You are on page 1of 7

PROJETO DE POESIA

Escola ... o lugar que se faz amigos. No se trata s de prdios, salas, quadros Programas, horrios, conceitos... Escola sobretudo, gente Gente que trabalha, que estuda Que alegra, se conhece, se estima. O Diretor gente, O coordenador gente, O professor gente, O aluno gente, Cada funcionrio gente. E a escola ser cada vez melhor Na medida em que cada um se comporte Como colega, amigo, irmo. Nada de ilha cercada de gente por todos os lados Nada de conviver com as pessoas e depois, Descobrir que no tem amizade a ningum. Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, s. Importante na escola no s estudar, no s trabalhar, tambm criar laos de amizade, criar ambiente de camaradagem, conviver, se amarrar nela! Ora lgico... Numa escola assim vai ser fcil! Estudar, trabalhar, crescer, Fazer amigos, educar-se, ser feliz. por aqui que podemos comear a melhorar o mundo. Paulo Freire.

TEMA: POESIA TITULO: APRENDO COM POESIAS INTRODUO: Poesia o que afinal? Segundo a enciclopdia livre Wikipdia A poesia, ou gnero lrico, ou lrica uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana utilizada com fins estticos. Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte a poesia, a obra poema, o poeta o artfice. O sentido da mensagem potica tambm pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou algum, ou o contrrio: tambm existe poesia satrica), ainda que seja a forma esttica a definir um texto como potico. A poesia compreende aspetos metafsicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo ftico. Esse o terreno que compete verdadeiramente ao poeta. Num contexto mais alargado, a poesia aparece tambm identificada com a prpria arte, o que tem razo de ser j que qualquer arte , tambm, uma forma de linguagem (ainda que, no necessariamente, verbal). A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, atravs de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referncia quase obrigatria, aproximando muitas vezes esta arte da msica. J o poema segundo a mesma enciclopdia uma obra literria apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa potica assim designada pelo uso de temas especficos e de figuras de estilo prprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferena entre poesia e poema. Este ltimo, segundo vrios autores, uma obra em verso com caractersticas poticas. Ou seja, enquanto o poema um objeto literrio com existncia material concreta, a poesia tem um carter imaterial e transcendente. Fortemente relacionado com a msica, a poesia tem as suas razes histricas nas letras de acompanhamento de peas musicais. At a Idade Mdia, a poesia era cantada. S depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na msica, o ritmo tem uma importncia fulcral. O fato que poesia, apesar de ser complexo no seu contexto mais amplo, um gnero que desperta gosto pela leitura e pela produo, encantamento e magia. pensando nesse encantamento, nesse entusiasmo em ler e escrever poesia, que a_____ srie, est procurando atravs desse projeto proporcionar atividades que dem espao para que os alunos possam ler, criar, compreender, aprender e brincar com a magia que existe nas poesias. JUSTIFICATIVA: Este Projeto surgiu da necessidade de se trabalhar a sala da ____srie com poesias para que os alunos tenham momentos de aprendizagem e construo de saberes; pois a poesia, possui, em

muitos casos rimas e muito encantamento, o que facilita e desperta o gosto pela leitura e envolvimento com as atividade propostas. OBJETIVO GERAL: O objetivo de se trabalhar a poesia em sala o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexo a respeito de fatos da vida de cada aluno. E atravs desse contato estimular a escrita de poesias, recitais e atividades pedaggicas que proporcionem conhecimento e descobertas a cerca do gnero. OBJETIVOS ESPECFICOS: Ler poesias Recitar poesias; Propiciar vivncias que favoream a utilizao das poesias como elementos sedutores formao do leitor; Usar linguagem potica no cotidiano da escola; ( em leituras, apresentaes, recitais); Perceber a especificidade da linguagem potica em contraposio a de outros tipos de textos; Realizar um recital de poesias com os alunos em sala de aula; Escrever poesias; Organizar um livro de poesia com as poesias escrita por cada aluno; Incentivar a prtica de leitura; Possibilitar as crianas envolvidas no Projeto, assim como os demais alunos da escola uma leitura crtica das poesias, compreendendo o seu contexto, dando a oportunidade de refletir e aprimorar esse gnero textual; Estimular a criao de atividades e recursos que viabilizem a utilizao da literatura infantil (poesias) no contexto escolar. Realizar pesquisas acerca do contedo (poesias); Estudar a biografia de alguns autores Conhecer alguns escritores de poesias de nossa regio; Estimular o ato de escutar; Avaliar o envolvimento e compreenso dos alunos acerca do gnero; Ter acesso a esse tipo de texto; ETAPAS A SEREM DESENVOLVIDAS: Apresentao do Projeto para os alunos; Desenvolvimento das atividades pensadas para execuo dentro do projeto, que proporcionem momentos de leitura de poesias; Avaliao sobre os aspectos que o Projeto contribu para a aprendizagem dos alunos; Apresentaes teatrais, recitais e dramatizaes de poesias no dia da Feira de Cincias; Avaliao constante das atividades realizadas dentro do Projeto e seus reflexos na aprendizagem do aluno.

ATIVIDADES PROPOSTAS: Selecionar materiais disponveis na Escola para uso no Projeto; Criar um banco de texto com poesias; Proporcionar momentos de leituras compartilhadas, individuais ou coletivas no incio da aula com poesias; Elaborar atividade que envolva esta tipologia; Leituras feitas pelo professor e pelos alunos com esse gnero textual; Rodas de leituras para a socializao dessa tipologia; Escrita coletiva de poesias com o tema sugerido pelos alunos; Pesquisas e discusses acerca de determinados autores estudados ou de suas preferncias; Escrever e revisar textos (poesias) para possveis publicaes de livrinhos produzidos pelos alunos; Concurso: Escolher o melhor texto produzido de cada aluno. Realizar uma recital de poesias com apresentaes feitas pelos alunos da turma; MATERIAIS UTILIZADOS: Livros, jornais, revistas, panfletos, cartazes, gibis, Recursos audiovisuais, material individual do aluno, recursos paradidticos, banco de poesias... METODOLOGIA: Este projeto nasceu da necessidade de inserir poesias para os alunos da ____srie, com a finalidade de compreender e produzir poesias. Sua metodologia baseia-se no estudo preliminar desse dessa tipologia, na discusso do gnero com cada grupo de aluno, na leitura, escrita e apresentao do resultado obtido com o projeto de poesias, alm de pretender despertar o interesse pela literatura e escrita de poesia; bem como subsidiar a comunidade e toda a escola sobre a importncia da poesia no desenvolvimento cultural e intelectual das crianas. AVALIAO: A avaliao ser realizada no decorrer do projeto atravs de observao da participao e envolvimento do grupo e de cada aluno nas atividades realizadas.

Exemplos:

You might also like