You are on page 1of 179

Dados para Catalogao na Publicao (CIP) Internacional e Cmara Boliviana do Livro: Gonsalves, F. Antenor, l958. Antenor Em Rimas / F.

Antenor Gonsalves. Bolvia. Bolvia 2004. 1 Poesia latino-americana I. Ttulo.

ndice para catlogo sistemtico: 1 Poesia. Sculo XXI. Literatura latino-americana. 2 Sculo XXI. Poesia. Literatura latino-americana.

Todos os direitos reservados de acordo com legislao em vigncia.

Reviso, diagramao, editorao, paginao, digitao, capa: F. Antenor Gonsalves.

Impreso y hecho en Bolivia.

Ref.: 8.692.

ISKRA EDITORA & DISTRIBUIDORA

POEMAS

ANTENOR EM RIMAS

F. ANTENOR GONSALVES

UM POEMA POR PREFCIO


ANTENOR EM RIMAS O sol se ps de vez e ainda o vejo resplandecer no horizonte: a magia da luz que diante de meus olhos permanece como o amigo que h tanto tempo partiu, mas no levou o som de sua voz: os meus ouvidos a tm bem prxima a falar-me em poesia... Amigo do mundo em duplo sentido: que a todos se d; sem ser de ningum, mas do mundo. Escultor das palavras, escudeiro da liberdade... Um homem com todas as letras! Exemplo de ser humano, que de si tudo d a quem precisa. Tanto luta por justia que injustiado . Mas por qu?

Ser que Antenor tem que rimar com dor? certo que no! Antenor, s pode rimar com amor... Ou em versos livres at mesmo com poesia rimaria. E humanidade, Liberdade; beleza, grandeza; E amigo Querido... Ah! Antenor, no te perturbes com esses pfios que te injustiam, enjaulam e bradam! Eles no tm ouvidos para a verdade, nem ouvem ou sequer vem estrelas. Cuiab, 23 de maio de 1994, DEIZI...

CONFISSES PRELIMINARES Confesso que eu esperava uma Dulce (e por que no uma das Graas?). Nem precisaria ser l to Anglica; mas por que no um pouco Cndida? E por que eu no mereceria uma Vitria? Ao menos uma da Glria... Talvez, dos Prazeres a mim bastaria, ou pelo menos uma da Guia. E nem me importaria se fosse ou no Patrcia... Mas sequer fui capaz de conquistar a primaVera! E s me vieram as das Dores: de todas las Dolores!!!!!!!!!!!!!

10

ETERNIDADE Atroz, triste e infindvel um minuto: Um... dois... trs... quatro... cinco... sessenta segundos sem ti!!!!!!!!!!!!!!!

11

FEITOS PARA SER VIVIDOS Meus poemas so para no ser lidos: so para ser exilados, reprimidos, banidos, abafados, condenados, delatados, perseguidos, (talvez sussurrados aos ouvidos) referenciados pelos revoltados e desvalidos... Meus poemas so para no ser lidos: so para ser censurados, queimados, rasgados em praa pblica, decretados como vergonha da repblica... So para perturbar a ordem estabelecida... so o vis da vida. Meus poemas so para no ser lidos... no so para ser louvados nem consumidos. No so para os sales... so sussurros incontidos nos pores; so dos injustiados esperneios e gemidos; so as gorjetas das prostitutas... meus poemas so porta-vozes da ral inculta.
12

Meus poemas so a negao do medo, a exploso da indignao e da revolta; so a subtil cano do degredo de um exlio sem volta... so ecos aos prias e deserdados, so o testemunho dos injustamente condenados, so a crnica diria dos becos e das praas... meus poemas so moleques vomitando pirraas. Meus poemas so para no ser lidos: so sujos, miserveis, subversivos, abandonados, abominveis, rfos, nocivos... meus poemas so para ser vividos. E se mais quiserem, revividos.

13

QUERO MEUS VERSOS... Quero meus versos com vida: pulsando, latejando urrando, esturrando, bramindo rangendo dentes cerrando punhos empunhando bandeiras no front na linha de frente e se morrer, morrer feito gente. Quero meus versos gestados: fruto do ato carnal masturbao mental gozo intelectual embrionrios... Depois, legies fetais dando pontaps nas paredes cerebrais levando-me ao apogeu dos prazeres carnais. Quero meus versos paridos: intraplacentrios com clicas, dores, lquido amnitico cordo umbilical instantaneamente rompido (ps-parto!) com sangria de fato com hemorragia e tudo... Depois, o choro de recm-nascido quebrando o abismo mudo dos frios coraes.
14

Quero meus versos sofridos: torturados em pau-de-arara quebrando a cara dosando concreto sem emprego certo na fila da Previdncia desafiando a cincia: cncer! tsica... neurose... edema pulmonar! Afinal, que doena , doutor? Sei l!!!... sei l!!!... fome, doutor! fome! Vejam vocs: mais um cadver pra vala comum. Mais um!... mais um!... mais um... Quero meus versos lutando: com slabas calejadas com rimas suadas em estrofes rasgadas... Mesmo com ps quebrados rimando po com cho contrapondo sim ao no escalando os escalados escales oficiais como se andaimes fossem de uma velha construo em runas, mas com os ps no cho e o olhar nas esquinas.

15

Quero meus versos com vida: GESTADOS PARIDOS SOFRIDOS LUTANDO vivendo como qualquer outro operrio nas portas das fbricas nos bancos das praas nos seios de Maria (principalmente se for da Graas!) no morro, na favela no campo, nas coxas dela quero meus versos com vida!
Vilhena, RO., 19 de julho de 1986. Este poema ganhou alguns concursos literrios e foi publicado em uma antologia potica, editada pela Universidade Federal da Paraba...

16

VERSOS E ALFORRIA Proclamarei meus versos como quem declama um parto na solido de um quarto farto da solido de pessoas em volta... e proclamados meus versos como quem declamou um aborto no xtase de contemplar o filho nascido morto antes do nascer do novo dia... profanarei a prpria vida prostitutamente ambgua e vulgar (messalina milenar) porm, no renunciarei minha poesia inseparvel (nica!) companhia na dor e no prazer, na tristeza e na alegria... Proclamarei meus versos como quem declama um coito entre murmrios da mulher amada. E, quanto mais insacivel, mais atrevido e afoito anunciarei meus versos como o amante ensandecido de prazer anuncia o gozo incontido... e, ainda mais insacivel e atrevido, decretarei meus versos como quem compe uma carta de alforria na imundcie dos pores, na balbrdia da agitada praa pblica, na solido mrbida do meu quarto ou no ouvido da mulher amada.

17

Proclamarei meus versos como quem berra um gozo, como quem anuncia um prazer. Anunciarei meus versos como quem berra um protesto, como quem assume um dever. Proclamarei meus versos como quem sussurra um segredo, como quem regressa do degredo... Proclamarei meus versos como quem forja a coragem do prprio medo... Proclamarei meus versos como se fosse possvel decretar o sonho, como quem ganha a guerra que estava perdida... Proclamarei meus versos como quem resgata a prpria vida.
Para Eliane e todos que forjam a coragem do prprio medo.

18

O QUADRO QUE NUNCA PINTEI O POEMA QUE ORA FAO SEM RGUA E SEM COMPASSO SEM FORMA, SEM NORMA E SEM LEI A partenognese humana na mais inusitada aberrao biolgica na negao de toda lgica num lapso nico da gentica na ruptura de toda esttica na forma mais relapsa e profana de se dar e se reproduzir... sem vcio e sem compromisso. A denncia viva da incompetncia do macho na partenognese humana que pintarei na aberrao criativa da gentica na dubialidade da fmea genial e pattica no nico lapso biolgico no desrespeito aos limites do fictcio ou lgico na sublimao ou profanao do reproduzir-se na profanao ou sublimao do parir-se...

19

Quero pintar uma fmea-mulher parindo parindo a si mesma reproduzindo a si mesma e j que no a posso criar pint-la-ei a meu gosto sem padres e sem medida dona de si e da prpria vida dona de suas coxas, de sua cabea, do seu rosto dona do seu sexo, do seu ventre, do seu abdmen dona da liberdade de se reproduzir... e no uma mulher-livre, do homem, mas sim uma mulher livre do bicho-homem. Pintarei, enfim, uma fmea-mulher que seja dona do meu pincel que seja dona de si e do seu prprio nariz que seja dona da magia de ser feliz.
Para todas as mulheres que lutam pela liberdade delas e dos homens.

20

IDIAS OU SOLIDARIEDADE NO POLACA Indagou-me solidrio o poeta em seu poemo (que me mandou mais constrangido e solidrio!) e me trouxe o pintor-artista-seu-meu-irmo Torrez e Tomaz no ptio do crcere ou no sangue rubro do esquerdo corao indagou-me o poeta solidrio: Amigo, esta a Amrica Latina ou a latrina das Amricas?. E mais incisivo ainda (talvez mais constringido do que constrangido) indagou-me ainda o solidrio poeta: Por que no gritamos nem esmurramos antes, bem antes dos invertebrados chegarem?. Com certeza, poeta, tem faltado poesia e tem sobrado sangue e temor, portanto no travamos a definitiva batalha e quem perde com isso o amor.

21

Indignados ainda e ainda mais indignados! (porque a revolta no um ato ntimo e nem deve ser reprimida!) me indagaram os artistas: Que grande crcere este? e eu indago a vocs, irmos: sob que ponto de vista? Pois no est preso o homem quando suas idias esto disseminadas em toda parte assim como no aprisionaro o artista quando livre a sua arte! No h por que, agora, ficarmos consternados, AMIGOS! Indignados e revoltados devemos sempre ser com os massacres aos bichos e bichas; aos etopes, angolanos, latino-americanos, somalis, pivetes, favelados, camponeses massacrados, operrios explorados, garis... e outros mais considerados sub-raas e s meninas de rua tambm... perseguidos como indefensas caas. E pelo desfecho do teu poema: inocente o que acredita; ignorante o que no ignora. meu irmo, eu te digo agora: EU IGNORO ESTAS GRADES E CREIO NA REVOLUO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

22

QUASE VENCIDO A vida ainda no entendi bem o que seja: se uma prostituta que graceja se uma criana marginalizada se uma me que mendiga se uma velha desamparada ou se a traio da melhor amiga... A vida ainda no entendo bem o que seja: se a mo ambgua que acaricia e apedreja se uma afiada faca de dois gumes se duas estradas opostas ou paralelas se a contenda infindvel das loas e dos queixumes ou se a luta eterna entre a virtude e as mazelas. A vida talvez no entenderei nunca o que seja: se a infelicidade que jorra e a felicidade que goteja se a incerteza que atormenta e devora se o mal que sempre vence se a nica certeza a morte essa infalvel senhora ou se este simples existir, que nunca convence.
Nortelndia, MT., 06 de junho de 1992.

23

HIROSHIMAFRI (G E N O C D I O !) Ruanda Quibumba dois mil mortos por dia a fome que no mais precedida nem pela agonia. Ruanda Quibumba bumba! rebumba que Ruanda anda para aonde no ia. Quibumba! Ruanda desanda a frica mea tero humano e o resto do mundo no passa de resto parindo cadveres fazendo da frica vala comum.

24

Ruanda Quibumba tumba do egosmo humano insano mundo da ganncia que manda e desmanda dois mil mortos de fome por dia. Trezentos mil refugiados... condenados... tero da raa humana frica hoje sepulcro para a liberdade dignidade! esto sepultando a vergonha... barganha e tripudia o resto do mundo resto! sobre a frica em agonia. Ruanda... Somos todos cmplices da misria! Ruanda Quibumba! mas que seja a frica a tumba para nosso egosmo e hipocrisia. Ruanda Quibumba tumba! rebumba que Ruanda anda para aonde no queria. Ruanda Quibumba dois mil mortos por dia! a morte que no mais precedida nem pela agonia.

25

Estatstica fria.
06 de agosto de 1994, 06 de agosto de 1945... In memoriam de todas as vtimas da ganncia e do egosmo.

26

POR QUE NO VENCEMOS AINDA? O que tenho para responder jovem que, j desesperanada, me indaga: Por que nossa justia to injusta? O que devo dizer jovem que pondera: Muitas vezes chego a pensar que nosso pas no tem mais jeito mas mudar dele seria a soluo? Tambm ficar nele assim, cheio de injustias, no d no!! O que me faz ainda ter uma sobra de esperana que afinal somos POVO, inclusive a maioria; e a maioria sempre no vence? E por que no vencemos ainda?? O que devo responder para esta jovem que, apesar de to jovem, j no tem esperana em seu pas? Em que fonte hei de suprir minhas esperanas se a prpria juventude j se desespera?! Devo suprir minhas esperanas no desespero dessa juventude? De longe de muito longe porm sempre presente a poetisa (tambm musa permanente) me diz: s vezes, perco um pouco a esperana em relao ao meu pas me d um baixo astral e uma certeza de que nada vai mudar, mas... Precisamos acreditar para nos mantermos vivos.

27

...Tento passar uma convico que talvez nem eu tenha mais, mas preciso ao menos tentar uma mudana. Voc viu o Mandela? Que tenho eu a vos dizer?! Tentemos (mesmo que seja como um ato de desespero) mas tentemos uma mudana de modo que no resgatemos apenas a esperana mas a certeza; e no s a verdade mas tambm a dignidade. VOCS VIRAM O MANDELA?!?!?!?!?!?!?!?!?! Pois quem viu que nunca esquea. E quem esquecer que esquea tambm a vida! VOCS VIRAM O MANDELA?!?!?!?!?!?!?

28

O HOMEM E OS VERMES Verdade que, por vrias vezes, tentaram me assassinar... Bem feito! (dizem os inimigos ufanosos) quem te mandou defender o direito vida? Verdade que, por vrias vezes, cercearam a minha liberdade... Bem feito! (dizem sadicamente os algozes) quem te mandou propagar que ser livre tudo, principalmente ser livre para tudo?! Quem te mandou crer em Victor Hugo: O pior uso que se pode fazer da liberdade abdicar dela.?! Verdade que, por vrias vezes, me tm discriminado... Bem feito! (dizem satisfeitos os medocres) quem te mandou defender a igualdade?! Verdade que, por vrias vezes, me negaram os mais elementares direitos... Bem feito! Bem feito! Quem te mandou ser direito?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!? Mas...

