You are on page 1of 12

Preparao de Superfcies Veja o padro visual de acordo com a norma

8501-1 / SIS 05 5900 SSPC VIS 5 - NACE VIS 9 SSPC VIS 4 - NACE VIS7

ndice:

1. GRAUS DE INTEMPERISMO E DE PREPARAO DE SUPERFCIES DE AO 2. GRAUS DE INTEMPERISMO DE SUPERFCIE DE AO SEM PINTURA 3. ISO 8501-1 4. TRATAMENTO POR JATEAMENTO ABRASIVO MIDO 5 .TRATAMENTO POR HIDROJATEAMENTO

1. GRAUS DE INTEMPERISMO E DE PREPARAO DE SUPERFCIES DE AO O grau de intemperismo de uma superfcie de ao refere-se s condies em que a superfcie se encontra antes da execuo do processo de limpeza. J o grau de preparao de superfcie corresponde ao padro de limpeza final da superfcie antes da aplicao do revestimento anticorrosivo. 2. GRAUS DE INTEMPERISMO DE SUPERFCIE DE AO SEM PINTURA

GRAU A - Superfcie de ao completamente coberta pela carepa de laminao, intacta e aderente, com pouca ou nenhuma corroso. GRAU B - Superfcie de ao com princpio de corroso, cuja carepa de laminao tenha comeado a desagregar-se. GRAU C - Superfcie de ao cuja carepa de laminao tenha sido removida pela corroso ou possa ser retirada por meio de raspagem, apresentando pequenos alvolos. GRAU D - Superfcie de ao cuja carepa de laminao tenha sido removida pela corroso, apresentando corroso alveolar de severa intensidade.

2.1 PREPARAO DA SUPERFCIE

Dentre as normas existentes de preparao da superfcie, a mais usual no Brasil na atualidade a ISO 8501-1 mas ainda pode ser encontrada a norma sueca Swedish Standards Institution (SIS 05 5900) de 1988 especificada , mas ela foi anulada. A SIS unificou-se com a ISO por esse motivo que os padres visuais da SIS so os mesmos ISO inclusive duas denominaes. No quadro abaixo so apresentadas as normas equivalentes mencionada. Tratamento Limpeza com ISO 8501-1 / SIS 055900 (1) St2 SSPC (3) BS 4232 (4) NACE (5) SP2 JSRA SPSS (6) -

Tratamento ferramentas mecnicas Limpeza com ferramentas mecnicas Jateamento ligeiro Brush-off Jateamento comercial Jateamento ao metal quase branco Jateamento ao metal branco Limpeza com solvente Limpeza a fogo Decapagem qumica Intemperismo de jato abrasivo

ISO 8501-1 / SIS 055900 (1)

SSPC (3) BS 4232 (4) NACE (5)

JSRA SPSS (6)

St3

SP3

Pt3

Sa1 Sa2 Sa2 Sa3 F1 -

SP7 SP6 SP10 SP5 SP1 SP4 SP8 SP9

3 qualidade (80% min) 2 qualidade (95% min) 1 qualidade (100% min) -

N 4 N 3 N 2 N 1 -

Sh1, Sd1 Sh2, Sd2 Sh3, Sd3 -

(1) - Preparation of Steel Substrates Before Application of Paints and Related Products (ISO 8501-1). (2) - Swedish Standard Institution (SIS 05 5900 - 88) - Norma sueca. (3) - PETROBRS - Norma brasileira baseada na ISO. (4) - Steel Structure Painting Council - Norma americana. (5) - British Standards - Norma inglesa. (6) - National Association of Corrosion Engineers - Norma americana. (7) - The Shipbuilding Research Association of Japan Standards for the Preparation of Steel Surface Prior to Painting - Norma japonesa.

