You are on page 1of 14

Empurra, estica, puxa...

Tubos de metal, portas e janelas para residncias e edifcios, arames, cabos de ao e fios eltricos so produtos to comuns no nosso dia-a-dia que a gente nem se d ao trabalho de prestar ateno neles. Mas nem por isso eles deixam de ser importantes. Muito pelo contrrio! Quanto mais usados mais necessrios eles se tornam. Voc j imaginou a vida em uma cidade, grande ou pequena, sem cabos eltricos ou telefnicos? E sem outra coisa bem simples e muito barata que todo mundo precisa usar, principalmente em um pas tropical como o nosso. Que coisa essa? o guarda-chuva! Impossvel fabric-lo sem tubos e varetas de metal, produzidos pelos processos de conformao mecnica que estudaremos nesta aula: a extruso e a trefilao. Aqui voc vai aprender que se a necessidade de perfis de formatos complicados ou, ento, de tubos, o processo de fabricao ser a extruso. Por outro lado, se o que se quer fabricar, so rolos de arame, cabos ou fios eltricos, o processo indicado a trefilao. Fique ligado.

Extruso: o maior empurra-empurra Assim como a laminao, a extruso um processo de fabricao de produtos semi-acabados, ou seja, produtos que ainda sofrero outras operaes, tais como corte, estampagem, usinagem ou forjamento, antes de seu uso final. Como resultado disso, ob-

85

tm-se uma das importantes caractersticas do produto extrudado: seo transversal reduzida e grande comprimento. O processo de extruso consiste basicamente em forar a passagem de um bloco de metal atravs do orifcio de uma matriz. Isso conseguido aplicando-se altas presses ao material com o auxlio de um mbolo.

Trata-se de um processo de fabricao relativamente novo, se comparado com a maioria dos outros processos de conformao mecnica. As primeiras experincias com extruso foram feitas com chumbo no final do sculo passado. O maior avano aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, com a produo de grandes quantidades de perfis de alumnio para serem usados na indstria aeronutica. Atualmente, no s metais mais dcteis, como o alumnio e suas ligas e o cobre e suas ligas, podem passar pelo processo de extruso. Tambm possvel fabricar produtos de ao ao carbono e ao inoxidvel por meio de extruso. Produtos de plstico, principalmente embalagens, tambm so fabricados por extruso. No que se refere ao uso do alumnio, as variedades de perfis que se pode fabricar quase ilimitada. As sees obtidas so mais resistentes porque no apresentam juntas frgeis e h melhor distribuio do metal. O processo fornece, tambm, uma boa aparncia para as superfcies.

86

Etapas do processo De acordo com o tipo de metal, que deve suportar rigorosas condies de atrito e temperatura, e com a seo a ser obtida, a extruso pode ser realizada a quente ou a frio. O metais mais duros, como o ao, passam normalmente pelo processo de extruso a quente. Esse processo envolve as seguintes etapas: 1. Fabricao de lingote ou tarugo de seo circular. 2. Aquecimento uniforme do lingote ou tarugo. 3. Transporte do lingote ou tarugo aquecido para a cmara de extruso. Essa etapa deve ser executada o mais rapidamente possvel para diminuir a oxidao na superfcie do metal aquecido. 4. Execuo da extruso: com o tarugo aquecido apoiado diante da cmara de extruso, o pisto acionado e o material empurrado para o interior da cmara. 5. Fim da extruso: o pisto recua e a cmara se afasta para a retirada do disco e da parte restante do tarugo. 6. Remoo dos resduos de xido com o auxlio de disco raspador acionado pelo pisto. Lingote o bloco de metal produzido por fundio. Tarugo o bloco de metal obtido pela laminao de um lingote. Considerando-se que o trabalho a quente traz problemas de oxidao do bloco de metal e das ferramentas de extruso, a temperatura de trabalho deve ser a mnima necessria para fornecer ao metal o grau de plasticidade adequado. Devido intensa deformao produzida durante a extruso, pode ocorrer um sensvel aquecimento do metal. Portanto, a temperatura mxima do processo deve ser seguramente inferior temperatura de liquao, ou seja, aquela em que acontece a fuso do contorno dos gros.

