You are on page 1of 37

Materiais Eltricos

Materiais Condutores Condutividade de Materiais

Corrente por Conduo Eltrica


No possvel modificar a carga eltrica total de um sistema que esteja isolado. Esse resultado experimental denominado Princpio da Conservao da Carga Eltrica. Quando o metal ligado a uma fonte de energia eltrica, a fora eltrica que acelera os eltrons livres na direo do campo eltrico est sempre presente, fazendo com que a energia cintica desses eltrons aumente no intervalo de tempo entre duas colises (com a rede ou com outros eltrons). Com a ocorrncia de um choque, essa energia em parte transferida aos ons da rede. Em outras palavras, o campo eltrico causa um aumento na energia cintica dos eltrons livres. Essa energia transferida rede cristalina por meio de choques, fazendo com que ela vibre mais intensamente, representando um aumento de sua energia interna. Esse aumento de vibrao percebido macroscopicamente como aumento da temperatura do fio, que passa a se comportar como uma fonte de calor para o meio. O aquecimento de um condutor pela passagem de corrente eltrica denominado efeito Joule.

Corrente por Conduo Eltrica


Andr Marie Ampre (1775-1836), um matemtico francs logo descobriu o efeito das correntes de um fio nas correntes de outro fio prximo e estabeleceu a primeira teoria matemtica desse novo fenmeno. Observou que correntes em fios paralelos com o mesmo sentido repeliam os fios e correntes no sentido oposto os atraiam e estabeleceu as equaes matemticas. A lei Circuital de Ampere na forma pontual apresentada abaixo onde J a densidade de corrende de conduo ea segunda parcela da equao a corrente de deslocamento:

Condutividade e Resistividade
Os metais so elementos qumicos que formam slidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e, quando polidos, bons refletores de luz. A maioria dos metais forte, dtil, malevel e, em geral, de alta densidade. O cobre apresenta algumas vantagens, que lhe garantem posio de destaque entre os metais condutores.

Caractersticas do Cobre
Pequena resistividade. Somente a prata tem valor inferior, porm o seu elevado preo no permite seu uso em quantidades grandes, Caractersticas mecnicas favorveis, Baixa oxidao para a maioria das aplicaes. O cobre oxida bem mais lentamente, perante elevada umidade, que diversos outros metais; esta oxidao entretanto, bastante rpida quando o metal sofre elevao de temperatura; Fcil deformao a frio e a quente: relativamente fcil reduzir a seo transversal do cobre, mesmo para fios com fraes de milmetros de dimetro.

Condutividade e Resistividade
O valor da condutividade informa sobre o grau de pureza do cobre. A mxima pureza encontrada no cobre obtido em ambiente sem oxignio, quando se aproxima da condutividade do cobre eletroltico. Destaque-se ento que a condutividade eltrica do cobre muito influenciada na presena de impurezas, mesmo em pequenas quantidades. A resistividade do cobre a 20o.C de: cu = 1,7241/cm e seu coeficiente de termorresistividade vale: = 0.00393/C.

Condutividade e Resistividade
O cobre resiste bem ao da gua, de fumaas, sulfatos, carbonatos, sendo atacado pelo oxignio do ar, e em presena deste, cidos, sais e amonaco podem corroer o cobre. O cobre obtido em forma eletroltica, fundido e transformado em lingotes. Na laminao a frio, o cobre se torna mais duro e elstico, e reduz sua condutividade. o estado de cobre encruado. Essa modificao de caractersticas pode representar um impecilho ao uso do metal e, nesse caso, se faz o seu recozimento a uma temperatura de 500-560oC.