29

O que pode o inocente dizer ao seu algoz? O que pode o admirador de Gandhi dizer ao sanguinrio desumano, violento, dspota, brutal e cruel?! O que pode o discpulo de Marx dizer ao egosta e mesquinho que subjuga o humanismo e o altrusmo aos seus interesses pessoais? O que pode o poeta dizer ao juiz cego e frio incapaz de ver sua prpria ignorncia e ouvir estrelas? O que pode o libertrio dizer aos carcereiros e carrascos? O que pode o justo dizer ao magistrado tirano? O que pode o pacifista dizer ao juiz que violenta os direitos dos direitos?! O que pode o homem dizer aos vermes que o tentam corroer lentamente?!

30

AFRI: FRICA OUTRA VEZ! Ai, frica minha! Mais do que de ningum minha! mais do que de ningum eu sou teu. Ai, frica minha! Bero dos meus ancestrais! comunidades aldeiais ritmando ao som dos tambores seus cantos de guerra em africnder ou oitocentas lnguas tribais. Ai, frica minha! Falarei todas tuas lnguas, absorverei tua cultura, misturar-me-ei nessa etnia infinda de bantos, sudaneses, achantis, bosqumanos... Serei o transeunte repatriado em Kalahari, Angola, Moambique; no Zimbabu, no Sudo, Chade, Tanznia, Botsuana, no Qunia, em Burkina, Nigria, Mali, Mauritnia, Congo... Ajudar-te-ei expulsar os novos romanos desde a Tunsia.

Na Etipia, sepultaremos de vez a Abissnia.


31

Ai, frica minha! Gnese-mater minha mater mea. Gitano eu bedunos todos nmades ns. Porque da Serra Leoa ou dos Seios de Sab contemplaremos o Nilo, o Congo, o Nger e o Zambeze com suas cataratas vitorianas. Reacenderemos o sol com o fogo do teu povo e, na dureza do teu marfim e indomabilidade do Saara, te faremos eterna como os diamantes do Zaire na singularidade de tua gente. Ai, frica minha! Profanaremos tudo que for sagrado desde o Egito at a frica do Sul: os faras com suas tumbas e o apartheid sero lixo histrico indesejveis. Os gordos baobs e sua fauna de gigante contrastando as montonas savanas contemplados desde o Kilimanjaro at o Monte Qunia onde bedunos, tuaregues, pirmides, camelos, tarzan... sero apenas a viso ocidental e o smbolo da explorao... e navios negreiros jamais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

32

PRETERIES POTICAS Se eu falasse em Pablo em Pablo to-somente saberia de quem falo essa gente? Com certeza que no pois no h cultura para indigente. Pensariam talvez em algum escobar venerado por mseros favelados. Pensariam talvez em algum filho abastado de Baptista ou de Somoza, de Anita ou Estensoro. Se eu falasse em Pablo em Pablo e mais nada saberia de quem falo essa plebe explorada?

Certamente que no pois no h poesia para quem no tem po.


33

Se eu falasse em Pablo e Neruda talvez saberia de quem falo vocs? Se eu falasse em Pablo e Neruda chileno, latino-americano universal como a esperana e a arte saberiam a grandeza destarte compreender os que ele defendeu com a vida? Certamente que no no compreenderiam! , o poeta estava alm do seu tempo e aqum da poesia est o povo arraigado no velho e inacessvel ao novo. Se eu falasse em Pablo e Neruda poeta revolucionrio do CANTO GERAL Nobel da literatura tantas vezes protelado, canto, voz e glria do proletariado, nem saberiam sequer os filhos deste de quem falo!...
(Vigsimo aniversrio da morte (?) do poeta maior). FRENTE PATRITICA MANOEL RODRIGUEZ P C do Chile.

34

AS PASSAS... As passas!... Ah! as passas me excitam! sempre me fascinaram assim: do sua carne para aplacar os famintos depois que deram o seu sangue para embriagar a mim. As passas!!... Ah!! as passas me encantam!! Exercem um fascnio sobre mim: deram todo sangue para embriagar os amantes e agora do toda sua carne para saciar a minha fome... As passas!!!... Ah!!! as passas me alucinam!!! Porque foram esmagadas so mais teis:

do alimento e vinho como se dessem carne e sangue para saciar a mim.


35

GENTE A voz que se levanta em defesa da liberdade, da Justia e da Igualdade a voz que no pode reter na garganta quem GENTE de verdade!

36

QUANDO FORMOS HUMANOS Banir o medo : molhar o fogo queimar a gua reacender o sol subverter a ordem descumprir as normas revogar as leis recriar a vida (quantas vezes preciso for!) e no morrer pela vida muito menos morrer de amor reinventar as formas escarnecer do riso rir da dor implodir a bomba reintegrar o tomo exibir as rugas varrer a calada (e se preciso, a rua e se ainda preciso, o mundo) reciclar a lgrima ignorar as fronteiras lembrar Hiroshima respirar o gs dispensar o propranolol morar no Nepal fugir do hospital

desentortar o anzol remendar a roupa protestar at a voz ficar rouca reaproveitar o prprio homem
37

desacelerar o carro no aprender a perder no abrir o envelope no matar a sede no saciar a fome no mentir quando mentir , e da?!

38

ARAUCANA
Antes dos brancos chegarem aqui, cada nao indgena tinha um nome; cada povo falava a sua lngua; cada povo vivia conforme seu costume; a terra no era de um s dono: a terra era de toda comunidade. Desabafo Txucarrame.

Teus adornos artesanais, teus cantos e encantos mil contos tradicionais que contam a histria milenar de tu pueblo; cincia pr-colombiana no Cone Sul, canto mavioso do uirapuru ecoando nos plats andinos chilenos. Cabelos longos, lisos, negros; dentes reluzentemente brancos de to perfeitos parecem postios ourios entre lbios morenos. O que se pode fazer quando a beleza nos estarrece? A aborgene, nativa, viva sua roupa tece e seu corpo descrevendo um perfeito esse vibra, pulula, lateja, almeja

metamorfosear-se em um monumento de bronze do bronze que j . E como um monumento vivo beleza a ARAUCANA impvida do seu povo realeza simplesmente gente que me encanta.
39

TAEDIUM VITAE Facas de dois gumes se deliciam pela carne a dentro e adentrada a carne se delicia na volpia do prazer. H, por acaso, e se h, onde est a diferena entre carnes, facas, navalhas, punhais, genitlias, mos, rosas, tergos, martelos, pregos?... Dor, prazer, lgrima, suor, progesterona, sangue na calcinha na periodicidade anunciante do teu filho que no fecundou. A prostaglandina, a contrao uterina, o vulo, o ovo, o ltimo aborto o teu grande sonho morto (e morta ests para sobreviver o sonho), mesmo estando morto o rebento e morta te eternizaste naquele mpar momento quando os vermes provaram que no so mais que vermes. Sublimar a dor ou o prazer? Viver para a morte ou morrer pela vida? Lutar toda vida ou lutar at a morte? O que no se aprende em toda vida respondeste com tua morte prematura.

E os disparos, os sonhos, os risos, a ternura, o saber, a sabedoria, a genialidade, a loucura, a tristeza, a alegria, a brutalidade, a poesia, os vermes, vinte e um tiros rendando a carne acaso fazem alguma diferena sem ti?!
40

Mos, marcas, fronteiras, ruas, lares, bares, cicatrizes, amantes casuais, parceiras saciadas e felizes, metais nobres e vis as preciosas pedras tropeos no nosso caminho canoa furada tbua de salvao tbua de salvao canoa furada, remo, rumo, espinho, espada, esperana singrada, eternas noites veladas, varal de roupas roubadas, Guajar em casa alugada, lima, Tata Batata, limo (no se come tamarindo do cho!) que importa a diferena (se que h) entre castigo e perdo?

(Os tamarindos do cho so para os incapazes; os fortes, buscam os dos galhos mais altos, do topo, que so os mais deliciosos e sadios).

41

FAZEDORES DE HISTRIA Vem do cais do porto dos estivadores, dos rsticos homens do Porto de Santos dos trabalhadores do cais, do Porto, de Santos dos Trabalhadores do cais msculos, suor j houve sangue tambm no cais dos trabalhadores cruzando os braos tambm j houve nas greves do porto represso, perseguies, porradas, bombas, gs lacrimogneo, granadas... Agora, se misturam frgeis corpos femininos delicados suaves mos, faces ternas de mulheres no cais aos estivadores rsticos, corpulentos mos calosas porm, trabalhadores todos amveis e ternos,

e agora quatro jovens delicadas e ternas rompem o tradicional (o secularmente convencional): mulheres no trabalham no cais (no trabalhavam!) mas mais uma vez a lio vem dos trabalhadores e se no for aprendida agora no ser nunca mais!!!!
42

Vem do cais do Porto de Santos, dos trabalhadores a lio de que mulher trabalhadora tambm gente no cais, no porto, na Paulista, na Avenue Foch, na Wall Street, em Xangai, no Xingu... Vem dos msculos exaustos e do suor amargado dos estivadores do cais do Porto de Santos a lio de que toda histria feita por TRABALHADORES e os que assinam embaixo so apenas os oportunistas da histria.

43

CARROSSIS E VENDAVAIS Viagens de vendavais dons quixotes galopantes noites de bacanais eternizadas pelas amantes; esperanas em espirais sugerindo trens passantes deixando sempre para trs tudo que chegou antes. Vendavais de esperanas galopantes e doidivanas; pares em lgubres danas nuestras inquietaes gitanas pondo-nos em andanas como eternas caravanas de bedunos em festanas busca de suas cabanas. Carrossis desgovernados

trens fora dos trilhos amantes mal amados pais renegados pelos filhos do bonde dos malfadados com pontaps nos fundilhos: somos todos passageiros condenados a mirar e puxar os gatilhos.
44

VCIO GRAMATICAL Versejei a vida em vinte vorazes versos vis, vadios, vos... Vo, vm, vomitam viciados em vinho velhos valores vicialgicos. Vagas vozes vadeiam ao vento veloz como a vida que voa: vilania, valentia, vulgaridade; vermes, vcios, veias, vasos... vendilhes venderam a verdade por valores venais vulgares porm. Vendavais que vo e vm; vulcnicas verdades vagueiam voluptuosamente. Violentas porm vulnerveis vacas-vtimas se vendem e vaticinam a vinda de velhos valores vitais. Versejei a virtude em versos vis, vadios, vos... e em vo versejei todos os valores vindos com a vida que voa e quase vencido vejo que em vo vivo vazio de voc.

Para

Soninha...
Depois que te foste sou como um cais vazio. J. G. de Arajo Jorge
45

NON PLUS ULTRA Apontem-me o caminho mostrem-me o caminho indiquem-me o caminho abram-me o caminho mas o caminho da volta e s se for o caminho da volta. No quero esse lodaal no quero essa imundcie no quero esse terrvel nada essa podrido que se estende ante mim... Mostrem-me o caminho e s se for o caminho da volta

(que tambm pode ser o da revolta) e eu voltarei para a selva e como os demais primatas treparei em rvores e do topo da rvore mais alta olharei indignado a imundcie dos homens... Porm, aliviado.
46

PROFISSO DE F Eles crem em um deus ubquo (onipresente) e dizem: Deus est em toda parte. Porm, olham para um lado e outro e como no vem ningum roubam o seu semelhante.

Y: EL HOMBRE M nombre?

No hay nombre, hay HOMBRE.

47

ODE LIBERDADE Invs do quarto, a cela 04! (dois por trs metros a que se resume o meu universo fsico de 18 metros cbicos ainda compartilhados com mais oito excludos)... a cama um caixote de concreto de 1,80m de comprimento por 0,75m de largura e 0,65m de altura concretiza a ideia de morte em vida (sepultado vivo); a janela tem grades com vergalhes rolios de uma polegada de dimetro em ao!

presos (aqui tudo parece preso) a cantoneiras de duas por duas, (de sete oitavos de polegada!) o que me d uma viso retangularmente clivada, fragmentada, do mundo l fora. O quarto no o teu, a cama no a nossa, a janela no a nossa, a vida no a minha!
48

Esta cama no a nossa, ! minha amada! (o nosso leito de prazeres, ! minha amada predileta! sempre foi ao ar livre, sem dimenses, sem padres, sem fronteiras, sem hora marcada, sem nos, sem senes, sem condies, sem pedgios...) ! minha amante predileta! certamente esta cama no o nosso leito de prazeres (at porque no h leito e nem h prazer sem ti, ! minha amada predileta a quem, vulgarmente, chamam LIBERDADE). ! vida da minha vida! ! esperana jamais arrefecida! Pulsas em mim como o corao em taquicardia do adolescente apaixonado pela mais deslumbrante e frtil das fmeas: vivo por ti, ! irm gmea da JUSTIA! No, Liberdade violentada! No, Liberdade agredida! No, Liberdade sangrada! No, Liberdade indomvel!

o quarto no o nosso, a cama no a nossa, a janela de onde ns dois contemplamos o mundo como dois amantes inseparveis no a nossa! No, ! amsia inseparvel minha! esta vida no a nossa!... Mas certamente sers sempre minha!!!!!!!!!!!!!!!!

49

VERBIS GRATIA GRATIA DEI Hay los que hablan: Los rincones lo son por la gracia de Dios y los miserables lo son por la voluntad de Dios. Hay los que hablan: Pan a los hambrientos! Pero, yo los contesto: Que no tenga ningn miserable y que no tenga ningn hambriento

a quin darse pan.