87

Se a temperatura de extruso ficar muito prxima de liquao, o aquecimento produzido pelo atrito e pela compresso da matriz, poder atingir a temperatura de fuso e impedir a fabricao do produto por extruso. Deve-se lembrar, tambm, de que a temperatura do material na zona de deformao depende da velocidade de deformao e do grau de compresso. Isso significa que a temperatura aumenta quando aumentam a velocidade e a deformao, por causa do aumento do atrito devido ao aumento da velocidade de deformao e do grau de compresso. Na extruso a quente, as redues de rea conseguidas so da ordem de 1:20 (um para vinte). Isso significa que, se voc tiver uma barra de 100 mm2 de rea, ela pode ter sua rea reduzida para 5 mm2. Os materiais mais dcteis, como o alumnio, podem passar por extruso tanto a frio quanto a quente e obtm redues de rea da ordem de 1:100 (um para cem). Na extruso a frio, o material endurece por encruamento durante a deformao porque os gros do metal se quebram e assim permanecem, aumentando as tenses na estrutura e, conseqentemente, sua dureza. Na extruso a quente, os gros se reconstituem aps a extruso por causa da alta temperatura.

Pare! Estude! Responda! Exerccios 1. Responda s seguintes questes. a) O que extruso? b) Que tipos de produtos so fabricados pelo processo de extruso? D exemplos diferentes do texto.

88

2. Escreva C para as afirmaes corretas e corrija as erradas. a) ( ) Rolos de arame, cabos e fios eltricos so produtos fabricados por extruso. b) ( ) O alumnio pode ser extrudado em uma grande quantidade de perfis. c) ( ) A temperatura de aquecimento do bloco de metal a ser extrudado deve ser a mais alta possvel.

Tipos de processos de extruso A extruso pode ser realizada de duas maneiras bsicas: direta ou indiretamente. Na extruso direta o bloco metlico a ser processado colocado em uma cmara ou cilindro, e empurrado contra uma matriz atravs de um pisto, acionado por meios mecnicos ou hidrulicos.

Para proteger o pisto da alta temperatura e da abraso resultantes do processo de extruso direta, emprega-se um bloco de ao, chamado de falso pisto entre o material metlico e o mbolo. Usa-se tambm um pedao de grafite entre o metal e o pisto a fim de assegurar que todo o material metlico passe pela matriz. Nesse processo, a deformao ocorre na matriz, enquanto que o resto do material contido pelas paredes do cilindro. Desse modo, no se produz nenhuma instabilidade no material. Isso torna possvel alcanar elevadas redues (at 99%) no material processado.

89

Na extruso indireta, o mbolo oco e est ligado matriz. A extremidade oposta da cmara fechada com uma placa. O mbolo oco empurra a matriz de encontro ao metal e este sai da matriz em sentido contrrio ao movimento da haste.

Como no h movimento relativo entre o bloco de metal e as paredes da cmara, as foras de atrito so muito menores e as presses necessrias so tambm menores do que na extruso direta. Por outro lado, como o mbolo furado, as cargas a serem utilizadas so limitadas e no possvel obter perfis com formatos complexos. Por isso, o processo de extruso direta o mais empregado. Os equipamentos usados na extruso consistem em prensas horizontais, mecnicas ou hidrulicas, com capacidades normais entre 1 500 e 5 mil toneladas. Prensas hidrulicas conseguem cargas de at 30 mil toneladas! Alm dessas prensas, so necessrios equipamentos auxiliares para a realizao do processo. Eles incluem fornos para aquecimento dos tarugos, fornos de tratamento trmico, alm de equipamentos para transporte e corte dos perfis.

Defeitos da extruso Existem vrios defeitos tpicos dos processos de extruso. Por exemplo: no processo de extruso, a deformao no uniforme. Por isso, o centro do tarugo move-se mais rapidamente que a periferia, e forma-se uma zona morta ao longo da superfcie externa do tarugo. Quando a maior parte do bloco de metal j pas90

sou pela matriz, a superfcie externa move-se para o centro e comea a fluir pela matriz. Como essa superfcie externa contm uma pelcula de xido, aparecem linhas internas de xido no interior do produto. Se esse produto for cortado transversalmente, esse xido aparecer na forma de um anel que no permite a colagem das partes a ele adjacentes. Outro defeito que pode aparecer por causa da diferena de velocidade entre o ncleo do tarugo e a periferia, a formao de uma cavidade no centro da superfcie do material em contato com o pisto, quando o processo de extruso atinge a etapa final. Essa cavidade cresce gradualmente em dimetro e profundidade, transformando a barra em um tubo. Por isso, essa parte final do produto dever ser descartada. O aspecto desse defeito semelhante ao de um rechupe interno. O arrancamento o defeito que se forma na superfcie do produto e aparece na forma de perda de material da superfcie, quando o produto passa muito rapidamente pela matriz. Produtos fabricados pelo processo de extruso podem apresentar tambm bolhas na superfcie. Elas podem ser causadas pela presena de hidrognio e materiais provenientes da fundio do lingote ou por ar contido dentro do recipiente da prensa. Os defeitos que acabamos de descrever podem ser evitados da seguinte forma: Cavidade no produto:

descartar a poro final do produto. no extrudar o tarugo at o fim; aquecer o recipiente a uma temperatura 50C menor que a temperatura do tarugo; no deixar o dimetro do produto extrudado ultrapassar um valor a partir do qual o anel de xido comea a aparecer.

Anel de xido:

91

Arrancamento:

diminuir a velocidade de extruso; diminuir a temperatura de extruso. eliminar gases dissolvidos no metal lquido durante a fundio do lingote.

Bolhas

J temos bastante informaes para voc estudar. Que tal fazer isso agora?

Pare! Estude! Responda! Exerccios 3. Complete as definies abaixo: a) Na extruso direta, o bloco metlico b) Na extruso indireta, a matriz 4. Como possvel evitar os seguintes defeitos? a) Cavidade no produto b) Anel de xido c) Arrancamento d) Bolhas

Puxa e estica Acender a luz, falar ao telefone, ligar o som, a televiso ou um outro eletrodomstico qualquer, andar de elevador. Nada disso seria possvel sem a trefilao, pois os fios eltricos de cobre ou alumnio, os cabos e arames de ao necessrios para essas atividades to comuns do sculo vinte so fabricados por esse processo de conformao mecnica. Por esse processo, possvel obter produtos de grande comprimento contnuo, sees pequenas, boa qualidade de superfcie e excelente controle dimensional.

92

O princpio do processo de trefilao , de certa forma, parecido com o da extruso, ou seja, necessrio que o material metlico passe por uma matriz para ter seu dimetro diminudo e seu comprimento aumentado. A grande diferena est no fato de que, em vez de ser empurrado, o material puxado. Alm disso, a trefilao normalmente realizada a frio.

Existem bancos de trao de at 100 toneladas, capazes de trabalhar a uma velocidade de at 100 metros por minuto, percorrendo distncias de at 30 metros. Em alguns casos, vrios conjuntos desse tipo podem ser montados em srie, a fim de produzir arames e fios com dimetros ainda menores. A barra que deve ser trefilada chamada de fio de mquina. Ela deve ser apontada, para facilitar a passagem pela fieira, e presa por garras de trao que vo puxar o material para que ele adquira o dimetro desejado. A fieira uma ferramenta cilndrica que contm um furo no centro por onde passa o fio, e cujo dimetro vai diminuindo. Assim seu perfil apresenta o formato de um funil.

A razo da presena desse ngulo, geralmente maior que o ngulo de trefilao, facilitar a lubrificao e, conseqentemente, a passagem do material. A lubrificao necessria para facilitar a
93

passagem do metal pela fieira, a fim de diminuir o atrito entre o fio e o cone de trabalho. O cilindro de calibrao serve para ajustar o dimetro do fio. O cone de sada, por sua vez, permite a sada livre do fio. A fieira construda de metal duro para fios de dimetro maior que 2 mm, ou diamante para fios de dimetro de at 2 mm. Esses materiais so usados para que a fieira possa resistir s condies severas e grandes solicitaes caractersticas desse processo.

Etapas do processo O processo de trefilao compreende as seguintes etapas: 1. Laminao e usinagem para a produo do fio mquina. 2. Decapagem mecnica ou qumica que retira os xidos presentes na superfcie do fio mquina. 3. Trefilao 4. Tratamento trmico de recozimento, quando necessrio restabelecer o ductilidade do material. Para a trefilao propriamente dita, existem dois tipos bsicos de mquinas de trefilar:

sem deslizamento

Nessa mquina, o fio tracionado, ou seja, puxado, e depois de passar pelo furo da fieira, ele vai para um anel tirante que acumula o fio antes de liberar sua movimentao em direo a uma segunda fieira onde o processo se repete. Isso feito quantas vezes forem necessrias para obter a bitola desejada para o fio. Ao trmino desse processo, o fio enrolado em uma bobinadeira.