Caractersticas do Cobre
Em funo de suas propriedades, o cobre nas suas diversas formas puras tem determinadas suas aplicaes. O cobre encruado ou duro usado nos casos em que se exige elevada dureza, resistncia trao e pequeno desgaste, como no caso de redes areas de cabo n em trao eltrica, particularmente, para fios telefnicos, para peas de contato e para anis coletores. Em todos os demais casos, principalmente em enrolamentos, barramentos e cabos isolados, se usa o cobre mole ou recozido. Casos intermedirios precisam ser devidamente especificados. Em muitos casos, porm, o cobre no pode ser usado na forma pura, quando ento as ligas de cobre passam a ser encontradas. Essas ligas so feitas com metais escolhidos de modo a compensar ou melhorar alguma das propriedades do cobre, cabendo destacar porm, que, geralmente, assim procedendo, estamos prejudicando outras propriedades.

Caractersticas do Cobre
A escolha de uma liga deve levar tambm em conta aspectos econmicos. A adio de certos elementos (por exemplo o nquel e o estanho) pode aumentar o preo da liga, aumentando certas propriedades, ao passo que, a presena de outros elementos (zinco, chumbo) permite abaixar o preo sem reduo notvel de caractersticas tcnicas.

Caractersticas das Ligas de Cobre

Caractersticas do Alumnio
No global de suas propriedades, o alumnio o segundo metal mais usado na eletricidade, havendo nos ltimos anos uma preocupao permanente em substituir mais e mais as aplicaes do cobre pelo alumnio, por motivos econmicos. Alguns aspectos, baseados principalmente no custo (mesmo levando em conta compensaes no dimensionamento das partes condutoras) e produo nacional maior do alumnio, tm levado a crescente preferncia pelo alumnio, cujo maior problema a sua fragilidade mecnica e sua rpida, porm no profunda, oxidao.

Comparao entre o Cobre e o Alumnio

Caractersticas do Alumnio
O fio de alumnio ainda tem aproximadamente a metade do peso do de cobre, o que reduz o custo dos elementos de sustentao envolvidos, dado importante na construo de linhas de transmisso. O uso do alumnio adquiriu, por essas razes importncia especial nas instalaes eltricas em avies. Outro aspecto o comportamento oxidante, j mencionado. O alumnio apresenta uma oxidao extremamente rpida, formando uma fina pelcula de xido de alumnio que tem a propriedade de evitar que a oxidao se amplie. Entretanto, esta pelcula apresenta uma resistncia eltrica elevada com uma tenso de ruptura de 100 a 300V, o que dificulta a soldagem do alumnio, que por essa razo exige pastas especiais. A corroso galvnica uma situao particular, prpria entre metais afastados na srie galvnica dos elementos. Devido ao grande afastamento e consequente elevada diferena de potencial entre o cobre o alumnio, essa corroso se apresenta sempre que o contato entre Cu e Al ocorre num ambiente mido. Por essa razo, os pontos de contato Al-Cu precisam ser isolados contra a influncia do ambiente.

Caractersticas das ligas de Alumnio

Aplicaes principais do Alumnio


Em equipamento porttil, uma reduo de peso; Em partes de equipamento eltrico em movimento, reduo de massa, da energia cintica e do desgaste por atrito; Em peas sujeitas a transporte, maior facilidade nesse transporte, extensiva montagem dos mesmos; Em estruturas de suporte de materiais eltricos (cabos, por exemplo) reduo do peso e consequente estrutura mais leve; Em locais de elevada corroso, o uso particular de ligas com mangans

Caractersticas Chumbo
Apresenta elevada resistncia contra a ao da gua potvel, devido presena de carbonato de chumbo, sal, cido sulfrico. No resiste a vinagre, materiais orgnicos em apodrecimento e cal. O chumbo atacado pela gua destilada. O chumbo venenoso. Permite sua soldagem. Nas aplicaes eltricas, frequentemente encontrado, reduzido a finas chapas ou folhas, como nas blindagens de cabos com isolamento de papel, acumuladores de chumbocido e paredes protetoras contra a ao de raios X. Ainda o chumbo encontrado em elos fusveis e em material de solda. Nas ligas, o chumbo encontrado junto com antimnio, telrio, cdmio, cobre e estanho, adquirindo assim elevada resistncia mecnica e vibrao, ficando porm prejudicada a resistncia a corroso.