50

POEMAO OU: POBRE VIDA RIMA POBRE como se a vida fosse de papelo como se a veia no fosse a do corao como se o sim dissesse no como se a cama fosse o prprio cho como se o ao fosse o imprescindvel po como se o amor fosse s iluso como se o castigo fosse o perdo como se o justo fosse o vilo como se passasse o p pela mo como se a vida fosse uma dbia misso. ... ... ... Um par de tnis uma camisa surrada

uma cala jeans desbotada uma mochila a tiracolo o solfejo de uma cano-solo idias e esperanas na cuca s vezes tido como uma figura maluca paz e amor e p na estrada: quero crer que a vida seja s isto e mais nada. Mas aonde foram parar os carinhos da mulher amada?!?!?!
51

POST MORTEM Os ianques invadem (tambm!) o Haiti e eu indago com pesar: Ai! e tu, Brasil? Tua vez quando ser? outra vez 1964... Quando eles havero de por as mos (tambm em ti, Brasil!) qual prostituta tentadora e irresistvel? Por quanto tempo eles resistiro (ainda) aos encantos e riquezas da Amaznia?!...

O ouro, o diamante, o urnio, o nibio, a cassiterita, o tungstnio, a bauxita, a alexandrita... flora, fauna, turismo barato: qualidade primeiro mundo! Por quanto tempo eles ainda resistiro tentao?! Quando entraremos na lista: Coria, Vietn, Repblica Dominicana, Baa de Porcos, Granada, Panam, Iraque, Somlia, Ruanda... Infindvel lista?!?!?!?
52

Mas h apenas o silncio de Hiroshima e Nagazaki o silncio dos campos de concentrao nazistas h apenas o silncio dos coniventes e covardes o silncio dos incapazes o silncio post mortis dos que ainda no tiveram seus interesses contrariados.
...19 de setembro de 1994... Os ianques invadem o Haiti

tambm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

53

GUAS E MGOAS Rio que rpido corre desde onde nasce (rio s nasce nunca morre!) todas as guas desguam no mar!... rpido e furioso como um povo revolto leva livre, indomvel e solto gros, lajedos, folhas, troncos, nufragos... tudo ao fundo do imenso mar

como indefensos, volveis e vulnerveis brinquedos. Rio que rpido corre desde onde nasce (pois rio s nasce nunca morre!) insensvel agrega s suas guas lgrimas de felicidade e mgoas indiferentemente, inelutavelmente, inexoravelmente... irrepresvel enchente o rio que sempre corre para o mar!
54

Rio que rpido corre imponente, grandioso, enorme (no deveria haver diminutivo para rio pois todo rio gigantesco gigantemente indomvel!); rio odivel; rio amvel... no importa: segue rebeldemente bravio. Rio que rpido corre desde onde nasce (pois rio s nasce nunca morre!) inexoravelmente para o mar (as guas s correm pro mar!) qualquer rio enorme e indomvel

como deveria ser o povo!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Rio Branco, 15 de fevereiro de 2000.

55

CONTESTANDO Para mim, chega de cocana, sangue e corrupo na tv. Chega!!!!!!!!!!! Escrevam-me cartas com boas notcias... Por exemplo: As crianas brincam no ptio, pois os parques e praas (todos pblicos!) esto sitiados e ocupados pelos namorados, poetas e sonhadores...

Quanto a eu ser um gitano (sem endereo a quem possais remeter vossas cartas) que importa?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!? logo, sairei a recolh-las como quem colhe frutos e flores temporos! Israelndia, 14 de abril de 2003.

56

ONZE DE SETEMBRO (AS GMEAS) No sejamos hipcritas! Gostamos... entre mortos e desaparecidos, o saldo foi positivo. No sejamos hipcritas!... Tudo bem! H os que argumentam (por hiptese nada cientificamente provado): Mas... e a presena de vtimas inocentes? Cientificamente

no provada a presena de inocentes, digamos assim: o tal do custo-benefcio. S! E no houve nenhum sacrifcio. No sejamos hipcritas! GOSTAMOS! ... e como gostaramos de ter culhes suficiente, bastantes, para fazermos algo ao menos parecido!... Onze de setembro jamais ser esquecido! No sejamos hipcritas: gostamos! E da?!
57

E algumas milhares de vidas ceifadas? (indagaro alguns). Ora! No sejamos hipcritas! Foi o custo alis, baratssimo! de milhes de vidas poupadas nos ltimos meses sem que os porcos genocidas e beligerantes ianques se deliciassem brincando de guerra num gigantesco vdeo-game: pelo menos eles pararam de brincar de matar inocentes em outros pases pelo menos, por alguns meses, certo, mas o suficiente para poupar milhes de vidas (eles sentiram as bombas nas prprias cabeas alis, em suas prprias torres).

No sejamos hipcritas: GOSTAMOS! E como gostamos! Ruram as gmeas: imperialismo e prepotncia; capitalismo e explorao; explorao e misria; misria e servincia... C pra ns: mas que gostamos, gostamos!
Jacobina, 11 de setembro de 2002... Um ano!!!!!!!...

58

MODERNIDADE Em Braslia as gravatas so modernas (que bem se diga: modernssimas!). Em Quixeramobim crianas morrem de fome!... (que mal se diga: so devoradas por lombrigas!). Em Braslia as idias so demasiado antigas.

Em Braslia as calcinhas so modernas (que bem se diga: de alta tecnologia!). Em Quixad as mulheres morrem de parto!... (que mal se diga: de subnutrio!). Em Braslia os homens esto obsoletos. Em Braslia as coleiras so modernas (que bem se diga: so um luxo!). Em Apropi os homens morrem de paludismo!... (que mal se diga: de fome mesmo!). Em Braslia a esperana demais velhena. QUE BEM SE DIGA: EM BRASLIA FALTA VERGONHA MESMO!!!!!!!!!!!!!!
59

RETRICA Aos filhos, eu diria: se h algum devedor, sois vs vos dei a vida; fazei dela o que quiserdes. Aos pais, eu diria: no vos devo nada; vs quem me deveis o orgasmo.

Se estou aqui, porque matei trezentos milhes para ter o direito vida. Ipor, 30 de maio de 2003.

60

SPLICA LUSITANA OU STIRA ATESTA Senhor! c stou eu, em vossos ps, a suplicar-vos uma pequena cousa... Senhor! c stou eu, em vossos ps, a suplicar-vos uma pequenina cousa...

Disseram-me que a vida feita de detalhes, senhor! Suplico-vos, pois: poupai-me este detalhe, senhor, pois que seno, como hei de continuar a fazer vidas?!?!

61

O ATEU E O CRENTE Tu me dizes que encontraste teu deus e entretanto tu me mentes; e eu te peo a verdade e tu me mentes; e eu te peo a verdade e tu me mentes... e tu me roubas; e tu me enganas... entretanto tu me dizes que encontraste teu deus. E me convidas a segui-lo que hipcrita! , logo tu que me roubas despudoradamente!

Fica tu com ele, pois. No mo serve: eu busco apenas a verdade. No mais!!!... Israelndia, 10 de fevereiro de 2003, segunda, 23:15...

62

OS ABUTRES CHEGARAM DEPOIS (VOX VICTIMAE) No venham me dizer que nada disso existia antes no venham me dizer que os oportunistas no existiam antes no venham me dizer que os canalhas no existiam antes que os cretinos no existiam antes que os gananciosos no existiam antes que os hipcritas no existiam antes que os mentirosos no existiam antes que os corruptos, ladres e traidores no existiam antes bem antes!

No venham me dizer!... Eu conheo bem a vs todos: tambm j fui vtima de todos vs! E nada mais tendes a me dizer, canalhas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...

63

IMPRENSA Tornaro pblicas nossas desgraas e tragdias e aumentaro seus lucros e transformar-nos-o em estatsticas, meras estatsticas que sero esquecidas graas s novas trgicas estatsticas frias e sensacionalistas, de preferncia, em edio extraordinria. Tornaro pblicas nossas tragdias e dores (os nossos triunfos doem aos outros mais do que seus prprios fracassos)... No anunciaro ao mundo nossas felicidades

e nossos amores. No noticiaro ao mundo nossas alegrias. Abafaro nossas vitrias; escandalizaro nossos amores; deturparo conforme a convenincia e interesses da elite que estiver no poder nossos ideais. O povo haver de crer sempre sem questionamento, sem anlise, sem crtica... sem desconfiana! Sem ao menos duvidar!... Que triste: sem ao menos desconfiar de nada! A, anunciaro ao mundo que somos um povo pacfico, em grande cadeia internacional...
64

DESCULPA, T? Por todo tempo te busquei grande, gigante, forte, robusta, enorme, complexa... mas eis que te encontro pequenina, tnue, frgil, feminina, singela...

E eu te imaginei assim... como dizer? Arrogante, inacessvel, prepotente... (Como os que se pressupem importantes se sentem). E eis que te sinto assim: subtil; to minha; manhosa... Por todo tempo te pintaram pomposa para mim e confesso: te busquei assim pomposa. Mas eis que agora te encontro to ch que vejo que no estavas onde te busquei. (ODE F E L I C I D A D E)
Braslia, 03 de maio de 2003, sbado, 16:40...
65

LTIMA BATALHA OU A VITRIA FINAL Amanh talvez no haver talvez e na ltima batalha perdida (derrotada pela ltima vez)

haver de triunfar a vida. Amanh talvez quando no houver mais talvez e a esperana no estiver doentia as vtimas da injustia erguer-se-o com altivez contra todas as formas de explorao e tirania.

66

COMODISMO O leite vendido na porta pode ser demasiado caro no importa!

O po quente vendido na porta mesmo recheado com barata no importa: barata morta!

67

JANETTICA preciso gozar a liberdade como se diz (como se quer, como se quis)

e gerar (parir, dar vida educar) uma outra gente feliz!

68

S FEMINISTAS Benditas sois vs, mulheres! do vosso ventre que saem os homens. Porm, no vos olvideis: do nosso saco que todas (e todos!) so ejaculados!

(Grande porra ou grande merda!)... as questes so de humanidade: nem machistas nem feministas, caramba!
Cceres, 06 de dezembro de 2000.

69

PUDICAS No sejas hipcrita: todas gostam! Exceto a tua me e tuas tias que dormiam de calolas

e tiveram dez filhos cada!!!!!!... Inclusive uma... como tu. Para as que gostam inventaram anticoncepcionais, preservativos, contraceptivos, espermicidas...

70

MENOS UM Todos podem cantar as flores e at mesmo os jardins, quintais, parques e latifndios! Eu, porm, devo apenas poetar

e acariciar os espinhos. Todos podem louvar a riqueza, o capital, a fortuna, a abundncia... e at mesmo o esperdcio e o consumismo. Eu, porm, devo apenas poetar sobre os erros da Justia.

71

CARDIOVASCULHAR Este corao mesmo bandido: hora bate, hora batido. Corao! Ah, corao! s vezes te confundo com o pulmo. Bate, corao ingrato! Bato... bato... No bato.
Bolvia, 19 de outubro de 1985.
72

ENTRE O AMOR DE CRISTO E GUEVARA O poeta dos versos subversivos (livres) foi um escravo da liberdade e como poeta na praa monologou com os homens. Nos seus ltimos dias (segundo me dizia) ainda se dividia entre o amor de Cristo e Guevara.

O poeta ( certo) viu cumprida a misso dos seus versos: seus versos so barricadas; so hino; so bandeira... escritos a piche na memria brasileira. Morreu, talvez, para no continuar vendo crianas e homens brincando de matar; e a intil terra que s tem servido para enterrar seus mortos enfim o acolheu.
Para Jos Guilherme de Arajo Jorge (J. G. de Arajo Jorge), quando da sua morte s 14 horas do dia 27 de janeiro de 1987.
73

POEMA FNEBRE PARA MACHEL Moa, Moambique, moambicana mocidade, prematura orfandade estremecendo dez anos de liberdade, repetindo outro outubro de fel: primeiro, foi Guevara; agora, Machel! Moambique!... moambicana orfandade: um golpe traioeiro na decana liberdade de um povo de sofrimento milenar! Porm, Moambique Livre livre sobreviver. Moambique Machel: ptria e povo unidade em ti!

frica toda te chora nessa tua prematura e trgica partida, Samora. E eu pergunto como rfo: e agora?! Moa, Moambique, moambicana mocidade... Trgica orfandade porm Angola me consola: sobreviveu sem Agostinho Neto. (E que quando Agostinho se foi foi como se tivesse cado da casa o teto). Moambique, bero dos meus ancestrais pobres africanos carnais para c trazidos (e vendidos!) como escravos (digo: animais!)... Moambique hoje, o meu peito um dique por onde correm as lgrimas por ti.
74

Machel Moambique fuso de homem e ptria; de lder e povo. Samora moambicanos fuso de estadista e espartanos expulsando colonizadores; rompendo grilhes; libertando a frica unindo naes!

PORQUE: Moambique Livre livre sobreviver.


Em 19 de outubro de 1986, dia em que morreu Samora Machel, em um acidente areo... (Ainda se questiona se no foi mais um assassinato comandado pela famigerada CIA)...

75

ALM DAS CERCAS

Irmos de quintais todos! (irmos e quintais) unidos, se por enquanto no vencemos a morte, inexoravelmente venceremos o matador. Sim! Imprescindivelmente haver vencidos e vencedores para que nunca mais haja explorados e exploradores!

76

VERMTICOS Vinham velhas vacas vadias, viciadas, velhenas e vulgares, vociferando vis vaticnios (vulcnicas vontades venais vulgares porm) volteis vo vos e vis: VERMES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Virtudes vomitadas vo vulgarizando velhos valores volveis na volpia de venal vai-e-vem... Vaticnicas vaidades vilipendiam vulnerveis viventes vermeticamente valorizando-se nas vilanias:

VERMES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vagueiam vozes: vendavais dos vis! Velhacos vendem virtudes e verdades; vagabundos vivem vultuosamente... Vulgarizam vergonha e verdadeiros valores: VERNES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vangloriam-se viles vendilhes vaginais! Vates versejam em versos velhos e vicialgicos vulgricas virtudes... (Vim, vi e quase venceram-me!): VERMES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vomitarei venais veemncias (vagas, volumosas, vulgares, vitais, valiosas, vs, vis...) vomit-las-ei sobre vos (doutores da lei); vendedores de veredictos e vidas: VERMES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
77

AMARGANA Missa assim ser rs sem ms ame ema em me amar rama suem meus soa aos aires seria era are rime emir una anu saia aias eles sele amor roma sopa aps somar ramos

morram marrom av ova ora aro sovo ovos assam massa sacas sacas socas sacos sagas sagas sugas sagus sacram marcas lota atol apraz zarpa odor rodo rolo olor ama ama arara arara rala alar aval lava soma amos agem mega ataca acata argos sogra sagaz zagas unem menu somos somos ias sai area area mamam mamam muum muum airava avaria sacaram maracas solos solos salta atlas salas salas ante etna solar ralos reter reter asila alisa aru aura osso osso um mu gua auge siri ris ia a ai.