94

com deslizamento

Essa mquina usada para a trefilao de fios metlicos de pequeno dimetro. Nela, o fio parte de uma bobina, passa por uma roldana e segue alinhado at a primeira fieira. Na sada da fieira, o fio tracionado por um anel tirante e enrolado nele com um nmero de voltas que depende da fora do atrito necessria para tracionar o fio atravs da primeira fieira.

O movimento helicoidal do fio provoca seu deslizamento lateral pelo anel e o sistema prossegue dessa forma para as demais fieiras e anis.

Caractersticas e defeitos dos produtos trefilados Como j dissemos, os produtos trefilados caracterizam-se por seu grande comprimento e pequena seo transversal. Dependendo de sua utilizao, formato, seo transversal, eles recebem uma denominao. Assim, as barras possuem dimetro maior que 5 mm; os arames ou fios possuem dimetro menor. O arame usado para a construo mecnica. O fio usado em aplicaes eltricas. Esses produtos apresentam os seguintes defeitos tpicos: Dimetro escalonado, causado por partculas duras retidas na fieira e que se desprendem depois.

95

Fratura irregular com estrangulamento, causada por esforo excessivo devido lubrificao deficiente, excesso de espiras no anel tirante, anel tirante rugoso, anel tirante com dimetro incorreto, reduo excessiva.

Fratura com risco lateral ao redor da marca de incluso, causada por partcula dura inclusa no fio inicial proveniente da laminao ou extruso.

Fratura com trinca aberta em duas partes, causada por trincas de laminao.

Marcas em forma de V ou fratura em ngulo, causadas por reduo grande e parte cilndrica pequena, com inclinao do fio na sada; ruptura de parte da fieira com incluso de partculas no contato fio-fieira; incluso de partculas duras estranhas.

Ruptura taa-cone, causada por reduo pequena e ngulo de fieira muito grande, com acentuada deformao da parte central.

96

Aqui terminamos o estudo de mais dois processos de conformao mecnica. H muito mais do que isso a ser apreendido. Por isso, no deixe a peteca cair! Para saber mais consulte a nossa bibliografia no final deste livro.

Exerccios 5. Complete as seguintes frases: a) A trefilao o processo utilizado para a produo de .........................................., .............................................. e .............................................. . b) Na trefilao, o material ........................... atravs de uma matriz e normalmente realizada a ............................ c) A barra a ser trefilada chamada de ........................... . 6. Descreva a funo das seguintes partes da fieira: a) Cone de entrada:.................................................................. b) Cone de trabalho:................................................................. c) Cilindro de calibrao:.......................................................... d) Cone de sada: ..................................................................... 7. Descreva com suas palavras o processo de trefilao: a) Com deslizamento:............................................................... b) Sem deslizamento:...............................................................

Gabarito 1. a) um processo de fabricao que consiste basicamente em forar a passagem de um bloco de metal atravs do orifcio de uma matriz. b) Tubos sem costura, componentes eltricos e plsticos. 2. a) So fabricadas por trefilao. b) (c) c) Deve ser a mnima necessria para fornecer ao metal o grau de plasticidade adequado.

97

3. a) Empurrado contra uma matriz. b) Empurrada de encontro ao metal. 4. a) Descartar a poro final do produto. b) No extrudar o tarugo at o fim; aquecer o recipiente a uma temperatura de 50C menor que a do tarugo; no deixar o dimetro do produto extrutado ultrapassar um valor a partir do qual o anel de xido comea a aparecer. c) Diminuir a velocidade e temperatura de extruso. d) Eliminar gases dissolvidos no metal lquido durante fundio do lingote. 5. a) Fios eltricos de cobre ou alumnio, cabos e arames de ao b) Puxado, frio. c) Fio de mquina. 6. a) Facilitar a lubrificao. b) Facilitar a passagem do material. c) Ajustar o dimetro do fio. d) Permitir a sada livre do fio. 7. a) O fio, parte de uma bobina, segue sendo puxado at a primeira fieira, na sada da fieira o fio tracionado por um anel tirante e enrolado nele com um nmero de voltas que depende da fora de atrito necessria para tracionar o fio atravs da primeira fieira. O movimento do fio em forma helicoidal provoca o deslizamento lateral pelo anel e o sistema prossegue para as demais fieiras e anis. b) O fio tracionado, depois de passar pela fieira vai para um anel tirante que acumula o fio antes de liberar sua movimentao at a segunda fieira onde o processo se repete. Isso feito quantas vezes forem necessrias para se conseguir a bitola desejada; ao final, o fio enrolado na bobinadeira.

98

You might also like