You are on page 1of 17

ERGONOMIA DOS NIBUS URBANOS - ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SANTOS Alda Paulina DOS SANTOS* Resumo: O transporte coletivo,

principalmente o nibus, ainda um modo de transporte muito utilizado por uma grande parcela da populao urbana no Brasil , principalmente para realizao de atividades necessrias vida cotidiana, e para as viagens ao trabalho. Para que os usurios do nibus possam realizar suas viagens em condies favorveis de conforto e segurana necessrio que os veculos apresentem condies adequadas, tambm do ponto de vista da ergonomia. Esta pesquisa tem como objetivo a avaliao ergonmica dos aspectos fsicos dos nibus urbanos e a opinio dos usurios em relao a estes aspectos. A pesquisa foi desenvolvido em duas etapas principais: 1. Levantamento das condies ergonmicas dos nibus urbanos. 2. Entrevistas com os usurios para avaliar a opinio dos mesmos com relao s caractersticas de conforto dos nibus.

Palavras-chave: Ergonomia; conforto; segurana.

1. Introduo Os nibus devem ser projetados para transportar passageiros com segurana e conforto. A avaliao das condies ergonmicas, associada pesquisa de opinio dos usurios de fundamental importncia para traduo das necessidades dos usurios em servios.

2. Conceitos bsicos da ergonomia A ergonomia pode ser definida de maneira geral como o estudo da adaptao do trabalho ao homem. O trabalho tem uma acepo bastante ampla, abrangendo no apenas mquinas e equipamentos utilizados para transformar materiais, mas tambm toda a situao em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho. Isso envolve no somente o ambiente fsico, mas tambm os aspectos organizacionais de como esse trabalho programado e controlado para produzir os resultados desejados (Iida,1990). O campo da Ergonomia praticamente ilimitado. Aplicam-se estudos ergonmicos nas mais diversas reas. Pode-se observ-la em equipamentos cirrgicos, odontolgicos e hospitalares, ferramentas, eletrodomsticos, mveis, informtica, transporte areo, rodovirio, naval, ferrovirio, espacial, mquinas e equipamentos pesados, tratores, guindastes, pontes rolantes, cabines, painis e salas de controle de linha de produo, etc.

3. nibus urbanos aspectos ergonmicos Diversas caractersticas dos nibus podem influenciar diretamente na qualidade de conforto dos mesmos: o assento, a higiene e segurana, o espao para circulao interna, as dimenses das portas, a roleta, os apoios, a altura dos degraus a visibilidade, e as condies ambientais, como conforto trmico, rudos e iluminao. Foram descritas as caractersticas ergonmicas dos nibus urbanos, dentre elas: O assento, higiene e segurana, circulao interna, as portas, a catraca, os apoios, os degraus, a visibilidade e os fatores ambientais (temperatura, rudo e iluminao).

4. Levantamento das caractersticas ergonmicas dos nibus Para esta pesquisa foram analisados dois tipos de nibus que operam no sistema convencional de Transporte Coletivo de Santos: os veculos com carroceria Busscar e os veculos com carroceria Caio, srie Millenium, comemorativo aos 500 anos do Brasil.

4.1 Caractersticas fsicas analisadas nos veculos Foram analisadas a altura, largura e profundidade do assento e a distncia entre eles, assim como a largura e a altura dos encostos Foram analisadas a largura e altura da roleta Foi analisada a largura do corredor, considerando duas fileiras de pessoas em p colocadas ombro a ombro no sentido longitudinal Foi analisada a altura dos apoios horizontais superiores, de ambos os veculos Foram analisadas a altura, a largura e a profundidade dos degraus, assim como a altura da escada para a pista nas portas de entrada e sada Foram analisadas as larguras das portas de entrada e sada Para a visibilidade do ambiente externo foi analisada a altura das janelas e a distncia do piso as janelas Foram analisadas a altura e a distncia entre corrimos Foi analisada a altura dos botes e cordes da campainha Foram avaliados os balastres, utilizando o princpio dos manejos