78

ANTROPOLGICA Antro P Lgica a lgica fatal, racional, embrionria, morfolgica, fetal... O p final, fanal; logicamente inevitvel

no domvel mas palpvel... O antro do p e da lgica: a reduo embrionria ou final! Antro P lgica. Antro N T R O P Lgica G I C A
79

EXTREMO DA ANTROPOFAGIA: 1) tudo que temos para comer; 2) s o que temos para comer; 3) s o que temos para comer, mas faz mal; 4) s o que tenho para comer!... diz o ltimo sobrevivente! Cceres, 08 de abril de 2000.

80

AVESSO

Leio e releio teus versos pelo avesso; do fim para o comeo, e at de cabea para baixo... e confesso que no me satisfao. Mas mesmo sabendo que no os mereo eu quero mais e mais, e ainda mais. E releio teus versos e me sinto pelo avesso posto que meu precrio ser te contradiz; e me sinto um misto de vaidoso e infeliz... infeliz por no ser o que a ti pareo. Releio teus versos mais uma vez! do comeo ao fim e do fim ao comeo e, conhecedor dos meus defeitos, sinto que no os mereo e que os fizeste para ti mesma e no para mim.
Nortelndia, 12 de outubro de 1990.
81

ESTRANHO PAI Quem esse estranho que eu olho da cabea aos ps e no o localizo em minha memria? E que estranha histria ter (teria) ele pra me contar? Vem esse estranho de que lugar?! Que estranho esse que, decanamente, quinquenalmente talvez assim, estranhamente, reaparece mais uma vez? Para, novamente (certamente)

sumir em menos de um ms?!?!?!?!?!? Quem esse homem estranho (um gitano errante, suponho) que agora quer que eu creia... ai!... ser ele o meu pai??!?!?!?!?!?!?!?!?!?! E ainda me diz (o estranho infeliz) pretensioso e arrogante como nunca vi antes! esperando que eu lhe creia: Eu te amo muito... Acredita nisto... Estranho igual a esse creio que ningum j tenha visto! Que estranho esse que, no sendo frgil, me falou com a voz trmula? Que, parecendo insensvel, tinha olhos lnguidos e midos?! Que, parecendo embrutecido com as adversidades, me pediu um beijo e um abrao?! E no esse estranho um andride de corao de ao?!?!?!?!?
82

Eu!!!... cheguei mesmo a enxot-lo: Vai... aqui no s bem-vindo. e ele riu, como se no estivesse me ouvindo.

Ento minha cabea ficou grilada pois a eu j no entendia mais nada... Pensei: s um estranho errante ou um mendigo de perdo? Mas pelo sim, pelo no, por um instinto de autodefesa antes que da dvida me fizesse presa e eu no viesse a amar um estranho errante e pretensioso disfarando uma subtil timidez fugi dele mais uma vez.
PARA JUSSARA... Cceres, 13 de janeiro de 1997.

83

UTOPIA PARA UMA CRIANA DE RUA Comeremos como ces nos vestiremos como ces como ces iremos aos melhores consultrios e freqentaremos os melhores sales:

de beleza, de reunies burguesas... Desfilaremos no colo das madamas, passearemos de carros... Emoldurados nas janelas de carros importados seremos contemplados pelos operrios nas ruas e as crianas seminuas. Seremos estrelas em filmes e comerciais de tev. Passearemos nos shoppings nos braos de nossas madamas vaidosas (e orgulhosas de ns). Nossas madamas gastaro dois bilhes e oitocentos milhes de dlares (por ano!) com enfeites e xampus para ns! Seremos bem tratados e felizes como ces! Investir na bolsa no ser mais nossa atividade de trombadinhas na delinquencial sobrevivncia suburbanicamente sub-humana. No! Investiremos na bolsa como qualquer co burgus vido de ficar mais rico de uma vez!
84

Ah! receberemos beijinho

bem na ponta do focinho; receberemos muito amor e carinho e tudo mais... (da frente at atrs) nossas madamas nos daro... Ah! isso que vida de co! Daremos inveja aos meninos da Praa da S: E a, meu?! Com que ?! Qual?! Qual?! Olha, meu!... muito fil pra quem nunca comeu...
Cceres, 07 de novembro de 1997, (80 anos da Revoluo Bolchevique).

85

SER E ESTAR Sou feliz! (no sei por que, mas sou feliz!) sim! Para ser feliz tem de haver um porqu...

e eu no sei por que sei que sou feliz na selva (entre os outros animais) sou feliz na cidade (entre os outros animais entre os humanos entre paredes de concreto, e at mesmo entre os piores animais da espcie) eu sou feliz!... s vezes no estou feliz s vezes e to-somente s vezes! mas sou feliz. Sou feliz pelos que vivem pelos que sobrevivem pelos que morrem pela vida pelos que lutam pela vida pelos que vivem a vida... Sou feliz pelos felizes e infelizes... Sou feliz na selva entre animais sou feliz na cidade entre paredes de concreto e entre pessoas medocres os piores da espcie sou feliz at mesmo atrs das grades entre muros que limitam minha liberdade fsica... e nem consigo entender por que sou FELIZ! e nem consigo entender porque sou FELIZ!
86

TRIBUTO A CHICO DE LILI

Se eu falar de um homem sado das praias alencarianas busca de sobreviver de vencer, talvez! , que ajudou outros homens desvirginar a Amaznia (loucura ou aventura irrisnia) talvez! e com outros chicos e zs emprenhou a selva, fertilizou as chs brasis, fez histria e filhos sob os cus anis... Sabereis dizer de quem falo eu? Se eu falar de um homem sado da terra alencariana (no busca de dinheiro e fama) apenas e to-somente para sobreviver, algum de bom proceder haveria de contestar que esse homem vindo das bandas do Cear um monumento vivo dignidade?! Liberdade! Liberdade! Um monumento vivo luta, atitude resoluta de quem no quis muito: apenas ser GENTE!
87

E logo na porta da frente Chico, sob o frechal da porta, (sem resignao e sem revolta) com sua boroca de lado ignorando futuro, presente e passado

faz sua barba a seco (qual idiota disse numa crise de idiotice que lugar de barbear no banheiro, com gua-de-cheiro, em uma pia?!). Arre gua! Ave Maria!!! Chico um monumento vivo liberdade (dignidade!). Ereto quase em posio de sentido , fazendo a barba sob o frechal da porta da frente Chico monumento Chico exemplo Chico gente... Chico o que ainda resta de bom do Brasil (qui da humanidade!) Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre ns.
Guajar Mirim, RO., 17 de janeiro de 1998.

88

CONTRAPONTO AO ATAVISMO Da me, herdou o diabetes; do pai, a hipertenso. Dos dois, anemia macroctica em somatria. As coisas boas que conquistou?... lutou, batalhou, muito suou e at sangrou... Outras, no conquistou; porm, no desistiu no.

89

OS CRIADORES... Vs criais bromlias, orqudeas, jasmins... Vs outros criais cachorros (ces, enfim!)... Vs outros mais criais mal-me-queres; vs outros criais cavalos, gado... e pra eles e vs, capim. Vs criais corrupo e barganha. Outros mais criam limo na conscincia (os que a tm!), eu, porm, s consegui criar vergonha e f na Cincia.

90

CONFLITOS... Faz-me mal demasiadamente mal! meu lado emocional do poeta: a misria, a explorao, a injustia (principalmente a social), a maldade do covarde, a malcia (a polcia) porradas em trabalhadores... o luxo dos opressores... Tudo isso me deixa pateta. Eu queria s a parte racional do revolucionrio... A sinfonia s das metralhas destronando tiranos e canalhas; criando um mundo humanista, igualitrio, justo to justo que prescindiria ser solidrio!

91

BELO MONTE... Meu pai tinha uma fazenda herdada do meu av. Modesta herana (dir-se-ia uma vingana) que o pai do meu pai deixou. O canavial... Os homens cortando cana

(as mulheres se restringiam cozinha e tarefa dos puxa-puxas durante o dia; noite, satisfaziam aos maridos as casadas, bem casadas! as nem to bem casadas satisfaziam aos vizinhos e as solteiras satisfaziam aos solteiros na bagaceira do engenho. E talvez seja da que bagaceira adquiriu a significao lxica de baguna, algazarra, desordem, baderna...) as guas no cio, o aude quase vazio, os meeiros, o gado... Tudo o que na terra havia por herana ali se transmitia. A rapadura quente na gamela o mel borbulhando no tacho o jeito imperativo do macho a meeira mais formosa e bela com a fazenda meu pai herdou do meu av.
Cceres, 20 de dezembro de 1997.
92

POEMA DA MULHER DE ESCARLATE Escusado ser que todos saibam...

E doravante proclamadas as horas que renasam no mundo. Qualquer noite!... Quando a cidade dissoluta dormir a Gomorra... Qualquer noite irei casa da mulher de escarlate e, de mansinho, baterei sua porta. E, ao ritmo de mensagem nova sussurrada, ela vir danando ao meu encontro; dar-me- as suas mos de veludo; sairemos bailando pela cidade dissoluta adormecida! Acenaremos aos ex-homens estarrecidos e seremos um mural andante onde escritos esto os direitos do homem. E dentro da noite como aparies fantasmagricas os doutores da lei e os homens de cinzento, estremunhados e de faces lvidas, atirar-nos-o pedras de vindita, e as pedras sero de Pirra e Deucalio, e com elas alacremente danaremos a dana de so Guido aos doutores da lei e aos homens de cinzento, estremunhados e de faces lvidas.
93

E, dentro da noite, colheremos o choro das crianas humilhadas e ofendidas; os soluos abafados dos rfos da Igualdade e da Justia e comporemos uma nova CANO DE LIBERDADE.

E, no tablado da noite, luz mortia de um luar raqutico, a mulher de escarlate danar a dana do sacrifcio para quem nos prolongou a noite e escondeu (in flios sebentos e nauseabundos) as auroras sempre prenunciadas. E com o sangue do sacrifcio pincelaremos os desejados horizontes imprecisos e a madrugada se anunciar lmpida e festiva nas longas madeixas orvalhadas da mulher de escarlate e nas faces sorridentes dos ex-homens transfigurados. E nas faces lvidas e estremunhadas dos doutores da lei e dos homens de cinzento esmaecidos como agonizantes pesadelos na claridade de uma nova paisagem social de um longo amanhecer de mais um dia...
Para J. B. de Bosambo, que morreu sonhando com a MULHER DE ESCARLATE (A Revoluo Vermelha), a claridade de uma nova paisagem social, de um longo amanhecer de mais um dia...
94

O PRIA Eu carecia de uma ptria e acolheste-me como uma prostituta. Eu queria a liberdade em teus campos vastos e abrigaste-me em teus imundos pores. Eu busquei os que deveriam ser meus patrcios e encontrei corruptos, desonestos, oportunistas, eglatras, tiranos, dspotas, lacaios, traidores, ladres... (Cad os homens daqui?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!).
95

Eu queria o afago de uma ptria de minha ptria!

e afagaste-me como uma prostituta eglatra; como uma prostituta mercenria: tu no tens filhos, tens mercenrios e despatriados! E eu queria uma ptria mas o que s? s um covil de corruptos, ladres, traficantes, desonestos... rfos funestos a quem chamam Brasil. Renuncio ptria que no tenho (ela dos desonestos, corruptos, traidores... menos minha menos dos meus amores: no esta a minha ptria). Deixo aos abutres toda podrido, aos carniceiros, deixo meu rubro corao, mas renuncio lerda iluso de que um dia tive uma ptria. Sou pria de uma pseudo nao.
Cceres, 15 de maro de 1998, domingo, 18:30...

96

SEM PTRIA E SEM PATRO (NA CONTRAMO DA ORDEM SOCIAL) No! definitivamente no!! Sextilhes de vezes no!!! Este Brasil no a minha ptria: s um pas injusto prostitutamente injusto com os teus filhos descapitalizados; e s cruel e tirano com os que se revoltam com as tuas injustias sociais. Os turistas dos dlares abundantes (a bundantes) deitam e rolam sobre ti, e copulam e gozam com tuas filhas (mulatas, louras, negras, aborgines...) sifiliticamente, gonorreicamente, aideticamente; atavicamente te prostituem e prostitui-te secularmente, vilmente, brasileiramente!
97

Definitivamente s a ptria dos que pagam mais; dos que roubam mais, dos que traficam mais... No! definitivamente no s a minha ptria. (Eu sou pior que um pria: sou uma ameaa tua segurana nacional); portanto, o pas que deveria ser a minha ptria um imenso presdio para mim aonde quer que eu v! Definitivamente no! Essa cadela vulgar e de cio permanente no a minha ptria! Mas me resta a esperana de que me degredem, me expulsem, me expilam como um cancro. A, estarei livre de ti, ptria de vermes. Quero de ti apenas esta honra: expulsa-me de ti, oh! cadela vil! e estarei livre de ti, prostituta Brasil!
Cceres, 16 de novembro de 1998.

98

O SUBVERSIVO No 1 Sem saudades nem ressentimentos; sem dor, sem alegria; tambm sem sofrimento mas sem euforia vem-me reminiscncia: j fui bem mais importante! Nmero de guerra? 690 (meia noventa). Pronturio? 00583475-29. Inscrio na Previdncia? 93410635. Carteira de trabalho? 00000001; srie 0002. CIC? 098.482.664-53. RG? 264.341... De tantos nmeros, restou-me apenas o pronturio da ficha policial por subverso: Elemento nocivo ordem nacional!!!!!!!!!!!!!!!!!! (e por que no?!?!?!?!?!?).
99

E fico feliz felicssimo, alis! no sou um mero registro no cadastro dos contribuintes: no contribuo com a corrupo; no contribuo com a misria; no contribuo com a explorao... no contribuo com esses canalhocratas, ladres e parasitos da nao: EU SOU O SUBVERSIVO NMERO UM!!!!!!!!!

