You are on page 1of 59

rea Diretamente Afetada (ADA) e rea de Influncia Direta (AID) da Mina da Anglo Ferrous Minas-Rio Minerao S/A

- Conceio do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim -

Agosto de 2012

Diagnstico Socioeconmico da rea Diretamente Afetada e da rea de Influncia Direta do empreendimento Anglo Ferrous Minas-Rio Minerao S.A. (Ex-MMX MinasRio Minerao S.A.) - Lavra a Cu Aberto com Tratamento a mido Minrio de Ferro Conceio do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim/MG - DNPM N: 830.359/2004 - PA/N. 00472/2007/004/2009 - Classe 06.

EMPRESA RESPONSVEL POR ESTE RELATRIO Razo Social Nome Fantasia CNPJ Endereo CEP - Municpio - U.F. Telefone - Fax E-mail Diversus Consultores Associados Ltda Diversus Ambiente e Cultura 05.119.944/0001-04 Rua Gentios, 260 - Corao de Jesus 30.380-490 Belo Horizonte Minas Gerais (31) 2515-5104 (31)2511-3796 diversus@diversus.net.br

EQUIPE TCNICA TCNICO Marcos Rezende Ricardo lvares Historiador Antroplogo FORMAO

Pgina 3 de 59

SUMRIO
1 - Introduo.......................................................................................................................................................... 5 2 - O Contexto do Trabalho da Diversus.................................................................................................................. 7 3 - Os Resultados do Trabalho da Diversus ........................................................................................................... 10 3.1 - A Distino Entre Atingidos e Afetados ....................................................................................................... 10 3.2 - A Opo pelo Conceito de Atingido............................................................................................................. 11 4 - Adendo: Os Impactos Ambientais, Segundo os Entrevistados, Apresentados Por Comunidade ...................... 18 5 - Concluso ......................................................................................................................................................... 56 6 - Anexo ............................................................................................................................................................... 59 6.1 - Ata de Reunio ........................................................................................................................................... 59

Pgina 4 de 59

1 - INTRODUO
No incio de fevereiro de 2012 a Diversus foi convidada para uma reunio com membros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (SEMAD) e da empresa Anglo American. Esta reunio ocorreu dia 10 de fevereiro, na Sala 04 do 3 andar do Prdio Minas da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Estiveram presentes as senhoras Maria Cludia Pinto, Eliana Piedade Alves Machado e Michelly Balbino de Abreu, representando a SEMAD, o senhor Jos Centeno e as senhoras Najla de Castro Attala, Vanessa Fontenelle e Flvia Ramos representando a Anglo American, e Marcos Rezende e Ricardo lvares representando a Diversus. A Ata desta reunio encontra-se anexa a este documento. Naquela oportunidade tanto os representantes da SEMAD quanto da Anglo American informaram que tinham dvidas quanto ao resultado final do trabalho desenvolvido pela Diversus em atendimento determinao do Conselho Estadual de Poltica Ambiental da Unidade Regional Colegiada do Jequitinhonha, publicada no Dirio Oficial de 15 de junho de 2010. O principal questionamento a este respeito seria a falta de definio de quem est na ADA e quem est na AID. A Diversus se manifestou contrria a este entendimento no s por considerar que o trabalho no tinha este objetivo como, de resto, por entender que as informaes a este respeito efetivamente j se encontram disponveis atravs dos resultados do trabalho realizado. No havendo concordncia a este respeito, a Diversus se comprometeu a elaborar uma Sntese do Diagnstico Socioeconmico da rea Diretamente Afetada (ADA) e rea de Influncia Direta (AID) da Mina da Anglo Ferrous Minas-Rio Minerao S/A, a ser protocolada em todas as instncias em que o trabalho original foi protocolado. Preferimos, no obstante, denominar este novo documento como Adendo, e no como Sntese, posto que alm de apresentar a sntese prometida, ele tambm apresenta informaes mais detalhadas acerca dos problemas que j vinham sendo identificados pelos prprios entrevistados, j naquela ocasio (setembro a dezembro de 2010, quando ocorreram os trabalhos em campo).

Pgina 5 de 59

Antes, porm, ser contextualizada a participao da Diversus nesta fase do processo de licenciamento ambiental do empreendimento Anglo Ferrous Minas-Rio Minerao S.A. (ExMMX Minas-Rio Minerao S.A.) - Lavra a Cu Aberto com Tratamento a mido Minrio de Ferro - Conceio do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim/MG - DNPM N: 830.359/2004 - PA/N. 00472/2007/004/2009 - Classe 06 e a forma como a demanda nos foi apresentada originalmente.

Pgina 6 de 59

2 - O CONTEXTO DO TRABALHO DA DIVERSUS


A Diversus recebeu a solicitao de realizao de um trabalho que atendesse determinao da Unidade Regional Colegiada do Jequitinhonha (URC Jequitinhonha) do Conselho Estadual de Poltica Ambiental (Copam), publicado no Dirio Oficial de 15 de junho de 2010:
"Que seja custeado pela empreendedora Anglo Ferrous, um laudo confeccionado por empresa independente, de notrio saber tcnico, a ser indicada pela Comisso de Atingidos, relativamente caracterizao da ADA-rea diretamente afetada e AID-rea de influncia direta. Prazos: 20 dias para a indicao de 03 empresas, pela Comisso de Atingidos, devendo a indicao ser protocolada no escritrio da Anglo Ferrous em Conceio do Mato Dentro. 20 dias para a contratao da empresa indicada. Na reunio da URC subsequente contratao, apresentao da metodologia".

Representantes dos atingidos que nos procuraram para saber se poderiam nos indicar para executar o trabalho, dentre as trs indicaes que deveriam fazer, nos informaram que o que desejavam era um nvel de informao maior sobre a regio na qual se dariam, e j estavam se dando na verdade, as intervenes previstas pelo empreendimento, ou seja, a regio da Serra do Sapo ou da Ferrugem, como tambm conhecida. Neste contexto, em reunio com representantes das comunidades atingidas foram definidas quais comunidades deveriam ser contempladas pelo trabalho. Considerando as condies de implantao do empreendimento e os impactos sofridos principalmente pela populao residente nas localidades prximas sua estrutura, decidiu-se que a pesquisa no se restringiria quelas famlias classicamente definidas como diretamente afetadas (em tese situadas na ADA). A demanda apresentada previa a caracterizao, do ponto de vista socioeconmico e cultural, dos moradores que vivenciavam de perto os impactos gerados pelo projeto de minerao em implantao. Contudo, nos estudos anteriores realizados a AID (rea de Influncia Direta) foi composta por trs municpios, incluindo os seus distritos sedes. A solicitao dos atingidos no compreendia toda esta dimenso geogrfica. Assim, decidiu-se pela adoo de uma rea de Entorno (AE) ao empreendimento composta pelas localidades indicadas pelos representantes das comunidades atingidas e outras que poderiam ser, como foram, identificadas pela equipe da Diversus durante as atividades de campo.