Caractersticas do assento

Caractersticas da roleta

Espao para circulao interna

Apoios

Degraus

Portas Visibilidade Corrimos Campainhas Dimenses e design do balastre

4.2 Caractersticas ambientais analisadas nos veculos Temperatura Iluminao e rudo Prximo ao motor de ambos os nibus Trs pontos dentro do nibus: na frente (1 fileira de poltronas atrs da catraca), no meio (4 fileira de poltronas) e no fundo (ltima fileira de poltronas).

As caractersticas fsicas analisadas em ambos os veculos esto de acordo com a resoluo n 1/ 93 do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia Normalizao e Qualidade Industrial). J as caractersticas ambientais esto acima do recomendado pela legislao.A iluminao est com valores acima do estabelecidos pela NBR 5413 Norma Tcnica da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). O rudo no nibus carroceria Caio prximo ao motor esta acima dos padres ergonmicos estabelecidos por Iida (1977), assim como no nibus carroceria Busscar. A temperatura efetiva esta acima do estabelecido pela NR-17 (Norma Regulamentada pelo ministrio do trabalho, por intermdio da portaria 3214 de 08/06/78 previstas no captulo V da CLT).

5. Pesquisa de opinio com os usurios A pesquisa de campo procurou levantar a opinio dos usurios dos dois tipos de nibus urbanos utilizados na cidade de Santos com relao s caractersticas ergonmicas dos veculos. A pesquisa foi feita atravs de entrevistas realizadas nos pontos de parada devido dificuldade de se entrevistar os passageiros e preencher os questionrios com o veculo em movimento. Foram entrevistados um total de 162 passageiros, sendo 82 usurios do nibus carroceria Caio e 80 usurios do nibus carroceria Busscar. Esta amostra d um nvel de confiana de 95% com uma margem de erro aproximada de 5% em relao populao pesquisada (com base no tamanho da amostra e na probabilidade de acerto). De acordo com a pesquisa de opinio com os usurios foram obtidos os seguintes resultados:

5.1 Aspectos Positivos na Opinio dos Usurios Esperava-se que houvesse opinies distintas dos usurios a respeito dos aspectos ergonmicos dos nibus analisados, pois ambos tem carrocerias diferentes. No entanto, de maneira geral, de acordo com as anlises realizadas, verificou-se que o tipo de carroceria no interfere na opinio dos passageiros. Os principais pontos positivos, na opinio dos usurios, so os seguintes: Plataforma de acesso ao, nibus carroceria Caio

Os usurios do nibus carroceria Caio consideram que o nibus com plataforma de acesso (piso inteirio) facilita a entrada e sada dos veculos, facilitando a estabilidade dos membros inferiores, principalmente na descida do nibus, situao em que o controle muscular das pernas se torna mais difcil. Altura dos degraus do nibus carroceria Busscar A maior parte dos usurios dos nibus carroceria Busscar (67%) consideraram boa a altura dos degraus. Altura do assento de ambos os veculos analisados A maior parte dos usurios de ambos os veculos (62% carroceria Caio e 67% carroceria Busscar) consideraram boa a altura do assento. Posio dos dois tipos de campainha de ambos os veculos As maiores parte dos usurios de ambos os veculos consideraram boa a posio das campainhas de corda e de boto. Tipo da campainha A maior parte dos usurios prefere a campainha de boto, e ambos os nibus possuem este tipo de campainha, alm da campainha de corda. Altura do apoio horizontal Os usurios de ambos os veculos analisados consideraram boa a altura dos apoios horizontais. Nvel de rudo

A maioria dos usurios do nibus carroceria Caio declarou-se indiferente ao nvel de rudo, no sendo este um fator de incmodo. Aderncia do balastre Altura das janelas A maioria dos usurios considera que o balastre adere bem pega das mos. Os usurios de ambos os veculos conseguem visualizar onde descer. 48% dos usurios do nibus carroceria Busscar acham boa a altura das janelas.