100

O DESPATRIADO Roma demais velha velhena at to velha que pode at morrer. Lembra-me csares dspotas e tiranos, imperadores desumanos, centuries romanos... Ah! prefiro esquecer! Paris... Me deprime, me faz infeliz. Lembra-me uma meretriz: sedutora, bela, formosa, cheirando a rosa... metropolitana prosa em seus cafs tradicionais... Porm, Paris no mais: os estrangeiros j so discriminados a! Londres, com seus velhos bondes, seus transeuntes aristocratas (fantasiados de nobres, sires e condes) demais nauseabunda, majestosamente imunda... Traz-me mente os Beatles: O povo pode aplaudir; o restante, chacoalhe as jias.
101

Lisboa (nem Lis nem boa) boemia -toa...

Cabrlicas aventuras em suas vielas escuras, fantasmas de traficantes de negros africanos perseguem-me com ltegos nas mos. Navegantes miliquinhentistas vos foram colonizar aborgines rompendo dos nativos seus laos e origens. Definitivamente Lisboa no!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! La Paz jamais! Nem Bolvar nem paz pois l a Justia jaz coberta de branco p. Sua altitude me apavora e com seus habitantes mora um pesado ar de mafiosidade e para seus nativos no h Justia nem Liberdade. Moscou... (claro que o sonho no acabou!) mas congelaram no gelo siberiano para amanhs esperanas e afs de um mundo melhor. Diminuram a chama da eterna fasca, cujo fogo no acabou.
102

Berlim! Berlim! que muro te conter, por fim?! Enfim! No conters a mim quando eu entre negros e comunistas fazendo um eco a Marx e Brecht reerguer a bandeira dos grandes idealistas.

103

FILHOS DA PTRIA OS DESERDADOS Nome: F A G; idade: seis anos; profisso: quebrador de pedras. Se tiveres a felicidade de ser alfabetizado, irs aprender escrever flores?! Carinho, Justia, Liberdade, amores?!... Nome: D B S; idade: doze anos; profisso: prostituta. Se tiveres a felicidade de constituir um lar irs tua prole ensinar dignidade, honrosa labuta, Justia, igualdade, compreenso?!... Nome: S P S; idade: onze anos; profisso: catador de lixo. Comendo do luxo esperdiado pela burguesia, disputando com tapuru ou outro bicho sers capaz de ter fome de JUSTIA?!...
104

Nome: L N A; idade: nove anos;

profisso: trombadinha. Se tiveres a oportunidade de investir (na outra bolsa de valores capitalistas) irs ter em vistas a fraternidade para com teus irmos de rua? Ou, como todo capitalista, irs simplesmente ficar na tua?!... Nome: S F G; idade: sessenta anos; profisso: mendigo. No tiveste vida roeram-te at os ossos; no tiveste a oportunidade do bero de ouro (hereditrio!) por isto deixars aos ces de rua teu raqutico cadver para o inventrio! Nome: F C S; idade: setenta e seis anos; profisso: aposentado. Foste explorado a vida inteira e agora, na fila da Previdncia, morrers sem clemncia, sem assistncia e talvez! tua famlia herde tua caveira.

105

CANALHOCRATAS E OUTROS VERMES Contei nos dedos das mos os homens de verdade que conheci em toda a minha existncia e sobraram-me dedos para apontar para o resto (no mais que resto!) e gritar enojado: Canalhas e traidores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

106

INTOLERVEIS CNICOS Bendito benzodiazepnico: somente tu me fazes tolerar este mundo cnico!!!!!!!!!!!
Jacobina, 21 de outubro de 2002, segunda-feira, 23:34...

107

DESENCARGO... Tenho o dever moral de ver com otimismo o futuro das mulheres (de todas as mulheres!) mas principalmente das prostitutas, das vaidosas, das incultas, das adlteras, das mentirosas, das traidoras, das vadias...
Jacobina, 24 de novembro de 2002, domingo.

108

UM PROSTBULO CHAMADO BRASIL Neste bordel imenso

neste prostbulo voraz cada vez que eu penso sou passado para trs... Neste antro de perdio onde qualquer vaca-dama a preo de promoo s pensa em dinheiro e cama... Nesta prostituio geral honra objeto de aluguel; no h noo de bem e mal e dignidade coisa de pinel. Neste prostbulo imundo de corruptos, lacaios, prostitutos... sinto um asco profundo por esse lamaal de incultos. Neste pntano de miserveis onde s o ladro prospera, entre seres abominveis vejo que dignidade j era. Neste imenso bordel vacas-damas prostibulares erguem as mos para o cu e do graas pelos colares.
109

Neste imenso bordel a que chamam Brasil crendo irem para um cu vo todos puta que pariu!

110

SE OS RELIGIOSOS... Se os religiosos (todos: catlicos, protestantes, budistas, judeus... todos que professam uma crena)

amassem seus semelhantes; se os religiosos todos! no odiassem e no perseguissem; se os religiosos todos! no inquirissem e julgassem (fossem ao menos tolerantes); se os religiosos todos! no tivessem um deus carrasco e vingativo; se os religiosos todos! no matassem, no roubassem, no mentissem... se os religiosos todos! fossem altrustas, humanistas, justos; se os religiosos todos! fossem bons, por serem feitos imagem e semelhana de deus, que assim os criou; se os religiosos todos! no me perseguissem porque sou ateu, possivelmente eu no seria to convicto em meu atesmo; no agnosticismo meu.
(Uma catlica no me aluga uma casa, em Cceres, Mato Grosso, pelo fato de ser eu um ateu). Cceres, 17 de novembro de 1998, tera-feira, 19:38...
111

DBIAS O que ao homem contm? O medo que ele tem? O que ao homem exulta? O idealismo? A coragem? A insulta? Quando a vida se inicia? Quando se cria ou quando se procria? Quando a vida se encerra? Quando se volta s entranhas da terra? Para que construir uma amizade? Para ser destruda mais tarde? O que so as meretrizes? As mulheres felizes ou as infelizes? Para que serve a pessoa honesta? Para sofrer os golpes de quem no presta? O que, afinal, a vida?! Fugaz existncia inexoravelmente a ser esquecida?
112

IUS Por mim, tudo seria belo: do chapu ao chinelo; da flor ao cutelo; do prego ao martelo... Por mim, todos seriam felizes: das madamas s meretrizes... Por mim, todos seriam livres e independentes: dos patres aos indigentes (porque no haveria nem patro nem indigente!).

113

ESPELHOS DE CALEIDOSCPIO Eis-me diante de um homem de rosto geogrfico: desenham-se em sua face rios, lagos, cascatas, montes, picos (vejo o Evereste imponente!), matas, (at entrevejo os ianques invadindo a vulnervel Amaznia cata de diamantes, nibio, urnio, tungstnio, bauxita, scheelita, cassiterita, columbita, amazonita... de ouro a mais pesada pepita (e quem h de resistir?! no s tentaes dos minrios, mas aos gringos imprios!) Eis-me diante de um homem de rosto geogrfico: desenham-se em sua face oceanos, mares, favelas, lares, montanhas, crateras... E me pergunto: so as marcas dos anos? Das eras?! So as esculturas do dirio labor? Do amargo suor?! Ou so as expresses tpicas das feras?! Eis-me diante de um homem de rosto geogrfico: desenham-se em sua face continentes, raas gentes! , praas, diques, audes (expresses rudes!), trincheiras... trincheiras... trincheiras... trincheiras e mais trincheiras!!!... ( o sinal da imprescindvel e impostergvel resistncia?!). Que seja! Mais vale um velho rebelde que um jovem sem conscincia.
114

Mais vale um velho rebelde nas trincheiras da vida, na luta insanamente utpica, aguerrida; lutando, matando ou morrendo (matando ou morrendo!) por um ideal

um sonho do que um jovem sem perspectiva de vida. Massificado, cocacolizado, americanalhado, globalizado pela misria neoliberalista... Pois no h fato que no tenha sido um sonho um dia para muitos, impossvel! Porm, triunfante como um rio em fria... Eis-me diante de um homem de rosto geogrfico: desenham-se as grislidas capilares como calotas polares; as embaciadas imagens pela precoce cegueira supem-se vises atravs de poludos ares ou entrevises em agostianas poeiras. Mas tudo se traduz em um s verbo: RESISTIR. Pelo passado, pelo presente ou pelo porvir? Por tudo e por todos! At mesmo por mim e por ti. Eis o mistrio: resistir e se preciso PERSISTIR! Diante de um homem de rosto geogrfico vejo-me continentes raas, gentes dique e aude doce e rude oceano e mar mais um popular trincheira porta-bandeira selva e montanha rebeldia tamanha rios e lagos mpetos e afagos picos o equilbrio da razo e dos sentidos montes e cascatas s de amor me matas.
Cceres, 29 de agosto de 1999, domingo,10:00 h...
115

GUAS... A gua lava o cho lava a mo lava o rosto lava o desgosto A gua lava a mgoa lava a lavra lava a lava lava a larva A gua lava leva livra louva luta... Eu, porm, no lavo as mos: LUTO!!!

116

HAY QUE ENDURECER... Hay que endurecer essa ternura to piegas Hay que enternecer essa dureza to desumana Hay que se desapropriar de Las Vegas O que foi subtrado indevidamente de Havana. Hay que endurecer essa ternura sentimentalide Hay que enternecer essa dureza injusta e cruel Hay que extinguir com o politicide para a ascenso do altrusta fiel. Hay que endurecer essa ternura servil? Hay que enternecer essa dureza opressora? Hay que se banir do mundo (tambm do Brasil!) toda relao servial e exploradora. Hay que endurecer essa ternura Hay que enternecer essa dureza Hay que humanizar essa bravura Hay que socializar toda riqueza. Hay que enternecer... Pero, sem perder a dureza jamais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

117

POEMA PARA UMA CHICA CUBANA Tu no podes comprar uma bicicleta (conforme me dizes em tua carta). Eu, porm, posso comprar algumas dezenas de carros pra ser modesto mas no tenho liberdade para us-los. Tu no podes comprar uma cmara fotogrfica para fotografar teus coleguinhas de escola. Eu, porm, posso compr-las aos milhares. Mas para que, se meus amigos esto mortos ou enjaulados pela ditadura burguesa?!?!?! Tu no podes comprar um par de sapatos para caminhar livre pelas ruas livres de tua ptria livre e eu, porm, posso comprar fbricas de sapatos, mas eu teria de explorar meu semelhante, ser assaltado e seqestrado pelas vtimas do capitalismo... Tu no podes comprar uma bicicleta para ir escola (conforme me dizes em tua carta). Eu, porm, moro em um pas onde milhes de crianas morrem de fome nas ruas, e outros milhes (os sobreviventes da explorao) no tm escola aonde ir!
118

Tu no podes comprar uma cmara fotogrfica para fotografar teus coleguinhas de escola...

Eu, porm, moro em um pas onde s tenho pra fotografar bundas de prostitutas exploradas pela burguesia e crianas semimortas de fome e abandonadas nas ruas. Tu no podes comprar um par de sapatos para pis-los entre teus ps e o solo de tua PTRIA LIVRE. Eu, porm, posso ter os sapatos que quiser mas no tenho um solo-ptrio onde pisar, pois este o pas onde os que roubam a nao sobem ao trono. Tu no podes comprar uma bicicleta, uma cmara fotogrfica, um par de sapatos... Eu posso compr-los aos milhares, porm, para que, chica? Somos todos vtimas do imperialismo ianque... O capitalismo faz mal at mesmo onde ele no existe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Para uma nia cubana: YUDEISI GUVAN JSTIZ.
O problema econmico em Cuba a prova incontestvel de que o capitalismo faz mal at mesmo onde ele no existe. Os ianques so assassinos! Pior: so genocidas!!!!!!!!!
119

JURUNA FAZ PIPI ONDE HOMEM BRANCO FAZ COC Vinha eu por estas bandas das Chapadas Diamantinas (mais precisamente por essas estradas secas e empoeiradas por a, entre Mirangaba e Jacobina), quando um campons me falou: A mul diche qui ouviu no raidhu (por falta de tv!) qui onthi morreu um indhu qui j foi deputado! e, espantado, o campons me indagou: verdade qui um indhu j foi deputado, dout?! (pra essa gente simples, todo urbanizado dout). De h muito no vejo tv, no leio jornal, e h mais no ouo rdio! e a notcia me chocou! E vem-me mente uma profuso de imagens... Juruna, o ndio deputado, nos ltimos anos da ditadura militar, gravadorzinho debaixo do brao: Gravar conversa... homem branco no ter palavra! Sabem?!... no vou nem procurar pela veracidade da notcia! Juruna anda por a: claro que ele no morreu! Onde homem branco fez (faz) coc ele faz pipi!
120

E eu prefiro crer que Juruna foi o grande responsvel pelo fim da ditadura militar no Brasil: ele desmoralizou os milicos com o seu gravador-penico. E agora deve andar por a com o seu gravador fazendo pipi onde homem branco faz coc, pois ndio no morre: volta para a me natureza!
Jacobina, BA., 25 de julho de 2002, quinta-feira, 11:46...

121

RQUIEM PARA UM SUPRSTITE O que devo ao companheiro morto? As boas lembranas que jamais o deixaro morrer (para mim)! O que devo ao ex-camarada morto? Comunho de idias de uma sociedade menos ruim! O que devo ao irmo (por opo) morto? Toda fraternidade... todo apoio, enfim! O que devo ao amigo morto? Esta minha orfandade de dor sem fim?! Ou nada devo ao morto, pois o morto vive sim?! O fato que ao companheiro morto (que jamais morrer para mim) eu devo a minha prpria vida, sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tefilo Otoni, MG., s 13:47 h, (infeliz e tristemente como um rfo) fiquei sabendo, atravs do alemo Achim, na praa Tiradentes, esquina-lateral da av. Getlio Vargas, no dia 15 de agosto (malditos agostos!) de 2002, uma quintafeira, por ocasio da XIV FIPP (Feira Internacional de Pedras Preciosas), da trgica morte do irmo (por opo) HLIO MENDONA... Mas no creio... prefiro no crer!... A feira se acabou para mim!!!!!!!!...
122

CONCRETAS ABSTRAES (AMOR E DIO AH! QUE DIO!)