2.2 TRATAMENTO DE SUPERFCIE PARA DIVERSOS SUBSTRATOS


2.2.1 AO CARBONO

Desengorduramento - Sua funo a remoo de leo, graxa ou qualquer outro contaminante que permanea sobre a superfcie, atravs da limpeza com panos ou trapos embebidos no solvente. Se o uso de solventes no der uma limpeza satisfatria, pode-se usar vapor com detergentes (desengraxantes). Limpeza com ferramentas manuais - A remoo de carepas soltas de laminao, regies oxidadas etintas envelhecidas, podem ser feitas atravs do emprego de escovas de ao, lixamento, raspagem, entre outras ferramentas manuais. Limpeza com ferramentas mecnicas - Mtodo menos trabalhoso que a anterior, pois se empregam lixadeiras eltricas, escovas de ao, pistoletes de

agulha, entre outras, para a remoo de carepas soltas de laminao, regies oxidadas e tintas envelhecidas. Limpeza por jateamento - O jateamento abrasivo o mtodo mais eficaz para remoo de carepas soltas ou no de laminao, regies oxidadas e tintas envelhecidas, com o emprego de granalha, escria de fundio de cobre e xido de alumnio, aplicadas sob alta presso. OBS: Areia no est inclusa nos abrasivos, porque est proibida a sua utilizao em territrio nacional, tanto no processo seco como mido segundo a portaria 99 de 19/10/2004.

2.2.2 AO GALVANIZADO

Desengorduramento - Sua funo a remoo de leo, graxa ou qualquer outro contaminante que permanea sobre a superfcie, atravs da limpeza com panos ou estopas embebidos no solvente.

Os produtos resultantes da corroso branca do zinco devem ser removidos com gua sob alta presso ou lixamento manual. Pode-se usar o jato ligeiro (brush-off), lavando a seguir com gua, para assegurar a remoo dos sais solveis de zinco. Aps a limpeza e secagem do substrato, aplicar primer de alta aderncia (REVRAN PAA 540 ou REKOVIN PWP 588), prprios para superfcies no ferrosas.
2.2.3 ALUMNIO

Desengorduramento - Sua funo a remoo de leo, graxa ou qualquer outro contaminante que permanea sobre a superfcie, atravs da limpeza com panos ou estopas embebidos no solvente. Caso o substrato estiver com indcios de corroso, fazer um ligeiro lixamento com posterior lavagem. Deixar secar e aplicar primer de alta aderncia (REVRAN PAA 540 ou REKOVIN PWP 588), prprios para superfcies no ferrosas.

2.2.4 CONCRETO

Novo - No aplicar qualquer tipo de revestimento sem que o concreto esteja seco e curado pelo menos h 25 dias (25C). A nata de cimento e p solto formado na sua superfcie devem ser eliminados, para que haja uma perfeita aderncia do sistema. O tratamento adequado para a reduo da alcalinidade do concreto o tratamento cido. Adicionar cido muritico (HCL) a 15% em gua, homogeneizar com esptula de madeira, aplicar sobre o concreto, deixando-o agir at que a superfcie apresente uma aparncia rugosa e spera. Lavar com gua abundantemente, no deixando formar poas. Esperar secar e aplicar o revestimento especificado. Velho - A nata de cimento e p solto formado na sua superfcie devem ser eliminados para que haja uma perfeita aderncia do sistema. O tratamento adequado para superfcies de concreto velho o jateamento ligeiro. Escovas rotativas podem ser usadas, mas requerem mais trabalho. Outro mtodo o do cido muritico j descrito acima.

3. ISO 8501-1
3.1 GRAUS DE PREPARAO POR RASPAGEM OU ESCOVAMENTO

- Padro St 2: Limpeza manual Superfcie de ao completamente raspada e tratada manual ou mecanicamente com escova de ao, etc. O tratamento deve remover a carepa de laminao solta, a ferrugem e qualquer outro material. A superfcie deve ser limpa imediatamente, com aspirador, com ar seco e comprimido ou escova de plo. O aspecto deve corresponder a um suave brilho metlico, de acordo com os padres fotogrficos da designao St 2. Este tratamento no se aplica a superfcies que apresentem grau A de corroso. Os padres atingidos so: B St 2, C St 2 e D St 2 da Norma ISO 8501-1. - Padro St 3: Limpeza manual Superfcie completamente raspada e tratada manual ou mecanicamente com escova de ao, esmerilhadeira, etc, de forma mais minuciosa e rigorosa do que a anterior. Aps a remoo do p, a superfcie deve apresentar brilho metlico claro. O aspecto deve corresponder s gravuras com designao St 3.
3.2 TRATAMENTO POR JATEAMENTO ABRASIVO EM AO