5.2 Aspectos Negativos na Opinio dos Usurios Os principais pontos negativos na opinio dos usurios so os seguintes: Altura das escadas A altura das escadas para a pista no nibus carroceria Busscar foi considerada elevada por mais de 50% dos usurios. Quando o motorista pra o nibus prximo da calada (o que nem sempre ocorre) fica mais fcil para os passageiros acessarem o veculo, porque diminui a distncia entre o primeiro degrau e a guia. Distncia entre assentos Embora esteja de acordo com a resoluo n1/ 93 do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia Normalizao e Qualidade Industrial), a distncia entre assentos foi considerada pequena por 74% dos usurios dos nibus da carroceria Caio e por 65% dos usurios de nibus da carroceria Busscar. A distncia de 30cm realmente bastante inferior distncia entre assentos de nibus urbanos recomendada por Iida (1977) que igual a 70cm. Quantidade de apoios verticais A quantidade de apoios verticais foi considerada insuficiente por mais de 50% dos usurios de ambos os veculos. Altura das janelas do nibus carroceria Caio A altura das janelas do nibus carroceria Caio foi considerada alta por mais de 50% dos usurios. Largura da roleta

A largura da roleta foi considerada ruim por mais de 70% dos usurios de ambos os veculos, embora ela esteja em conformidade com a resoluo n1 / 93. Verificou-se que alm da roleta ter uma largura reduzida, para evitar a passagem indevida de passageiros sem pagar, h barras de ferro obstruindo a passagem junto roleta, o que acaba aumentando o desconforto dos usurios, principalmente daqueles que carregam algum objeto. Altura da roleta A altura da roleta foi considerada ruim pela maior parte dos usurios de ambos os veculos. Largura do corredor A largura do corredor est de acordo com a resoluo n1 / 93. No entanto, mais de 50% dos usurios de ambos os veculos analisados opinaram que pequena e quando o nibus est lotado a situao fica ainda pior. A recomendao para dimensionamento da largura do corredor considerar duas fileiras de pessoas em p (Iida, 1977). Nos horrios de pico, verifica-se que se formam at trs fileiras de usurios no corredor de ambos os veculos. Pessoas em p Os usurios de ambos os veculos opinaram que o nmero de pessoas em p grande levando-se em considerao os horrios de pico. Higiene do veculo A higiene dos veculos foi considerada ruim por mais de 50% dos usurios de ambos os veculos. Rudo no interior do veculo carroceria Busscar O nvel de rudo foi considerado alto por 36% dos usurios dos veculos carroceria Busscar. Temperatura A temperatura no interior do veculo tambm foi um aspecto de desconforto apontado pela maioria dos usurios de ambos os veculos analisados. Este resultado se justifica tendo em vista que Santos uma cidade com temperaturas bastante elevadas principalmente no vero, com umidade relativa do ar alta. Esta condio provoca a

sudorese contnua aumentando o desconforto dos passageiros, principalmente por ser um ambiente fechado. Verificou-se que a grande maioria dos veculos no possui um sistema de ventilao adequado para minimizar este desconforto, e somente a ventilao proveniente das janelas no consegue dissipar o calor nos interior dos veculos, principalmente quando esto cheios. A partir dos resultados obtidos atravs da pesquisa de opinio foi possvel conhecer os usurios de transporte coletivo de nibus da cidade de Santos, assim como levantar os aspectos, que segundo eles, no esto dentro do padro de conforto.