O amor... Ah! o amor!... O amor abstrato... Entretanto eu posso escrev-lo com letras de sangue, de suor, de concreto, de chumbo, de ao... Mas o que carrego c dentro, ser sempre abstrato! O dio... ah! que dio!!! O dio abstrato... Entretanto eu posso escrev-lo com lgrimas, com sangue, com concreto, com ao... Mas o que tenho c dentro, ser sempre abstrato! O amor e o dio... Abstraes que devoram; que construem e destruem. Mas o que carrego c dentro (bem nas entranhas!) amor e dio so to concretos como lanas e punhais. (E como vomitar lanas e punhais?!). Amor e dio!... c dentro bem nas entranhas! so to concretos quanto abstratos... Fazem felizes e infelizes; guerra e paz (em qualquer ordem). Ah! concretas abstraes geradoras dos meus acertos e deslizes.
Jacobina, 18 de novembro de 2002, segunda-feira, 14:07...
123

HOJE, EU REESCREVERIA...

... a Cano da Agonia da Noite e em D Maior eu haveria de music-la ao ritmo milenar de tambores. Hoje, eu reescreveria a Cano da Agonia da Noite e ao som melanclico do vento noturno eu haveria de cant-la como um canto fnebre. Hoje, eu reescreveria a Cano da Agonia da noite do dia da tristeza da melancolia da vida da morte... Eu reescreveria A Cano da Agonia da Noite com as notas mais tristes e a mais elegaca melodia. Hoje, eu reescreveria a Cano da Agonia da Noite e com os acordes mais tristes e a ltima nota decrescente em um oitavo eu prolongaria a noite por mais um dia. Hoje, eu reescreveria a Cano da Agonia da Noite e por mais uma noite prolongada por mais um dia , eu haveria de cantar com todos os agonizantes num coro unssono e magoado de todos os agonizantes da noite.
124

Hoje, eu reescreveria a Cano da Agonia da Noite. A cano dos bbedos, das prostitutas, dos enfermos, dos rfos, dos abandonados, dos ss, dos desamparados, dos desabrigados, dos desvalidos... E, como um protesto noturno, sui generis, todos os agonizantes da noite cantaramos A Cano sem agonia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
05 de junho de 1988...

125

DILACERADAMENTE Se os meus olhos te incomodam, fura-os! Assim te amarei: cegamente! Se o meu amor te incomoda, odeia-me! Pois mesmo assim te amarei: loucamente! Se o nosso encontro te incomoda, esconde-te! Assim te amarei: perdidamente! Se crs o meu amor pequeno, pede-me mais! Assim te amarei: infinitamente! Se te parece cedo o meu amor, repudia-me! Mas te amarei assim mesmo: eternamente! Se o meu corao te incomoda, parte-o! Assim te amarei: dilaceradamente! Se o meu amor no te agrada, mata-me! Pois morrerei assim mesmo: apaixonadamente!
126

DILACERADAMENTE Si te molestan mis ojos, agujeralos. As te amar: ciegamente. Si te molesta mi amor, diame. Pues mismo as te amar: locamente. Si te molesta nuestro encuentro, escondite. As te amar: perdidamente. Si crees pequeo mi amor, pdeme ms. As te amar: infinitamente. Si crees que mi amor es temprano, repdiame. Pero, te amar as mismo: eternamente. Si te molesta mi corazn, prtelo. As te amar: dilaceradamente. Si no te agrada mi amor, mtame. Pero, morir as mismo: apasionadamente.
127

DILACERATEDLY If my eyes annoy you, pierce them! But Ill be loving you, blindly! If my love disturbs you, hate me! Even so Ill be loving you insanely! If our coming together annoys you, hide yourself! But Ill be loving you desperately! If you think my so small, ask me for more! But Ill be loving you infinitely! If you think my love too early, repudiate me! But Ill be loving you eternally! If my heart disturbs you, do tear it! Thus Ill be loving you laceratedly! If my love displeases you, kill me! Even so, I say, Ill die passionately!
128

ENTRELINHAS ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... no vou escrever ... ... ... um dia eu no digo... eu fao contigo... ns vamos fazer...
129

PIRAMBIAS Reiniciar o ato fecundarmo-nos de amor reiniciar o ato quantas vezes preciso for para aplacentar nossos sonhos e desejos entre contnuos lampejos de afagos e de prazer e os dois como se fssemos um nico ser fundirmos as nossas carnes confundirmos nossos corpos, sussurros e gemidos e como dois enlouquecidos ignorarmos o que h alm de ns. Reiniciarmos o ato j de amor fecundados e de desejos possudos, de prazeres enlouquecidos nos fecundarmos de amor e desejos; seguirmos no ato e como insaciveis prosseguirmos ignorando meios, circunstncias, preceitos, razes... e ao ritmo dos nossos coraes embalarmos nossos corpos freneticamente... e como se do corpo no fizesse parte a mente atendermos apenas aos impulsos e instintos e nos darmos como dois famintos.

130

LIVRE PARA O COMEO OU: DONO DE NADA No era primavera no, no era no era inverno com seu gelo quase eterno no era vero pelo sim, pelo no outono tambm no era eram AS QUATRO ESTAES transformadas em canes e fazendo da vida uma quimera. Era quando? Quanto?... Era nada e se fez quase (e quase tudo para quem ama mais que muito) e hoje tudo mais que sempre alm de ns e a indiferena dos primeiros encontros casuais no foi a impresso que ficou: ficaste por inteira LIVRE PARA O FIM e eu ligado a ti desde o incio como se no fosse dono nem de mim.
131

CONJECTURAS que ainda agora, depois de tantas, tu me espantas com tuas decises inseguras, com tuas frases obscuras, com teus gestos vagos, com teus meneios... e assim, verdades parecem galanteios e meus poemas, aglomerados de rimas pobres que, escusamente, encobres o sentido, o contedo; e como se fosses a dona de tudo me possuis hora que te convm e como um fiel fantico a tudo digo amm. que ainda agora, apesar de tudo, com meia vida e tanto estudo me limito s conjecturas e mesmo no sendo nada inusitado vivo de perspectivas novas que, s vezes, aprovas; s vezes, desaprovas e assim, me confundes, me estonteias e, como se no me houvesse mais sangue nas veias, nada mais me toca a sensibilidade seno esta incontrolvel vontade de sermos felizes e mais nada.
132

EFEMERIDADES Havers de me reconhecer a razo de que um cavalheiro para a dana uma noitada de festana um passeio, um banho, um sorvete um papo casual, um flerte te foram, so e sempre sero verdadeiramente especiais. Eu, porm, que diferena faz um a menos ou a mais?!

133

DESENCANTO E cantou a cano como quem apenas canta uma cano e a cano que ela cantou ela apenas cantou: eu sei que vou te amar em toda minha vida eu vou te amar em cada ausncia tua eu vou te amar eu sei que vou te amar... E ela cantou a cano por cantar no amou.
22 de janeiro de 1995, domingo, 19:20 h.

134

LIBERDADE e liberdade Podes, agora, contemplar vitrines, adorar televiso (o bezerro de ouro do sculo XX); podes, agora, assistir novelas na semana e missas aos domingos (teu deus te perdoar todos os teus pecados e omisses!); podes, agora, maquilar teu rosto, usar o brinco, anelar o dedo (os famlicos te compreendero); podes, agora, louvar o humanismo burgus, a justia capitalista, a democracia de vocs... (os explorados, os injustiados e os marginalizados nada te cobraro); podes, agora, ir a todas as festas sociais, aos banquetes e aniversrios (no mais me afetars os meus ideais revolucionrios!); podes, agora, praticar a tua caridade crist (meu humanismo atesta j no te patrulha mais); podes, agora, brincar os teus carnavais (foste sempre a foliona mascarada!); podes, agora, bajular o teu patro e zelar pelo teu emprego (afinal, conscincia proletria no mercadoria e no se compra em supermercado); podes, agora, curtir o teu som importado (o rdio j no estar mais sintonizado na Central de Moscou); podes, agora, fazer o que a tua nsia
135

burguesa determinar (afinal, a liberdade de vocs a falta de responsabilidade para com os outros). Eu, porm, continuarei escravo dos meus ideais (lutarei at a ltima gota do meu sangue ou at a VITRIA FINAL!) Eis a minha LIBERDADE SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!
Guajar Mirim, 18 de novembro de 1985.

136

LIBERDADE e liberdade no II Um dia (e certamente chegar esse dia) quando entenderes o verdadeiro sentido da vida havers de descobrir que em meu lugar ficou um inexplicvel vazio um melanclico vazio um intraduzvel nada que te dar a sensao de que perdeste uma parte de ti mesma num passado irrecuperavelmente passado. A, tardiamente, irs compreender o meu valor. E eu, j em outras terras, estarei me povoando de outras pessoas, de outra gente, e sempre com a mesma sensao de estar comeando tudo outra vez. E o nosso passado (impreterivelmente passado) haver de te ensinar o que LIBERDADE e liberdade o que FESTA e festa o que FELICIDADE e felicidade. E tu continuars danando (tambm) na vida; e a mim, porm, restar a LIBERDADE de dar o tom, empunhar a batuta e marcar o compasso, com melodia, harmonia e ritmo a meu gosto. E tu continuars danando na vida tambm.

137

Dancei o samba Dancei a valsa Dancei o forr Mas agora s Dano na vida. ELIANE...

138

SEDUO Tua sensualidade me seduz, principalmente tua boca escultural e esses teus seios seminus (como febris de desejos!) e eu me traio sempre que te vejo e te quero... e te quero... te beijo... Como tudo que proibido e impossvel EU TE QUERO!!! E te quero mais ainda a cada vez que vejo que te querer impossvel. E quanto mais evito te querer mais te quero porque esse teu corpo simplesmente IRRESISTVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

139

MPAR (POEMA PARA ELI) H que se reverenciar uma pessoa que rene em si tantas qualidades; e por mais simples que possas parecer so evidentes as tuas beldades difceis de se encontrar em um mesmo ser! So admirveis e evidentes tuas virtudes e tua singeleza as faz mais evidentes! E essas evidncias te fazem rara, incomum... Teu sorriso deixa a todos contentes e a mim, mais que a qualquer um! s o qu? No o sei, afinal! Um misto de musa, menina, mulher... s a essncia de tudo que me essencial. Mas me pergunto: enfim, quem ela ? No sei... Sei apenas que no conheo igual!

140

ACRSTICO Esperana de vida nova Latente bem dentro de mim; Indelvel a toda prova A me ligar a ti tanto assim: No s amor que renova, um amor que no tem fim! Sonho que agora se concretiza Ou nunca mais haver sonho! Um sonho suave como brisa Traduzido no que componho; Onde o amor no se improvisa... Amar-te-ei em toda minha vida... Mesmo no sendo por ti amado A mim vale te amar, querida! Doar-me e viver ao teu lado At a ltima partida.

141

PORQUE TE QUERO No te quero com tempo marcado como quem vai ao supermercado e nem te quero de papel passado como recibo de compra de gado; porque eu amo, e quero ser amado. No te quero por um momento como se quer um passatempo. No te quero como a uma qualquer nem apenas porque s mulher: te quero porque me s especial e especial o que sinto por ti. No te quero com hora prevista como quem vai ao dentista... ou apenas do ponto de vista de quem s tem olhos pra ti. que eu te amo e meu amor no cego. Apenas te amo amo e no nego. E te quero porque posso ver tuas virtudes. Quero-te porque quero ser amado; quero-te porque me s especial e especial o que sinto por ti. Quero-te feito um condenado a no mais viver sem ti ao meu lado.
(Em qualquer dia e qualquer lugar).

142

RQUIEM Sem estardalhao sem queda-de-brao sem drama e sem comdia sem cena e sem tragdia sepultemos o que seria o nosso amor mas, por favor, d-me o prazer de ser eu o primeiro a dizer: ACABOU! Sem ressentimento sem dor e sem lamento sem malquerena com tua licena permite, agora, a mim, j que de fato chegou ao fim o que seria o nosso amor, que eu o perdedor como quem arquiva um atestado de bito arquive o que do factual restou!
08 de junho de 1995, quarta-feira, 20:37 h.

143

QUE FALE MAIS ALTO O AMOR Pelo sim, pelo no pelo vinho, pelo po pela vida, pela iluso pelo dio, pela paixo pela vingana, pelo perdo o que h de me dizer o teu corao? (nada dir-me- esse msculo substituvel, secundrio quase prescindvel!). Pois pela vida, pelo amor pela felicidade, pelo fim da dor pela amizade, por tudo de valor (seja o que for!) nem pelo sim, nem pelo no mas pelo imperativo da razo deixa que fale mais alto o amor e por ti e por mim abre mo de um sim (e que o teu sim no seja a diplomacia do no!) e que esse sim seja o grito incontido dos sentimentos e a voz suprema da razo!
20 de outubro de 1995, sexta, 22:22 h.

144

ETERNOS Cada segundo uma eternidade e busco, a cada segundo, eternizar a liberdade que no sendo eterna devo viv-la intensamente a cada segundo e, para tanto, quero fazer de ti meu mundo posto que a universalidade dos teus sentimentos nos faz mais livres e, portanto, MAIS ETERNOS.
27 de julho de 1993.

145

POEMA DO AMOR OPERRIO Quis te fazer um carinho com minhas mos speras de lenhador; quis te dar um abrao com meus braos trmulos de estivador; quis te fazer um afago com meus dedos tmidos de tecelo; quis te confidenciar o meu amor com minha voz embargada de bronco peo; quis te devorar com a avidez de todos os famintos; quis, enfim, apenas te querer com todas as minhas razes e instintos!