Pgina 7 de 59

Diante da definio preliminar deste universo, em comum acordo com os atingidos, optamos pela metodologia de censo e outras metodologias qualitativas complementares. Esta metodologia foi aprovada primeiramente pelos representantes dos atingidos e da Anglo American. Posteriormente, e talvez mais importante neste contexto, foi aprovada pela URC Jequitinhonha, para a qual fizemos uma apresentao oral a este respeito. Inclusive foi definido, conforme publicado no Dirio Oficial em 17 de agosto de 2010, que tanto os atingidos quanto a Supram Jequitinhonha, assim como a Anglo American, poderiam enviar sugestes de alterao na metodologia, algo que nunca ocorreu. Aprovada a metodologia, a mesma foi executada conforme planejado e os resultados do trabalho se encontram apresentados, conforme previsto, no documento que protocolamos junto s instncias apontadas pela prpria metodologia, em agosto de 2011. Quanto ao objetivo do trabalho, est claro, portanto, que este foi definido pela URC Jequitinhonha, conforme documento anteriormente citado: "caracterizao da ADA - rea Diretamente Afetada e AID - rea de Influncia Direta". Quanto metodologia adotada, pela mesma forma, esta foi apresentada e aprovada pela URC Jequitinhonha e no recebeu qualquer contestao pelas partes envolvidas, conforme j salientado. Quanto aos resultados do trabalho, tambm acreditamos que no h o que se questionar, uma vez que a metodologia aprovada foi aplicada no universo territorial e social pr-estabelecidos, com a autonomia j prevista para que a Diversus inclusse outras comunidades listagem inicialmente apontada, desde que identificadas na regio definida para a realizao do trabalho. Durante o estudo este universo foi analisado em conjunto, mas foram apontadas situaes isoladas que a equipe responsvel pelo trabalho julgou pertinente destacar, chamando a ateno de todos os setores envolvidos para aspectos especficos que merecem ser foco de um maior nvel de ateno.

Pgina 8 de 59

Um Banco de Dados, apresentado em CD, no qual consta a relao dos responsveis por todos os domiclios caracterizados, separados por municpio e nome da comunidade a que pertencem foi produzido, explicitando de forma absolutamente transparente todo o universo pesquisado, mas preservando os entrevistados quanto respostas de cunho pessoal, tambm conforme metodologicamente previsto.

Pgina 9 de 59

3 - OS RESULTADOS DO TRABALHO DA DIVERSUS 3.1 - A Distino Entre Atingidos e Afetados


Classicamente os estudos ambientais para fins de licenciamento so subdivididos em reas: ADA - rea Diretamente Afetada, AID - rea de Influncia Direta e AII - rea de Influncia Indireta. A primeira classificada como aquela efetivamente utilizada para a implantao do empreendimento. Alguns diro que no necessariamente. Mas, assim em quase todos os projetos e, o que mais importante, foi assim no licenciamento do empreendimento em questo. Como as prprias denominaes deixam claro, estas subdivises esto relacionadas estritamente a uma dimenso territorial cuja representao inclusive feita em mapas, cada qual com sua fronteira bem definida. Ainda que esta dimenso tambm seja uma importante unidade de referncia para o Meio Socioeconmico, a mesma no consegue dar conta da complexidade deste meio. Os impactos gerados pelos empreendimentos ocorrem e so sentidos de maneiras diferentes pela populao que por eles atingida. Em relao AID, quanto maior a proximidade com o empreendimento e suas consequncias mais imediatas, determinada populao estar mais sujeita aos seus impactos, sejam eles negativos ou positivos. Da a importncia da abordagem, com um nvel mais elevado de detalhamento das caractersticas socioeconmicas da regio mais prxima ao empreendimento, que no caso do estudo da Diversus, assim como em outros casos licenciados pelo SISEMA, foi denominada como rea de Entorno - AE. Em funo destas subdivises em reas, comumente se define como diretamente afetados aqueles que mantm relaes de propriedade ou outras relaes socioeconmicas com a ADA. Por sua vez, os demais, sejam eles residentes no entorno, em reas rurais longnquas do empreendimento ou mesmo na sede municipal, so tidos como indiretamente afetados, ou simplesmente no so considerados afetados, apenas residentes na rea de Influncia Direta ou Indireta. O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana - CDDPH, vinculado Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica - SEDH, atravs de relatrio da Comisso

Pgina 10 de 59

Especial Atingidos por Barragens, disponvel em http://www.sedh.gov.br, defende o uso do conceito de atingidos em processos de licenciamento ambiental. Segundo o referido relatrio,
Termo originalmente tcnico, a palavra atingido ganhou enorme centralidade nos debates e conflitos relativos identificao e reparao de grupos sociais, famlias ou indivduos prejudicados pelo planejamento, implementao e operao de barragens [empreendimentos]. Tal centralidade resulta do fato, incontestvel, de que da definio de atingido decorre a amplitude do reconhecimento de direitos e a legitimidade de seus detentores. O primeiro passo para uma abordagem abrangente desta questo est no entendimento da natureza do processo social deflagrado pelo empreendimento, processo simultaneamente econmico, poltico, cultural e ambiental. Trata-se, com efeito, de um processo de mudana social que interfere em vrias dimenses e escalas, espaciais e temporais, da vida coletiva. (pg. 27)

Por se tratar de uma comisso especial sobre barragens, a anlise foi feita em relao a este tipo especfico de projeto. Mas, evidente que a mesma anlise vlida para todo tipo de projeto, principalmente de grande magnitude, em processo de licenciamento ambiental. O conceito de atingido, portanto, se mostra mais adequado para a caracterizao de populaes impactadas por projetos econmicos, pois d conta de uma dimenso mais ampla do problema, para alm da estrita questo territorial delimitada em reas.

3.2 - A Opo pelo Conceito de Atingido


No estudo da Diversus foram consideradas as divises meramente espaciais, por rea, uma vez que o prprio objetivo do estudo era a caracterizao de ADA e AID, j previamente definidas. Considerou-se, portanto, a definio estabelecida no EIA, na qual a ADA definida como a rea efetivamente afetada pelas estruturas do projeto e a AID, como os territrios dos municpios de Conceio do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim. Ressalta-se, no entanto, que a AID ficou circunscrita ao que o trabalho da Diversus definiu como AE - rea de Entorno. Portanto, o trabalho da Diversus atendeu a este entendimento clssico e oficial, a princpio sem mudar o que fora anteriormente apresentado pelo

Pgina 11 de 59

empreendedor e aprovado pelo rgo licenciador, visto que j se havia concedido a LP Licena Prvia. O que foi feito de diferente, neste contexto, foi a abordagem, quando isso se mostrou possvel e pertinente, das populaes residentes em ambas as reas (ADA e AE) como um conjunto nico. E isso se mostrou pertinente em tudo, menos ao falar do processo de negociao, que de fato s estava acontecendo com parte da populao residente, ou com vnculo, com a ADA. Alm disso, foi identificado que a comunidade de Buriti j havia passado por um processo de negociao margem do programa oficial de negociao e que famlias residentes nas comunidades de Taporco e Serra de So Jos, assim como em parte de Gond, j se encontravam em processo de negociao ou estavam se vendo na iminncia de passar por este processo, em funo de terem sido procuradas, segundo elas, por representantes do empreendedor que sinalizaram neste sentido. Ressalta-se que no caso de Buriti, todas as propriedades/domiclios j haviam sido adquiridas e no foram identificadas quaisquer menes a ela na documentao que nos foi repassada pelo empreendedor. No mais, toda a regio foi analisada em conjunto porque o estudo optou por considerar a categoria mica, ou seja, autoclassificatria, da maioria da populao local, que se considera afetada. Em funo das mobilizaes sociais, por um lado, e, de outro, do ainda baixssimo nvel de informao e compreenso sobre o empreendimento, como ficou patente no estudo realizado, a autoclassificao enquanto atingido ou no pelo projeto passou a fazer parte dos sistemas classificatrios da populao local. O mesmo no ocorre, entretanto, quanto classificao enquanto afetado. Menos ainda enquanto afetado direto ou indireto. Ou seja, dizendo a mesma coisa com outras palavras, a percepo da populao local em relao ao empreendimento permite que ela se autoclassifique, ou no, como atingida, porque este termo lhe transmite um contedo e entorno dele que aqueles que assim o querem esto organizados. Isso no ocorre com atingido direto ou muito menos com atingido indireto. Dito isso, preciso que o estudo na Diversus seja compreendido enquanto uma anlise conjunta da populao da AE e da ADA porque efetivamente esta uma regio cujas