Consiste no melhor preparo de superfcie de ao pelo emprego de granalha de ao e outros abrasivos. - Padro Sa 1: Limpeza por jateamento abrasivo ligeiro (BRUSH-OFF) Carepas de laminao soltas, ferrugem e matrias estranhas devem ser removidas. A superfcie deve ser limpa imediatamente com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A aparncia final deve corresponder aos padres fotogrficos e visuais, conforme Sa 1. Este tratamento no se aplica a superfcies que apresentem grau A de intemperismo. Para os demais, os padres de tratamento so: B Sa 1, C Sa 1 e D Sa 1 da Norma ISO 8501-1. - Padro Sa 2: Limpeza por jateamento abrasivo comercial Praticamente toda carepa de laminao, xidos e outras impurezas so eliminados por este tratamento. Se a superfcie possui alvolos (crateras), pelo menos 66,7% da rea de 6,45cm devero estar livres de resduos visveis. A superfcie deve ser limpa imediatamente com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A aparncia final deve corresponder aos padres fotogrficos e visuais, conforme Sa 2. Este tratamento no se aplica a superfcies que apresentem grau A de intemperismo. Para os demais, os padres de tratamento so: B Sa 2, C Sa 2 e D Sa 2 da Norma ISO 8501-1. - Padro Sa 2 : Tratamento por jateamento abrasivo ao metal quase branco Carepas de laminao, ferrugem e matrias estranhas devem ser removidas de maneira to perfeita que seus vestgios apaream somente com manchas tnues ou estrias. A superfcie deve ser limpa imediatamente com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A superfcie deve apresentar aspecto correspondente aos padres fotogrficos e visuais, conforme Sa 2 , com seus respectivos graus de intemperismo: A Sa 2 , B Sa 2 , C Sa 2 e D Sa 2 da Norma ISO 8501-1.

- Padro Sa 3: Limpeza por jateamento abrasivo ao metal branco Carepas de laminao, xidos e materiais estranhos devem ser removidos totalmente, que lhe dar uma aparncia cinza clara e isento de manchas ou estrias. A superfcie deve ser limpa imediatamente com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A aparncia final deve estar de acordo com os padres fotogrficos e visuais, conforme Sa 3, com seus respectivos graus de intemperismo: A Sa 3, B Sa 3, C Sa 3 e D Sa 3 da Norma ISO 8501-1.
3.3 CONSIDERAES GERAIS

Antes do jateamento abrasivo, o ao dever estar livre de gorduras, graxas ou leos, atravs do desengorduramento com panos embebidos em solvente, vapores de solventes ou outros mtodos que eliminem estes contaminantes. Os cordes de solda e arestas vivas devem ser esmerilhados para evitar baixa espessura de tinta nestas regies, diminuindo sua proteo. Praticamente no se consegue cobrir de maneira uniforme respingos de solda, que devem ser removidos para evitar falhas prematuras da pintura. O perfil de rugosidade obtido atravs do jateamento depender do tipo e tamanho do abrasivo utilizado, da presso do ar e tcnica aplicada. Via de regra, o perfil ideal para um sistema de pintura aquele que compreende em torno de 30% da espessura final do sistema.
TABELA - ALTURAS DE PERFIL OBTIDAS EM FUNO DO ABRASIVO

Abrasivo

N 40 G 80 N 25 G 50 N 18 G 40 N 16 G 25 N 12 G 16 N S 110 N S 230 N S 280 N S 330

Tamanho Mximo da Partcula que Atravessa a Peneira Abertura, mm Nota 1 Granalha de ao (partculas angulosas) 0,42 40 0,7 25 1,0 18 1,2 16 1,7 12 Granalha de ao (esfricas) 0,6 30 1,0 18 1,2 16 1,4 14 xido de Alumnio Sinterizado 0,4 40

Altura Mxima do Perfil (m) 60 85 90 100 200 50 80 90 95 80

Notas : 1) Refere-se a peneiras conforme especificao ABNT NBR NM-ISO 2395 2) De acordo com a SAE RP J-444 a.

