You are on page 1of 7

UNOPAR UNIVERSIDADE NORTE DO PARAN

PS-GRADUAO EM AUDITORIA, PERCIA E GESTO AMBIENTAL

ENIZABETE APARECIDA BARBOSA DA SILVA

PERCIA SECURITRIA SEGURO AMBIENTAL

Cacoal/RO 2010

ENIZABETE APARECIDA BARBOSA DA SILVA

PERCIA SECURITRIA SEGURO AMBIENTAL

Trabalho apresentado a UNOPAR Universidade Norte do Paran, como requisito parcial de obteno de nota na disciplina de Percia Securitria sob a orientao do Prof. Rafael Bechara.

CACOAL/RO 2010

1.INTRODUO

O seguro ambiental ainda no obrigatrio, porm nossos governantes j pensam que necessrio instituir o seguro ambiental para licenciamento de empreendimento como obrigatrio, por isso j tramita o projeto de lei 2.313/2003 e anexos no Congresso Nacional. No Brasil uma cultura de preservao ambiental por parte da grande maioria das empresas ainda um mito, pois grande parte pensa em lucratividade e cada vez mais em algo mais rentvel, independente dos prejuzos que sero causados. Um dos principais problemas que, a demanda pela cobertura ambiental ainda pequena e isso inibe o mercado segurador, que no investe nesse tipo de produto porque sabe que no ter retorno, tornado um mercado inadequado para as seguradoras que no tem clientes e os clientes no buscam por esses servios, pois as coberturas no esto adequadas as legislaes brasileiras.
H mais de 20 anos se discute a necessidade de criao de coberturas ambientais especficas no mercado segurador brasileiro. No entanto, at hoje, o risco ambiental continua objeto de coberturas acessrias em aplices de responsabilidade civil de riscos industriais. (BOJUNGA, 2009)

A cobertura do seguro ambiental no Brasil ainda muito limitada, pois, so muitos os aspectos e conseqncias que incluem um acidente e o risco ambiental, sendo assim muito difcil para uma assegurada cobrir esses acidentes, globalizando-os nos problemas e malefcios que sero provocados a curto, mdio e longo prazo, pois, as contaminaes so graduais e decorrentes de um ou mais fatos geradores, que somente sero percebidos aps algum tempo, tais como vazamentos, infiltraes, gotejamentos, etc. Para que haja um comprometimento das seguradoras e dos empresrios fazse necessrio que sejam feitos levantamentos minuciosos para detectar e medir a poluio provocada pelo desastre, alm de maior conscientizao para que os empresrios tomem conscincia e, voluntariamente, contratem seguro para proteo do meio ambiente. Visto que, uma empresa seguradora do meio ambiente, deveria ser fiscalizada ou estar subordinada a alguma entidade governamental, pois assim seriam respeitadas as

clusulas e compensadas de forma correta e adequada cada situao ocorrida no meio ambiente. Segundo Luiz Bojunga, em alguns pases europeus como Frana, Espanha e Itlia o pool de empresas foi a soluo adotada. Quando a cultura de seguro insuficiente para satisfazer as necessidades de cobertura de uma sociedade, o Estado deve intervir, criando instrumentos compulsrios, extinguindo finalmente o crculo vicioso de inexistncia de oferta por inexistncia de demanda, possibilitando que o licenciamento de um projeto ou de um estabelecimento esteja vinculado contratao do correspondente seguro ambiental, afirma o especialista. A Unibanco AIG lanou o seguro de Responsabilidade Civil por Danos de Poluio Ambiental. O objetivo definir solues que atendam s necessidades de gerenciamento de risco de cada empresa, alm de auxiliar compradores e vendedores a mensurar os riscos de passivos ambientais envolvidos numa transao de fuso ou aquisio. a nica seguradora no mercado nacional a colocar disposio do segmento corporativo esse tipo de seguro. De acordo com dados da Cetesb, h 2.582 casos de acidentes ambientais ocorridos no Estado de So Paulo registrados somente nos ltimos cinco anos. Apesar disso, o mercado brasileiro s possua uma cobertura de poluio sbita e acidental no seguro de Responsabilidade Civil Geral para emisses ou vazamentos de poluentes que tivessem cessado at 72 horas aps o seu incio. O Seguro Ambiental dever cobrir casos de perdas e danos corporais e materiais causados a terceiros em decorrncia de poluio sbita e poluio gradual, podendo se estender aos custos com limpeza e conteno de poluentes, custos judiciais e lucros cessantes dos prprios segurados. A cobertura da aplice ser de at US$ 35 milhes. Hoje toda e qualquer empresa fica exposta ao risco de ser responsabilizada por danos ambientais, independentemente do seu tamanho, atividade ou conhecimento prvio dos problemas, essa a funo do Seguro Ambiental da Unibanco AIG, que suprir esta ausncia. Podemos destacar como foco os empreendimentos de: - Indstrias Qumica e Petroqumica; - Papel e Celulose; - Siderurgia e Metalurgia; - Minerao;