Caractersticas Chumbo
Uma das ligas mais frequentemente encontradas a do chumbo com antimnio, onde o antimnio eleva a dureza. J 1,5% de Sb duplicam esse valor. Suas aplicaes mais comuns, alm das j citadas, so na indstria qumica e de papel, nas tubulaes de guas salinas, mancais anti-frico, projteis de armas, usinas de energia nuclear e elemento-liga de lates, bronzes e aos.

Caractersticas Estanho
O metal branco prateado, mole, porm mais duro que o chumbo. Nota-se que a resistividade do estanho elevada, o que faz esperar um elevado aquecimento perante a passagem de corrente. Utilizado em temperaturas inferiores a 18o C, o metal apresenta manchas cinzentas, que desaparecem se o metal novamente aquecido. Ao contrrio, se aquecido acima de 160 C, o material se torna quebradio e se decompe na forma de pequenos cristais. temperatura ambiente normal, o estanho no se oxida, a gua no o ataca e cidos diludos o atacam apenas lentamente. Por isso o estanho usado para revestimento e est presente em ligas, como no bronze. A exemplo do chumbo, o estanho encontrado como material de solda. Em algumas aplicaes reduzido a finas folhas. O minrio de estanho j est se tornando bastante raro.

Caractersticas Prata
o metal nobre de maior uso industrial, notadamente nas peas de contato. A cor prateada brilhante caracterstica, escurecendo-se devido ao xido de prata ou sulfito de prata que se forma em contato com o ar. Sua obteno resulta frequentemente de minrios combinados de prata, cobre e chumbo. A prata, devido s suas caractersticas eltricas, qumicas e mecnicas, usada em forma pura ou de liga, cada vez mais em partes condutoras onde uma oxidao ou sulfatao viria criar problemas mais srios. o caso de peas de contato, notadamente nas parte em que se d o contato mecnico entre duas peas e, onde, alm de um bom material condutor, conveniente ter-se um metal que no influa negativamente devido a transformaes metlicas. No caso da prata, no seu estado puro, encontra o seu uso nas pastilhas de contato, para correntes relativamente baixas; quando essa

Caractersticas Prata
soluo no adequada, usam-se pastilhas de liga de prata, onde o Ag misturado com nquel e cobalto, paldio, bromo e tungstnio. A prateao, numa espessura de alguns micrometros, usada para proteger peas de metal mais corrosvel. Um comportamento especial da prata, em peas de contato, a eliminao automtica de xidos de prata, por decomposio em prata pura e liberao do oxignio, temperatura de 200 a 300 oC.

Caractersticas Ouro
Esse metal, que apresenta uma condutividade eltrica bastante boa, destaca-se pela sua estabilidade qumica e pela conseqente resistncia a oxidao, sulfatao, etc. Tambm suas caractersticas mecnicas so adequadas para uma srie de aplicaes eltricas, havendo porm a natural limitao devido ao seu preo. O ouro encontrado eletricamente em peas de contato na rea de correntes muito baixas, casos em que qualquer oxidao poderia levar interrupo eltrica do circuito. E o caso de peas de contato em telecomunicaes e eletrnica. Seu uso nesse caso feito na forma pura, no sendo encontrado em forma de liga, pois esta somente eliminaria as propriedades vantajosas que o ouro apresenta.

Caractersticas Platina
Ainda na famlia dos metais nobres, encontramos a platina, que tambm bastante estvel quimicamente. relativamente mole, o que permite uma deformao mecnica fcil, bem como sua reduo a folhas, com espessuras de at 0,0025mm, ou a fios finos, com dimetro de at 0,015mm ou ainda menores atravs de processos especiais. Devido s suas propriedades antioxidantes o seu uso eltrico encontrado particularmente em peas de contato, anodos, fios de aquecimento. o metal mais adequado para a fabricao de termoelementos e termmetros resistivos at 1000oC, pois at essas temperaturas no sofre transformaes estruturais, fazendo com que a resistividade varie na mesma proporo da temperatura. Termmetros resistivos so particularmente usados perante pequena variao de temperatura, casos no mais registrados por termoelementos. Sua nica desvantagem de apresentarem uma certa dilatao, o que dificulta a leitura de temperaturas em dado ponto. Na faixa de - 200 a + 500oC, a platina permite a leitura mais exata da temperatura do que outros metais.

