You are on page 1of 6

Matriz de atividade individual*

Mdulo: 2 Unidade 5 tela 5.2.1 Atividade: Matriz de Atividade Individual Ttulo: Formas de implementao da filosofia de gerenciamento de projetos em organizaes de pequeno a mdio porte. Aluno: Andra Salomo Disciplina: Gesto de Projetos Turma: 01 - GPTEAD_T0001_0712 Introduo O gerenciamento de projetos de fundamental importncia para o sucesso e aprimoramento das organizaes no cenrio atual, mesmo entre as de pequeno e mdio porte.

Segundo Motta, 2002, p.26-48 a gerncia a arte de pensar, de decidir e de agir; a arte de fazer acontecer, de obter resultados. Resultados que podem se definidos, previstos, analisados e avaliados, mas que tem de ser alcanados atravs das pessoas e numa interao humana constante.

Turner (2009) define a gesto de projetos como um processo por meio do qual um projeto levado a uma concluso. Possui trs dimenses: objetivos (mbito, organizao, qualidade, custo, tempo); processos de gesto (planejar, organizar, implementar, controlar), e nveis (integrativo, estratgico, ttico).

Observando o cenrio global atual, onde a agilidade das mudanas e da concorrncia de mercado elevada, constata-se a necessidade da implantao da filosofia de gerenciamento de projetos nas empresas de pequeno a mdio porte se torna essencial, uma vez que esse modelo de administrao, alm de incrementar retornos financeiros sobre o investimento, confere sentido e define mais claramente o objetivo do empreendimento, ao promover a integrao e a coordenao dos diversos setores que o compe.

Gerir projetos um grande desafio para os gerentes desse nicho de empresas em virtude da grande quantidade de projetos e a pequena quantidade de recursos humanos e tecnolgicos presentes em sua estrutura organizacional. Desta forma, ser analisada nesta atividade a implantao do referido modelo em pequenas e mdias empresas, atravs da abordagem s formas de adoo da filosofia de gerenciamento de projetos, considerando os meios e os modos possveis para tanto. Modos e meios de implantao Com as mudanas cada vez mais rpidas no mundo da Tecnologia da Informao e

Comunicao, novos projetos surgem a todo instante trazendo um grau de complexidade crescente, com bastante inovao tecnolgica.

Com o crescimento das prticas de gerenciamento, houve uma demanda significativa por um mtodo sistemtico de implantao de procedimentos, tcnicas e ferramentas de gesto de projetos em nvel corporativo, principalmente se considerarmos as reas de telecomunicaes, software, servios e desenvolvimento de novos produtos, que trazem embutida uma enorme quantidade de inovaes.

Ao se pesquisar os sites das organizaes indicadas, IBM e SEBRAE/SIGEOR, observa-se que os temas relacionados s mudanas tecnolgicas determinam a necessidade da inovao na administrao de pequenos negcios, geralmente desfocados, com rotinas tradicionais estabilizadas, que renunciam evoluo, sem perceber a auto-exposio s vulnerabilidades ambientais, bem como as limitaes ao aproveitamento das oportunidades que surgem no decorrer do tempo.

Sendo assim podemos afirmar que a implantao do gerenciamento de projetos nos pequenos e mdios empreendimentos pode estimular resultados financeiros em prazos definidos, alm de mudar a cultura organizacional, estimulando o auto aprendizado e a incessante evoluo por meio de aes criativas descentralizadas. Tudo isto, com o controle gerencial necessrio executado por meio das solues observadas nos sites referidos.

Simulao de modelo modus operandi Com referncia a pesquisa realizada nos sites da IBM e do SEBRAE/SIGEOR possvel analisar vrios casos de sucesso de projetos que revelam resultados positivos devido adoo da metodologia de gerenciamento de projetos.

Um modelo claro e eficiente de gerenciamento de projeto o SIGEOR - Sistema de Informao da Gesto Estratgica Orientada para Resultados do SEBRAE. Ferramenta de apoio tomada de deciso utilizada na metodologia de estruturao de projetos chamada GEOR - Gesto Estratgica Orientada para Resultados. A Gesto Estratgica Orientada para Resultados GEOR est apoiada em quatro atributos essenciais que devem ser incorporados s prticas de planejamento e gesto da instituio, desde o nvel local at o nacional: a) Foco em um pblico-alvo definido; b) Orientao das aes e recursos para resultados finalsticos; c) Adensamento da viso estratgica;