3.4 LIMPEZA A FOGO PADRO FI

A limpeza chama inclui no final da operao uma limpeza mecnica com escova de arame, para eliminar os produtos da operao de limpeza a fogo. Quando examinada a olho nu, a superfcie dever estar isenta de carepa de laminao, ferrugem, tinta e matrias estranhas. Os padres visuais de tratamento so: AFl, BFl, CFl e DFl da Norma ISO 8501-1. 4. TRATAMENTO POR JATEAMENTO ABRASIVO MIDO Uma da normas utilizadas para esse tratamento SSPC-VIS 5 / NACE VIS 9 que adota como sigla para seus padres visuais WAB wet abrasive blast cleanig Limpeza por jateamento abrasivo mido. O jateamento abrasivo mido nada mais do que o jateamento com abrasivo seco, porm misturado com gua. Este mtodo surgiu da necessidade de se eliminar os riscos proporcionados pelo jateamento seco convencional, pois o mesmo pode causar problemas srios de sade ao homem (doena profissional conhecida como silicose). OBS:A silicose uma doena profissional ocasionada pelo jateamento com areia, nesse processo a areia se quebra com impacto contra superfcie metlica liberando a silica substncia que quando inalada provoca a silicose. Como o jateamento com areia est proibido a nivel nacional como alternativa pode-se utilizar oxido de alumnio sinterizado SinterBall. Embora a limpeza seja inferior em relao ao jateamento seco, o jateamento com abrasivo mido , sem dvida, muito superior ao tratamento mecnico, que no remove totalmente os contaminantes existentes. No jateamento abrasivo mido, o perfil similar ao jateamento seco e conhecemos os contaminantes presentes: gua, inibidor de corroso e flash rusting. O flash rusting a corroso leve que se forma quando a superfcie jateada sem inibidor de corroso inicia a secagem. Pode ocorrer tambm aps lavagem com gua doce sem inibidor de corroso de uma superfcie jateada com abrasivo mido e com inibidor de corroso.
4.1 CLASSIFICAO DO FLASH RUST

- SEM FLASH RUST A superfcie de ao, quando vista a olho nu, no apresenta oxidao superficial visvel. - FLASH RUST Leve (L) A superfcie de ao, quando vista a olho nu, apresenta uma finssima camada de oxidao superficial na cor amarela/marrom, sendo facilmente observada no substrato de ao. A oxidao pode apresentar-se distribuda de forma uniforme, ou atravs de manchas localizadas, sendo fortemente aderida e de difcil remoo atravs da limpeza por meio de trapos. - FLASH RUST Moderado (M) A superfcie de ao, quando vista a olho nu, apresenta uma fina camada de oxidao

superficial na cor amarela/marrom que obscurece a superfcie original do ao. A camada de oxidao pode ser distribuda uniformemente ou atravs de manchas localizadas, mas razoavelmente bem aderida, causando ligeiras marcas em um trapo quando este esfregado levemente sobre a superfcie. - FLASH RUST Intenso (H) A superfcie de ao, quando vista a olho nu, apresenta uma camada de oxidao intensa na cor vermelho/marrom que esconde completamente a condio inicial da superfcie. A camada de oxidao pode ser distribuda uniformemente ou apresentar-se sob a forma de manchas, mas a oxidao fracamente aderida e de fcil remoo, deixando marcas significativas em um trapo quando esfregado levemente sobre a superfcie.
4.2 SSPC-VIS 5 / NACE VIS 9

Para est norma so adotadas duas condies de grau de intemperismo: - Condio C: - Superfcie de ao cuja carepa de laminao tenha sido removida pela corroso ou possa ser retirada por meio de raspagem, apresentando pequenos alvolos. (Grau de Corroso C); - Condio D: Superfcie de ao cuja carepa de laminao tenha sido removida pela corroso, apresentando corroso alveolar de severa intensidade. (Grau de Corroso D); Usamos como classificao para o grau de limpeza ou grau da preparao de superfcie WAB 10 jateamento abrasivo mido ao metal quase branco e WAB 6 jateamento abrasivo mido comercial.
4.2.1 DETERMINAO DO GRAU DE INTEMPERISMO

Selecionar no padro visual fotogrfico a foto que mais se aproxima da condio inicial do material;
4.2.2 SELEO DO PADRO VISUAL FOTOGRFICO