5.3 Resultado da Questo Aberta Alm das questes fechadas os usurios tiveram a oportunidade de expressar livremente sua opinio em uma questo aberta, sem nenhum estimulo dos entrevistadores com relao aos assuntos a serem comentados. Verificou-se que 90% dos usurios de ambos os veculos analisados comentaram a respeito do valor da tarifa, considerada alta. Muitos comentrios tiveram relao com o tempo de espera pelos nibus, que em algumas linhas chega a 50 minutos nos casos mais extremos. A ausncia do cobrador foi relatada pela maioria dos usurios de ambos veculos como fator de desconforto, pois quando os usurios no possuem o bilhete eletrnico a tarefa de cobrana do motorista do nibus, o que acaba retardando a sada do veculo. A maioria dos usurios do nibus carroceria Caio reclama que o nibus somente com porta central para descida dificulta a sada do veculo, principalmente para os usurios que se localizam no fundo do nibus. Os usurios consideram tambm que a elevao em ngulo do piso do nibus na parte traseira dificulta o equilbrio dos usurios que viajam em p.

5.4 Opinio dos Portadores de Necessidades Especiais Os portadores de necessidades especiais no eram o foco principal desta pesquisa e apenas seis usurios com dificuldade de locomoo foram entrevistados. Mesmo assim, julgou-se interessante colocar a opinio desses usurios porque as dificuldades apontadas podem servir de incentivo para outros trabalhos na rea de transportes urbanos com foco neste tipo de usurio. Os portadores de deficincia relatam que h uma dificuldade de locomoo muito grande pois h poucas linhas com nibus adaptados (poucos possuem plataforma elevatria que abaixam at o nvel do piso da calada para facilitar o acesso). Esta situao faz com que os portadores de deficincia dependam da ajuda de outras pessoas, que nem sempre esto dispostas a ajud-los. A maior parte dos veculos ou no tem plataforma de acesso para deficientes (como o caso dos nibus com carroceria Busscar) ou, quando tem (com o caso do nibus carroceria Caio) ela no chega ao nvel do piso da rua, o que dificulta a entrada dos portadores de necessidades especiais, principalmente os cadeirantes. (Figura 5.1).

Figura 5.1 nibus carroceria Caio com plataforma de acesso para deficientes que no chega ao nvel da rua.

6. Concluses e sugestes

O estudo aqui apresentado teve como base que o nibus urbano, assim como qualquer produto ou servio oferecido aos usurios, deve levar em considerao o conforto a segurana e a sade de quem os utiliza. A ergonomia defende que a opinio do usurio no processo do desenvolvimento de produto, fundamental para o seu sucesso pois ningum melhor do que o prprio consumidor final para dizer quais as dificuldades enfrentadas por ele na utilizao dos mesmos. Atravs da pesquisa foi possvel conhecer melhor o perfil dos usurios de nibus urbano da cidade de Santos e verificar que as opinies a respeito das caractersticas adequadas e inadequadas dos veculos independe de diferenas fsicas, assim como dos objetos transportados por eles nos veculos. A pesquisa mostrou que os veculos analisados atendem plenamente as normas vigentes mas que muitos itens no atendem as necessidades de conforto dos usurios. Quantos aos aspectos fsicos dos nibus, que segundo a pesquisa de opinio no atendem as necessidades dos passageiros, sugere-se a necessidade de uma reviso do layout baseando-se nos tipos fsicos dos usurios, assim como nas normas existentes para adequao do seu texto no que se refere construo e montagem dos nibus urbanos, incluindo o design interno. Quanta aos aspectos ambientais, deve ser observada as normas que dizem respeito ao conforto dos usurios. Quanto iluminao, de acordo com as medies realizadas no interior do nibus os nveis de luminncia esto bem acima que o determinado na NBR - 5413 e na resoluo nmero 1 / 93. A iluminao excessiva acaba provocando reflexos. Durante o dia a claridade natural excessiva tambm contribui para o desconforto visual dos usurios. Para atenuar este desconforto recomendvel que os vidros laterais dos nibus tenham uma pelcula de escurecimento dos vidros dentro dos padres das normas vigentes. Para que esta pelcula tenha efeito de atenuar a claridade excessiva as janelas dos nibus deveriam