Pgina 12 de 59

caractersticas culturais, produtivas e demogrficas so muito homogneas, havendo ligaes atravs de laos de parentesco, compadrio ou econmicos entre todas as comunidades. Obviamente que as comunidades so atingidas de formas e com intensidades diferentes, a cada caso cabendo aes especficas para mitigar ou compensar os impactos que incidem sobre as mesmas. Porm, como o principal impacto identificado neste momento seria a perda compulsria de reas pertencentes a famlias residentes e outros herdeiros, assim como perda ou mudana drstica das condies de reproduo social enquanto proprietrio/posseiro ou trabalhador (diarista, arrendatrio, meeiro etc.), durante o estudo foi feita uma clara distino entre as famlias que j estavam vivenciando o processo de negociao que envolve esta situao. Este aspecto foi nitidamente distinguido e a ele foi dedicado um captulo especfico (ver Captulo 6), inclusive com uma anlise sobre como estava o andamento, at ento, deste processo de negociao. Lembrando, inclusive, que esta foi a nica demanda explicitamente apresentada durante a apresentao da metodologia, no caso pelo conselheiro Eduardo Nascimento, da FETAEMG. Alm disso, preciso reforar sempre que embora o objetivo da pesquisa fosse cobrir a totalidade das propriedades na rea definida como AE e ADA, infelizmente isso no foi possvel. Algumas poucas famlias no quiseram receber os pesquisadores, tendo em vista a situao estressante a que estavam submetidas h longo tempo. Em outros casos, porteiras estavam trancadas ou no foram encontrados moradores/proprietrios nos respectivos domiclios. Portanto, o argumento de que o estudo desenvolvido pela Diversus no foi claro quanto distino entre rea Diretamente Afetada e rea de Influncia Direta improcedente, visto que efetivamente as informaes a este respeito encontram-se explicitadas no documento, ainda que este no fosse, de acordo com nosso entendimento, seu objetivo principal. Seu objetivo central foi o de caracterizar socioeconomicamente ADA e AE, de acordo com a metodologia previamente aprovada pelas instncias envolvidas no processo, algo que, reiteramos, no foi questionado at o presente momento.

Pgina 13 de 59

A demanda por esta caracterizao socioeconmica de ADA e AE surgiu porque nem mesmo um estudo mais elementar sobre a populao existente na ADA foi realizado durante a elaborao da principal pea de um licenciamento ambiental, que o Relatrio de Impacto Ambiental - EIA. O mesmo ocorreu em relao ao entorno do projeto. Ou seja, mesmo tendo definido o que seria a ADA do empreendimento, este documento fundamental para a compreenso das caractersticas da regio de insero do empreendimento com vistas efetiva avaliao de seus potenciais impactos, no produziu informaes objetivas sobre a populao vinculada ADA. Sobre esta rea foram feitas apenas afirmaes genricas, sobre renncia de reas de pastagem e consequente diminuio da produo de queijo da regio, como se a rea fosse utilizada apenas para criao de gado visando produo de leite/queijo. A considervel quantidade de famlias residentes ou que mantm vnculo com a ADA sofreu um processo de invisibilizao total, pois foram tratados como se no existissem. E as consequncias disso so sentidas at hoje, sobretudo pela populao com vinculao com a ADA, que muitas vezes tardiamente vem manifestar sua indignao com este esquecimento. Ainda a este respeito, durante um trabalho desenvolvido para responder a uma das questes do pedido de Informaes Complementares feito pelo rgo ambiental, a cerca da existncia de comunidades quilombolas na AID, a surpresa da Diversus, em parceria com a Ecolab Meio Ambiente Ltda, foi constatar a existncia de populao, e mais que isso de populao tradicional na ADA, e no apenas na AID. A este respeito, conferir o documento Comunidades Negras Rurais em Conceio do Mato Dentro e Alvorada de Minas, Minas Gerais, Brasil Caracterizao Geral, que integra este processo de licenciamento ambiental. Esta foi a primeira vez que uma pea do licenciamento ambiental apontou a existncia de populao na ADA, embora o objetivo do trabalho fosse o de identificar comunidades quilombolas e no definir o que era ou no ADA, provvel razo de naquele momento o empreendedor no concordar que a comunidade de Ferrugem fosse considerada atingida ou diretamente afetada, ainda que a mesma estivesse a poucos metros da cava projetada.

Pgina 14 de 59

A partir de ento (incio de 2008) o processo de licenciamento ambiental, devido objetiva e concretamente atuao da sociedade local, passou a tentar contornar a falta de informaes qualificadas sobre a populao. No caso, tanto daquela populao que j estava sofrendo as consequncias do processo de pr-implantao do empreendimento, como as pesquisas e sondagens minerrias ou o prprio processo de licenciamento ambiental (que em sentido mais amplo fazem parte do processo de implementao do projeto em licenciamento), quanto a populao que sofreria os impactos ditos indiretos de todo este processo de mudana drstica da realidade local. O estudo que a Diversus elaborou entre 2010 e 2011 buscou, indistintamente, compreender as caractersticas socioeconmicas da populao residente na ADA e tambm na AE (rea de Entorno), conforme recorte da AID proposto e aprovado na metodologia do trabalho. Foi feita, portanto, uma anlise geral da regio, pois o objetivo era fazer o que deveria ter sido feito l atrs, durante a elaborao do EIA, embora j se soubesse quais eram as famlias que seriam atingidas mais drasticamente no incio do processo, at mesmo porque j havia um processo de negociao aberto com a maioria delas. com este entendimento que o trabalho da Diversus deve ser analisado e compreendido. Caracterizar ADA e AID no nos foi apresentado em momento algum como uma tarefa sine qua non para definir quem ou no afetado, simplesmente porque, nestes termos, isso estaria aparentemente definido naquele momento. Contudo, as caractersticas gerais desta populao, como seus principais aspectos econmicos, sociais e culturais, no haviam sido devidamente estudadas at aquele momento. Assim, o levantamento e relatrio da Diversus, demandado pela URC Jequitinhonha e a representao dos atingidos, apresenta um detalhamento at ento no realizado no contexto deste processo de licenciamento. Complementarmente, aponta os principais impactos j sentidos pela populao local em decorrncia das aes iniciais visando a implantao do empreendimento e recomenda aes para sanar ou diminuir estes impactos, principal objetivo de estudos realizados em contexto de licenciamento ambiental.