Selecionar a foto que mais se aproxima da preparao de superfcie especificada . ex: Especificado grau de intemperismo D, jateamento abrasivo mido ao metal quase branco, usar padro fotogrfico D WAB 6.
4.2.3 GRAU DE LIMPEZA

Imediatamente aps o jateamento de abrasivo mido e antes do aparecimento do flash rust o metal se deve apresentar o grau de limpeza. Ex: WAB 6 ou WAB 10;
4.2.4 GRAUS DE FLASH RUST

Antes do inicio da aplicao da pintura devemos comparar o grau de flash rust da superficie jateada com o padro fotogrfico. Ex: Se a Condio inicial for D, usamos D WAB-6 L, D WAB-6 M, D WAB-6 H avaliando o grau de flash rust com o padro fotogrfico. NOTA: No caso do jateamento abrasivo mido, a inspeo final deve ser feita com a superficie completamente seca comparando-a com o padro visual fotogrfico ; o grau de limpeza pode apresentar no mximo uma oxidao superficial muito leve e bem

aderida (flash rust).Se a tinta de fundo no for tolerante a umidade residual ou superfcie molhada, e em caso de ocorrncia de graus de oxidao superficial mais elevados pode ser necessrio consultar orientao do fabricante da tinta. Caso o produto no atenda essas condies deve-se fazer tratamento complementar com escova de ao ou hidrojateamento com presso mnima de 21 MPa (3 000 psi) ;
4.3 INIBIDORES DE CORROSO

a) Sempre que for necessria a utilizao de inibidor de corroso, cuidados adicionais devem ser tomados para no exceder a concentrao recomendada pelo fornecedor, e para diminuir a exposio dos trabalhadores a nvoas do produto; b) O inibidor de corroso deve ser encarado como uma ferramenta de auxlio para a produo e utilizado para grandes reas jateadas, com intuito de evitar a oxidao superficial (flash rust); c) No se deve deixar resduos de inibidor de corroso na superfcie jateada; a remoo do excesso de inibidor deve ser feita atravs de lavagem com gua doce; d) As mangueiras de gua devem ser especificadas para suportar presses de at 1,5 vez as presses de trabalho; e) Os resduos devem ser descartados, segundo orientao do rgo ambiental local.

A utilizao de jateamento com abrasivo mido, requer mudana conceitual relativa ao aspecto final da superfcie a ser pintada, pois durante dcadas acostumamos a pintar reas jateadas sem presena visual de corroso. J no jateamento com abrasivo mido sem inibidor de corroso, a superfcie apresenta-se com flash rusting, que perfeitamente aceitvel do ponto de vista de pintura, desde que se utilize produtos adequados. No se recomenda qualquer tipo de inibidor de corroso em superfcies sujeitas a imerso constante e tambm para tintas ricas em zinco. Para superfcies que apresentem umidade residual aps o jateamento com abrasivo mido , recomenda-se a aplicao de REVRAN WBC 524, REZINC WBC 522 ou REVRAN ECO NVC 997, REVRAN NVC WST Como o jateamento abrasivo mido uma nova abordagem, recomendamos que os nossos clientes entrem em contato com o nosso departamento tcnico para esclarecimentos mais detalhados. 5 .TRATAMENTO POR HIDROJATEAMENTO O hidrojateamento uma boa tcnica de limpeza de superfcie onde se utiliza gua a altssima presso para se obter uma superfcie adequada para pintura. Como no so utilizados agentes abrasivos durante o processo de hidrojateamento, elimina-se a gerao de partculas finamente divididas, sendo a slica a mais crtica entre elas. Este sistema de limpeza ideal para reas onde existem certas restries, tais como: - Poluio pela suspenso de partculas provenientes do abrasivo;