permanecer fechadas, nesta condio necessrio o equilbrio trmico para proporcionar maior conforto aos passageiros. O equilbrio trmico pode ser conseguido atravs de ventilao permanente dentro dos nibus ou de ar refrigerado pois a cidade de Santos est freqentemente sujeita a altas temperaturas e umidade relativa do ar elevada. Em relao ao rudo, segundo Iida (1977), o nvel de rudo mximo recomendado no interior do nibus de 75 dB. De acordo com as medies locais em ambos os veculos analisados, prximos aos motores o rudo ultrapassa este nvel. Sugere-se a atenuao do rudo entre a fonte e o receptor ou seja, fatores que causam rudo entre o agente causador e os passageiros. Verificou-se tambm que alm do rudo dos motores, a campainha e o sistema de ar comprimido para abrir e fechar a porta tambm so fontes de rudo em nvel secundrio gerando desconforto aos passageiros. Quanto higiene do nibus, embora no se trate de um aspecto ergonmico, sugerese que haja maior ateno da empresa concessionria, assim como campanhas de orientao aos usurios para conservao da limpeza dos veculos. Sugere-se tambm a colocao de pequenas latas de lixo como j existem em alguns poucos. Para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros sugere-se a adoo de pisos inteirios ao invs de degraus em todos os veculos o que aumentaria a segurana e conforto dos passageiros, principalmente no desembarque do veculo, pois o controle muscular dos membros inferiores mais difcil na descida. Objetivando o aspecto social, este trabalho teve a inteno de contribuir, para uma viso geral dos dois tipos de nibus mais comuns que circulam na cidade de Santos assim como dos usurios destes veculos e suas necessidades de conforto no sentido de despertar as organizaes pblicas e privadas e os empresrios bem como a comunidade em geral da importncia da ergonomia para o conforto e segurana tambm no nibus urbano. Embora, o decreto nmero 3981/02 , que altera o decreto nmero 3758/01, em seu artigo primeiro faa a citao de postos avanados de cobrana sem cobrador, na opinio dos usurios a ausncia do cobrador prejudicial, pois causa o retardo da sada do veculo porque o motorista assume a tarefa de cobrana. Sugere-se a reviso do texto deste

decreto pois alm de funo cobrana, o cobrador propicia a segurana e qualidade no atendimento dos passageiros. Sugere-se a realizao de pesquisas semelhantes em outros locais, abordando assuntos no tratados nesta pesquisa, como utilizao do nibus urbanos por portadores de necessidades especiais (incluindo as obesas), o ponto de nibus como mobilirio urbano, e sua integrao com os nibus. preciso ressaltar que as concluses obtidas nesta pesquisa referem-se aos nibus urbanos da cidade de Santos, no podendo ser generalizada para outras cidades e sim utilizada para outros trabalhos direcionados para estudos similares como instrumento de apoio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARAJO, G. Normas Regulamentadoras Comentadas. Rio de janeiro, 2002. CATLOGO BUSSCAR : Distrito Industrial . Joinville / Brasil , 2003. busscar@busscar.com.br www.busscar.com.br CATLOGO CAIO : So Paulo / Brasil, 2003. www.caio.com.br IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produo. So Paulo : Edgar Blucher, 1990. IIDA, I. Aspectos Ergonmicos do nibus Urbano,2. Rio de janeiro, RJ: Ministrio da Indstria e do Comrcio/ Secretaria de Tecnologia Industrial, MIC/STI., 1977. NORMA REGULAMENTADORA 17 - Portaria 3.214 Captulo V da CLT , 1978.