146

O VISIONRIO E A ESTRELA Miro ao longe piscando frgil uma estrela e quero t-la (qual um visionrio) brilhando forte na palma da minha mo! Por entre milhares, milhes, sextilhes... de outras estrelas (todas belas!) a minha inacessvel estrela (a mais bela, por sinal) se destaca forte como no h igual. E o incrvel que, no seu ininterrupto piscar, quando ela se apaga nunca penso que ela no mais vai acender s penso que ela vai acender para nunca mais se apagar. Contemplo frgil piscando ao longe uma estrela e ao v-la (como todo visionrio)

passo a brilhar tambm refletindo o brilho que a minha estrela tem.


147

POEMA DO AMOR GITANO Saibas, AMIGA: ainda que me ignores e renegues todos os sentimentos... ainda que o trivial possa te parecer absurdo e inusitado... h algo em mim que nem eu mesmo posso esconder ou negar, nem controlar a taquicardia do corao em agonia disparado em galope selvagem na doidivanas viagem das emoes incontidas. Saibas, AMIGA: ainda que eu te diga mil vezes um no... ainda que eu te negue

sextilhes de vezes um sim... ainda que eu te renegue e tente, inutilmente, te exilar de mim...
148

Saibas, AMIGA: ainda que a prpria vida se me negue ou me seja negado o prazer da tua companhia... ainda que dualizem o sentido de minha poesia... ainda que todos sentimentos sejam profanados... ainda que este amor escandalize aos bem-comportados... ainda que estes sentimentos em mim silenciados venham a implodir e no possas ver... ainda que eu siga minhas aventuras mundo afora qual gitano... qual um gitano quero sempre te amar!

149

VIVENDO DE SAUDADES Porque te escrever dizendo estou com saudades traz-me a longnqua reminiscncia do colegial (melhor aluno do clssico! dominava perfeitamente o Latim imprescindvel aos pretendentes ao bacharelado de Direito mas, infelizmente, lngua morta)... Porm, facilitou-me a compreenso da lngua-ptria e da Justia: Ubi societas ibi Ius Onde h sociedade, a deve haver um Direito... Ento, tenho buscado (para todos!) a JUSTIA mas sinto-me como se falasse em Latim (essa inseparvel lngua morta) e tenho a mesma desagradvel sensao de, agora, tambm falar em Latim: ESTOU MORRENDO DE SAUDADES DE TI! Queres traduo?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!? Porque te dizer sou feliz, pois existes e ests em algum lugar ainda que no te ausentes de mim um s instante;

ainda que sejas cargas e descargas dos meus neurnios... Existes! E que importa fazendo o que e onde se existes em mim e assim eu sou feliz?!?!?!?!
150

Porque te escrever dizendo (pela sextilsima vez!) TE ADORO!... onde eu estiver sers meu ltimo alento nico talvez alento... Porque te escrever em Grego ou Latim falando de mim (na linguagem da razo ou do corao) eu serei apenas repetitivo... Direi o bvio, o no ob-rogvel: estou vivendo das saudades de ti! Enquanto me restar a conscincia de tua existncia existir a irrefutvel prova de que estou vivo e feliz, por fim!!! Porque te escrever um monosslabo que seja (em qualquer lngua, em qualquer dialeto; em lngua morta ou no Portugus predileto) transcender o bvio ser repetitivo e no mais! Portanto, s mais uma vez: ESTOU VIVENDO DAS SAUDADES DE TI!!!!!! E tu, como ests???????????????????????
Cceres, 19 de setembro de 1998,

sbado, 23:58 h.

151

BLSAMO Rever-te mesmo que seja por um segundo (num lapso fugaz de um momento) aliviar-me-ia de todo fardo do mundo que me corri e comprime por dentro. Rever-te mesmo que seja por um minuto (num descuido nico do tempo) far-me-ia o viver menos bruto e a vida afvel como o vento. Rever-te mesmo que seja por cinco minutos (num cochilo da lgica e da razo) seria bradar o mais atrevido dos insultos a todas circunstncias que s me dizem no. Rever-te... alm da bioqumica dos neurnios (num lapso abrupto do mero no-poder) seria fazer do sim e do no sinnimos e de minha vontade o querer poder. Rever-te... mesmo que por um segundo (num breve lapso dos limites e da impossibilidade) dar-me-ia toda felicidade do mundo e a eu seria livre de verdade.

Rever-te em todo e qualquer tempo (num sublime consentir-se do universo) faria da felicidade mero contratempo e inoportuno, intil prescindvel mesmo! qualquer verso!!!
152

OS BBEDOS DE AMOR E OS POETAS Ningum te ouviu na primavera e veio o vero, e no vero no havia flores; ningum te ouviu no vero e veio o outono, e no outono no havia chuva; ningum te ouviu no outono e veio o inverno, e no inverno no havia colheita; ningum te ouviu no inverno e veio a primavera, e na primavera no havia mais flores... No mais havia flores!... Nem na primavera nem mesmo na primavera! No outono no houve chuva para se plantar e colher! No inverno no houve colheita porque no se plantou; no vero no houve calor humano para nos arder; na primavera no houve flores porque no se amou! Ningum te ouviu!... Nem na primavera nem mesmo na primavera! (Quem h de ouvir os bbedos de amor e os poetas?! que, alis, so to semelhantes).

No mais havia poesia!... Nem na primavera; nem mesmo nos poetas! Nem mesmo nos amantes; nem mesmo nos embrutecidos de paixo! Nem mesmo nos enlouquecidos de amor!!!!!!
153

Ningum te ouviu... No que no tenhas gritado, claro! e at te exauriste! que ningum te ouviu... s isso... Os poetas falam para o porvir. que ningum te ouviu... s isso... que ningum te... s isso... que ningum... s isso... que ningum... s... ... s...
Cuiab, 11 de janeiro de 2003, sbado...

154

COMPORTAS Este amor est perdendo o encanto, a magia; est ficando algo comum incapaz de loucuras! No mais impulsivo; no se impe... E se assim no mais amor. Amor assim desencanto , (ou desencontro?). Amor que se comporta que no arrebenta porta seja como for pode ser tudo menos amor! P. S.: O amor se acaba gotejando.
Goinia, 03 de maio de 2003, sbado, 12:18...

155

...PORQUE O SILNCIO DIZ MAIS Guardei tuas fotografias como se arquiva um atestado de bito... e com a certeza de que amarelaro... (estou pensando em guard-las junto do atestado de bito da Snia): onde mais haverei de sepultar este amor? No ouvi sinos; no ouvi trombetas; no ouvi rfos; no ouvi queixumes; no ouvi coros fnebres; no ouvi... ainda que tudo anuncie um funeral. Mas ouvi o silncio que me diz que tudo morreu: bem que eu no queria te ouvir antes!...
Israelndia, 29 de abril de 2003, tera, 8:32...

156

TALVEZ A impresso que me resta que, antes, cheguei tarde e que, quando voltei, tentando mais uma vez nossa unio, mais tarde, cheguei demasiado cedo. E, de tudo que me restou, uma concluso: o meu tempo se chama sonho admito: impossvel, talvez.
Aragaras, 30 de abril de 2003, quarta...

157

COMO UM AOITE Bom dia! disse-me a alegria. Boa tarde! disse-me a felicidade. Boa noite! disse-me a tristeza, como um aoite. Bom dia! disse-me a euforia. Boa tarde! disse-me a saudade. Boa noite! disse-me a tristeza, como um aoite. Bom dia! disse-me a nostalgia. Boa tarde! disse-me a infelicidade. Boa noite! disse-me a tristeza, como um aoite. E quando acordei, j era tarde demais: tu partiste. Mas: H sonho de se sonhar h sonho de se viver

o que de fato no h sonho sem voc. E quando despertei, vi que era pesadelo: tu j no estavas.
30 de janeiro de 2003.
158

DIVORCIADO Agora, sim... Chegou a hora, enfim! e eu nem sei se devemos nos despedir ou nos despir. Tudo faz parecer que j nos dissemos adeus antes e que agora nos resta apenas comemorar. Antes do ltimo adeus, s mais uma vez... sentirei tua falta na cama; quanto ao demais... frequentarei supermercados e restaurantes como eu j deveria ter feito bem antes. Agora, adeus!

159

QUEIXAS DE UM LIBERAL OU O HOMEM MODERNO Se eu no pago as tuas contas se eu no seguro as tuas pontas me diz: pra que que sirvo eu? Se eu no pago o supermercado se eu no te aceito com outro namorado me diz: pra que que sirvo eu? Se eu no aceito tuas esfarrapadas desculpas se eu no perdo tuas repetidas culpas me diz: pra que que sirvo eu? Se eu no me arrasto aos teus ps se eu no compro os teus caros anis me diz: pra que que sirvo eu? Se eu no ignoro os teus defeitos se eu no elogio os teus siliconados peitos me diz: pra que que sirvo eu?

Se eu no ouo os teus queixumes se no me comovem tuas falsas crises de cimes me diz: pra que que sirvo eu? Se eu no te dou toda liberdade se no me faz bem toda tua falsidade me diz: pra que que sirvo eu?
160

Se eu no finjo que tudo vai bem se a tudo que dizes eu no digo amm me diz: pra que que sirvo eu?
Israelndia, 02 de abril de 2003, quarta, 15:30...

161

ACORDES Agora, pronto! Soaram as cordas feridas. Os acordes so. A nota, o som... de preferncia em sustenido: no aquela coisa de agredir ao ouvido, mas de aniquilar a dor. Trs notas so: Sol, L, D. Prontas, atingidas, vibradas... Trs notas so! Ao ritmo dos corpos so. Ritmando corpos. Prontas!... Pronto!

Jacobina, 11 de maio de 2003, domingo...

162

DBIO SONHO VORAZ Busquei em meus sonhos o teu corpo e no teu corpo eu busquei o prazer. Busquei no teu corpo os meus sonhos e nos meus sonhos havia um louco querer. Busquei em teu corpo as formas vrias do amor e nas vrias formas do amor eu encontrei o teu corpo sedento do meu corpo e de sexo... E o teu corpo sedento quase me deixa louco. Nos meus sonhos eu te buscava e tudo era possvel e nas possibilidades dos meus sonhos eu te amava sem conhecer formas, sem entender dimenses, sem aceitar o tempo, sem admitir condies. Eu te busquei na fantasia dos meus sonhos e tu povoaste os meus sonhos de fantasias. Eu habitei o teu corpo por inteiro e o meu corpo se habituava ao teu, cada dia.

Onde estavas, ento, mulher dos meus sonhos? Onde estavas?! Agora mesmo, onde ests? Pois meus sonhos so terrveis pesadelos e eu te buscando mais, e mais, e mais!... Busquei o teu corpo em meus sonhos (em meus sonhos de desespero e agonia) e tu no estavas! E o teu corpo no estava! E eu o buscava dia aps dia.
163

Agora mesmo onde ests, mulher dos meus sonhos? Ser que s em meus sonhos tu ests? Busco-te como te busquei, ento, e o teu corpo um dbio sonho voraz. Busquei em meus sonhos o teu corpo e o teu corpo era dbio e fugidio. E o teu corpo me fugia por entre os dedos como me foge a gua do rio.
Vilhena, 29 de maro de 1988.

Para...

164

ENQUADRANDO Vivendo de escolher entre o mal e o menos ruim, meu bem, eu quero te dizer: entre mim e ti, eu prefiro a mim.
Israelndia, 24 de janeiro de 2003.

EPIGRAMA Se fores ao inferno, no te esqueas de mim; se fores ao cu, no te esqueas de mim; se te detiveres pelo purgatrio, no te esqueas de mim. Aonde quer que vs, no te esqueas de mim. Se me esqueceres, que nada mais h: o fim!
Israelndia, 03/03/03, s 03:03:03!

BUSCAREI

Porei a lua na mochila e sairei a passear pelas estrelas: em algum lugar hei de encontrar o teu amor que um dia eu perdi em um fosso qualquer de minha vida...
Por ocasio de minha deciso de reencontrar Janete; em Israelndia, 05 de abril de 2003, um sbado, s nove horas da manh... O reencontro se deu em Jacobina, em dezoito de abril de 2003, sexta, 6:52...
165

SUBLIME O amor no se esvai quando a gente diz: vai! O amor no se desespera quando a gente diz: espera!

166

CARNE-VIDA Latejavas. Pulsavas. Vibravas. Brincavas. Corrias. VIVIAS! VIVI! IAS... Vibravas! Brincavas! Corrias... Negra como a vida (negra!... negra com todos os racismos; negra como todos os racismos!) no asfalto negro num comeo de noite negra e te confundiste com teus pelos negros nas garras negras do fim (da rua sob negros pneumticos). Negra, te confundias nas minhas noites (no menos negras),

e tua mo negra erguida na noite a me ensaiar tapinhas... que agora, na tua ausncia, me machucam como tuas unhas que no mas deixaste cravadas na carne. Como a impotncia de nada poder fazer quando preciso fazer tudo! ... E eis que no descuido de uma frao de segundo... vejo teus irmozinhos brincarem contigo destroada no cho, pensando eles que ainda brincavas... que ainda vibravas... Em meus ps!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Senti-me mais intil do que os deuses...
167

Eu e teus irmos te velamos noite incrdulos da vida incrdulos da morte em uma sacola de lixo: jamais duvidei que a vida no se resumisse a isto! Jamais!!! Mas eu precisava de um pouco mais de tua alegria. Do teu zelo; de tua companhia... Ao menos, um pouco mais... Ainda que a dor seja s minha; a tristeza seja s minha; a solido seja s minha... confesso que os destroos de guerra me doeram menos. E quantos eu vi!? Oh, quantos!?

Latejavas! Pulsavas! Vibravas! Brincavas! Corrias!... e eu... nem sei! Morri um pouco sem ti (morri um pouco contigo)
Ipor, 20 de outubro de 2003, segunda, 20:53...

168

PELAS FRESTAS Amar-te pelas frestas por entre os dedos pelas fendas; pelas arestas com teus sonhos e medos... Amar-te...

uma arte.