Caractersticas Mercrio
o nico metal lquido, temperatura ambiente. Aquecido, oxida-se rapidamente em contato com o ar. usado em termmetros resistivos para leituras entre 0 e 100oC, bem como para chaves basculantes usadas conjuntamente com sistemas mecnicos, sobretudo de relgios, em retificadores, lmpadas (vapor de mercrio). Quase todos os metais (com exceo do ferro e do tungstnio) se dissolvem no mercrio. Os vapores de mercrio so venenosos. Na rea dos retificadores, seu uso caiu acentuadamente com a evoluo do retificador de silcio.

Caractersticas Zinco
um metal branco-azulado, que tem o maior coeficiente de dilatao entre os metais. quebradio temperatura ambiente, estado que muda entre 100-150oC, quando se torna mole e malevel, o que permite sua reduo a finas chapas e fios. Acima de 200oC, volta a ser quebradio, podendo ser reduzido a p a 250oC. A resistncia trao varia entre limites amplos, em funo do processo usado na fabricao das peas. O valor mais baixo se aplica a peas fundidas; quando se aplica um processo de laminao, o valor se eleva em aproximadamente 10 a 12 vezes. Da mesma maneira se eleva o alongamento, porm num proporo diferente, bem maior. O zinco estvel quimicamente no ar, aps se recobrir com uma fina pelcula de xido ou carbonato de zinco. atacado rapidamente por cidos e bases.

Caractersticas Zinco
Em contato com outros metais e na presena de umidade, existe facilidade de formao de elementos galvnicos, que corroem ou dissolvem o zinco. O metal que menos corroe o zinco o ao, o qual pode, assim, ser usado para recobrimento e proteo do zinco. O zinco ainda usado para revestimento - a zincagem - atravs de zincagem a fogo (imerso em estado de fuso), aplicao por pulverizao, ou zincagem eletroltica. Ligas de zinco - resultam sobretudo da unio de zinco com alumnio e cobre, a fim de elevar sua resistncia trao e demais propriedades mecnicas. Ligas cristalinas Zn-Al-Cu levam a cristais mistos, que se transformam com o tempo, consequentemente apresentam o chamado envelhecimento, que se faz notar inclusive por uma elevao do volume, com consequente reduo das caractersticas mecnicas do alongamento, etc. Acrescentam-se ainda corroses intercristalinas pela ao da umidade e do calor. Nesse sentido, destaca-se a ao do alumnio, de modo negativo. Caso tal comportamento comprometa a pea, deve-se acrescentar magnsio e ltio, que reduzem o efeito corrosivo. O combate ao envelhecimento obtido, de um lado, usando-se zinco com pureza 99,99%, e do outro, pelo acrscimo de pequena quantidade de magnsio (0,1%).

Caractersticas Zinco
As ligas de Al-Zn no apresentam envelhecimento, alm de se destacarem por uma dilatao mnima. Para a fuso sobre presso, as ligas com 4% de Al, 0,6% de Cu, 0,05% de Mg e o resto de zinco, tm apresentados os melhores resultados. Nas aplicaes eltricas, o zinco predominante usado tem pureza 99,99%, em forma de liga com 0,9% de Al, 0,5% de Cu, com uma condutividade eltrica de 16 a 17m/Wmm2 e uma resistncia trao de 18 a 20 kgf/mm2 perante um alongamento de 40-55%. Essa liga de fcil soldagem. Comparado com o cobre, a seo transversal de tais fios deve ser 3,3 vezes maior. A diferena entre os coeficientes de dilatao dessa liga e do material dos conetores, pode fazer com que o contato se solte, depois da passagem da corrente. Uma eventual camada de xido de zinco bem mais mole e, por isso, de remoo mais fcil que a do cobre. O uso do zinco com metal condutor limitado a elementos galvnicos (pilha de Leclanch) e a certos elementos de ligao em forma de fios e contatos.