Pgina 15 de 59

O mapa a seguir apresenta, de forma clara e por comunidade, a localizao dos domiclios contemplados pelo Diagnstico Socioeconmico desenvolvido pela Diversus, distinguindo-se os que compem a ADA e aqueles que esto na AE. A listagem com os nomes de todos os responsveis pelos domiclios, assim como dados especficos sobre as famlias, encontra-se no CD anexo ao estudo da Diversus, protocolado em Agosto de 2011. No Captulo 6 daquele estudo possvel observar uma listagem completa, inclusive em forma de tabela, de todas as famlias classificadas, at aquele momento, como diretamente afetadas pelo empreendimento em termos territoriais, ou seja, aquelas com vnculo com a rea Diretamente Afetada pelas estruturas do projeto. importante ressaltar, no obstante, dois aspectos: 1 - Nem todas as famlias foram identificadas ou quiseram receber a equipe da Diversus, conforme ressaltado anteriormente; 2 - Esta informao est relacionada ao momento especfico da etapa inicial do projeto, pois o mesmo prev diversas ampliaes ao longo dos anos subsequentes. Portanto, inclusive tendo em vista a segunda observao anterior, vrias das famlias que atualmente tm vnculo com a rea de Entorno do empreendimento passaro a figurar como integrante da rea Diretamente Afetada, conforme o mesmo comece a avanar sobre as demais reas de acordo com os planejamentos de lavra j expressos em demandas por servido mineraria pleiteada pelo empreendedor.

Pgina 16 de 59

Pgina 17 de 59

4 - ADENDO: OS IMPACTOS AMBIENTAIS, SEGUNDO OS ENTREVISTADOS, APRESENTADOS POR COMUNIDADE


Conforme informado anteriormente, a pesquisa desenvolvida pela Diversus optou pela apresentao uniforme das principais caractersticas culturais, econmicas, sociais e ambientais da populao identificada na AE, pois considera que h efetivamente mais caractersticas em comum entre as mesmas do que aspectos que as distinga. Para exemplificar porque consideramos todas as comunidades como atingidas,

apresentaremos a seguir um rol de informaes sobre cada uma, apontando os principais problemas que as mesmas j vinham enfrentando, segundo a percepo de seus membros, desde aquela poca. Com o avano do processo de implantao do empreendimento bastante possvel que isso tenha se intensificado. Este rol de problemas ambientais demonstra que efetivamente todas as comunidades estudadas podem, e devem, ser consideradas atingidas por este empreendimento.

Pgina 18 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero moradores Homem

de Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Aumento do trfego de veculos e desrespeito no trnsito Aumento de pessoas de fora / Aumento de homens Poeira em excesso Problema de sade causado pelas pssimas condies do ar, poeira. A poluio das guas Poluio das guas do Crrego Passa Sete Aumento do medo por causa das pessoas estranhas / Falta de segurana Aumento do lixo no orgnico Diminuio da atividade agro-pecuarista

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Trincas nas paredes das casas Acabou com a tradio e a cultura da comunidade Assistir as famlias indo embora Aumento do trfego de veculos Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Medo da gua da propriedade ficar suja O mineroduto vai passar dentro da propriedade Perdeu clientes no bar que tem no Sapo

So Sebastio do Bom Sucesso

Fica ao lado do empreendimento, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato DentroSerro, logo aps o trevo de Dom Joaquim. A comunidade vizinha das localidades de Ferrugem e gua Santa. Nas proximidades encontramse ainda Beco, Cabeceira do Turco e Turco.

31

123

65

58

Pgina 19 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero moradores Homem

de Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Exploses de bomba que estremecem e trincam as casas e igrejas Aparecimento de pernilongos na regio por causa do esgoto do alojamento da ARG As pessoas da regio esto deprimidas Conflitos entre as pessoas nas comunidades Barulho excessivo dos carros Comunidade do Sapo mais movimentada Em Crregos, insegurana das pessoas sobre a permanncia no local.

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Poeira em excesso Porque mora nas proximidades da minerao Porque tem um terreno em gua Santa

So Sebastio do Bom Sucesso (Continuao)

Fica ao lado do empreendimento, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, logo aps o trevo de Dom Joaquim. A comunidade vizinha das localidades de Ferrugem e gua Santa. Nas proximidades encontramse ainda Beco, Cabeceira do Turco e Turco.

31

123

65

58

Pgina 20 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero moradores Homem

de Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Aumento dos preos em Conceio do Mato Dentro. Carros da empresa que servem populao Aumento do nmero de restaurantes Comunidade do Sapo mais limpa Embelezamento da regio, mais iluminada. Melhorou o atendimento no Sapo

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

So Sebastio do Bom Sucesso (Continuao)

Fica ao lado do empreendimento, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, logo aps o trevo de Dom Joaquim. A comunidade vizinha das localidades de Ferrugem e gua Santa. Nas proximidades encontramse ainda Cabeceira do Turco e Turco.

31

123

65

58

Pgina 21 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero moradores Homem

de Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Poeira em excesso A poluio das guas / A gua chega suja Exploses de bomba que estremecem e trincam as casas e igrejas Conflitos entre as pessoas nas comunidades Aumento de pessoas de fora / Aumento de homens Desmatamento / Destruio da natureza Aumento da oferta de trabalho

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Desapropriao / Ter que se mudar, pois a comunidade vai virar represa. Poeira em excesso Sem direitos Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Insegurana

Serra da Ferrugem

Fica na rea do empreendimento, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro. A populao ser relocada (ver captulo 6), no entanto, por causa da morosidade do processo a maioria das famlias permanecia no local na poca da pesquisa. vizinha da localidade de So Sebastio do Bom Sucesso.

10

38

19

19

Pgina 22 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Exploses de bomba que estremecem e trincam as casas e igrejas A poluio das guas / A gua chega suja Impossibilidade de transitar por todos os terrenos da regio, lugares fechados, onde tambm no se pode buscar lenha. Aumento do trfego de veculos e desrespeito no trnsito Poeira em excesso Perda de emprego Porteiras deixadas abertas pelos funcionrios da empresa Aumento da temperatura

gua Santa

Fica na rea do empreendimento onde ser a barragem de rejeito, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro. A populao ser relocada (ver captulo 6), no entanto, por causa da morosidade do processo a maioria das famlias permanecia no local na poca da pesquisa.

18

76

38

38

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Poeira em excesso Porque mora nas proximidades da minerao Porque no vai poder ficar no local / A comunidade vai virar represa Barulhos das mquinas e das exploses das bombas. Est no cadastro da empresa Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Impossibilidade de buscar lenhas Interrupo de caminhos / No pode transitar na regio Obrigado a vender a propriedade pelo preo imposto pela mineradora

Pgina 23 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A poluio das guas / A gua chega suja A comunidade precisa ir nascente de gua e desentupir com p, pois a mineradora passou o trator em cima da nascente. A criao no est bebendo gua Aumento de pessoas de fora / Aumento de homens Aumento do medo por causa das pessoas estranhas / Falta de segurana Poeira em excesso Casas muito empoeiradas. Visibilidade do local zero Barulho excessivo dos carros.

Cabeceira do Turco

Fica prximo ao empreendimento, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, logo aps o trevo de Dom Joaquim. A comunidade vizinha das localidades de So Sebastio do Bom Sucesso e Turco.