- Sucroalcooleiro; - Alimentos; - Txtil; - Curtumes e, - Gerao de Energia. Os desastres ambientais provocados por grandes e pequenas empresas so muitos e infelizmente irreparveis, alguns so acidentais, porm outros so provocados por vontade prpria, que o caso de jogar excrementos e resduos nos rios e nas ruas. Os riscos ambientais de graves conseqncias, assim como os advindos dos avanos tecnolgicos, comearam a ser considerados como chaves para a compreenso das caractersticas, das transformaes e dos limites do projeto histrico da modernidade. O entendimento passou a ser o de que os riscos tm origem no prprio desenvolvimento cientfico e tecnolgico que, apesar de seus avanos positivos, adicionam a estes uma incerteza quanto ao aproveitamento que lhe atribui a atividade econmica humana. Hoje se reconhece que somente por meio dessa perspectiva possvel abordar, em sua complexidade, a estimativa dos riscos. Com base nos estudos do BID e da CEPAL, podemos concluir que o conceito de desastre pressupe a ocorrncia de dois fatores: a ameaa de uma situao e a vulnerabilidade das pessoas e dos bens. A ameaa refere-se probabilidade da ocorrncia de um evento fsico capaz de ocasionar danos: terremotos, ciclones, inundaes, acidentes industriais, etc. A vulnerabilidade, por sua vez, refere-se propenso de uma sociedade ou de um grupo social para sofrer danos a partir da ocorrncia do evento fsico. A partir dessa perspectiva, o risco passou a ser o resultado da concorrncia dos dois parmetros anteriores: ameaa e vulnerabilidade. Os desastres ento acontecem quando uma situao de ameaa se concretiza, associada com uma condio de vulnerabilidade, excedendo-se a capacidade social de controlar ou assimilar as conseqncias. Logo, pelo menos a partir do componente da vulnerabilidade, podemos concluir que mesmo os desastres chamados naturais so, de alguma forma, antrpicos e socialmente induzidos.
Ao adotar uma gesto ambientalmente responsvel, mais do que cumprindo a legislao, sua empresa agrega valor prpria imagem. Demonstra tambm ser consciente de que a economia mundial necessita, para seu desenvolvimento, preservar a integridade dos recursos naturais. O Seguro Ambiental o primeiro do mercado brasileiro que, alm das garantias para poluio sbita e acidental, protege sua empresa em caso de poluio gradual, oferecendo as coberturas a Danos e Perdas Causados a Terceiros, Danos

Corporais/Materiais, Custo com Limpeza e Conteno, Custos Judiciais e Lucros Cessantes. O Seguro Ambiental destaca-se pela flexibilidade das coberturas, que permite elaborar uma soluo sob medida, de acordo com as necessidades especficas de sua empresa. (Disponvel em: http://www.unibancoseguros.com.br/?redir=/pej/esp/amb/index.asp, em 20 de set. de 2010)

Vrios so os fatores considerados na anlise do risco e na composio do custo dos prmios correspondentes. Podem ser destacados os seguintes: I - LOCALIZAO DO RISCO SEGURVEL Tipo de Atividade desenvolvida pelo Segurado. Tipos de Processos aplicados na indstria. Tipos de Emisses - Atmosfera - gua - Solo. Tipo de Tratamento aplicado para os resduos. Quantidade de Poluentes estocada. Tipo de utilizao dos recursos naturais. Protees e Planos Emergenciais disponveis.

II - EXTENSO PROVVEL Tipo de Vizinhana - Densidade da populao existente. Valores acumulados na circunvizinhana - Naturais e Edificados Servios Pblicos existentes. Transporte das Emisses - Condies geolgicas, hidrolgicas e atmosfricas.

2.CONCLUSO

A procura por produtos de empresas ambientalmente corretas cresce a cada dia em todo o mundo e no Brasil no diferente, existe tambm uma maior competitividade e que pode ser identificado em diversos setores. A sociedade civil organizada tem de se mobilizar para que o meio ambiente seja protegido e que a economia seja praticada em uma ordem sustentvel. Do contrrio, o planeta perecer e os nossos filhos e netos vivero em um mundo decadente, que espera apenas a hora de seu fim. Pelo visto, o seguro mais importante neste momento.

Devemos destacar que, com o advento do novo Cdigo Civil Brasileiro, poder ocorrer a possibilidade de efetivar a implementao do Seguro Ambiental, pois os textos normativos contidos nos arts. 778 a 788 (do seguro de dano), possibilitam a existncia e a regulamentao de tal tipo de seguro, vale ressaltar que, esse fato extremamente grave, porque a educao ambiental, a importncia das guas para a vida humana e o equilbrio so fundamentais para o meio ambiente.

3.REFERNCIAS

Seguro ambiental obrigatorio. Disponvel http://www.revistameioambiente.com.br/2009/05/07/seguro-ambiental-obrigatorio/, acesso em 20 de set de 2010.

em:

Disponvel em: http://www.pinheiropedro.com.br/biblioteca/boletim_amb_legal/01a08/amblegal0005/seg uro.htm, acesso em 20 de set. de 2010. Disponvel em: http://www.unibancoseguros.com.br/?redir=/pej/esp/amb/index.asp, acesso em 20 de set. de 2010. Disponvel em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/instrumentos_politicos_e_riscos_a mbientais_urbanos.html, acesso em 20 de set. de 2010. Revista Eco 21, Ano XIII, Edio 81, Agosto 2003. Disponvel em: www.eco21.com.br, acesso em 20 de set. de 2010. Disponvel em: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/unibanco-aig-lanca-seguroambiental-para-empresas/1602/, acesso em 22 de set. de 2010. Disponvel em: http://www.mundoquente.com.br/artigos/educacao_ambiental_no_brasil.html, acesso em 23 de set. de 2010.

You might also like