Caractersticas Cadmio
O cdmio um acompanhante constante dos minrios de zinco e assim se constitui num subproduto do mesmo. O cdmio mais mole que o zinco, porm no mais suas propriedades so bem semelhantes a este. Por seu brilho metlico, tem sido usado como metal de recobrimento, na proteo contra a oxidao. Por ser mais caro que o zinco essa aplicao de cdmio hoje quase que totalmente substituda pela zincagem. Assim o seu uso fica condicionado fabricao das baterias de Ni-Cd.

Caractersticas Niquel
um metal cinzento claro, com propriedades ferromagnticas. Puro, usado em forma gasosa em tubos e para revestimentos de metais de fcil oxidao. resistente a sais, gases, materiais orgnicos sendo porm sensvel ao do enxofre. Aquecido ao ar, no reage com o mesmo at 500oC. Assim, seu uso est difundido na indstria qumica, particularmente em aplicaes sobre o ferro, pois ambos tm o mesmo coeficiente de dilatao e temperatura de fuso. A deformao a quente processada a 1100oC, devido sua elevada dureza. Frequentemente, porm, essa deformao feita a frio, permitindo obter fios de at 0,03mm de dimetro. O nquel se caracteriza ainda por uma elevada estabilidade de suas propriedades mecnicas, mesmo a temperaturas bem baixas. Magneticamente, o nquel pode ser magnetizado fracamente, no sendo mais magntico acima de 356oC (temperatura de Curie).

Caractersticas Niquel
Seu uso resulta assim para fios de eletrodos, anodos, grades, parafusos, etc. de difcil evaporao no vcuo. A emisso de eltrons elevada pelo acrscimo de cobre at 3,5%. Fios de nquel podem ser soldados a outros de cobre sem problemas. Nas lmpadas incandescentes, fios de nquel so usados como alimentadores do filamento de tungstnio (W) devido ao seu comportamento trmico. O seu elevado coeficiente de temperatura o recomenda para termmetros resistivos. Encontramos seu uso nos acumuladores de Ni-Cd e nas ligas de Ag-Ni para contatos eltricos. Alis, todas as ligas de nquel se identificam por serem resistentes, mecanicamente, e contra a corroso e por suportarem bem o calor. Sua presena em ligas Ni-Cu j altera a cor tpica do cobre, tornando-se praticamente igual prata com 40% de Ni. A condutividade eltrica do cobre cai rapidamente na presena do nquel, chegando ao seu valor mnimo a 50% de Ni. Assim, ligas de nquel so adequadas na fabricao de resistores, a exemplo do Konstantan. Monel, e outros. A liga Ni - Cr (ou nicrom), eventualmente com pequenos acrscimos de ferro mangans, suporta bem, em particular, o calor, reduzindo a possibilidade de oxidao do nquel, sobretudo acima dos 900oC. Outro setor onde o nquel usado o dos termoelementos, em substituio ao par platina - platina-sdio, para temperaturas at 1200oC. Combinado com o ferro, leva a liga magnticas apropriadas

Caractersticas Cromo
um metal de brilho prateado-azulado, extremamente duro. O cromo no se modifica em contato com ar, e permite bom polimento. Possui elevado coeficiente de reflexo (65%). Somente sofre oxidao a temperaturas superiores a 500oC, sendo mais sensvel ao de enxofre e de sais. Quando imerso de uma soluo salina, se recobre com uma camada de xido que o protege contra outros ataques. O cromo por isso usado para proteger outros metais que oxidam com maior facilidade. Aliando sua baixa oxidao elevada estabilidade trmica e alta resistividade eltrica, resulta ampla utilizao do cromo na fabricao de fios resistivos, em forma pura ou como liga.