30

101

55

46

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Poeira em excesso Pasto est pura poeira Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Aumento de trfego de veculos Diminuio do rebanho bovino Insegurana Ir para outro lugar que no se sabe onde Perdeu a liberdade de sair Mineradora quer tirar a propriedade Mora perto da serra Porque mora nas proximidades da minerao Trincas na parede da casa / Rachaduras nas paredes

Pgina 24 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A mineradora comprou parte do terreno de gua Santa, mas utiliza todas as terras da regio. Estrada de gua Santa foi retirada/ interrompida Impossibilidade de transitar por todos os terrenos da regio, lugares fechados, onde tambm no se pode buscar lenha. No se pode plantar e nem tirar lenha nos lugares comprados pela mineradora Problemas de sade devido aos explosivos

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

Cabeceira do Turco (continuao)

Fica prximo ao empreendimento, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, logo aps o trevo de Dom Joaquim. A comunidade vizinha das localidades de So Sebastio do Bom Sucesso e Turco.

30

101

55

46

Pgina 25 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Trinca nas casas devido ao grande fluxo de veculos na MG10, principalmente de veculos pesados. Aumento da criminalidade Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Menos tranquilidade No h mais liberdade Tenses na regio Queda de produtividade de hortalias Mudana da paisagem do Serro

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

Cabeceira do Turco (continuao)

Fica prximo ao empreendimento, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, logo aps o trevo de Dom Joaquim. A comunidade vizinha das localidades de So Sebastio do Bom Sucesso e Turco.

30

101

55

46

Pgina 26 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto No tem mais locais para pescar Trnsito pesado pelo fato de as pessoas beberem e se drogarem Aumento da oferta de trabalho Aumento dos preos, em Conceio do Mato Dentro. Aumento do comrcio em Conceio do Mato Dentro Mais comrcio, no Sapo Melhoria nas estradas / Asfalto

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

Cabeceira do Turco (continuao)

Fica prximo ao empreendimento, esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, logo aps o trevo de Dom Joaquim. A comunidade vizinha das localidades de So Sebastio do Bom Sucesso e Turco.

30

101

55

46

Pgina 27 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Poeira em excesso Problema de sade causado pelas pssimas condies do ar (poeira). A poluio das guas / A gua chega suja Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Com o excesso de carros da minerao, as estradas esto cheias de buracos. Comunidade de So Sebastio do Bom Sucesso est lotada de gente O movimento aumentou no Turco Menos tranquilidade

Turco

Fica prxima ao empreendimento, direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro. A principal entrada para a comunidade fica no trevo de So Sebastio do Bom Sucesso. Alm da ltima localidade, vizinho de Cabeceira do Turco.

15

75

44

31

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Poeira em excesso Gente estranha na regio, podendo causar confuso. Porque no vai poder ficar no local Problema com as estradas / Estradas ruins Familiares trabalham para a mineradora

Pgina 28 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto No h mais liberdade Insegurana Prostituio Serra toda entrecortada de estradas Aumento da oferta de trabalho Aumento do comrcio em Conceio do Mato Dentro Aumento do nmero de restaurantes

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

Turco (continuao)

Fica prxima ao empreendimento, direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro. A principal entrada para a comunidade fica no trevo de So Sebastio do Bom Sucesso. Alm da ltima localidade, vizinho de Cabeceira do Turco.

15

75

44

31

Pgina 29 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A poluio das guas / A gua chega suja Poeira em excesso Dificuldade de achar gente para trabalhar na roa Aparecimento de bichos selvagens na regio, devido ao desmatamento Destruio da natureza Menos tranquilidade Maior movimentao de pessoas Aumento de pessoas de fora / Aumento de homens Aumento do medo por causa das pessoas estranhas / Falta de segurana

Beco

Fica prxima ao empreendimento, direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, logo aps o trevo da comunidade de So Sebastio do Bom Sucesso. Fica entre as localidades de gua Santa e Turco.

29

85

50

35

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Poeira em excesso Interrupo de caminhos / No pode transitar na regio Aumento de trfego de veculos Gente estranha na regio, podendo causar confuso. Porque mora nas proximidades da minerao No tem mais ajuda Pelos problemas visveis Perigo

Pgina 30 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Impossibilidade de transitar por todos os terrenos da regio, lugares fechados, onde tambm no se pode buscar lenha. Promessa no comprida da empresa de fazer melhorias na rea da sade Aumento da oferta de trabalho Melhoria nas estradas / Asfalto

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

Beco (continuao)

Fica prxima ao empreendimento, direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, logo aps o trevo da comunidade de So Sebastio do Bom Sucesso. Fica entre as localidades de gua Santa e Turco.

29

85

50

35

Pgina 31 de 59

Comunidades em Conceio Localizao do Mato Dentro Est localizada direita da MG10 - jusante do empreendimento sentido Conceio do Crrego do Mato Dentro-Serro. Fica Peo na estrada que liga So Jos do Jassm So Sebastio do Bom Sucesso, mais prximo da primeira localidade.

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

31

14

17

Pgina 32 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto No se pode mais lavar coisas na gua do crrego A migrao dos animais da rea onde est sendo implantada a mina Aumento do medo por causa das pessoas estranhas / Falta de segurana Clima seco, menos chuva Destruio da Serra da Ferrugem Movimento em Conceio est maior do que sua capacidade de comport-lo

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Barulhos das mquinas e doas exploses das bombas Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Porque mora nas proximidades da minerao

Crrego Palmital

do

Fica no entroncamento da estrada vicinal que liga a MG10 ao distrito de Crregos, portanto direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro.

16

Pgina 33 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Poeira em excesso Famlias que deixaram o lugar contrariadas Perda da identidade acolhedora da comunidade Aumento de pessoas de fora / Aumento de homens Aumento do medo por causa das pessoas estranhas / Falta de segurana Menos tranquilidade

Crregos

Fica na vertente oeste da serra da Ferrugem (onde se localiza o empreendimento). O acesso principal se d por uma estrada vicinal a partir da MG10 (antiga estrada real).

98

295

146

149

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Trincas na parede da casa / Rachaduras nas paredes Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Gente estranha na regio que pode causar confuso Interrupo de caminhos / No pode transitar na regio Mquinas perto das nascentes Obrigado a vender a propriedade pelo preo imposto pela mineradora Os filhos e netos que tm terras na regio no podem mais usufruir o local

Pgina 34 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Impossibilidade de transitar por todos os terrenos da regio, lugares fechados, onde tambm no se pode buscar lenha A migrao dos animais da rea onde est sendo implantada a mina A poluio das guas / A gua chega suja Diminuio das nascentes Diminuio do Rio Santo Antnio Aumento da demanda por servios sociais Aumento da preocupao com a falta de gua

Crregos (continuao)

Fica na vertente oeste da serra da Ferrugem onde se localiza o empreendimento. O acesso principal se d por uma estrada vicinal a partir da MG10 (antiga estrada real).