d) Intensidade, prontido e proximidade da ao gerencial. 1 Caso de Sucesso - SEBRAE: Empreendedorismo resolve o problema de transporte de mercadorias no interior de Rondnia. Na dcada 1970 e 1980, com a distribuio de lotes doados pelo Governo Federal INCRA, as pessoas que ali chegavam, buscando alternativas para sobrevivncia, encontravam todos os servios em estado precrio e incipientes meios disponveis para o desenvolvimento de pequenos negcios, em especial, o de transporte de mercadorias. Com vistas a obter melhores ganhos, a Motopan Reboque Motoprtico, situada no interior do Estado, por meio da viso de mercado e de capacidade empreendedora de seu Diretor Sr. Gasperi, percebeu o quanto era importante a criao de um transporte rpido e de baixo custo. Para isso, criou um sistema de semi-reboque prtico, puxado por motocicletas, com preo acessvel aos pequenos negcios e at para pessoas, proporcionando um meio de transporte seguro e eficaz para as mercadorias. Para equacionar os diferentes problemas existentes, a fim de viabilizar seu negcio, procurou os mecanismos oferecidos pelo SEBRAE do Estado, em busca das solues. Programas do Sebrae envolvidos: Consultoria Tecnolgica; Capacitao Gerencial; Feiras. Parceiras e consultorias: Federao das Indstrias do Estado de Rondnia - FIERO; Servio Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI; Concessionria Honda - Ariquemes (RO); Confederao Nacional de Indstria - CNI; Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/RO; Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - INMETRO; Departamento Nacional de Trnsito - DENATRAN; Prefeitura Municipal de Ariquemes; Associao de Supermercados de Rondnia; Fora Sindical; Secretaria de Indstria e Comrcio de Rondnia; Governo do Estado de Rondnia.

No portal da IBM, podemos encontrar solues desenvolvidas com base no conhecimento e experincia conquistados ao trabalhar com milhares de empresas de pequeno e mdio porte. A IBM e seus Parceiros de Negcios esto comprometidos com o desenvolvimento e fornecimento de produtos, ferramenta e solues inovadoras que ajudam estas empresas a ter sucesso em um planeta mais inteligente.

O ideal que essas ferramentas consigam adaptar-se ao funcionamento da empresa, fazendo com que seus processos internos possam ser mapeados e acompanhados como projetos, sem a necessidade de "reengenharias absurdas". Para isso, a ferramenta precisa ser modularizada, para que possa ser facilmente adaptada, cobrindo anseios dos gestores de projeto em curtos espaos de tempo; evolutiva para acompanhar o crescimento da empresa e o amadurecimento de seus produtos e servios, garantindo-lhe os melhores resultados; e, no linear, para que o gestor consiga visualizar a empresa como um grande macro-processo.

2 Caso de Sucesso - IBM: Hospital Felcio Rocho implementa Hospital Sem Papel.

Com o objetivo de automatizar completamente seus processos, o Hospital Felcio Rocho, referncia mineira em medicina de alta complexidade, fechou um projeto com o Plano TI, parceira de negcios da IBM Brasil para o mercado de Minas Gerais. A iniciativa permitiu a adoo do pronturio eletrnico e a eliminao de documentos fsicos como fichas de atendimento e de controle de pacientes e internaes. Levando-se em conta o investimento total de aquisio de hardware e software, o projeto reduziu o custo da soluo para o cliente em 20%. Os processos esto sendo totalmente automatizados a partir da adoo do pronturio eletrnico e a eliminao de documentos de papel, como fichas de atendimento e de controle de pacientes e internaes. Dessa forma, os benefcios da soluo ao hospital devem se estender aos seus clientes, pois sua implantao permitiu melhoria nos processos e maior agilidade no atendimento ao paciente, alm de automao nos sistemas de internao/hotelaria, aplicao de

medicamentos e farmcia com integrao aos processos da rea de enfermagem. O projeto trouxe ainda diversos outros benefcios entidade. Na rea de TI, o consumo anual de energia dever ser reduzido em 40% em relao a uma soluo com servidores torre ou rack. J os custos de licenciamento de software (banco de dados) devem baixar cerca de 50%. O sistema conta com telas de LCD com painis informativos sobre o atendimento dos pacientes, internaes, informaes mdicas e gerenciais, alm dos processos de controle de enfermaria e farmcia. Quando buscou a IBM, a principal necessidade do Hospital Felcio Rocho era adequar a infraestrutura para a substituio do ERP em uso pelo da gacha MV, o qual serviria de base para o projeto Hospital Sem Papel. O maior desafio era conter o aumento do custo de energia e licenciamento de software, j que seu desenho previa um expressivo investimento, alm do fato de que o novo ambiente de servidores e a soluo de armazenamento de dados deveriam ser implementados sem que os antigos fossem desligados. A soluo envolveu a aquisio da soluo IBM BladeCenter H com dois servidores PS701 com oito cores baseados no processador POWER7 destinados ao sistema de banco de dados, e dez servidores blade com processadores Intel, HS22, otimizados para melhorar o desempenho, o uso de energia e de refrigerao, alm de um storage DS5020 e uma unidade de armazenamento em fitas TS3200 Tape Library para automatizao do backup.

