo pessoal! O "N" tambm a Presena Natural, o retorno para a plena ateno amorosa que a nossa essncia. Pratique a auto-investigao oferecendo compaixo no lugar de

A investigao (perguntas como "O que est acontecendo?") pode trazer a ateno de forma direta para a mudana de fluxo da experincia e revelar a verdade da impermanncia e natureza vazia (no-eu) das vises, sons, pensamentos, emoes e sentimentos. A autoinvestigao amplia este processo, levando a conscincia de volta a si mesmo. Algumas perguntas clssicas so: "Quem sou eu?", "O que sou eu?", "Quem ou o que est consciente?", "Quem ou o que est ouvindo o som? ou "Quem ou o que est olhando atravs desses olhos?". melhor fazer a auto-investigao quando a mente est relativamente calma e os sentidos acordados. Faa uma pergunta e olhe de volta para a conscincia, para aquilo de que se est consciente. Depois de fazer essa pergunta, relaxe mantendo a presena no corpo, aberta, sem 9

perseguir uma resposta com o seu intelecto. Buscando o interesse natural, com a energia e ateno receptiva da investigao, a natureza profunda da conscincia revelada.

Parte II Problemas comuns para Meditadores


Perder-se em pensamentos No comeo, voc se surpreender com quo ativa e descontrolada sua mente. No se preocupe voc est descobrindo a verdade sobre o estado da maioria das mentes! Aceite e pacientemente "sente-se com" o que vier tona. No h necessidade de se livrar de pensamentos, esse no o objetivo da meditao. Ao contrrio, estamos aprendendo a reconhecer quando o pensamento est acontecendo, para no nos perdermos em um transe acreditando que os pensamentos so a realidade, identificando-nos com eles. Como estamos constantemente em um transe de pensamentos, til procurar tranquilizar alguns deles. Assim como a gua agitada pelo vento se acalma depois de um tempo, sua mente vai progressivamente se acalmando. Para apoiar essa quietude, pode ser til, no incio de uma sesso, relaxar e praticar plena ateno gentilmente trazendo, de novo e de novo, sua ateno para a ncora nos sentidos. preciso prtica para distinguir entre o transe de pensamentos fantasia, planejamento, comentrios, estados de sonho e a presena que recebe diretamente as experincias de cada momento. Estabelecer a conscincia no corpo e deixar sua ncora em primeiro plano uma boa maneira de familiarizar-se com o vivo, vibrante mistrio de estar no aqui, no momento presente.

Os 5 desafios clssicos (chamados obstculos nos textos budistas) Apego: querer mais (ou algo diferente) do que estar presente, agora. Averso: raiva, medo, qualquer forma de afastamento. Inquietao: energia nervosa, agitao. Preguia e torpor: sonolncia, estados decados/lentos do corpo e da mente. Dvida: uma armadilha da mente que diz: "no adianta, isso nunca vai funcionar, talvez haja uma maneira mais fcil ".

Estas so energias universais corpo-mente experimentadas por todos os seres humanos. importante reconhecer que elas no so um "problema". As energias tornam-se obstculos 10

pelo nosso hbito condicionado de ignorar, resistir, julgar ou tentar control-las. No entanto, quando confrontadas plena ateno e diligncia, essas mesmas energias tornam-se uma porta de entrada para o aumento da vivacidade e para o despertar espiritual. Durante a meditao, se voc se deparar com algumas dessas energias desafiantes, pode ser til nome-las silenciosamente para si mesmo, por exemplo, "apego, apego ou medo, medo. Se ela for forte, ao invs de afastar-se, traga sua total ateno ao que est surgindo. Sinta o que est acontecendo com as sensaes em seu corpo, no se perdendo na experincia nem a afastando. Como indicado pela sigla RAIN (chuva em portugus) investigue o que est acontecendo e confronte a experincia com uma ateno ntima e compassiva. Quando ela se dissipar, retorne para a ncora principal de sua meditao, ou descanse na Presena Natural. s vezes a energia muito forte e no sbio ou compassivo tentar permanecer no presente com ela. Isto particularmente verdadeiro se voc tem traumas e est experimentando medo profundo ou raiva. Se voc sentir que demasiado, desloque a ateno para algo que traga uma sensao de equilbrio, segurana e/ou amor. Voc pode abrir seus olhos, lembrar-se de onde voc est, ouvir sons, relaxar novamente atravs de seu corpo. Voc pode trazer mente algum que o ame e o entenda, sentindo seu carinho ao seu redor. Voc pode refletir sobre Buda ou a compaixo bodhisattva, Jesus, o Esprito Santo, sua av, seu cachorro ou sua rvore favorita. Voc pode oferecer frases de bondade amorosa a locais de vulnerabilidade. Medite sobre qualquer expresso da presena amorosa que o ajude a se sentir menos separado ou com medo. Se encontrar estes tipos de energias emocionais difceis regularmente, voc pode pedir a um professor ou terapeuta que tenha familiaridade com a meditao para acompanh-lo, medida que voc aprende a navegar nos sentimentos mais intensos. Dor fsica Alm de ocupaes mentais e desafios emocionais, inevitvel que todos ns experimentemos algumas sensaes fsicas desagradveis. Se voc no est acostumado postura, pode haver algum desconforto em simplesmente ficar sentado. Alm disso, com o aprofundamento da ateno, voc pode tornar-se consciente de tenses no corpo at ento ignoradas porque voc estava ocupado em pensamentos. Ou voc pode estar ferido ou doente e tornar-se mais preocupado com as sensaes naturais desagradveis que acompanham essa condio.