98

295

146

149

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Poeira em excesso Assistir famlias indo embora Aumento de trfego de veculos Porque mora nas proximidades da minerao Est no cadastro da empresa Falta de informaes sobre a mina Prejudicado emocionalmente

Pgina 35 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Desmatamento / Destruio da natureza Aumento da preocupao com a fauna local Aumento da preocupao com a poluio Comentrios sobre o perigo de Crregos afundar Em Crregos, insegurana das pessoas sobre a permanncia no local. Crescimento das cidades da regio Aumento dos preos, em Conceio do Mato Dentro Mais associaes comunitrias, em Crregos

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

Crregos (continuao)

Fica na vertente oeste da serra da Ferrugem onde se localiza o empreendimento. O acesso principal se d por uma estrada vicinal a partir da MG10 (antiga estrada real).

98

295

146

149

Pgina 36 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Telefones que no funcionam direito Mais movimento e aumento do comrcio em Conceio do Mato Dentro. Cursos tcnicos oferecidos em Conceio do Mato Dentro Melhoria nas estradas / Asfalto Aumento da oferta de trabalho Presena de mdicos em Crregos, de 15 em 15 dias Reforma do hospital de Conceio do Mato Dentro Valorizao dos lotes

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

Crregos (continuao)

Fica na vertente oeste da serra da Ferrugem onde se localiza o empreendimento. O acesso principal se d por uma estrada vicinal a partir da MG10 (antiga estrada real).

98

295

146

149

Pgina 37 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero famlias participantes

de

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Maior movimentao de pessoas Aumento de pessoas de fora / Aumento de homens Poeira em excesso A poluio das guas / A gua chega suja Dificuldade de achar gente para trabalhar na roa Recortes na serra A situao financeira do municpio outra Aumento da oferta de trabalho Melhoria nas condies das pessoas

Estrada Sapo Jassm

do -

Fica direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro. A estrada liga a comunidade de So Sebastio do Bom Sucesso comunidade de So Jos do Jassm. Na confluncia da estrada com a rodovia MG10 foi instalado um dos alojamentos da empresa.

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Falta de mo-de-obra Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Crrego do Zeca secou Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Diminuio do rebanho bovino Valorizao do imvel

13

25

15

10

Pgina 38 de 59

Comunidades em Conceio do Mato Dentro

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de pessoas

Homem

Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A mineradora est comprando terrenos na regio A poluio das guas / A gua chega suja Resduo de minrio no Crrego do Ona Exploses de bomba que estremecem e trincam as casas e igrejas Barulho excessivo dos carros Destruio da natureza Maior movimentao de pessoas Movimento em Conceio est maior do que sua capacidade de comport-lo Instalao de antena de celular Chance de fazer contato com pessoas bem informadas

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Poeira em excesso Gente estranha na regio que pode gerar confuso Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Desapropriao / Ter que se mudar / A comunidade vai virar represa Famlia diretamente atingida Insegurana Paz e sossego do local foram afetados Satisfao com a negociao

Gond

Fica esquerda da MG10, entre o trevo que d acesso a Crregos e este distrito.

20

47

31

16

Pgina 39 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A gua chega suja Aumento da preocupao com a diminuio do nvel das guas Diminuio das nascentes Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Desmatamento / Destruio da natureza Barulho excessivo dos carros Falta de lenha Pessoas de fora que trazem perigo para os moradores Movimento em Conceio est maior do que sua capacidade de comport-lo Aumento da oferta de trabalho

So Jos do Jassm

Fica jusante do empreendimento, direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, depois da comunidade de gua Quente. Faz divisa com a comunidade de Pompu.

29

73

37

39

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio H comentrios de que sero removidos para a construo da barragem O terreno est abandonado, sem plantaes. Perda da tranquilidade Por causa da possibilidade da barragem se romper Porque mora nas proximidades da minerao

Pgina 40 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao Fica jusante do empreendimento, direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, depois da comunidade de gua Quente. Faz divisa com a comunidade de Pompu.

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

So Jos do Jassm (continuao)

29

73

37

39

Pgina 41 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A gua chega suja Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito A diminuio das lavouras da regio, pois ningum est plantando como antes. Aumento da criminalidade Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Conflitos entre as pessoas nas comunidades Destruio da Serra da Ferrugem Muitos boatos, informaes confusas. No h mais liberdade Instalao de antena de celular

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Desapropriao / Ter que se mudar / A comunidade vai virar represa Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Aumento de trfego de veculos Porque mora nas proximidades da minerao Problema com as estradas / Estradas ruins Propriedade j foi invadida por funcionrios da empresa

gua Quente

Fica jusante do empreendimento (barragem de rejeitos), esquerda da MG10. vizinha das localidades de Passa Sete, Gramich, Quatis, Teodoro, Crrego do Peo, So Jos do Jassm e Pompu.

26

94

49

45

Pgina 42 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

gua Quente (continuao)

Fica jusante do empreendimento (barragem de rejeitos), esquerda da MG10. vizinha das localidades de Passa Sete, Gramich, Quatis, Teodoro, Crrego do Peo, So Jos do Jassm e Pompu.

26

94

49

45

Pgina 43 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A criao no est bebendo gua A poluio das guas / A gua chega suja No podem mais usar gua nas plantaes Diminuio das guas do Crrego Passa Sete Poluio das guas do Crrego Passa Sete Poeira em excesso As estradas ficaram muito cheias Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Aumento de pessoas de fora / Aumento de homens

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Por causa da gua do Crrego Passa Sete Medo da barragem de rejeitos estourar Desapropriao / Ter que se mudar / A comunidade vai virar represa Desestruturao dos servios sociais Insegurana Perda de parte da propriedade Se tiver que mudar para um terreno prximo da cidade, ter que comprar lenha.

Passa Sete

Fica jusante do empreendimento, direita da MG10, antes da comunidade de gua Quente.

41

23

18

Pgina 44 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Conflitos entre as pessoas nas comunidades Estradas fechadas Desmatamento / Destruio da natureza Terrenos cultivveis ocupados Embelezamento da regio, mais iluminada

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Ter de sair e no sabe se encontrar um terreno com gua disponvel

Passa Sete (continuao)

Fica jusante do empreendimento, direita da MG10, antes da comunidade de gua Quente.

41

23

18

Pgina 45 de 59

Comunidade s em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Poluio das guas do Crrego Passa Sete Poeira em excesso Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Aumento da oferta de trabalho

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

Gramich

Fica jusante do empreendimento, direita da MG10, prximo das comunidades de gua Quente e Passa Sete

18

11

Pgina 46 de 59

Comunidade s em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A poluio das guas / A gua chega suja Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Dificuldade de achar gente para trabalhar na roa / Falta de mo-deobra

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Falta de mo-de-obra

Teodoro

Fica jusante do empreendimento, direita da MG10, prximo das comunidades de gua Quente, Passa Sete e Gramich

16

10

Pgina 47 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Poeira em excesso A poluio das guas / A gua chega suja Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Barulho das exploses de bomba que estremecem e trincam as casas e igrejas Cortes de fornecimento de energia eltrica nos finais de semana Dificuldade de achar gente para trabalhar na roa / Falta de mo-deobra Famlias que deixaram o lugar contrariadas Maior movimentao de pessoas

Quatis

Fica jusante do empreendimento, direita da MG10, entre as comunidades Beco e gua Quente

14

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Diminuio das nascentes da regio Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Falta de mo-de-obra Gente estranha na regio que poder gerara confuso Perda da tranquilidade