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS CHAPANIS, A. Ethnic variables in human factor engineering. Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1975. COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRFEGO. A Gesto do Trnsito e Transporte no Caminho Certo, Relatrio de Atividades, 1997 /2000. COSTA, R. Composio Corporal, Teoria e Prtica da Avaliao. So Paulo: Manole, 2001. COSTA, R. F.; GAGLIARDI, J. F. L.; MANSOLDO, A. C. PROPORCIONALIDADE E SOMATOTIPO. Exerccio. So Paulo: Roca, 2003. DIRIOS OFICIAIS DO PODER EXECUTIVO Santos, outubro, 2002. www.prefeituradesantos.org.br DUPAS, M. Pesquisando e Normalizando Noes Bsicas e recomendaes teis para Elaborao de Trabalhos Cientficos, Srie Apontamentos. UFSCAR : 2001. GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia. Adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre Bookmann , 1998. GIL, A.C. MTODOSE TCNICAS DE PESQUISA SOCIAL. So Paulo: Atlas, 1999. JARDIM, S.R. Avaliao do conforto do nibus urbano : Estudo de caso no Distrito Federal. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Braslia : DF, 2000. KAPANDJI, I. A. Fisiologia Articular, vol3. Ed. Manole , 1980. In: KISS, M. A. P. D. M, Esporte e

LAPPONI, J C. ESTATSTICA USANDO EXCEL. So Paulo: Lapponi , 2000. MALTA, G.T. Vade Mecum do Perito de Insalubridade e Periculosidade. So Paulo: LTr, 2000. MANUAL DE APLICAO DA NORMA REGULAMENTADORA. N17, Ministrio do Trabalho e Emprego. Braslia, 2002. PALMER, C. Ergonomia. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas,1976. PANERO, J. e ZELNIK, M. Las Dimensiones Humanas em Los Espacios Interiores. Mxico: Gustavo Gili, 1984. REVISTA CIPA Edio 260 Estudo do Rudo no nibus. So Paulo: Fundacentro, 2001. REVISTA INBUS TRANSPORT www.inbus.com.br REVISTA BRASILEIRA DE SADE OCUPACIONAL. Estudo das condies de trabalho e sade de motoristas de nibus urbanos de belo Horizonte MG Ministrio do trabalho e emprego Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho vol.25, 1999. REVISTA DOS TRANSPORTES PBLICOS. Associao Nacional dos Transportes Pblicos , Ano 23 4 trimestre n 89, 2000. REVISTA DOS TRANSPORTES PBLICOS. Associao Nacional dos Transportes Pblicos, Ano 23 1 trimestre n 90, 2001. exemplares n1 , n 2 e n 3,So Paulo, 2003.

REVISTA DOS TRANSPORTES PBLICOS. Associao Nacional dos Transportes Pblicos, Ano 20 4 trimestre, 1997. REVISTA TRUCK & VAN. NIBUS Chassis Carroarias, 2003. SANTOS, A.P. Noes Bsicas de Ergonomia no Trabalho, So Paulo, 2001. SERRANO, R C Novo equipamento de medies antropomtricas, So Paulo: Fundacentro, 1997. STELLMAN e DAUM. Trabalho e Sade na Indstria, vol 1. So Paulo: Fundacentro, 1987. STIEL, W.C. nibus : Uma histria do transporte coletivo e do desenvolvimento Urbano no Brasil . So Paulo :Estdio comdesenho , 2001. WISNER, A. Por Dentro do Trabalho , Ergonomia Mtodo e Tcnica. So Paulo: FTD / Obor, 1987.

*Alda Paulina dos Santos Desenhista Industrial com habilitao em projeto de produto pela (UNISANTA) , especialista em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de So Carlos (UFSCAR), no setor da engenharia civil na rea de transportes, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de So Carlos (UFSCAR), no setor da engenharia civil na rea de transportes, titulada em maio de 2004. Professora da disciplina de ergonomia na faculdade de fisioterapia da UNISANTA, Coordenadora e professora do curso de ps-graduao em ergonomia da Universidade Gama Filho SP. Consultora em ergonomia pelo Itsemap SP.

You might also like