Caractersticas Tungstnio
O tungstnio obtido por um processamento quimicamente complexo, na forma de p, e comprimido em barras a presses de 2000 atm. Por ser um metal com temperaturas-limite muito elevadas, todo seu processo de manufatura e obteno de produtos eltricos extremamente difcil e de custo elevado. A prpria compactao dos gros do p complexa, resultando dai pequena aderncia entre cristais e, assim, peas quebradias. Modificando-se porm a disposio cristalina, atravs de um processo especial, fazendo com que passem a uma disposio linear, podem ser fabricados fios ou filamentos cuja resistncia trao se eleva com reduo do dimetro, de 5 a 7 vezes.

Caractersticas Tungstnio
Uma vez que o tungstnio no permite corte, usinagens ou furao convencionais, devido a sua dureza e ao fato j mencionado de ser quebradio, o mtodo indicado usado para fabricar os filamentos de lmpadas incandescentes, que operam a temperaturas em torno de 2000oC, situao em que a resistividade se eleva at prximo de lW mm2/m, e assim 20 vezes superior quela temperatura ambiente. Na proteo contra as radiaes X, usa-se uma liga de 93% de W, 5% de Ni e 2% de Cu. O tungstnio ainda usado em ligas sujeitas a temperaturas elevadas, como por exemplo, contatos com arcos voltaicos intensos.

Caractersticas Ferro
O ferro se conhece tempos remotos, havendo dado o nome a toda uma poca prhistrica, denominada idade do ferro. A princpio cr-se que o ferro utilizado na fabricao de utenslios, era obtido de meteoritos que a 50.000 anos devem ter cado com mais freqncia na superfcie terrestre. No Egito a 7.000 anos A.C. encontrou-se amuletos de ferro que provavelmente provinham de minrios beneficiados. J na ndia a 912 anos A.C. encontrou-se uma coluna de ferro que media 7 m de altura e 40 cm de dimetro com peso de 6 toneladas e que resistia perfeitamente aos agentes oxidantes, cr-se que esta coluna tenha sido derivada de um ferro pureza extraordinria.

Caractersticas Ferro
A fabricao do ao partindo do ferro tambm muito antiga, os Gregos, 500 anos A.C. j obtinham o ao (temperado). Cr-se que por uma maneira casual ao deixar alguma sobra de ferro com carvo de lenha, em contato com o carbono desprendido do mesmo, obteve-se um outro tipo de ferro com maior dureza. Na verdade, a poca que marcou a utilizao do ferro foi nos anos de 1800, quando houve uma grande exploso industrial, esta beneficiada com o surgimento dos processos de obteno do ferro de melhores qualidades.

Caractersticas Ferro
As causas desta exploso foram: abundncia de ferro na superfcie terrestre; alto teor de ferro nos minrios; baixo ponto de fuso; bom condutor de calor e eletricidade; dctil e malevel; magnetizvel; boas propriedades mecnicas; podemos alterar suas propriedades atravs de tratamentos; forma lixos de excelentes caractersticas;

Caractersticas Ferro
A resistividade do ferro ou do ao 6 a 7 vezes a do cobre, ou mesmo mais. Alm de terem aplicao como materiais estruturais e magnticos, o ferro e o ao so tambm largamente empregados como condutores eltricos, estando algumas aplicaes listadas abaixo:
Circuitos de trao eltrica: nas estradas de ferro o circuito de retorno para a corrente eltrica geralmente formado pelos prprios trilhos, soldados entre si ou ligados por curtos cabos de cobre. Nos sistemas em que se utiliza um terceiro trilho para conduo da corrente eltrica (em lugar de uma linha area), empregam-se para o terceiro trilho aos doces, com resistividade de 7 a 9 vezes a do cobre. Ligas de ferro para resistncias eltricas: a grande maioria das resistncias para aquecimento eltrico, ou para a confeco de reostatos, manufaturada com ligas de ferro; Linhas areas: nestas so utilizados frequentemente tanto como condutores (eletrificao rural, ao galvanizado) como alma de cabos de alumnio, para aumentar a resistncia mecnica.

Caractersticas Materiais Condutores

You might also like