Pgina 48 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Aumento da preocupao com a falta / diminuio do nvel das guas A poluio das guas / A gua chega suja Diminuio das nascentes Diminuio do volume de gua do Crrego Zalu No se pode mais lavar as coisas na gua do crrego Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito As pessoas esto indo embora da regio

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Poeira em excesso

So Jos do Arruda

Fica prxima ao empreendimento, na rodovia MG10, depois da entrada das comunidades de gua Quente, Passa Sete e Gramich

42

23

19

Pgina 49 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Desmatamento / Destruio da natureza Est acabando com a tranquilidade da regio Impossibilidade de transitar por todos os terrenos da regio, lugares fechados, onde tambm no se pode buscar lenha. Pessoas que tiveram que deixar a localidade Aumento da oferta de trabalho Melhora nas condies das pessoas

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j se declaravam atingidos pelo projeto

So Jos do Arruda (continuao)

Fica prxima ao empreendimento, na rodovia MG10, depois da entrada das comunidades de gua Quente, Passa Sete e Gramich

42

23

19

Pgina 50 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto As pessoas esto indo embora da regio Aumento da preocupao com a falta de gua / Diminuio do nvel das guas Poeira em excesso Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Interdio dos caminhos que ligam Serra de So Jos Tapera e gua Santa

Serra de So Jos

Fica esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro. A entrada para a comunidade prxima da escola de So Jos do Arruda localizada nesta rodovia. Fica distante cerca de 6 km da mesma.

38

20

18

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j de declaravam atingidos pelo projeto Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Trincas na parede da casa / Rachaduras nas paredes Aumento de trfego de veculos Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Interrupo de caminhos / No pode transitar na regio

Pgina 51 de 59

Comunidades em Alvorada de Minas

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Interdio da estrada para as comunidades de Agua Santa e So Sebastio do Bom Sucesso Proibio de circular por determinados caminhos As pessoas esto indo embora da regio A diminuio das lavouras da regio, pois ningum est plantando como antes. Exploso de bombas / Barulhos/ Abalo de casas e igrejas Problemas de sade devido aos explosivos

Taporco

Fica esquerda da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro. A entrada atual para a comunidade prxima da escola de So Jos do Arruda localizada nesta rodovia. Fica distante cerca de 6 km da mesma. Esta situada entre as comunidades de gua Quente e Serra de So Jos.

25

14

11

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j de declaravam atingidos pelo projeto Barulhos das mquinas e das exploses das bombas Porque no vai poder ficar no local Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio Interrupo de caminhos / No pode transitar na regio Porque a mineradora est comprando toda a rea

Pgina 52 de 59

Comunidades em Dom Joaquim

Localizao Fica jusante do empreendimento, direita da MG10 sentido Conceio do Mato Dentro-Serro, depois da comunidade de gua Quente. Faz divisa com So Jos do Jassm

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A poluio das guas / A gua chega suja Mortalidade de peixes no Crrego Passa Sete Aumento da oferta de trabalho

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j de declaravam atingidos pelo projeto Falta de gua / Diminuio da gua / Sujeira do rio

Pompu

20

12

Pgina 53 de 59

Comunidades em Dom Joaquim

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto A poluio das guas / A gua chega suja Aumento de carros / Perigo de acidentes / Desrespeito ao trnsito Aumento de pessoas de fora / Aumento de homens Famlias que deixaram o lugar contrariadas Boate na regio que trar problemas para as famlias Desmatamento / Destruio da natureza Aumento do comrcio em Conceio do Mato Dentro

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j de declaravam atingidos pelo projeto Familiares trabalham para a mineradora

So Jos da Ilha

Fica direita do empreendimento, na estrada que d acesso ao municpio de Dom Joaquim.

43

184

94

90

Pgina 54 de 59

Comunidades em Dom Joaquim

Localizao

Nmero de famlias participantes

Nmero de moradores (total)

Nmero de moradores Homem Mulher

Alteraes na regio onde vive relacionadas ao projeto Aumento da oferta de trabalho Aumento das condies econmicas das pessoas Aumento dos lucros de algumas pessoas Conceio do Mato Dentro ficou mais bonita e movimentada Dom Joaquim ficou mais bonita e movimentada Construo de pousadas Instalao de antena de celular Melhoria nas estradas / Asfalto Reforma do hospital de Conceio do Mato Dentro

Problemas citados por aqueles que durante a pesquisa j de declaravam atingidos pelo projeto

So Jos da Ilha (continuao)

Fica direita do empreendimento, na estrada que d acesso ao municpio de Dom Joaquim.

43

184

94

90

Pgina 55 de 59

5 - CONCLUSO
Os problemas socioambientais atualmente observados em decorrncia de todo o processo de implantao deste empreendimento tm sua origem em um Estudo de Impacto Ambiental incompleto e impreciso, cujas informaes genricas que disponibilizou no permitiram que se avaliassem os efetivos impactos do projeto para a regio e sua populao. Este aspecto, associado prtica de aquisio de terras de forma pouco transparente e falta, segundo informaes dos entrevistados, de cumprimento, por parte do empreendedor, de acordos estabelecidos entre as partes, assim como falta de uma poltica de comunicao social transparente, objetiva e adequada ao perfil de seu pblico alvo, provocou um estado de insegurana de tal monta populao da regio que grande parte desta tem profundas dificuldades para estabelecer qualquer tipo de relao de confiana com o empreendedor. No obstante, em que pese a maioria dos problemas continuar sem soluo e o nvel de conhecimento do contexto socioeconmico da regio, por parte da empresa e do rgo licenciador, continuar precrio, as licenas ambientais foram e continuam sendo concedidas, o que aumenta muito a sensao de insegurana da populao que convive com os impactos do projeto. A respeito de situaes deste tipo, destacamos abaixo um trecho do citado relatrio do CDDPH que ilustra bem a situao vivenciada no contexto deste licenciamento ambiental. Em que pese o fato de que na instituio do instrumento da Avaliao de Impacto Ambiental desde o surgimento da poltica nacional de licenciamento ambiental para projetos potencialmente poluidores, em 23 de janeiro de 1986 j se inclua a dimenso socioeconmica como integrante do mesmo, ainda hoje os rgos ambientais encontram-se despreparados ou mal conduzidos para dar conta deste aspecto. Seja porque sua equipe muito diminuta ou mesmo porque seus dirigentes entendem no ser esta sua atribuio, numa clara viso restritiva do que vem a ser meio ambiente. Assim, o Relatrio do CDDPH diz que
"embora desde a Resoluo CONAMA n 01/86 seja exigida prvia avaliao de impactos socioeconmicos para fins de licenciamento, os rgos ambientais integrantes do SISNAMA ainda