11

Meditar com desconforto fsico o mesmo que o processo da presena com dificuldades emocionais. Deixe sua inteno ser a de encarar o dissabor com uma ateno gentil, observando como ela vivida em todo seu corpo e como ela muda. Permita que o dissabor flutue na conscincia para cerc-lo pela presena suave. Para estabelecer essa abertura, voc pode incluir em sua ateno sons e/ou outras partes do corpo que estejam livres de dor. Respire com a experincia, oferecendo uma ateno gentil e ampla. Esteja atento no apenas s sensaes fsicas, mas tambm a como voc se relaciona com elas. Existe resistncia? Medo? Se assim for, deixe que essas energias aflorem dirigindo a elas perdo e ateno plena. Se o desconforto fsico for intenso e o esgotar, dirija sua ateno por um tempo para outras coisas. desejvel que voc atentamente mude sua postura, ou use um meio hbil como frases de bondade, ou oua sons como uma maneira de criar algum espao e resilincia. Voc no precisa "aguentar". Isto apenas uma outra postura do ego que solidifica o sentido de eu separado. Da mesma maneira, voc no tem que "desistir". Em vez disso, veja o que lhe permite encontrar um sentido de equilbrio e espao, e, quando voc o conseguir, mais uma vez permita que as sensaes imediatas sejam recebidas com presena.

Parte III Mantendo a prtica


Seguem algumas dicas teis para auxiliar sua prtica: Medite diariamente, mesmo que seja por um curto perodo. Intencionalmente dedique esse perodo de calma isto um presente para a alma! Algumas vezes durante o dia, d uma pausa. Estabelea contato com seu corpo e respirao, sentindo a vitalidade que est Aqui. Faa cada vez mais pausas o espao de uma pausa permite que voc chegue ao seu corao e conscincia; Reflita regularmente acerca de sua aspirao de despertar espiritual e libertao do seu ser e de todos os seres; Lembre-se de que, como voc, todos querem ser felizes e ningum quer sofrer; Pratique regularmente com um grupo ou amigo; Use recursos de inspirao, como livros, CD's ou palestras sobre o Dharma, acessadas em pginas na web; Estude os ensinamentos budistas (por exemplo, as 4 Nobres Verdades, o 12

Nobre Caminho ctuplo);

Inscreva-se para um dia de retiro de um dia, de um fim de semana, ou mais. A experincia vai aprofundar a sua prtica e nutrir o seu despertar espiritual; Se voc deixar de praticar por um dia, uma semana ou um ms, basta comear de novo; Se voc precisar de orientao, pea ajuda a um praticante experiente ou professor; No julgue sua prtica ao contrrio, aceite seus desdobramentos e confie em sua capacidade de despertar e se libertar! Viva com reverncia pela vida comprometendo-se a no causar mal, a realmente ver o que est a sua volta, a honrar e servir o sagrado em todos os seres.

Voc est viajando por um caminho que levou milhes de pessoas clareza, paz e profunda realizao durante milhares de anos. Que o seu despertar o apoie e o inspire. E que a sinceridade de sua prtica cure e liberte seu esprito.

Recursos
Livros Recomendados: Tara Brach: Radical Acceptance, 2003. Ven. Henepola Gunaratana: Mindfulness in Plain English, 2002. Jack Kornfield: The Wise Heart, 2008. Sharon Salzberg: Lovingkindness, 1995.

CDs de Meditao Recomendados: Tara Brach: Radical Acceptance- Guided Meditations, 2007.

Sites: Insight Meditation Community of Washington www.imcw.org Access to Insight www.accesstoinsight.org Bhavana Society, Forest Monastery and Retreat Center www.bhavanasociety.org 13

Cambridge Insight Meditation Community www.cimc.info New York Insight www.nyimc.org Spirit Rock Meditation Center www.spiritrock.org Insight Meditation Society www.dharma.org

Tara Brach, PhD, fundadora e professora snior da Comunidade de Meditao do Insight de Washington e ensina meditao budista em Centros nos EUA e Canad. Psicloga clnica e autora do livro Aceitao Radical abraando sua vida com o corao de Buda, ela ensina acerca da aplicao dos ensinamentos budistas para cura emocional. A Comunidade de Meditao do Insight de (IMCW) dedica-se a oferecer os ensinamentos do Buda, instruo em Vipassana (Meditao Budista do Insight) e outras prticas espirituais relacionadas ao despertar de nossa sabedoria natural e compaixo.

14

You might also like