169

NIA... Nia tem na voz sedativos quando me fala (melhor direi: quando sussurra) e me pronuncia monosslabos (e s vezes disslabos) entre reticncias e risadinhas quase pueris... e enrubesce quando eu lhe falo algumas indecncias (como ela me diz!). Nia s pureza e to desprovida de malcia que meu atesmo arrefece; titubeia: no ser Nia uma santa? (Mas se houvesse santa, Nia seria santa e meia). Nia tem mos delicadas, suaves, pequeninas... e, sem serem irrequietas, no param de me acariciar... Tem ancas largas e seios rgidos (mas no mais no parece j mulher; mas Nia me e se entrega prole como uma devota). E ainda consegue arrebatar da senhora das suas horas

alguns inesquecveis minutos para mim! Nia tem lbios carnudos e hlito perfumado e uma saliva que me incita ao coito. Nia tem veludo na brnzea pele que, quando se deita ao meu lado, me remoa aos dezoito... Nia rf de pai, me e ptria e eu devo adot-la...
Guayaramerin Bolvia, 20 de novembro de 2004, sbado...
Para: ENA HUMAZA MOLINA.
(Nasceu na Bolvia e, despatriada, cidad do mundo e de mim).

170

AOS INCAUTOS Se algum incauto me inquirir sobre meus sentimentos, inadvertidamente e sem indiscrio quiser saber se j amei algum em minha vida, no hei de responder nem sim nem no; mas como se fosse acometido de sbita amnesia

esquecerei todos os termos; todos os vernculos e idiomas e direi apenas (sem fantasia): ELIANE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

171

... PELA DOR ANUNCIADA No, amiga! No te culparia por nada. Quero at te agradecer pela desiluso (pelo teu definitivo no) e pela dor anunciada. ... Pela dor anunciada!... No, amiga! No te cobraria mais nada. Quero at te oferecer (em holocausto que no requer sacrifcio)

todo o meu ntimo ofcio de por amor sofrer. Sim, amiga! Quero apenas um ltimo registro como epgrafe para esse amor fugaz: que do teu sentimento sinistro eu no me alimentarei nunca mais, ainda que esta dor seja s minha! Portanto, vai, amiga. Segue em paz.
Guajar-Mirim, 13 de julho de 2004, tera, 17:20...
172

CICATRIZES Expus minhas entranhas; sangrei minhas feridas (minhas novas e velhas feridas!). Dilacerei minhas vsceras; desarrumei o nosso leito; reabri minhas cicatrizes... ... e minhas cicatrizes me falam de ti e eu te vejo onde no mais ests. Minhas cicatrizes me falam de ti

e eu te ouo ainda que tu no estejas... Estas cicatrizes clamam por ti e eu diante de tua ausncia apenas me calo... o silncio, talvez, dos humilhados; dos ofendidos; dos derrotados (ou esquecidos?)... ... e tu me pedes para que eu te esquea!... Tira-me, pois, apenas uma dvida para que no reste aos legistas e criminalistas um titubeio no causa mortis: seria isto homicdio ou suicdio?
Guajar-Mirim, 29 de maio de 2004, sbado, 21:20...
173

EXCLUSIVAMENTE TEU Seria este o teu poema, o teu exclusivamente, se eu pudesse escrev-lo com cada gota do meu sangue; se eu pudesse rasgar o peito e tirar de c de dentro todas as letras; todas as slabas; todas as palavras e versos com os quais eu haveria de comp-lo para ti, somente! Seria este o teu poema, o teu exclusivamente, se eu pudesse comp-lo com cada clula do meu corpo;

se eu pudesse faz-lo pulsar ao ritmo do meu corao quando bate descontroladamente por ti! Seria este o teu poema, o teu exclusivamente, se esta tinta com que o escrevo fosse o meu prprio sangue; se tudo que ele dissesse fosse tudo que tenho a te dizer; se ele no fosse um simples poema, mas o meu prprio ser! Seria este o teu poema, o teu exclusivamente, se a ele eu pudesse dar vida, mesmo que essa vida fosse a minha prpria vida! Pois seria este o teu poema: exclusivamente teu! Se tu me quisesses exclusivamente para ti!
Guajar-Mirim, 24 de agosto de 1987... Segunda-feira...
174
NDICE:

UM POEMA POR PREFCIO................................................................08 CONFISSES PRELIMINARES............................................................10 ETERNIDADE.........................................................................................11 FEITOS PARA SER VIVIDOS........................................................12 a 13 QUERO MEUS VERSOS.................................................................14 a 16 VERSOS E ALFORRIA...................................................................17 a 18 O QUADRO QUE NUNCA PINTEI................................................19 a 20 IDIAS OU SOLIDARIEDADE NO POLACA...........................21 a 22 QUASE VENCIDO..................................................................................23 HIROSHIMAFRI (GENOCDIO)....................................................24 a 26 POR QUE NO VENCEMOS AINDA?.........................................27 a 28 O HOMEM E OS VERMES.............................................................29 a 30 AFRI: FRICA OUTRA VEZ.........................................................31 a 32 PRETERIES POTICAS............................................................33 a 34 AS PASSAS..............................................................................................35 GENTE.....................................................................................................36 QUANDO FORMOS HUMANOS...................................................37 a 38 ARAUCANA............................................................................................39 TAEDIUM VITAE...........................................................................40 a 41 FAZEDORES DE HISTRIA..........................................................42 a 43

CARROSSIS E VENDAVAIS...............................................................44 VCIO GRAMATICAL............................................................................45 NON PLUS ULTRA.................................................................................46 PROFISSO DE F y EL HOMBRE..................................................47 ODE LIBERDADE.......................................................................48 a 49 VERBIS GRATIA (GRATIA DEI)..........................................................50 POEMAO ou: POBRE VIDA RIMA POBRE.................................51 POST MORTEM..............................................................................52 a 53 GUAS E MGOAS.......................................................................54 a 55 CONTESTANDO.....................................................................................56 ONZE DE SETEMBRO (AS GMEAS).........................................57 a 58 MODERNIDADE.....................................................................................59 RETRICA...............................................................................................60 SPLICA LUSITANA ou STIRA ATESTA.................................61 O ATEU E O CRENTE.........................................................................62 OS ABUTRES CHEGARAM DEPOIS (VOX VICTIMAE)..................63 IMPRENSA..............................................................................................64 DESCULPA, T?.....................................................................................65 LTIMA BATALHA ou A VITRIA FINAL......................................66 COMODISMO..........................................................................................67 JANETTICA...........................................................................................68 S FEMINISTAS.....................................................................................69 PUDICAS.................................................................................................70 MENOS UM.............................................................................................71 CARDIOVASCULHAR...........................................................................72 ENTRE O AMOR DE CRISTO E GUEVARA....................................73 POEMA FNEBRE PARA MACHEL............................................74 a 75 ALM DAS CERCAS..............................................................................76 VERMTICOS.........................................................................................77 AMARGANA...........................................................................................78 ANTROPOLGICA.........................................................................79 a 80 AVESSO...................................................................................................81 ESTRANHO PAI..............................................................................82 a 83 UTOPIA PARA UMA CRIANA DE RUA...................................84 a 85 SER E ESTAR..........................................................................................86 TRIBUTO A CHICO DE LILI.........................................................87 a 88 CONTRAPONTO AO ATAVISMO........................................................89 OS CRIADORES......................................................................................90 CONFLITOS.............................................................................................91 BELO MONTE.........................................................................................92 POEMA DA MULHER DE ESCARLATE......................................93 a 94

O PRIA...........................................................................................95 a 96 SEM PTRIA E SEM PATRO (NA CONTRAMO DA ORDEM SOCIAL)..................................97 a 98 O SUBVERSIVO No 1....................................................................99 a 100 O DESPATRIADO.......................................................................101 a 103 FILHOS DA PTRIA (OS DESERDADOS)............................. 104 a 105 CANALHOCRATAS E OUTROS VERMES........................................106 INTOLERVEIS CNICOS...................................................................107 DESENCARGO......................................................................................108 UM PROSTBULO CHAMADO BRASIL..................................109 a 110 SE OS RELIGIOSOS.............................................................................111 DBIAS..................................................................................................112 IUS..........................................................................................................113 ESPELHOS DE CALEIDOSCPIO............................................114 a 115 GUAS...................................................................................................116 HAY QUE ENDURECER......................................................................117 POEMA PARA UMA CHICA CUBANA....................................118 a 119 JURUNA FAZ PIPI ONDE HOMEM BRANCO FAZ COC....120 a 121 RQUIEM PARA UM SUPRSTITE...................................................122 CONCRETAS ABSTRAES (AMOR E DIO AH! QUE DIO!)...................................................123 HOJE, EU REESCREVERIA.......................................................124 a 125
DILACERADAMENTE.........................................................................................126 DILACERADAMENTE.........................................................................................127 DILACERATEDLY...............................................................................................128

ENTRELINHAS.....................................................................................129 PIRAMBIAS........................................................................................130 LIVRE PARA O COMEO ou: DONO DE NADA..............................131 CONJECTURAS....................................................................................132 EFEMERIDADES..................................................................................133 DESENCANTO......................................................................................134 LIBERDADE e liberdade.............................................................135 a 136 LIBERDADE e liberdade No II.....................................................137 a 138 SEDUO..............................................................................................139 MPAR (POEMA PARA ELI)...............................................................140 ACRSTICO..........................................................................................141 PORQUE TE QUERO............................................................................142 RQUIEM..............................................................................................143 QUE FALE MAIS ALTO O AMOR......................................................144 ETERNOS...............................................................................................145 POEMA DO AMOR OPERRIO..........................................................146 O VISIONRIO E A ESTRELA...........................................................147

POEMA DO AMOR GITANO.....................................................148 a 149 VIVENDO DE SAUDADES........................................................150 a 151 BLSAMO.............................................................................................152 OS BBEDOS DE AMOR E OS POETAS.................................153 a 154 COMPORTAS........................................................................................155 ... PORQUE O SILNCIO DIZ MAIS...................................................156 TALVEZ.................................................................................................157 COMO UM AOITE.............................................................................158 DIVORCIADO.......................................................................................159 QUEIXAS DE UM LIBERAL ou O HOMEM MODERNO.......160 a 161 ACORDES..............................................................................................162 DBIO SONHO VORAZ.............................................................163 a 164 ENQUADRANDO, EPIGRAMA, BUSCAREI.....................................165 SUBLIME...............................................................................................166 CARNE-VIDA..............................................................................167 a 168 PELAS FRESTAS..................................................................................169 NIA.......................................................................................................170 AOS INCAUTOS...................................................................................171 ... PELA DOR ANUNCIADA................................................................172 CICATRIZES.........................................................................................173 EXCLUSIVAMENTE TEU...................................................................174

Os homens se superam na vida ( sobrevivncia!) Os homens se superam na lida ( cincia!) Os homens se superam na guerra

( morte!) Os homens se superam na paz ( esporte!)


Guajar Mirim, 23 de agosto de 2004, segunda-feira, 15:36h. Antenor.

AMRICA?! Amriiica?!?!?!? Mas de que amrica falais? A dos que no vivem sem guerra ou a dos que querem apenas paz? Rhuuuum!!! (pronuncia-se pelas narinas com a boca fechada: eu disse pelas narinas!) amrica das aves de rapina (contra a Amrica trucidada). Amriiica?!?!?!? (Bananas pros l de cima, nos seus traseiros pomposos) a Amrica a nossa:

dos charqueanos; dos amaznicos; dos andinos; dos no gulosos! Amriiica!?!?!?! A AMRICA nossa! Amrica do Gran Caimn; de Bolvar; Violeta Parra y Mercedz Sosa... Amrica-ptria, e no fossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Amriiica!!!!!!!!!!!! Mas que Amrica? No a latrina das Amricas mas a Amrica Latina LATINOAMERICANA SI, PUCHI! NOSSA!!!!! ... e aos ianques, uma... bem grossa.
Israelndia, 19 de maro de 2005, sbado, 17:40h.

UM HERI DE QUADRINHOS Ao soldado Joe lhe deram Prozac e o mandaram para o Iraque. L, ele assassinou crianas; metralhou mulheres; fuzilou idosos... estuprou adolescentes... bombardeou hospitais... at no poder mais!

Foi quando uma bala patritica lhe deixou de forma estrambtica (vendo pela minha tica), acertando-lhe a coluna vertebral o deixou de quatro (no ato!) e menos mal lhe deram morfina e o mandaram de volta para Carolina. Ao soldado Joe iam condecorar como heri se, entre uma crise e outra de abstinncia, ou por desencargo de conscincia (agora dependente de herona) no ficasse de esquina em esquina dizendo que sua ptria uma ptria assassina!

SILNCIO! O LIBELO DE CULPA EST EDITADO Agora, eu quero que se deite sobre este pas um profundo silncio (um sepulcral silncio) e que nem um psiu seja sussurrado e que ningum se atreva a murmurar um ai ou balbuciar um gemido: SILNCIO! O juiz ancestral de minha conscincia vai agora editar o libelo de culpa das minhas culpas (de minhas mximas culpas)

dos crimes que cometi e dos que no cometi ou por omisso incorro na co-autoria... Sim, sou ru confesso: ouvi o ronco aterrorizador do moto-serra (faminto insacivel de madeira e lucro) com sua barriga de ao e sem fim e em seguida, o estrondo de mais uma rvore centenria e amaznica que tombava bem ante mim e tudo na mata silenciou... inclusive eu criminosamente omisso e impotente! Depois, na Linha 21, o Pedro ver passar mais um caminho de tora e dir tristemente, desconsoladamente: ... Rondnia que t indo embora!...
Linha 21, Rondnia, 05 de abril de 2006.

Hay mujeres que amo cuando t no ests conmigo (el hombre necesita dosis de amor y fantasa). Y aunque slo las ame en el poema no deja de ser amor. Te prevengo por si algn da las descubres entre mis cosas. Esas son mis mujeres de papel. Mis amores de caligrafa y soledad. G. Gmez. H mulheres que amo quando tu no ests comigo

(o homem necessita de doses de amor e fantasia). E ainda que s as ame no poema no deixa de ser amor. Te previno pois podes algum dia descobri-las entre minha coisas. Estas so minhas mulheres de papel. Meus amores de caligrafia e solido.

You might also like