Pgina 56 de 59

no se capacitaram adequadamente, em termos de recursos humanos, infra-estrutura e qualificao tcnica, para cumprir suas atribuies na avaliao desses impactos ou do estabelecimento de polticas pblicas relacionadas. Embora a Constituio Federal e os tratados internacionais ratificados pelo Brasil garantam o direito informao e o direito de participao, o efetivo exerccio desses direitos, no mbito dos processos de implantao de barragens [empreendimentos], carece de mais completa regulamentao, de modo a assegurar o acesso informao suficiente, adequada e confivel, no momento e local apropriados, de maneira a permitir a participao informada de todos os interessados. Se de um modo geral o processo apresenta deficincias a serem sanadas, essas falhas so mais sentidas nos casos em que se trata da participao de grupos indgenas, quilombolas ou outras populaes ou povos tradicionais, cujas particularidades culturais implicam na necessidade de especial ateno por parte dos poderes pblicos. A efetividade dos direitos humanos na implantao de barragens [empreendimentos] passa pelo fortalecimento dos processos de participao democrtica. O prvio conhecimento dos verdadeiros e bem dimensionados impactos e alteraes ambientais, assim como suas implicaes sobre os modos de vida e meios materiais de existncia levariam a um salto qualitativo na informao permitindo uma melhoria nas condies da participao. possvel afirmar que as normas vigentes no pas tm negligenciado a implementao de mecanismos de participao nestes processos, com graves prejuzos para a consolidao do processo democrtico e para o aperfeioamento dos processos de planejamento, implementao e operao de barragens [empreendimentos]. A despeito de normas que asseguram direitos econmicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens [empreendimentos], a efetivao dos mesmos somente tem ocorrido devido a enorme presso exercida pelos movimentos sociais. O conceito de atingido e as formas de reparao so questes tratadas de maneira no uniforme, gerando tratamento no isonmico nas vrias regies do pas, estando a exigir uma normatizao especfica. Nem mesmo o Judicirio, a quem caberia, em ltima instncia, garantir o respeito legislao e preservar os direitos humanos, tem operado de maneira eficaz. O recurso ao Judicirio para fazer valer estes direitos, ao contrrio e paradoxalmente, quase sempre termina em frustrao. Enquanto empresas engajadas na construo e operao de barragens [empreendimentos] podem contar com advogados bem pagos, enquanto o Estado pode mobilizar estruturas jurdicas prprias e goza de tratamento judicial privilegiado, os atingidos raramente conseguem apoio ou assessoria jurdica adequada. Como se isso no bastasse,

Pgina 57 de 59

defrontam-se com o costumeiro distanciamento de juzes e tribunais das situaes concretas da realidade social. A rapidez na cassao de liminares favorveis a atingidos e na concesso de interditos proibitrios em favor das empresas tem como contra-face a lentido e os artifcios protelatrios quando so questionadas aes das empresas de que so prova reiterada os processos em que se questiona valores de indenizaes, para citar um exemplo. Finalmente, cabe advertir que no poucos problemas decorrem da forma como vem sendo acionada a desapropriao por utilidade pblica (Decreto-Lei 3.365/41). De um lado, a impossibilidade de apreciao pelo Judicirio do mrito das declaraes de utilidade pblica para efeitos de desapropriao tem propiciado o arbtrio por parte da autoridade concedente. De outro lado, o carter compulsrio da alienao da propriedade e/ou de benfeitorias tem implicado muitas vezes em perdas irreversveis em termos de moradia (localizao) e de reproduo das condies materiais e imateriais (redes sociais) de vida, mormente quando se trata de proprietrios de um nico imvel ou pertencente a grupos sociais vulnerveis." (Comisso Especial Atingidos por Barragens Resolues ns 26/06, 31/06, 01/07, 02/07, 05/07, Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, pags. 21 e 22)

Assim, a discusso de detalhes menos importantes do Diagnstico Socioeconmico desenvolvido pela Diversus, paralisado sem uma razo plausvel, em detrimento das srias recomendaes que o mesmo faz, demonstra que o empreendedor no est alcanando resolver o cerne da questo. Tem tido pouca disposio para solucionar satisfatoriamente, e com base nos prprios entendimentos do licenciamento, os conflitos e problemas identificados. Ao passo que suas alternativas continuam a girar em torno das bordas dos impactos sociais e ambientais j observados, a ressonncia deles, segundo vem repercutindo a imprensa e o prprio Ministrio Pblico, se amplia, com a emergncia de novas manifestaes, sobre situaes no solucionadas ou por representantes de comunidades atingidas (inicialmente desconsideradas), presentes em eventos pblicos que vm ocorrendo na regio nos ltimos meses.

Pgina 58 de 59

6 - ANEXO 6.1 - Ata de Reunio


Aos dez dias do ms de fevereiro de dois mil e doze realizou-se, na Sala 04, do 3 andar do Prdio Minas, da Cidade Administrativa de Minas Gerais, reunio entre a SEMAD, representada por Maria Cludia Pinto, Eliana Piedade Alves Machado e Michelly Balbino de Abreu, a Anglo American, representada por Jos Centeno, Najla de Castro Attala, Vanessa Fontenelle, Flvia Ramos e a Diversus, representada por Marcos Rezende e Ricardo lvares. A elaborao desta ata foi solicitada pela Diversus, que a redigiu para posterior aprovao dos participantes atravs de mensagem eletrnica (e-mail). Maria Cludia solicitou da Diversus informaes sobre a metodologia utilizada para realizao do trabalho, esclarecendo que tanto a SUPRAM quanto a Anglo American tinham dvidas que gostariam que fossem esclarecidas. Ricardo lvares apresentou, em linhas gerais, a metodologia de trabalho utilizada e esclareceu que foi seguida a metodologia aprovada pelos conselheiros da URC Jequitinhonha. Tambm esclareceu que naquela oportunidade ficou decidido que as partes, SUPRAM Jequitinhonha, Anglo American e Atingidos, poderiam solicitar modificaes na metodologia apresentada, algo que nunca foi feito. Representantes presentes tanto da SEMAD quanto da Anglo American questionaram basicamente a falta de definio sobre quem est na ADA e quem est na AID, argumentando que este era o objetivo do trabalho. A Diversus manifestou seu entendimento, informando que a solicitao foi de caracterizao da ADA e da AID, algo que considera que tenha sido feito. Alguns aspectos metodolgicos foram questionados por representantes da Anglo American, como membros de sua equipe no terem sido ouvidos e o que consideram exposio das pessoas atingidas atravs de documento pblico, em funo de se ter citado que membros de uma famlia sofrem doenas mentais. A Diversus esclareceu que a metodologia no previa a oitiva de membros do empreendedor e que as informaes sobre as condies especficas dos membros de algumas famlias foram inseridas no contexto de anlise do processo de negociao. Sobre este processo, a Anglo American se manifestou contrria abordagem do tema, ao que a Diversus informou que isso foi explicitamente solicitado durante a apresentao da metodologia pelo conselheiro Eduardo Nascimento, representante da FETAEMG, sendo na verdade a nica observao feita quanto metodologia apresentada. Membros da SEMAD informaram que no tinham como oferecer um parecer aos Conselheiros da URC Jequitinhonha, pois consideram o documento da Diversus inconclusivo sobre quem est ou no na ADA ou na AID. A Diversus se manifestou contrria a este entendimento, primeiro por considerar que a demanda recebida no foi clara quanto a estes aspectos e segundo por entender que estas informaes foram prestadas ao longo da caracterizao realizada. Alm disso, a Diversus esclareceu que priorizou a abordagem da regio atravs da categoria de atingidos, ao contrrio da categoria oficial de afetados. Ficou acertado, contudo, que a Diversus produzir um documento sntese do trabalho realizado a ser protocolado junto s instncias envolvidas em um prazo mnimo de 15 dias teis. Finda a reunio, eu, Marcos Rezende, lavrei esta ata que segue para aprovao de todos os presentes. Belo Horizonte, 14 de fevereiro de 2012.

Pgina 59 de 59

You might also like