- Contaminao de equipamentos e processos por areia; - Dificuldades operacionais, tanto em plantas qumicas quanto em plataformas offshore que no podem sofrer paradas no processo, etc. Existem vrios termos utilizados no preparo de superfcie utilizando-se da gua alta presso. Os termos hydroblasting, water jetting, hydrojetting e water blasting so utilizados para se referir ao hidrojateamento. Segundo a NACE / SSPC-SP-12, o hidrojateamento um processo em que a gua a presses superiores a 10.000 psi forada atravs de um bico, objetivando limpar a superfcie submetida a este tratamento. Consideram-se normalmente duas faixas de operao das presses no hidrojateamento alta presso (HPH), cujas presses variam de 10.000 a 25.000 psi (680 a 1700 bar), e o hidrojateamento ultra-alta presso (UHPH), onde se trabalha com presses acima de 25.000 psi (acima de 1700 bar). Existe uma grande dificuldade para se definir os padres de limpeza da superfcie por hidrojateamento, como no caso de substratos preparados conforme jateamento a seco (com abrasivo), que segue os padres da norma ISO 8501-1. A caracterstica mais interessante dos benefcios do hidrojateamento a reduo substancial da presena de sais, principalmente cloretos, e a remoo de outros materiais solveis em gua. Sais, quando no removidos antes da aplicao do esquema da pintura, podem causar bolhas no filme de tinta aplicado, por causa da osmose. A norma SSPC-VIS 4 / NACE VIS 7, inclui padres de preparo da superfcie por hidrojateamento, para substrato revestido com sistemas de tintas envelhecidas, bem como com graus de intemperismo C e D, conforme a norma ISO 8501-1.
5.1 CONDIES PARA PINTURA
5.1.1 CONDIO INICIAL

As ilustraes fotogrficas mostram 5 das 7 condies iniciais, antes da preparao da superfcie. - Condio A (No ilustrada): Superfcie de ao completamente coberta pela carepa de laminao, intacta e aderente, com pouca ou nenhuma corroso. - Condio B (No ilustrada): Superfcie de ao com princpio de corroso, cuja carepa de laminao tenha comeado a desagregar-se. - Condio C: - Superfcie de ao cuja carepa de laminao tenha sido removida pela corroso ou possa ser retirada por meio de raspagem, apresentando pequenos alvolos. (Grau de Corroso C); - Condio D: Superfcie de ao cuja carepa de laminao tenha sido removida pela corroso, apresentando corroso alveolar de severa intensidade. (Grau de Corroso D); - Condio E: Superfcie do ao previamente pintada, pintura ligeramente descolorida aplicada sobre superficie tratada com jateamento abrasivo, pintura quase intacta; - Condio F: Superficie de ao previamente pintada, com aplicao de primer rico em zinco sobre superfcie tratada com jateamento abrasivo, pintura ligeiramente envelhecida e com a maior parte intacta;

- Condio G: Sistema de pintura aplicado sobre superficie de ao com carepa de laminao, a pintura fortemente degradada apresentando manchas e empolamento; - Condio H: Sistema de pintura, aplicado sobre ao, a pintura totalmente degradada apresentando manchas e empolamento. As condies A e B no esto ilustradas porque a aparncia inicial e final so semelhantes. Nota: Nas condies A e B onde a carepa encontra-se bem aderida, o hidrojateamento no remove a carepa, consequentemente no abre perfil de ancoragem.
5.1.2 DETERMINAO DA CONDIO INICIAL

Para ao sem pintura verificar padres fotogrficos condio C e D com o material a ser tratado, para ao com pintura verificar padres fotogrficos condies E, F, G e H. aceitvel que o material tenha mais de uma condio inicial.
5.1.3 CONDIO INICIAL DO AO SEM PINTURA

Selecionar o padro fotogrfico inicial (C ou D) que mais de aproxime do ao sem pintura;


5.1.4 CONDIO INICIAL DO AO COM PINTURA

Selecionar o padro fotogrfico inicial (E, F, G e H) que mais se aproxime do ao com pintura;
5.1.5 SELEO FOTOGRFICA

A Tabela 1 da como referencia as condies iniciais e o grau de limpeza correspondente a cada condio;
5.1.6 GRAU DE LIMPEZA

Imediatamente aps o hidrojateamento e antes do aparecimento do flash rust comparar a superficie tratada com o padro visual fotogrfico. Ex: WJ1,WJ2,WJ3 e WJ4.
5.1.7 GRAUS DE FLASH RUST

Antes da pintura comparar o graus de flash rust do material tratado com o padro visual. A Tabela 2 lista os graus de flash rust para as condies iniciais C e D.
5.1.8 APARNCIA IMEDIATA ANTES DA APLICAO:

- WJ-1 - A superfcie deve estar livre de toda ferrugem, tinta, carepa de laminao e matria estranha visveis previamente, e apresentar um acabamento metlico fosco uniforme; - WJ-2 A superfcie deve estar limpa, apresentando um acabamento fosco, com pelo menos 95% da rea livre de todos os resduos visveis previamente existentes, e os 5% remanescentes contendo apenas, aleatoriamente, manchas dispersas de oxidaao, tinta e matria estranha; - WJ-3 A superficie deve estar limpa, apresentando um acabamento fosco, com pelo menos 2/3 da rea livre de todos os resduos previamente existentes (exceto carepa de

laminao), e o 1/3 remanescente contendo apenas, aleatoriamente, manchas dispersas de oxidao tinta ou matria estranha previamente existentes; - WJ-4 A superficie deve apresentar-se, uniforme, livre de ferrugem, tintas e carepa de laminao no aderidas. A superficie do ao mostra variaes na textura, sombras, cor, tonalidade, alvolos e carepas, as quais devem ser consideradas, quando comparandos ao padres visuais fotogrficos. Aceitam-se variaes na aparencia que no afetem a limpeza de superficie incluindo as causadas pelo tipo de ao, condio original da superficie, espessura do ao, solda, processo de fabricao, tratamentos termicos, zonas termicamente afetadas e diferenas causadas pelo tratamento superficial abrasivo anterior
5.1.9 CONDIO FINAL

Os varios grau de limpezas com flash rust, esto descritos na SSPC-SP 12 / NACE No. 5 Tabela 1 Lista de Referncia Fotogrfica ( Sem Flash Rust) para Vrias Condies Iniciais com quatro graus de limpeza Condio C 100% Oxidado C WJ 1 C WJ 2 C WJ 3 C WJ 4 Condio D 100% Condio Condio Condio Condio Oxidado com E F G H Alvolos D WJ 1 E WJ 1 F WJ 1 G WJ 1 H WJ 1 D WJ 2 E WJ 2 F WJ 2 G WJ 2 H WJ 2 E WJ D WJ 3 F WJ 3 G WJ 3 H WJ 3 3* D WJ 4 E WJ 4 F WJ 4 G WJ 4 H WJ 4

Condio Inicial WJ-1 Graus WJ-2 de WJ-3 limpeza WJ-4

* E WJ-3 ALT h uma padro visual fotogrfico que ilustra essa condio. Tabela 2 Lista de Referncia Fotogrfica Mostrando os Nveis de Flash Rust Condio Inicial da Superfcie Condio D 100% de Oxidao com a Condio C 100% de Oxidao presena de Alvolos Graus de WJ-2 Limpeza Sem Flash C WJ-2 Rust Flash Rust C WJ-2 L leve Flash Rust C WJ-2 M Moderado Flash Rust C WJ-2 H WJ-3 C WJ-3 C WJ-3 L C WJ-3M C WJ-3 H WJ-2 D WJ-2 D WJ-2 L D WJ-2 M D WJ-2 H WJ-3 D WJ-3 D WJ-3 L D WJ-3M D WJ-3 H

Condio Inicial da Superfcie Intenso * As referncias fotogrficas ilustra duas condies iniciais (grau de corroso) importante salientar que este manual contempla vrias condies da situao prvia da superfcie antes de ser hidrojateada, que pode variar do grau C de corroso at superfcies pintadas, e ainda com tintas com vrios tipos de tintas. Com o controle de presso, pode-se remover seletivamente camada de tinta em superfcies j pintadas, conseguindo-se assim s remover as camadas mais danificadas. O preparo de superfcie feito por hidrojateamento no produz o perfil de rugosidade no ao novo e com carepa de laminao. NOTA: No caso do jateamento abrasivo mido, a inspeo final deve ser feita com a superficie completamente seca comparando-a com o padro visual fotogrfico ,o grau de limpeza pode apresentar no mximo uma oxidao superficial muito leve e bem aderida (flash rust), se a tinta de fundo no for tolerante a umidade residual ou superfcie molhada, e em caso de ocorrncia de graus de oxidao superficial mais elevados pode ser necessrio, consultar orientao do fabricante da tinta, caso o produto no atenda essas condies deve-se fazer tratamento complementar com escova de ao ou hidrojateamento com presso mnima de 21 MPa (3 000 psi).

You might also like