Anlise dos casos SEBRAE X IBM: Analisando ambos os casos, podemos observar que o gerenciamento de projeto, a viso estratgica e empreendedora na histria das duas empresas produz novo entusiasmo e nova finalidade ao empreendimento, pois renova os processos, diminuir os custos, aumenta a lucratividade e permiti o avano sobre mercados que antes eram lacunas inexploradas.

O emprego da Tecnologia da Informao, a consultoria de agentes externos e a capacitao dos membros da organizao, permitem a rpida transformao da cultura, estimulando a criatividade e a postura proativa dos mesmos, disseminando de modo mais transparente os conhecimentos e informaes.

O projeto Hospital Sem Papel e o da Motopan Reboque Motoprtico trouxeram mudanas comportamentais e culturais em suas regies, pois transformaram a qualidade de vida da comunidade. Concluso Diante do que pesquisamos, podemos afirmar que a principal forma de se implantar a filosofia do gerenciamento de projetos em pequenas e mdias empresas atravs da descentralizao das informaes e, consequentemente, do poder decisrio, atribudo, evidentemente, dentro dos diversos nveis de responsabilidade na organizao.

Dentre as formas possveis de se implantar tal filosofia, como visto nos casos analisados, destaca-se a utilizao de ferramentas inovadoras de tecnologia da informao, as quais disseminam a interao e a integrao na empresa. Alm do mais, reduzem custos, aumentam a lucratividade e garantem o retorno do investimento. Essas ferramentas e as implicaes de seu uso proporcionam a descentralizao decisria, em nveis de responsabilidade gradualmente estabelecidos, conferindo simultaneamente tempo agilidade, flexibilidade, controle e eficcia na conduo do negcio. Por outro lado, existem outros meios que devem fazer parte da implantao da filosofia estudada: conhecimento, desenvolvimento de alternativas e resposta a demandas da clientela, atravs do estabelecimento de estratgias fixadas; ao racional; tomada de decises, interao com grupos e indivduos, resoluo de problemas e conflitos progressivamente, medida que surgem; recordao constante da ideia da misso e dos objetivos comuns, conduzindo as pessoas ao cooperativa.

Alm disso, ao lado da mudana comportamental no corpo da organizao empresarial, exigese a identificao clara das pessoas envolvidas nos projetos, a delimitao de suas responsabilidades, os objetivos gerais da empresa e especficos de cada projeto, alm da declarao da necessidade de integrao das diversas aes auxiliares do gerenciamento do projeto.

Por fim, pode-se afirmar com grau de relativa certeza que a contratao de parceiros externos para, pelo menos, auxiliar o planejamento e a implantao de projetos, um fator decisivo para a concluso satisfatria do mesmo, principalmente quando se pensa em mudana na cultura de gesto no interior da empresa.

Deste modo, um empreendimento focado em resultados pode iniciar, planejar, executar e finalizar projetos, controladamente, cumprindo prazos e metas com qualidade suficiente para ter retorno financeiro e sucesso no mercado no qual atua.

Referncias bibliogrficas

CAMPOS, Augusto. Gerenciamento de Projetos: uma verso light para aplicar em pequenos projetos. Disponvel em: http://www.efetividade.net/2007/10/15/gerenciamento-deprojetos-uma-versao-light-para-aplicar-em-pequenos-projetos Acesso: 03 ago.2012. GONALVES, Andr Silva. Gesto de Projetos em Pequenas e Mdias Empresas: Principais dificuldades. Disponvel em: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/677 Acesso: 03 ago.2012. MOTTA. P.R. A cincia e a arte de ser dirigente. In:____. Gesto Contempornea: a cincia e a arte de ser dirigente. 13.ed.Rio de Janeiro.Record,2002.p.26-48. RODRIGUES, Marcos Thadeu. Gesto de Projetos - Abordagem Conceitual. Disponvel em: http://www.administradores.com.br/artigos/gestao_de_projetos_abordagem_conceitual/22772 Acesso em: 02 ago.2012. TORREO, Paula. Histria do Gerenciamento de Projetos. Disponvel em: http://pontogp.wordpress.com/2007/04/23/historia-do-gerenciamento-de-projetos Acesso: 03 ago.2012. TURNER, John Rodney The handbook of project-based management: improving the processes for achieving strategic objectives. McGraw-Hill Book Co, 2009. SEBRAE, Disponvel em: http://www.sebrae.com.br/uf/rondonia/acesse/projetos Acesso 07 ago.2012. IBM, Disponvel em: http://www.ibm.com/midmarket/br/pt/cases_hospitalfeliciorocho.html Acesso 07 ago.2012. VARGAS, Ricardo. Gerenciamento de Projetos em Micro e Pequenas Empresas. Disponvel em: http://www.ricardo-vargas.com/pt/podcasts/smallcompanies. Acesso: 02 ago.2012. ABNT, Disponvel em: http://www.abnt.org.br Acesso 07 ago.2012.

*Esta matriz serve para a apresentao de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocnio: lgico-argumentativa ou lgico-matemtica.

You might also like